O leitor do CarPoint News Rafael Ávila, do Rio de Janeiro, consegui fazer algumas fotos do novo Peugeot 3008, que deve ser apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo. O modelo foi fotografado na Via Dutra, próximo de Piraí, na última terça-feira (24/08), por volta das 15 hs. Pelas imagens é possível perceber que se trata de duas versões, o 3008 prata está com as rodas pretas, sem calotas e o preto está com rodas de liga leve, que parecem ser de 17 polegadas e ter desenho mais esportivo. O 3008 é baseado no carro conceito Prolongue, mostrado no último Salão de Paris. O crossover francês possui um teto solar panorâmico, e é descrito pelo fabricante como um carro que entrega o melhor das SUVs, minivans e hatches em um modelo só. Os motores do Peugeot 3008 serão dois a princípio: 1.6 gasolina turbo e 2.0 turbo diesel na Europa, no Brasil o 3008 deve usar o mesmo 2.0 litros flex utilizado no C4 Picasso.
Em uma votação feita por um portal da internet da marca no Reino Unido, entre os melhores modelos da Alfa Romeo, o modelo Giulia GTAm foi escolhido entre os internautas. Numa votação muito disputada, o Giulia GTAm e o mais recente 8C Competizione dominaram a disputa pelo primeiro lugar. Os outros sete concorrentes eram: Alfa Spider Duetto, Giulietta (primeira geração), Sud, 156 GTA, 159 Alfetta, 8C 2900 B Le Mans e Giulia 1600 Sprint Speciale. Com 20.4 % dos votos, o Alfa Giulia GT Am ficou em primeiro lugar, o modelo era uma derivação do 1750 GT Veloce e conquistou o seu lugar no coração dos "Alfistas" quando venceu, em 1970, o Campeonato Europeu de Turismos pelas mãos do holandês Toine Hezemans. O antigo modelo tirou até o lugar do mais recente modelo da marca, o 8C Competizione, que obteve 19,3 % dos votos. No último lugar do pódio ficou o Spider Duetto, lançado em 1966 e considerado um clássico da marca pelas linhas refinadas e elegantes.
Após alguns incêndios em modelos da Ferrari, a 458 Itália, a montadora italizana resolveu investigar os casos com mais rigor. Nos últimos dois meses, o esportivo italiano esteve envolvido em, pelo menos, quatro casos de incêndio, sem nenhuma explicação aparente, um aconteceu na China, outro no , Reino Unido e Estados Unidos e por fim um na França. Um outro exemplar do modelo ficou destruído, entre outros veículos, num incêndio no aeroporto de Heathrow, em Londres. A Ferrari enviou um comunicado a imprensa garantindo que que “a empresa está investigando os incidentes, nos quais os veículos, aparentemente, se incendiaram. Mas, até o momento, todos os casos estão sendo analisados como incidentes isolados”. A montadora não descarta falta de cuidado dos proprietários como razão para os incidentes: “É importante diferenciar entre o que pode ser um incêndio repentino no veículo ou fatores externos, como imprudência do motorista”. “Até que as investigações sejam concluídas, a Ferrari não fará mais qualquer comentário", conclui a marca italiano.
Veja o video do incêndio com um 458 Itália na China:
O protótipo RB Concept da Hyundai, apresentado no Salão de Moscou, na Rússia, que acontece até o dia 29 de agosto, nada mais é que a próxima geração do sedan Accent, que deve receber o nome de i25, seguindo a atual linha de nomenclatura da marca sul-coreana na Europa. Maiores detalhes não foram divulgados pela montadora, mas o estilo “Fluidic Sculpture”, usado nos modelos atuais da marca parece que veio para ficar. Isso é caracterizado pela nova grade hexagonal, faróis compridos e ampla abertura na parte inferior do pára-choques dianteiro. Visto de lado, o RB Concept mostra-se um carro musculoso, com a linha da cintura elevada e a mistura de ângulos retos e curvas exuberantes e ao mesmo tempo suaves. Sob o capô o modelo deve contar com dois motores a gasolina de 1.4 litro com 107 cv e 1.6 litros com 124 cavalos, associados a uma caixa manual de cinco velocidades, com a opção de uma transmissão automática de quatro velocidades. A produção do RB começa em 2011 na cidade russa de São Petersburgo, devendo chegar aos mercados europeus ainda em 2011.
