sábado, 8 de agosto de 2009

Rápidas do final de semana

CONTRATO - Com o objetivo de atender à demanda do mercado brasileiro de automóveis, a Renault do Brasil contrata neste mês cerca de 600 funcionários – entre operadores, técnicos e supervisores – para atuar nas fábricas de veículos de passeio e de utilitários do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (Paraná). Com as contratações, a Renault ampliará o segundo turno da unidade de veículos de passeio e inicia o segundo turno da fábrica de utilitários. “A Renault do Brasil está confiante no desempenho do mercado brasileiro, que tem se mostrado resistente às oscilações econômicas mundiais. Este é o momento de reforçar o nosso compromisso com o Brasil, gerando mais empregos e contribuindo para a solidez da economia e da indústria nacional”, comenta Antonio Calcagnotto, Diretor de Relações Institucionais da Renault do Brasil. Do total admitido, 320 novos colaboradores trabalharão na unidade de veículos de passeio, completando a equipe do segundo turno. A cadência da fábrica passa a ser de 650 unidades/dia, sendo que os modelos nela fabricados são: Logan, Sandero, Sandero Stepway, Mégane, Mégane Grand Tour e Scénic. A capacidade de produção é de 200 mil unidades por ano.






INSERVÍVEIS - Um contêiner com vinte e cinco toneladas de pneus usados inservíveis foi despachado nesta quarta-feira (dia 5) pela empresa BS Colway Pneus, rumo à Inglaterra. O material será usado como TDF (sigla em inglês para Tire Derived Fuel), que é a matéria-prima usada em várias partes do mundo para gerar energia em usinas e indústrias. Com uma faixa afixada na carga, com a frase “Pneus usados inservíveis, exportação para a europa.”, o caminhão deixou o pátio da BS Colway, em Piraquara, região de Curitiba, rumo ao porto de Paranaguá. O governador do Paraná, Roberto Requião, e o secretário estadual do meio ambiente, Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, acompanharam os diretores da BS Colway, Luiz Bonacin e Francisco Simeão Rodrigues Neto, também presidente da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados), no despacho do carregamento, que teve caráter simbólico. “Para cada pneu inservível que estamos exportando poderemos importar um usado, que será remoldado e colocado no mercado nacional com qualidade igual e preço inferior aos concorrentes fabricados por multinacionais. Ou seja, estamos fazendo uma troca de pneus inservíveis por pneus usados, de forma que não se corre o risco de algum pneu permanecer em solo nacional e poluir o meio ambiente”, afirmou o presidente da Abip. Desde que o Governo Federal proibiu que o Brasil importasse pneus usados como matéria-prima da indústria de reforma, em 1991, sob a alegação de que os países desenvolvidos exportavam lixo para países em desenvolvimento, as associadas da Abip lutam na justiça para retomar o direito de manter a atividade e não demitir funcionários. No fim de maio, a BS Colway e a Pneus Hauer Brasil obtiveram liminar do Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Rio Grande do Sul) para proceder a importação com a condição de que igual número de inservíveis fosse exportado antecipadamente. “Nós vamos lutar aqui e até no exterior para que a verdade prevaleça nesta questão de fácil solução não fossem os entraves criados pelo Executivo Federal sob falso pretexto ambiental para proteger o mercado das multinacionais de pneus novos", enfatizou o advogado da BS e Pneus Hauer, Ricardo Alípio da Costa. Segundo ele a decisão do TRF da 4ª Região é o divisor de águas entre o bom senso e a histeria ecológica de quem não entende de pneus, de mercado e de gestão empresarial sustentável. “Paradoxalmente o IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente permitem a exportação de resíduos que possam ser reaproveitados, inclusive os pneus inservíveis que possam gerar energia, mas impedem a importação de pneus usados que possam gerar concorrência, empregos, tributos e economia de petróleo para o país”, arrematou advogado.





