sexta-feira, 5 de julho de 2013
A Fiat tem o melhor semestre de sua história
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Por FiatPress
A Fiat comemora o melhor semestre de sua história de 36 anos de presença no Brasil. Ao contabilizar 63.864 automóveis e comerciais leves no mês de junho, a Fiat encerrou o semestre com vendas acumuladas de 380.131 unidades e manteve a liderança no mercado brasileiro com participação de 22,2% nas vendas registradas no período, conforme dados divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No acumulado de janeiro a junho, a Fiat cresceu 5,1% em relação a igual período do ano anterior, enquanto o mercado total avançou 4,7%.
Entre os modelos na marca, os destaques foram o Fiat Palio, cujas vendas somaram 88.342 unidades, avançando 14,3% em relação ao primeiro semestre de 2012. O Siena foi o sedã mais vendido no Brasil no semestre, com 55.962 unidades. A picape Fiat Strada teve 62.025 unidades vendidas, avançando 17,5% em relação a igual período do ano anterior e respondendo por mais de 50% das vendas em seu segmento no Brasil. A Fiat é líder no mercado brasileiro pelo décimo primeiro ano.
Renault emplaca mais de 100 mil veículos no primeiro semestre
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Por imprensa.renault.com.br
Com 20.024 veículos emplacados em junho, a Renault do Brasil continua sua traje tória de crescimento no mercado brasileiro, atingindo a participação de 6,6 em junho.
“Os resultados comerciais da Renault estão em linha como o planejado, voltamos à nossa participação de mercado de 2012”, afirma Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.
Mesmo após a parada de oito semanas, a partir de dezembro de 2012, para ampliação da sua capacidade instalada de 280 mil para 380 mil veículos por ano, a Renault acumula um volume de 102.020 unidades emplacadas no primeiro semestre, o que reflete a retomada do ritmo de produção e vendas.
O aumento no volume das comercializações de produtos de diferentes categorias – compacto, SUV, sedan e comercial leve - é resultado dessa estratétegia. As vendas do Sandero e Sandero Stepway – totalizando 8.707 veículos - 19% a mais que no mês de maio, são alguns dos destaques.
O Duster também contribuiu para os bons resultados apresentados pela Renault. SUV vêm conquistando o público e suas vendas, em junho, somaram 4.134 unidades. No segmento de entrada – cujos números de mercado apontam queda de 25% no semestre - a demanda pelo popular da marca também continua aquecida. O Novo Clio registrou, no último mês, 2.582 veículos emplacados, um volume 184% superior ao mesmo período do ano anterior.
Já o novo Master, desde o seu lançamento, em março, tem sido apontado como um dos grandes destaques na categoria de veículos comerciais leves, o que se confirma com seu expressivo desempenho comercial. Em junho, foram emplacados 1.012 veículos, 82% a mais que no mês anterior, o que conferiu ao modelo o seu recorde de emplacamentos.
A indústria automotiva brasileira cresceu, no primeiro semestre, 4,6.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
PSA Peugeot Citroën inicia uma nova etapa de seu desenvolvimento na China
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Por Imprensa PSA Peugeot Citroën
Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, inaugurou em Wuhan, na China, a terceira fábrica operada pela Dongfeng Peugeot Citroën Automobiles (DPCA), a joint-venture do Grupo com o fabricante chinês Dongfeng.
Com esta terceira fábrica, denominada Wuhan 3, a DPCA poderá aumentar sua capacidade de produção de 450.000 para 600.000 veículos ainda este ano, antes de alcançar 750.000 veículos/ano em 2015.
A inauguração da nova fábrica de Wuhan viabiliza o lançamento industrial do novo Citroën C-Elysée, uma nova etapa na ofensiva comercial da DPCA. A fábrica de Wuhan 3 produzirá também o Peugeot 301 a partir do fim de 2013.
Depois do Citroën C4L, lançado no início do ano e aclamado por inúmeros consumidores chineses, o Citroën C-Elysée é o segundo modelo de destaque este ano. Sedutor e equilibrado, ele se beneficia com o melhor know-how da marca Citroën, tanto em termos de estilo como também de qualidade.
O Grupo PSA inicia assim uma nova etapa de seu desenvolvimento na China, o maior mercado automobilístico mundial. A DPCA confirma claramente seu objetivo de conquistar uma participação no mercado de 5% até 2015 graças a sua atual ofensiva comercial.
