segunda-feira, 28 de abril de 2014
Porsche inicia pré-venda e divulga preços do Macan
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Por Imprensa Porsche
A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil, iniciou a pré-venda do Macan, o mais novo modelo da marca alemã. Com chegada prevista para julho, o novo Porsche será vendido inicialmente nas versões Macan S, com motor de 3 litros e 340 cv, e Macan Turbo, com motor de 3,6 litros e 400 cv, a preços de R$ 399.000,00 e R$ 499.000,00, respectivamente.
Com o lançamento do Macan, a Porsche passa a concorrer em uma nova faixa de mercado para a qual não tinha produto antes. Trata-se de um SUV de médio porte, com ênfase na tecnologia, na esportividade e no desempenho. “Vivemos agora uma situação parecida com a de 2003, quando a Porsche lançou o Cayenne. O Macan representa a abertura de uma nova opção para os clientes da marca, com grande potencial para trazer consumidores de outros modelos”, avalia Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar.
A previsão da Stuttgart Sportcar é vender cerca de 500 unidades do Macan até dezembro deste ano. Atualmente, a linha Porsche é formada pelos modelos 911, Boxster, Cayman, Cayenne, Panamera e 918 Spyder.
Pioneer apresenta DVD players da Linha 2014
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Por Rodrigues & Freire Comunicação
A Pioneer do Brasil, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta toda sua linha de DVD players da Linha 2014. São quatro modelos com opções 2-DIN e 1-DIN que prometem agradar a todos os gostos e bolsos. Entre os modelos apresentados, o AVH-X2680BT merece destaque pela presença de tecnologias de ponta como Bluetooth e exclusivas como o MIXTRAX.
· AVH-X2680BT
DVD player 2-DIN e que oferece uma tela com operação total touchscreen de 6,1 polegadas, o AVH-X2680BT apresenta Bluetooth integrado, possibilitando atender chamadas do celular sem tirar as mãos do volante, além de ouvir músicas e, até mesmo, sons de aplicativos do smartphone. O modelo ainda conta com MIXTRAX, tecnologia para execução de músicas sem interrupções e efeitos DJ, entrada RGB para sintonizador de TV, AppRadio Mode ou MirrorLink, 112 opções de cores para a iluminação dos botões e diversas de outras funções.
Preço sugerido: R$ 1.199,00.
· AVH-X1680DVD
O AVH-X1680DVD é um DVD player com diversas opções de conexão. Por isso, é extremamente fácil ouvir músicas armazenadas em pen-drives, iPods, iPhones ou mesmo em smartphones Android. Sua tela possui 6,1 poleadas e o modelo também se destaca nas opções de ajuste de áudio com seu equalizador de 8 bandas. Ele possui MIXTRAX embarcado, entradas USB e auxiliar traseiras, entrada para câmera de ré, controle de volante e, ainda, saídas para tela adicional e conexão de amplificadores.
Preço sugerido: R$ 999,00
DVH-8680AVBT
O DVH-8680AVBT é o destaque entre os modelos 1-DIN com tela. O display do aparelho possui 3,5 polegadas widescreen com frente removível. Ele ainda vem com Bluetooth embarcado, interface para controle de iPod/iPhone via USB e também para Android, utilizando o próprio Bluetooth, o que permite exibir os dados das músicas na tela do aparelho.
A novidade ainda possui opções de iluminação dos botões na cores vermelha e azul, além da possibilidade de incrementar o som do veículo por meio das saídas RCA de 4V com controle de subwoofer para a conexão de amplificadores.
Preço sugerido: R$ 559,00
DVH-7680AV
A tela de 3 polegadas do DVH-168AV permite ao usuário pode assistir vídeos gravados em um pen-drive ou mesmo em um DVD comum. Além disso, o modelo oferece conexões para outras fontes de aúdio e vídeo como sintonizador de TV e subwoofers.
Preço sugerido: R$ 449,00
Para mais informações sobre a Pioneer, acesse www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800-600-5725.
BMW R 1200 GS Adventure: emoção e prazer em qualquer terreno
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Por BMW Motorrad Brasil
A família GS acaba de ficar mais aventureira do que nunca. Referência no segmento Maxitrail, a BMW Motorrad apresenta a nova R 1200 GS Adventure, que reflete o equilíbrio perfeito entre o prazer de pilotar nos terrenos on e off-road e o conforto para deslocamentos curtos ou longos. Projetada para o público que busca um produto versátil e robusto, a nova GS Adventure é a opção ideal tanto para o trânsito das grandes cidades quanto para os apaixonados por longas e prazerosas viagens – incluindo aficionados por off-road.
Tradição e qualidade
Marca ícone do enduro mundial, a BMW Motorrad incorpora toda a sua experiência tecnológica e de design no projeto da R 1200 GS Adventure, que segue a tradição da marca com seu motor boxer, porém dotado de inédita refrigeração mista ar/água. São 1.170cc , que geram 125 HP de potência e 12,5 kgf.m de torque, garantindo o máximo de desempenho em qualquer estilo de condução.
Em relação à R 1200 GS, que utiliza o mesmo propulsor, o virabrequim do motor teve sua massa aumentada em 950 gramas e foi instalado um dispositivo (damper) para diminuir as vibrações, mesmo nos terrenos mais difíceis. O câmbio de seis velocidades oferece uma relação de marchas que proporciona conforto em viagens longas e agilidade em trechos urbanos ou fora de estrada.
Neste modelo, pela primeira vez na história, a BMW Motorrad posicionou o eixo-cardã na lateral esquerda da motocicleta, com o objetivo de tornar a distribuição de peso mais neutra. O conjunto trabalha com chassi produzido em aço robusto e resistente para tornar as manobras, principalmente em terrenos off-road, ainda mais prazerosas.
O piloto tem à disposição cinco modos de condução: standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Os opcionais trabalham gerenciando a distribuição da potência do motor, a rigidez da suspensão semiativa e os sistemas ASC (Controle de Tração) e de freios ABS, oferecendo uma pilotagem segura e emocionante, independentemente do nível de aderência do piso.
O curso das suspensões se manteve e a distância para o solo aumentou 15 mm em relação à R 1200 GS. A geometria do sistema também foi reconfigurada para garantir manobras ainda mais precisas.
Conforto e estética premium
Visualmente, a R 1200 GS Adventure também mostra vocação estradeira. Suas formas estão ainda mais robustas e masculinas. O spoiler frontal está alongado, o que, além de dar um aspecto grandioso ao modelo, ainda melhora a proteção contra o spray produzido pelo pneu dianteiro.
Em relação à R 1200 GS, o tanque de combustível agora conta com 10 litros a mais de capacidade (ficando com 30 litros no total), para uma autonomia ainda maior. O suporte para malas laterais evidencia o caráter da aventureira para viagens longas e serve como protetor do tanque de combustível. O motor também conta com novas barras de proteção.
Parte importante do DNA da BMW Motorrad, o conforto da nova R 1200 GS Adventure é garantido pelo novo banco mais alto (que é ajustável), o para-brisa maior (com melhor proteção contra detritos), pedaleiras tipo enduro, mais largas, e pedal do freio reforçado, com posição regulável. Os manetes do guidão também podem ter a altura reajustada para maior comodidade na pilotagem.
“Após o sucesso da R 1200 GS em 2013, estamos muito otimistas com o lançamento da Adventure. Esta é uma motocicleta com muita tecnologia embargada, design, potente e masculina. Além disso ela atende o cliente que transita pelos dois terrenos, on e off-road.” comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.
A R 1200 GS Adventure conta ainda com uma extensa gama de acessórios especiais e está disponível na rede de concessionárias BMW Motorrad a partir de R$ 87.900,00 nas cores Verde Oliva, Branco Alpino e Azul Metálico. O prazo de garantia é de 2 anos.
Conheça algumas das características da BMW R 1200 GS Adventure:
· Baseada no mesmo projeto da R 1200 GS, com a tradicional motorização boxer de 125 cv de potência suspensão otimizada para a utilização em terrenos off-road e viagens longas.
· Visual GS Adventure robusto e masculino.
· Distribuição de peso favorável para uma pilotagem prazerosa.
· Tanque de combustível maior - 30 litros.
· ABS e ASC como itens de série.
· Subquadro traseiro reforçado.
· Assento ainda mais confortável.
· Para-brisa alto.
· Pedaleiras enduro largas.
· Pedal do freio traseiro e câmbio ajustáveis e reforçados.
· Barras de proteção do motor e tanque de combustível .
