Por Tiago Songa
Fotos Assessoria de Imprensa
Acabou no dia 21 de Abril, a XV edição do maior encontro de carros antigos da América Latina, o Encontro Paulista de Autos Antigos, na cidade de Águas de Lindóia. Mais de 400 veículos estiveram expostos no gramado da praça Adhemar de Barros concorrendo à premiação dos melhores de cada categoria. Outra parte do evento que também chamou muito a atenção foi a área de veículos antigos para venda, que neste ano contou com cerca de 300 veículos que aguardavam a mudança de dono. Também fazendo parte da programação do evento, o Rally da Federação Brasileira de Veículos Antigos aproveitou para estrear sua 1ª Etapa (das 4 programadas) com a participação de quase 30 veículos antigos.
O preço do dólar convidativo trouxe ao Encontro Paulista uma mostra de que alguns modelos, antes raros no país, estão chegando cada vez em maior número para aumentar nossa frota de antigos. Isso é bom para quem sempre sonhou com uma raridade e, de certa forma, ruim para quem já possuía uma na garagem, pois com a desova de alguns modelos a demanda no mercado passa a ser mais viável que as propostas de procura, assim, modelos como o Corvette deixarão de ser raridades se levarmos em conta as 18 expostas no evento. Quem também bateu o número de Fuscas expostos foi a Cadillac, com 26 unidades entre exposição e venda. Mas a medalha de ouro no quesito “mesmo nome” ficou com o Ford Mustang que levou nada menos que 30 unidades expostas no Encontro.
Como acontece em todos os eventos, a premiação dos veículos expostos é tratada como o ponto alto do evento e são separadas em duas partes: A premiação dos modelos modificados, chamados no Brasil de Hot Rods,e a premiação dos melhores originais. Na premiação dos Hot’s o veículo escolhido como o “The Best” do evento foi o Ford 1932 que homenageia o saudoso mago da transformação americana Boyd Coddington, morto em 2008. O belo trabalho de personalização ficou por conta do customizador da cidade de Santo André, Donizete Costa Longa. Já na aguardada premiação dos originais, o Melhor Nacional do evento ficou com o FNM Onça, de 1966, sendo uma das 3 unidades conhecidas das 5 (ou 6) fabricadas pela Alfa Romeo (FNM) nos anos 60. O “Best in Show” ficou com o Cord 910, de 1936. Um clássico desejado em qualquer parte do mundo por várias inovações além de ser o primeiro veículo em série do mundo com sistema de transmissão dianteira e câmbio semi-automático “à vácuo” com acionamento à dedo, isso em 1936 !!!
Realizado desde 1996 o Encontro Paulista de Autos Antigos é promovido pela Sociedade Paulista de Autos Antigos e trás cerca de 250 mil pessoas visitantes ao evento. Nesta edição de 2010, cerca de 400 veículos estiveram expostos nos gramados da praça Adhemar de Barros e outros 300 estavam dispostos a venda. A feira de peças, também tradicional, reuniu cerca de 250 stands de vendedores vindos das mais distantes regiões do país, inclusive da Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.