quarta-feira, 2 de março de 2011

GENEBRA 2011: Mini mostra conceito Rocketman


Como antecipado no CarPoint News, a Mini mostrou no Salão do Automóvel de Genebra o conceito Rocketman, onde a Mini regressa a suas origens com um modelo mais compacto, que tem inicio de produção agendado para 2013, apenas com motores a gasolina e diesel, incluindo blocos de três cilindros e planos que inclui versões cem por cento elétricas. O Rocketman Concept apresenta também a imagem da próxima geração de modelos da Mini, o conceito mede apenas 3,41 metros de comprimento - contra os 3,05 metros do original desenhado por Sir Alec Issigonis na década de 50 e os 3,72 metros do atual Mini de três portas. Com desenho ousado, o Mini se destaca pelo seu interior exclusivo, que tem lugar para apenas 3 pessoas (3+1), como acontece no iQ da Toyota. Por dentro, são oferecidas diversas soluções originais para o melhor aproveitamento do espaço, como os bancos, que são fabricados com materiais leves e podem ser posicionados de várias formas, o que permite jogar com os centímetros livres para passageiros ou bagagens, o porta-malas suporta até 250 litros de capacidade.

GENEBRA 2011: Mazda exibe conceito Minagi


No Salão Automóvel de Genebra, sobram novidades de todas as marcas, a Mazda trouxe a sua, o conceito que serve para mostrar a tecnologia Skyactiv e denuncia as linhas do futuro crossover compacto da marca, o CX-5. O Minagi Concept, como é chamado pela montadora é o novo estudo de Hiroshima e promove a moderna linguagem de "design" estreada no Shinari, em 2010 (chama-se Kodo, palavra japonesa que significa alma em movimento). A tecnologia Skyactiv envolve o desenvolvimento das transmissões, motores, chassis, carrocerias, etc.), antecipando o que vão surgir nos novos modelos da marca. O futuro modelo da marca, um “Sport Utility Vehicle" de dimensões compactas com estreia comercial planejada para o final do ano, e chega para concorrer com com modelos como o Q5, X3 e Cia. O Salão ocorre até o dia 13 de março.

GENEBRA 2011: Subaru mostra “Boxer Sports Car Architecture”


A Subaru levou seu experimento para o Salão de Genebra, trata-se do conceito “Boxer Sports Car Architecture”, fruto da sua cooperação com a Toyota no desenvolvimento de um couêé com tração traseira. O protótipo foi mostrado com uma carroceria em plástico transparente que exibe o motor boxer, o chassis e a suspensão. A versão final deste estudo deve ser apresentado em 2012 e será será inspirado no do Impreza Concept, também presente na mostra suíça. Maiores detalhes não foram revelados.

GENEBRA 2011: Kia estreia três modelos


A Kia Motors aproveitou o 81º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, para apresentar três novos modelos. O novo Kia Rio, Kia Picanto e o Kia Optima Hybrid. "A presença excepcionalmente forte da Kia em Genebra tem três estreias e destaca a revolução de design, a engenharia de alto nível e as avançadas tecnologias híbridas de nossa marca", comentou Hyoung-Keun Lee, vice-presidente da Kia Motors Corporation. "Na Europa e no mundo, o mercado de carros pequenos e compactos é responsável por enorme percentagem das vendas globais. Assim, a chegada do novo Picanto e do Rio é muito significativa para a Kia nesse que será, sem dúvida, um ano histórico para a marca”, completa.


O Kia Rio está em sua quarta geração e trás um desenho bem ousado, o modelo ficou mais longo, mais largo e mais baixo. O novo Rio chega para redefinir completamente sua posição como um dos veículos mais competitivos em um dos setores mais competitivos – o segmento B. Que segundo a Kia terá baixo custo operacional e baixa emissão de CO², cerca de 85 g/km. O modelo será oferecido em três carrocerias pela primeira vez: sedan de quatro portas, hatchback cinco portas e, a partir de 2012, um novo hatchback de três portas. A versão mostrada em Genebra, de cinco portas tem comprimento de 4.045 milímetros, o sedã medirá 4.365 milímetros (que dá um aumento de 33% no porta-malas para 390 litros) e todos os modelos apresentam uma distância entre-eixos estendida em 70 mm. Assim como a parte externa, a interna também foi renovada, transformado para dar ao carro uma sensação verdadeira de Premium, segundo a marca sul-coreana. Os clientes podem escolher entre dois tons e vários pacotes de acabamento para criar seu interior sob medida.