· Suportes para malas laterais .
· Ampla gama de acessórios especiais.
Pacote único de equipamentos:
· Cinco modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro – além de add-ons do Enduro ABS and Enduro ASC para pilotagem off-road.
· Ajuste eletrônico da suspensão dianteira e traseira.
· Preparação para sistema de navegação.
· Computador de bordo.
· Cruise control.
· Farol Full-LED com luz de condução diurna incorporada.
· Luz de condução diurna em LED.
· Faróis auxiliares em LED.
· Piscas em LED.
· Controle de pressão dos pneus.
· Sistema de aquecimento das manoplas.
· Sistema de escapamento cromado.
· Ajuste de mapeamento do motor para combustível de baixa octanagem.
· Alarme anti-roubo.
· Pneus preparados para condução em terreno on e off-road.
Lançamento da pedra fundamental da fábrica da Volare em São Mateus
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Por secco.com.br
A Volare, principal fabricante brasileira de veículos leves para o transporte de pessoas e pertencente à Marcopolo, lançou (hoje), dia 25 de abril, a pedra fundamental de sua nova fábrica, localizada no município de São Mateus, no Estado do Espírito Santo. A empresa é a primeira montadora de veículos a se instalar no Estado e a nova unidade, em área total de 82,34 hectares, deverá entrar em operação no terceiro trimestre de 2014 e terá capacidade para produzir 1.000 unidades já em seu primeiro ano de atividade.
A primeira fábrica da Volare fora de Caxias do Sul reúne o que existe de mais moderno e avançado em sua construção e instalação. Até o final de 2014, receberá investimento de cerca de R$ 35 milhões em obras, com a abertura de 200 empregos na fase 1, chegando a 1.000 colaboradores no final da fase 2 (primeiro semestre de 2016).
Na primeira fase do projeto, com conclusão prevista para o final deste ano, serão construídos oito prédios, com área total de 21 mil m². Em cada pavilhão estão sendo aplicados os mais avançados processos construtivos e de layout de linha de montagem, com especial atenção à sustentabilidade, ao bem-estar e à segurança dos colaboradores.
Os sistemas de iluminação e de ventilação incorporam soluções que tornarão a fábrica extremamente arejada e clara, com grande aproveitamento da iluminação natural e das correntes de vento (características da região). A iluminação conta com a adoção de placas prismáticas que oferecem 500 lux, inclusive para dias nublados, e a iluminação artificial, com adoção de luminárias em LED e automação, reduzem o consumo de energia elétrica.
Alguns dos outros diferenciais são o pé-direito livre de 10 metros, eficiente entrada de ar pelas laterais, amplas áreas verdes ao redor dos pavilhões e das áreas de estacionamento, que possibilitarão um local de trabalho e layout mais organizados, mais espaçosos e adequados para a realização das atividades, além de adoção de um sistema de logística inovador.
Fábrica inteligente
Prédios com pé direito alto, ventilação permanente provocada pelas técnicas aplicadas na construção, telhado e laterais duplos para reduzir o calor e iluminação natural são algumas das características que tornam a nova unidade da Volare a mais moderna das empresas Marcopolo e uma “fábrica inteligente”. Sistemas inovadores de troca de ar, iluminação “ecológica” que reduz o consumo de energia e reaproveitamento de toda a água industrial e doméstica nos sanitários e irrigação em geral são inovações importantes. Armazenamento da água em lago, com capacidade superior a 10 milhões de litros, com captação dos telhados e das ruas para posterior utilização, é outra importante vantagem que já está sendo aplicada na construção da nova planta.
Outro diferencial importante da nova fábrica é estar localizada em terreno totalmente plano, que facilita a locomoção dos ônibus durante a sua montagem/fabricação. Além disto, a movimentação de materiais e da logística, também foi muito beneficiada.
A nova fábrica possui telhado duplo com a parte central dispondo de isolante térmico, aquecimento da água por placas solares para uso em restaurante e vestiários e programa de coleta seletiva dos resíduos. A renovação natural do ar ambiente é projetada para 12 trocas/hora, com ventilação natural e contínua, e exaustão e filtros em todos os processos industriais.
Preservação ambiental
Desde antes do início da preparação do terreno para a construção do novo complexo tudo foi pensado para valorizar o meio ambiente e colaborar para a preservação ambiental e a sustentabilidade. Não houve desmatamento, pois grande parte do terreno (mais de
95%) já era destinada ao cultivo de eucaliptos para a indústria de celulose. Apenas uma pequena porção, em torno de 4,5 hectares, tem vegetação diferenciada, embora misturada com eucaliptos e acácias, mas a mesma foi e será preservada.
Todas as precauções e ações definidas pelos órgãos ambientais foram adotadas quando da retirada da camada vegetal (top soil), com acompanhamento de biólogos e especialistas em socorro animal e com equipe de arqueologia desde a etapa inicial da terraplenagem, para verificação da existência de algum sítio arqueológico.
Uma curiosidade interessante é que, durante essa fase, a equipe de arqueologia identificou pequenas amostras de porcelana antiga. O fato foi notificado ao IPHAN e realizado o resgate do sítio conforme determina a legislação. No futuro, existe o plano de promover melhorias na área, qualificando a região com o plantio e a preservação das árvores existentes.
Outras novidades da fábrica que favorecem a preservação ambiental e a sustentabilidade são o sistema de abastecimento de materiais de forma otimizada, reduzindo a movimentação dos operadores, a adoção de movimentadores elétricos em substituição aos convencionais, tracionados por motores a combustão, e a utilização de materiais recicláveis no processo de fabricação dos veículos.
Formação e qualificação profissional, grande oportunidade para a região
A primeira montadora de veículos a se instalar no Estado representa o início de um novo momento socioeconômico para o Espírito Santo e para a cidade de São Mateus e região. A força, gigantismo, eficiência e produtividade do setor automobilístico brasileiro passarão a ter um novo polo.
Para isso, a Volare está investindo na formação e na qualificação profissional. Já foi fechada uma ampla parceria com o SENAI para qualificar os profissionais da região. Além disso, será criada uma unidade para a formação de jovens e para o aprimoramento dos próprios funcionários, que se chamará CTV (Centro de Treinamento Volare). Serão aplicadas todas as boas práticas e experiência das demais fábricas da Marcopolo, com as necessárias adaptações para a realidade local. Esta unidade também dará especial atenção aos aprendizes, da mesma forma que é feito em Caxias do Sul.
A fábrica da Volare iniciará operações com cerca de 200 empregados diretos, na sua maioria para as atividades de produção, como soldador, montador de acabamento, pintor, preparador de superfície, eletricista veicular e auxiliar de produção. Além destas, haverá vagas nas áreas indiretas, como almoxarife, programador, auxiliar fiscal, de custos e contábil, analista em vários setores, inspetor de qualidade, movimentador, motorista, projetista de produto, engenheiro químico, mecânico e eletricista de manutenção e profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, entre outros.
Produção
No primeiro ano de atividades serão adotados os modelos atuais e tradicionais de produção. Em sua grande maioria, os sistemas e componentes serão da fábrica de Caxias do Sul em forma de CKD, para montagem local. Aos poucos e conforme houver espaço nos pavilhões, a unidade começará a fabricar peças localmente, até atingir o volume desejado e previsto. Em seguida, as peças poderão ser de qualquer local, Brasil e/ou exterior, até pela facilidade de logística que a localidade dispõe e deverão ser introduzidos alguns processos modernos robotizados de produção em várias áreas, sistema automático de avanço das linhas e logística diferenciada.
Primeiros veículos
Os primeiros veículos a serem produzidos na nova unidade de São Mateus serão os modelos Volare DW9, W9, W-L e Limousine. A previsão é atingir 1.000 unidades no primeiro ano de atividades (até meados de 2015). A partir do final do segundo semestre deste ano a linha terá capacidade para até 10/12 veículos por dia. O objetivo é construir uma fábrica que tenha capacidade produtiva de ultrapassar os 35 veículos por dia.
Essas unidades atenderão o mercado brasileiro, sobretudo as regiões Sudeste, Nordeste e Norte, e o internacional, pois um dos motivos para a escolha de São Mateus foi a facilidade da logística para exportação.
Chevrolet patrocina Campeonato Brasileiro de Futebol
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Por GM do Brasil
A marca Chevrolet será a patrocinadora máster do Campeonato Brasileiro de Futebol (Séries A e B), que passa a chamar Brasileirão Chevrolet. A ação faz parte de uma estratégia global da Chevrolet de ser a marca mais próxima dos clientes.
