SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/
A Marcopolo expõe suas 
soluções para a descarbonização do transporte no Congresso SAE BRASIL 
2024, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no
 Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A
fabricante apresenta os veículos Volare Attack 9 Híbrido/elétrico movido
 a etanol e um ônibus Viale movido a Hidrogênio, desenvolvido para um 
projeto na USP – Universidade de São Paulo. 
Além dos veículos 
expostos, executivos da Marcopolo participarão de dois painéis do 
Congresso. No painel Montadoras e seus veículos a H2, Renato Machado 
Florence, gerente de engenharia de desenvolvimento de chassi, comentará 
sobre os projetos da
companhia relacionados ao uso da tecnologia, no painel Ferroviário 
Daniel Rodrigues, consultor comercial da Marcopolo Rail, abordará os 
recentes avanços da marca e  ampliação do transporte de passageiros 
sobre trilhos no Brasil. 
Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus elétrico a etanol 
O Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol é primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, e com a WEG.
O modelo tem elevado grau
 de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus 
convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado 
por baterias. O powertrain do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol oferece
 os
benefícios de um veículo elétrico, sem a necessidade de recarga e 
infraestrutura de recarregadores. A tração nas rodas é gerada por um 
motor elétrico, com a vantagem de as baterias serem alimentadas por um 
gerador on-board movido por um motor a
etanol, que funciona apenas cerca de 1/3 do tempo de operação e na faixa
 ideal de rotação com máxima eficiência. 
A tecnologia implantada 
no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e 
manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza 
sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O 
modelo se
destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido 
volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, 
proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas. 
A energia que alimenta o 
motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o Attack 9
 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o 
ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de 
créditos de
carbono. 
Marcopolo Rail, contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário 
Alinhada com o propósito 
de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo 
Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no 
desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo 
Rail tem em seu
portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, 
VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de
 produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização. 
Atualmente, entre os 
projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers
 entregues ao Aeroporto de Guarulhos para a movimentação entre 
terminais, além do fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, 
DMUs, com dois
carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado
 – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede 
ferroviária do país. 
Entre os projetos da 
companhia também está o Prosper Hybrid, apresentado recentemente ao 
mercado e voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a 
eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias. 
Recentemente, a companhia
 anunciou a ampliação de sua capacidade produtiva com uma nova estrutura
 de 2.600 m² de área total, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. 
Serviço 
31º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE SAE BRASIL
Data: 16 e 17 de outubro, das 9 às 18h
Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera 
Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo / Secco Consultoria de Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.