sábado, 18 de dezembro de 2010

Rápidas do final de semana


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



FULL MOTOR - Neste domingo (19/12), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa Full Motor vai apresentar a versão mais barata do Toyota RAV4, com tração 4x2, a moto superesportiva Suzuki GSX R 1000, o utilitário-esportivo Ssangyong Action, os detalhes do Peugeot 3008 e a 14ª Etapa do Carioca de Turismo 2010, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O programa Full Motor tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br). Para maiores informações, basta acessar o site www.fullmotor.com.br e ver uma avaliação de um carro por semana.


O ELEITO - A marca Honda foi o destaque da pesquisa “Os Eleitos”, realizada pela revista Quatro Rodas em conjunto com o Instituto de Pesquisa GFK Brasil, com 3308 proprietários dos 40 modelos mais vendidos do Brasil. O New Civic foi o primeiro colocado entre os sedans médios e o Grande Campeão da pesquisa, com 100,8 pontos, superando os concorrentes de todas as categorias. Está é a segunda vez que o New Civic ostenta o posto de primeiro colocado entre todos os veículos numa das principais pesquisas do setor automotivo. A primeira ocorreu em 2008. “Seus proprietários não se cansaram de elogiar a modernidade do projeto e o design, sem esquecer aos comandos, o espaço interno e o acabamento interno”, diz um dos trechos da reportagem. “Pelo jeito, o rei está de volta – e acompanhado pela corte dominada pela Honda”, define a matéria publicada na edição de dezembro. Como destaca o trecho da matéria, a família Honda obteve excelentes resultados na pesquisa com todos os seus modelos nacionais. O New Fit foi o campeão em sua categoria (monovolumes) pelo sexto ano consecutivo. “Prever a vitória do modelo da Honda é mais fácil que encontrar proprietários de Fit satisfeitos. E olha que eles não faltam. Dos 23 atributos avaliados, ele é o melhor em 21”, diz um dos trechos da matéria. Design, o consumo rodoviário e urbano e os itens de segurança estão entre os destaques da pesquisa.



PRIMEIRO COM IPAD - A Volvo do Brasil é a primeira montadora de caminhões instalada no Brasil a ter aplicativos para o iPad, o objeto de desejo tecnológico da atualidade. Um mês antes de iniciada a venda do tão esperado tablet da Apple no País, a Volvo já havia anunciado mais esta inovação em novembro último, durante o lançamento do caminhão FMX. O veículo é o mais novo caminhão pesado da marca, direcionado para aplicações fora de estrada em mineração, obras de construção civil e plantações de cana de açúcar. “Nosso compromisso é oferecer caminhões robustos, de baixo consumo de combustível e grande disponibilidade, e, ao mesmo tempo, garantir ao transportador produtos de alta tecnologia, compatíveis com o que há de mais inovador no mercado”, declara Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil, que apresentou a novidade durante o evento de apresentação do FMX, realizado em Curitiba, sede sul-americana da marca. Ao baixar o aplicativo gratuitamente na Apple Store, o usuário terá uma infinidade de informações sobre os caminhões Volvo, sobre a rede de concessionários e outros dados importantes sobre os veículos e a empresa.


CHEGA À TV - A Ford inicia amanhã (18 de dezembro) a terceira fase da campanha de lançamento do Edge 2011, com a exibição de um filme na TV aberta, TV a cabo e internet. A produção, luxuosa, destaca a tecnologia embarcada avançada, o requinte do acabamento e o design robusto do veículo. Também é possível conferir a produção na página exclusiva do produto no Facebook, no www.edgetouch.com.br, acessando o item "vídeos". A campanha começou em novembro com anúncios em mídia impressa. Autêntico crossover de luxo - veículo que combina o desempenho de utilitário esportivo com o conforto de um automóvel sedã -, o Ford Edge é o líder do segmento nos Estados Unidos. Na Linha 2011, passou por uma transformação completa, desde o design, materiais de acabamento, tecnologias de interatividade e conectividade, até o novo motor 3.5 V6 Ti-VCT. O Ford Edge 2011 oferece ainda um padrão de segurança inédito na categoria. Ele chega ao mercado brasileiro simultaneamente ao lançamento na América do Norte, onde já foi eleito Utilitário Esportivo do Ano, no Canadá. No Brasil, terá três versões de acabamento com preço a partir de R$122.100, um dos mais competitivos do segmento de crossover de luxo.


