segunda-feira, 30 de junho de 2014

Goodyear comemora 170 aniversário da patente de vulcanização da borracha de Charles Goodyear


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Goodyear do Brasil – Relações Públicas

A Goodyear, umas das maiores fabricantes de pneus do mundo, comemora durante o mês de junho o 170o aniversário da patente de vulcanização da borracha de Charles Goodyear. Frank Seiberling, fundador da Goodyear, deu o nome “Goodyear Tire & Rubber Company” à empresa de pneus em homenagem ao inventor.

Em 15 de junho de 1844, Charles Goodyear recebeu uma patente pela sua revolucionária invenção. A descoberta aconteceu por acaso, quando Goodyear deixou acidentalmente exposta ao calor uma mistura de borracha com enxofre e chumbo. Ele notou que a borracha sem tratamento derretia no verão e congelava a ponto de se tornar sólida no inverno. O inventor então nomeou o processo de vulcanização, em homenagem a Vulcano, o antigo deus romano do fogo.

Sua patente afirma que a borracha "terá alteradas suas qualidades de forma a não ficarem amolecidas pela ação do raio solar ou do calor artificial ... nem serão deterioradas pela exposição ao frio." Charles Goodyear morreu em 1860, mas o processo de vulcanização ainda é utilizado e foi adotado por todas as grandes companhias de borracha e por muitos fabricantes de produtos de borracha.

Para outras informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.