quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Michelin promove Concurso Cultural Rally de Prêmios



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Por Assessoria de Imprensa da MICHELIN

O Dakar 2013 não terá passagem pelo Brasil, mas os brasileiros podem entrar no clima da competição, realizada de 5 a 20 de janeiro no Peru, Argentina e Chile. A Michelin traz em sua página (www.michelin.com.br) o concurso cultural “Rally Dakar Michelin”, com perguntas e desafios sobre o campeonato. Para comunicar a ação, que premiará os 10 primeiros colocados, sites de esportes veiculam campanha digital desenvolvida pela agência Razorfish.

Toyota atinge marca recorde com mais de 50 mil veículos em Guaíba (RS), em 2012



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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas

Em 2012, a Toyota atingiu marca recorde com os 50.599 veículos que passaram pelo seu Centro de Distribuição, localizado na cidade de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Esse número representa um aumento de 22% em relação a 2011, quando aproximadamente 42 mil veículos passaram pelo município gaúcho. Desde que foi inaugurado, em 2005, o Centro de Distribuição já recebeu cerca de 267 mil veículos.

No início do ano passado, a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4 ganharam novas versões com a introdução da transmissão automática de 5 velocidades, do motor Flex Fuel 2.7 VVT-i 16V, de uma nova geração de motor a diesel e do GPS de série. Dessa forma, a linha da picape Hilux conta agora com 12 versões e o utilitário esportivo SW4, com 5.

Em 2012, no segmento de picapes médias a diesel, a Hilux teve 34.093 unidades comercializadas no Brasil, mantendo sua liderança pelo 8º ano consecutivo. O SW4, líder no segmento em 2012, foi o utilitário esportivo médio mais vendido no país com 10.396 unidades.

A Toyota utiliza o Centro de Distribuição como portal de entrada de seus veículos do Mercosul, recebendo as picapes Hilux e os utilitários esportivos SW4 produzidos na planta da Toyota Argentina, na cidade de Zárate. No local, os veículos passam por uma operação industrial para se adequar à legislação brasileira e, a partir de Guaíba, são distribuídos para as 137 concessionárias da marca em todo o Brasil.

Centro de Distribuição Toyota
Av. Comendador Ismael Chaves Barcelos, 3000 Guaíba - RS
Terreno: 58 mil m2
Área construída: 2,5 mil m2

Eurobike entra no mercado de aluguel de carros de luxo



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Por Visar Planejamento

A partir de março de 2013 a rede de concessionárias Eurobike começará um novo segmento de negócios: o grupo disponibilizará a locação de seus carros de luxo para empresários.

Com as marcas Audi, BMW, Chrysler, Dodge, Jeep, Land Rover, MINI, Porsche, RAM e Volvo em seu portfólio, a empresa oferecerá o serviço para executivos que precisam ficar com os importados apenas por um período, sem especificamente comprá-los.

A ideia de criar este serviço surgiu de uma percepção de mercado que tivemos. Identificamos este público específico, que tem esta necessidade de ter o veículo de luxo, mas que não quer ter todos os custos de compra, como por exemplo, manutenção e seguro, itens que estão englobados no aluguel do carro.”, explica Henry Visconde, presidente da Eurobike.

A Eurobike, que teve um faturamento de R$ 840 milhões em 2011, acredita que o novo segmento impactará em 4% para o fechamento de 2013.

Proprietários de carros blindados: atenção redobrada durante as férias de verão



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 Por Ex-Libris Comunicação Integrada

Durante as férias de verão, proprietários nem sempre cuidam de seus veículos como deveriam. Em caso de veículo blindado essa falta de cuidado pode trazer prejuízos e até comprometer a eficácia da proteção.

Um dos fatores de risco mais comum nessa época está relacionado à intensa exposição do carro ao calor exagerado”, afirma Christian Conde, presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). “Uma das maiores preocupações na área transparente do veículo, os vidros, é com a delaminação (processo de deslocamento das camadas que o compõem). Esse processo é desencadeado por diversas razões, mas, sob exposição intensa ao calor, é acelerado. A delaminação é facilmente notada pelas bolhas de ar esbranquiçadas que aparecem nos vidros. Dependendo de seu grau e localização, podem afetar a resistência balística”, explica.

O presidente da entidade também alerta que o proprietário de um carro blindado deve, inclusive, ficar atento ao local onde estacioná-lo. “As pessoas normalmente procuram o local mais próximo da praia, por exemplo, quando o ideal seria deixá-lo numa área coberta ou de sombra, evitando o contato com o calor excessivo”, orienta.

A desatenção com o veículo durante as férias pode trazer outros prejuízos. Fábio Rovedo de Mello, da Concept Blindagens, aponta que a falta de cuidado na direção e o trajeto percorrido pelo carro em estradas esburacadas ou de relevo acidentado também podem causar danos em vários sistemas do carro, inclusive à proteção blindada. “Nem sempre é possível desviar ou evitar buracos, lombadas irregulares, valas e outros desníveis de solo. E dependendo de como o carro passa por tais obstáculos, a estrutura blindada pode sim sofrer avarias”, afirma.

O ideal, então, é obedecer a sinalização e não exceder os limites de velocidade. Assim, mesmo trafegando nas mais adversas condições meteorológicas ou em estradas e terrenos dos mais variados, chega-se ao destino em segurança, com a proteção da blindagem garantida e, o mais importante, com vidas preservadas”, diz Rovedo.

Se mesmo com os devidos cuidados algum problema surgir, o presidente da Abrablin aconselha que o proprietário se dirija a empresa blindadora que executou o serviço para que realize a inspeção e reparos necessários.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Momento histórico: Fittipaldi, Piquet e Senna juntos neste fim de semana



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 Por XYZ Live

A oitava edição do Desafio Internacional das Estrelas, que acontecerá no próximo final de semana (12 e 13/1), escreverá um capítulo inédito na história do automobilismo brasileiro. Pela primeira vez, os sobrenomes Piquet, Senna e Fittipaldi alinharão em um mesmo grid de largada. Juntas, essas famílias detêm os oito títulos conquistados pelo país na Fórmula 1. Ao lado de Felipe Massa, Fernando Alonso e mais 21 pilotos de renome internacional, o trio Nelsinho Piquet, Bruno Senna e Pietro Fittipaldi será uma atração à parte na oitava edição da mais badalada prova do kartismo mundial.

A única vez que estas três "marcas registradas" do esporte a motor nacional estiveram juntas em uma mesma pista foi em um teste de pneus da Fórmula 1, nos idos de 1984, quando Emerson Fittipaldi, já fora da categoria, testou pela equipe Spirit. O então estreante Ayrton Senna treinou pela Toleman e Nelson Piquet, que na época somava dois de seus três títulos mundiais, andava com o Brabham no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Em eventos oficiais, os três sobrenomes quase se encontraram em 1992: Christian Fittipaldi estreava na F-1 com Ayrton Senna também no grid, mas Nelson Piquet resolvera se aposentar no fim da temporada anterior.

