Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
DADA A LARGADA - Começou ontem (4), às 9:00 horas, a competição mais aguardada do circuito mineiro: o 7º Rally Caminho Novo Off-Road. Quarenta carros (divididos nas categorias Super Máster, Máster, Sênior e Turismo), partiram nessa manhã para um roteiro de aproximadamente 267 quilômetros, rumo à cidade histórica de Ouro Branco, MG. A recepção do evento aconteceu ontem à noite, na Faculdade Suprema, em Juiz de Fora, MG. Os competidores realizaram as vistorias técnicas e administrativas dos veículos, e aproveitaram para colocar as novidades em dia. Aconselhados pelo diretor de prova, Weidner Moreira, os participantes tiveram uma boa noite de sono, onde procuraram conter a tensão e a ansiedade. "Serão dois dias longos de disputa, é bom que todos estejam descansados e com disposição", alertou. Hoje, pela manhã, foi realizado o briefing da organização, que passou maiores informações às equipes sobre o percurso deste sábado: estradinhas em meio a mata fechada, com erosões, pedras, subidas e descidas de serra. O roteiro passará por Juiz de Fora, Santos Dumont, Cristiano Otoni, com destaque para as trilhas em Nova Dores.
MINISTRO ALEMÃO - Peter Ramsauer, Ministro dos Transportes, Construção e Desenvolvimento anunciou, durante o último dia do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Munique (ALE), que visitará o Brasil no segundo semestre deste ano. Ao lado de Pedro Brito, Ministro dos Portos do Brasil, Ramsauer participou no evento de um painel sobre “Logística e Portos – Planejamento portuário e sua conexão aos transportes marítimos”. Antes, havia participado de uma reunião fechada com o Ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. “Sou o Ministro que permite a mobilidade. Em nome do governo federal alemão asseguro que o nosso know how será disponibilizado na construção e logística dos portos brasileiros”, declarou Ramsauer. O ministro alemão afirmou que os desafios a serem vencidos pelo Brasil requerem muita tecnologia, além de competente organização de fluxos e práticas administrativas. A interligação de diferentes modais apoiando os portos deve aproveitar todas as sinergias possíveis. Ramsauer lembrou que na Alemanha, os portos atendem ao crescente aumento do fluxo de mercadorias do comércio internacional, não pela expansão territorial, que é muito dificultada, mas por meio da interligação sinérgica dos diferentes modais. “Dentro de pouco tempo estarei no Brasil para mostrar a seriedade de nossas intenções”, declarou o ministro alemão, no final de sua apresentação.
VISITA DO LULA - A Volkswagen do Brasil recebeu na terça-feira (1), na sede da empresa em São Bernardo do Campo, a visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião do encontro da Diretoria do Conselho Mundial de Trabalhadores do Grupo Volkswagen, que se reuniu pela primeira vez no Brasil. O Presidente da República foi recepcionado por Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, por Horst Neumann, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen e diretor de recursos humanos, e também por Viktor Klima, presidente da Volkswagen para América do Sul. Inicialmente o encontro foi realizado no VRC (Virtual Reality Center), ou Centro de Realidade Virtual, onde a empresa mostrou ao Presidente Lula o Gol Vintage. O modelo é um estudo desenvolvido pela área de design da Volkswagen para marcar a comemoração dos 30 anos do Gol, modelo líder no mercado brasileiro há mais de 23 anos consecutivos. Após esse encontro, o Presidente se reuniu com o Conselho Mundial de Trabalhadores. Na sequência, foi recebido na linha de produção, onde discursou para cerca de mil colaboradores da empresa. Ao falar sobre o encontro com o Conselho Mundial de Trabalhadores da Volkswagen AG, o presidente da empresa no Brasil, Thomas Schmall, declarou que a inovação dentro do Grupo não está aplicada apenas aos produtos. "A inovação, para nós, também abrange as relações com os colaboradores, que tem importante participação nas tomadas de decisão da empresa. Manteremos um processo construtivo de equilíbrio de interesses entre empresa e funcionários", disse Schmall.