Desde 2009 a China é uma das três zonas de desenvolvimento prioritárias da PSA Peugeot Citroën como parte de sua estratégia de internacionalização – juntamente com a América Latina e a Rússia. O Grupo já está colhendo os frutos dessa política, pois atualmente suas vendas crescem a um ritmo duas vezes superior ao do mercado: nos 6 primeiros meses de 2013 a PSA Peugeot Citroën vendeu cerca de 277.000 veículos, registrando uma progressão de 33% em comparação com o mesmo período de 2012, enquanto o crescimento do mercado chinês foi de 16%.
Revisão de segurança no carro garante boa viagem nas férias
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Por Teia Editorial
Período de férias se aproximando e muitas famílias aproveitam o tempo livre para pegar as estradas e um dos principais pontos que precisa de uma boa revisão, para não se ter nenhum susto na viagem, é o veículo. Pensando nesse cenário é que a DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do país, dá algumas dicas que podem ajudar na identificação de possíveis eventualidades.
O primeiro ponto a ser observado é o cuidado com as baterias. O mês de julho, marcado pelas baixas temperaturas, faz com que a atenção com o componente seja redobrada, já que o frio pode influenciar no funcionamento da bateria. Na rede DPaschoal, o motorista pode realizar um teste gratuito para detectar se há algum problema ou não. Dados comprovam que a maioria das pessoas troca a bateria antes do necessário.
Muitas vezes, uma simples carga de longa duração já resolveria os problemas, o que garante economia para o consumidor e preservação ao meio ambiente. Contudo, o que ocorre é que, em média, 35% das baterias produzidas no Brasil são inutilizadas antes do tempo.
Os freios são outros componentes que precisam de uma atenção redobrada do condutor. Um detalhe simples e que qualquer pessoa pode se atentar é na observação do painel eletrônico do veículo. O sistema de freios possui uma luz de anomalia, se ela estiver acesa, normalmente na cor vermelha, é porque há algum problema.
Além da luz, detalhes como a vibração no volante ou ruídos quando o freio for acionado, podem ser outros indícios de que o sistema está com algum problema. Um dos itens que muitas vezes não é avaliado, mas que tem uma importância fundamental é o fluído de freio. Ao longo do tempo, ele absorve água, perdendo sua eficiência e, com isso, ele deve passar por revisão a cada seis meses.
O nível de desgaste de uma peça do sistema de freio está relacionado à forma de uso do veículo, trajeto de circulação, peso e manutenção preventiva. O recomendado é realizar a revisão periódica para evitar problemas e reduzir os custos de manutenção.
Hora marcada!
Nesta época de férias com o aumento do volume de carros nas lojas para fazer a revisão de segurança, um detalhe que pode fazer toda a diferença e ajudar na organização dos viajantes, é a hora marcada DPaschoal. Qualquer pessoa pode agendar o melhor horário para fazer a revisão do seu veículo, sem a necessidade de pegar fila ou ficar aguardando na loja.
Confira dicas que a DPaschoal oferece aos seus clientes para realizar uma boa viagem:
* Verificar a calibragem dos pneus antes de viajar, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras;
* Verificar as condições das palhetas e para-brisa, para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se as palhetas limpam corretamente;
* Verificar se alguma lâmpada do veículo está queimada, isto aumenta o campo de visão do motorista e também não atrapalha o condutor quem vem no sentido contrário;
* Ir a uma loja e verificar o amortecedor, pode evitar o desgaste irregular dos pneus, o aumento da distância de frenagem devido à redução de contato do pneu com o solo, os ruídos na suspensão e a instabilidade do veículo após sair de uma curva e retomar a linha reta;
* Verificar em uma reta se a direção do carro está puxando para os lados; isso pode indicar desalinhamento no veículo, o que indica necessidade de revisão na loja;
* Caso o carro esteja com algum barulho ou anomalia, na hora da revisão, fique atento à suspensão.
Toyota ultrapassa marca de 3 milhões de Prius vendidos no mundo
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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota Motor Corporation ultrapassou no mês de junho a marca de 3 milhões de Prius vendidos no mundo. Ao lado dessa marca, a família Prius, composta por cinco modelos que têm como base a mesma plataforma, já vendeu mais de 3,7 milhões de unidades.