As novas gerações - No próximo fim de semana, no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha (SC), as novas gerações dessas três famílias estarão na pista. Os Piquet terão Nelsinho, filho do tricampeão, enquanto os Senna serão representados por Bruno, sobrinho de Ayrton. Já os Fittipaldi, família mais tradicional do esporte, contarão com o piloto mais novo do grid, Pietro, de 16 anos, que é neto de Emerson. Um encontro histórico que poderá ser acompanhado ao vivo pelo SporTV (que exibe a classificação e a primeira bateria) e pela Rede Globo (que transmite a prova final).

"Sempre que posso ando de kart e fico contente pelo convite para disputar novamente o Desafio. Será um prazer dividir a pista com pilotos de qualidade internacional e, mais ainda, competir ao lado do Bruno e do Pietro. Não é todo dia que temos Piquet, Senna e Fittipaldi juntos na mesma pista...", afirma Nelsinho, atualmente competindo na Nascar. Piquet foi vice-campeão do Desafio em 2006, perdendo o título por um ponto para Felipe Massa. Ele também registra duas poles na competição, em 2007 e 2009.

Bruno Senna realizará sua segunda participação no evento. Como todo piloto, Bruno deu seus primeiros passos no kart, mas foi obrigado a interromper sua trajetória após a morte do tio Ayrton, em 1994. A volta às pistas se deu dez anos depois, já nos monopostos. As tentativas de readaptação foram sofridas e chegaram a custar algumas costelas quebradas, mas o ex-piloto das equipes HRT, Lotus e Williams na Fórmula 1 não esconde a animação de competir ao lado de outros grandes nomes, como o dos colegas de pista Felipe Massa, Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, entre outros. "Vai ser muito legal. O Desafio é um evento muito bom, com excelente organização, e ao qual todos gostam de ir", comentou. Já Pietro, que segue sua escalada rumo à Nascar, disputará o evento pela segunda vez consecutiva.

Ingressos - Os tíquetes estão disponíveis para compra no site www.blueticket.com.br. A partir do dia 12 de janeiro, os ingressos também poderão ser adquiridos nas lojas Praia Motos, em Balneário Camboriú e Itajaí, no litoral catarinense, e na bilheteria do parque Beto Carrero World, no balneário de Penha (SC).

Sobre o Desafio das Estrelas - O evento é realizado pela RM Eventos e pela XYZ Live. Marcada para acontecer entre os dias 12 e 13 de janeiro no Kartódromo do Be to Carrero World, em Penha (SC), a oitava edição do Desafio Internacional das Estrelas é apresentada pelo Governo de Santa Catarina, Fesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina. Tem copatrocínio de Yamaha, Fiat e Shell, parceria do Parque Beto Carrero World, Hotel Infinity Blue e MG Tires.

Campeões - Daniel Serra (2005), Felipe Massa (2006), Michael Schumacher (2007 e 2009), Rubens Barrichello (2008), Lucas di Grassi (2010) e Jaime Alguersuari (2011).

Ford lança nos EUA o primeiro programa aberto para aplicativos móveis da indústria automotiva


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Por Imprensa Ford

A Ford anunciou hoje na CES 2013, o maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o lançamento do primeiro programa aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis da indústria automotiva. O Programa Ford Developer vai fornecer aos desenvolvedores de softwares as informações e ferramentas necessárias para a integração de seus programas ao sistema multimídia SYNC da Ford. O objetivo é incentivar a criação de experiências inovadoras dentro dos veículos, usando o comando de voz e outros recursos do sistema.

A Ford é a primeira fabricante de automóveis do mundo a lançar um programa aberto de programação que permite aos desenvolvedores de softwares uma interface direta com o veículo para criar aplicativos que melhorem a experiência de dirigir, usando o sistema de conectividade SYNC e o aplicativo de programação AppLink.

"O Ford Developer Program traz uma mudança radical no modo como inovamos e adicionamos valor aos nossos veículos durante todo o seu período de uso", diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento Global de Produto da Ford. "Abrir o carro aos desenvolvedores permite a criação de aplicativos que ajudarão nossos produtos a se manterem atualizados e a agregar novas funções e valor para os nossos clientes."

Uma pesquisa recente da Nielsen mostrou que mais da metade dos proprietários de celulares nos Estados Unidos usam algum tipo de smartphone e dois terços dos novos aparelhos habilitados rodam aplicativos. No mundo, existem hoje mais de 1 bilhão de usuários de smartphones, população que deve dobrar até 2015. Mais de 55 bilhões de aplicativos foram baixados nos principais mercados digitais e os usuários americanos têm em média 67 aplicativos em seus aparelhos.

"Quando lançamos o SYNC em 2007, havia a necessidade de um modo apropriado de conectar e controlar celulares e tocadores de música digital dentro do carro, atendendo essa tendência massiva dos consumidores", continua Thai-Tang. "O comando de voz, que permite ao motorista manter as mãos na direção e os olhos na pista, provou ser muito popular entre nossos clientes. Agora, com um ritmo ainda mais veloz na adoção de smartphones, é preciso renovar o foco no comando de voz para aproveitar todo o seu potencial de uso com aplicativos."

Uma pesquisa recente da Frost & Sullivan mostrou que um cada cinco motoristas usa aplicativos enquanto dirige, sem nenhuma conexão com o veículo. O SYNC oferece conectividade e comando de voz para celulares e tocadores digitais via Bluetooth ou USB. Já o AppLink é uma interface ativada por voz que permite ao motorista controlar aplicativos do celular sem a necessidade de manusear o aparelho. Lançado em 2010, o SYNC AppLink é o sistema mais avançado do gênero e inclui serviços populares como o personalizador de rádio Pandora, rádio inteligente Stitcher, canal de notícias NPR News, rádio digital iHeartRadio e navegador personalizado Scout.

"O carro representa uma nova oportunidade para os desenvolvedores, especialmente no mercado 'millenial' (pessoas com idade entre 13 e 33 anos)", diz Thai-Tang. "Envolver os inovadores de fora da companhia é parte chave da nossa estratégia de atender não só as necessidades dos consumidores de hoje, mas oferecer soluções inovadores para os desafios do futuro." Selecionar e usar aplicativos é um dos meios mais fáceis de personalizar a funcionalidade dos dispositivos de comunicação móveis e embarcados.


Programa Ford Developer

A Ford promoveu um teste com um grupo de desenvolvedores convidados antes de lançar o kit de desenvolvimento de software (SDK), a documentação e sistemas de suporte técnico voltados à criação de novos aplicativos para o AppLink. O sistema já conta com mais de três dúzias de aplicativos públicos, compatíveis com as plataformas Apple iOS e Google Android, e agora está aberto para que todos os desenvolvedores possam testá-lo.

