quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Começa uma nova era no Mundial de Rally.


Por www.fordparatodos.com.br

No cenário branco do Rally da Suécia, que será disputado no próximo final de semana, abre-se a temporada do Campeonato Mundial com a estreia da nova geração de motores 1.6 litro turbo, que representa uma nova fase técnica na competição. Além disso, a grande atração da primeira etapa será ver os carros a 200 km/h deslizando pelo piso de neve e gelo. A principal categoria de estrada da FIA batizada de segunda geração do WRC terá, este ano, além das duas principais equipes, Citroen com o DS3 e a Ford com o New Fiesta RS WRC, a companhia da Mini e de outras cinco equipes. Novos carros, “velhos” protagonistas – como de costume, o quinteto de frente estará junto novamente: Loeb, Hirvonen, Ogier, Latvala e Solberg. Justamente no ano da evolução/revolução do rally mundial, as respostas começarão a aparecer já no próximo fim de semana e se seguirão por quase dez meses, durante as 13 etapas do WRC. Para melhorar ainda mais a divulgação e transmissão ao vivo das provas da temporada 2011, haverá câmeras de TV “on board” na maioria dos carros da categoria WRC e, pela primeira vez na história, uma prova do mundial será disputada em dois países, no caso, Suécia e Noruega. A base será a cidade de Karlstad, com o parque de serviços localizado a 85 km do aeroporto de Hagfors, na Suécia. Todavia, a maior parte da competição será disputada na Noruega, mas com início e final na Suécia, numa distância total de 2,059.89 km com 22 estágios. A Ford foi a última equipe a homologar o Novo Fiesta RS WRC com o objetivo de proporcionar a seus pilotos mais tempo de acertos e treinos para uma boa participação no Rally da Suécia. Segundo Gerard Quinn, chefe de competições da Ford Europa: “todos os envolvidos no programa estão ansiosos pela abertura da temporada e com esperanças de disputar a ponta em todas as 13 etapas do calendário”. Mesmo após o Rally da Suécia, ajustes ainda serão feitos para a especificação final do Fiesta, pois possíveis ajustes e modificações nos motores ainda poderão ser feitos até 1º de maio. “Por isso, vamos continuar o trabalho de desenvolvimento do motor e, se necessário, mudar algumas peças na ficha de homologação até a data limite", disse Quinn. Nove exemplares do Fiesta RS WRC estarão em ação no evento baseado na cidade de Karlstad, de 10 a 13 de fevereiro. Trata-se de um verdadeiro laboratório de testes ao ar livre, com exigências máximas de cada conjunto, com o objetivo de trazer para os carros de rua a necessária evolução para satisfazer a segurança e performance dos automóveis disponíveis, em breve, nas revendas da marca oval. Construir nove carros para o mundial deste ano foi um grande desafio para a Ford que contará, mais uma vez, com a experiente dupla de pilotos Mikko Hirvonen e Jarí-Matti Latvala. Ainda nesta semana a equipe realiza novos e últimos testes na Suécia.

CALENDÁRIO E PISO:

10/13 fevereiro - Suécia - Neve
03/06 março – Guanajuato, México - Terra
24/27 março – Portugal - Terra
14/16 abril – Jordânia - Terra
05/08 maio - Itália-Sardenha - Terra
26/29 maio – Argentina - Terra
16/19 junho - Acrópole-Grécia - Terra
28/30 julho – Finlândia - Terra
18/21 agosto – Alemanha - Asfalto
08/11 setembro – Austrália - Terra
29 setembro/02 outubro - França-Alsácia - Asfalto
20/23 outubro – Catalunha - Asfalto
10/11 novembro - Grã-Bretanha - Terra

Construtores – Marcas Vencedoras até 2010

1973 Renault-Alpine A110 1800
1974 Lancia Stratos HF HF
1975 Lancia Stratos HF
1976 Lancia Stratos HF
1977 Fiat Abarth 131
1978 Fiat Abarth 131
1979 Ford Escort RS
1980 Fiat Abarth 131
1981 Talbot Sunbeam Lotus
1982 Audi Quattro
1983 Lancia Rally 037
1984 Audi Quattro
1985 Peugeot 205T16
1986 Peugeot 205T16 E2
1987 Lancia Delta HF 4WD
1988 Lancia Delta Integrale
1989 Lancia Delta Integrale
1990 Lancia Delta Integrale
1991 Lancia Delta Integrale
1992 Lancia Delta HF Integrale
1993 Toyota Celica Turbo 4WD
1994 Toyota Celica Turbo 4WD
1995 Subaru Impreza 555
1996 Subaru Impreza 555
1997 Subaru Impreza WRC97
1998 Mitsubishi Lancer Evo V/Carisma GT
1999 Toyota Corolla WRC
2000 Peugeot 206WRC
2001 Peugeot 206WRC
2002 Peugeot 206WRC
2003 Citroen Xsara WRC
2004 Citroen Xsara WRC
2005 Citroen Xsara WRC
2006 Ford Focus RS 06 WRC
2007 Ford Focus RS 06/07 WRC
2008 Citroen C4 WRC
2009 Citroen C4 WRC
2010 Citroen C4 WRC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.