RESPONSABILIDADE SOCIAL - O ano de 2010 foi marcado pelo lançamento do Instituto Renault, que reúne todas as ações sócioambientais já praticadas pela Renault desde o início de suas operações no País. Com foco em quatro eixos de atuação como educação, sustentabilidade ambiental e mobilidade, segurança no trânsito e desenvolvimento social, o objetivo é dar continuidade ao desenvolvimento humano e sustentável das comunidades onde a Renault atua. "O Instituto Renault é a materialização das ações socioambientais já praticadas pela empresa. O ano de 2011 será de continuidade com foco nos projetos já existentes e investimentos em novas ações", afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.


FORNECE TECNOLOGIA - A Magneti Marelli fornece o sistema de injeção eletrônica para o primeiro ônibus elétrico híbrido com motor a combustão movido a etanol do mundo. O protótipo, apresentado durante a 40ª Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados, foi utilizado para transportar diversos chefes de estado durante o evento, que teve início nesta quinta-feira e segue até amanhã, em Foz do Iguaçu. A sistemista aproveitou todo seu know how em tecnologias de excelência na área de biocombustíveis e motores híbridos e elétricos para participar do projeto. Para o desenvolvimento do produto, a Magneti Marelli trabalhou em parceria com a Mitsubishi na adequação do software do sistema de injeção eletrônica visando o perfeito funcionamento do motor a combustão, que por sua vez fornece energia mecânica ao gerador elétrico. “O processo de ajuste do sistema foi bem complexo, porém tivemos um ótimo resultado e estamos muito orgulhosos de fazer parte deste veículo pioneiro”, declara Virgilio Cerutti, presidente do grupo Magneti Marelli no Mercosul.


DISPONIBILIZARÁ SUPORTE - A partir de janeiro de 2011, a Território Motorsport/Território 4x4 do Brasil passará a fornecer suporte técnico às equipes de rali, que utilizam motores 3.0 Eletrônico e pretendem conhecer mais a fundo este tipo específico de motor, no qual a empresa vem desenvolvendo desde 2005. A intenção é fazer com que as equipes não tenham tantas dificuldades para detectar alguns problemas corriqueiros, como o que aconteceu com a Equipe MEM Motorsport. Na ocasião, a equipe acreditava que o problema do rendimento do carro fosse com a central eletrônica, mas na verdade tratava-se de um defeito mecânico da bomba de pressão do motor. Segundo o piloto Edu Piano, diretor da Território Motorsport/Território 4x4 do Brasil, o objetivo é orientar as equipes para que tenham uma melhor performance e utilização. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, às vezes, a falta de experiência pode fazer com que percam um tempo precioso resolvendo um problema, enquanto o que precisam é apenas um pouco de conhecimento para a correta utilização desses motores eletrônicos.


COMPLETO E SEGURO? - São muitas as opções de alarmes no mercado de acessórios automotivos, mas nem todos eles garantem a segurança e a proteção que você precisa. A grande variedade de modelos traz dúvidas sobre qual é a escolha certa para cada tipo de veículo. Os alarmes automotivos mais básicos, que representam uma grande fatia do mercado, já estão ultrapassados e oferecem apenas as funções primárias, como o comando de travas e vidros e alerta sonoro na tentativa de abertura forçada do veículo. Diferentes funcionalidades e preços podem confundir o motorista na hora da escolha, por isso é necessário que o consumidor fique atento às inovações e aos modelos mais completos e atualizados para não ter prejuízo em situações inesperadas. A linha de alarmes automotivos Kostal S-LOCK chega ao Brasil trazendo modelos de última geração para revolucionar o mercado. Nos novos produtos foram incorporadas as mais recentes inovações da eletrônica digital além de importantes normas automotivas de preservação do sistema elétrico do veículo e, principalmente, as reais necessidades do consumidor final detectadas na pesquisa realizada junto a instaladores e usuários.


RECORDE DE VENDAS - A ZF atingiu recorde em suas vendas em 2010, com volume total de 12,9 bilhões de euros – aumento de 38% em relação aos números do ano passado. Esta é a maior receita já alcançada pela empresa em toda a sua história - em 2007, antes da crise mundial, havia registrado vendas totais de 12,6 bilhões de euros. A marca representa a total recuperação dos negócios da empresa que, em 2009, haviam apresentado queda, com vendas de 9,4 bilhões de euros. Além do recorde de vendas, a ZF também ampliou sua força de trabalho em todo o mundo em cerca de 5%, elevando o quadro para mais de 64.000 funcionários. A receita da ZF cresceu significativamente em todas as regiões. O crescimento foi maior nos países que formam o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). No Brasil, a ZF alcançou taxas de crescimento elevadas, principalmente no segmento de máquinas agrícolas e caminhões, que também registraram produções recordes.