NOVAMENTE - Com um forte crescimento em vendas nos dois últimos meses, bem acima do mercado, o Fiat Linea reforça sua posição no segmento de sedans médios. Reconhecido por sua elegância e grande oferta de conteúdos de tecnologia, conforto e segurança, o Fiat Linea registrou crescimento de 12,4% em julho, com o emplacamento de 1.487 unidades, quando o mercado teve queda de 5,6%. Foi o segundo recorde consecutivo de vendas do Linea, depois de ter crescido expressivos 42,8% nas vendas em junho, com 1.323 unidades, bem acima da média do mercado, que foi de 9,3%. A versão mais vendida do modelo é a Absolute, que responde por 35% das vendas do Fiat Linea.








DIAGNÓSTICO - A Renault do Brasil está investindo constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para ampliar ainda mais a rapidez e a transparência do atendimento de pós-venda prestado pela sua rede de concessionárias. Um dos frutos desse árduo trabalho realizado pelo Departamento de Pós-Vendas da Renault do Brasil é o “Video Assistance”, que partir deste mês, estará em todas as concessionárias da marca no País, e agilizará ainda mais as operações de diagnóstico e reparação de problemas realizadas pelos profissionais dos pontos de pós-vendas. Atuando em conjunto com o equipamento de diagnóstico de problemas no veículo – já disponível em toda a rede de concessionária da marca no País -, o “Video Assistance” é composto por uma câmera de vídeo e um programa de computador, que ajudam o profissional da área de reparação nas tarefas de diagnóstico, visualização e registro de possíveis irregularidades ou defeitos em cada peça, compartilhando o diagnóstico com os técnicos da fabrica, o que garante maior precisão e agilidade. Quem também sai ganhando são as concessionárias, que terão acesso direto a área de pós-vendas da Renault do Brasil para troca de informações instantâneas com o “Techline” (plataforma de atendimento responsável por prestar auxílio técnico aos mecânicos das concessionárias).






CONFIRMAÇÃO - A Avery Dennison, líder mundial em auto-adesivos sensíveis a pressão, acaba de confirmar sua participação na TranspoQuip Latin America 2009, maior evento do segmento de Infraestrutura de Transportes na América Latina, que acontecerá entre os dias 17 a 19 de Novembro no Expo Center Norte. Durante o evento, a Avery irá demonstrar as suas principais soluções voltadas para a segurança no trânsito, destinadas à sinalização de orientação e advertência em auto-estradas e vias urbanas. Dentre seu portfólio de produtos voltados a este segmento, a Avery destaca as películas refletivas que são utilizadas na confecção de placas de sinalização de tráfego e segurança, apropriadas para aplicações das seguintes naturezas: indicação de logradouros, pontos turísticos e postos de atendimento, entre outros. Produtos de alta qualidade que levam confiança para os usuários finais, contam com tecnologia mundialmente reconhecida para auxiliar cidadãos em situações que necessitem informação, orientação e direcionamento corretos e seguros, pois promovem alto nível de visibilidade e conspicuidade, sem qualquer distinção entre exposições diurnas ou noturnas. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.transpoquip.com.br/





PRÊMIO - A MWM Internacional Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, recebeu o Certificado de Mérito para Fornecedores General Motors 2008. A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 30 de julho, e reconheceu os esforços dos fornecedores que mais se destacaram no ano passado. Na ocasião, o presidente e CEO da MWM INTERNATIONAL, Waldey Sanchez, recebeu o prêmio de empresa fornecedora de Powertrain pela excelente performance nas áreas de Qualidade, Serviço, Tecnologia e Custo. De acordo com Sanchez, receber o mérito foi um acontecimento especial. “A equipe MWM INTERNATIONAL está imensamente orgulhosa por conquistar o reconhecimento de um cliente que tem alto nível de exigência e que valoriza o fornecedor que se diferencia pela excelência e qualidade nos serviços prestados. O prêmio reforça um dos nossos valores que é a busca constante por qualidade”, afirma o presidente e CEO da empresa. A MWM INTERNATIONAL fornece propulsores movidos a diesel para a GM desde 1964. Nesses 45 anos de relacionamento, mais de 800 mil motores para caminhões, picapes e utilitários esportivos foram comercializados. No ano passado, as empresas assinaram uma parceria inédita para o fornecimento de 420 mil motores diesel a serem utilizados em uma nova linha de veículos da GM, com lançamento previsto pela subsidiária brasileira em 2011.




