terça-feira, 10 de junho de 2014

Citroën faz história mais uma vez no Mundial de Carros de Turismo


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 Por CITROËN DO BRASIL - RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

 A Citroën continua a fazer história no Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Desta vez, além de sair de mais uma rodada dupla com ambas as vitórias, viu seu piloto Ma Qing Hua ser o primeiro chinês a vencer uma corrida de uma competição global da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Essa histórica conquista foi obtida em Moscou, na Rússia, no primeiro fim de semana do piloto asiático no WTCC.

A primeira corrida foi vencida pelo argentino José-María López, que também pilota um Citroën C-Elysée WTCC. O líder do campeonato, pole position, tomou as decisões corretas e, por fora na primeira curva, conseguiu posicionar-se à frente de Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro. O português, porém, perdeu posições, e Tarquini e Sébastien Loeb começaram a lutar pela segunda colocação. Yvan Muller não perdeu tempo e também ultrapassou Monteiro para tornar-se o quinto colocado. López correu, então, para vencer pela quarta vez nesta temporada. Os franceses Loeb e Muller obtiveram a terceira e a quarta posições, sendo que Muller alcançou essa colocação por ter ultrapassado Tom Chilton na última volta. Ma Qing Hua, que havia largado em nono, concluiu sua primeira prova no WTCC em sexto.

O chinês foi o grande destaque da segunda prova. Por causa da regra da inversão dos dez primeiros colocados do primeiro grid para a segunda corrida, Ma Qing Hua largou em segundo, mas chegou à primeira curva em terceiro, atrás de Valente e Michelisz. Yvan Muller fez uma excelente largada, mas rodou ao ser acertado por outro carro e concluiu a primeira volta em nono, imediatamente atrás de Loeb. López enfrentou problemas relacionados ao câmbio e teve de abandonar a disputa. Rapidamente começou uma batalha entre Michelisz e Ma. Os dois pilotos travaram um belo duelo, e o da Citroën conseguiu levar a melhor. Valente teve de cumprir uma punição pelo fato de sua equipe não ter colocado a tempo suas rodas quando estava no grid. Yvan Muller foi, então, outro grande nome da prova, recuperou-se e, em segundo, ajudou a Citroën a obter mais uma dobradinha nesta temporada. Loeb ultrapassou Michelisz na última curva e foi o quinto colocado.

O chefe de equipe da Citroën, Yves Matton, comemorou o fato de já ter sido cumprido um objetivo: “Antes do início da temporada, defini como meta para a equipe vitórias dos quatro pilotos. Agora já a atingimos. A primeira conquista de um chinês em um campeonato mundial da FIA é um momento histórico e tende a fazer crescer o interesse da China pelo automobilismo e, em particular, pelo WTCC. Foi um fim de semana realmente muito bom para nós”.

Ma Qing Hua dedicou a vitória aos integrantes da Citroën: “Gostaria de agradecer a cada membro da equipe por fazer de tudo para que eu pudesse progredir rapidamente. Não foi fácil chegar aqui no meio do campeonato, e todos trabalharam intensamente para me ajudar a estar preparado para essa tarefa. Espero que eu possa continuar com esse mesmo estado de espírito aguerrido no futuro”.

López celebrou o fato de, apesar de um abandono, ter saído de Moscou com os mesmos 41 pontos de vantagem sobre o vice-líder. “Foi, então, um fim de semana positivo para mim”, afirmou. Muller se disse frustrado com o tempo que ele obteve na classificação: “Mas consegui limitar o dano ao marcar tantos pontos (30) quanto López. E foi uma pena eu tersido acertado por outro piloto no início da corrida dois, já que eu poderia tê-la vencido. Precisaria de mais voltas para tentar ultrapassar Ma”. Loeb considerou “boa” aterceira posição da primeira prova e “não ideal” a quinta colocação da segunda, mas valorizou os “pontos valiosos”.


Os dez primeiros da primeira corrida:
1º José-María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC)
3º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
4º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
5º Tom Chilton (Chevrolet RML Cruze TC1)
6º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
7º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
8º Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1)
9º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
10º Rob Huff (Lada Granta 1.6T)
Volta mais rápida: José-María López, 1:40.148

Corrida dois:
1º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Mehdi Bennani (Honda Civic WTCC)
4º Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1)
5º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
6º Tom Chilton (Chevrolet RML Cruze TC1)
7º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
8º Gianni Morbidelli (Chevrolet RML Cruze TC1)
9º Hugo Valente (Chevrolet RML Cruze TC1)
10º René Munnich (Chevrolet RML Cruze TC1)
Volta mais rápida: Hugo Valente, 1:40.742

Mundial de Pilotos:
1º José-María López, 209 pontos
2º Yvan Muller, 168 pontos
3º Sébastien Loeb, 161 pontos
4º Tiago Monteiro, 105 pontos
5º Gabriele Tarquini, 96 pontos
12º Ma Qing Hua, 33 pontos


Mundial de Construtores:
1º Citroën Total, 502 pontos
2º Honda, 333 pontos
3º Lada, 165 pontos

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