O primeiro Prius foi lançado há 16 anos. Atualmente a Toyota comercializa 19 modelos híbridos em cerca de 80 países espalhados pelo mundo. Os principais mercados são Japão, Estados Unidos e Europa.
Para aumentar ainda mais sua participação nesse segmento, a Toyota pretende lançar mais 18 modelos híbridos até o final de 2015 e expandir os mercados atuais.
Prius no Brasil
A Toyota trouxe o Prius ao Brasil em janeiro de 2013, inaugurando, assim, sua gama de modelos híbridos no País. Desde seu lançamento, cerca de 170 unidades foram vendidas, o que mostra o interesse dos brasileiros por carros ecologicamente corretos.
História
O primeiro veículo híbrido produzido em escala comercial foi o Prius, em agosto de 1997. Seu projeto foi baseado em fabricar um veículo confortável, seguro e amigável ao meio ambiente, que emitisse menos gases poluentes e economizasse combustível. O projeto foi um sucesso desde o início e poucos anos mais tarde o modelo se tornou o mais vendido do Japão, mesmo se comparado com os veículos movidos à combustão.
Desde o início do projeto, a intenção da Toyota era fazer um carro preparado para o século XXI, já prevendo as discussões em torno do meio ambiente que acontecem atualmente.
Mais de uma década depois do lançamento da primeira geração, o Prius já passou por três modificações, além de servir de base para outros modelos, que constituem a Família Prius.
Fábrica de São Carlos da Volkswagen do Brasil inicia fabricação de motor de 3 cilindros em novo prédio produtivo
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Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Alinhado aos rigorosos padrões do Grupo Volkswagen, o novo prédio produtivo da unidade da Volkswagen do Brasil em São Carlos inicia a fabricação do novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211, projeto global da marca que agora equipa o Fox 1.0l BlueMotion.
“Em 2012 foi aplicada a arquitetura eletrônica mundial em nossos veículos. Agora, a globalização tecnológica desenvolvida e compartilhada pelo Grupo Volkswagen chega aos nossos motores, com a família EA211”, diz Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
Fruto de investimento de R$ 335 milhões, o novo prédio aumenta a capacidade produtiva da fábrica em cerca de 20%, o que consolida São Carlos como a terceira maior unidade de motores do Grupo Volkswagen.
Instalado num espaço total de 27 mil m², o novo prédio conta com moderna tecnologia e foco em qualidade e sustentabilidade, que proporcionam eficiência produtiva, reduções no consumo de recursos naturais e maior eficiência na reciclagem de resíduos.
“Com o novo processo, a unidade de São Carlos torna-se ainda mais estratégica para as operações da Volkswagen na América Latina, aliando tecnologias modernas com ganho em produtividade”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.
Sustentabilidade
O layout do novo prédio foi projetado para aproveitar a iluminação natural por meio do uso de telhas translúcidas, reduzindo o consumo de energia elétrica para iluminação, e do espaçamento maior entre as colunas de sustentação.
A sustentabilidade está presente também nas linhas de usinagem, processo responsável pela transformação da peça bruta em peça acabada. Altamente modernas, contam com o sistema MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante), reduzindo drasticamente o consumo de óleo refrigerante.
Este sistema utiliza 0,1 litro de óleo refrigerante por hora, o que reduz em dez mil vezes o seu consumo na etapa de usinagem, quando comparado com o sistema usual. Neste processo, o cavaco (pedaços de material de peça bruta removidos para obter as dimensões finais), é seco e aspirado a vácuo para uma central, onde é prensado em peças para a reciclagem.
A etapa de montagem é integrada e possibilita a produção de motores parciais e completos na mesma linha, ao contrário do sistema atual que conta com uma linha para motores parciais e outra para completos.
O destaque nesse processo é a rastreabilidade dos componentes mais importantes do motor e do mecanismo do torque. Ela permite identificar separadamente todo o processo ao qual cada componente foi submetido; e em determinados pontos da linha é possível visualizar, por meio de um painel eletrônico, um relatório completo com as informações de cada motor.
