segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Recall, por que no Brasil é diferente?


Por Hélio da Fonseca Cardoso

A palavra de origem inglesa “recall” vem se transformando num verbete normal para nós brasileiros, mas o que ela significa realmente e como isso ocorre no Brasil? Recall, na tradução simples, significa chamar novamente, ou seja, convocar um proprietário para que traga o bem adquirido, neste caso um veículo, para verificação ou substituição de peça ou componente que tenha apresentado falha ou defeito constatado pelo fabricante. A crescente onda de recall que ocorre no Brasil e no Mundo chega a ser alarmante e preocupa realmente as pessoas que tem ou pretendem adquirir um veículo automotor. No Brasil, a legislação obriga a realização de recall somente para problemas relacionados à segurança, porém, em outros países qualquer irregularidade torna obrigatória a convocação para sua regularização. Obviamente, ao se adquirir um bem, se espera que não apresente qualquer anomalia que prejudique sua perfeita utilização ou ainda não demonstre todos os aspectos que se esperava dele, quer sejam estéticos, de conforto ou segurança. Recentemente, cinco montadoras nos Estados Unidos fizeram convocação para proprietários de veículos que apresentaram corrosão causada por falha no processo de fabricação. Comum também é a convocação por divergências no manual do proprietário, problemas estéticos e de conforto. No Brasil, mesmo quanto aos aspectos de segurança, deparamo-nos, algumas vezes, com acontecimentos que podem ser considerados inaceitáveis. Um exemplo é a convocação para recall de possíveis falhas de segurança, decorridos dez anos da fabricação dos veículos. Neste período, quantos acidentes podem ter ocorrido por consequência de tais falhas? Ou ainda quantas pessoas podem ter perdido a vida ou sofrem sequelas decorrentes desses erros? No sentido oposto, os convocados também não fazem sua parte, uma vez que apenas 40% dos veículos retornam para a realização de recall. Neste aspecto, verificamos mais uma falha da legislação brasileira, que poderia bloquear a transferência de um veículo quando não for apresentado para a efetivação do recall. Mais uma vez, mostrando o que ocorre no exterior, quando um veículo é chamado para reparação ou verificação, assim que o recall é realizado o automóvel recebe um selo destrutível, afixado normalmente no compartimento do motor. O não comparecimento transmite ao proprietário a responsabilidade por uma possível falha. Ao mesmo tempo, listagens com as chamadas são amplamente divulgadas em sítios específicos, nos quais o comprador pode saber se o veículo em questão encontra-se na lista e verificar fisicamente se já foi realizado através do selo afixado. Fácil e seguro não é mesmo? No Brasil, o site do Ministério da Justiça mantém a informação dos “recalls” realizados e, por força de lei, as montadoras devem divulgar o evento em jornais, revistas e rádio. Hoje, já somos o terceiro país em termos de produção de veículos, portanto, fica claro que muito temos a fazer para modificar a situação atual. Além de reduzir a quantidade de problemas que causam recall, também a legislação deve ser ajustada como forma de garantir à população mais segurança e tranqüilidade.

Sobre Hélio da Fonseca Cardoso - Engenheiro Mecânico; Membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva); Diretor Financeiro gestão 2010/2011 do IBAPE/SP - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de São Paulo; Pós Graduado em Perícias e Avaliações de Engenharia e Gestão de Negócios; Especialista em Transporte; Professor de Inspeção, Perícias e Avaliações de Veículos Automotores dos cursos do IBAPE/SP; co-autor dos livros: "Inspeção Predial" da Ed LEUD e "Perícias de Engenharia", Ed PINI, autor de artigos técnicos publicados em revistas especializadas sobre Veículos Automotores e Recall; Autor de trabalhos técnicos apresentados em Seminários e Congressos Internacionais da SAE, AEA e IBAPE; Colaborador da "Norma Básica para Perícias de Engenharia" e do "Estudo de Vidas Úteis para Máquinas e Equipamentos" do IBAPE-SP; e Perito Judicial.

Renault revela Kangoo Maxi Z.E.


A Renault terá mais um modelo elétrico em sua gama de veículos ecologicamente correto. Trata-se de uma versão alongada do Kangoo Z.E. (“Zero Emission”), a Maxi. O utilitário começa a ser vendido no final deste ano e estará disponível em versões de dois e cinco lugares, possuindo, em relação à versão curta, mais 400 mm na distância entre eixos, para um comprimento total de 4600 mm. A versão de 2 lugares está apta a transporte de mercadorias, contando para isso um volume útil de 4 m3, um comprimento útil de carga de 2,2 m, e o mesmo equipamento presente no Kangoo Maxi de motor a combustão. Enquanto que na configuração de 5 lugares, o Kangoo Maxi Z.E. possui bancos traseiros rebatíveis, permitindo quatro configurações possíveis, inclusive abaixar o banco traseiro no piso, alcançando uma área de carda de 3,4 m3. Visualmente, os Kangoo Maxi Z.E. distinguem-se pelos logotipos cromados Z.E. na traseira e nas laterais. A ausência de escape e a presença de um bocal para a recarga são também traços distintivos. O carro é movido por um motor elétrico de 60 cv e 226 Nm, alimentado por uma bateria de íons de lítio instalada por baixo do piso, com isso, o Kangoo Maxi Z.E. alcança 130 km/h de velocidade máxima. A autonomia anunciada é de 170 km. Um sistema informa o nível de carga disponível e a quantidade de quilômetros a serem percorridos. O modelo de dois lugares será proposto por 21.200 euros, e a versão Combi, de cinco lugares passa a custar 22.000 euros.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


CAMAREROS 3 - Chegou a hora de assistir ao último vídeo da web serie “Camareiros”, criada para o lançamento do Chevrolet Camaro no Brasil. No terceiro episódio da web serie você confere como foi test-drive realizado com um grupo de “camareros”, donos dos carros de gerações anteriores. Eles tiveram a oportunidade de dirigir o Camaro 2011, dar sua opinião sobre o carro e falar sobre as novidades agregadas ao longo desses anos. Se você por acaso perdeu algum dos outros vídeos, não deixe de vê-los. Os filmes retratam a paixão dos fãs de Camaro ou "camareros", como são mais conhecidos, além da satisfação dos profissionais da GM que acompanharam a chegada do modelo no mercado nacional. No primeiro episódio, os “camareros” mostram seus carros e contam um pouco de sua paixão e do que o Camaro representa para eles, além de trazer a história das cinco gerações do esportivo. O segundo vídeo reúne depoimentos de quem entende do assunto: funcionários das áreas de Design e Engenharia da GM falam sobre as tecnologias que fazem do Muscle Car um ícone no mundo e contam como foi a experiência de trazer o modelo para o Brasil. “Camarero” ou não, você vai desejar esse carro! Segue os links de toda a série: Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=0SDjo7apqOw / Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=3s0PbmEcLPc / Vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=kdXBojxCl7I