REPRESENTANTE - A Agrale será a única empresa brasileira a participar do seminário internacional sobre a Indústria Automotiva, que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, em Taiwan. Organizada pelo Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil (EETC), em parceria com o TAITRA (Taiwan External Trade Development Council), principal entidade de promoção comercial da República da China, o evento contará com a palestra do diretor de suprimentos da empresa, Edson Martins, que fará apresentação sobre o mercado automotivo no Brasil e suas tendências para os próximos anos. Segundo o executivo, o convite para a Agrale participar do evento se deve à expressiva e crescente presença da empresa na região asiática. “Em novembro de 2007, a Agrale foi convidada para uma apresentação organizada pelo EECT (Escritório Econômico e Cultura de Taipei no Brasil), em Porto Alegre. Tivemos excelentes contatos e iniciamos as tratativas para avaliação de alguns componentes produzidos por fabricantes daquele país. Desde então, fortalecemos nossas relações e acredito que a postura transparente e profissional adotada, somada aos negócios que já foram implementados em um prazo relativamente curto para os padrões da indústria automotiva, motivaram o TAITRA a convidar a Agrale para esse evento”, explica Edson Martins.




TWITTER - O portal Moto e Cia lançou sua página no Twitter. Sempre antenado as novidades e procurando oferecer conteúdo de qualidade, o portal Moto e Cia atualizará diariamente seu Twitter com lançamentos, notícias sobre competições, motociclismo, MotoCross, antigas, tudo que envolve e afeta o setor, além de ofertas imperdíveis para quem quer comprar uma motocicleta. Todos os “Tweets” terão links para as matérias completas disponibilizadas no portal http://www.motoecia.com.br/. “O Twitter é mais uma ferramenta que nos manterá próximos aos internautas, garantindo, inclusive, uma interatividade que nos ajudará a guiar o trabalho junto a nosso público e a oferecer a informação que nossos internautas precisam”, afirmou o diretor do portal Moto e Cia, Antonio Carlos Lopes. O Twitter do portal Moto e Cia pode ser acessado pelo endereço: www.twitter.com/motoecia.


CALL CENTER - A Tokio Marine dá mais um passo na prestação de serviços. A partir de 3 de agosto, os clientes no Ramo de Transportes contam com um atendimento mais ágil e personalizado, pois todos os segurados terão o serviço Salva-Carga feito diretamente através do Call Center da Tokio Marine, e não mais por uma equipe terceirizada. O Salva-Carga da Tokio Marine é um auxílio ao salvamento de cargas para o caso de ocorrências durante o percurso rodoviário, como roubo e acidentes. O serviço é disponível 24 horas através do telefone 0800-7230108. Com foco na satisfação dos seus segurados, a estrutura montada pela Tokio Marine contará com cerca de 50 funcionários preparados para esse atendimento. “Queremos que nossos clientes se sintam protegidos e bem atendidos no momento em que mais precisam. Investimos na agilidade e no atendimento personalizado”, explica Felipe Smith, Diretor Técnico Corporate da Tokio Marine.




NOVA LOJA - Dara Nova Iguaçu é a mais nova concessionária de rede Nissan a abrir as portas. Em funcionamento desde o último dia 30, a nova autorizada Nissan é o segundo ponto do grupo Dara no estado – a primeira está localizada no bairro de São Conrado, na cidade do Rio de Janeiro. A Dara Nova Iguaçu está localizada em um ponto muito conhecido da cidade da Baixada Fluminense, a Via Light, esquina com a rua Governador Roberto Silveira. A concessionária tem 2 mil m² de área construída, e conta com show room, oficina e pós-venda. De acordo com Tai Kawasaki, vice-presidente comercial da Nissan do Brasil, a Dara abre as portas em um momento único para a marca. “Este ano ficará na história da Nissan do Brasil. Queremos vender 25 mil unidades até dezembro, e a abertura da Dara é um importante passo para o cumprimento desta meta”, afirma. Este total é 43% maior que o obtido pela marca em 2008.