O programa da Ford é similar aos de empresas de tecnologia, como Apple, Google e Facebook. Os desenvolvedores que quiserem habilitar suas criações para o AppLink podem se registrar no site http://developer.ford.com e baixar o kit AppLink SDK. Ele contém a biblioteca de códigos e documentação para os aplicativos que permitem a comunicação de duas vias entre os aplicativos móveis e o veículo, incluindo comandos de voz. Os desenvolvedores também contam com acesso ao suporte técnico direto dos engenheiros da Ford e a fóruns de discussão online para troca de experiências com outros desenvolvedores.

A Ford firmou uma parceria com a empresa jacAPPS, de Michigan, para apoiar os desenvolvedores que tenham uma grande ideia para aplicativos com comando de voz para smartphones usando o Ford SYNC AppLink mas precisam de ajuda na sua realização.

"Nosso foco é aprimorar a experiência de direção minimizando as distrações causadas pelo uso de smartphones ao volante", diz Julius Marchwicki, gerente do programa SYNC AppLink. "Sabemos que os motoristas estão usando aplicativos enquanto dirigem, como música e navegação. Abrindo o AppLink para os desenvolvedores, incentivamos a criação de novos aplicativos controlados por voz."

As três principais categorias de aplicativos para o AppLink incluem: notícias e informação, música e entretenimento e navegação e localização. Todo aplicativo novo criado para o sistema terá o seu funcionamento e adequação avaliados por engenheiros da Ford. Depois dessa aprovação, o desenvolvedor terá apoio da Ford para a colocação do aplicativo no mercado.


Notícias, entretenimento e navegação

No desenvolvimento do AppLink, a Ford estabeleceu parcerias com uma gama variada de empresas e pesquisadores. Entre os novos parceiros que aderiram ao sistema estão o Wall Street Journal, o maior jornal dos Estados Unidos, o USA Today, para acesso a notícias de rádio ao vivo e sob demanda, e o Kaliki, com versões em áudio dos artigos mais importantes de várias revistas e jornais, sem custo.

Na área de música e entretenimento, as parcerias incluem Amazon Cloud Player, Aha Radio - com mais de 30 mil estações de rádio e conteúdos na internet, como serviços de música sob demanda, notícias, entretenimento, áudio-livros, posts e informações sobre o tempo, restaurantes, hotéis e muito mais; Rapsody, principal serviço de música por assinatura da América; e Greater Media, para programação ao vivo das principais estações de rádio dos Estados Unidos.

Na área de navegação e localização, também aderiram ao aplicativo da Ford o Glympse, que mostra a sua localização em tempo real para a família e amigos, em um mapa dinâmico, e o BeCouply, que oferece sugestões instantâneas de lugares interessantes na região. 

Nissan foi a marca que mais cresceu em 2012




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Por Imprensa Nissan do Brasil

O ano de 2012 foi um novo marco para a Nissan do Brasil. Além de ser a fabricante que mais cresceu – pelo terceiro ano consecutivo –, a marca ultrapassou pela primeira vez a casa dos 100 mil automóveis vendidos no mercado brasileiro. Os resultados são expressivos, considerando-se os problemas enfrentados pela Nissan com a escassez de carros nas revendas por alguns meses. As 104.778 unidades comercializadas no ano passado garantiram um crescimento de 56% sobre 2011 e 2,9% de participação de mercado, 0,9 ponto porcentual superior ao resultado anterior. Em dezembro, a Nissan vendeu 9.208 carros, 42% a mais que o mês de novembro, confirmando a retomada das vendas da marca.

Em 2012, os compactos March e Versa, lançados no fim do ano passado, alcançaram 33.151 e 19.670 unidades, respectivamente. A picape Frontier cresceu 28% em um segmento que recebeu inúmeras novidades, fechando o ano com 17.563 unidades.

Mesmo com a falta de carros nas revendas por alguns meses, resultado da limitação das cotas de importação do México, a Nissan do Brasil conseguiu bater recorde de venda em 2012, ultrapassando pela primeira vez os três dígitos. Isso demonstra o potencial da Nissan no mercado interno e confirma que estamos no caminho certo ao fazer investimentos no País, como a nova fábrica no estado do Rio de Janeiro e o patrocínio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. Este ano será ainda melhor, nos preparando para 2014, quando começaremos a produzir mais de 200 mil veículos por ano em Resende”, afirma François Dossa, novo presidente da Nissan do Brasil.

Destaques de 2012

March – Campeão de satisfação pela pesquisa “Os Eleitos”, da revista Quatro Rodas, o compacto registrou 33.151 emplacamentos em 2012.

Versa – O sedan compacto teve 19.670 unidades vendidas e também foi eleito Campeão de satisfação pela pesquisa “Os Eleitos”, da revista Quatro Rodas.

Frontier – Em um segmento com diversas novidades, a picape de verdade emplacou 17.563 unidades, crescimento de 28% na comparação com 2011.

Destaques de dezembro


March – O compacto registrou 2.853 emplacamentos, 39% a mais que em novembro, confirmando a retomada das vendas do modelo.

Versa – Com 2.512 unidades, o sedan compacto aumentou em 57% as vendas em relação a novembro.

Frontier – O utilitário emplacou 1.871 unidades, crescimento de 78% relação a novembro e 13% a mais que o mesmo mês de 2011.

Concessionárias – Com as inaugurações da Katana, em Goiânia (GO), e da VIP Florianópolis, a Nissan do Brasil agora conta com 157 concessionárias em todo o território nacional.

Fiat bate recorde de vendas em 2012


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Por FiatPress

A Fiat Automóveis superou, em 2012, sua marca histórica de vendas no Brasil, registrando o melhor desempenho em seus 36 anos de presença no país. De janeiro a dezembro, foram emplacados 838.218 automóveis e comerciais leves da marca, o que representa um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior ( com 754.276 unidades vendidas ) e uma expansão de 10,2% em relação ao recorde de vendas anterior da empresa, estabelecido em 2010, com 760.495 unidades, conforme dados divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A Fiat liderou o mercado brasileiro pelo décimo-primeiro ano.

A Fiat cresceu acima do mercado brasileiro, que encerrou 2012 com um total de 3.634.115 automóveis e comerciais leves emplacados, 6,1% acima do resultado de 2011, quando foram vendidos 3.425.739 unidades. Deste modo, a Fiat ganhou participação de mercado, alcançando 23,1% de market share em comparação com 22% em 2011.

Este é nosso melhor ano em 36 anos de presença no Brasil porque fomos ágeis e flexíveis ao identificarmos a retomada do mercado, conquistando posições e market share”, disse Lelio Ramos, Diretor Comercial da Fiat.

Em tal desempenho de mercado, destacaram-se as vendas dos modelos Uno, o automóvel mais vendido da marca com 255.149 unidades, e Strada, com 117.464 unidades emplacadas em 2012.

