quinta-feira, 25 de julho de 2013

Boletim Técnico - O pedestre e o corredor de ônibus



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por CESVI BRASIL

Que devemos olhar para os dois lados para atravessar a rua, isso já nos é falado desde criança. Mas e na hora da pressa? Todos os carros estão parados no trânsito. Vale o risco de passar por entre os carros para adiantar a travessia? E nos casos de avenidas com corredor de ônibus?

De acordo com dados do DPVAT, foram mais de 60 mil pessoas indenizadas por mortes em 2012 no trânsito brasileiro, 35% dessas mortes foram de pedestres, vítimas de atropelamento.

Esses atropelamentos acontecem em diversas situações, porém uma das situações mais graves é o atropelamento em faixas exclusivas de ônibus, onde o pedestre prefere passar por entre os carros e não se atenta aos corredores exclusivos do transporte público.

Esses corredores são faixas exclusivas, para que os ônibus circulem sem ter de disputar espaço com carros à frente. É uma forma da gestão de trânsito dar preferência ao transporte coletivo, evitando o congestionamento das faixas normais.

O problema é justamente na hora em que o trânsito está mais congestionado. Muitos pedestres, vendo que o trânsito nas faixas normais está parado e que o caminho por entre os carros é mais curto, aproveitam para atravessar a avenida, mesmo com a sinalização fechada para travessia.

Só que se esquecem de que no corredor de ônibus o trânsito está livre, com esses grandes veículos passando em velocidade de até 50 km/h. O suficiente para matar uma pessoa em caso de atropelamento.

De acordo com o Departamento de Trânsito Britânico, que analisou os atropelamentos e os riscos de mortes, a chance de uma pessoa morrer ao ser atingida por um veículo de passeio à 48 km/h é de 45%. Isso se agrava muito nos casos de veículos pesados, como é o caso dos ônibus.

A lição aqui é a seguinte: só atravesse a avenida se a sinalização estiver verde para pedestres. E sempre sobre a faixa de pedestres, mesmo que as faixas para travessia não fiquem alinhadas, como é o caso de algumas avenidas com canteiro central. Demora um pouco para a sinalização permitir a sua travessia? Pode ser. Mas a pressa não justifica colocar a sua vida em risco.

O Boletim Técnico é uma publicação do CESVI BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.