APENAS 5 - A China, com 4.309.314 unidades emplacadas, a Alemanha (2.144.979), Brasil (1.393.893), Índia (918.813) e Turquia (272.171) foram os países que conseguiram salvar seus mercados internos, no 1º semestre deste ano em relação a igual período do ano passado, respectivamente com taxas de crescimento de 24,3%, 22,6%, 4,2%, 1,9% e 3,7%. Os dados são da Jato Dynamics do Brasil - Informações Automotivas, subsidiária da matriz inglesa , responsável por levantamentos estatísticos do setor automobilístico em mais de 130 países. Desse ranking, 14 países amargaram queda em seus mercados internos, a começar pela Rússia, com redução em seu número de emplacamentos de 50%, seguido por Espanha (39,8%), México (37,8%), Estados Unidos (35,1%), Grã-Bretanha (28,2%), Países Baixos (28%), Japão (21,3%), Canadá (18,5%), Bélgica (17,7%), Austrália (15,9%), Itália (12,3%), Malásia (9,3%), França (4,1%) e Coreia do Sul (0,2%). Segundo Luiz Carlos Augusto, diretor de vendas e marketing da Jato Dynamics do Brasil, dos 19 países, 10 mercados internos conseguiram, no 1º semestre deste ano, recuperar vendas em relação ao 2º semestre de 2008, período em que se instalou a crise financeira internacional: China, Brasil, França, Itália, Grã-Bretanha, Índia, Coreia do Sul, Bélgica, Turquia e Países Baixos.





AVALIAÇÃO - A IHS Global Insight, consultoria especializada no setor automotivo, analisará os novos cenários para a indústria automobilística em âmbito mundial durante o Simpósio SAE BRASIL Tendências e Inovação, que será realizado no dia 31 deste mês, no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo (av. das Nações Unidas, 12559). A apresentação será feita por Guido Vildozo, diretor para a América Latina, que analisará o crescimento acelerado da China, os avanços do Brasil e da Índia e os problemas enfrentados pelo setor na América do Norte e países europeus, consolidando projeções para o mercado e tecnologias. "O tema central de Vildozo será o dilema da maioria das empresas para conter custos e ao mesmo tempo manter os investimentos no produto para preservar a competitividade", adianta Julian Semple, diretor da Carcon Automotive, consultoria brasileira parceira da Global Insight.







VAREJO - Partindo do princípio que "o seu sucesso é o nosso sucesso", a Corteco - divisão de reposição da Freudenberg-NOK, o maior fabricante de vedações do mundo - está apostando na criação de ações inovadoras de relacionamento com os seus clientes. A meta é estar cada vez mais presente, fornecer suporte técnico-comercial e gerar novos negócios. Entre os primeiros resultados dessa nova forma de atuar no mercado, estão o "Projeto Frotas", voltado principalmente aos veículos pesados, e o "Projeto Varejo", focado nas lojas de autopeças. Nas duas iniciativas, os clientes da marca passam a contar com uma atenção especial na comercialização e assistência técnica de toda a linha de produtos. "No contato diário com o mercado, notamos que precisaríamos ir além das ações tradicionais de promoção. Distribuidores e varejistas querem reconhecer no promotor um verdadeiro parceiro, que os ajuda a vender mais, atender melhor e oferecer um suporte técnico de qualidade ao aplicador", destaca Eryka Yared, Gerente de Marketing.