A presença da Chevrolet será facilmente percebida pelo apaixonado público que acompanha o campeonato, por meio da identificação da marca e o logotipo da gravata dourada, presentes nas placas centrais de todos os estádios que sediarão os jogos do Brasileirão Chevrolet, nos backdrops das entrevistas coletivas dos jogadores e técnicos, nos materiais promocionais pré-jogos (faixas e balões espalhados pelo campo) e também impressos nos ingressos de todas as partidas.
Na maioria dos jogos o público verá um gigantesco tapete com 20 metros de comprimento e 10 metros de largura, com a inscrição “Find New Roads”, o posicionamento global da marca.
Para completar, todos os estádios com infraestrutura terão um modelo Chevrolet exposto durante os jogos. Em algumas partidas também serão feitas ações de entretenimento para o público, especialmente nos intervalos dos jogos. Finalmente serão distribuídos inúmeros brindes aos torcedores.
“O patrocínio do principal campeonato do país no ano em que o Brasil recebe grandes seleções do mundo, é uma das formas de nos aproximarmos ainda mais dos clientes da Chevrolet. É a presença da marca no esporte mais popular do mundo o que, no Brasil, significa estar no futebol. Estamos realmente empenhados em associar duas grandes paixões dos brasileiros, carro e futebol, buscando sem dúvida o fortalecimento da nossa marca, que já está no Brasil há 89 anos”, afirma Marco Aurélio Pacheco, diretor de Marketing da Chevrolet.
A Chevrolet também patrocinou em 2014, pelo terceiro ano consecutivo, os principais campeonatos estaduais de futebol do Brasil.
Ações ligadas ao esporte no mundo
Além do patrocínio do Brasileirão Chevrolet 2014, e dos patrocínios dos campeonatos estaduais de futebol, que, em sua maioria, terminaram no último final de semana (13 de abril de 2014), a marca também é a montadora oficial das seleções brasileiras de futsal e beach soccer. Sem esquecer suas raízes, a Chevrolet também investe continuamente no automobilismo brasileiro, patrocinando a Stock Car desde o seu lançamento, em 1979, e o Campeonato Brasileiro de Marcas.
Na Europa, a Chevrolet patrocina há alguns anos, dois grandes clubes, o Manchester United e o Liverpool, ambos da Inglaterra, que são considerados duas potências do futebol mundial e, portanto, marcas globais que se estão em linha com a estratégia global da Chevrolet. A Chevrolet tem também uma presença forte no futebol da América do Norte e patrocina as seleções principais masculina e feminina dos Estados Unidos.
Sean Cummings é o novo vice-presidente da Harley-Davidson Motor Company para a América Latina
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Por Harley-Davidson do Brasil
A Harley-Davidson anuncia uma mudança em sua liderança regional. Sean Cummings, ex-presidente da Milsco Manufacturing, empresa parceira e fornecedora de equipamentos da Harley-Davidson Motor Company, assume o cargo de vice-presidente para a América Latina no lugar de Mark Van Genderen, que passa a exercer a vice-presidência de General Merchandise, em Milwaukee, Estados Unidos.
Sean Cummings é um ávido e entusiasta motociclista. À frente da Milsco Manufacturing, foi o responsável pela gestão organizacional e dos resultados da companhia em nível global. O executivo possui extensa experiência em diversas áreas, como marketing e logística, além de importante bagagem internacional, com atuação no na América Latina, Europa e Oriente Médio. “Tenho certeza que Sean será muito importante para o nosso time e trará contribuições essenciais ao negócio, com sua paixão por pessoas e sua liderança”, afirma Matt Levatich, presidente da Harley-Davidson Motor Company.
Sean assumirá o lugar de Mark, que ocupou o cargo por sete anos. Neste tempo, o executivo liderou o processo de criação do time regional da América Latina, incluindo a realocação do escritório regional para Miami e o início das operações das subsidiárias da empresa no Brasil, México e LADM - Latin America Direct Markets (o restante dos países da região). Sob a orientação de Mark, a performance de vendas da região América Latina evoluiu consideravelmente, passando de 5.500 unidades em 2007 para 11.400 em 2013 e, mais importante, o índice de satisfação dos clientes também aumentou.
“Estou muito feliz por voltar ao Brasil e ter a oportunidade de trabalhar com um grupo de funcionários e concessionários tão talentoso e dedicado”, afirma Sean. As operações no Brasil continuarão sendo lideradas por Longino Morawski, que agora se reporta diretamente a Sean Cummings.
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Em 2014, 80 anos do Citroën Traction Avant: Muitas festividades previstas!
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Por CITROËN DO BRASIL - RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
A edição do SALÃO RETROMOBILE 2014, realizado no mês de fevereiro em Paris, abria suas portas com a presença do Clube do Traction Universal*. Este apresentava dois modelos TRACTION AVANT 11 FAMILIALE, um de 1937 e outro de 1957.
Desde o mês de março - e até o final de junho -, um TRACTION AVANT inédito será destaque da exposição
« My CITROËN Aventure » no C_42 (vitrine internacional da marca, em Paris): um TRACTION AVANT Sem Fronteiras 11BL de 1955! Este modelo pertence à associação Traction Sans Frontières que percorre todo o mundo, participando de ralis de veículos históricos e missões humanitárias.
Para as próximas semanas, os apaixonados e o público em geral poderão reencontrar os TRACTION AVANT...
- em eventos como no Autodrome Heritage Festival, nos dias 7 e 8 de junho, no cenário do mítico circuito de Montlhéry, ou ainda no Eurocitro 2014, de 8 a 10 de agosto, no circuito do Le Mans;
- expostos em Salões de Automóveis como o de Orléans, dias 20 e 21 de setembro, ou no Epoqu’Auto, de 7 a 9 de novembro, em Lyon (ambos na França);
- ou ainda nas muitas estradas francesas, nas várias manifestações organizadas pelas equipes regionais do Clube Traction Universal. Principalmente nos encontros de Roost-Warendin, entre 31 de maio e 1º de junho, e no Ferté Vidame, nos próximos 13 e 14 de setembro. Este último, o mais importante do ano, com mais de 800 TRACTION AVANT reunidos!
*O Clube Traction Universal (Club La Traction universelle) agrupa quase 1.400 membros na França e no exterior.
Nissan apresenta retrovisor inteligente
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Por NissanNews.com.
A Nissan apresentou oficialmente ao público, durante o Salão do Automóvel de Nova York, a tecnologia do Espelho Retrovisor Inteligente, revelada no início deste ano. A novidade constava no utilitário esportivo Rogue exposto no estande da marca. Previsto para estrear nas 24 Horas de Le Mans deste ano, no bólido experimental Zeod RC, o novo retrovisor chega aos modelos de produção no Japão ainda em 2014. A Nissan planeja ampliar seu uso nos próximos anos em seus modelos pelo mundo.
O principal objetivo desse espelho é aumentar a segurança das manobras e da condução oferecendo visão traseira livre de obstáculos como passageiros altos; objetos baixos fora do veículo; em condições climáticas adversas, como lusco-fusco, chuva forte e neblina ou mesmo visualizar claramente o que há em pontos cegos, como nas colunas C. O brilho na tela é mínimo para o motorista, mesmo durante o nascer ou pôr do sol ou quando há veículos atrás utilizando o farol alto.
Para obter uma imagem clara, a tela de LCD instalada na estrutura do espelho interno tradicional trabalha em conjunto com a câmera de alta performance (de 1.300.000 pixels) e ângulo estreito instalada na traseira do veículo, que foi formatada especialmente para o novo sistema para não distorcer as imagens. Enquanto os monitores convencionais possuem uma proporção 4:3 ou 16:9, a Nissan criou um de aproximadamente 4:1. É possível escolher, por meio de um botão na parte inferior, entre o uso do espelho inteligente ou do tradicional.
"O Espelho Retrovisor Inteligente oferece a possibilidade de projetos novos e excitantes para os nossos modelos futuros, garantindo que a aparência não deve ser comprometida pela visibilidade ou funcionalidade. Nós vamos ter a flexibilidade para criar novas formas e para melhorar ainda mais a aerodinâmica e a eficiência de combustível", explica Andy Palmer, Diretor de Planejamento e Vice-Presidente Executivo da Nissan Motor Company.
A Nissan tem usado historicamente suas câmeras de alto desempenho para ajudar a ampliar a visão do motorista. Um exemplo é o Around View Monitor, já disponível em modelos de produção em escala, que facilita as manobras de estacionamento e a visualização do que está ao redor do carro com sua imagem em 360º.