REDE VOCAL - O grupo português Auto Sueco assumirá a representação da marca Volvo na região atualmente atendida pela Vocal. O grupo brasileiro Suzano, proprietário da Vocal, decidiu focar ainda mais sua atuação nos setores de papel e celulose e de corretagem de seguros, após 30 anos operando na comercialização de caminhões e chassis de ônibus. A Vocal tem sete revendas, uma em São Paulo, uma na região do ABC, e outras cinco em cidades do interior paulista. Esta é a segunda região assumida pela Auto Sueco no País e reforça o seu posicionamento no mercado brasileiro. Em maio de 2007, a empresa assumiu as concessionárias de caminhões e ônibus Volvo nos Estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Brasil é atualmente um dos focos estratégicos de expansão do grupo português, assim como a Espanha, os Estados Unidos e Angola, na África. A Auto Sueco tem mais de 60 anos de experiência em distribuição, pós-venda, serviços e importação de veículos Volvo. Sediado na cidade do Porto, o grupo Auto Sueco atua como importador e concessionário Volvo também na Espanha, Estados Unidos, Angola e em vários outros países da África. “A Auto Sueco é um dos mais tradicionais importadores privados da marca Volvo em todo o mundo”, declara Roger Alm, Presidente da Volvo do Brasil. Empresa tradicional, a Auto Sueco atua em seis áreas de negócios Volvo: automóveis, ônibus, caminhões, motores marítimos, máquinas industriais, componentes e serviços. O grupo também tem atividades nos setores imobiliário, industrial, de comércio e de serviços.
RECORDE EM MAIO - A fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG) registrou em maio seu recorde de produção num único mês no Brasil: foram 3.368 veículos, dos quais 1.768 caminhões Iveco e 1.600 Fiat Ducato (que são produzidos no mesmo local). O recorde anterior, de 3.274 unidades, era de outubro de 2008. “Vínhamos crescendo mês a mês, especialmente nos caminhões semipesados e pesados, que somaram 1.024 unidades em maio, o maior volume para este tipo de veículo já feito aqui”, explica Paulo Brandão, diretor industrial da fábrica. De janeiro a maio de 2010, foram emplacados no Brasil 4.734 veículos Iveco. Esse número significa um crescimento de 52,8% sobre o mesmo período de 2009 e 31% acima do verificado no mesmo período de 2008, ano em que a indústria brasileira de caminhões registrou seu melhor resultado. “A demanda está forte para todos os modelos, especialmente para os novos pesados Stralis NR, recém-lançados”, explica Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco no Brasil.
ADESIVOS REFLETIVOS - Atenta às necessidades de seus consumidores, que buscam opções diferenciadas para personalizar sua motocicleta, e empenhada em contribuir cada vez mais com a segurança sobre duas rodas, a Honda lança seu adesivo de roda, nos modelos refletivo e fluorescente. Desenvolvido para as motocicletas com rodas de aro 17”, como CB 300R, CB 600F Hornet, CBR 600RR e CBR 1000RR Fireblade, entre outras, o produto tem forte apelo visual para customização da motocicleta. Além disso, possui uma importante função de segurança, uma vez que sua alta capacidade refletiva torna a motocicleta mais visível, principalmente na pilotagem noturna. O modelo fluorescente está disponível na cor vermelha, enquanto o refletivo é comercializado nas cores vermelha, prata e amarela. O produto é vendido em rolos de seis metros com aplicador, quantidade suficiente para as duas faces de cada roda aro 17”. O adesivo tem preço público sugerido de R$ 29,00 (com base no Estado de São Paulo) e pode ser encontrado em uma das mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País. Os endereços e telefones das concessionárias estão disponíveis no site www.honda.com.br. Mais informações sobre o adesivo de roda podem ser obtidas pelo telefone 0800 55 2221.