CARGA PESADA - No período de 26 a 30 de outubro próximo, acontece a 17ª edição da FENATRAN (Salão Internacional do Transporte), das 13h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Feira é uma iniciativa da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da NTC&LOGÍSTICA (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e conta com o apoio institucional da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) e do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários). Tradicional evento do setor de transportes da América Latina, a FENATRAN 2009 irá ocupar 78 mil metros quadrados de área de exposição. A expectativa é reunir cerca de 355 expositores, de 15 países, e receber aproximadamente 48 mil visitantes/compradores, de 45 países, que poderão conferir novidades, lançamentos e novas tecnologias nos setores de transporte de carga e logística. Dentre as montadoras que já confirmaram presença estão: AGRALE, FIAT, FORD CAMINHÕES, IVECO LATIN AMERICA, MERCEDES-BENZ, RENAULT, SCANIA, VOLKSWAGEN CAMINHÕES e VOLVO.





ANTIBACTERIANA - A preocupação da indústria alimentícia em proteger os alimentos contra bactérias deve ser constante, mas em muitos casos, fica restrita à etapa do processamento. Quando os alimentos passam para os baús frigoríficos dos caminhões, acabam por ficar sem a devida precaução, comprometendo a qualidade microbiológica e a proteção do alimento. Somente uma minúscula parcela da frota de caminhões baús frigoríficos está preparada para servir adequadamente a indústria alimentícia, que atende o Brasil de ponta a ponta utilizando transporte rodoviário. Até pouco tempo, o transporte alimentício era órfão de soluções bacteriostáticas. Recentemente, a Fibralit, que fabrica laminados planos de alto desempenho para revestimentos de caminhões e também para salas de processamento de alimentos, buscou uma solução para o setor e incorporou em seus laminados a proteção antimicrobiana desenvolvida pela empresa norte-americana Microban®.







MATÉRIA-PRIMA - Dow Automotiva e Honda fecharam mais uma parceria no Brasil, agora para a produção do novo modelo da montadora japonesa, o Honda City. Seguindo especificações rígidas, com alto nível de exigência, o a expertise da Dow e a busca por melhoria e inovação permitiram o desenvolvimento de soluções exclusivas. Com o City, a Honda oferece uma nova opção de sedan ao consumidor brasileiro. Será o terceiro carro da empresa japonesa produzido no Brasil, assim como o Fit e o Civic. A matéria-prima da Dow Automotiva está presente no painel de instrumentos, nas laterais das portas, no revestimento das colunas e nos assentos. O painel é injetado na própria Honda e os demais componentes são feitos por transformadores externos. Atualmente, a Dow Automotiva fornece compostos de polipropileno (PP) da linha INSPIRE™ para os modelos Fit, Civic e, agora, City. O produto fornecido permitiu que fossem seguidas as rígidas especificações globais determinadas pela montadora, fazendo com que a planta do Brasil se tornasse benchmark para outras plantas da Honda no mundo, inclusive a do Japão. Um exemplo claro é o painel de instrumentos, em que o uso do INSPIRE™ proporcionou diminuição de espessura, melhor design e uma otimização do ciclo produtivo, além de diminuir o peso final da peça em 4%. “Parece uma redução pequena, mas essa é uma tendência forte, que indica que estamos no caminho certo”, afirma Flavio Kliger, Vice-Presidente comercial da Dow Automotive Systems para a América Latina.






CONTRATOS - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Estado de São Paulo assinaram hoje dois contratos de empréstimos para melhorias na área de transportes. O Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos da cidade de São Paulo, no valor de US$ 240 milhões; e a terceira etapa do Programa de Recuperação de Rodovias do Estado, com investimentos de mais de US$ 299 milhões, são as duas iniciativas que terão andamento. Deste total, os recursos do BID somam US$ 362 milhões. O programa de transportes metropolitanos prevê ações que atendam à crescente demanda de serviço de transporte sobre trilhos, aumentando a oferta de lugares no sistema de trens, e proporcionando segurança e conforto aos passageiros.