INDY 300 - Sucesso de público e audiência em 2010, a etapa brasileira da Fórmula Indy está confirmada para acontecer nas ruas de São Paulo no próximo dia 1º de maio, e os fãs da velocidade já podem garantir sua presença na corrida. Os ingressos para a São Paulo Indy 300 já estão disponíveis e, assim como no ano passado, o preço dos tickets, válidos para o sábado e domingo, é muito atrativo: um lote promocional oferece entradas a partir de R$ 100. Detalhes sobre setores, preços e visibilidade podem ser obtidos no site oficial da prova: www.saopauloindy300.com.br ou no site www.livepass.com.br. A criação de uma nova área para o público é uma das novidades da segunda edição da São Paulo Indy 300. A "Indy Area" é um espaço ao ar livre, sem arquibancada, com visão privilegiada dos pits (área onde acontecem os pit stops), da saída do Pit Lane (pista ao lado dos pits) e das curvas "14 Bis" e do "Pavilhão". Os demais setores se localizam, principalmente, no Sambódromo do Anhembi, onde acontecem a largada e a chegada da prova. Lá também é realizada a cerimônia do pódio, com os três primeiros colocados.


1 MILHÃO - As vendas do New Fiesta atingiram 1 milhão de unidades na Europa em janeiro, apenas 28 meses após o lançamento. No mundo, as vendas do modelo da nova geração já somam 1.140.000 unidades. O carro impulsionou as vendas da Ford e desde o começo de 2009 se mantém entre os dois veículos mais vendidos da Europa. Em 2010, foi o campeão de vendas no Reino Unido e na Grécia. Quando surgiu pela primeira vez nos showrooms dos distribuidores, em outubro de 2008, o New Fiesta iniciou uma nova era para os carros compactos, tanto no design e no desempenho, como na funcionalidade. Nos últimos dois anos, ele se mantém como o compacto líder de vendas da marca no mercado europeu.


PARA A FAMÍLIA - Desde seu lançamento mundial, no ano passado, o SUV médio Kia Sorento tem recebido muita atenção da mídia, e essa tendência continua: nesta semana, o site norte-americano Kelley Blue Book o elegeu um dos ‘10 Carros para a Família 2011’. Reconhecido pela combinação de boa dirigibilidade, estilo e interior funcional, o Sorento foi o primeiro veículo construído na planta americana da Kia Motors, em West Point, na Geórgia. O Sorento combina a linguagem de design da Kia com uma lista completa de itens de segurança, conveniência e tecnologia, e, em 2010, foi premiado com um "Top Safety Pick" pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), também nos Estados Unidos. Os editores do Kelley Blue Book julgaram os veículos com base em características que os tornam próprios para a família, incluindo segurança, conforto, economia, facilidades para crianças, preço e bom valor de revenda. Os editores do site acreditam que todos os veículos na lista dos ‘10 Melhores Carros para a Família 2011’ têm condições de proporcionar uma excelente experiência para as famílias.


SOFT 50 - A Kasinski – marca de motocicletas da gigante sino-brasileira CR Zongshen – amplia o seu portfólio de produtos e lança a SOFT 50, um novo ciclomotor (veículo de duas rodas até 50 cm3 cilindrada) da marca. Com câmbio semi-automático, a Kasinski SOFT 50 é de fácil dirigibilidade e oferece alto rendimento com baixo consumo de combustível. O motor é 4 tempos, monocilíndrico, e tem capacidade de 49,5 cm3 de cilindrada. Completo para a sua categoria, o painel de instrumentos está equipado com marcador de combustível e indicador de marchas. A Kasinski SOFT 50 tem partida elétrica e a pedal, rodas raiadas e freios a tambor (dianteiro e traseiro). O novo ciclomotor já vem com baú instalado no bagageiro, um diferencial na categoria. O motor oferece potência máxima de 3,5 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 0,35 kgf.m a 7.500 rpm. O novo modelo é ideal para uso diário, em deslocamentos curtos, com velocidade controlada de até 50 km/hora. O baixo consumo de combustível é outro ponto forte do produto. Em testes realizados pela fabricante, o ciclomotor chegou a fazer 54 km/litro. Ou seja, com um tanque de 3,5 litros a autonomia pode chegar a 189 quilômetros.
 Nas cores vermelha e preta, o novo ciclomotor se destaca pela design, fruto da parceria entre o Grupo Zongshen, na China, e a italiana Piaggio. E para garantir ainda mais segurança ao usuário, a SOFT 50 vem com capacete grátis. A Kasinski SOFT 50, o primeiro lançamento da Kasinski em 2011, começa a ser comercializado em todo o Brasil já no mês de fevereiro. Preço público sugerido: R$ 3.490.


ANUNCIA SAÍDA - O ano de 2011 marcará uma nova trajetória na vida de Weidner Moreira. Ele (que é um dos navegadores mais experientes do rali nacional), e a Salvini Racing, comunicaram nesta semana, seu desligamento da equipe. Ao lado do piloto Guido Salvini e do copiloto Fernando Chwaigter, Moreira disputou as principais competições nacionais, e conquistou vários títulos, entre eles, quatro brasileiros. A Salvini Racing é hexacampeã brasileira de rali cross country, sendo a única a possuir este status no País. "Em 2005, recebi o convite para ocupar um banco que exigiria o máximo de mim. Abracei essa causa, e colaborei para o sucesso da Salvini", contou ele. "Porém, chegou a hora de passar esta responsabilidade para outras mãos e buscar novos desafios para minha carreira", explicou Moreira, que neste momento, dedica grande parte do seu tempo na organização de ralis.



