sábado, 4 de setembro de 2021

Levantamento da Mobiauto com as 13 maiores marcas do país aponta seminovos da Hyundai como os mais valorizados; Citroën tem o menor índice

 


 VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br

  Desde o início de 2021, um conjunto de fatores tem impulsionado a valorização dos carros seminovos do país, principalmente com até dois anos de uso: a alta nos preços dos zero km, que acaba também elevando as cotações dos usados, e as filas de espera de alguns modelos, provocadas pela produção reduzida em razão da falta de componentes na linha de montagem. Em uma ampla pesquisa em sua base de dados, a Mobiauto apurou que os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, modelos 2021, proporcionaram uma valorização média – entre janeiro e agosto deste ano – de 15,97%.

“O levantamento é vital para o consumidor brasileiro, uma vez que a alta geral nas cotações dos seminovos pode causar certa ilusão. Você comprou o carro em janeiro por R$ 50 mil e, hoje, ele vale R$ 55 mil. Só que isso representa somente 10% de alta, enquanto o mercado total subiu cerca de 16%. A Mobiauto, de forma independente e sempre atenta a orientar o comprador, descobriu que 8 marcas, das 13, estão acima dessa média”, explica o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.

Um dado interessante é que das cinco marcas melhor posicionadas no ranking, somente a Fiat (4ª colocada no geral, com 18,20%) pertence ao tradicional grupo das marcas pioneiras no país, junto com VW (7ª posição, 16,80%), Chevrolet (8ª, 16,70%) e Ford (10ª, 13,60%), sendo esta última a única a se colocar abaixo da média geral. 

Para o consultor da Mobiauto, a ótima performance da marca de origem sul-coreana mostra o quanto o consumidor brasileiro está exigente, pois retrata a receptividade do público a uma das montadoras que mais investiu no segmento de compactos nos últimos anos, posicionando seus principais modelos sempre entre os mais vendidos. “Carro que vende bem zero km também costuma ter boa performance como seminovo”, salienta Castro Jr. Ele destaca o fato de a Hyundai, além do line-up constantemente atualizado, tem trabalhado muito bem o pós-venda. “Além de dar 5 anos de garantia, a marca trabalha com cesta de peças de reposição com preços competitivos e tem erguido a fama de produzir carros confiáveis. Repare que ela desbancou até as duas tradicionais marcas japonesas, que são Honda e Toyota, nos índices de valorização”.

A start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2020, transformando-se em um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, resolveu destacar apenas essas 13 marcas por serem responsáveis por mais de 95% dos emplacamentos do país. Caso tivesse incluído marcas premium, que atuam no mercado com volumes menores, mas tickets médios bem mais altos, a pesquisa teria médias distorcidas.

Abaixo, você confere a lista das 13 marcas pesquisadas pela Mobiauto e seus respectivos índices de valorização entre janeiro e agosto de 2021, lembrando que a média geral é de 15,97%.

Hyundai                    20,20%
Honda                       19,10%
Toyota                      18,50%
Fiat                             18,20%        
Nissan                       18,00%
Jeep                           17,30%
Volkswagen             16,80%
Chevrolet                 16,70%        
CAOA Chery             14,60%        
Ford                           13,60%
Renault                     13,30%        
Peugeot                    10,90%
Citroën                      10,40%

 
Fonte: e-Pincigher Comunicação Corporativa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.