MAIS PRÊMIOS - A Iveco foi a vencedora da edição 2008 do prêmio TopLog Marcas Líderes, na categoria Furgões, entregue em cerimônia realizada na noite de ontem (dia 4) no Expo Center Norte, em São Paulo. A premiação foi concedida conforme pesquisa realizada pelo Instituto IMAM – Inovação e Melhoramento na Administração Moderna e por meio de uma votação feita pela revista Intralogística. O evento aconteceu durante a Movimat, feira especializada em logística, que reúne empresas de todo o País, no período de 4 a 7 de agosto, no mesmo local. Esta foi a quarta edição do prêmio TopLog, que contou com a votação de cerca de 1,5 mil leitores da revista Intralogística. Os participantes escolheram por meio de uma pesquisa qualitativa quais as marcas que consideram líderes em 37 diferentes áreas de atuação dentro do setor de logística. A votação teve início em 8 de agosto do ano passado e encerrou-se no dia 22 de outubro. O Instituto IMAM adotou dois sistemas para a realização da pesquisa: cédulas enviadas aos leitores ou votos diretos pelo site http://www.imam.com.br/.






CAMPANHA PROMOCIONAL - A Kawasaki Motores do Brasil, prestes a completar um ano de atividades, inicia uma campanha promocional para facilitar ainda mais a aquisição da Ninja 250R, a motocicleta mais desejada do Brasil. Segundo enquete online realizada em julho pela revista Motociclismo, a Kawasaki Ninja 250R teve 41% da preferência dos internautas, contra 31% da mais próxima concorrente nesse segmento do mercado. A rede de Concessionárias Autorizadas Kawasaki já conta com 14 lojas e ainda neste ano chegará a 30, nas principais cidades brasileiras, preparadas para receber a produção da fábrica no Pólo Industrial de Manaus que já se encontra em fase final de implantação. Por tempo limitado, as Concessionárias Autorizadas oferecerão a Ninja 250R modelo 2009, importada oficialmente e com a garantia da Kawasaki Motores do Brasil, para pronta entrega em condições especiais, a partir de R$ 18.880 à vista, ou com entrada de 50% e o saldo em 36 parcelas de R$ 390 (taxa de juros de 1,97% ao mês, tachas e impostos inclusos, menos frete).




ESPECIALIZADA - A indústria brasileira de aluguel de automóveis, ao adquirir veículos junto às montadoras, procura sempre especificar as versões básicas de modelos subcompactos, compactos e médios. A partir dessa aquisição, as locadoras instalam peças e acessórios automotivos. O motivo é um só: custo/benefício. Por esse motivo, ao participar pela primeira vez do Salão Abla – IX Fórum e Salão Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis, que acontece nos dias 11 e 12 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a Ideya Consultoria & Projetos, em parceria com a Quanta Tecnologia Eletrônica (alarmes e sensores de estacionamento), Tragial (travas, vidros e retrovisores elétricos), Flexitron (módulos de vidros e centralinas de travas) e a Quallitty (alto-falantes e distribuidor de auto-rádios e DVD), leva ao evento novo conceito de instalação especializada, cujos serviços são prestados nos próprios pátios das locadoras. “Até o momento, instalação de peças e acessórios automotivos era feita em lojas, cuja abrangência é sempre regional. A proposta da Ideya é oferecer abrangência nacional, por meio de parceria com ampla rede de instaladores espalhada pelo País”, explica Regiane Ferreira, diretora comercial da empresa. “Além disso, nosso foco é o de oferecer mão-de-obra especializada e garantia de 2 anos às peças e aos acessórios desde que homologados pela Ideya. Com essa estratégia, podemos oferecer tranquilidade às locadoras em todo o território nacional”.




CATALIZADOR - A análise da durabilidade do sistema SCR (Catalisador de Redução Seletiva) com aplicação em motor movido a diesel, levando em consideração as características brasileiras, como alto teor de enxofre e circulação em áreas urbanas e rodoviárias é o tema principal da palestra de Claudio Furlan, engenheiro especializado em desenvolvimento de catalisadores para motores Diesel da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos. A apresentação ocorrerá durante o Fórum SAE Brasil de Mobilidade e Meio Ambiente, em Camaçari (BA), no dia 18 de agosto. “Esta é uma importante oportunidade para debatermos com diversos especialistas do setor as soluções para atender a nova fase do Proconve para veículos pesados que passará a vigorar a partir de 2012. A Umicore está trabalhando intensamente no desenvolvimento de sistemas para veículos pesados a diesel. Recentemente, investimos cerca de R$ 10 milhões no laboratório Euro V, incluindo o maior dinamômetro transiente da América do Sul, com capacidade para atender motores diesel até 14 litros”, enfatiza Stephan Blumrich, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore.