FECHA 2010 - significativa recuperação do mercado brasileiro de ônibus e a consolidação de suas principais operações no exterior levaram a Marcopolo a atingir, em 2010, a produção de 27.580 unidades em suas fábricas no mundo, com crescimento 42,3% superior às 19.384 unidades registradas no exercício de 2009 e receita líquida de R$ 2,964 bilhões. De acordo com José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, este resultado foi alcançado porque a empresa começou a construí-lo ainda em 2008, com o início de um programa de investimentos de R$ 330 milhões, mantido durante a crise econômica mundial do final daquele ano, que se estendeu por 2009 e 2010.



DELEGACIA MÓVEL - Reconhecida por ser a fabricante de miniônibus mais inovadora do mercado, a Volare produziu as primeiras unidades do modelo W9 que serão utilizados como delegacia policial móvel. Desenvolvidos especialmente para atender a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, os novos veículos possuem balcão de atendimento, sala de espera, computadores com leitores de digitais e cela de detentos. Adquiridos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), os Volare W9 serão utilizados como equipamento auxiliar em operações policiais em locais estratégicos. Os miniônibus Delegacia Móvel estarão disponíveis para registros de ocorrências, de delitos, perda de documentos e também para receber denúncias. O Volare W9 Delegacia Móvel tem capacidade para transportar até 5 policiais em poltronas do tipo soft reclinável, parede divisória que separa o compartimento de deslocamento e de trabalho, porta de acesso para motorista e acompanhantes de ambos os lados, vidro com película de isolamento, rádio transceptor VHF com 160 canais de operação, microfone móvel de mão e de lapela e bateria recarregável. Externamente o veículo possui toldo retrátil na lateral direita com cinco metros de comprimento e dois metros de largura, plataforma traseira para transporte de motocicleta e sirene eletrônica com megafone.



BMW JAZZ FESTIVAL - De 10 a 12 de junho, a cidade de São Paulo recebe a primeira edição do inédito BMW JAZZ FESTIVAL, no Auditório Ibirapuera. A realização do festival era um sonho antigo da filial brasileira da montadora alemã, frequentemente envolvida mundo afora em eventos ligados a arte, música, moda, arquitetura e design. Para este grande festival, que entra para o calendário cultural do Brasil a partir deste ano, o BMW Group Brasil chamou a Monique Gardenberg, da Dueto Produções, responsável pela concepção dos extintos Free Jazz e Tim Festival, o jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor musical Zé Nogueira e o produtor musical Pedrinho Albuquerque. Ao todo dez atrações irão se revezar no Auditório do Ibirapuera apresentando o melhor do jazz clássico e atual. Entre as atrações estão: os saxofonistas Wayne Shorter, Joshua Redman, e Billy Harper, a cantora Sharon Jones, mais nova diva da black music americana, o compositor e baixista norte-americano Marcus Miller, a Orkestra Rumpilezz, principal representante da música brasileira no line-up do festival, que mistura jazz e ritmos afro-brasileiros, em formato de big band, a Funk Off Brass Band, banda marcial italiana de sopro e percussão, o grupo Madison Bumblebees of Winnsboro, diretamente da Carolina do Sul, o contrabaixista Renaud Garcia-Fons, o pianista norueguês Tord Gustavsen.



MICHELIN LIFESTYLE - Acessórios para carros, solas para tênis desportivos, mapas rodoviários, conteúdo de informações eletrônicas, guias de viagem e, claro, pneus. O elemento que une todos esses objetos? A marca Michelin, presente em cada um desses produtos. Mas, vai muito além disso, pois se todos podem utilizar a marca Michelin é porque eles possuem uma filosofia em comum. Por meio de atividades que não estão diretamente relacionadas ao pneu – novas tecnologias, publicações e licenças, como no caso do Michelin Lifestyle - o Grupo Michelin busca o mesmo objetivo: contribuir para o avanço da mobilidade das pessoas e dos bens, no mundo inteiro. Além da missão, a Michelin toma atitudes para tornar possível a melhoria na mobilidade sustentável das pessoas. A Michelin ajuda a promover a mobilidade e a locomoção, com o aumento da segurança e diminuição dos gastos com energia, respeitando assim o meio ambiente. As inovações no setor de pneus são um exemplo bastante significativo. Há mais de 15 anos, a Michelin abriu o caminho para pneus capazes de reduzir o consumo de combustível dos veículos, sobretudo dos automóveis de passeio, caminhões e ônibus e oferece a melhor aderência possível em pista molhada. Além de desenvolver solas para calçados de esportes, a Michelin também desenvolveu uma coleção de calçados sob licença da marca Michelin. Os produtos iniciais incluem calçados e botas de segurança nos Estados Unidos. Os calçados são de alta especificação técnica e incluem várias inovações e tecnologias patenteadas, incluindo solas projetadas e inspiradas nos pneus Michelin. O desempenho é excepcional em termos de resistência antiderrapante, importante para a segurança daqueles que trabalham em ambiente hospitalar, ou na indústria, leve ou pesada, para quem esses calçados foram especialmente criados.


EM JOINVILLE - A General Motors do Brasil anunciou o nome da empresa Cesbe S. A. Engenharia e Empreendimento, como a responsável pelas obras civis de construção de sua nova fábrica de motores e componentes automotivos em Joinville (SC), que começarão no próximo mês de março de 2011. A inauguração da unidade está prevista para o próximo ano de 2012. A capacidade inicial de produção é estimada em 120 mil motores e 200 mil cabeçotes de alumínio por ano e os investimentos totais somam R$ 350 milhões. A notícia foi transmitida por Marcos Munhoz, vice presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da General Motors do Brasil, durante audiência com o prefeito de Joinville, Carlito Merss, ocorrida naquele município. Marcos Munhoz informou que a Cesbe, com sede no Paraná e com filial em Santa Catarina, venceu o processo de concorrência realizado pela GM. Com isso ela será a responsável pelo 'turn key', ou seja, todo o processo de construção civil, incluindo a participação de outras empresas.


1º FÓRUM - De olho nas novas tendências e no futuro da Indústria Automobilística, a Abiauto -Associação Brasileira de Imprensa Automotiva realizará em maio próximo a 1ª edição do evento "Forum Abiauto". O foco será a discussão dos caminhos para o fortalecimento do setor. O Fórum Abiauto acontecerá anualmente e tem a pretensão de se tornar a referência no mercado automotivo e jornalístico da América Latina, já que a representatividade da entidade é embasada em cerca de 100 expressivos jornalistas de quase todos os Estados brasileiros, especializados no segmento automotivo. As empresas patrocinadoras e apoiadoras que já confirmaram presença terão a oportunidade de aproveitar o evento como uma vitrine, em que poderão aproximar sua marca com os cerca de mil participantes do evento, como executivos da indústria automotiva, dirigentes de entidades de classe, autoridades e todos os jornalistas de mais de 90 mídias especializadas associados à Abiauto. A idealizadora e organizadora do evento é a Go On Eventos. Para os interessados em participar do evento, consultem pelos fones 11-2362.9200 / 23629300 e brevemente por www.forumabiauto.com.br.