General Motors Company consolida operações na África



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Por Imprensa Chevrolet

A General Motors Company anunciou que está consolidando, a partir desta terça-feira (08/01/2013), as suas operações nas regiões do Sub-Saara e Norte da África em uma nova unidade, a GM África. Mario A. Spangenberg, atualmente presidente e diretor gerente da GM África do Norte, será o presidente e diretor gerente da GM África. Ele ficará baseado no quartel-general da GM África em Porto Elizabeth, África do Sul. Com essa consolidação, Tarek Atta será diretor gerente da GM Egito e África do Norte, reportando-se a Spangenberg.

Com essa modificação Edgar Lourençon, diretor gerente da GM África do Sul e presidente da GM Sub-Saara desde novembro de 2009, atuará nessa transição e será repatriado para a América do Sul em meados de 2013. Ele se reportará a Mark Barnes, vice-presidente das operações Internacionais da GM para Vendas, Marketing, Pós-vendas e chefe de operações da África e Austrália.

Consolidar as nossas operações na África possibilitará uma maior sinergia no continente,” disse Tim Lee, vice-presidente global de Manufatura da GM e presidente das Operações Internacionais. “Isso colocará a GM em forte posição para expandir numa área que possui tremendo potencial de crescimento em vendas de veículos".

A GM faz negócios em mais de 50 mercados da África e tem operações de manufatura na África do Sul, Egito e Quênia. Em 2012, a GM vendeu 180.493 veículos na África, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior.

Nós estamos felizes em ter Mario, um verdadeiro líder e agente de mudanças, supervisionando as nossas Operações na África,” disse Barnes. “Ele tem feito um fantástico trabalho no crescimento dos negócios da GM no norte da África, apesar de intensos desafios políticos e econômicos.”

Spangenberg está em sua atual posição desde 1º de julho de 2011. Anteriormente, ocupou postos importantes em outros lugares do mundo, incluindo a diretoria de Operações de Vendas da GM do México, diretor gerente internacional de Vendas da GM Daewoo Autos e Tecnologia na Coréia do Sul, e diretor de Marketing da Adam Opel AG na Alemanha. Começou sua carreira industrial em 1980 na Volkswagen.

Agradecemos Edgar por ter fortalecido nossas operações na África Sub-Saara", disse Lee. “No curto tempo tempo, com seus conhecimentos e expertise, contaremos com Edgar para colaborar com sua liderança em duas áreas muito importantes - supervisionar o lançamento da nossa nova picape na África do Sul e fortalecer ainda mais nosso relacionamento com a Isuzu.”

Além da sua mais recente posição nas Operações Internacionais da GM, Lourençon já ocupou várias e importantes áreas na América do Sul, incluindo diretor de Qualidade e diretor de Vendas e Operações de Campo para a GM na América Latina, presidente e diretor gerente da GM Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia. Ingressou na Companhia em 1977 como engenheiro na Engenharia de Manufatura da GM do Brasil.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vendas da Amarok praticamente dobram em 2012 e registram recorde histórico



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Por Imprensa VW

A Volkswagen Amarok teve em 2012 o seu melhor ano de vendas de sua história. A pick-up média registrou 19.825 unidades comercializadas no mercado nacional, o que representa crescimento de 93,8% sobre as vendas em 2011.

A chegada da versão com transmissão automática de oito marchas, em março de 2012, e das configurações cabine simples, em dezembro de 2011, foram os principais fatores que alavancaram as vendas da Amarok em 2012. Outro fator que contribuiu para o excelente desempenho comercial do modelo no ano passado foi o início das vendas da linha 2013, em novembro”, afirma Hilário Soldatelli, diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil.

A linha 2013 da Amarok traz novidades como o sistema de alívio de peso da tampa traseira como item de série em todas as versões do modelo, uma nova opção de cor (Marrom Toffee, metálica) e a ampliação de ofertas de equipamentos opcionais para a versão Trendline, com o já consagrado câmbio automático de oito marchas, além de faróis de neblina com luz dinâmica para manobras, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento e o pacote tecnológico Light & Vision (composto por acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, Coming & Leaving home e sensor de chuva). A versão também passa a contar com o novo rádio RCD-320 2DIN com entradas SD-card /USB e com Bluetooth como item de série.

A versão Highline incorporou na linha 2013 como itens de série sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, acendimento automático dos faróis, Coming & Leaving home, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva. Entre os equipamentos opcionais figuram faróis de neblina com luz dinâmica para manobras. Para as versões S e SE, são oferecidos novos opcionais como sensor de estacionamento traseiro, novo rádio RCD-320 2DIN, ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), revestimento dos bancos de couro e revestimento do assoalho de borracha.

A Amarok 2013 é oferecida em oito opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas e motor 2.0 turbo diesel de 122 cv e motor 2.0 biturbo diesel de 180 cv.

Amarok: pick-up premiada

Desde o seu lançamento, a pick-up Volkswagen Amarok tem conquistado alguns dos principais prêmios do setor automotivo, comprovando seu reconhecimento pela imprensa especializada e pelo público.

A Volkswagen Amarok recebeu em dezembro de 2012 o reconhecimento de “Picape do Ano”, no prêmio “Melhor de Auto Press 2013”, realizado pela agência de notícias especializada no setor automotivo. O modelo foi escolhido por um júri formado por 42 editores de automóveis de jornais e portais de todo o Brasil que publicam o conteúdo editorial automotivo da agência.

A Amarok também foi líder na categoria Picape Média da edição especial "Qual Comprar", da revista Autoesporte, da Editora Globo, nos anos de 2010 e 2011. O modelo recebeu o prêmio da Robb Report Car of The Year 2011, na categoria Pick-up. Ainda em 2011, Amarok conquistou outros dois importantes prêmios. Ainda em 2011, o utilitário foi eleito “Melhor Picape acima de 1.201 kg” na 10ª edição do Prêmio Top Car TV e a “Melhor picape” na 13ª edição do Prêmio Abiauto, realizado pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva.

Em 2010, o ano de lançamento da Amarok, a pick-up conquistou três importantes prêmios da mídia especializada. Entre eles, foi eleita "Picape do Ano 2011", pela revista AutoEsporte, da Editora Globo. No Exterior, a Amarok conquistou a primeira edição do "International Pick-Up Of The Year 2011" no 63º Salão Internacional de Veículos Utilitários de Hannover, na Alemanha, em setembro de 2010. Esse prêmio é organizado pela VDA, a associação que representa a indústria automotiva alemã.

Acessórios automotivos movimentam indústria de autopeças



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Por Gerência de Comunicação - Reed Exhibitions Alcantara Machado

O sonho de ter um carro zero quilômetro já foi realizado por muitos brasileiros, graças a fatores como o aumento do poder de compra e acesso a linhas de financiamento. Entretanto, esses consumidores também buscam acessórios que deixem o carro mais funcional e atrativo. A indústria de autopeças tem se preparado para atender esta demanda. No próximo ano, os comerciantes de autopeças e acessórios, frotistas e profissionais do setor de logística visitam a AUTOMEC 2013 - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontece de 16 a 20 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, para renovar e abastecer os estoques com as tendências e novidades da indústria.