Linha 2014 do Jeep Grand Cherokee se completa com lançamento da versão diesel
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Por Comunicação Chrysler
O Jeep Grand Cherokee amplia a recém-lançada linha 2014 com a chegada da versão Diesel no mercado brasileiro. A nova configuração apresenta todas as renovações já disponíveis desde janeiro nos modelos equipados com o motor a gasolina Pentastar V6 3.6 – novo câmbio automático de oito marchas, redesenho dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro e modernização do interior, com novos sistemas multimídia de entretenimento e informação (incluindo navegação GPS) e volante com mais funções, como as aletas que possibilitam trocas sequenciais de marchas.
Vendido apenas na configuração Limited, a mais completa (no modelo a gasolina há ainda a opção Laredo), o Grand Cherokee Diesel tem sob o capô um potente e eficiente motor V6 turbo de 3 litros que, com a nova transmissão de oito marchas, ficou ainda mais econômico do que no ano passado, quando passou a ser oferecido no Brasil. Construído na Itália pela VM Motori, o motor do Jeep Grand Cherokee Diesel é dos mais atuais, tendo sido desenvolvido para o exigente mercado europeu, além de estar à disposição também na América do Norte desde o ano passado.
O novo Jeep Grand Cherokee entrega uma combinação sem precedentes em sua categoria, com economia de combustível e enorme autonomia, mecânica moderna e eficiente, lendária capacidade off-road, acabamento refinado, comportamento dinâmico exemplar e muitos recursos de segurança e tecnologia. "Com o novo Grand Cherokee, nós partimos do mais elogiado SUV e o elevamos a um nível ainda mais alto", disse Mike Manley, presidente mundial da marca Jeep. "Os compradores vão perceber que o Grand Cherokee proporciona ainda mais prazer ao dirigir, em todos os tipos de estrada e nas trilhas mais exigentes."
Para 2014, a nova transmissão de oito velocidades é a maior novidade, ajudando o motor 3.0 V6 a fazer o Grand Cherokee Diesel rodar mais de 1.400 km na estrada -- com o Pentastar a gasolina, são 1.135 km de autonomia. A tradicional aptidão fora de estrada da Jeep é garantida pela tração 4x4 full-time Quadra-Trac II® e pelo sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain™.
A frente reformulada, com novos faróis de duplo xenônio, exibe estilo ainda mais elegante que antes e lanternas de LEDs, recurso também empregado na traseira, inteiramente redesenhada. O refinamento interno se mostra no revestimento de couro, no acabamento de madeira de poro aberto e nas novas combinações de cores.
Em relação à segurança, a lista cresceu e passa de 50 itens, incluindo assistente de saída em subida, controle de estabilidade (ESC), auxílio de frenagem, controle de oscilação de reboque, Front Park Assist e Selec-Speed. A tecnologia a bordo também se apresenta no novo sistema multimídia Uconnect, com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas e GPS integrado, além do quadro de instrumentos configurável, com display de LCD TFT de 7 polegadas e do sistema traseiro de entretenimento, com leitor de Blu-ray e duas telas de alta definição de 9 polegadas, atrás dos encostos de cabeça dianteiros.
Fabricado em Detroit, nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee Limited Diesel 2014 está disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil por R$ 239.900. Com o motor Pentastar a gasolina, os preços sugeridos são de R$ 185.900 (Laredo) e R$ 219.900 (Limited).
Conjuntos mecânicos mais eficientes
Nova transmissão automática de oito marchas
O novo câmbio, com três marchas a mais do que antes, tornou o Jeep Grand Cherokee mais eficiente em termos de desempenho, consumo e controle de emissões. Além da economia de gasolina, a nova e robusta transmissão proporciona acelerações e retomadas mais rápidas e trocas de marchas mais suaves, quase imperceptíveis, elevando a maciez do rodar a níveis de sedãs de luxo. As respostas aos inputs do motorista e às condições de rodagem são sempre rápidas.
As trocas de marchas podem ser feitas manualmente, por meio das aletas atrás do novo volante, proporcionando mais controle ao motorista. Isso ocorre não só em condução esportiva no asfalto, mas também fora dele, graças com o controle Selec-Speed, que determina uma velocidade máxima para cada marcha durante o uso do recurso Hill Descent Control (controle de descida de ladeira).
Motor 3.0 V6 Diesel Turbo
Com os principais componentes feitos de alumínio, a usina de força desse lançamento da Jeep tem seis cilindros dispostos em duas bancadas em V a 60° e desenvolve a potência de 241 cv a 4.000 rpm e torque de 56 kgfm de 1.800 a 2.800 rpm. O desempenho é excelente, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e velocidade máxima de 202 km/h.
E a economia de combustível, que já era um destaque, melhorou cerca de 10% na comparação com o modelo 2013, que contava com câmbio de cinco marchas. De acordo as medições europeias, o consumo médio passou de 12 km/l para 13,3 km/l. No ciclo rodoviário, o Jeep Grand Cherokee Diesel é capaz de fazer 15,4 km/l, possibilitando uma autonomia máxima de 1.433 km com o tanque de 93,1 litros. A emissão de CO2 também baixou 10%, para 198 g/km.
O V6 turbodiesel da VM Motori é equipado com sistema de injeção common-rail de última geração, que trabalha com pressão de 1.800 bar, empregando a tecnologia Multijet II, desenvolvida e patenteada pela Fiat Powertrain. Pequena e com um intercooler ar-ar, a turbina VGT 2056, da Garrett, é de geometria variável, gerando respostas quase imediatas. Pesando 230 kg, o motor é leve para sua classe e de dimensões compactas, medindo 695 mm de comprimento, 729 mm de largura e 697,5 mm de altura. O moderno e robusto conjunto mecânico do Grand Cherokee conta ainda com a tração nas quatro rodas Quadra-Trac II, permitindo conduzir em qualquer terreno e rebocar uma carga de até 3.500 kg.
Pentastar 3.6 V6
Tricampeão seguido na lista dos 10 melhores motores organizada pela revista Ward's, dos EUA, o motor Pentastar 3.6 V6 estreou exatamente no modelo 2011 do Jeep Grand Cherokee, que marcou o lançamento da quarta geração do SUV. Feito de alumínio, com dois comandos de válvulas variáveis no cabeçote, o propulsor desenvolve 286 cv de potência e 35,4 mkgf de torque.
Combinado ao novo câmbio de oito marchas, o Grand Cherokee agora pode rebocar até 2.812 kg, 24% a mais do que anteriormente. Esse "casamento" permite consumo de 7 km/l de gasolina na cidade e 12 km/l em uso rodoviário. O consumo médio é de 9,6 km/l e a autonomia, de impressionantes 1.135 km. O desempenho é outro destaque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e velocidade máxima de 206 km/h.
Inédito Eco Mode
Outro fator que contribuiu para baixar o consumo do Grand Cherokee 2014 é o recurso Eco Mode, que prioriza sempre a marcha mais alta possível, para reduzir a rotação do motor. O acelerador também tem sua calibração alterada, ficando menos esportivo, e até a rotação de marcha lenta é reduzida. O Eco Mode é ativado automaticamente ao ligar o veículo. Para desligar a função – de série em todas versões – quando se quervo máximo desempenho, há um botão no centro do painel.
Lendária capacidade off-road da Jeep
Sistemas 4x4
Como antes, o novo Grand Cherokee conta com a tração integral 4WD Quadra-Trac II e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, que garantem a típica aptidão fora de estrada da Jeep. A caixa de transferência de duas velocidades Quadra-Trac II se baseia nos dados de vários sensores para determinar falta de aderência de alguma roda o mais cedo possível, e corrige a situação. O sistema também detecta movimento rápido no acelerador numa arrancada e maximiza a tração antes do pneu patinar. Quando uma roda escorrega, até 100% do torque disponível pode ser transferido para o eixo com mais tração.
Selec-Terrain
O eficiente sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, permite ao motorista escolher a configuração ideal para obter o melhor desempenho em um determinado tipo de piso. O recurso coordena eletronicamente várias partes do carro, como motor, câmbio e freios, por meio de interações com acelerador eletrônico, mudanças de marcha, caixa de transferência, Hill Descent Control e Selec-Speed.
O Selec-Terrain foi melhorado para 2014 e oferece cinco possibilidades de uso. As opções Sand e Mud, que formavam antes um modo combinado, agora estão separadas.