PRODUÇÃO RECORDE - A MWM International Motores, fabricante independente de motores diesel, encerrou 2010 com 144 mil motores produzidos. O resultado foi o melhor da empresa em 57 anos de operações na América do Sul. Para 2011, a companhia estima crescimento de até 11% na produção de propulsores, o que representará 160 mil unidades. O presidente da MWM International, José Eduardo Luzzi, ressalta que 2011 será um ano de preparo para uma nova etapa que se iniciará em 2012. “A companhia investirá este ano US$ 85 milhões em aumento de capacidade, desenvolvimento tecnológico e novos equipamentos. Essa é a maior cifra anual da meta de investimentos de US$ 345 milhões programados entre 2010 e 2015”, afirma. O executivo complementa e diz que acredita que a economia brasileira está em pleno desenvolvimento e com boas perspectivas para os próximos anos. “Estamos adaptando nossas plantas para aumentar a produção, atender o ritmo de crescimento do mercado interno e os novos contratos de exportação”. A empresa contratou no ano passado aproximadamente 600 novos colaboradores e realizou dois workshops de capacidade para toda a sua cadeia de suprimentos nacional, com o objetivo de orientar os seus fornecedores sobre as crescentes demandas na produção e as perspectivas a longo prazo.


NOVO REFORÇO - Responsabilidade Corporativa sempre fez parte da cultura da Cummins, e agora tem uma alavancagem ainda maior com a criação de uma gerência específica para esta atividade, conduzida por Soraia Senhorini Franco, gerente regional de Responsabilidade Corporativa para a América do Sul. O objetivo da Cummins, que há décadas realiza ações concretas de Responsabilidade Corporativa, é intensificar os esforços para buscar mais impacto na sociedade e nos próprios negócios. “Crescemos muito e, para seguir neste ritmo, buscamos integração mais consistente das ações de responsabilidade social com os nossos principais negócios, o que requer participação duradoura e bem coordenada de todos os níveis de nossa liderança”, afirma Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins para a América Latina. Vale lembrar que Responsabilidade Corporativa é um dos seis Valores Fundamentais da Cummins e a nova gerente tem missões e muitos desafios pela frente, tais como integrar a atuação da Cummins para todas as Unidades de Negócios da empresa (Motores, Distribuição, Componentes e Geração de Energia), buscar novos projetos de abrangência nacional e para os demais países da América do Sul, liderando todos os esforços na área com o foco nos negócios da companhia.



NOVAS TRAVAS - A Concept, marca da PST Electronics, traz ao mercado novos kits de travas elétricas. Os lançamentos foram projetados para atender a todos os tipos de veículos de duas e quatro portas. “Com o kit da Concept, queremos oferecer vantagens para os lojistas de acessórios. Isso porque as novas travas são universais, atendem às necessidades dos consumidores com um custo menor, aumentando a possibilidade de venda e, assim, a lucratividade da loja”, afirma Fernando Silva, gerente de Marketing de Produtos da PST Electronics. Acompanhando as inovações do mercado automobilístico, o kit das travas elétricas Concept vem com a função duplasserventia. Esse sistema possibilita o controle simultâneo das travas por meio do acionamento do pino da porta do motorista ou do passageiro dianteiro. Trata-se de uma solução adaptável a qualquer veículo, por meio do seu conjunto completo de acessórios. O lançamento traz mais conforto e segurança, pois o usuário pode abrir e fechar as portas com o controle remoto do alarme da Pósitron. As travas elétricas Concept têm um ano de garantia e os preços sugeridos são de R$ 130 (para veículos de quatro portas) e R$ 95 (para os de duas portas), ambos com a instalação inclusa. Os produtos podem ser encontrados a partir deste mês nas lojas de acessórios de todo o Brasil.


MARCA HISTÓRICA - A Hyva do Brasil acaba de completar a marca de 200 mil cilindros hidráulicos produzidos no Brasil em sua fábrica de Caxias do Sul (RS). Trata-se de uma marca histórica atingida neste final de janeiro pela única subsidiária sul-americana do grupo holandês Hyva. Há 15 anos no País, a Hyva do Brasil foi responsável por 20% da produção total de cilindros de todo o Grupo neste período e, projeta para 2011, um crescimento na produção cerca de 15% superior a 2010. Maior fabricante mundial de cilindros hidráulicos, o Grupo Hyva deve atingir entre fevereiro e março de 2011 a marca de fabricação de 1 milhão de cilindros em âmbito global. Entre as principais vantagens do produto destacam-se a leveza dos cilindros, atuação mais rápida, menor quantidade de óleo e possibilidade de uso de reservatório menor, melhor sistema de vedação (vazamento “zero”), melhor proteção contra a corrosão na área exposta acima das vedações, melhor relação peso/capacidade de basculamento, além de maior vida útil.


A8 CHEGA - lta tecnologia, conforto e segurança são algumas das características que definem o A8. O modelo que foi uma das atrações exibidas durante o Salão do Automóvel em São Paulo acaba de chegar ao mercado brasileiro e já está a venda na Eurobike. Assim como no modelo R8, os faróis xenon plus também foram introduzidos no novo Audi A8. Com novo desenho e tecnologia de LEDs, o sistema de luzes adaptativas acompanha o traçado das curvas e proporciona melhor iluminação da pista. O novo Audi A8 é equipado com um potente e eficiente motor a gasolina V8 FSI 4.2 de 372 cv de potência, com 4.163 CMM, gera torque máximo de 445 Nem a 3.500 RPM. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos, e a velocidade máxima (controlada eletronicamente) é de 250 km/h. Para auxiliar o motorista durante o transito o carro também conta com as funções opcionais stop & go e Audi side assist. A primeira monitora o tráfego à frente e alerta o motorista quando a velocidade e a distância do carro dianteiro diminuem, podendo inclusive frear o veículo para diminuir a velocidade, e o segundo auxilia nas manobras de mudança de faixa.



