quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MASTRA recomenda cuidados com o sistema de emissões


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Há tempos vem sendo trabalhada a conscientização da manutenção preventiva junto aos reparadores e aos donos de carros. O alerta sobre os benefícios, não somente econômicos, mas também para a saúde devem ser levados em consideração, pois carros bem regulados e inspecionados, quebram menos, gastam menos combustível e emitem menos poluentes.

A oscilação de temperatura e a inconstância climática que o nosso país enfrenta, principalmente a falta de chuva no Estado de São Paulo, serve de alerta para que essa manutenção não seja ignorada. Segundo Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 4 mil pessoas morrem todo ano na cidade de SP, vítimas da poluição.

As mais expostas sofrem na sua saúde, as consequências de um ar poluído. Idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças respiratórias e cardíacas crônicas são os principais atingidos. Aproximadamente 12% das internações respiratórias em São Paulo, segundo Saldiva, são atribuíveis à poluição do ar. Um em cada dez infartos do miocárdio são o produto da associação entre tráfego e poluição.

Para ajudar a diminuir esse índice, quando temos baixa umidade do ar, períodos sem chuva e o consequente aumento na procura de hospitais por doenças respiratórias, é fundamental que mantenha o sistema de emissão de poluentes do seu veículo em perfeito estado de funcionamento.

Desde 1997 é obrigatório por lei o uso de catalisadores em veículos leves e motos que devem ser verificados e trocados a cada 40 mil km ou conforme indicado no manual de proprietário do veículo. A partir de janeiro de 2012, os catalisadores também estão sendo aplicados em veículos da Linha Diesel (Pesados), por força da legislação brasileira.

O mau funcionamento da peça ou sua retirada pode provocar o aumento direto de até 20% de consumo do combustível e emissões de poluentes, além de causar mudança nas taxas de contrapressão, provocando alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de outros componentes. Ruídos excessivos, batidas e baixa performance do motor também sugerem problemas no catalisador.
Desde abril de 2010, todos os catalisadores comercializados no Brasil devem estar homologados pelo INMETRO e devidamente identificados com a logomarca do órgão no corpo do produto. A Mastra foi a primeira empresa a ter TODA linha homologada pelo INMETRO, conferindo a marca uma maior confiabilidade na qualidade de seu produto.

Além do mais, a falta, adulteração ou instalação irregular do catalisador pode ocasionar multa de R$ 500,00 a R$ 10.000,00 ao responsável pelo veículo, conforme o artigo 54 da Lei Federal nº 9605 de 12 de fevereiro de 1998 e os artigos 46 e 48 do Decreto Federal nº 3179 de 21 de setembro de 1999 (Lei de Crimes Ambientais).

Leve sempre seu carro a um mecânico de confiança, mesmo que ele não esteja apresentando nenhum problema aparente e peça para fazer uma análise de gases. O bom funcionamento do catalisador, responsável pela transformação dos gases nocivos a saúde em inofensivos garante uma significativa melhora na qualidade do ar e consequentemente na saúde das pessoas.

“Ninguém melhor que o dono do veículo para perceber alterações nele. Sempre alertamos para a qualidade do combustível usado e percepção de aumento no consumo, pois são indícios fáceis de que há algum problema no sistema. Cuidar do catalisador é também cuidar da saúde”, conclui Valdecir Rebelatto, Gerente de Engenharia e Qualidade Mastra.

Fonte: Paula Skoretzky / Assessora de Imprensa

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