PARA EXPANDIR - A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, acaba de fechar duas alianças estratégicas com o objetivo de expandir os seus negócios no mercado nacional. Tratam-se de acordos operacionais com as empresas Bomber Speakers e Universal Automotive Systems, Divisão Micro, para a fabricação, respectivamente, de alto-falantes e vidros elétricos para o aftermarket. Por meio das novas parcerias, a produção de falantes tem início em junho e o novo modelo de fabricação de vidros em julho. Com esses modelos de negócios, a PST Electronics irá ampliar sua oferta de equipamentos, já que poderá se dedicar ao desenvolvimento de produtos para a entrada em novos mercados, como o de autorrádios. A companhia vai aumentar também o foco em inovação, desenvolvimento tecnológico e projetos customizados por meio da unidade de Rastreamento e Monitoração Pósitron, além de expandir o fornecimento de equipamentos originais para montadoras. A empresa se tornará ainda mais competitiva, oferecendo kits de vidros elétricos e alto-falantes de forma ágil e com preços atrativos. O acordo permitirá também ampliar a cobertura de kits de vidros elétricos para os vários modelos de veículos disponíveis no mercado. A comercialização de ambos os produtos será realizada normalmente pelos canais de vendas da marca Pósitron, que somam cerca de 18 mil pontos de vendas pelo Brasil. Já os projetos serão desenvolvidos em conjunto entre as empresas e, conforme o acordo operacional, os parceiros atenderão aos requisitos e critérios definidos pela PST Electronics, em conformidade com as exigências de qualidade da companhia. Os vidros elétricos oferecidos para as montadoras continuam sendo produzidos na planta da PST Electronics em Manaus (AM), assim como a fabricação de módulos de vidros para o aftermarket.
CONCEPT STORE - A marca italiana SPIDI uma das melhores marcas de roupas para motociclistas do mundo, inaugura a primeira “Concept Store” fora da Comunidade européia, no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Em um espaço moderno e clean a Spidi “Concept Store” tem como principal objetivo reforçar a identidade da marca e sugere um novo ponto de encontro para os aficionados por motocicletas. Localizada na Rua Clodomiro Amazonas, nº 520, conta com uma loja com 200m² seguindo o padrão internacional como em todas as lojas Spidi da Europa. A idéia é destinar este novo espaço para estabelecer um contato direto com os consumidores da marca e oferecer todo o suporte técnico e as informações necessárias na escolha do equipamento adequado para as necessidades de cada um destes motociclistas. Fundada em 1977 por Renato Della Grana, em Vicenza, na Itália como um fabricante de luvas, porém com planos ambiciosos de tornar-se a maior e melhor marca de equipamentos para motociclistas do mundo. Contatos: Tel.: (11) 2769.2882 – (11) 2769.0880 - Site: www.spidibrasil.com.br / E -mail : contato@spidibrasil.com.br
VARIEDADE DE TECNOLOGIAS - A General Motors tem um compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade que se aplica a todas as partes do nosso negócio – dos fornecedores, passando pelas fábricas e terminando nos veículos que vendemos. Estamos monitorando continuamente os impactos que as atividades que desenvolvemos causam no meio ambiente e tomando medidas para reduzí-los cada vez mais. Para a GM, energias alternativas e novas tecnologias ajudam a diminuir a dependência do petróleo. Melhorar a eficiência dos motores a combustão interna, o consumo de combustível e a redução de emissões são nossos pontos chaves para o desenvolvimento de um transporte sustentável. A General Motors atua em diversos campos de pesquisa ao redor do globo, a fim de atender as necessidades de nossos consumidores – de gasolina, diesel e biocombustíveis, como o etanol, até veículos com propulsão elétrica, como híbridos, elétricos e movidos a célula de combustível, alimentadas com hidrogênio. A General Motors acredita que os veículos elétricos, como o Chevrolet Volt, oferecem a melhor solução, a longo prazo, em termos de transporte sustentável. Durante o Challenge Bibendum, os especialistas da GM estavam a disposição da imprensa para conversar sobre as novidades da marca em todas estas áreas.