A Nissan revelou algumas fotos e informações do facelift feito no superesportivo GT-R, o modelo que chegou para destronar o Porsche 911 Turbo recebeu uma série de alterações estéticas que visam a melhoria da aerodinâmica do carro. O novo GT-R que será lançado no próximo ano teve mudanças discretas, como os novos faróis, mais afilados e agressivos e o novo pára-choque dianteiro. Além de mudanças no desenho do aerofólio um novo extrator traseiro foi introduzido no pára-choque, que melhorou o “downforce” em quase 10% e, conseqüentemente, ligeira melhoria do coeficiente aerodinâmico. As novas rodas ficaram 3 Kg mais leves, somando as quatro, chega a uma redução de 12 kg no total. O motor também deve ter sofrido alterações, mas a montadora japonesa não adiantou essa informação. Atualmente o GT-R vem equipado com um motor V6 biturbo de 3.8 litros, que transfere 485 cavalos de potência para as rodas.
O modelo que vai substituir o Renault Vel Satis, o sedan Latitude fez sua primeira aparição pública no Salão de Moscou, na Rússia. O três volumes de quatro portas francês mede 4.890 mm de comprimento e 1.490 mm de altura e será oferecido com duas motorizações, uma 2.0 litros a gasolina e outra diesel. A versão européia será lançada no próximo mês, durante o Salão do Automóvel de Paris. No Salão Russo estão sendo apresentados o Dacia Duster, o Logan com caixa automática, o Sandero, o Sandero Stepway e os Renault Fluence e Mégane.
Devido ao grande sucesso de vendas do A1, a Audi teve que rever os planos de produção do modelo. Das iniciais 100 mil unidades/ano a partir de 2012, a produção do modelo vai passar para os 150 mil/ano. Segundo fontes da marca alemã, as encomendas do A1 já ultrapassam as 150 mil unidades em toda a Europa. A mesma fonte informa que na fábrica belga, onde é produzido o A1, tem previsão a produção de 50 mil unidades este ano e estima que para 2011 o volume alcance os 80 mil veículos, equanto para 2012, a marca pretende que a produção chegue aos 150 mil unidades. O pequeno modelo da marca alemã será comercializada fora da Europa, situação que a marca não estava a equacionar na altura do lançamento. Porém, o lançamento do A1 no mercado americano ainda não está confirmado, e na China deverá ser adiado para 2012, no Brasil o modelo deve chegar no próximo ano. A marca alemã já veio a público dizer que está muito satisfeita com o desempenho inicial do novo produto, pois segundo a análise feita às encomendas e aos pedidos de informações recebidos, cerca de 90 % dos compradores são clientes novos na marca.
O CarPoint News esteve presente hoje (26) no lançamento oficial do Citroën Aircross, uma versão “aventureira” do C3 Picasso vendido no mercado europeu, só que adaptado para o gosto dos brasileiros e desenvolvido no Mercosul. Também tive a oportunidade de fazer um breve test-drive até Niterói, para sentir melhor o carro em movimento. O Aircross chega para brigar em um segmento muito concorrido aqui no Brasil, que teve início com o Fiat Palio Weekend Adventure, lançada em 1999. Com lançamento para o público marcado para setembro, o Aircross parte de R$ 53.900 para a versão de entrada GL, passando por R$ 56.400 para a intermediária GLX e chega a R$ 61.900 para a topo de linha Exclusive e possui três anos de garantia. O crossover premium da Citroën, como é chamado vai concorrer diretamente com o Volkswagen Crossfox (R$ 45.550), Fiat Idéia Adventure (R$ 56.900) e Ford Ecosport (R$ 52.240).