O teste a frio dos motores, denominado Kalt Test, já realizado na fábrica desde 1998, também é diferenciado no novo prédio. Ele evoluiu de um equipamento para a mesma análise, para dois equipamentos, sendo um responsável pelos testes elétricos e outro pelos mecânicos. Realizado em 100% dos motores, o Kalt Test monitora características como sincronismo, ruído, ignição, aspiração, escape, torque e lubrificação.
Esses equipamentos garantem os mais rigorosos critérios de aprovação do motor. Além disso, o teste é realizado sem a utilização de combustível, o que proporciona redução no uso de recursos naturais.
Qualidade
Para atender seus requisitos de qualidade, o prédio é totalmente vedado, com duas antecâmaras nos locais de acesso e tapetes para manter a limpeza dos pneus dos rebocadores, evitando contaminação por agentes externos. A entrada dos funcionários é feita por meio de uma terceira antecâmara, também para evitar contaminações.
O prédio possui pressão positiva, realizada por meio de insulfladores de ar, responsáveis pela ventilação, com o objetivo de manter um fluxo contínuo de ar do interior para fora, a fim de barrar a entrada de resíduos. Essa ventilação é capaz de filtrar partículas muito pequenas de ar e mantê-lo sempre limpo. O ar é renovado 11 vezes por hora.
O depósito logístico atende na totalidade os conceitos do Grupo Volkswagen, com porta-paletes que permitem que as peças fiquem guardadas em prateleiras, distribuídas em seis níveis verticais de compartimentos, o que reduz a área construída.
Treinamentos
Além do investimento predial e em equipamentos, a unidade realiza novos treinamentos que irão abranger todos os 830 funcionários com foco no desenvolvimento de habilidades necessárias para atuarem com essas novas tecnologias. Para isso, inaugurou neste ano seu Centro de Treinamento composto pelos treinamentos denominados “Fundamental Skills” - Habilidades Fundamentais de Montagem do Motor, e Lean Training, com carga horária total de 40 horas e que visam reforçar aos empregados hábitos básicos de qualidade, segurança e ergonomia de forma a aprimorar a qualidade do produto e otimizar o processo produtivo.
O “Fundamental Skills” é composto por etapas em que os empregados reforçam habilidades que envolvem a montagem dos motores como aparafusamento, conexões elétricas, vedações e montagem de componentes do motor de forma individualizada.
Os treinamentos visam a padronização de cada atividade que integra o processo de montagem dos motores, assegurando a qualidade do produto e a melhor eficiência em termos de organização, produtividade, segurança e ergonomia. Os módulos são completos e garantem o aprendizado de forma sequencial e detalhada.
Com o novo prédio, a fábrica de motores atenderá a demanda de mercado brasileiro e irá abastecer as unidades de São Bernardo do Campo, Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR), além da fábrica de Pacheco, na Argentina. O aporte faz parte do plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões do Grupo Volkswagen a serem aplicados no Brasil até 2016.
Toyota estuda introdução de veículo movido à célula de hidrogênio
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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota participou entre os dias 26 de junho e 2 de julho do 9º Aspen Ideas Festival, encontro realizado nos Estados Unidos que tem como função discutir novas tecnologias sobre o futuro da mobilidade urbana, sendo a principal delas o uso de células de hidrogênio em veículos.
Durante o evento, diversas autoridades e executivos da Toyota Motor Sales (filial norte-americana da companhia) discursaram sobre a importância de equipar os veículos com a tecnologia, que reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes e impacto ambiental.
“Participar do Aspen Ideas Festival nos permite uma ótima oportunidade de falar com centenas de líderes e formadores de opinião a respeito de assuntos que afetam nossa vida”, diz Chris Hostetter, vice-presidente de estratégia e planejamento da Toyota Motor Sales. “As pesquisas da Toyota, bem como os investimentos feitos pela companhia, demonstram nosso comprometimento em reduzir os impactos climáticos e avançar no uso de tecnologias mais limpas”, completa.
A Toyota, pioneira na tecnologia com o lançamento do Prius, em 1997, comercializou mais de 5 milhões de veículos híbridos desde então. Agora, a montadora vem fazendo pesquisas avançadas sobre o desenvolvimento e uso de células de hidrogênio. O tema, aliás, virou uma das prioridades da marca, que pretende lançar um veículo com a tecnologia até o final de 2015.