· Sand (areia): o controle de tração opera com respostas mais sensíveis ao patinamento das rodas, ajustando a distribuição do torque, que deve ser a mais imediata possível.
· Mud (lama): para melhorar a performance na lama, o controle de tração atua com precisão para despejar o maior torque possível nesse terreno muito escorregadio
· Auto: o sistema se adapta automaticamente a qualquer condição no asfalto ou fora dele
· Snow (neve): a tração do veículo é adaptada para oferecer o melhor rendimento em piso coberto por neve
· Rock (pedra): a caixa de transferência, os diferenciais e o acelerador são coordenados para oferecer o máximo controle em baixa velocidade. Este modo só é ativado com a tração reduzida (4WD Low).
O modo Sport, antes localizado no botão do Selec-Terrain, agora é acionado na alavanca do câmbio, e proporciona uma dirigibilidade mais divertida, fazendo a transmissão demorar mais para subir as marchas, entre outras características.
Revisto, o controle Selec-Speed, com os controles de subida e descida (HDC) permite aos motoristas controlar a velocidade do Grand Cherokee em inclinações muito fortes, por meio apenas das aletas do câmbio, atrás do volante – sem usar os pedais de acelerador e freio.
Design elegante, acabamento premium
Exterior
Quando a Jeep lançou a quarta geração do Grand Cherokee, na linha 2011, o modelo impressionou pelo estilo coeso e refinado, mas que continuava exibindo a robustez que se espera de um Jeep. Para 2014, o Grand Cherokee mantém essa diretriz, mas com um nível ainda mais alto de opulência e força.
As versões Laredo e Limited ganharam linhas mais elegantes e agora são facilmente distinguíveis. Em ambas, a tradicional grade de sete aletas, marca registrada da Jeep, está mais afilada, bem como os faróis de duplo xenônio e adaptativos (smart beam), com lanternas de LEDs. A fachada foi ligeiramente elevada, e os faróis de neblina acompanharam esse movimento, agora mais destacados. Juntas, essas alterações deram à dianteira do Grand Cherokee uma aparência mais encorpada, mantendo a mesma distância do para-choque ao solo.
A parte traseira ostenta lanternas maiores, com iluminação por LEDs, além de um defletor maior e mais aerodinâmico e de uma nova tampa de porta-malas, que propicia melhor visibilidade. Disposto diretamente na lataria, o logotipo da Jeep se sobressai mais entre as lanternas. Os para-choques traseiros também exibem características próprias de cada versão, e a saída dupla de escape é um dos diferenciais na opção Limited, que ainda conta com rodas de 20 polegadas (antes eram de 18"). Contudo, as de aro 18 polegadas da versão Laredo exibe também desenho inédito.
Interior
A já premiada cabine do Jeep Grand Cherokee foi sensivelmente melhorada com o novo módulo central, que passou a contar com a tela sensível ao toque Uconnect de 8,4 polegadas. Os controles do rádio e ar-condicionado ficam abaixo do display e têm comandos facilmente identificáveis. Descendo os olhos para o console central surge a nova alavanca do câmbio de oito marchas, revestida de couro.
Outra mudança significativa é o novo volante de três raios, também forrado de couro. Nas duas versões há aletas para trocas sequenciais de marcha, que combinam perfeitamente com as linhas curvilíneas do também novo quadro de instrumentos configurável, de cristal líquido TFT e 7 polegadas. O acabamento com toques de madeira escura está presente tanto no Grand Cherokee Laredo como no Limited. Sempre de couro, o revestimento pode ser preto ou claro, nas duas configurações. As maçanetas, saídas de ventilação e parte central do painel proporcionam um sutil toque dourado ao visual de alumínio escovado. Na versão Limited também foram colocados alguns detalhes cromados, como os frisos no painel e no porta-malas.
Segurança: mais de 50 recursos
Entre os mais de 50 itens de segurança do Jeep Grand Cherokee está o controle Selec-Speed, para ajudar em subidas e descidas íngremes. Outros recursos importantes são o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que engloba sistemas para melhorar a estabilidade do veículo no asfalto ou na terra: redução de rolagem da carroceria (ERM), que aplica os freios em situações extremas, assistente de partida em subidas e controle de oscilação de reboque (TSC).
Além disso, há apoios de cabeça dianteiros ativos, air bags dianteiros de múltiplos estágios, air bags laterais nos bancos da frente, air bags tipo cortina para a área envidraçada da 1ª e 2ª fileiras e air bag para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas, com nove pontos de proteção.
Tecnologia avançada
O Jeep Grand Cherokee 2014 entrega uma série de tecnologias para segurança do motorista e diversão dos passageiros. A central multimídia Uconnect tem interface premiada pela facilidade de uso e oferece entradas auxiliar (3,5 mm), USB e de cartão SD, conexão Bluetooth, além de sistema de som Alpine®, com nove alto-falantes, um subwoofer e recurso Matrix surround sound. A tela principal no painel é de 8,4 polegadas e inclui navegação GPS da Garmin®, que poderá ser atualizado sem custo nas concessionárias.
Nas versões Limited, os passageiros do banco traseiro podem curtir as duas telas de alta definição de 9 polegadas atrás dos encostos de cabeça. Elas reproduzem imagens do leitor de Blu-ray, embutido no conjunto formado pelo porta-objetos e apoio de braço central dianteiro. Com isso, o Jeep Grand Cherokee é um dos raros veículos no mercado brasileiro equipados com leitor de Blu-ray – na linha Chrysler, apenas o monovolume Town & Country 2014 oferece esse item.
O nível de informação do veículo ao motorista está mais completo do que nunca. O computador de bordo, chamado de EVIC (sigla inglesa para centro eletrônico de informação do veículo), foi incorporado ao display personalizável de TFT de 7 polegadas. A tela permite mais de 100 configurações, com mostradores claros e de fácil leitura. As opções são escolhidas por meio dos botões à esquerda no volante.
Refinamento on-road
O Jeep Grand Cherokee é reconhecido pelo eficiente comportamento dinâmico e suavidade, explicados em boa parte pela suspensão independente nas quatro rodas – multilink na traseira. Molas e amortecedores foram ligeiramente endurecidos para melhorar ainda mais o controle de carroceria, característica que é complementada pelas boas respostas da direção, agora com assistência eletro-hidráulica, mais econômica, com ótimo diâmetro de giro de 11,3 metros.
Os subchassis e as molas com pressão variável proporcionam melhor dirigibilidade e conforto no asfalto e mais capacidade no fora de estrada. A rigidez estrutural é garantida por mais 5.400 soldas, apenas no monobloco. O desenho da suspensão traseira permite ainda que o estepe seja alojado dentro do veículo, e não na parte inferior.
Conforto acústico e espaço
A amplitude interna foi reforçada com 10 cm extras de espaço entre os bancos. O encosto traseiro, bipartido 60/40, pode ser reclinado em 12°. Até o acesso é facilitado, com portas traseiras que abrem 78°. O porta-malas inclui compartimentos para pequenos objetos sob o assoalho, ao redor do estepe, e uma lanterna de LED recarregável. A tampa traseira pode ser fechada automaticamente, por meio de um botão. Ao encontrar algum obstáculo, ela não apenas para o movimento, como se abre completamente.
Além do espaço, os ocupantes são bem tratados pelo silêncio a bordo: o isolamento acústico foi aprimorado, com a aplicação de vidros laminados nas portas dianteiras (que também ampliam a segurança) e paredes isolantes duplas, como a que separa o motor da cabine.
Em homenagem a Ayrton Senna, designer Adhemar Cabral faz réplicas em tamanho original da McLaren e Lotus
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Por Ralcoh Comunicação
No dia 1º de maio de 2014 faz 20 anos que Ayrton Senna da Silva nos deixou, em um acidente catastrófico no circuito de Imola, na Itália. Sua morte representou uma mudança na Fórmula 1 e também na vida dos brasileiros, que não teriam mais motivos para acordar cedo aos domingos. O Brasil ganhou um ídolo imortal, mas perdeu um exemplo vivo de perseverança e do Brasil “que dá certo”. Seu nome e seu legado jamais serão esquecidos, e no ano que completa 20 anos de sua morte, uma homenagem em especial será nostálgica e emocionante para todos os brasileiros: a construção da Lotus com que Ayrton venceu seu primeiro Grande Prêmio na Fórmula 1, em 1985, em Portugal, e da McLaren MP 4/8 pilotada por Senna quando venceu o GP Brasil pela segunda vez, em 1993. O idealizador e criador dos carros é o designer Adhemar Cabral, fã incondicional de Senna e amante da velocidade.
