segunda-feira, 21 de julho de 2025

Quais são os diferentes tipos de juntas e suas respectivas finalidades?

 

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Motores a combustão são dispositivos complexos, constituídos por centenas de componentes, que precisam operar em perfeita sincronia para garantir um funcionamento eficiente e seguro. Entre eles, estão as juntas, responsáveis por garantir a vedação entre diferentes partes do conjunto mecânico e evitar vazamentos que comprometam o desempenho, a segurança e a durabilidade do sistema. A TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora e referência no mercado de reparação automotiva, é um dos principais fornecedores de juntas para o segmento de reposição. Marlon Silva, coordenador técnico, apresenta suas diferentes modalidades e aplicações.

Quais são as diferentes juntas de um motor?

As juntas desempenham um papel essencial ao garantir a vedação entre componentes do motor que estão em constante interação. Devido às variações intensas de temperatura e pressão durante o funcionamento, o motor passa por ciclos de expansão e contração térmica. Isso faz com que suas peças se movimentem, se ajustem e se afastem umas das outras. Nesse cenário dinâmico, as juntas asseguram que não haja vazamentos, mesmo diante das deformações naturais dos materiais envolvidos. Como o motor sofre forças e tensões de todas as direções, as juntas são aquecidas, resfriadas e friccionadas. Uma junta fria reage de forma diferente de uma aquecida, assim como seu comportamento muda conforme a pressão exercida sobre ela.

“Essa condição exige que as juntas apresentem alta resistência, já que operam sob condições extremas de temperatura, pressão e contato com fluídos. Por isso, são fabricadas com materiais de elevada robustez, como diferentes ligas de aço, grafite e fibras sintéticas de alta durabilidade.”, comenta Marlon Dias. Instaladas em diferentes pontos do motor, cada uma exerce uma função específica, contribuindo para o desempenho e o funcionamento ideal do conjunto. São elas:

Junta do cabeçote 

Instalada entre o bloco e o cabeçote do motor, tem por finalidade garantir a vedação entre ambas as partes e evitar o vazamento de líquidos e gases, que podem comprometer a compressão, a eficiência térmica, o desempenho e a vida-útil do motor. Podendo apresentar diferentes composições, as versões mais modernas são confeccionadas com a tecnologia MLS (Multi-Layer Stell), que consiste na composição por múltiplas camadas de aço inoxidável ou laminado, combinada com o uso de elastômeros, que asseguram uma vedação mais eficiente mesmo sob grandes variações de temperatura e pressão. Uma boa junta do cabeçote deve suportar temperaturas de até 300°C e pressões correspondentes a 200 bar, além de tolerar o contato com óleo, combustível e aditivos, sem sofrer alterações. 

Junta da tampa de válvula  

Localizada entre a tampa de válvula e o cabeçote. Tem por função garantir a vedação dessa conexão e evitar a perda do óleo lubrificante que circula pelo conjunto de comandos, tuchos e válvulas.  

Junta do cárter de óleo 

Fica abaixo do bloco do motor, inserido entre ele e o cárter de óleo. O óleo fica no cárter quando o motor está desligado e retorna a ele durante o funcionamento. Daí, a importância da junta, que assegura a manutenção do óleo e da lubrificação dos componentes, quando em funcionamento.

Junta do coletor de admissão 

Vedam o coletor de admissão ao cabeçote do motor e podem ser construídas em peça única, com relevos e cordões de vedação ao redor de cada abertura. Devem resistir à ação de óleos, combustível e líquido de arrefecimento. Em caso de falha na vedação pode haver vazamento do líquido do radiador, que pode levar ao superaquecimento e à pane do motor. “Outro tipo de falha ocorre na porta do coletor de admissão, que é um vazamento de vácuo que pode causar funcionamento irregular, aumento do consumo de combustível e o acendimento da luz de verificação do motor”, acrescenta Marlon Dias. 

Os sucessivos ciclos de expansão e contração, provocados pelas condições severas de temperatura e pressão desgastam as juntas, que perdem sua condição original e eficiência operacional ao longo do tempo. Portanto, assim como com os demais componentes, se faz necessário a manutenção preventiva e a substituição desses componentes, sempre que necessário. “Prevenir vazamentos é cuidar da saúde e da durabilidade do motor. Para isso, uma boa vedação significa preservar o desempenho, evitar falhas graves e prolongar a vida útil de todo o sistema”, conclui Marlon Dias.

 
Fonte: Takao - Atendimento à Imprensa / Grupo Printer Comunicação

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