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As
dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas
Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de
10.206 unidades, anotaram em junho último queda em suas vendas de 10,9%
ante maio, quando foram comercializadas 11.457 unidades. Comparado a
junho de 2024, o aumento é de 28%: 10.206 unidades contra 7.976
veículos.
No acumulado de 2025, veículos
importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 60.042
unidades, 31,3% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas
45.743 unidades.
Os dados de emplacamento de veículos
eletrificados no período de janeiro a junho continuam expressivos: os
55.539 veículos eletrificados a Abeifa respondem por 48,7% do mercado
interno total de 114.081 unidades emplacadas.
Em junho último, com 10.206 unidades
licenciadas (importados + produção nacional), a participação das
associadas à Abeifa foi de 5% do mercado total de autos e comerciais
leves (202.164 unidades). As 60.042 unidades emplacadas nos primeiros
seis meses do ano mantiveram marketshare de 5,3% do total de 1.131.330
unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.
Perspectivas mantidas –
Embora a taxa de juros esteja elevada e, por consequência, tornando-se
um fator inibidor de aquisição de veículos zero km, o presidente da
Abeifa, Marcelo Godoy, acredita que, diante dos resultados obtidos no
primeiro semestre do ano, “devemos superar em 2025 a marca de 120 mil
unidades emplacadas, algo próximo de 15% mais em relação às quase 105
mil unidades de 2024”.
Na avaliação de Godoy, “é quase uma
tradição termos mais vendas efetivas no segundo semestre do ano, algo em
torno de 10% mais em relação ao primeiro. Como o setor de veículos
automotores está ‘agitado’ com a chegada de novas marcas internacionais e
as montadoras locais também estão reagindo com diversos lançamentos,
acreditamos que nós, da Abeifa, também acompanharemos esse movimento
muito positivo de novidades e de vendas”.
Textofinal de Comunicação Integrada
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