A réplica da McLaren será a segunda de Ayrton feita por Adhemar que vai roncar e andar forte, já que ele foi o responsável por produzir o carro que desfilou com a Unidos da Tijuca no Carnaval 2014 do Rio de Janeiro. Em seu desfile a escola fez uma homenagem a Ayrton Senna, o que rendeu o título à agremiação e trouxe muita emoção ao público quando viu a “McLaren de Senna” na avenida do samba.
Neste novo projeto, além da homenagem, Adhemar busca a superação pessoal, já que ele garante que este carro trará detalhes e dimensões idênticas ao bólido pilotado por Senna. “Esta McLaren será quase um filho, pois quero deixá-la exatamente igual a do Ayrton para poder observar a reação das pessoas ao verem o carro. Quero ver e sentir a emoção das pessoas, pois o país inteiro admira o Senna, mesmo quem não gosta de Fórmula 1”, comenta o designer.
Além da McLaren, Adhemar também produz a réplica da Lotus que Senna pilotou quando conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, em 1985, no Autódromo do Estoril, em Portugal. Por esta vitória e por toda a temporada daquele ano que colocou Senna como um dos grandes nomes da categoria, esta Lotus também tem cadeira cativa no coração e na mente dos brasileiros, com sua cor preta imponente e detalhes dourados.
A intenção do designer é viajar pelo país com esta McLaren, além de outros carros que vai fabricar, e oferecer às pessoas comuns a oportunidade de pilotar o carro de Fórmula 1 mais representativo da história para nós brasileiros e sentirem toda a adrenalina, garra e perseverança que Ayrton sentia a cada vitória. “Quem é fã de velocidade, automobilismo e, claro, do Senna, vai sentir na pele e no coração o que é pilotar um carro de Fórmula 1. No próprio carro do Ayrton então, tenho certeza que muitos não vão segurar as lágrimas”, vislumbra Adhemar.
Adhemar afirma que pretende expandir o serviço no futuro com a criação de mais réplicas de outros carros icônicos no mundo do automobilismo, e seu próximo projeto, já em andamento, é o da Porsche 917, considerada o melhor carro de corrida de todos os tempos. “Será uma experiência única poder propiciar aos amantes do automobilismo a emoção de pilotar carros que nem existem mais”, explica. Neste primeiro momento, a Lotus em construção será para apresentação em exposições e eventos, e, por enquanto, não poderá ser pilotada pelos fãs do nosso maior ídolo do esporte.
Citroën apresenta em Pequim o Citroën C-XR Concept
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Por CITROËN DO BRASIL - RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Impulsionada pelo dinamismo e o forte crescimento do mercado chinês, a CITROËN apresenta no Salão de Pequim o CITROËN C-XR Concept. Este novo carro conceito oferece uma abordagem moderna do universo SUV, totalmente baseada nos valores da marca: um design forte, um conforto excepcional - herdado do know-how da CITROËN - e escolhas tecnológicas orientadas para a eficiência.
Este conceito prefigura a primeira oferta de um SUV oriundo da joint venture entre CITROËN e a DONGFENG Motor Group, destinada a conquistar na China um segmento em plena expansão (quase 3 milhões de unidades em 2013, aumento de mais de 50% em relação a 2012).
UM design FORTE E ELEGANTE
O Citroën C-XR Concept tem um estilo compacto facilmente reconhecível, com um caráter SUV decidido e que combina, ao mesmo tempo, elegância e robustez. Elegância por meio de suas proporções harmoniosas e seu estilo elaborado. Robustez por meio de sua largura (bitolas) e seus atributos funcionais e estéticos, que moldam sua identidade SUV.
O design do CITROËN C-XR Concept destaca-se através de:
> Uma grande grade frontal cromada que liga os chevrons aos faróis para afirmar seu temperamento;
> Luzes diurnas em LED, caracterizando sua assinatura luminosa na frente para reforçar sua presença;
> Faróis dianteiros que integram um módulo duplo com as setas, dando ênfase a seu caráter tecnológico;
> A assinatura lateral em "C", ligando visualmente as barras de teto à parte média da carroceria cromada, para destacar sua habitabilidade;
> Grupos óticos traseiros em efeito 3D associados à saída de escapamento dupla cromada, para tornar mais dinâmico seu volume traseiro.
Sua identidade de SUV protetor e robusto é afirmada por meio de atributos de estilo específicos:
> Distância em relação ao solo elevada e a utilização de grandes rodas de 17 polegadas, que, associadas a pneus "All Seasons", enfrentam todas as situações de rodagem em condições de conforto e segurança;
> A utilização de protetores nos para-choques dianteiro e traseiro, além de frisos nos para-lamas, para combinar estilo e proteção da carroceria;
> Decoração lateral e capas de retrovisores vermelhas para lembrar suas qualidades dinâmicas e seu espírito "outdoor".
O CITROËN C-XR Concept tem também uma silhueta elegante caracterizada por:
> Proporção largura/altura ideal (1,79 m x 1,56 m), que lhe dá proporções equilibradas;
> Gabarito limitado a 4,26 m de comprimento para maior agilidade nas manobras;
> A maior distância entre-eixos da sua categoria (2,65 m), que o dota de uma habitabilidade excepcional, especialmente nos lugares traseiros.
UM CONFORTO EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS: O KNOW-HOW CITROËN
Através de sua abordagem tecnológica e sensorial do conforto, o CITROËN C-XR Concept demonstra todo o know-how da CITROËN ao oferecer a motorista/passageiros uma sensação inigualável de segurança e bem-estar.
Em primeiro lugar, o conforto visual do motorista, o qual, graças à posição de pilotagem natural e oriunda do mundo dos sedans - e a uma altura do chassi elevada, o beneficia de uma visão ampla para andar na estrada com plena serenidade.
Conforto e prazer ao dirigir graças ao conjunto de suspensões oriundo do know-how da CITROËN, o que dá ao motorista uma sensação de controle absoluto da direção, enquanto minimiza as irregularidades do solo.
Conforto e bem-estar a bordo para todos, graças à sua longa distância entre-eixos - a mais longa do segmento, oferecendo uma habitabilidade excepcional nos lugares dianteiros e traseiros. E, enfim, o conforto sensorial graças ao grande teto panorâmico de vidro que banha o interior com uma luz suave e difusa.
ESCOLHAS TECNOLÓGICAS DEDICADAS À EFICIÊNCIA
O CITROËN C-XR Concept é dotado das mais avançadas tecnologias para aumentar sua capacidade motriz, reduzindo também o impacto ambiental. Ele dispõe da tecnologia “Grip Control" a qual, em conjunto com os pneus "All Seasons”, permite gerir a aderência da roda em função das especificidades do solo, garantindo uma tração otimizada em qualquer tipo de terreno, sem ter que recorrer a uma transmissão integral - que prejudicaria os consumos e as emissões de CO2!
O CITROËN C-XR Concept também se beneficia de tecnologias avançadas e de alavancas de concepção específicas para reduzir o consumo e as emissões de CO2:
> O grupo motopropulsor é constituído de um motor a gasolina THP 160, dotado do sistema Stop & Start e de caixa de câmbio automática de última geração, combinando conforto, prazer de dirigir e redução nos consumos;
> A redução de peso também estava no foco da concepção do CITROËN C-XR Concept, trazendo, como consequência, um comportamento dinâmico superior para um SUV, com ganhos significativos em termos de consumo de combustível e emissões de CO2.
Rodabrill lança kit de lavagem a seco para veículos
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Por C4 comunicação - Camargo Comm Comunicação Corporativa
A Rodabrill lança mais uma novidade para o mercado de produtos para limpeza automotiva: o Kit Lavagem a seco. O produto dispensa totalmente o uso de água e remove sujeira moderada na carroceria e vidros do carro com a ajuda de um pano de microfibra seco.
O produto é indicado especialmente para a parte externa do veículo, substituindo uma lavagem comum. Formulado com ingredientes especiais para limpeza a seco conta também com silicone e carnaúba que conferem acabamento com brilho que ajuda a manter o carro com aspecto de encerado. Disponível em embalagem de 500 ml o Lava a Seco rende até quatro lavagens com preço sugerido de R$ 24,90.
“O mercado da lavagem a seco tem crescido muito no Brasil nos últimos anos e já é amplamente usado na Europa, Ásia e EUA. Ela tem a mesma eficiência que a lavagem comum onde o desperdício de água é muito grande e agora o Lava a Seco da Rodabrill está disponível para o consumidor que adora cuidar do carro sem abrir mão da responsabilidade ambiental” explica Henrique Caran, diretor do grupo Interbrilho.
