sábado, 6 de fevereiro de 2010

Rápidas do final de semana

HONDA FIT CONVOCADO - A Honda Automóveis do Brasil convoca os proprietários do modelo Honda Fit, com os chassis abaixo relacionados, a comparecerem a partir do dia 10 de fevereiro a qualquer concessionária da marca para a aplicação gratuita de uma proteção adicional no interruptor principal de comando dos vidros elétricos. Em algumas unidades pode ocorrer a penetração de umidade no interruptor, comprometendo o seu funcionamento e, em casos extremos, gerar curto-circuito e risco de incêndio. Trata-se de um reparo simples, porém visando o conforto e a conveniência dos proprietários, a Honda recomenda o agendamento prévio em uma concessionária de preferência do cliente. Esta campanha se estenderá até 10 de agosto de 2010. Os modelos New Fit e City não estão envolvidos na campanha. Informações adicionais poderão ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800-701-3432 ou na internet, no endereço http://www.honda.com.br/.


CURSOS AUTOMOTIVOS - O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação especializado no setor automotivo e acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido por Anfavea, Sindirepa, Sindipeças e outras entidades do setor, traz novidades no formato e conteúdo dos cursos ‘ISO/TS 16949:2009 Leitura e Interpretação’, ‘ISO/TS 16949: 2009 Avançado’ e ‘Formação de Auditores Internos ISO 9001:2008’. Os treinamentos incorporaram as recentes mudanças nas normas ISO/TS e ISO 9001 e focam a aplicação prática dos conceitos trabalhados durante os treinamentos. O curso ‘ISO/TS 16949:2009 Leitura e Interpretação’, agendado para 25 e 26 de fevereiro, na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André, SP, agora contempla a revisão 2009 da ISO/TS - alterada para acompanhar as modificações na ISO 9001:2008 -, e também adaptada à norma ISO 14001. De acordo com Sérgio Canossa, instrutor do curso, as mudanças permitem a integração dos sistemas de gestão da qualidade com aspectos ligados ao meio ambiente. “O foco da ISO/TS é a busca da melhoria contínua dos processos e gestão, visando à eficiência e otimização de recursos. Como a norma traz todos os requisitos da ISO 9001:2008, ela teve de ser readequada. Além disso, vem mais consistente com a norma de Gestão Ambiental”, diz. Informações sobre inscrições e locais dos cursos podem ser encontradas no website do IQA (www.iqa.org.br) ou consultadas pelo telefone (11) 5533-4545.


EM ALTA - Você ouviu neste início de ano várias notícias de queda de preços de carros novos. A Ford lançou o EcoSport 2011 com preços até R$ 3 mil mais baixos, a Fiat incluiu AirBag e freios ABS em toda a linha Adventure e o preço aumentou mil reais. Outras empresas também baixaram o preço oficial dos seus carros, como a Nissan e a Kia. Isso quer dizer que o consumidor terá um carro mais barato em 2010? Não. Esse movimento de redução dos preços oficiais não atinge o consumidor. Trata-se apenas de uma adaptação da tabela, que estava com número bem acima dos praticados no mercado. O preço comercializado fica bem abaixo do oficial. O resultado do primeiro levantamento do ano feito pela AutoInforme, com os números da Molicar, comprovam essa situação: o carro zero teve um aumento de preço de 0,4% em janeiro, quer dizer: enquanto os preços oficiais caem, os preços praticados sobem. Esta foi a quarta alta desde outubro de 2008. Mais do que o índice, de 0,4%, esse aumento de preço é significativo porque confirma a tendência de alta iniciada em setembro do ano passado (veja gráfico), depois de o mercado passar os oito primeiros meses de 2009 com quedas seguidas.