Acompanhando as novidades da marca, está o novo Kia Picanto, que ficou mais encorpado e mostrando maior presença. O modelinho ficou longo que a versão anterior e com uma distância entre-eixos maior. Será oferecido pela primeira vez com a opção de carrocerias de 5 ou 3 portas, dando mais opção ao consumidor. O pequenino mede 3,6 metros de comprimento e segundo a Kia, “mudou de 'bonitinho' e 'amigável' para maduro e bonito” e foi “projetado para chamar atenção nas ruas graças a sua boa aparência”. O interior também mudou e ficou mais requintado, o interior pode ser chique, esportivo ou Premium. O Kia Picanto virá com um motor da família de motores ‘Kappa’ da Kia. Globalmente, em quatro versões com potências variadas. O número base de CO² foi reduzido para apenas 90 g/km. Já o Kia Optima Hybrid faz sua estreia européia, após sua estreia mundial nos Estados Unidos, que faz parte da era ‘EcoDynamics’ da Kia, o Optima mede 4,85 metros de comprimento e tem porte de sedan de luxo. O modelo híbrido tem um potência combinada de um motor elétrico mais motor a gasolina, somados geram 209 cv e 265 Nm de torque, conseguindo atingir um consumo de combustível de 40,7% em comparação com um Optima regular de 2.4 litros. O motor á gasolina é um 2.4 litros e o motor elétrico gera 30kW, permitindo que o motor a gasolina seja dissociado do conjunto propulsor para que o carro possa ser operado com zero emissão, de modo totalmente elétrico a partir do repouso até 100 quilômetros por hora.

terça-feira, 1 de março de 2011

GENEBRA 2011: Saab mostra conceito esportivo PhoeniX


A Saab mostrou em Genebra, na suíça, o seu mais novo conceito esportivo, o PhoeniX. Tudo para comemorar seu primeiro ano de independência.O conceito serve de base para as linhas dos novos modelos da marca. O PhoeniX tem linhas inspiradas no protótipo Aero-X, apresentado em 2006 e destaca-se por detalhes como as portas de abertura tipo “tesoura” e pequenas asas nas laterais, junto aos pilares A e C, que remetem para as origens da marca como fabricante de avião .O cupê 2+2 exibe um interior com sistema de entretenimento e comunicação IQon, baseado no sistema operativo Android e que deverá aparecer nos próximos modelos da marca. Na mecânica, a montadora recorre a um conjunto híbrido, composto por um motor 1.6 a gasolina auxiliado por um turbo de origem BMW e um elétrico de 34 cv, sendo que o motor a combustão é montado no eixo dianteiro e disponibiliza para o esportivo 00 cv de potência, enquanto o motor elétrico faz mover as rodas traseiras. O sistema oferece três modos de condução: Eco, para otimizar o consumo e as emissões de CO2, que ajuda o motor a combustão quando necessário, Sport, inclui o máximo de potência para melhores performances e Traction, que permite uma maior aderência e potência em superfícies escorregadias, como a neve. Segundo o fabricante, o PhoeniX acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e suas emissões são de 119 g/km em ciclo combinado.

Volvo S60 começa a ser vendido no Brasil por R$ 169.900


A Volvo apresentou hoje (01/03), no Brasil, o seu mais novo sedan, o S60, o modelo cgea em sua versão topo de linha, T6, por R$ 169.900. Sob o capô o sedan trás um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, com 304 cavalos de potência e e 44,9 mkgf de torque, que trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis marchas e a tração é integral. O novo modelo da Volvo, que foi lançado no mercado europeu no ano passado, chega cheio de tecnologia, entre elas, o detector de pedestres, que pára totalmente o carro se alguma pessoa for identificado imediatamente em frente ao veículo (em uma velocidade até 35 km/h), chamado de City Safe, o sistema é item de série do S60. O sistema freia automaticamente o carro se for detectada uma possível colisão com outro automóvel ou objeto parado, e o controle de cruzeiro adaptativo, que mantém a velocidade do S60 constante em relação ao veículo que segue a sua frente. Além desses sistemas, o Volvo conta com controle de tração, câmeras de ré e de detecção de pontos cegos. A Volvo prioriza sempre a segurança em seus veículos, marca registra da montadora sueca, que agora pertence a chinesa Geely. O marca também oferece o sistema On Call, que mantém o carro 24 horas conectado com uma central de atendimento exclusiva. Essa central pode ser acionada em caso de emergência ou automaticamente, caso o veículo se envolva em um acidente. Somente será oferecido esse serviço durante toda a garantia do modelo, de dois anos. A Volvo também confirmou através de sua assessoria, na apresentação online acompanhada pelo CarPoint News, através do FaceBook, que ainda nesse semestre virão as versão mais baratas, a T4 (1.6) e T5 (2.0), mas ainda sem preços definidos.