A participação da Toyota no Aspen Ideas Festival inclui envolvimento e trabalho em conjunto da Toyota Motor Sales, Centro de Tecnologia e Centro de Pesquisas de Segurança, no intuito de unir forças e talentos para atingir os resultados esperados, ou seja, desenvolver um veículo que possa ser ainda mais ecologicamente correto em benefício do meio ambiente e sociedade como um todo.
Além disso, durante os seis dias do encontro, executivos da Toyota se reuniram com jovens participantes de grupos que discutem o futuro da mobilidade urbana no mundo e os principais problemas enfrentados hoje em dia com o intuito de criar soluções no curto, médio e longo prazo.
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Nova Triumph Daytona 675R já está disponível nas concessionárias
A nova superesportiva Daytona 675R acaba de chegar às concessionárias brasileiras da Triumph. O modelo foi totalmente remodelado, após três anos de desenvolvimento pela engenharia da Triumph. Desde abril, a versão 675R está sendo montada na fábrica da Triumph em Manaus (AM). O modelo tem preço sugerido de R$ 48.690,00 (com freios ABS de série). A Daytona 675R, lançada inicialmente em 2011, mantém seu tradicional propulsor de três cilindros, mas teve sua potência ampliada em 3 cv, atingindo 128 cavalos. Um novo chassi melhorou a distribuição de peso da motocicleta. Seu visual ganhou linhas mais retas na carenagem, um novo posicionamento do escapamento e o conjunto ótico foi renovado. O modelo também ficou 1 kg mais leve, pesando agora 184 kg. Vários outros componentes também são novos, como as suspensões. Como resultado, a moto ficou mais rápida, segura e fácil de ser pilotada.
Referência absoluta no segmento desde o seu lançamento, a Daytona 675R definiu novos padrões para as superesportivas, passando rapidamente a ser reconhecida como a moto mais rápida na pista e a melhor para andar na estrada, além de contar com características que lhe conferem personalidade própria, ao contrário de outras esportivas do mercado. Nas pistas pelo mundo, a Daytona já ganhou centenas de corridas e muitos títulos, ao mesmo tempo em que seduz os admiradores com seu som diferenciado típico de um propulsor com três cilindros e um comportamento de mundo real na estrada.
Para desenvolver a nova versão, a missão dos engenheiros da marca não foi fácil: manter tudo que é exclusivo e atraente na Daytona 675R, porém usando a experiência adquirida nas pistas e na estrada com o modelo anterior, combinada com os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de engenharia e concepção, para criar um modelo mais rápido, de melhor dirigibilidade, mais fácil de andar e, portanto, perfeitamente adequado à segunda década do século 21. Como resultado, nasceu uma moto mais leve, mais potente, mais rápida, mais bonita, mais segura e que oferece ainda mais prazer para o seu piloto.
MOTOR DE TRÊS CILINDROS
Além de estar intimamente associado à história da Triumph, o tradicional motor de três cilindros da marca combina as melhores características dos motores de quatro e de dois cilindros, acrescentando um som exclusivo e altamente agradável que traz uma dimensão extra para o prazer de pilotar. Este propulsor oferece o equilíbrio perfeito entre a alta potência obtida em um quatro cilindros e a força intermediária de um dois cilindros – e esta combinação torna a Daytona uma motocicleta ideal para o uso nas ruas e nas pistas.
O novo motor da Daytona 675R passou por várias mudanças para melhorar ainda mais o seu desempenho. Para começar, o diâmetro e o curso foram modificados de 74 mm x 52,3 mm para 76 mm x 49,6 mm. Um curso mais curto significa que os pistões têm menos distância para percorrer em qualquer rotação, resultando em velocidades mais baixas do pistão. Como a velocidade do pistão é o fator restritivo no limite de rotações do motor, isso permitiu que os engenheiros da Triumph definissem um limite de rotações de 500 rpm maior. Isso permite que o motor “mantenha” sua potência por mais tempo, resultando em taxas de aceleração e funcionabilidade significativamente superiores. Os pistões trabalham, agora, em cilindros com revestimento em nicasil. Esta nova construção é mais resistente, permitindo a geração de pressões mais elevadas na câmara de combustão, o que significa maior resistência ao torque e potência elevados. Outra inovação importante é o uso de válvulas feitas de titânio, um material consideravelmente mais leve e resistente do que o aço convencional.
