terça-feira, 11 de outubro de 2022

Quais as picapes mais e as menos valorizadas de 2022?

 

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 Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto realizou uma pesquisa em sua base de dados nesta semana para verificar o comportamento de preços das picapes de médio/grande porte do Brasil.

A equipe de Estatísticas da Mobiauto encontrou um resultado curioso: dos sete modelos verificados no levantamento (Chevrolet S10, Fiat Toro, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e VW Amarok), cinco deles colocaram versões entre as dez mais valorizadas e as dez mais depreciadas do país – as exceções foram a Amarok e a Ranger. Em outras palavras: comprar uma picape seminova (2020 e 2021) no mercado brasileiro pode significar um mau ou um bom negócio – vai depender da versão escolhida.

“Esse tipo de minúcia só aparece quando você possui um banco de dados gigantesco para apurar as ofertas e as demandas, mas principalmente quando você utiliza a inteligência de um time de Estatística para interpretar o comportamento do mercado. Estou muito orgulhoso do nosso time. Imagine o que essa pesquisa vai ajudar a orientar os donos de picapes”, revelou Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

A Mobiauto, recém-incorporada ao menu corporativo do Banco Pan, utilizou sua base de dados para pesquisar as unidades seminovas (modelo 2020 e modelo 2021) dessas picapes, apanhando as cotações médias de versões a diesel e flex apuradas entre junho e agosto de 2021 versus o mesmo período desse ano. Na média geral, as caminhonetes valorizaram 3,47% em um ano.

O mais curioso após a aferição das variações de preços foi, de fato, a presença de algumas versões de S10, Toro, L200, Frontier e Hilux entre as mais valorizadas e as que mais perderam cotações. E isso nem está relacionado diretamente ao combustível. A S10 a gasolina tem uma versão, a 2.8 CTDI LT 4WD Cabine Dupla, modelo 2021, que foi a quinta picape que mais valorizou no país, com alta de 9,37% em um ano. Em compensação, a 2.5 ECOTEC SIDI LTZ 4WD Cabine Dupla 2020 anotou o quinto pior resultado de toda a pesquisa, com queda de 2,35%. Veja a lista das 10 mais valorizadas: 

“Se entrarmos no detalhe do comportamento de preços de cada picape que mais valorizou, e as que mais perderam preços, vamos encontrar vários motivos: algumas versões tiveram vendas acentuadas para frotistas, que acabaram despejando grandes volumes de seminovas de uma só vez – e isso reduziu os preços. Para explicar as altas, eu diria que a falta de modelos zero km acentuou a valorização de outras versões, o que explica os percentuais mais elásticos. O fato é: o comprador precisa consultar nossa tabela e apurar caso a caso as versões que são os melhores negócios”, opinou o CEO da Mobiauto. Veja as que mais depreciaram no último ano.

De uma forma geral, apanhando a média de valorização de todas as versões, a Toyota Hilux 2020 flex sagrou-se vencedora: 10,69% de alta no último ano. Mitsubishi L200 Triton a diesel e Chevrolet S10 flex, ambas 2021, aparecem em seguida, praticamente empatadas: 8,60% e 8,59%, respectivamente. 

Veja todos os dados na tabela em anexo.


Fonte: eduardopincigher@hotmail.com



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