Um dos principais sites de e-commerce da América Latina divulgou ranking no qual o setor de acessórios para carros liderou as vendas no primeiro semestre deste ano, superando inclusive os smartphones e games. Já a área destinada a peças e acessórios para motos ficou na quinta colocação, superando os tablets e peças para computadores. Entre os produtos desse setor, que engloba desde cadeiras de bebê até elementos estéticos, destacam-se os que apresentam maior funcionalidade como sensores de estacionamento que auxiliam na baliza e permitem a mesma eficiência dos originais de fábrica.  Oferecem excelente custo-benefício, são facilmente acopláveis ao carro e a instalação é barata.

Outro item muito procurado nas concessionárias e que pode ser instalado posteriormente é a alternativa de câmbio manual no volante, popularmente chamada de câmbio “borboleta”. Este acessório oferece comodidade ao motorista e não precisa necessariamente vir de fábrica. Produtos para segurança também fazem parte da lista, como as placas de carbono para proteção da parte inferior do motor, chamadas de cárter. O equipamento ainda garante uma economia com manutenção do veículo no longo prazo.

Estas e outras novidades em acessórios, peças e serviços serão apresentadas em primeira mão para os visitantes da 11° AUTOMEC, feira B2B, organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, exclusiva para profissionais e compradores do setor de autopeças. Nesta edição, o evento deve alcançar 1.200 expositores e espera receber um público estimado em 70.000 compradores.

A Automec tem apoio do Sindipeças e Co-apoio do Sindirepa-SP, Sicap, Andap e Sincopeças.

Serviço
Automec - 11ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 16 a 20 de abril de 2013
Horário: 10h às 19h - Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana São Paulo - SP

Renault cresce 24,3% em 2012 e celebra o 3º ano consecutivo de crescimento acima do mercado



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Por Imprensa Renault
2012 foi marcado por um excelente desempenho para a Renault, que figura entre as marcas automotivas que mais se destacaram no Brasil nos últimos anos. Pelo terceiro ano consecutivo com crescimento acima do mercado, a Renault emplacou mais de 241.000 unidades, o que representa um aumento de 24,3% em relação a 2011, frente a um mercado que cresceu 6,1% na mesma comparação. No ano, a participação de mercado foi de 6,65% (vs 5,67% em 2011).

"A combinação entre oferta de novos produtos, ampliação da rede comercial e presença da marca em diversas ações no País contribuiu para que atingíssemos crescimento quatro vezes acima do mercado brasileiro pelo 3º ano consecutivo", afirma Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.

Para atingir alcançar esse resultado foi fundamental a estratégia de ampliação e renovação da gama de produtos – com a chegada de modelos como Novo Clio, Fluence GT, Duster Tech Road, Sandero GT Line e nova linha de motores; expansão da rede comercial, com um aumento de 15% de concessionárias em todo o País; além dos investimentos para a ampliação da capacidade produtiva, que saltará de 280.000 para 380.000 carros por ano a partir de março de 2013.

O bom desempenho do ano se deve principalmente aos bons resultados alcançados por modelos como Duster, que emplacou 46.904 unidades, consolidando-se como o SUV (Sport Utility Vehicle) mais vendido no Brasil em 2012. Já o Sandero emplacou 98.458 unidades (vs 81.787 unidades em 2011) e destacou-se com as evoluções na linha 2012, marcadas pela chegada do novo motor 1.6 8V Hi-Power, do Sandero Gt Line, da série limitada Stepway Rip Curl. O Fluence teve também papel importante neste resultado. Em um segmento altamente competitivo, o modelo foi o 5º mais vendido em 2012 entre os sedãs médios, emplacando 15.336 unidades (vs 10.388 unidades em 2011), um crescimento de 48%.


Entre os comerciais leves, destaque para o modelo Master, que emplacou 8.662 unidades, um volume 16% superior ao registrado em 2011. O Kangoo também se destacou, emplacando 5.312 unidades, um aumento de 71% em relação ao ano anterior.

Vale destacar que o ano de 2012 foi marcado pela entrada em vigor do Proconve L6 e a Renault foi a primeira montadora a oferecer um furgão leve a atender a nova legislação.

Posição do Brasil no Grupo Renault

Em âmbito global, o mercado brasileiro continua sendo o segundo mais importante para o Grupo Renault pelo segundo ano consecutivo. Com volume total de 551.334 unidades, a França está em primeiro lugar, seguida do Brasil (241.603), da Rússia (189.852), da Alemanha (170.628) e da Argentina (118.727).

sábado, 5 de janeiro de 2013

Copa Troller: 10 anos de sucesso e 15.000 km nas pistas



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Por Imprensa Troller

A Copa Troller completou 10 anos como o rali de regularidade mais prestigiado do País e recordes de participantes. Promovido pela Troller, marca do grupo Ford, desde a sua criação a Copa já percorreu mais de 15 mil quilômetros e passou por 15 estados brasileiros, atraindo competidores em todo o Brasil.

Ela somou cerca de 10.500 inscrições em 100 etapas realizadas, passando por 40 cidades brasileiras. Esses números mostram o crescimento da competição ao longo dos anos.

Para 2013, a Troller já anunciou a continuidade do rali com novidades para atrair ainda mais os participantes. "Estamos trabalhando em algumas mudanças  para 2013 para trazer mais competitividade e emoção para nossas provas  pelo Brasil", diz Carla Freire, da área de  Marketing da Troller.


Balanço do ano

A primeira etapa da Copa Troller em 2012 foi realizada na cidade de São Luís, no Maranhão, contando com um novo sistema de competição para trazer ainda mais competitividade para rali. Após a etapa maranhense, o campeonato passou pelo Ceará, Paraíba, Bahia e encerrou o calendário em Recife, PE.

O calendário Sudeste também foi destaque e explorou excelentes trilhas pelo País. Iniciando com recorde de incrições em Itupeva, São Paulo, a competição seguiu para Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina, finalizando em Guaratinguetá, no interior paulista.

"As cidades que sediaram as etapas da Copa Troller em 2012 foram escolhidas pela excelente estrutura de acomodação para os competidores e trilhas para a prática do rali de regularidade. Em 2013, vamos retornar a algumas dessas cidades e explorar outros locais, sempre buscando melhorar em todos os aspectos", diz Carla Freire.

Mídias sociais

A competição também movimentou as mídias sociais em 2012, realizando campanhas e coberturas em tempo real nas etapas da Copa Troller pelo Brasil. Com isso, o número de fãs da página passou para 70 mil, comprovando o sucesso das iniciativas.