A nova Daytona conta com dois injetores por cilindro, o que é um diferencial tecnológico no mercado mundial que permite ao modelo atingir níveis superiores de potência e torque, com mais agilidade, e ainda reduziu as emissões de poluentes da motocicleta. Um injetor está posicionado na extremidade do bocal de admissão e aponta diretamente para baixo da extensão do duto de admissão, para fluir maiores quantidades de combustível quando o acelerador abre mais e em altas rotações quando a demanda do motor for mais elevada. Já o injetor secundário fica situado mais próximo da válvula de admissão em um ângulo voltado para o fluxo de ar. Este conjunto proporciona um aproveitamento mais preciso do combustível. Estas inovações permitiram um aumento da sua potência e torque, que passaram para 128 cv de potência (125 cv na versão anterior) a 12.500 rpm e 74 Nm de torque (72 Nm no modelo antigo) a 11.900 rpm.
NOVA EMBREAGEM
A Triumph Daytona ainda recebeu uma nova e exclusiva embreagem, com sistema deslizante slip-assist, que exige atuação significativamente mais leve na alavanca, e também ajuda a prevenir que a roda traseira salte durante uma frenagem brusca. Este mecanismo é auxiliado pelo gerenciamento do motor, que abre as borboletas do acelerador nessas circunstâncias para reduzir a frenagem do propulsor. Complementando o sistema de transmissão, o modelo também vem de série com o moderno sistema quick-shift de mudança rápida das marchas, que foi reprogramado nesta nova versão para oferecer mudanças ainda mais rápidas e suaves. O recurso modifica o tempo de corte da ignição de acordo com a velocidade e a carga do motor, proporcionando uma mudança de velocidade suave sob condições de alta velocidade na pista e também em pilotagem moderada nas ruas.
Um grande esforço foi feito para conseguir uma maior centralização da massa da moto, um fator crucial na melhoria da agilidade, pois a concentração das massas no centro leva à redução da resistência às mudanças de direção. Patinadores no gelo exploram isso quando estão girando. Com os braços completamente estendidos e a massa bem espalhada, giram lentamente, então quando recolhem os braços, sem alteração na massa total, giram cada vez mais rápidos. A energia utilizada para girar com os braços estendidos é capaz de fazê-los girar muito mais rápido quando sua massa está centralizada. O mesmo se aplica a uma motocicleta, que chega numa curva em um sentido e deve sair dela em outro. As forças necessárias para virá-la vêm dos pneus em atrito com o piso da estrada. Quando a moto está mais fácil de virar, há maior aderência para maiores ângulos de inclinação. A moto também responde mais prontamente aos comandos do piloto através do guidão, melhorando a agilidade.
SISTEMA DE ESCAPAMENTO
Uma variedade de inovações foi desenvolvida para melhorar a centralização de massa da nova Daytona 675R, como o novo posicionamento do sistema de escapamento, o novo subquadro traseiro, novos garfos e novas rodas. A alteração mais visível aconteceu no sistema de escapamento. O conjunto, incluindo seu silenciador, que antes ficava debaixo do assento, agora foi transferido para baixo do motor, o que melhorou ainda mais a dirigibilidade da nova Daytona. Esta nova localização indica que a massa do escapamento foi levada para muito mais perto do centro da motocicleta, uma estratégia que também contribui para deixar a moto mais rápida nas curvas. As rodas e os garfos ficaram mais leves e a distância entre eixos foi reduzida, inovações que trouxeram melhorias significativas no desempenho geral da motocicleta. Para se ter ideia, só a roda traseira ficou 500 gramas mais leve.
A motocicleta é equipada, de série, com o mais moderno sistema de freios ABS regulável do mercado. Seu conjunto pesa somente 1,5 kg e conta com sofisticações como sua configuração de pista, que permite a derrapagem da roda traseira para aumentar a segurança do piloto. O sistema também permite uma frenagem mais agressiva em boas condições, o que significa que o ABS só será ativado ao atravessar superfícies molhadas ou a lateral da pista. Em pista seca perfeita, o piloto não vai nem notar o funcionamento do sistema ABS. A Daytona 675R vem equipada com as mais recentes pinças de freio dianteiro em monobloco Brembo. Os monoblocos são usinados com blocos individuais de alumínio em vez de duas seções parafusadas. Isso aumenta sua força e reduz a distorção sob as pressões extremas em frenagens mais fortes, reduzindo o tempo de resposta e, claro, aumentando a segurança do piloto. O sistema Brembo também é especialmente resistente ao chamado fading (efeito de redução de atrito causado por superaquecimento).
