sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Entrevista – Marcelo Weber, colecionador de modelos VW e de muitas miniaturas



Por Marcus Lauria
Fotos: arquivo pessoal e Marcus Lauria

A entrevista desse mês é dedicada ao Fusca, que teve destaque no dia 20 de janeiro, comemoração oficial do modelo da Volkswagem no Brasil. O entrevistado é uma das pessoas mais é apaixonadas por Fuscas, que eu conheço. Além de ter alguns exemplares bem personalizados por ele mesmo é colecionador de tudo que tem o tema Fusca entre miniaturas, camisas, chaveiros entre outros. Eu estou falando no Marcelo Weber, apaixonado por Fusca e em tudo que é relacionado ao besouro que marcou época no mundo dos automóveis. Aproveitem a sexta-feira com essa excelente entrevista.

CPN - Como despertou a sua paixão por carros antigos?

Weber - A paixão começou desde pequeno, sempre gostei de carros e bicicletas, Aprendi a dirigir com 13 anos de idade um Aero Willys 69 de meu avô com câmbio encima, depois dirigia o Fuscão 70 de meu pai, branco lotus.

CPN - Os modelos da VW são so seus preferidos, ou tem alguma outra marca que te chama a atenção?

Weber - Gosto somente da marca VW, especialmente Fuscas e Kombis.





CPN - Quantos carros antigos você já teve até hoje e qual foi o primeiro de coleção?

Weber - O primeiro foi um Fusca 1964 que comprei em 1994, depois foram cerca de 17 carros até hoje, incluindo um New Beetle 1999. Passaram pela minha coleção Fuscas alemães tais como: SPLIT WINDOW 1952 e um 1959 montado no Brasil.

CPN - Das várias reformas que você já fez nesses carros, qual foi a mais difícil?

Weber - O alemão 1952, foram quase 2 anos pesquisando itens de sua originalidade.

CPN - A sua preferência é por carros modificados, teria alguma razão especial para isso?

Weber - Depende da época, já tive carros 100% originais, no momento aprecio a corrente GERMAN LOOK que contempla itens PORSCHE tais como: rodas, volante, faróis, instrumentos, espelhos, bancos, etc...





CPN - Já se arrependeu de ter que se desfazer de algum desses carros?

Weber - Já, do 1964 azul cobalto German Look que tinha rodas CUP 2 Porsche, freios a discos ventilados nas 4 rodas, mecânica 2.100 com 2 WEBER 44 e instrumentos de 356.

CPN - Seu outro hobby é a coleção de miniaturas, atualmente você tem quantas em sua coleção?

Weber - Na verdade, estou meio perdido quanto ao número, pois parei de contar quando tinha 3.800 peças, acredito que já tenha passado de 4.000.






CPN - As miniaturas que você possui são só de modelos VW?

Weber - Somente Fuscas, New Beetle e Kombis, nada mais.

CPN - Tem alguma miniatura que você não venderia de forma alguma?

Weber - Tem, a primeira que ganhei de minha esposa em 1994, quando ainda era minha namorada, um Fusca Cabriolet marron da SOLIDO francesa

CPN - Atualmente tem algum projeto em mente de um novo carro antigo?

Weber - Tenho, fazer uma Kombi antiga estilo German Look com rodas 19, bancos, instrumentos, espelhos e mecânica Porsche pintada de 3 cores: branco pérola na parte de baixo, grafite encima e com a faixa laranja entre as duas cores.




2 comentários:

  1. Fala Weber, o homem-fusca!!!!!
    Legal ver você aqui no Carpoint, e parabéns pelos belos Fuscas. Espero que o meu fique pelo menos uns 20 por cento dos seus: isso já me satisfaria imensamente!!!!

    Um forte abraço do seu amigo

    Welco

    P.S.: Vê se aparece no Encontro do OCRJ.
    E você também, Bimmer.

    ResponderExcluir
  2. Os Fuscas dessa são fodas, eu já tinha visto esse azul 64 que ele vendeu, é simplesmente um luxo. A única coisa que me desagradou naquele Fusca laranja foi a inscrição "carrera" que não tem nada a ver com o Fusca, mas tirando isso o Fusca laranja é perfeito.

    ResponderExcluir

Comente, opine.