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Quem deseja ter uma picape média na
garagem, quer que o veículo entregue o melhor em capacidade,
equipamentos, conforto a bordo e tudo aquilo que pode proporcionar ao
cliente. E a força bruta no fora-de-estrada? Claro que não pode ficar de
fora. Pensando nisso, a Ford promoveu, desde o final de setembro, a
Expedição Ford Ranger, com direito a test-drives na nova geração do
modelo.
No dia 15 de
novembro, feriado da Proclamação da República, a caravana parou em
Belém, e todos os caminhos levavam à fazenda Hípica Vitória, entre os
municípios de Benevides e Santa Isabel do Pará. Tendo o apoio da
concessionária Fênix, foi a chance de ouro de conhecer de perto e testar
as mais variadas versões da nova Ranger, entre oito unidades
disponíveis e pertencentes a frota de marketing da Ford.
A
programação da Expedição Ford Ranger em Belém durou o dia inteiro, e
contou com a presença de centenas de clientes, seus familiares e
entusiastas de picapes, e durante o evento, houve café da manhã, almoço
com churrasco, música ao vivo, DJ, brincadeiras para a criançada e
passeio a cavalo no circuito de hipismo. E claro, teve test-drive na
nova Ranger, dentro das instalações da fazenda, passando por canavial e
estradas vicinais de terreno acidentado.
“A
nova Ranger é um divisor de águas no segmento de picapes e criamos um
programa igualmente grandioso para marcar o seu lançamento. Queremos
oferecer aos amantes de picapes uma experiência única, em que eles
poderão conhecer a robustez e o desempenho da picape mais desejada do
mercado em seu ambiente natural. Vamos percorrer os quatro cantos do
Brasil até o primeiro semestre de 2024 e desbravar trechos desafiadores
em todos os tipos de terreno. Sem dúvida, é um evento que vai ficar na
história de todos os participantes”, disse Marcel Bueno, diretor de
Marketing da Ford, ainda na ocasião do lançamento do evento.
A
Expedição Ford Ranger percorreu, em 2023, mais de 11 mil quilômetros em
treze cidades, com previsão de ter realizado mais de 1.500 test-drives
na nova Ranger. Palmas, no Tocantins, prevista para ser a última cidade
do roteiro, teve a etapa adiada para o ano que vem. Agora você quer
saber como a picape se saiu na minha avaliação? Acompanhe a seguir.
Nova Ranger sobe a régua e evolui em todos os sentidos
Dentro
da passagem da Expedição Ford Ranger por Belém, Ver-o-Carro teve a
chance de realizar três testes na nova geração da Ranger: um na XLS 2.0
4x4, outro na XLS 3.0 V6 e outro na top de linha Limited. E já dou um
spoiler: todas são surpreendentes.
Começo
pela XLS com o bloco 2.0, o menor já usado pela Ford no modelo. Mas
isto não se traduz em desempenho aquém: emprestado da van Transit, tem
170 cv/41,3 kgfm, e trabalha com um câmbio automático de seis marchas,
contra dez do comercial. Em nossa avaliação, agradou pela boa arrancada
ao mínimo toque do acelerador e pelo conjunto de suspensão, que atuou
bem no solo nada amigável das estradas da fazenda, sem sacolejar
bastante dentro da cabine. Mesmo sendo a versão de entrada para o
público em geral (lembrando que a XL é somente para frotistas), é bem
equipada: multimídia de 10” vertical, carregador de celular por indução,
piloto automático, painel digital de 8”, saídas de ar para os bancos
traseiros e tração 4x4 sob demanda com bloqueio do diferencial, para
dizer alguns. Itens que fazem a diferença, seja para uso no trabalho ou
no dia a dia.