O quadro é semelhante ao do modelo anterior, porém é uma nova concepção feita com oito peças fundidas - em vez de 11. Isto resulta em menos soldas e numa construção mais leve, sem perda de resistência ou rigidez. A geometria foi melhorada, com uma mudança no ângulo de inclinação, agora de 23 graus, e uma redução da distância horizontal para 87,9 mm. A posição do pivô da balança é regulável para ajudar o piloto a personalizar a dirigibilidade de acordo com o seu estilo e as condições de condução.
A posição de pilotagem foi ligeiramente levantada e inclui uma pequena redução na altura do banco (agora com 830 mm), mas ainda é uma postura de pilotagem superesportiva, completa e projetada para o controle ideal em condições de pista. A carenagem é toda nova e representa uma evolução significativa em relação ao modelo antigo, com uma aparência mais elegante e mais agressiva. A moto conta com uma série de inovações que ampliam seu nível de sofisticação, como painéis internos na carenagem com cobertura total, parafusos usinados de fixação do motor, placa de fixação da balança integrada e conjunto da placa/luz traseira destacável para facilitar a conversão para moto de pista. Como diferencial em relação ao modelo convencional 675 (não vendido no Brasil), a 675R vem equipada com atrativos painéis internos na carenagem em fibra de carbono (no lugar dos de cor preta da versão padrão) e também se destaca pelos novos para-lama dianteiro de fibra de carbono e para-lama traseiro do tipo hugger.
DETALHES NO SUBQUADRO TRASEIRO
O subquadro traseiro com acabamento em vermelho é complementado com detalhes vermelhos na carroceria e riscas vermelhas nas rodas, com um característico logotipo "R" na proteção do radiador. Este subquadro de alumínio fundido sob alta pressão não só tem boa aparência, mas também sua construção ajuda a reduzir o tamanho e o peso da traseira, uma ajuda adicional para a centralização de massa. Esta configuração, e a mudança do sistema de escapamento, contribuíram para a decisão de usar uma embreagem deslizante e o recurso da abertura parcial do acelerador ao usar o freio motor, pois há menos peso sobre a roda traseira.
A esportiva 675R é equipada com garfos dianteiros Öhlins NIX30, com redução de atrito reduzida, que oferece controle mais preciso de amortecimento e uma maior faixa de regulagens. A traseira vem com amortecedor Öhlins TTX Twin Tube com dois cilindros internos. Em amortecedores convencionais, o óleo é forçado em uma direção durante a compressão e, em seguida, volta na direção oposta. No modelo TTX, o óleo circula por um cilindro interior principal e por outro externo. À medida que o amortecedor é comprimido, o óleo localizado abaixo do pistão é empurrado para baixo do cilindro interior. Na parte de baixo, o óleo flui na borda e para cima no sentido oposto, ficando entre o cilindro exterior e o interior. Em seguida, flui através de um sistema de válvulas no topo do amortecedor, com válvulas exclusivas de sentido único para garantir seu fluxo por um conjunto de válvulas sob compressão e outro conjunto no curso de retorno, quando o óleo se move na direção oposta.
Esta nova tecnologia traz vários benefícios. Um delas é que todos os reguladores de amortecimento (compressão/dourado e retorno/preto) estão localizados juntos, no topo do amortecedor, tornando o ajuste mais fácil. Em segundo lugar, ao circular por um circuito com este perfil, fica mais fácil para o óleo eliminar calor indesejável, de modo que tende a ficar mais frio. Mas a principal vantagem é que o óleo está sempre sendo empurrado para as válvulas pelo pistão do amortecedor. Em um amortecedor convencional, no curso de retorno, o óleo está sendo puxado através das válvulas quando o pistão se afasta destas, um movimento de sucção que reduz substancialmente a pressão sobre o óleo. Quando o óleo está quente e o movimento é muito rápido, como acontece em elevadas velocidades de suspensão, a queda de pressão pode causar a formação de bolhas de gás dentro do óleo, um processo chamado de cavitação. Assim, o óleo forma espuma, e é quando o amortecedor perde as suas propriedades ideais de amortecimento.