GENEBRA 2011: Renault apresenta R-Space


A Renault apresentou, agora, no Salão de Genebra, o conceito R-Space, um um monovolume com várias idéias que a marca pretende usar em seus próximos modelos. O modelo é empurrado por um motor de 900cc de três cilindros a gasolina, que rende impressionantes 110 cv de potência e 160 Nm de torque máximo, considerado bastante para a sua pouca capacidade volumétrica. O propulsor está associado a uma caixa de câmbio EDC e faz com que o conceito acelere de dos 0 a 100km/h em 11 segundos e alcance uma velocidade máxima de 200 km/h. Suas emissões de CO2 são de apenas 95g/km. O conceito tem um desing um tanto diferenciado, com uma grade proeminente, o pára-brisa panorâmico, as portas com abertura antagônica e as rodas de liga leve de 21 polegadas. O interior é bem futurista e minimalista.

GENEBRA 2011: Toyota revela novo Yaris híbrido


A Toyota acaba de revelar o seu novo modelo híbrido, o novo Yaris HSD Concept, que vão disponibilizar a tecnologia híbrida ao segmento de maior volume no mercado europeu, o dos hatchs compactos. Além disso, a Toyta mostra as novas linhas da nova geração do modelo. A versão definitiva deverá ser apresentada em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. O modelo tem lançamento agendado para a segunda metade do próximo ano, seis meses depois da nova geração Yaris. Por fora destacam-se a nova entrada de ar frontal, rodas de 18 polegadas e painéis solares no teto, que vai fornecer energia de forma independente ao sistema de ar condicionado, por exemplo. Informações detalhadas sobre a arte mecânica não foram totalmente reveladas, mas tudo indica que deverá utilizar um motor 1.5 movido a gasolina (baseado no utilizado na anterior geração Prius), associado a um compacto motor elétrico. Segundo a marca, o Yaris HSD terá capacidade de circular em modo 100% elétrico por pequenas distâncias.

GENEBRA 2011: Fiat 500 Coupé Zagato é apresentado


Está sendo exibido no Salão de Genebra, uma inédita versão cupê do Fiat 500. A ousadia foi criada pelo estúdio italiano Zagato. O Fiat 500 Coupé Zagato, como está sendo chamado pela empresa, foi desenvolvida em conjunto entre o o centro de design da marca italiana e o estúdio de desing Zagato, que usa obviamente como base, o Fiat 500 de série. O modelo exclusivo se destaca pela cor amarela e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor “Chrome Shadow”, fabricadas pela APP-Tech. Sob o pequeno capô, está o novo motor de 900cc Twinair de 105 cv e 155 Nm de torque. A marca anuncia emissões de CO2 de 95g/km. O mesmo estúdio já havia criado uma versão do Fiat 500 Coupê na década de 50.

GENEBRA 2011: Mitsubishi mostra Concept Global Small


A Mitsubishi revelou no Salão de Genebra, ma suíça, o seu mais novo “Concept Global Small”, uma nova proposta da marca para o segmento B. O Mitsubishi e-compact Concept Global Small, como está sendo chamado pela marca japonesa mede 3,74m de comprimento, 1,68m de largura e 1,49 m de altura. Sob o capô serão oferecidos duas opções de motores MIVEC a gasolina de 1.0 e 1.2 litros com sistema Auto Stop & Go. Suas emissões de CO2 atingem a marca de 90g/km. A versão definitiva deve ser revelada até ao final do ano e a sua produção tem início em 2012, na Tailândia. A comercialização está agendada para meados do mesmo ano, com preços a partir de 10 mil euros.

GENEBRA 2011: Novo termo para o Toyota Prius é anunciado


A Toyota Motor Sales (TMS), divisão da marca nos EUA, acaba de anunciar, por meio de uma votação popular, o termo "Prii” (lê-se Pri-ai), que será usado a partir de agora para designar o plural da linha Prius. A capanha teve início no Salão de Detroit, em janeiro, com o slogan “Prius Goes Plural”, para que os fãs da marca escolhessem um nome para o plural do modelo. Após o início da campanha, o www.ToyotaPriusProjects.com recebeu cerca de 1,8 milhões de votos durante as seis semanas. A expressão Prii derrotou outros quatro concorrentes: Prius, Priuses, Prium e Prien, com 25% dos votos. Esse nome já vinha sido discutido desde seu lançamento, há 10 anos. Após o lançamento de novos modelos Prius plug-in, Prius C e Prius V, a Toyota decidiu realizar a ação para que fosse criado um plural.