EMISSÕES OFF ROAD - Não existe no Brasil qualquer legislação para restringir a emissão dos poluentes que saem pelo escapamento das máquinas fora de estrada, como geradores, tratores e empilhadeiras, a exemplo de muitos países. A pergunta que vem é: controlar a emissão de poluentes destas máquinas é mesmo necessário? Ou ainda: o impacto causado no meio ambiente é significativo? O assunto é complexo e pode ser visto por diversos aspectos, seja para recomendar uma lei de emissões que regulamente o setor ou para rejeitar a sua aplicação no País. Não há dúvida de que as máquinas são pouco expressivas em termos de quantidade no Brasil se comparadas aos automóveis. Por outro lado, têm volume de motor consideravelmente maior do que os veículos e trabalham, em alguns casos, sem parar, ou seja, consomem mais combustíveis e emitem mais poluentes.






PRÊMIAÇÃO - Pela primeira vez, a unidade Automotive Lighting do Grupo Magneti Marelli recebeu a premiação Supplier of the year 2008 da General Motors do Brasil. A premiação, realizada no último dia 30, em São Caetano do Sul, ABC Paulista, reuniu representantes dos principais fornecedores da GM. A unidade da Magneti Marelli foi contemplada pela excelência no fornecimento da lanterna traseira e o farol auxiliar do modelo Vectra para os mercados brasileiro e polonês, além do desenvolvimento de faróis e lanternas para dois novos projetos da montadora.A premiação foi dividida em dez categorias que recompensaram 28 fornecedores e uma personalidade. “É uma honra ganhar esta importante premiação que confirma a capacidade da Automotive Lighting no desenvolvimento de tecnologias para os mercados automotivos nacional e internacional, além da qualidade de nossos produtos”, comenta Sebastião Santos, diretor geral da Magneti Marelli Automotive Lighting.






MOTOFRETE - Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na sede do Sindimoto-SP, o presidente do Contran – Conselho Nacional de Trânsito-, Alfredo Peres, a deputada federal Aline Correa, o presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Paulo Shuiti Takeuchi, e o Presidente do Sindimoto, Gilberto Almeida dos Santos, falaram sobre a importância da regularização da profissão de motofretista e da atividade de motofrete no território nacional. “A atividade está regularizada, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Precisamos de cursos de capacitação e ações que visem maior segurança ao profissional. Estamos no caminho certo e juntos conseguiremos muitas vitórias”, afirmou Aline Correa. A Abraciclo reiterou estar à disposição para auxiliar na busca por melhores condições de uso das motocicletas. “Nós temos consciência da importância da regulamentação. O nosso trabalho, como representante dos fabricantes de motocicletas, é bastante amplo. Deveremos participar e discutir desde aspectos técnicos do veículo até as condições de condução adequadas ao trabalho do motofretista”, afirmou Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo.






MANUTENÇÃO - A 10ª Edição do MotoCheck-Up da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), realizada de 27 a 29 de julho, em São Paulo, trouxe em seu levantamento um dado preocupante: das mais de 2.600 motocicletas que receberam vistoria de 13 itens mecânicos de segurança, 90% apresentavam necessidade de manutenção em um ou mais itens.“Além da falta de conhecimento da maioria dos condutores sobre o problema, os números mostram que a manutenção das motocicletas é falha, o que compromete o funcionamento das mesmas e acarreta em insegurança nas ruas”, explica Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo.Os números preocupam ainda mais quando avaliada a quantidade de itens com defeito. Mais de 30% das motocicletas apresentaram problemas em de 4 a 6 itens, 7% trouxeram problemas em de 7 a 9 itens e 1% em mais de 9 itens. “Quase metade das avaliadas tinham falhas em mais de 4 itens, número muito elevado quando falamos de segurança”, completa Takeuchi. A maioria dos problemas foram detectados no freio traseiro, que apresentou falhas em 46% das motocicletas vistoriadas. Em segundo lugar ficou a caixa de direção, que continha defeitos em 38% dos veículos avaliados. Mais de 30% das motos também apresentaram falhas na suspensão dianteira, luz de freio, freio dianteiro e relação.