Michelin oficializa seu retorno ao Rally Dakar



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Por Assessoria de Imprensa da MICHELIN

 A Michelin, uma das maiores fabricantes mundial de pneus, anuncia seu retorno ao Dakar em 2013 para ser a principal fornecedora de pneus da categoria nos próximos três anos. Além disso, a Michelin oferecerá, durante todo o período da prova, serviço de assistência 24 horas no que diz respeito à manutenção dos pneumáticos dos competidores, fortalecendo, desta maneira, sua relação com a maior competição de Rally do mundo.

A oficialização do regresso da marca ao Dakar foi feita pelo Diretor do Departamento de Competição do Grupo Michelin, Pascal Couasnon, em coletiva de imprensa que aconteceu na cidade peruana de Lima e contou com a presença dos pilotos franceses: Marc Goma, Cyril Despres e Stéphane Peterhansel.“O Dakar é uma competição que faz todo o sentido para o nosso Grupo, pois esta prova representa a ligação de um espetáculo de alto nível a um desafio tecnológico sem igual”, destaca Couasnon.

Para 2013 e, pelo menos, nas próximas três edições, a Michelin será parceira técnica do Dakar, fornecendo uma gama completa de pneus para as categorias carros, motos e caminhões, bem como um serviço de assistência técnica 24 horas, permitindo que os competidores possam ter todo o suporte na busca pela melhor performance sem abrir mão da segurança.

O Dakar, por sua vez, desembarca pelo quinto ano consecutivo na América do Sul após trinta anos de estadia no território africano, e terá sua largada realizada na cidade de Lima, Peru, no próximo dia 05 de janeiro, com chegada prevista ao Chile no dia 19 do mesmo mês. A principal competição de Rally do mundo reúne nessa edição 53 diferentes nacionalidades, incluindo pilotos de referência em todas as categorias.

Categoria Carros

A Michelin, capitalizando trinta anos de experiência em todo o tipo de terreno, desenvolveu o Michelin Latitude C para equipar os automóveis participantes do Dakar 2013. O Michelin Latitude C traz uma enorme capacidade de resistência a todo o tipo de “agressão” das pistas sul-americanas e oferece a tração necessária para sobrepor as dunas do deserto e quaisquer irregularidades que possam atrapalhar os competidores. Este modelo concede uma estrutura suave e, ao mesmo tempo, muito resistente.

 Também possui flancos altos (na medida 245/80 -16), capaz de rodar com baixas pressões e dispõe de uma banda de rodagem muito eficaz. Em sua fabricação, os engenheiros deram total atenção ao quesito resistência ao pneu Michelin Latitude C para que ele pudesse cumprir as longas especiais da edição 2013 do Dakar, que podem chegar aos 600 quilômetros de extensão.

Categoria Motos

O modelo Michelin Desert Race, vencedor do Dakar 2011 e 2012, oferece mais tração, maior estabilidade na frenagem e agilidade superior ao do concorrente, favorecendo a passagem da motocicleta sob terrenos irregulares, sobretudo os pedregosos. Desenvolvido pelos engenheiros do Centro de Tecnologia Michelin em Clermont-Ferrand na França, o Desert Race apresenta desenho simétrico com sulcos largos e mais espaçados. Isso contribuiu para maior facilidade de rolamento, proporciona muito mais tração e agressividade, conservando as características necessárias para longevidade e polivalência que distinguem e legitimam a reputação dos pneus Michelin.

No Dakar, o mais difícil não é o confronto direto com os nossos adversários. O mais complicado é enfrentar o deserto. São mais de 8 mil quilômetros que nos separam da chegada e os pneus fazem parte das ferramentas de que dispomos para vencê-los. Em 12 anos de competição, nunca utilizei outra marca que não fosse a Michelin”, analisa o piloto Cyril Despres, três vezes campeão do Rally Dakar.

Categoria Caminhão

No Dakar 2013, cerca de sete em cada dez caminhões inscritos estão equipados com o pneu Michelin XZL. Este modelo é reconhecido pela sua elevada performance e foi especialmente fabricado para oferecer agilidade em qualquer tipo de solo, cuja estrutura robusta suporta uma grande capacidade de carga. A sua carcaça autoriza circulação a baixa pressão, adaptando-se facilmente a todos os terrenos encontrados no trajeto do Dakar. Para esta edição, os pneus Michelin XZL de série vai equipar caminhões com potência superior a 850 cv.

Land Rover patrocina equipe Race2Recovery no Rali Dakar



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Por Imprensa Jaguar Land Rover Latin America PR

Um grupo formado predominantemente por soldados feridos, batizado de Race2Recovery, foi formado para participar do Rali Dakar e arrecadar fundos às instituições de caridade relacionadas ao Exército britânico. Eles estão em Lima, capital peruana, para começar o desafio de ser a primeira equipe de atletas com alguma deficiência física a completer a mais difícil corrida do mundo: o Rali Dakar.

Patrocinada pela Land Rover, a equipe entra na corrida com quarto veículos Wildcat embasados no Defender. No sábado, 5 de Janeiro, Lima dará a largada a uma corrida de 15 dias e 8.500Km, que passará por terrenos extremos como montanhas e desertos pelo sul peruano, passando a fronteira com a Argentina e terminando em Santiago do Chile no domingo 20 de Janeiro.

A equipe Race2Recovery também recebeu o apoio da Família Real britânica em Novembro, quando recebeu o primeiríssimo aporte da Endeavour Fund, recentemente criada pelos Duque e Duquesa de Cambridge, juntamente com o Príncipe Harry.

No início, a campanha Race2Recovery começou com um Freelander e alguns associados. Hoje, a equipe possui 28 integrantes e quarto veículos Wildcats, além de veículos de apoio que percorrem o trajeto. Em Novembro e Dezembro de 2012, o Race2Recovery treinou no Saara com especialistas da Land Rover, que fizeram atividades para atuar em um terreno similar ao que a equipe experimentará de fato na corrida dos próximos 20 dias.

Com o lema “Beyond Injury – Achieving The Extraordinary”, o grupo pretende ser inspiração para outras pessoas que possivelmente se feriram ou encaram adversidades decorrentes da deficiência física. Pela corrida, o Race2Recovery tem levantado fundos para o Tedworth House Personnel Recovery Centre, um dos seis centros de recapacitação. Mais informações sobre e detalhes sobre doações para a entidade podem ser encontrados em www.race2recovery.com

Direto de Lima, Peru, o capitão e um dos pilotos da prova, Tony Harris, de 31 anos, teve amputada uma de suas pernas, do joelho para baixo, durante serviço no Afeganistão. Ele comenta: “Ser parte do Race2Recovery desde o comecinho e trabalhar tanto com a equipe faz parecer esta parte, a chegada em Lima, algo surreal. Estamos a poucas horas de começar a prova, mas já passamos noites em claro neste ano para preparar os carros. Também a maneira como o grupo evoluiu em 18 meses é algo fenomenal”.