NOTA 10 - Durante todo o Show Rural Coopavel, que acontece de 08 a 12 de fevereiro, em Cascavel - Paraná, a Goodyear estará presente com o seu Caminhoneiro Nota 10, um espaço itinerante, que oferece atendimento odontológico e oftalmológico aos caminhoneiros autônomos, funcionários das frotas brasileiras e estará disponível também para os visitantes da Feira. Criado há 7 anos pela companhia, o Caminhoneiro Nota 10 virou um ponto de referência no atendimento voltado aos caminhoneiros e funcionários das localidades por onde passou. Em 2009 foram realizados mais de 10.500 atendimentos, em 55 etapas, em diversas regiões do país como interior paulista, Sul, Centro-Oeste, entre outras. Mais informações: http://www.showrural.com.br/ / e-mail: showrural@coopavel.com.br


MAIS COMPETITIVO - O sucesso de vendas, público e critica, no Brasil e no mundo, o Fiat Punto, aumenta ainda mais a sua competitividade no mercado oferecendo preços reduzidos para os seus kits Comfort e Creative, compostos por equipamentos muito desejados pelos os consumidores e que valorizam o modelo. O Kit Comfort para o Punto 1.4, que traz ar condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, para-brisa degradê e acabamento prata no painel, já possuía um excelente contra-valor mas chega agora ainda mais atraente, por apenas R$ 1.160. O que representa uma redução de 73% caso os equipamentos fossem comprados separadamente (a soma dos itens sai por R$ 4.268). E para deixar o Punto ELX 1.4 ainda mais atrativo e tecnológico, a Fiat também está oferecendo os Kits Creative 1 e Creative 2 com preços reduzidos, o que significa mais uma grande vantagem para o bolso do consumidor. O Creative 1, formado por rodas de liga leve 16”, CD Player com MP3, telecomando, retrovisores elétricos, spoiler, painel de instrumentos como o da versão HLX e adesivo Creative, sai agora por somente R$ 1.300. Já o Creative 2 tem todos os itens acima mencionados mais a tecnologia Blue&Me™, por apenas R$ 2.200.


NOVAS FUNÇÕES - A Nissan anunciou hoje mudanças em sua liderança nas Américas e em equipes baseadas na matriz da companhia. As mudanças a seguir serão efetivas a partir de 1º de abril próximo. Takashi Sakagami, gerente geral de Planejamento Corporativo da Nissan Motor Co. Ltd. (NML), foi nomeado gerente geral da unidade de negócios Emissão Zero (ZEBU – da sigla em inglês), Grupo de Bateria, baseado no escritório global da Nissan em Yokohama. Ele se reportará a Hide Watanabe, gerente geral da ZEBU. Desde que entrou na Nissan em 1986, Sakagami ocupou posições em Marketing Internacional e Vendas, e foi promovido ao cargo atual em 2009. Sakagami será sucedido por Thomas Besson, presidente da Nissan do Brasil. Como gerente geral de Planejamento Corporativo da NML, Besson ficará baseado em Yokohama e se reportará a Colin Dodge, vice-presidente executivo de Planejamento Corporativo, Controle e Administração Geral. Besson entrou na Nissan em 2003 como gerente de projeto no departamento de Desenvolvimento Organizacional e foi promovido para seu cargo atual em 2006. Christian Meunier, vice-presidente da Nissan América do Norte (NNA), será transferido para a Nissan do Brasil, em Curitiba, para suceder Besson como presidente. Ele se reportará a Carlos Tavares, presidente do Comitê de Planejamento para as Américas e vice-presidente executivo da NML. Antes de entrar na Nissan, em 2002, Meunier trabalhou em diversas funções de gerenciamento na indústria automotiva, incluindo posições nos Estados Unidos e Europa. O sucessor de Meunier será anunciado posteriormente. Nesse ínterim, Brian Carolin, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da NNA, supervisionará diretamente a função de marketing para a Nissan Norte América.


REVENDA TRAXX - A Sky Motos inaugurou hoje, dia 6 de fevereiro, uma revenda TRAXX, na cidade de Bauru, interior de São Paulo. A moderna sede de 550m2 está instalada na avenida Duque de Caxias, 12-30, e abrirá suas portas ao público oferecendo preços promocionais em todas as motos, oficina especializada, consórcio, financiamentos e muitas outras vantagens que prometem agradar a população. O Grupo Traxx, marca internacional do China South Industry Corporation Group (CSICG), é atualmente um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas e uma das maiores multinacionais do planeta. No Brasil, hoje a Traxx comercializa sete modelos de motocicletas de 50 a 250 cc. (Star 50, Sky 110, Fly 125 e Joto 125). No início de 2009, os lançamentos da Shark 250cc, moto do tipo custom, do quadriciclo Montez 250, do scooter elétrico Vico e da Work 125cc marcaram a ampliação da linha de motos da empresa. As motos Traxx têm excelente valor de revenda.