PRIMEIRAS SEIS LOJAS - Com a inauguração de seis novas concessionárias no Brasil, a Volare, principal fabricante brasileiro de miniônibus, cria a Rede Exclusiva Volare. As lojas fazem parte do projeto de reestruturação da rede de atendimento que tem como objetivos criar 53 novas lojas, ampliar a cobertura e elevar ainda mais a qualidade e o padrão de atendimento aos clientes da marca. As novas lojas já estão funcionando de acordo com os padrões da Rede Exclusiva Volare e estão localizadas em Aracaju (SE), Betim (MG), Canoas (RS), Manaus (AM), Osasco (SP) e São Vicente (SP). Segundo Mateus Ritzel, gerente nacional de vendas da Volare, as concessionárias exclusivas criam um novo padrão de atendimento, com serviço exclusivo e especializado, instalações mais confortáveis, além de disponibilidade de veículos e peças para pronta entrega, nos moldes do varejo automotivo. (Crédito da foto: Adriana Angar)


PRÊMIO COBERTURA - A RSA Seguros foi, mais uma vez, destaque na 13ª edição do Prêmio Cobertura. Pelo nono ano consecutivo, a Companhia foi contemplada com a premiação na categoria Melhor Performance Econômico-financeira na carteira de Transportes e, pela segunda vez, pelo Programa de Relacionamento com o Corretor. A indicação para o prêmio na categoria de Transportes foi feita por meio de um estudo detalhado da performance da Companhia realizado pelo economista Francisco Galiza, consultor contratado pela Revista Cobertura para a premiação. A carteira foi bem avaliada pela baixa sinistralidade, fruto de um trabalho intenso no gerenciamento de risco, pela rentabilidade e pela segurança adicional que a Companhia oferece, por fazer parte de um dos maiores grupos seguradores do mundo. O case de marketing contemplado pela revista foi o Programa de Relacionamento com Corretores Elo Fun Experience, que tem como objetivo estreitar o relacionamento entre a RSA Seguros e seus parceiros de forma inteligente, por meio de ações que proporcionam momentos agradáveis e descontraídos. A Companhia utiliza uma base de dados de corretores, com o perfil de cada um, para definir a ação que mais agrade ao seu público.


EM TUBARÃO - A Citroën do Brasil e o Grupo Le Monde inaugou na última terça-feira, dia 14, as modernas instalações da Citroën Le Monde em Tubarão, Estado de Santa Catarina, a 147ª concessionária da marca no País e a 43ª brasileira de acordo com a nova imagem internacional de marca. Com 4.500 m² de área total e 1.900 m² de área construída, a Citroën Le Monde é uma concessionária completa, com atendimento em vendas, pós-venda, peças e serviços. Com foco de atuação em Tubarão e região, a concessionária tem como principal característica a modernidade e a inovação. Diferenciada, apresenta um projeto arquitetônico ousado e moderno, desenvolvido a partir de elementos como transparência, funcionalidade e praticidade. Segue também o novo padrão de layout mundial da Citroën - mais moderno e expressivo -, que teve início em 2009. Nelson Füchter Filho, diretor do Grupo Le Monde, informa que a concessionária deverá realizar vendas anuais de 420 veículos novos e 180 semi-novos, com o apoio de uma equipe formada por 25 profissionais contratados localmente. “Acreditamos muito no potencial de Tubarão, uma cidade que se desenvolve ano a ano e que se destaca no cenário econômico de Santa Catarina”, afirma o executivo. De fato, Tubarão é um pólo regional estratégico, rodeado por mais de 20 municípios, como Laguna, Braço do Norte, Imbituba, Jaguaruna, Sangão, Gravatal, Capivari de Baixo, entre outros.



INTERRUPTORES TÉRMICOS - A VDO, marca do Grupo Continental para o mercado de reposição, inova mais uma vez e lança linha de interruptores térmicos, completando assim o seu portfólio de produtos para o segmento de controle de temperatura. A fabricante apresenta ao mercado 68 itens que atendem às principais montadoras e modelos de veículos nacionais e importados. O lançamento consolida a posição da VDO, no Brasil, como provedora de soluções completas para o segmento automotivo. Componente do sistema de arrefecimento e conhecido popularmente como “cebolão”, o interruptor térmico é peça-chave para o controle de temperatura do motor de um veículo. A nova linha visa a atender a forte demanda por interruptores térmicos no mercado de reposição com a mesma qualidade e tecnologia dos equipamentos originais, uma das marcas dos produtos VDO. “O diferencial dessa linha no mercado de reposição é reunir tecnologia de ponta, know-how e a confiabilidade de um fornecedor original”, afirma Marcelo Rosa, Gerente de Produtos da Continental.