MENOR CONSUMO - A Mercedes-Benz está agregando mais tecnologia aos caminhões pesados da linha Axor. Todos os modelos já saem de fábrica com novo painel de instrumentos, ainda mais moderno, prático e funcional. Além de mais informações, o painel propicia uma melhor visualização dos instrumentos, o que facilita o seu manuseio pelo motorista. A principal vantagem dessa novidade para o cliente é que o novo painel traz, de série, diversas funções que auxiliam o condutor a operar o caminhão de uma forma mais econômica. Este é o caso do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. O novo painel dos caminhões Axor traz ainda mais vantagens para os clientes. A grafia utilizada realça a leitura dos instrumentos e facilita a interpretação das informações.



HISTÓRICO DE RECALL - No ano em que a venda de veículos foi recorde no Brasil outro dado também impressionou. Em 2010, o número de automóveis e motocicletas convocados em recall por causa de defeito de fabricação chegou a 1,432 milhão, conforme dados do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. Esse total representa 63 campanhas e um aumento de 96,4% em relação aos 729,5 mil veículos convocados em 2009. Atenta a esses índices, a Checkauto, empresa do Grupo DEKRA, coloca à disposição dos clientes o serviço gratuito de historio de recall no site www.checkauto.com.br. Para realizar a consulta, basta entrar na homepage e acessar o ícone correspondente ao serviço. No local, o cliente deve responder ao formulário, informando seu e-mail, o número do chassi do veículo e o código de segurança solicitado pelo site. “Em poucos minutos o usuário terá o histórico do automóvel. Este processo tem por objetivo básico proteger e preservar a vida, integridade e segurança do consumidor. Esta ferramenta pode ser útil também em uma negociação de compra e venda de veículo usado ou seminovo”, afirma Luis Neca, diretor Comercial da DEKRA.


MAIS INOVADORA - A Nissan ficou na quarta colocação do ranking “As 50 empresas mais inovadoras do mundo” divulgado pela revista norte-americana Fast Company. Única fabricante de automóveis da lista, a Nissan está à frente de nomes consagrados como Google, Intel e Microsoft. Nas três primeiras colocações ficaram as empresas Apple, Twitter e Facebook, respectivamente. De acordo com a publicação, o mundo será governado por empresas como estas que têm como foco inovar. A Nissan conquistou esse título principalmente pelo desenvolvimento e lançamento do primeiro carro 100% elétrico comercializado em grande escala no mundo, o Nissan LEAF. Em depoimento para a publicação, o brasileiro Carlos Ghosn, CEO da Nissan, afirmou que a companhia está comprometida com o contexto da emissão zero. “Diferente dos outros carros movidos à gasolina, o Nissan LEAF revoluciona o conceito de mobilidade e é o primeiro a não usar uma gota de combustível. É um carro completo e divertido de dirigir, sem o tradicional barulho e cheiro de motor à combustão. Esse é o futuro”, completa. A revista americana Fast Company tem foco editorial em inovação, tecnologia, economia, design e liderança. Para acessar o ranking geral e a entrevista completa com Carlos Ghosn, basta acessar o site: http://www.fastcompany.com/most-innovative-companies/2011/profile/nissan.php



NOVOS ALARMES - A Quanta Tecnologia Eletrônica, líder em soluções de rastreamento veicular e também fabricante de acessórios automotivos da linha Radar, inicia a comercialização do primeiro alarme de moto, modelo RD 10000, a nova geração de alarmes automotivos, a linha RD 8200 Aton e o alarme de entrada da marca, modelo RD 8200 Special. O primeiro alarme de moto da linha Radar, desenvolvido pela Quanta Tecnologia Eletrônica, o RD 10000, promete agradar devido as suas inovações tecnológicas. Trata-se de um único produto que contém múltiplas funções agregadas. Do tamanho de uma caixinha de relê e de fácil instalação, a novidade conta com um dispositivo denominado acelerômetro, capaz de monitorar qualquer movimento da motocicleta tanto na vertical quanto na horizontal. Caso ocorra uma tentativa de violação, o sensor emite um sinal para o alarme que possibilita o motociclista bloquear o veículo. O módulo selado é resistente à água e ainda traz controle de presença, que permite o bloqueio da motocicleta automaticamente. A novidade vem com dois controles remotos disponíveis de fácil configuração e já pode ser encontrada em lojas especializadas pelo preço sugerido de R$ 180 a R$ 220. A linha Radar da Quanta Tecnologia Eletrônica conta agora com a nova geração de alarmes automotivos, o RD 8200 Aton. “São 4 modelos e todos eles trazem as mesmas funções agregadas, mas o que diferencia um produto do outro é a composição dos chaveiros (acionamento, presença e canivete)”, afirma Silvio Cirelli, diretor da Quanta Tecnologia. Os novos produtos estão menores (1/3 das dimensões dos modelos anteriores), mais sofisticados e chegam ao mercado reunindo características de um alarme original de fábrica bem completo. Com novo design, a nova geração da linha Radar, RD 8200, pode ser instalada em qualquer veículo.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Coluna Alta Roda — TAMANHO CERTO


Por Fernando Calmon

Motores de ciclo Otto (flex, etanol, gasolina ou GNV) avançarão de forma acelerada, de agora em diante, quanto a consumo de combustível e emissões, especialmente de CO2. Tudo graças a uma tecnologia conhecida há tempos e que em inglês se chama downsizing (redução de tamanho do motor). Essa redução pode ser em número de cilindros e/ou a cilindrada, que é a soma dos volumes unitários em cm³ de cada cilindro.

Para esse objetivo a utilização de turbocompressores será expandida rapidamente. A vantagem reside no aproveitamento da energia desperdiçada no escapamento (gases quentes em alta velocidade). Uma turbina ou “roda quente” gira a até 200.000 rpm, solidária a um compressor ou “roda fria” que aumenta o volume de ar aspirado pelo motor. Como referência, um propulsor comum atinge 6.000 rpm.

Dessa forma um motor de menor cilindrada pode ter a mesma potência e torque de outro de aspiração natural com cilindrada de 30% a 50% maior. O resultado: desempenho igual com queda sensível de consumo. É a principal forma de, no caso da gasolina, diminuir a emissão de CO2, um dos gases que colabora para o aquecimento da atmosfera e mudanças climáticas, segundo grande parte dos cientistas.

