quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Proprietários de carros blindados: atenção redobrada durante as férias de verão



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Ex-Libris Comunicação Integrada

Durante as férias de verão, proprietários nem sempre cuidam de seus veículos como deveriam. Em caso de veículo blindado essa falta de cuidado pode trazer prejuízos e até comprometer a eficácia da proteção.

Um dos fatores de risco mais comum nessa época está relacionado à intensa exposição do carro ao calor exagerado”, afirma Christian Conde, presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). “Uma das maiores preocupações na área transparente do veículo, os vidros, é com a delaminação (processo de deslocamento das camadas que o compõem). Esse processo é desencadeado por diversas razões, mas, sob exposição intensa ao calor, é acelerado. A delaminação é facilmente notada pelas bolhas de ar esbranquiçadas que aparecem nos vidros. Dependendo de seu grau e localização, podem afetar a resistência balística”, explica.

O presidente da entidade também alerta que o proprietário de um carro blindado deve, inclusive, ficar atento ao local onde estacioná-lo. “As pessoas normalmente procuram o local mais próximo da praia, por exemplo, quando o ideal seria deixá-lo numa área coberta ou de sombra, evitando o contato com o calor excessivo”, orienta.

A desatenção com o veículo durante as férias pode trazer outros prejuízos. Fábio Rovedo de Mello, da Concept Blindagens, aponta que a falta de cuidado na direção e o trajeto percorrido pelo carro em estradas esburacadas ou de relevo acidentado também podem causar danos em vários sistemas do carro, inclusive à proteção blindada. “Nem sempre é possível desviar ou evitar buracos, lombadas irregulares, valas e outros desníveis de solo. E dependendo de como o carro passa por tais obstáculos, a estrutura blindada pode sim sofrer avarias”, afirma.

O ideal, então, é obedecer a sinalização e não exceder os limites de velocidade. Assim, mesmo trafegando nas mais adversas condições meteorológicas ou em estradas e terrenos dos mais variados, chega-se ao destino em segurança, com a proteção da blindagem garantida e, o mais importante, com vidas preservadas”, diz Rovedo.

Se mesmo com os devidos cuidados algum problema surgir, o presidente da Abrablin aconselha que o proprietário se dirija a empresa blindadora que executou o serviço para que realize a inspeção e reparos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.