CLUBE L’ÚNICO - Para celebrar o início de 2010, a Fiat presenteou os clientes do Clube L’Unico com um exclusivo livro de gastronomia italiana, um table book de luxo que traz 48 receitas da Itália, criadas especialmente para os clientes do Clube pelo renomado chef Alessandro Segato. São combinações especiais de massas, carnes e sobremesas para os clientes ousarem o ano inteiro em momentos românticos, de celebração com os amigos e de descanso com a família. As receitas convidam para uma viagem por diversas cidades da Itália e mostram a diversidade da culinária local. “O Clube L’Único tem o objetivo de estreitar o relacionamento com os compradores do sedan de luxo Linea e agora também do mais novo lançamento da marca, o Fiat 500. Oferecemos a eles benefícios e vantagens exclusivas que os tornam especiais”, disse João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat. Endereço do site do Clube L'Unico (http://www.clubelunico.com.br/).


EXCELLENT SUPPLIER - A operação brasileira da Freudenberg-NOK - o maior fabricante de retentores e vedações do mundo - conquistou mais um importante reconhecimento. Após ser aprovada no processo de qualificação da ZF América do Sul, a empresa recebeu o "Excellent Supplier". Criado pela ZF em 2008, o certificado de excelência foi concedido a apenas seis fornecedores até o momento, num universo formado por mais de 500 empresas. Para conquistá-lo, o fornecedor precisa ser um destaque em atendimento, qualidade e logística, além de passar pelo rigoroso processo de auditoria e treinamento do cliente. A cerimônia de entrega do "Excellent Supplier" foi realizada na sede brasileira da Freudenberg-NOK, em Diadema (SP). Na ocasião, o diretor da Divisão ZF Sistemas de Eixos e Transmissões Fora de Estrada, Antonio Carlos Garcia, entregou a distinção ao presidente da Freudenberg-NOK América do Sul, George Rugitsky. Também participaram da solenidade todos os colaboradores envolvidos na conquista.


PRESENÇA NO DOWNHILL - A Peugeot do Brasil marca presença na prova “Descida das Escadas de Santos”, considerada a principal competição de Downhill Urbano (modalidade do Mountain Bike) do calendário nacional e uma das maiores do mundo. O evento, que acontece neste fim de semana (05 a 07/02) no centro histórico de Santos, litoral paulista, tem o Banco Peugeot como um dos patrocinadores oficiais e contará com a exposição de dois veículos Peugeot 207 Escapade. Lançado no mercado nacional há pouco mais de um ano, o modelo apresenta uma série de atributos que se alinham aos conceitos de resistência e esportividade característicos da competição: cerca de 100 atletas descerão de bicicleta os mais de 400 degraus do morro Monte Serrat, onde oficialmente acontece a prova. Para Denyze Agostinho, Diretora de Marketing da Peugeot do Brasil, “o evento possui uma estreita relação com o espírito jovem e aventureiro do Peugeot 207 Escapade, e nossa presença representa uma importante ferramenta de exposição para a Marca”.