Inicialmente os turbocompressores visavam ao desempenho puro. Havia problemas de atraso na resposta do acelerador, controles eletrônicos menos precisos e alto custo. Tudo foi resolvido, salvo o preço elevado. No Brasil motores turbos (ou apenas com compressor) de um litro de cilindrada já existiram, quando os impostos favoreciam.

Os países centrais, recentemente, decidiram que a política fiscal iria mudar. A União Europeia impôs um limite de 130 g/km rodado de emissão de CO2 para a média da gama à venda de cada fabricante até 2014 (60% dessa frota já em 2012). Os modelos que estiverem acima pagarão mais imposto; abaixo, receberão bônus. Nos EUA a imposição em 2016 é aumento de autonomia média dos automóveis novos em 35% (para 15 km/l), o que indiretamente reduz o CO2 quase na mesma proporção.

Esses desafios levaram a indústria automobilística a mudar o enfoque em relação aos turbocompressores. Também ajudou bastante o avanço da injeção direta de combustível na câmara de combustão, tecnologia mais cara que a atual injeção indireta (no coletor de admissão). Com a combinação dos dois sistemas os motores, de fato, vão encarecer, mas à medida que a escala de produção aumentar o preço cairá, embora nada sairá barato como antes.

Há quem proponha o abandono do termo downsizing por outro mais adequado, rightsizing, ou seja, tamanho certo do motor. Afinal, redução de cilindrada ou do número de cilindros soa como algo inferior para a maioria dos motoristas. Turbocompressor e injeção direta chegam para reverter essa ideia. Motores V-8 darão lugar aos V-6 e estes aos de quatro cilindros em linha. No lugar dos de quatro cilindros, três ou dois cilindros apenas, em modelos compactos.

Também é possível combinar turbocompressor e compressor ou mesmo utilizar só compressor volumétrico de última geração e grande eficiência.

Isso tudo se aplica ainda melhor em motores flexíveis etanol/gasolina. No caso do etanol, emissão de CO2 é quase toda compensada pelo crescimento do canavial no campo. Porém, a diminuição de consumo ligada ao rightsizing interessa ao bolso de todos.


Fiat e Gucci lançam série exclusiva do 500


O Fiat 500 acaba de ganhar mais uma série especial, desta vez o modelinho italiano resolveu entrar para o mundo da moda. A italiana apresentou o Fiat 500 by Gucci, uma das marcas mais conhecidas na moda mundial. O modelo foi apresentado no início da “Semana da Moda de Milão”, sendo uma versão personalizada criada pela Diretora Criativa da Gucci, Frida Giannini, em colaboração com Centro de Estilo Fiat. “Quando, nos anos 50, o Fiat 500 chegou pela primeira vez às estradas, representou uma revolução do estilo, tendo-se tornado rapidamente no automóvel que, na altura, todos queriam ter. Viajar com estilo foi sempre fundamental também para a Gucci desde que, em 1921, Guccio Gucci fundou a própria empresa, produtora de malas, sacos e bolsas em couro. Quando Lapo Elkann sugeriu esta colaboração, pareceu-me uma oportunidade perfeita para, por ocasião do 90º aniversário da Gucci, afirmar um novo conceito de viajar de uma forma moderna”, afirmou a responsável pela criação, Frida Giannini.



O Fiat 500 by Gucci será oferecido em apenas duas cores, branco e preto, em uma exclusiva pintura metálica, que retomam os tons neoclássicos dos filmes a preto e branco. O interior é preto com detalhes cromados. O 500 branco tem elementos cromados acetinados e interior em marfim e preto, para um look mais sóbrio e sofisticado. Por fora ainda se destacam as rodas de 6 polegadas com um design retro dos raios e o logo da empresa de moda que dá sobrenome ao compacto da Fiat. O logo da marca de roupas ainda pode ser encontrado no porta-malas e nas colunas das portas, o conjunto ainda recebe um toque de uma faixa nas cores verde/vermelho/verde típica da Gucci, ao longo da carroceria e junto às molduras das janelas. A mesma aplicação pode ser vista nos bancos, alavanca da caixa, na capa da chave, tapetes e nos cintos de segurança. Inicialmente, o “500 by Gucci” estará disponível de 1 de abril a 30 de junho exclusivamente através de pré encomendas online em www.500bygucci.com, a partir de 17.000 euros, preço em Itália. Além de estar exposto em alguns lugares estratégicos, como Paris, Londres e Tóquio antes do lançamento comercial europeu previsto para julho (no resto do mundo estará disponível no fim do ano). Fora os adicionais que foram introduzidos nesse modelo personalizado, ainda pode ser adquirida uma coleção de acessórios como pequenos objetos em couro, como malas, carteiras. Além de blusas, óculos e relógios personalizados.

Volkswagen lança movimento "Think Blue"


Volkswagen acaba de lançar o movimento Think Blue (Pense Azul, em português), que pretende apostar em mudar atitudes e incentivar comportamentos mais amigos do ambiente. A idéia não é nova, mas vem da década de 60, com o lançamento do Fusca, que usava o slogan Think Small (Pense pequeno, em português), um movimento proposto pela montadora alemã de não desperdiçar as coisas, com a criação de um modelo pequeno e econômico, quando o tempo era de automóveis grandes e com consumo elevado. O movimento Think Blue, apela para as mudanças de hábitos no que diz respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade. A montadora usa como base deste movimento, a cor azul, a cor da empresa e o “Pensar azul”, como uma nova atitude Volkswagen. Esse movimento foi concebido com a generalização da tecnologia BlueMotion, nos últimos 5 anos, a toda a gama de modelos.

Ford C-Max eleito o Carro do Ano em Portugal



Por www.fordparatodos.com.br

A Ford continua colecionando prêmios e títulos pela qualidade de seus produtos em todo o mundo. Agora, foi a vez de Portugal eleger o C-Max Carro do Ano de 2011. Ele foi considerado pelos 18 jornalistas, dos mais importantes veículos de comunicação daquele País, que o elegeram como o automóvel que melhor se adequa à realidade do mercado português. Os números do mercado automobilístico em Portugal são pequenos. Em janeiro de 2011 vendeu 16.728 veículos, 14,9% a mais que janeiro de 2010, quando foram comercializadas 14.558 unidades, segundo pesquisa da Jato Dynamics. Como um todo, o mercado europeu de carros novos, em janeiro último, caiu 0,9%. A cerimônia de entrega do prêmio foi presidida pelo secretário de Estado da Energia e Inovação de Portugal, Carlos Zorrinho, e por Francisco Pinto Balsemão, presidente das revistas AutoSport e Volante que organizam o evento. O monovolume C-Max, produzido na fábrica de Saarlouis, na Alemanha e em Valência, na Espanha recebeu, recentemente, a nota máxima de 5 estrelas na classificação de segurança da Euro NCAP em testes com ocupantes adultos e crianças. O C-Max vendido com destaque no mercado europeu, é construído sobre a plataforma Ford C-global, dentro de uma concepção de engenharia que proporciona elevada proteção em caso de colisão. Ele será lançado no mercado americano no final de 2011.