BMW e PSA Peugeot Citroën investem 100 milhões de euros em sua joint-venture


Os grupos BMW e PSA Peugeot Citroën anunciaram durante o Salão de Genebra, a intenção de investir 100 milhões de euros em seu projeto de joint-venture de tecnologias híbridas chamado de BMW Peugeot Citroën Electrification. Os trabalhos vão ser realizados em dois lugares, um na periferia de Munique, na Alemanha, e outro em Mulhouse, na França. Nessa troca de tecnologias entre as duas montadoras, ainda serão gerados 400 empregos até o fim de 2011. As operações terão início no segundo trimestre de 2011, sujeito à aprovação das autoridades competentes da área da concorrência. Após o início das operações, todos os novos componentes híbridos resultantes dessa cooperação vão equipar os veículos de ambos os parceiros a partir de 2014. “Como fabricantes de automóveis responsáveis, queremos criar uma plataforma européia aberta e favorecer o desenvolvimento de padrões europeus para as tecnologias híbridas. Com essa joint-venture poderemos desenvolver um know-how tecnológico e industrial na Europa voltado para a cadeia de tração elétrica e conservar todo o seu potencial de criação de valor”, declarou Norbert Reithofer, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “BMW e PSA Peugeot Citroën compartilham a mesma visão sobre a importância da hibridação no futuro. Com essa joint-venture nós poderemos adotar uma abordagem única e comum para agir de maneira mais estratégica. Nossa colaboração também vai se traduzir em importantes economias de escala, custos de desenvolvimento partilhados, utilização de componentes padronizados e aceleração do processo de desenvolvimento”, completou Norbert Reithofer. Na unidade de Munique serão realizadas todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento, assim como as compras, enquanto que a de Mulhouse concentrará as atividades industriais.

GENEBRA 2011: Audi desvenda Audi A3 Concept


A Audi mostrou por inteiro, o novo Audi A3 Concept, um sedan que usa como base o compacto A3, que mostra como será a terceira geração do A3, o modelo será lançado em 2013 e chega para competir diretamente com a futura Classe B da Mercedes-Benz, que deve ter uma versão sedan. O modelo tem linhas muito próximas do A6, que quase sempre dita as linhas do DNA da marca alemã. Suas medidas são comparadas ao Honda City, ele mede 4,14 metros de comprimento e seu interior lembra muito o A1, modelo compacto da marca. O conceito tem sob o capô o mesmo cinco cilindros 2.5 TFSI, com injeção direta de gasolina e turbo, do atual RS3, com uma potência de 408 cv (o original tem 340 cv) um verdadeiro capetinha, que é controlada pela tração integral Quattro. Segundo a Audi, o conceito faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

GENEBRA 2011: Toyota mostra cupê compacto FT-86 Concept II


A Toyota apresentou no Salão de Genbra, na suíça, o seu esportivo compacto, o FT-86 Concept II, que será lançado em 2012. O modelo apresentado e uma evolução do do FT-86, protótipo com tração traseira, que foi desenvolvida em conjunto com a Subaru. O modelo está mais próximo da versão final, ao contrário do primeiro protótipo, que mostrava linhas tímidas. O desenho do modelo apresentado destaca-se por uma traseira recortada, com linhas muito semelhantes às do emblemático 2000GT, um dos primeiros superesportivos da Toyota, enquanto a parte dianteira não esconde alguma inspiração na herança Supra. O conceito foi apresentado em uma cor bem agressiva, um preto ao melhor estilo Batmóvel. O FT-86 Concept II mede 4,23 metros de comprimento, mais de 2,57 metros de distância entre-eixos, 1,79 metros de largura e 1,27 de altura – 200mm mais baixo e 350mm mais curto comparado ao Subaru Impreza STi. A versão definitiva do FT-86, com lançamento previsto para 2012, com um motor turbo de 2 litros e 264 cavalos de potência.