FEIRÃO DE FÁBRICA - A General Motors do Brasil abrirá pela primeira vez neste ano de 2009, seu tradicional portão um, da unidade de São Caetano do Sul, de hoje até domingo (06 e 07/02/2010), para a realização de um megafeirão, em continuidade à campanha de varejo da Chevrolet "Pacote 85", iniciada no mês passado em comemoração dos 85 anos da GM e da marca Chevrolet no Brasil, data alcançada no último dia 26 de janeiro. Estarão disponíveis para venda oito mil veículos novos Chevrolet, todos para pronta entrega. Uma das ofertas é a venda dos modelos da linha Prisma, linha Vectra (sedan e GT) e o Meriva, nas versões Joy e Expression, todos ano-modelo 2009/2010, pelo preço de "nota fiscal de fábrica". Toda a linha de veículos novos será oferecida com planos de financiamentos sem entrada e com prazos de pagamento de até 60 meses. Será oferecida uma taxa de juro de 0,99% ao mês especificamente para os modelos Meriva e Zafira, com 50% de entrada e o saldo restante em 24 parcelas fixas e iguais. A linha de veículos dos modelos equipados com motores 1.0 (Celta, Classic e Prisma) contará, além dos planos sem entrada e prazo de pagamento em até 60 meses, também com uma parcela intermediária, no valor de 20% do veículo, que deverá ser paga no mês de junho de 2010. Local do feirão: São Caetano do Sul (SP): Avenida Goiás, 1805, Portão Um. Horário: 09:00 às 20:00. Estacionamento grátis. Informações ao público por meio do Serviço de Atendimento Chevrolet - SAC -, telefone 0800-702-4200.


MINI COOPER - Especialmente para colecionadores e crianças, Candide apresenta seus modelos do famoso carro britânico. Modelo com design autêntico do Mini Cooper com teto solar especialmente desenvolvido para crianças e colecionadores. Funciona à fricção e é apresentado em diversas cores. Cód. 6166 – R$ 14,99. O Mini Cooper Turbo com design original à fricção traz opções em tonalidades intensas e divertidas para todos os gostos. Cód.: 6170 – R$ 12,99. Carro Mini Cooper S com bateria recarregável e recarregador bivolt. Funciona por rádio controle de 7 funções e disponível na escala 1:10. Acende os faróis e lanternas. Apresenta detalhes cromados e pintura em duas cores, acentuada pelos logos de carros de corrida. Cód. 6387 – R$ 249,99. Carro Mini Cooper S com bateria recarregável e recarregador bivolt. Rádio Controle 7 funções na escala 1:20. Acende os faróis e seu modelo remete aos modelos dos inesquecíveis anos 60. Cód. 6386 – R$ 99,99. Mais informações pelo telefone 0800 557 400, ou pelo site http://www.candide.com.br/


COOPAVEL 2010 - A Agrale participará da Coopavel 2010, exposição realizada entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Cascavel, Paraná, evento que apresenta as novas tecnologias desenvolvidas para o setor agroindustrial. Além dos caminhões Agrale 6000 E-mec e 8500 E-mec, recém-incluídos no Programa Mais Alimentos e o Trator 5065.4 Compact, a Agrale apresentará, também, sua completa família de tratores, como modelos das séries 4000, 5000 e 6000, bem como linha de motores de pequeno porte Agrale-Lintec. A Agrale, única empresa que contempla tratores e veículos no Programa Mais Alimentos tem o objetivo de oferecer ao agricultor a opção para adquirir um veículo da marca e utilizá-lo para complementar suas atividades no campo. Os modelos 6000 E-mec e 8500 E-mec, que fazem parte do programa, são equipados com motor MWM 4.10 TCA Euro III (4 cilindros), com potência de 115 cv a 2.400 rpm, torque de 392 Nm a 1.500 rpm e caixa de câmbio EATON de 5 marchas. Os modelos são ideais para a utilização em aplicações como escoamentos da produção de propriedades agrícolas de pequeno porte e podem ser adquiridos pelo agricultor familiar através desta linha de crédito especial. (Crédito da foto: Mauro Martins).

