segunda-feira, 21 de julho de 2014

Porsche investe 150 milhões de euros no centro de desenvolvimento de Weissach


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Porsche Latin America, Inc.

Na presença de Winfried Kretschmann, o Primeiro Ministro de Baden-Württemberg, e do Dr. Wolfgang Porsche, o Presidente do Comitê de Supervisão da empresa, a Porsche AG inaugurou oficialmente três novos edifícios no centro de desenvolvimento de Weissach, marcando a conclusão do maior projeto de investimento da história do centro. Os novos edifícios, que incluem o estúdio de projetos com instalações para construção de carros conceito, um túnel de vento aeroacústico e o centro de integração eletrônica, determinam novos padrões a serem seguidos no desenvolvimento avançado de veículos “projetados e desenhados em Weissach”.

Puro espírito inovador da Suábia

“Weissach agora representa, mais do que nunca, a mais avançada experiência em engenharia alemã e o puro espírito inovador da Suábia”, afirmou Matthias Müller, Presidente da Diretoria Executiva da Porsche AG, durante a inauguração. “A engenharia inteligente dá origem ao sucesso não apenas na fabricação de veículos motores, mas também na arquitetura.

Isso é mostrado por estes novos edifícios: aqui nossas criativas pessoas a cargo do desenvolvimento conseguem colaborar ainda mais profundamente do que antes”, afirma Müller.“Eles dizem, você sabe, que Baden-Württemberg é um estado de pensadores e inventores, e Mönsheim e Weissach deixam claro que isso não é apenas um ditado”, acrescenta o Primeiro Ministro Kretschmann. “Os negócios nesta região sabem que para poderem sobreviver no concorrido mercado mundial você precisa manter uma liderança tanto tecnológica como em engenharia. É esse o objetivo do centro de desenvolvimento de Weissach e para isso, Baden-Württemberg, que abriga tecnologia de última geração, oferece uma infraestrutura ideal”.

O centro de pesquisa e desenvolvimento já se destacou no setor no passado, sendo o fabricante de carros esportivos sediado em Stuttgart a única empresa no setor a reunir toda área de pesquisa e desenvolvimento em um único local: desde o conceito até o desenvolvimento do carro de produção (desde os primeiros esboços até o sistema de motor e transmissão, carroceria, chassi, parte elétrica e eletrônica), incluindo provas nos circuitos em asfalto e off-road do próprio centro. Isso também destaca a força que Weissach proporciona ao grupo Volkswagen. Assim como os outros dois centros de desenvolvimento principais sediados na Alemanha em Wolfsburg e em Ingolstadt, Weissach está a cargo da estrutura e tecnologia fundamentais que também são usadas nos carros da marca irmã.

Transparência máxima

O novo estúdio oferece à equipe de projetistas as condições ideais para todo o processo de criação da parte externa e interna dos veículos da Porsche. Desde a primeira visão até a sua forma acabada, todos os carros esportivos são criados em apenas um local. A disposição arquitetural do novo estúdio facilita um nível máximo de transparência e comunicação e fortalece a interação entre as disciplinas de “Preparo” e “Análise de fluxo”, cujas equipes trabalham com os projetistas no mesmo complexo de edifícios.

Diretamente ao lado do estúdio se encontra o “novo túnel de vento”. Essa proximidade ajuda na colaboração diária e reduz a duração dos ciclos de tempo entre o projeto e o desenvolvimento aeroacústico. Neste processo, os especialistas utilizam o túnel de vento em diversas aplicações, desde os momentos iniciais do desenvolvimento do projeto de carros conceito até testar veículos que estão completamente prontos para produção. O edifício e o equipamento do túnel de vento representam o maior elemento individual do investimento de 150 milhões de euros do fabricante de carros esportivos nesta localidade. Os principais objetivos do novo túnel de vento incluem obter aerodinâmica com mais eficiência de energia, uma segurança de monitoração ainda maior e um conforto ainda maior durante a viagem para as futuras gerações de veículos. Com o “novo túnel de vento” no centro de desenvolvimento de Weissach, a Porsche mais uma vez está fazendo uma valiosa contribuição ao desenvolvimento avançado e ecológico de veículos.

Arquitetura que realça o processo


O centro de integração eletrônica (EIZ), que se encontra imediatamente ao lado, reúne em um único local o trabalho das pessoas encarregadas do desenvolvimento na Porsche, nos campos de parte elétrica e eletrônica, facilitando assim uma interação perfeita de todos os componentes do veículo. Os departamentos de parte elétrica e de eletrônica antes estavam distribuídos entre doze edifícios diferentes na fábrica de Weissach. Essa disposição, que evoluiu com o passar do tempo conforme a quantidade de peças eletrônicas nos carros aumentou, demonstrou ser um verdadeiro obstáculo ao desenvolvimento rápido enquanto as funções dos veículos se tornavam cada vez mais complexas. A arquitetura inteligente do edifício, que ajuda no processo de desenvolvimento, agora faz com o EIZ seja um verdadeiro acelerador da inovação.

Centro de desenvolvimento de Weissach da Porsche

O centro de desenvolvimento da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG em Weissach (perto da cidade de Stuttgart, Alemanha) tem significado desenvolvimento inovador e inteligente de veículos por muitas décadas. Desde 1971, a empresa tem desenvolvido nesse local os carros esportivos do futuro, que agora saem da linha de montagem nas fábricas de Zuffenhausen, Leipzig e Osnabrück e são vendidos em mais de 125 mercados por todo o mundo. A pista de provas em Weissach no distrito de Böblingen tem sido usada desde 1962. Como resultado da ampliação do centro de desenvolvimento, os três novos edifícios agora se encontram no limite do município de Mönsheim, no distrito de Enzkreis. Mais de 6.000 funcionários, tanto da Porsche (4.500) como de empresas parceiras (1.500), atualmente trabalham no centro nos setores de desenvolvimento, automobilismo, compras e área de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.