Harris segue dizendo que “todas as pessoas que os ajudaram devem se sentir orgulhosas agora, família, amigos e patrocinadores. Vamos aproveitar essa experiência, mas principalmente para atingir nosso objetivo que é terminar o percurso e poder oferecer recursos para a Tedworth House Personnel Recovery Centre, portanto pedimos a colaboração de todos, que entrem no site e façam uma doação”.

O gerente da equipe Race2Recovery, Andrew Taylor, que também foi vítima com sequelas de ataque suicida enquanto servia o exército, disse:  “Poder ver o crescimento da equipe e o progresso ao trabalhar ao lado de cada um, em parceria, me enche de orgulho. Foi um privilégio em trabalhar com pessoas que passaram por situação parecidas com a minha. Aqui no Peru começaremos a prova mais difícil do mundo, mas estamos entre profissionais e especialistas. Além disso estamos passando uma mensagem otimista para as pessoas – todos podem atingir o extraordinário além do que falam das suas capacidades. Isso tudo significa muito para a equipe, especialmente se formos a primeira equipe de deficientes físicos a completar o desafio”.

Saiba mais nos sites www.race2recovery.com e www.media.landrover.com, no Facebook e Twitter: @race2recovery, @landrover and @landroverukpr.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Kasinski Comet GT 250R em condições especiais para compra




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Por Max Midia Comunicação

A Kasinski lança neste início de ano uma promoção especial para compra da motocicleta KASINSKI Comet GT 250R. Para conhecer as vantagens imperdíveis oferecidas pela montadora basta ir a uma das 200 concessionárias de todo o país até dia 31 de janeiro de 2013.

A Comet GT 250R é uma moto esportiva carenada, equipada com painel digital, conta-giros analógicos, suspensão dianteira invertida, disco duplo dianteira de 300 mm, disco traseiro e suspensão traseira monoshock. Um conjunto de itens que completam uma superbike acessível, que requer um investimento menor do que a metade do preço das grandes superbikes.

O modelo 2012 ganhou novos adesivos, decoração bicolor no banco do garupa e assento antiderrapante. Está disponível nas cores: vermelho, vermelho e cinza, branca e cinza, preta e cinza.

Amortecedores Monroe enfrentam condições severas no Rally Dakar 2013



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Por Assessoria de Imprensa da Monroe, Monroe Axios e Tenneco Sistemas de Exaustão

 O Rally Dakar 2013 vai contar mais uma vez com o patrocínio da Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, para a realização da competição que acontece entre os dias 5 e 20 de janeiro de 2013 na América do Sul. A multinacional vai estampar nos carros e acessórios dos pilotos argentinos a marca Fric-Rot, líder absoluta de amortecedores no mercado de reposição na Argentina. É a quarta edição consecutiva que a fabricante de amortecedores patrocina o rally.

Além do apoio, a Monroe vai fornecer amortecedores a todos os participantes argentinos, que percorrerão as estradas da Argentina, Chile e Peru. “Nossa proposta é associar as marcas Monroe e Fric-Rot a competições de alta performance, aproximando ainda mais a empresa de públicos estratégicos para o desenvolvimento de novos negócios”, afirma Ecaterina Grigulevitch, gerente de Marketing e Administração de Vendas da Monroe no Brasil.

Subsidiárias do Grupo Tenneco, Monroe e Fric-Rot são líderes de mercado no desenvolvimento e produção de amortecedores. No Brasil, a Monroe oferece mais de 900 modelos de amortecedores para o mercado de reposição.

JBL Selenium lança upgrade da Linha Multisystem



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Por Imprensa Marthabecker

A JBL Selenium apresenta o upgrade da Linha Multisystem, uma de suas famílias de falantes mais reconhecidas pelo mercado devido ao desempenho e durabilidade. Os novos produtos seguem o padrão de engenharia e design refinado da marca e foram projetados para reprodução de frequências em todo o espectro de áudio e instalação nos locais originais do veículo, o que os torna uma opção ideal para consumidores exigentes que buscam qualidade de som dentro do carro.

A nova Linha Multisystem é composta por falantes triaxiais de 4”, 5 1/4”, 5x7” e 6” e por falantes quadriaxiais de 6x9” (com tela de proteção). Os produtos possuem bobina com fôrma especial de alumínio, que reproduz com alta fidelidade as médias e altas frequências. Sua carcaça em aço com pintura epóxi dá resistência estrutural aos falantes e proteção aos danos causados pelos raios UV. 

Características Linha Multisystem

Triaxiais


4TR6A: Potência de 60 Wrms, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 80-20 kHz. Ideais para laterais traseiras e painéis, instalação nos locais originais em caminhões e utilitários.

5TR6A: Potência de 60 Wrms, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 80-20 kHz. Ideais para portas frontais e traseiras, instalação nos locais originais.

6TR6A: Potência de 60 Wrms, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 60-20 kHz. Ideais para portas frontais e traseiras, instalação nos locais originais.

57TR6A: Potência de 60 Wrms, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 64-20 kHz. Muito usados em portas frontais e laterais traseiras, instalação nos locais originais.


Quadriaxiais

69QD7TA: Potência de 60 Wrms, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 40-20 kHz. Muito usados em portas frontais, traseiras e tampões, instalação nos locais originais.

69QD8TA: Potência de 80Wrms, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 40-20 kHz. Muito usados tampões traseiros, instalação em sobreposição.

69QD9TA: Potência de 100Wrms, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 40-20 kHz. Muito usados tampões traseiros, instalação em sobreposição.

Os produtos Harman têm um ano de garantia e assistência técnica especializada em todo território nacional. Saiba mais sobre equipamentos da linha JBL Selenium Multisystem em www.jblselenium.com.br ou pelo e-mail marketing.pro@harman.com.

Rally Dakar: pilotos e navegadores do mundo inteiro começaram a desembarcar em Lima, no Peru



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Por Liberdade de Ideias

O ano começa com muito trabalho para quem está envolvido com o Rally Dakar. Organização e equipes estão correndo para concluir a grande festa do automobilismo mundial. De 05 a 20 de janeiro, será realizada a 35ª edição do certame.

Os brasileiros Bruno Sperancini e Thiago Vargas, da Prominas Racing, desembarcaram nesta manhã em Lima, no Peru. Após deixar as bagagens no hotel, logo eles se dirigiram ao bairro de Magdalena, onde está instalado o "Village Dakar" (estrutura montada para receber os competidores, que fica bem ao lado do Parque Fechado - boxes das equipes).

"Ainda restam alguns detalhes para fecharmos, como retirar o credenciamento, fazer o reconhecimento do local, realizar os últimos testes do nosso UTV Polaris RZR XP 900, que foi preparado na França, pela Xtreme Plus etc. Precisamos estar seguros de que tudo está devidamente pronto, afinal, serão 8.574 quilômetros, com 4.155 de trechos cronometrados", salientou o piloto Sperancini.