SOLUÇÃO EM AUTOMAÇÃO - A rede argentina Mais Parking, especializada em projetos e sistemas de automação para estacionamento, desembarca no Brasil trazendo em sua bagagem soluções capazes de dobrar e até triplicar as vagas para carros em garagens privadas e de condomínios. Trata-se dos equipamentos da gigante alemã Klaus Multiparking, já utilizados mundialmente em estacionamentos de hotéis, cassinos, edifícios públicos e comerciais, centros de convenções e condomínios de luxo. Feitos de estrutura de aço, com capacidade para suportar mais de 2 toneladas, os sistemas da Klaus são formados por plataformas móveis que permitem estacionar automóveis em diferentes níveis. Ao acionar o comando, o equipamento, com sistema hidráulico, eleva o piso emborrachado antiderrapante com o veículo até encaixá-lo na posição correta, permitindo que um outro veículo seja estacionado abaixo dele - ocupando, portanto, o mesmo espaço -, e assim sucessivamente até a altura do pé direito do prédio. As plataformas ainda vêm com corrimões de segurança e estruturas com revestimento de proteção para evitar danos à carroceria. Representante exclusiva da Klaus no Brasil, a Mais Parking comercializará modelos com duas ou três plataformas simples, que permite acomodar um veículo por nível; e duplos, com espaço para acomodar dois carros em cada piso. Há ainda soluções mais sofisticadas com plataforma giratória ou com movimento linear que permite que o veículo seja retirado ou deslocado para a vaga desejada com comodidade e segurança. A representante brasileira também prestará todo serviço de instalação, manutenção e assistência técnica do produto.
REPARADORES DESEJAM - No ranking geral, o Palio ganha a 1ª colocação como o carro mais recomendado pelos profissionais da reparação aos clientes, tirando o Gol da liderança que ficou em 2º lugar, seguido do Corolla (3º), Corsa (4º) e Celta (5º). Os carros não recomendados para comprar de acordo com a avaliação dos mecânicos são Fiesta (1º), Marea (2º), Peugeot 206 (3º), Gol 1.0 16 V (4º) e Gol (5º). A avaliação é feita por meio de um minucioso questionário que avalia 11 requisitos para recomendar ou não a marca e o modelo, a maioria deles são técnicos e dois mais subjetivos e que mexem com lado emocional como confiança na marca e simpatia da marca. Os motivos para recomendar são: confiança na marca (20,3%), relação custo e benefício (13%), acesso à informação técnica (13%), durabilidade (11,3%) qualidade (10,9%), tecnologia (9,2%), fácil manutenção (8%), disponibilidade de peças (7,4%), mecânica (4,5%), simpatia da marca (1,5%) e desempenho do carro (1,2%). Os motivos para não recomendar são: disponibilidade de peças insatisfatórias (21,3%), acesso precário à informação técnica (15,7%), pouca qualidade (12,5%), difícil manutenção (10,2%), relação custo e benefício (10,2%), durabilidade insuficiente (9,5%), desconfiança da marca (5,5%), desempenho do carro insatisfatório (5%), tecnologia defasada (4,1%), antipatia da marca (3,4%) e mecânica (2,4%).