NÚMEROS SUPERIORES - A incorporação das peças de aço usinadas e zincadas produzidas pela Riffel destacam a superioridade do seu Kit 1045 – jogo de coroa pinhão e corrente -, que traz para o consumidor final a mesma qualidade das engrenagens de transmissão fornecidas pela empresa para as principais montadoras de motocicletas no Brasil – como Honda, Yamaha e Suzuki. Em comparação com o tradicional modelo de engrenagens com baixo teor de carbono, o número 1045 atesta uma maior quantidade de carbono e manganês na composição do aço utilizado pela Riffel. Esta alta qualidade da matéria-prima, somada ao processo de tratamento térmico na superfície das peças fornecidas para as montadoras, proporciona uma maior rigidez e durabilidade do produto – especialistas atestam que o modelo 1045 é cerca 50% mais durável que os modelos convencionais. A questão da segurança, fundamental para qualquer motociclista, se dá desde a aquisição do aço somente em usinas com referência de qualidade, além de um rígido controle interno dos processos, que inclui a análise física e mecânica de toda a matéria-prima, feita no laboratório da empresa. Mais no site http://www.riffel.com.br/


ÊXITO NO PROJETO - A Honeywell Turbo Technologies comemora o êxito do programa de desenvolvimento do turbo Garrett (modelo GT2259S) para o motor da Fiat Powertrain Technologies NEF-4, que equipa o novo caminhão Iveco Vertis, cuja produção tem início neste mês (fevereiro) na fábrica da empresa, em Sete Lagoas, MG. O gerente de engenharia da empresa, Christian Streck, esclareceu que o programa foi cumprido nos laboratórios da Honeywell, em Guarulhos, São Paulo, com suporte de outros centros de engenharia da empresa, no exterior. De acordo com Streck, o desenvolvimento do turbo Garrett para o Iveco Vertis envolveu a adequação do produto às características do veículo e à sua utilização no mercado brasileiro. “As condições de operação do veículo no Brasil são diferentes das europeias, em termos de topografia, tipo de pavimentação, variação de qualidade do combustível, volume de carga transportada e até na forma de condução dos motoristas, entre outros fatores”, explicou. Streck informou, também, que as aplicações brasileiras exigem maior robustez, o que levou a Honeywell a utilizar materiais diferentes, com maior resistência mecânica e mais adequados a utilizações severas. O projeto envolveu, igualmente, um novo conjunto rotativo (eixo e rotores), carcaça do compressor e outros componentes, para atender às especificações de durabilidade e confiabilidade requeridas pela FPT Powertrain, além de desempenho, dirigibilidade, economia de combustível e baixo nível de emissão de gases e de ruído.


PRIMEIRAS LOJAS - A Autoglass deu início as atividades de expansão da rede no Brasil em 2010 com a abertura de duas lojas no mês de janeiro, a primeira na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e a segunda em Feira de Santana, na Bahia. A unidade da Barra da Tijuca proporcionará um atendimento diferenciado e um serviço rápido com alta especialização. No Estado do Rio de Janeiro a Autoglass já oferece serviços em Niterói, e na cidade maravilhosa nos bairros Botafogo e São Cristóvão. Em Feira de Santana a loja com 1,5 mil metros quadrados, além de contar com toda facilidade e especialização do serviço móvel que atende o cliente onde ele estiver, oferece especialização no atendimento e troca de vidros automotivos em geral. Segundo Flávio Cezário, gerente comercial da rede de lojas Autoglass, em ambas unidades os clientes poderão contar com uma vasta linha de acessórios para seus veículos como: CD MP3/DVDs, higienização para ar refrigerado, película de segurança e controle solar, palhetas, faróis, lanternas, alarmes, tapetes e outros. “A exemplo das demais lojas da rede, já abertas, os colaboradores dessas unidades foram minuciosamente treinados em nosso Centro Tecnológico Automotivo - CTA, em Vitória/ES, para que nossos objetivos de excelência sejam alcançados”, explica.