INVESTIMENTOS DE R$ 3 BILHÕES - A Fiat, líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves por nove anos, anuncia investimentos de R$ 3 bilhões para a instalação de nova fábrica no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco. Estes aportes fazem parte do plano de investimentos de R$ 10 bilhões que a Fiat já aprovou para o Brasil no período de 2011 a 2014, dos quais R$ 7 bilhões serão destinados a Minas Gerais. A nova fábrica da Fiat no Complexo Industrial Portuário de Suape será um investimento estratégico para a empresa, para o Estado de Pernambuco e para o Nordeste, pois se insere em um amplo programa de industrialização e desenvolvimento econômico e social da região. Os investimentos de R$ 3 bilhões no período de 2011 a 2014 abrangem a construção da fábrica, de centro de Pesquisa & Desenvolvimento, projeto e desenvolvimento de novos produtos e plataformas, além de treinamento de recursos humanos para operar o novo empreendimento. A fábrica da Fiat será o centro de um pólo industrial que se formará em área de 4,4 milhões de metros quadrados, no Complexo de Suape. O polo industrial reunirá fornecedores de componentes e sistemas, em moderna arquitetura de negócio e produção que privilegia os ganhos logísticos e a eficiência. A localização estratégica de Suape representa vantagem na movimentação de suprimentos e de produtos acabados. Resultará também em ganhos de competitividade para atender ao crescimento do mercado automotivo.



SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL - A Pósitron, marca da PST Electronics, acaba de conquistar o certificado internacional Green IT Digital, entregue para empresas que adotam soluções sustentáveis para rede de cabeamento. O documento é concedido pelo grupo Furukawa, que atua nas áreas de Telecomunicações, Eletrônica, Sistemas Automotivos, Energia, Metais e Serviços. Para conquistar essa certificação, a Pósitron substituiu seus cabos e acessórios por uma nova rede de cabeamento. O material antigo, 230 kg de cabos, foi enviado para a empresa Furukawa que providenciou a reciclagem do produto. Com essa ação sustentável, foi evitado que 115 kg de materiais fossem depositados em aterros industriais, além da diminuição da extração de aproximadamente 22 toneladas de minérios de cobre. Outro ganho para o planeta foi a redução do consumo de energia em 2.199 kWh, potência suficiente para o abastecimento de 15 residências durante um mês.



REAL CAMPEÃ - Os atuais Campeões do Rally dos Sertões, na categoria Caminhões e na T4.1 (Leves) Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca garantiram mais um importante título para a Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport nesta temporada. O trio também confirmou no último sábado (11), o título de Campeão no Sertões Series, entre os Caminhões e não precisou nem disputar a última prova do ano, o Rally dos Amigos, em Itatinga (SP). Cassol, Mello e Fonseca venceram a primeira etapa do Sertões Series, em Avaré e depois venceram as quatro primeiras etapas do Rally dos Sertões. Com estas cinco vitórias, matematicamente, já poderiam ser considerados Campeões por antecipação e mantiveram a liderança na categoria com 45 pontos. Na prova realizada no último sábado, o trio liderado por Amable Barrasa venceu a etapa e marcou 42 pontos, mas devido a um erro, a equipe foi considerada Campeã com 44 pontos. Erro corrigido nesta segunda-feira pela Dunas Race, que oficializou o título para Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport.



PARA PEQUENOS REPAROS - Apresentado como uma das novidades da área de Pós-Vendas no 26º Salão Internacional do Automóvel 2010, o StickerFix™* acaba de chegar às concessionárias Chevrolet de todo o País. Desenvolvido pela AkzoNobel – maior fabricante de tintas e vernizes do mundo – o produto é um vinil especial, em formato de folha bastante fina, para ser aplicado na lataria de veículos e reparar instantaneamente pequenos riscos e avarias ocorridas no dia a dia. Atualmente, o StickerFix™ pode ser encontrado em vários países e representa o resultado de investimentos pesados em pesquisa, desenvolvimento e serviços de excelência. Lançado na Europa em março, o StickerFix™ chegou ao Brasil no mês de outubro. “Os clientes vão ficar surpresos com a novidade e extremamente interessados, pois creio que a grande maioria deles nunca havia ouvido falar neste tipo de produto, que tem tudo haver com praticidade e comodidade às quais precisamos no corre-corre do nosso dia-a-dia. O StickerFix™ é uma solução temporária, mas que evita uma imagem ruim de despreocupação ou mal-uso do veículo, garantindo-lhe um aspecto de novo”, observa Isela Costantini, diretora geral de Pós-vendas da Chevrolet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.