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - O Grupo Magneti Marelli participou da 10ª edição do Challenge Bibendum que aconteceu entre os dias 30 de maio e 03 de junho, no Rio de Janeiro, indo ao encontro dos quatro pilares que sustentam o evento: redução de consumo e de emissões de poluentes, assim como melhoria no fluxo de tráfego e diminuição dos acidentes. Tudo isso através de soluções que resultam em uma mobilidade rodoviária sustentável. “Estamos muito honrados em participar como partner tecnológico desta décima edição do evento, já que os objetivos do Challenge Bibendum seguem na mesma direção do princípio da Magneti Marelli, que é apresentar novas tendências de mercado, combinando alta tecnologia e preservação ambiental”, declara Virgilio Cerutti, presidente do Grupo Magneti Marelli no Mercosul. Seguindo todos os preceitos do Challenge Bibendum, a Magneti Marelli destaca durante a tradicional mostra as tecnologias o Eco Driving, AGD (Active Green Drive) e Telemetria, soluções que priorizam a redução da emissão de poluentes e fluidez do tráfego aliadas às facilidades da telemática veicular infotainment – combinação entre eletrônica, informática e telecomunicação que resulta em serviços e recursos de entretenimento, navegação, diagnóstico de problemas, mensagens de alerta, entre outros, para auxílio e comodidade do motorista através do computador de bordo do veículo ou do PND – Portable Navigation Device. A Telemetria oferece uma completa avaliação da dirigibilidade – aceleração utilizada, força de frenagem em curvas, gasto de combustível, etc. – e permite que o condutor, avaliando os resultados, corrija suas possíveis falhas. O Eco Driving ou Eco Navegação, além de fazer a avaliação da forma de dirigir, oferece a sugestão de correção, apontando as falhas detectadas. Com o uso deste sistema, os veículos podem alcançar até 20% da redução de dióxido de carbono (CO2). O software trabalha com duas vertentes: EcoRota e EcoDireção. A EcoRota calcula o melhor caminho a ser percorrido do ponto de vista ambiental (tecnologia que melhora o desempenho do motor e do veículo de forma integrada), enquanto a EcoDireção aponta para os motoristas as melhores condições de dirigibilidade.
CITROËN DOMINA – Pela segunda vez na temporada de 2010, a Citroën colocou três carros nos três primeiros lugares em uma prova do Campeonato Mundial de Rali. Em Portugal, a dupla francesa Sébastien Ogier/Julien Ingrassia obteve sua primeira vitória no WRC e subiu ao degrau mais alto do pódio ladeada pelos hexacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena, segundos colocados, e por Daniel Sordo/Marc Martí. Ogier/Ingrassia já haviam mostrado seu potencial na prova anterior, na Nova Zelândia, quando lideraram o último estágio e só perderam a prova porque se atrasaram ao sair da pista em uma curva. Em Portugal, a dupla francesa competiu sob forte pressão, não cometeu erros e chegou à primeira vitória no WRC. Eles lideraram a prova desde o primeiro dia, após uma disputa com Sordo/Martí e com Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, e depois passaram a ser pressionados por Loeb/Elena. Ogier/Ingrassia iniciaram o último dia de disputa com 21 segundos de vantagem sobre Loeb/Elena. Olivier Quesnel, chefe da equipe Citroën, ordenou: “Lutem pela vitória, mas nada de acidentes!”. E assim foi. Ogier/Ingrassia mantiveram a calma e terminaram o rali com 7.9 segundos de vantagem. “Tentamos não assumir riscos desnecessários”, resumiu Ogier ainda antes do final da prova. Mais tarde, já vitorioso, declarou: “Vencer é bom demais! Tenho que agradecer à equipe por este grande momento para mim. Estivermos muito perto de vencer na Nova Zelândia, e agora finalmente conseguimos”. O resultado colocou Ogier e Ingrassia na vice-liderança dos campeonatos de pilotos e copilotos, respectivamente. Loeb e Elena seguem líderes. Sordo/Martí completaram o pódio da Citroën em terceiro lugar. Outros dois Citroën C4 terminaram nos dez primeiros lugares: o de Petter Solberg/Philip Mills e o de Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom, em décimo. Frédéric Banzet, diretor da Citroën, não escondia a satisfação ao ver as duplas das equipes da marca nos três lugares do pódio. “Quesnel estava certo ao deixar Ogier e Loeb lutarem pela vitória. Tivemos uma boa disputa, como deve ser no esporte, e conseguimos um resultado magnífico. Estamos na frente nos campeonatos de pilotos, copilotos e fabricantes. Só posso estar contente”, comemorou.
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