NO LIMITE - Desde 1º de agosto passou a vigorar a resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ que altera o convênio referente à isenção de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços na compra de veículos zero km para portadores de deficiência física. O convênio, que estabelecia limite de R$ 60 mil para isenção, passou a valer para modelos até R$ 70 mil, conforme publicação no Diário Oficial da União em 9 de julho de 2009 – Convênio ICMS 52. Segundo José Roberto Cardoso, gerente de vendas da Grand Special, concessionária localizada em São Paulo e única no Brasil voltada ao atendimento exclusivo de portadores de deficiência física, a expectativa é que as vendas para o segmento cresçam entre 20 e 30% por conta do novo teto para isenção. “Com o limite elevado para R$ 70 mil, teremos mais opções de modelos, como o Renault Mégane Grand Tour, o Nissan Grand Livina, o Fiat Línea, o Toyota Corolla XLI 1.8 e o Peugeot 307”, salienta o gerente. A medida, no entanto, vale somente para automóveis produzidos no Brasil ou em países que integram o Mercosul e a base do valor para isenção é o preço sugerido pelo fabricante para vendas no varejo. De acordo com o último senso do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 14,5 % da população brasileira possui algum tipo de deficiência física, o que corresponde a cerca de 27 milhões pessoas. Destas, 46% pertencem às classes sociais A e B, 41% à C e 13% às classes D e E.






LOCAÇÃO - A SOLARIS volta a marcar presença na MOVIMAT 2009, maior feira de logística, embalagem, movimentação e armazenagem de materiais da América Latina. E para o público qualificado que visita o evento todos os anos, entre empresários e profissionais do setor, a SOLARIS apresentou sua linha de PLATAFORMAS TESOURA, com destaque para as máquinas elétricas, que são mais leves e menos ruidosas do que as movidas a diesel. São ideais para locais fechados e com pouco espaço. Hoje, os galpões possuem corredores estreitos para maior aproveitamento de espaço, e essas plataformas são as mais apropriadas, porque são finas, atingem alturas de até 20 metros e possuem capacidade de carga de até 680 kg. São dirigíveis em qualquer estágio de elevação, apresentando grande facilidade de manobra. Dirigida a todos os ramos da atividade econômica, da indústria, comércio e serviços, reunindo 170 expositores nacionais e internacionais, a MOVIMAT 2009 oferece à SOLARIS a oportunidade de reforçar, junto ao setor logístico brasileiro, que já está se consolidando no País uma forte tendência mundial de não mais comprar, e sim alugar plataformas para trabalho em altura e manipulação de carga. Mais no site http://www.solarisbrasil.com.br/






QUEDA - Balanço divulgado nesta sexta-feira pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) aponta uma queda de 6,6% na produção de motocicletas no mês de julho, em comparação com o mês anterior - foram 127.297 unidades contra 136.305 em junho. Com relação ao mesmo período do ano passado, a queda registrada foi de 15,2%. Apesar da queda na produção, os números de julho apontam um reaquecimento do mercado. Os emplacamentos, que são as vendas para o consumidor final, apresentaram aumento de 8% com relação a junho - foram 140.434 unidades nacionais emplacadas, contra 130.621 no mês anterior - e as exportações apontaram um incremento de 34,6%. Com relação às vendas para o mercado interno, ou seja, para concessionárias e distribuidoras, os números apontam para uma leve queda, de 4,9%, com relação a junho de 2009. “O mercado brasileiro do setor duas rodas está começando a se recuperar. Ainda estamos muito aquém dos números registrados em 2008, mas vislumbramos um fechamento de ano com números semelhantes aos de 2007, o que já será um bom resultado”, diz Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo.

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