NOVO CONCEITO - A Valeo, em parceria com a Mondial Assistance, anuncia o programa Assistência Técnica Valeo Jet Service. Inédito no mercado brasileiro, o programa permitirá que os consumidores e oficinas de todo o território nacional sejam prontamente atendidos por um técnico que irá auxiliar no diagnóstico em produtos da marca que porventura tenham apresentado funcionamento inadequado. O programa envolve, também, a realização de palestras técnicas e o lançamento do catálogo eletrônico aos profissionais que se dedicam aos serviços de reparação veicular. Jeser Madureira, responsável pela Qualidade e Meio Ambiente da Valeo, comunica que o programa Valeo Jet Service estabelece um novo conceito de relacionamento entre a Valeo e os usuários de produtos da marca, com a participação de mecânicos treinados e de empresas com tradição internacional de qualidade, como a Mondial Assistance. O site Webmotors também participa da ação, com o programa Agenda do Carro, do qual a empresa é patrocinadora. Na ocorrência de falha no veículo ou no produto o consumidor deve recorrer ao 0800-0-121511 da Valeo. Essa informação é recebida pelo call-center da empresa que encaminha um técnico da rede da Mondial Assistance, encarregado de proceder à análise do produto ou problema e prestar a assistência necessária. O processo envolve a utilização de motocicletas equipadas com GPS, para facilitar a localização da oficina requisitante do serviço. O programa Valeo Jet Service é disponível de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 19h00.


PREÇO ESPECIAL - O modelo naked da Kasinski, a Comet GT 250, está com preço especial. O preço sugerido ao consumidor baixou de R$ 12.700,00 para 11.700,00, válido durante todo o mês de fevereiro. A promoção de Carnaval da Kasinski é válida para as concessionárias participantes de todo o Brasil. “O consumidor brasileiro tem uma preferência, até cultural, pelo modelo carenado. Baixamos o preço da versão naked para atrair novos usuários. Temos certeza de que se novos consumidores experimentarem o estilo naked irão gostar”, comenta Rogério Scialo, Diretor Comercial e Marketing da Kasinski.


PELA 22ª VEZ - A Porsche venceu pela 22ª vez a 24 Horas de Daytona, uma das mais tradicionais corridas de longa duração do calendário internacional. O quarteto formado pelo português João Barbosa, pelo alemão Mike Rockenfeller, pelo escocês Ryan Dalziel e pelo norte-americano Terry Borcheller conduziu um Porsche Riley, um protótipo equipado com motor V8 desenvolvido com base no do Porsche Cayenne. Como em 2009, a vitória da Porsche teve contornos dramáticos e foi decidida apenas na bandeirada – algo pouco comum em corridas de 24 horas de duração. O segundo colocado, um BMW Riley conduzido por Scott Pruett/Max Papis/Memo Rojas/Justin Wilson, terminou na mesma volta do vencedor. Mais atrás terminaram dois carros conduzidos por pilotos brasileiros: Ricardo Zonta (Ford Lola) em quarto e Oswaldo Negri Júnior (Ford Riley) em quinto lugar. O terceiro brasileiro da prova, Raphael Matos, conduziu um Porsche Riley da equipe Brumos, vencedora da 24 Horas de Daytona em 2010. O carro deixou a corrida após completar 582 voltas e foi classificado em 26º lugar. “Foi uma corrida emocionante do começo ao fim”, resumiu Hartmut Kristen, diretor da Porsche Motorsport. “Somos os maiores vencedores em Daytona e mais uma vez as equipes da Porsche tiveram muito sucesso.”


MICHELIN DESERT - Os pneus MICHELIN DESERT e o sistema Bib-Mousse MICHELIN conquistaram os três primeiros lugares, na categoria moto, do Rali Dakar 2010 com os pilotos Cyril Despres, Pal Ullevalsseter e “Caleco” Lopez. O francês Cyril Despres obteve sua terceira vitória no Rali Dakar e não furou o pneu nenhuma vez durante o percurso, devido à alta resistência do pneu MICHELIN DESERT. “É a vitória de toda a equipe e de um pneu. Gostaria de agradecer a MICHELIN por ter fornecido pneus com alto nível de desempenho e resistência para este rali, tão longo e tão difícil. Com o pneu MICHELIN DESERT, consegui vencer três etapas, uma das quais a mais longa do rali, 600 km no deserto de Atacama, que liderei do início ao fim”, conta Cyril Despres, vencedor do Rali com KTM e MICHELIN. O pneu MICHELIN DESERT é conhecido pelo desempenho excepcional em todas as condições de uso, maior durabilidade e máxima performance. Desde 1983, o pneu MICHELIN DESERT já conquistou 25 vitórias consecutivas.


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.