O produto também pode ser aplicado em veículos como motocicletas, embarcações, veículos em fibra, e em eletrodomésticos como geladeira, maquina de lavar, microondas entre outros para remover sujeira superficial ou poeira com uma única aplicação. O produto é lançado durante a Apas 2014, junto com o portfólio de produtos da Rodabrill para limpeza automotiva.
Ford comemora 95 anos no Brasil com a maior renovação de sua história
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Por Imprensa Ford
A Ford completou hoje 95 anos de Brasil. A empresa chega a este marco com portfólio de produtos globais, a maior renovação de veículos de sua história e a introdução de novas tecnologias voltadas à eficiência e à segurança veicular nos vários segmentos de mercado de automóveis, picapes e caminhões leves, médios e pesados.
A meta de ter 100% de sua linha no Brasil formada por produtos globais, antes programada para 2015, foi antecipada para este ano e será consolidada nos próximos meses com o lançamento de dois novos compactos, dentro da estratégia que tem comandado o crescimento da marca no mundo.
A linha atual da Ford é formada pelo New Fiesta Hatch e Sedan, Focus Hatch e Sedan, Fusion, EcoSport e Ranger, além do Edge e Fiesta Rocam. Na linha de caminhões, introduziu os extrapesados Cargo, os leves Cargo 816 e Cargo 1119 e ainda este ano deve lançar os novos modelos da Série F.
A marca também trouxe grandes inovações em motores. Este mês, apresentou o motor 1.0 3C Duplo Comando do Novo Ka. Pouco antes, lançou o primeiro motor flex com injeção direta, o Duratec 2.0 Direct Flex, e um novo sistema de partida a frio, o Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho adicional de gasolina. O Ford Fusion Hybrid, com motores a gasolina e elétrico, detém o título de carro mais econômico do País no ranking de consumo do INMETRO/CONPET.
Engenharia
O momento da Ford é marcado ainda pela internacionalização da engenharia brasileira. O EcoSport desenvolvido no Brasil é sucesso em dezenas de mercados da América do Sul, Europa e Ásia, incluindo China, Índia e Tailândia, e o Ka Concept, também criado no centro de desenvolvimento de Camaçari - um dos mais modernos do mundo - vai seguir a mesma trajetória.
"A Ford está num momento muito positivo, tanto no mercado mundial como no Brasil, impulsionado pelo sucesso de suas plataformas globais. E muito mais está por vir em segmentos chaves do mercado", destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. "Mais do que um polo de produção, a Ford Brasil tornou-se um centro global de criação de veículos, com uma estrutura avançada de desenvolvimento de design e engenharia."
História
Em 24 de abril de 1919, Henry Ford aprovou a instalação da primeira montadora de automóveis no Brasil. Hoje, além das linhas de montagem em São Bernardo do Campo, SP, e Camaçari, BA, a sua estrutura inclui a fábrica de motores e transmissões em Taubaté, SP, o Campo de Provas de Tatuí, SP, e a recém-inaugurada fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex, a primeira do Nordeste brasileiro. A nova fábrica faz parte do investimento de R$4,5 bilhões programado pela Ford no período de 2011-2015, o maior da sua história.
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Chevrolet lança nova campanha na internet
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Por Imprensa Chevrolet do Brasil
Respaldada pelo sucesso em ações como o Blackfriday e Megadia, a Chevrolet lança mais uma ação de varejo no Rio de Janeiro. Trata-se do Outlet Chevrolet, uma promoção inédita de vendas com a rede de concessionárias na internet. Entre os dias 24 a 27 de abril os consumidores vão encontrar ofertas inéditas com preços bem competitivos e descontos que podem chegar a R$ 10.000,00.
"A Chevrolet aposta na inovação também na hora de comunicar os benefícios aos seus consumidores. Esta campanha, além de ajudar a realizar o sonho de quem quer um Chevrolet zero, está alinhada com o DNA da marca" afirma Katia Gamba gerente regional de Marketing da General Motors do Brasil.
No site da Outlet Chevrolet (www.outlet chevrolet.com.br) o client vai conhecer todos os modelos oferecidos, fazer a reserva do veículo de sua preferência imprimir um voucher e ir a concessionária para concretizar a compra. São ofertas limitadas (por chassi) e específicas por concessionárias.
Entidade orienta seus associados sobre a certificação de peças do INMETRO
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Por VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação
Publicada em 19 de março de 2014, a Portaria Nº 123 do INMETRO institui a certificação compulsória para coroa, corrente, pinhão e escapamentos de motocicletas. A certificação de produtos está se tornando uma imposição do mercado na atualidade, bom para quem fabrica ou importa, melhor para quem consome.
No caso da Portaria 123, que certifica compulsoriamente o conhecido “Kit de Transmissão”, composto por coroa, corrente e pinhão, além dos escapamentos, é voltada ao mercado de reposição. Vale lembrar que a Portaria traz os seguintes prazos para certificação:
— A partir de 18 (dezoito) meses, contados da data de publicação desta Portaria, os componentes automotivos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos deverão ser fabricados e importados somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro.
— A partir de 6 (seis) meses, contados do término do prazo estabelecido no caput, os componentes automotivos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, deverão ser comercializados, no mercado nacional, por fabricantes e importadores, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro.
— A partir de 36 (trinta e seis) meses, contados da data de publicação desta Portaria, os componentes automotivos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos deverão ser comercializados, no mercado nacional, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro.
Atualmente o kit de transmissão é o líder de vendas no mercado de peças de reposição, pois são itens muito importantes para a segurança dos motociclistas e do trânsito no geral.
“Nos últimos tempos o INMETRO tem se voltado para a certificação de componentes para motocicletas. Acompanhando essa tendência houve uma grande evolução por parte dos fabricantes e importadores de motopeças, numa crescente tomada de consciência de que melhorias contínuas nos processos de qualidade e certificação são necessárias para manter a competitividade e conferir diferencial na hora de negociar”, explica Orlando Leone, presidente da Anfamoto.
Outra novidade a esse respeito é que será elaborada uma NBR (Norma Técnica Brasileira) para coroa, corrente, pinhão e futuramente para escapamentos. Uma comissão formada por entidades de classe, empresas fabricantes e OCP´s, já se reuniram para iniciar os trabalhos de elaboração dessa norma. A segunda reunião foi realizada no último dia 8, na sede da ANFAMOTO e reuniu aproximadamente 25 profissionais do segmento. Para definição da NBR de escapamentos será marcada uma data futura.
Sobre a ANFAMOTO: A Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças foi fundada em setembro de 1980. Sua missão é promover o aumento da competitividade, zelar e defender os interesses da classe e de seus mais de 300 associados em busca do reconhecimento e respeito como instituição que promove o desenvolvimento sustentável das indústrias e empresas instaladas no Brasil. Sediada na cidade de São Paulo, além do site da instituição, onde são veiculadas as principais noticias do setor, distribui a publicação bimestral Anfamoto em Revista.
Informações Adicionais - Institucional: anfamoto.org
PSA Peugeot Citroën alcança a marca de 1,5 milhão de motores produzidos na fábrica de Porto Real
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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
A PSA Peugeot Citroën alcançou hoje a marca de 1 milhão e meio de motores produzidos em sua Fábrica de Motores de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. O número é comemorado com a montagem de mais uma unidade do EC5 1,6L, motor que equipa o Novo Citroën C3, o Aircross e o C3 Picasso, além dos Peugeot 208 e 308. O EC5 se destaca por seus avanços tecnológicos: ele é o primeiro motor de larga produção a usar o sistema Flex Start, da Bosch, que dispensa o uso do “tanquinho” de gasolina em veículos flexfuel. Essa característica isenta o motorista da obrigação de abastecê-lo de gasolina, trazendo também melhor resposta à aceleração, além de reduzir as emissões de gases poluentes.
Além do EC5, a UMPR (Unidade de Motores de Porto Real) produz os modelos TU3 1,4L, TU4 1,5L e TU5 1,6L. As 4 famílias de propulsores são responsáveis por uma cadência produtiva de 700 unidades/dia. No ano passado, saíram da linha de produção, diretamente para os carros da Peugeot e da Citroën, 190.439 motores. A Fábrica de Motores possui 59 postos de trabalho e conta com cerca de 400 funcionários, divididos em 2 turnos de trabalho.