Por fora o Aircross chama a atenção com linhas agressivas e marcantes. Durante o test-drive pude perceber a curiosidades dos pedestres e dos motoristas, que davam aquela esticadela para admirar o modelo da Citroën. “O Citroën AIRCROSS foi inspirado no universo off-road, mas com uma forte presença dos códigos genéticos da marca que são patentes na filosofia Créative Technologie”, explica Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën. O Aircross tem 4,28 metros de comprimento por 1,72 metro de largura e 1,69 metro de altura, o entre-eixos mede 2,54 metros, medidas essas que deixam o interior do carro bem confortável, tanto para o motorista, quanto para os passageiros. O modelo avaliado era a versão mais completa, a Exclusive e possuía bancos, volante e laterais das portas em couro, deixando o ambiente interno bem aconchegante. S materiais do painel e portas são de boa qualidade, transmitindo um certo requinte ao Aircross, que estava equipado com ar-condicionado, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores, abertura das portas e porta-malas elétricos e para-choque na cor do veículo (pacote básico da versão GL). A versão de intermediária GLX trás como itens de série rodas de liga leve, inclinômetro, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, regulagem de altura do banco do motorista e sistema de som MP3. Enquanto que Exclusive oferece ar-condicionado digital, bancos e volante em couro, airbag duplo, sistema de freios ABS com EBD e piloto automático. Opcionalmente são oferecidos sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, sensor de chuva, airbag lateral e um sistema de navegação desenvolvido pela marca especialmente para o Aircross. O porta-malas carrega até 403 litros e chega a 1.500 litros com a segunda fileira de bancos rebatida. Serão oferecidas sete opções de cores de carroceria: Blanc Banquise, Gris Aluminium, Rouge, Perla Nera, Manitoba, Dolomites e Hickory.
Todas as três versões são equipadas com o já conhecido motor 1.6 flex de 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina, sempre a 5.800 rpm e torque máximo de 4.500 rpm. O motor se mostrou suficiente na maior parte do percurso, mas suas retomadas são lentas, exigindo mais força no pé direito. O câmbio mecânico de cinco marchas é suave e bem escalonado, lembrando muito o famoso câmbio da Volkswagen, que segundo a marca teve suas relações encurtadas em 15% para privilegiar acelerações e retomadas. Os 1.329 quilos do Aircross atrapalham na hora de dar uma acelerada mais forte. A suspensão idependente na dianteira e com travessa deformável na traseira e os amortecedores pressurizados deixam o Aircross a vontade no trânsito e faz o modelo passar bem pelos buracos lunares das ruas cariocas. Tudo isso com o apoio das rodas de 16 polegadas com pneus 205/60 de uso misto. “Desenvolvemos um conjunto de suspensões específico para o modelo, com calibragem e leis de amortecimento adaptadas às necessidades dos consumidores brasileiros. É o caso da utilização de amortecedores com stop hidráulico”, explica Marcelo Capella, gerente de Engenharia e Comportamento Dinâmico.
O Citroën Aircross chega ao Brasil chega paraincrementar a participação de mercado da marca, que gira estável na faixa de 2,5%. A montadora estima que as vendas sejam de 2.000 unidades mensais a mais nas projeções da Citroën para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%.“Mais que um novo produto, o Aircross representa para nós a oportunidade de entrar em um novo segmento, fato estratégico para nossa ampliação comercial“, afirma Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil. Como estratégia de lançamento, o Aircross terá as três primeiras revisões gratuitas (10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros).
A Volkswagen anunciou que vai começar a vender a partir de setembro, a versão Trendline da Amarok. Com preço inicial de R$ 102.900, o modelo chega com uma posição abaixo da Highline, que custa R$ 119.900. O modelo de entrada não tem os cromados dos retrovisores e para-choques, que exibem a cor da carroceria e o sistema de som double DIN, passa a ser opcional. A Amarok Trendline tem como itens de série ar-condicionado automático, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica, trio elétrico e rádio single DIN com entradas USB e para SDCard. Entre os opcionais estão o controle de estabilidade e os assistentes de subida e descida. O motor continua o mesmo, ou seja, um 2.0 litros 16V, diesel biturbo, com 163 cv de potência. A picape da Volkswagen também tem a tração nas quatro rodas 4Motion como item de série.