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Quem vê a pintura e os cromados reluzentes do Ford Tudor 1930 certamente não imaginará o seu passado de abandono e ferrugem. Resgatado há 7 anos e devolvido à velha e boa forma, o exemplar será um dos 40 carros em exposição no Parque Automotivo Temático Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro de 2025. Confira os detalhes da sua restauração.
Depois de adquirida em Minas Gerais, essa versão do Model A foi levada para Concórdia, cidade localizada no Oeste de Santa Catarina, a 480 km da capital Florianópolis. A odisseia teve início em janeiro de 2018, mobilizando os irmãos William e Ricardo Matiolo, sócios da Matiolo Mecânica & Restauração, e mais 12 colaboradores. Quando chegou à oficina, o estado do Tudor era simplesmente deplorável. “O carro estava todo enferrujado e não andava. Além disso, faltavam 60% das peças”, lembra William Matiolo. O dono do veículo, o empresário e historiador Ronei Weber, foi diversas vezes ao exterior garimpar parte dos componentes necessários. “Todas as peças cromadas vieram dos Estados Unidos, como colete do radiador, faróis, faroletes, lanternas traseiras, tampa de tanque, maçanetas de porta, máquinas de vidro, velocímetro, marcador de combustível, buzina e volante, entre outras”, enumera Ronei. Felizmente, foi possível achar algumas peças antigas também no mercado nacional, pois esse segmento registra expressivo crescimento no Brasil, tornando menos árdua a vida de quem deseja restaurar um carro pré-guerra.
A parte mecânica estava em melhor estado, mas mesmo assim foi
necessário retificar motor e transmissão. A equipe não poupou esforços
para realizar um trabalho meticuloso nos mais singelos detalhes.
“Fizemos a restauração padrão: o carro foi totalmente desmontado e
jateado. As peças que puderam ser reutilizadas foram recuperadas para
manter o maior índice de originalidade possível”, recorda William.
A
nova pintura seguiu a cor original vermelho Blueberry, um tom de marrom
avermelhado que valoriza as linhas do carro. Todo o processo de
recuperação levou apenas 12 meses, um prazo recorde em se tratando de
uma restauração com esse nível de complexidade. “A qualidade final do
carro é excepcional, o nível é altíssimo. Devido às evoluções de
pintura, tratamento anticorrosão e tecnologia de fabricação das peças, o
Ford Tudor hoje está em melhor estado do que quando saiu da fábrica, há
quase 100 anos”, garante William.
Visual moderno e bom desempenho
O Ford Tudor foi um dos sedãs mais populares da linha Model A. O nome Tudor vem da expressão em Inglês “two-door”, ou seja, duas portas. Com uma carroceria fechada e espaço para até 5 passageiros, destacava-se pelo visual moderno, linhas arredondadas e ótimo custo-benefício.
Como os demais modelos da Ford, tinha um bom desempenho para encarar tanto as estradas de chão quanto as ruas asfaltadas, bastante escassas naquela época. O valente motor de 4 cilindros 3.3 litros gera 40 cv de potência, atuando em conjunto com o câmbio manual de 3 marchas. “Uma interessante curiosidade é que o Tudor foi um dos primeiros carros acessíveis a contar com vidros laterais retráteis, um verdadeiro luxo para a época. Também oferecia razoável isolamento térmico e acústico, o que o tornava uma escolha prática para quem podia investir um pouco mais que no modelo Phaeton”, revela Ronei Weber, que está finalizando, inclusive, um livro que conta toda a história do Ford Model A. Este carro hoje encontra-se em Gramado, onde Ronei mora com a esposa, Andréia, e os filhos.
O Ford Tudor poderá ser visto ao vivo e em cores de 22 a 24 de agosto, durante a Expoclassic 2025, em Novo Hamburgo. Graças à parceria com o Veteran Car Club Novo Hamburgo, o Model A Village terá um estande para divulgar o empreendimento. Siga o perfil no Instagram @modelavillage.
Fonte: Assessor de Imprensa do Parque Automotivo Temático Model A Village – Nova Petrópolis (RS)
adair.santos.rs@gmail.com
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