Elevando o
sarrafo, as outras duas opções com motor 3.0 V6 de 250 cv/61,2 kgfm a
deixam ferozes, seja dentro ou fora do asfalto. O novo propulsor maior
faz a nova Ranger ganhar mais destaque entre seus pares do segmento
médio, por ter cabeçotes em alumínio e alta pressão nos bicos injetores,
com máximo desempenho. Outra diferença que me cativou foi vir equipada
com freio de estacionamento eletrônico com autohold, tração 4x4 com
opção automática (4A, que distribui o torque sob demanda entre os eixos
dianteiro e traseiro) e alavanca de câmbio E-shifter, em formato
joystick. Se a transmissão estiver na posição D, o cinto de segurança
for desfivelado e a porta aberta, vai automaticamente para a posição P.
Na pista, não fez feio: motor bem responsivo e com entrega de potência e
torque logo em baixas rotações.
Em
comum a ambas, fiquei surpreso com o excelente nível de acabamento, sem
imperfeições no encaixe das peças, e pelo bom isolamento acústico,
garantindo um silêncio a bordo exemplar. Um santuário sobre rodas! Em
recheio, a XLS V6 traz a mesma fartura da 2.0, mas a Limited com pacote
opcional (testada aqui) carrega a mais painel digital de 12,4”,
multimídia de 12”, rodas de liga-leve aro 20, assistentes de condução,
câmera 360°, seis modos de condução e navegador off-road. Toda a
inovação que a Ford Ranger trouxe nesta nova geração tem seus resultados
nas vendas: em outubro, emplacou 2.591 unidades, pondo-a na
vice-liderança mensal.
Iveco lança caminhão urbano Daily com câmbio automático Hi-Matic
O
início deste tópico parece contraditório, porque estaria
desconsiderando a Ford Transit e transmissão de dez marchas emprestada
do Mustang. Mas não. A diferença é que o americano é montado no Uruguai,
ao contrário do italiano, com produção em Sete Lagoas (MG). Aos 45 anos
no mercado, a Iveco Daily ganha nova opção, para quem preza conforto ao
rodar na cidade: a 35-180 Hi-Matic, único com câmbio automático e que
pode ser dirigido por motoristas de CNH categoria B.
Em
dois anos de desenvolvimento, mais de 500 mil quilômetros foram rodados
em testes de desenvolvimento do novo caminhão comercial leve, e traz o
motor FPT F1C de 180 cavalos, junto a transmissão ZF de oito marchas,
cujas trocas são executadas a cada 2 milésimos de segundos, e atende a
aplicações de 3,5 a 7 toneladas. Além do mais, conta com as funções Eco
Mode (com comportamento alinhado ao desempenho na melhor condição de
consumo, e tem opção de trocas manuais), Kick Down (dá mais desempenho
nas ultrapassagens, e está apenas no pedal do acelerador) e Creep Mode
(ideal para pequenas manobras, como estacionar em docas e balizas de
vagas).
O Daily Hi-Matic
vem com um ano grátis de Nexpro Connect, uma plataforma de conectividade
que oferece ferramentas muito importantes no que diz respeito à gestão
de frotas, manutenção e serviços para os clientes. As vendas iniciam em
dezembro.
EXPRESSO MOTORIZADO
• R$ 93.990. Esse é o preço da Live Pack com motor 1.6, a nova versão a integrar a linha Citroën C3,
passando a ser o carro automático mais barato do Brasil. Chega com o
mesmo rol de itens de série, incluindo direção elétrica,
ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, controle de
estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e multimídia de
10”, acrescentando rodas de liga-leve aro 15 e bancos dianteiros com
apoios de cabeça ajustáveis.
• Faltam peças de reposição
e sobram reclamações. É o dilema que aflige oficinas mecânicas e
seguradoras, cujo resultado é o atraso na entrega dos carros aos
clientes. Segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais
(FenSeg), de janeiro a agosto, 235 mil carros se acidentaram, e deste
total, 7% sofreram atraso de peças por parte das montadoras.
Para-choques, faróis, porta e painel são os itens mais escassos. E isto
pode impactar no preço futuro dos seguros.
• Como abrimos a coluna falando da Expedição Ford Ranger,
a picape é novamente assunto nesta nota. A americana lança aos seus
consumidores a nova linha de acessórios originais, composta de capotas
marítimas e rígidas, suportes, pneus off-road, snorkel, protetores e até
barraca de camping. O portfólio conta com cerca de trinta itens.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
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