GENEBRA 2011: Alfa Romeo mostra 4C Coupé


Foi apresentado hoje (01/03), no Salão de Genebra, na Suiça. O Alfa Romeo 4C Concept, um coupê esportivo da marca italiana de apenas dois lugares e com tração nas rodas traseiras, como deve ser um superesportivo. O modelo herda muita da tecnologia e dos materiais que foram usados do 8C Competizione, como pode-se perceber pelas linhas do modelo apresentado. O conceito e todo construído em fibra de carbono e alumínio, que somam um peso muito baixo ao carro, cerca de 850 kg. Com um motor instalado entre o eixo traseiro e o habitáculo, o propulsor tem 1750 litros auxiliado por um turbo, que gera mais de 200 cv de potência, com isso, o esportivo pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e consegue atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

GENEBRA 2011: Skoda apresenta Vision D


A Skoda apresentou hoje (01/03) o desenho dos seus futuros modelos, com o protótipo Vision D (foto acima). O modelo tem proporções semelhantes às de um Golf e carroceria de cinco portas, mostrando que poderá ser lançado a partir de 2013, que deverá usar a plataforma do Octavia (a mesma do Golf) e se tornar um sedan mundial, ou um familiar compacto. Outra aposta da marca Checa, é o Fabia Monte Carlo (foto abaixo), que além de mostrar o novo logotipo da marca, é uma série especial comemorativa do centenário do rali, que usa a base de equipamento Ambiente e acrescenta cores, rodas, e outros detalhes mais esportivo. Seus motores são: um 1.2 TSI de 85 e 105 cv, e os 1.6 TDI de 90 e 105 cv. Os preços começam em 16 589 euros.

Editora lança livro sobre o Mini Cooper


Chega em todas as livrarias o livro “O pequeno grande livro do Mini Cooper”, pela Escrituras Editora publica, que conta a história do pequeno ícone inglês, que fez e faz história na indústria automobilística, desde o Mini clássico à nova geração Mini da BMW, e a história de seu criador, Alec Issigonis. O modelo que foi criado devido a crise, foi o mais vendido entre os carros pequenos de sua época. O modelo que foi feito pensando nas massas, se transformou em peça obrigatória dos ricos e famosos, de ídolos do rock e estrelas de cinema, entre muitos outros. Também fez muito sucesso nas pistas de rallye e nos autódromos, com categoria própria, inclusive no Brasil. Criado em 1958, o Mini foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 26 de agosto de 1959. Foi lançado Lançado com um motor de 848cc e apenas 34bhp, com desempenho surpreendente para a época. Depois se tornou um símbolo da moda e objeto de desejo de celebridades, mesmo mantendo seu desenho original quase inalterado por mais de quarenta anos. A marca Mini foi comprada pela alemã BMW, que transformou o Mini em MINI, totalmente reformulado e com dimensões maiores e mais modernas, mas com o mesmo espírito da primeira. No livro são exibidas mais de 120 fotos e mostra em detalhes, todos os principais modelos, como os luxuosos Rileys e Wolseleys, peruas com metade da carroceria em madeira, furgões, caminhonetes, conversíveis e o Moke. No livro é mostrado os primeiros esboços e protótipos e como o Mini se tornou estrela em diversos filmes e na televisão, como os protagonizados por Roman Atkinson como Mr. Bean, Peter Sellers e modelos usados pelos Monkees e Steve McQueen.

Serviço:

Título: O pequeno grande livro do Mini Cooper
Autor: Brian Laban
Tradução: Jayme Costa

Gênero: Automobilismo / História da marca Mini Cooper
ISBN: 978-85-7531-369-5
Formato: 15,5 X 15,5 cm, totalmente impresso em 4 cores, com capa dura e sobrecapa, com 120 fotos
Páginas: 130
Peso: 260 g
Preço: R$ 34,90
Escrituras Editora

Sobre o autor:

Brian Laban tem atuado como jornalista automobilístico há 25 anos. Fã do Mini há mais tempo ainda, Laban já escreveu sobre carros para a maior revista eletrônica inglesa automobilística, além de outros sites estrangeiros e diversos jornais. Em 1991, venceu o prêmio Pierre Dreyfus para autores de guias automobilísticos e sua atuação jornalística foi considerada a mais notável do ano. Escreveu para a revista Performance Car e é colaborador assíduo do Daily Telegraph, do Auto Express e do Sunday Business, dentre muitos outros veículos de comunicação. É autor de mais de 20 livros sobre carros, entre eles O pequeno grande livro da Ferrari, também publicado pela Escrituras Editora. Vive atualmente em West Sussex, no sul da Inglaterra.