Mini Parade irá até Riviera de São Lourenço


O Mini Parade deste ano terá como destino Riviera de São Lourenço, litoral norte de São Paulo. Como diferencial, os participantes vão usar um caminho diferente para chegar lá. Será feito através da Estrada Velha de Santos, local muito restrito e autorizado para poucos, que é composto por belas paisagens. A estrada é conhecida como Rodovia Caminho do Mar, e foi inaugurada em 1920, para que os carros pudessem transitar entre São Paulo e a baixada Santista sobre uma estrada de concreto. Devido ao surgimento da via Anchieta em 1947, a estrada foi fechada nos anos 80. Foi quando que em 2004 o Governo do Estado de São Paulo reabriu a rodovia para ecoturismo com passeios ecológicos, para ser percorridos somente a pé. Porém, os Mini Coopers poderá percorrer esse caminho. O local é composto por curvas sinuosas e cachoeiras e monumentos históricos. Para quem estiver interessado, o ponto de partida será na concessionária Mini Caltabiano da Avenida Eusébio Matoso, no local de encontro será oferecido um café da manhã com produtos Kopenhagen e lá mesmo, todos receberão as instruções para a viagem. A Saída está prevista para as 9h45, a carreata passará pelo vilarejo histórico de Paranapiacaba. A chegada será no restaurante Gaiana e o encerramento, com comboio opcional ou retorno livre, será às 18h30. O percurso terá 340km de ida, pela Estrada Velha de Santos e 120km de volta pelo trajeto convencional, Rodovia Mogi – Bertioga.

New Fiesta ganha cinco estrelas em segurança no mercado mundial


O New Fiesta acaba de ganhar a classificação máxima de segurança nos maiores mercados automotivos mundiais (Estados Unidos, China e Europa), no seu segmento, sendo o primeiro a conseguir tal feito. "A Ford está comprometida com a segurança e isso inclui oferecer o melhor desempenho em testes de impacto", diz Sue Cischke, vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Segurança da Ford. A nova classificação foi concedida pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China, dentro do programa C-NCAP (China New Car Assessment Program), depois da Europa e Austrália/Nova Zelândia. Sendo que nos Estados Unidos, o New Fiesta passa a ser o único carro do segmento a contar com a classificação "Top Safety Pick" (escolha máxima de segurança) dentro dos novos padrões de teste adotados pelo U.S. Insurance Institute for Highway Safety, órgão que assessora as companhias de seguro no país.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Coluna Alta Roda — LUGAR AO SOL


Estreia hoje no CarPoint News a famosa coluna Alta Roda do jornalista Fernando Calmom, que trás muitas novidades do mundo automotivo e informações precisas sobre o mercado. Acompanhe todas as quintas aqui no blog e em breve no site.

O mercado brasileiro é francamente dominado por modelos compactos e seus derivados (picapes, SUVs, stations e monovolumes). Respondem por cerca de 80% das vendas totais de automóveis e comerciais leves. No entanto, há uma fatia de 12% representada pelos médios-compactos, que no ano passado somou em torno de 400.000 unidades. Nesse estreito segmento, modelos nacionais e importados lutam para conquistar um cliente de maior poder aquisitivo, mais exigente e, acima de tudo, lucrativo para os fabricantes. Estima-se que a margem líquida de ganhos seja até três vezes maior do que na média dos modelos que compõem a base do mercado. Entre os médios-compactos, 50% são sedãs, ou seja, 200.000 automóveis em 2010. O segmento apresenta algumas distorções em termos de porte. O Linea, por exemplo, é estreito como um Punto, mas a boa distância entre eixos o deixa como um compacto anabolizado. No outro extremo, existe o Citroën C4 Pallas com dimensões próximas às de médios-grandes. Em 2011, a oferta está crescendo. Primeiro com o Fluence, agora com o 408 e dentro de dois meses o novo Jetta. O carro da Peugeot substitui o 307 sedã, que nunca vendeu bem e saiu de linha em junho de 2010. O 408, também produzido na Argentina, é um automóvel de estilo moderno e linhas atraentes com o qual a marca francesa pretende capturar 10% das vendas de sedãs médios-compactos. Um lugar ao sol, portanto. Apesar de compartilhar a mesma arquitetura do C4 Pallas, somente os 2,71 m entre eixos (maior do segmento) ficaram intocáveis. É mais curto, mais largo e insignificantes 7 mm mais alto. Além disso, a Peugeot mudou tudo, inclusive as portas traseiras, cujo novo desenho facilita a passagem da cabeça ao entrar e sair. O espaço atrás para os passageiros está entre seus pontos altos. Os bancos dianteiros são ligeiramente elevados e, para o posto do motorista na versão de topo (Griffe), há comando elétrico. A tela do navegador, no alto e no centro do painel, é escamoteável também eletricamente, ao contrário do C3 Aircross. O carro tem preços competitivos, nas três versões de acabamento, que começam em R$ 59.500 e vão a R$ 79.900, incluídos três anos de garantia total. Houve cuidado com os materiais para valorizar a vida a bordo. O painel é todo recoberto por plástico de toque macio, mas nas laterais de portas voltam a ser duros. Para diminuir essa sensação de “economia” há muitos equipamentos: ar-condicionado de duas zonas, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, controle de trajetória (ESP), teto solar e retrovisores rebatíveis (ambos elétricos), além de rodas de ligas de 17 pol de diâmetro, entre outros. Isso já a partir da versão intermediária Feline. O motor não mudou – 2 litros/151 cv (etanol) –, mas a Peugeot tratou de melhorar o funcionamento do câmbio automático de quatro marchas. Afinal, 85% dos 408 estarão assim equipados. Houve evolução, sem dúvida, mas se a referência for outros câmbios modernos dos concorrentes ainda deixa a desejar. O carro demonstra um belo acerto de suspensões com equilíbrio ímpar entre conforto e estabilidade. Porta-malas de 526 litros tem tampa com dobradiças pantográficas, imprescindíveis em automóvel dessa categoria.

