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A nova instalação de produção da Audi em Münchsmünster fica
aproximadamente 30 quilômetros a leste da principal fábrica da marca, em
Ingolstadt. As peças moldadas em prensa
fria e quente, componentes de chassis de alta tecnologia e componentes
estruturais leves de alumínio, entre outros, estão sendo produzidos no local
para a manufatura do novo Audi Q7. Em 2017, um total de 900 funcionários estará
trabalhando na planta e enviando anualmente 26 milhões de peças para todo o
mundo. A instalação de produção em Münchsmünster, o complexo de alta tecnologia
Audi Neuburg e o futuro campus de inovação (INCampus) estão tornando a Audi
Ingolstadt a principal força por trás do crescimento na Bavaria.
“As partes que fabricamos em Münchsmünster nos ajudam a
aperfeiçoar nossa construção sistemática de peso leve”, explica o Membro do
Conselho de Produção da Audi, Prof. Dr. Hubert Waltl. Os componentes da chapa
de aço de estampagem a quente e as peças de fundição de alumínio resultam em
peças de menor peso, mas mantendo a mesma resistência e a mais alta precisão.
“Esse é o principal fator que contribui para redução do peso no novo Q7, que é
até 325 kg (716,5 lb) mais leve que seu antecessor. A produção na nossa
instalação em Münchsmünster é ultramoderna e sinônimo de tecnologia de ponta”,
diz Waltl.
Atualmente mais de 500 funcionários trabalham em um sistema
de dois ou três turnos para a Audi na planta de Münchsmünster. A partir do
final de 2015, todas as áreas produzirão componentes em uma base de três
turnos. Peter Mosch, presidente do Conselho Geral Trabalhista da Audi AG,
analisa a expansão constante da instalação como um compromisso claro com a
região de Ingolstadt. “Essa é a casa do ‘Vorsprung durch Technik’ e onde precisamos
continuar concentrando nossa supremacia das quatro argolas”, declarou. Ele
destacou ainda que a infraestrutura adequada é tão importante quanto a própria
expansão.
No final de 2013, a Audi iniciou as operações no seu centro
de competência em inicialmente 31 hectares no Parque Industrial de
Münchsmünster para a produção de peças estruturais de fundição de alumínio,
peças moldadas em prensas frias e quentes e componentes de chassis, com
investimentos de cerca de trezentos milhões de euros. A produção está agora
ganhando velocidade.
No maquinário ultramoderno da fundição de alumínio, a
produção está crescendo rapidamente. Mais de 30 mil componentes estruturais já
foram produzidos em 2015, incluindo o elemento conector entre a soleira e a
longarina do chassi e a montagem do equipamento de suspensão para o Q7, assim
como os suportes da coluna de suspensão para a próxima geração do A4. O volume
total deve atingir aproximadamente 200 mil peças até o final do ano.
Na oficina de prensagem, a Audi está atualmente instalando
um sistema a laser completamente automatizado. Para esse propósito, a empresa
possui tecnologias de prensagem refinadas criadas para o método de moldagem a
quente utilizados no local. O setor responsável pelo sistema a laser estará em
pleno funcionamento a partir de setembro. No total, essa instalação da Audi
produz 40 diferentes peças prensadas, como longarinas do chassi e túnel central
do novo Audi A4.
Apenas neste ano, a Audi fabricou 1,38 milhão de peças na
instalação de produção dos componentes de chassis. No final do ano, deve
atingir 4,6 milhões de peças, que consistem em cubos de rodas, mancais
giratórios, discos de freio e suportes do cubo para os modelos A4, A5, A6, A7,
A8, Q5 e Q7. A fábrica de Münchsmünster atualmente desenvolve uma segunda linha
de produção de cubos de roda que futuramente será capaz de suprir 100% de toda
a demanda da Audi.
As vantagens da instalação de 48,2 hectares em Münchsmünster
incluem sua proximidade da fábrica principal e boas redes de transporte pelas
estradas federais B 16 e B 16a. Uma ligação ferroviária até a linha principal
Ingolstadt-Regensburg é planejada para 2017.
A Audi também assume um compromisso com proteção ambiental e
sustentabilidade. A empresa recupera a energia e calor em todas as áreas de
fabricação e usa a tecnologia de ponta utilizada nos sistemas de purificação de
ar, sistemas de tratamento de água residual e isolamento acústico, por exemplo.
Desde 1997, o Esquema de Eco-Gestão e Auditoria (EMAS) da União Europeia foi o
parâmetro ambiental na instalação da fábrica de Ingolstadt. A produção em
Münchsmünster foi validada com êxito de acordo com o EMAS pela primeira vez em
2015.
Fonte:
Departamento de Comunicação Audi do Brasil
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