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A Nissan é um dos principais participantes do AutoMobili-D,
um evento inédito que acontece de 8 a 12 de janeiro simultaneamente à edição de
2017 do Salão Internacional do Automóvel de Detroit.
Carlos Ghosn, que acaba de fazer uma apresentação na edição
2017 da Consume Electronics Show (CES), a Exposição Internacional de
Eletrônicos de Consumo, em Las Vegas, vai falar sobre as tendências atuais e
futuras no campo da mobilidade – como a visão da Nissan para o futuro, chamada
de Mobilidade Inteligente da Nissan. Durante a CES, o executivo anunciou que os
veículos elétricos representarão dois terços de todos os carros em circulação
nas cidades mais populosas e de maior poder aquisitivo, até 2030. Trata-se de
um grande avanço, considerando que os veículos elétricos representaram menos de
1% das vendas mundiais em 2015.
A Nissan é uma das pioneiras na produção de veículos
elétricos, tendo introduzido o primeiro carro elétrico comercializado em grande
escala no mundo, o Nissan LEAF, em 2010. Hoje, mais de 275.000 veículos
elétricos Nissan estão circulando pelo planeta, sendo 102.000 só nos Estados
Unidos.
As baterias dos carros elétricos podem fazer muito mais do
que simplesmente conduzir o veículo, podendo também ser utilizadas como
dispositivos para armazenagem de energia. Por isso, a Nissan é uma das
principais defensoras das soluções conhecidas como "Vehicle to Home"
(do veículo para a casa), "Vehicle to Building" (do veículo para a
construção) e "Vehicle to Grid" (do veículo para a rede). A Nissan
está trabalhando com várias empresas americanas, como distribuidoras de
energia, instituições de pesquisa, fabricantes de carregadores, órgãos
reguladores e outras instituições públicas, bem como com o público em geral,
tanto em projetos de demonstração como em pesquisas avançadas.
A Nissan está bastante focada na preparação da tecnologia
"LEAF-to-Home", que deverá estar disponível nos EUA. Em funcionamento
no Japão desde 2012, o sistema permite que os motoristas usem em sua casa a
energia armazenada na bateria de um Nissan LEAF. Ao carregar a bateria do
veículo à noite, quando o preço da eletricidade é menor, e fornecendo a energia
armazenada durante o dia, o sistema permite diminuir o consumo de energia
durante os horários de pico, quando a demanda é maior e mais cara. Ele também
pode ser utilizado como fonte de energia adicional no caso de situações de emergência
e blecautes. Aproximadamente 4.000 residências estão utilizando seus veículos
elétricos para gerenciar o uso de energia domiciliar no Japão, e centenas de
carros elétricos estão fornecendo energia para edifícios tanto no Japão como na
Europa.
Em várias partes dos EUA, a Nissan está envolvida em uma
série de atividades do tipo "Vehicle to Grid" e
"LEAF-to-Home" – como parceira de longa data do Departamento de
Defesa em vários projetos associados à rede pública de energia nas bases aéreas
de Los Angeles (Califórnia), Fort Hood (Texas) e Andrews (Maryland).
Aproximadamente 30 unidades do Nissan LEAF estão sendo utilizadas nestas bases
aéreas para demonstrar a viabilidade técnica e comercial da utilização de
veículos elétricos pela rede de energia. Programas semelhantes estão sendo
implementados pela Nissan em todo o país, em parceria com universidades e
empresas de energia.
Durante a AutoMobili-D, um Nissan LEAF estará sendo
utilizado para uma atividade bem diferente – gerando energia para o funcionamento
de máquinas de refrescos (em horários específicos).
"É muito bom ter a oportunidade de mostrar o sistema
LEAF-to-Home na AutoMobili-D", comentou Brian Maragno, diretor de Vendas e
Marketing de Veículos Elétricos na Nissan. "A Nissan é pioneira na
tecnologia 'Vehicle-to-Home' e líder global na adoção da tecnologia, pois
queremos explorar o potencial deste sistema, assim como as soluções
'Vehicle-to-Building' e 'Vehicle-to-Grid' em um futuro bem próximo".
Fonte: NissanNews.com.
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