RODA VIVA

HONDA retirou os apêndices esportivos do novo Civic, exibido em janeiro último no Salão de Detroit, e o carro está pronto para estrear nos EUA, em meados do ano. É uma evolução do atual, sem rompantes de estilo. Continuam as pequenas janelas nas colunas A. Espera-se porta-malas um pouco maior. A filial brasileira aperta o passo para lançá-lo no final de 2011.




VOLKSWAGEN vai, finalmente, lançar esse ano o Gol G5 duas-portas (as mesmas existentes na Saveiro). Chega junto com a leve reestilização. Apenas o Gol G4 – 22% das vendas da linha – oferece carrocerias de duas e quatro portas. Verdade que mais uma versão pode não garantir aumento de participação, porém é preciso eliminar brechas.



FOGE da rotina a decisão da primeira presidente da GM do Brasil, Denise Johnson, de pedir demissão não apenas do cargo na filial, mas da própria empresa. Estava aqui há apenas oito meses. Em geral se acerta uma transição. Jaime Ardila, seu antecessor, acumulará funções com a direção da América do Sul. Acabara de mudar seu escritório de S. Caetano para S. Paulo.


MOTORISTAS, em geral, demoram em mudar hábitos. Apesar de mais de 80% dos automóveis novos terem motores flex, ainda não se nota migração maciça do uso de etanol para gasolina. Pelo menos nos Estados onde o combustível vegetal apresenta histórico de preço competitivo. Se isso ocorresse, o mercado se equilibraria de forma natural e em pouco tempo.

NEM sempre pneus são calibrados enquanto estão frios, como se recomenda. Acrescente quatro libras à pressão informada pelo fabricante do veículo e cheque de novo quando esfriarem. Com pneus quentes, ainda mais no verão, descarte a ideia de baixar para a pressão preconizada. Dica de José Quadrelli, da Bridgestone.


Contatos do autor: fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon


Alta Roda aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em 85 jornais, revistas e sites brasileiros. Está dimensionada com 5.000 caracteres e é editada nas 52 semanas do ano. Alta Roda começou a ser publicada em 1º de maio 1999. Firmou-se como referência no jornalismo especializado por sua independência e análises objetivas. Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).


Suzuki apresenta Grand Vitara “Limited Edition” 2011


A Suzuki acaba de apresentar uma versão exclusiva do modelo Grand Vitara, a “Limited Ed”tion", modelo 2011, que começa a ser vendida em suas concessionárias de todo Brasil, à partir de 1 de março. A marca japonesa já havia lançado uma edição especial do pequeno Jimny, a by DDS e a SX4 Edição Limitada Mormaii, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010. O modelo recebeu novos acessórios de série desenvolvidos para o modelo. Comparado ao modelo de série, esse Grand Vitara “Limited Edition” ganhou estribos laterais, grade dianteira e rodas 225/65 R17 com pintura especial em grafite, aerofólio, entrada para iPod e placa lateral Limited Edition. A série só poderá ser adquirida com a caixa de câmbio automática de 4 velocidades com Tração All Wheel Drive. O Grand Vitara se destaca pela sua construção em monobloco com chassi incorporado, que faz com que o utilitário tenha um peso reduzido, um espaço interno amplo e uma ótima altura livre do solo. Para o conforto do usuário, o Grand Vitara “Limited Edition” conta com computador de bordo digital com 11 funções, ar condicionado automático digital, controles de regulagem de altura do volante e do banco do motorista, bancos traseiros bipartidos (1/3 e 2/3) e reclináveis individualmente, key less e immobilizer e vidros, travas e espelhos retrovisores com acionamento elétrico. A série usa o mesmo motor oferecida no modelo original, ou seja, um 2.0 litros DOHC) a gasolina e 16 válvulas, de 140 cv de potência, com torque de 187 Nm. Seu tanque tem capacidade para 66 litros. O Grand Vitara tem preços que variam de R$75.990 a R$87.090. A versão Limited Edition está disponível na versão 4x4 Automático, ao preço de R$87.090, sendo que os novos itens adicionais somam R$3.790 ao valor da versão de série.

Chevrolet Cruze hatch é revelado


A Chevrolet finalmente revelou hoje (24/02) a versão hatch do Cruze, o modelo de quatro portas será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, na próxima semana, quando começa o evento. O hatch começa a ser vendido na Europa ainda neste semestre (no Brasil o carro chega em setembro). A montadora vai oferecer dois motores a gasolina, um 1.6 de 124 cv e 1.8 de 141 cv e um a diesel, o 2.0 de 163 cv, no mercado europeu. Aqui em nossas terras, o modelo será fabricado na planta de São Caetano do Sul - SP, e vai usar um novo motor 1.8 flex de aproximadamente 150 cv, com duas opções de acabamento, tanto para o hatch, quanto para o sedan e o cliente poderá escolher entre o câmbio manual ou automático.

Saab renova modelo 9-3


A Saab acaba de apresentar a nova gama de modelos 9-3 (sedan e SW), que passa a ser chamada pela empresa sueca de 9-3 Griffin. A nova versão substitui os atuais Sport Sedan, SoprtCombi, Convertibel e 9-3X. Por fora o modelo recebeu novos novos pára-choques dianteiros, faróis (ice block) e a nova logomarca Griffin, instalada na grade dianteira. Por dentro, destaca-se o novo painel de instrumentos e novos materiais das portas e tecidos dos bancos. Sob o capô, o motor 2.0 biturbo a gasolina, nas variantes de 163 ou 220 cv de potência, que se juntam aos atuais 1.9 TTiD, nas versões de 130, 160 e 180 cv. Estão disponíveis duas novas versões: Standard e Aero.

Spyker vai vender divisão esportiva


A Spyker decidiu se dedicar somente a uma marca, a recém comprada Saab, adquirida a um ano. Para confirmar isso, a empresa assinou um memorando de entendimento relativo à venda com a CPP Global Holding, que pertence a Vladimir Antonov. Na época, o milionário russo detinha 29,9% da Spyker, quota que teve de vender por imposição da General Motors para a compra da marca sueca. A CPP Global Holding vai comprar a Spyker por um valor inicial de 15 milhões de euros, mais 17 milhões de euros a serem pagos em seis anos.