A largada será na Praia de Chorrillos, às margens do Oceano Pacífico. No dia 05, a partir das 8h, pilotos e navegadores passarão pelo pórtico do Rally Dakar, para serem apresentados ao público. "É... Está chegando a hora. É difícil controlar a ansiedade, pois faremos nossa estreia no maior rali do planeta, o que seria uma Copa do Mundo, para o futebol", descreveu o navegador Vargas.

O evento conta com um grid de mais de 500 veículos, entre motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões. Depois da largada em Lima, o primeiro pouso desta caravana será na pequena cidade de Pisco, Peru, que preserva muito da história da civilização Maia. Serão 15 dias de disputas, com passagem pelo famoso deserto do Atacama e destino final em Santiago, no Chile.

Programação - Rally Dakar 2013

05 de janeiro - PERU: Lima
06 de janeiro - Pisco / Pisco
07 de janeiro - Pisco / Nazca
08 de janeiro - Nazca / Arequipa
09 de janeiro - Arequipa / Arica
10 de janeiro - Arica / Calama
11 de janeiro - ARGENTINA: Calama / Salta
12 de janeiro - Salta / San Miguel de Tucumán
13 de janeiro - Dia de Descanso - San Miguel de Tucumán
14 de janeiro - San Miguel de Tucumán / Córdoba
15 de janeiro - Córdoba / La Rioja
16 de janeiro - La Rioja / Fiambalá
17 de janeiro - CHILE: Fiambalá / Copiapó
18 de janeiro - Copiapó / La Serena
19 de janeiro - La Serena / Santiago
20 de janeiro - Premiação

Moto Honda dá dicas para viajar com segurança



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Por Linkpress Assessoria e Comunicação

Durante as férias, nada melhor que pegar a estrada. Nesta época, muita gente sai dos grandes centros para passar momentos com a família ou amigos no interior ou no litoral. Para que os bons momentos planejados não se tornem dor de cabeça, a Moto Honda da Amazônia, com o apoio do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), traz dicas importantes para que o motociclista possa curtir as férias com segurança e tranquilidade.

Check-up completo

Antes de qualquer coisa é preciso verificar se a mecânica está em dia. É indispensável que o motociclista leia atentamente o Manual do Proprietário e siga as orientações importantes que ele contém. A rede de concessionárias Honda, por meio do Serviço Expresso, presta serviço de check-up e inspeção de 21 itens em aproximadamente uma hora, como cabos de embreagem e de freio, folga de manetes, desgaste e pressão dos pneus, regulagem da corrente de transmissão, além de verificação do nível de óleo do motor, lâmpadas e o sistema elétrico da motocicleta. Os profissionais treinados pela fábrica e utilização de peças genuínas garantem que a motocicleta terá um funcionamento confiável. Para garantir o atendimento, é fundamental o cliente agendar um horário na concessionária de sua preferência. Mais informações podem ser obtidas no site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 055 22 21.

Antes de pegar a estrada, também é importante analisar se os pneus estão calibrados com a pressão correta; verifique a pressão com os pneus frios, antes da pilotagem, para uma correta calibragem, lembrando que em alguns modelos o pneu traseiro deve estar com mais pressão caso o motociclista leve alguém na garupa, para compensar o peso extra. Observar se algum raio das rodas está quebrado ou solto e ainda verificar se há objetos presos que possam vir a danificar os pneus.

Outro detalhe que deve ser observado é o nível de óleo lubrificante do motor. Caso esteja baixo, deve ser completado até o nível recomendado. Em caso de dúvida, consulte o nível e o tipo de óleo recomendado bem como o intervalo de troca no Manual do Proprietário. Caso seja necessária a troca do óleo, certifique-se que o filtro de óleo foi limpo ou trocado, dependendo do tipo utilizado no motor de sua motocicleta.

A transmissão secundária – corrente coroa e pinhão, conhecida popularmente como “relação” – deve ser inspecionada periodicamente. Se a corrente estiver ressecada, enferrujada ou com elos engripados, lubrifique com óleo de transmissão SAE 80 ou 90. Se estiver muito suja, deve-se limpar antes da lubrificação. Não aplique lubrificante em excesso, pois pode favorecer o acúmulo de sujeira, areia ou terra e provocar o desgaste prematuro. O filtro de ar deve ser limpo periodicamente, lembrando que alguns modelos de filtros de ar não podem ser limpos, apenas substituídos.

Uma parte vital do conjunto mecânico é o sistema de freios que deve ser analisado com muito cuidado. Verifique sua regulagem e desgaste. Se estiverem desgastados, lonas e pastilhas de freio devem ser trocadas. Em caso de freios hidráulicos, é importante verificar o nível de fluido de freio. Caso esteja abaixo do mínimo, é recomendável que a motocicleta siga para um check-up, pois o sistema pode estar com vazamentos ou desgaste acima do limite de uso das pastilhas de freio.

Na parte elétrica, o motociclista deve se atentar ao funcionamento das luzes de sinalização (freios, pistas, lanterna, farol e painel), que além de comprometer a segurança da viagem, o mau funcionamento de um ou mais destes itens pode incorrer em multa e pontos na carteira.

Uma dica importante é realizar uma inspeção visual geral da motocicleta, atentando-se a vazamentos, itens quebrados ou soltos e ainda estado de mangueiras diversas. Itens ressecados, rachados ou com qualquer tipo de dano devem ser substituídos, independentemente de qual seja a função dessa mangueira (combustível, líquido de arrefecimento, fluido de freio, respiro de óleo, etc.).


Vestimenta em dia e pilotagem segura

Vestir-se adequadamente é um requisito importante em qualquer ocasião, principalmente pilotando uma motocicleta. Por isso, é necessário verificar se o capacete atende a resolução determinada e, no momento da viagem, ajuste a cinta jugular para que não fique nem folgada, nem apertada. A viseira deve estar em bom estado, limpa e sem riscos.

É importante utilizar roupas claras e faixas reflexivas, para facilitar a identificação por outros motociclistas e motoristas, principalmente à noite. Calças e jaquetas de couro ou algum tecido resistente também são desejáveis, sem esquecer-se das botas ou sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva. Todo o cuidado dispensado a vestimenta do piloto deve ser estendido também ao garupa!

Na estrada, o motociclista deve ficar sempre atento aos outros motoristas, procurar evitar os pontos cegos (locais onde o motorista não enxerga a motocicleta no espelho retrovisor) e sempre sinalizar as suas manobras. É importante que o motociclista não tente exceder as suas habilidades, pois pode aumentar as chances de imprevistos, e sempre respeitar os limites de velocidade. Para minimizar os efeitos da fadiga e a ação do vento, é recomendável que o motociclista pare a cada 90 minutos para movimentar os músculos.

Mantendo a motocicleta em um bom estado de conservação e respeitando os seus próprios limites e os da estrada, o motociclista só precisará se preocupar com o vento no rosto e o prazer de pilotar.