Projetada inicialmente, em 2002, para produzir 50 mil motores por ano, e hoje com capacidade de produção anual de 280 mil motores, a Fábrica de Motores de Porto Real desenvolve um trabalho de formação de pessoal e de aplicação das melhores práticas Lean, por meio de seu Sistema de Excelência PSA, que a tornam uma referência operacional dentro do Grupo PSA em todo o mundo. “O resultado é a possibilidade de aumentar seu volume de produção sem a necessidade de ampliação de sua superfície física”, diz Eduardo Chaves, Diretor Industrial da planta. O maior ganho de área aconteceu com a construção, em 2009, da Unidade de Usinagem, que produz blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumínio para motores de 1,6 litro.
“Chegar a 1 milhão e meio de motores é uma marca notável para a produção da Fábrica e diz muito sobre nossa presença no mercado brasileiro e latino-americano. Estamos totalmente focados em atender às necessidades de nossos clientes locais, e vamos continuar prezando pela inovação tecnológica combinada a um desenvolvimento sustentável. O Brasil é, definitivamente, uma peça chave para o contínuo projeto de internacionalização do Grupo PSA”, declarou o Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes.
BMW Motorrad Alex Barros Racing anuncia sua dupla para a temporada 2014 do Moto 1000 GP
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Por BMW Motorrad Brasil
A equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing anunciou na última sexta-feira (dia 18) sua dupla de pilotos para a temporada 2014 do Moto 1000 GP. O time, que participa neste feriado dos testes coletivos do principal campeonato de motovelocidade do país, em Interlagos (SP), terá o bicampeão Luciano Ribodino na categoria principal (GP 1000) e a jovem promessa do esporte, Lucas Teodoro, na GP Light.
"Estou muito feliz em termos novamente uma equipe patrocinada pela BMW Motorrad e em poder anunciar a renovação com o bicampeão Ribodino e a nova promessa Lucas Teodoro, que acabou de completar 17 anos e estará na GP Light", comentou o chefe da equipe, Alex Barros, ex-piloto da MotoGP e um dos ícones da história do motociclismo no Brasil e no mundo.
"O Ribodino dispensa apresentações, já está bastante entrosado com a equipe e, sem dúvida, estará na briga pelo seu terceiro título na GP 1000, agora com uma nova moto, a BMW S 1000 RR HP4. Já o Lucas foi um piloto que me impressionou bastante em um teste que fizemos no ano passado, quando ele ainda corria com motos de 300 cilindradas e andou pela primeira vez com uma moto 1000cc. Na GP Light, ele vai pilotar a BMW S 1000 RR", explicou Barros.
A parceria entre a BMW e Alex Barros segue para a sua terceira temporada no Moto 1000 GP e já se tornou sinônimo de vitórias, com as conquistas de três títulos nacionais, um vice-campeonato nacional, um título regional e um vice regional, em apenas dois anos de existência da equipe.
Em 2012, logo na temporada de estreia, a equipe sagrou-se- campeã na categoria principal, com o argentino Ribodino, e na categoria GP Light, com o jovem piloto brasileiro Lucas Barros, filho de Alex.
No ano passado, mais um título com Ribodino na categoria GP 1000 e o vice-campeonato na GP Light, com André Paiato. A equipe ainda conquistou títulos regionais, com Ribodino sendo campeão paulista na GP 1000, e o vice-campeonato paulista com Paiato na GP Light.
Ribodino, que completou esta semana 20 anos, está bastante empolgado com o início de uma nova temporada e quer usar os testes em Interlagos para trabalhar bem o acerto da nova moto, visando à abertura do campeonato, no dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul (RS).
"A expectativa é muito boa para a temporada. Já andei com a BMW S 1000 RR HP4 em Londrina, durante dois dias de testes, e agora teremos três dias para trabalhar bastante em Interlagos", declarou o argentino que comparou a moto atual e a BMW S 1000 RR que lhe deu os títulos nas temporadas passadas. "A moto é muito melhor, mais leve, com motor mais potente e suspensão diferente", acrescentou Ribodino, que iniciou sua carreira aos 10 anos na Argentina, disputando o campeonato nacional.
"Estou muito feliz com a oportunidade de poder correr com a BMW e na equipe do Alex Barros. É a realização de um sonho. Fiz um teste com a equipe no ano passado e conheci um pouco melhor a moto. É bem diferente e mais veloz do que as motos que eu estava acostumado a pilotar. Este ano, em Interlagos, vai ser a primeira vez que vou testar com a equipe e estou bastante animado", comentou Lucas Teodoro, de 17 anos.
Testes Coletivos
Além de Ribodino e Teodoro, da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing, o time também terá mais quatro pilotos em ação nos testes coletivos do Moto 1000 GP, que começam nesta sexta e seguem até domingo.
O francês Matthieu Lussiana e Lucas Barros, que vão correr pela equipe Petronas Alex Barros Racing na GP 1000, também farão testes com suas motos BMW S 1000 RR HP4.
São os últimos preparativos para a 1ª das oito etapas do ano, que acontecerá dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul.
Confira o calendário do Moto 1000 GP em 2014:
4 de maio - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho - Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto - Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro - Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro - Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
Jeep® confirma detalhes da produção na China e mostra quatro conceitos no Salão de Pequim
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Por Comunicação Chrysler
Fiat Group Automobiles S.p.A., Chrysler Group International LLC e o Guangzhou Automobile Group Co., Ltd. (GAC Group) anunciaram um acordo para expandir a parceira já existente. Com isso, a joint venture GAC Fiat começará a produzir três modelos da Jeep® para o mercado chinês, expandindo o portfólio de utilitários-esportivos da Jeep disponíveis para os consumidores locais – atualmente, há somente modelos importados. A produção está prevista para se iniciar no final de 2015, e um veículo desenhado especificamente para a China está sendo considerado.
"Esse anúncio representa o capítulo seguinte na utilização apropriada e expansão em escala global da marca Jeep", disse Sergio Marchionne, CEO da Fiat S.p.A. e chairman e CEO do Chrysler Group LLC. "Igualmente importante é o contínuo desenvolvimento no mercado chinês com um parceiro estabelecido e respeitado como o Guangzhou Automobile Group."
Em 2013, a Jeep atingiu a marca superior a 731 mil unidades vendidas em todo o mundo, alta de 4% sobre o ano anterior. Só na China, o crescimento foi de 29%. No mês passado, a marca Jeep estabeleceu um recorde mensal histórico com quase 85 mil veículos comercializados em todo o mundo. A China é o maior mercado para a Jeep fora dos Estados Unidos, com quase 60 mil unidades vendidas em 2013.
Conceitos de design no Salão de Pequim
A Jeep está exibindo quatro veículos conceituais na mostra da capital chinesa, que vai de hoje até o dia 29/4. Esses modelos incluem elementos de design inspirados na história e cultura da China, assim como na moda e tendências vanguardistas que se observam em cidades como Xangai e Pequim.
"A Jeep é uma das marcas importadas com maior crescimento na China", disse Mike Manley, diretor de operações para região Ásia-Pacífico e presidente e CEO da Jeep. "O Salão de Pequim é o cenário perfeito para avaliar como os consumidores reagem a estes conceitos de design inspirados pela milenária cultura chinesa e que talvez possam ser vendidos no futuro", completou. O Jeep Wrangler Dragon, por exemplo, foi mostrado no evento em 2012 como conceito e hoje é vendido não só na China mas em países como Austrália, EUA e Porto Rico.
Jeep Zi You Xia
Depois da recente estreia mundial nos salões de Genebra e Nova York, o novo Jeep Renegade agora surge como um modelo especial em Pequim. Zi You Xia (lê-se "dgi iussiá"), que significa "rebelde" em mandarim, é o nome deste conceito que explora um aspecto mais sofisticado do Jeep Renegade.
Inspirado nas cores do Centro Nacional de Artes Cênicas de Pequim, o veículo é cinza chocolate com acabamentos em bronze anodizado na grade, molduras dos faróis de neblina, parte inferior do para-choque, logotipo e rodas – de 20 polegadas. No interior, o revestimento luxuoso de couro marrom conta com detalhes em cinza e preto baseado na moda masculina tradicional, acrescentando um toque extra de requinte ao esportivo Zi You Xia.
Completam o quarteto de conceitos o sofisticado Jeep Wrangler Sundancer e o novo Jeep Cherokee (modelo que chega ao Brasil no segundo semestre) em duas visões diferentes, o mais off-roader Sageland e o refinado Urbane.
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