segunda-feira, 29 de abril de 2024

Importados usados de alto luxo acima de R$ 300 mil estão desvalorizando menos do que se imaginava

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br     

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto preparou um levantamento exclusivo que mostra a desvalorização de importados de alto luxo, com preços acima dos R$ 300 mil. Depois de um período incomum de alta nos preços desses veículos seminovos durante a pandemia, em razão da correção imposta nos preços de modelos zero km que subiram de acordo com a valorização do dólar, percebeu-se uma reversão dessa escalada das cotações durante o ano de 2023, com o início de um processo de depreciação.


Mas e o que estaria ocorrendo agora, neste início de 2024?


Recentemente, a equipe de Estatísticas da empresa havia realizado outra pesquisa para apurar a variação de preços dos carros usados no mercado global, chegando à variação negativa de 9,48%, entre o primeiro trimestre de 2023 versus o mesmo período de 2024.


As notícias são boas (ou ótimas) para quem tem carros de alto luxo acima de R$ 300 mil.

O clube dos R$ 300 mil (ou mais) não se saiu mal: a desvalorização desses modelos no período avaliado foi de 10,15%, em média, ou uma espécie de “empate técnico” com o restante do mercado. Se você considerar que, historicamente, esses importados sempre tiveram depreciações mais acentuadas, essa perda apurada frente ao mercado total é um dado a ser comemorado.


Neste novo estudo, a Mobiauto apurou as cotações de 37 veículos, mais algumas versões, entre os anos-modelos 2015 e 2022. Nem todos os carros ingressaram com cotações – só aqueles que tiverem volumes expressivos de anúncios. Os pesquisados foram os seguintes:


·      Audi RS3 Sedan, RS6;

·      BMW 320i, 330e, M3, M6 Coupé, X3, X4, X5, X6;

·      BYD Tan;

·      Chevrolet Camaro;

·      Ford Mustang;

·      Land Rover Defender, Discovery, Range Rover Velar, Range Rover Evoque, Range Rover Sport;

·      Mercedes-Benz A45 AMG, C300, CLA 45 AMG, S63 AMG, GLB200, GLE400;

·      Mitsubishi Pajero Sport;

·      Porsche 718 Boxster, 911, Macan;

·      RAM 1500, 2500, 3500;

·      Toyota SW4 e Hilux Cab.Dupla;

·      Volvo XC60, XC90, S90.


Apesar de a média revelar um patamar bem aceitável, alguns modelos mereceram destaque, face ao fato de terem conseguido a proeza de se valorizarem no último ano. Foram só sete, mas são dignos de nota. Abaixo, você confere a lista dos dez veículos e versões mais bem ranqueados na pesquisa Mobiauto.

 

“Quero destacar dois pontos fundamentais nessa pesquisa. O primeiro consiste na média geral de desvalorização, ao redor de 10% em um ano, que é julgo positiva, visto que os importados de alto luxo mostram, com esse resultado, que estão completamente inseridos na realidade do mercado de seminovos. Se você considerar que a inflação no período foi de 4%, a perda de seis pontos percentuais é bem razoável”, comenta o economista Sant Clair Castro Jr. consultor automotivo e CEO da Mobiauto. Ele prossegue. “Mas não há como deixar de destacar esses modelos que lideraram o ranking. Imagine que você adquiriu um Toyota SW4 ou um Porsche Macan, um ano atrás. E hoje esses SUV´s valem cerca de R$ 25 mil a R$ 30 mil a mais do que o valor que foi pago. Incrível!”, destaca.


Na outra ponta da tabela, os índices de depreciação acima de 17% já são preocupantes. Sant Clair faz outra observação. “É matemático: você adquiriu um Land Rover Discovery um ano atrás, pelo mesmo critério do exemplo anterior, e viu seu capital esvair-se em mais de R$ 130 mil”. Veja os dez veículos com as piores depreciações do levantamento.

 


 eduardopincigher@hotmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.