Além das funções já existentes (contador de voltas, dois computadores de bordo, indicadores de mudança de marcha, relógio e mostrador shift light, que indica a rotação para a troca de marcha), o painel de instrumentos da Daytona também conta agora com medidor de combustível e preparação para o Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (opcional). A motocicleta chega ao mercado brasileiro somente na cor Branco Crystal.
Empresa americana traz tecnologia da NASA para higienização de autos
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Por Textofinal de Comunicação Integrada
A tecnologia de higienização ambiental por Ionização Radiante Catalítica [RCI] chega ao Brasil por meio da unidade de negócio Silux da empresa Ecoquest do Brasil, que acaba de lançar o equipamento/serviço por área de atuação, a começar por SiluxAuto, SiluxCargo, SiluxAero e SiluxBoat.
A tecnologia de Ionização Radiante Catalítica [RCI] foi desenvolvida pela NASA - National Aeronautics and Space Administration, destinada à manutenção da qualidade do ar interior da Estação Espacial Internacional (ISS). Por meio de um reator fotocatalítico, o RCI produz oxidantes naturais baseados em hidrogênio e oxigênio, em especial o peróxido de hidrogênio, como purificantes, que provocam reduções de bactérias, vírus e fungos em até 99% e odores, sem a utilização de produtos químicos. No Brasil, essa tecnologia conta com um estudo de validação pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Segundo o distribuidor exclusivo da SiluxAuto, Hideo Matsui, o sistema de higienização para veículos automotores em geral estará disponível, em princípio, nas redes autorizadas de concessionárias de marcas nacionais e importadas e centros automotivos. O prestador de serviço vai receber o equipamento, por contrato de comodato, e a aplicação de uma sessão de higienização em carros de passeio vai custar ao proprietário do veículo cerca de R$150,00.
“O processo de descontaminação leva somente 40 minutos e tanto o sistema de ar condicionado quanto o interior do veículo são higienizados levando conforto, saúde e bem-estar para seus proprietários e ocupantes”, enfatiza Matsui, que também pretende atender aos sub-segmento de carros blindados, já que esse tipo de veículo só circula com as janelas completamente fechadas.
Jaguar Land Rover fortalece pesquisa e desenvolvimento de novos produtos
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Por Imprensa jaguarlandrover
A Jaguar Land Rover está fortalecendo sua equipe de liderança com a criação de duas novas funções no Comitê Executivo da empresa para dar suporte ao crescente foco em pesquisa, desenvolvimento e entrega de seus novos e ambiciosos planos de produtos para o futuro.
Dr. Wolfgang Epple, que atuava como Diretor de Programas, mudou para a nova posição de Diretor de Pesquisa e Tecnologia. Dr. Epple vai liderar a Jaguar Land Rover para novas iniciativas em pesquisas inovadoras. Ele irá coordenar o Centro Nacional de Inovação Automotiva na Universidade de Warwick e será nomeado membro sênior do Grupo de Fabricação presente na universidade.
Depois de 10 anos liderando o setor de engenharia da Jaguar Land Rover, o executivo Bob Joyce vai mudar para a nova posição de Diretor de Criação de Produto e Entrega. Na sua nova função, Bob será responsável pela entrega de todos os novos programas de produto da Jaguar Land Rover.
Dr. Wolfgang Ziebart assumirá o posto de Diretor de Engenharia no lugar vago por Bob Joyce. Com mais de 30 anos de experiência no setor automotivo, que incluem 23 anos atuando na BMW, Ziebart ficará responsável por toda a operação global de engenharia da Jaguar Land Rover.
Para o CEO global da Jaguar Land Rover, Dr. Ralph Speth, “a Jaguar Land Rover está criando um time de liderança muito mais forte para dar forma aos ambiciosos planos de novos produtos. Estou muito contente em receber Dr. Wolfgang Ziebart para complementar uma forte equipe de gestão. Juntos com novas funções, Dr. Wolfgang Epple e Bob Joyce, nós iremos fortalecer nossa engenharia, pesquisa, desenvolvimento de tecnologia com um novo processo de entrega, para trazer ainda mais inovação e empolgação para os nossos novos produtos e nossos consumidores.”
Inflação do Carro tem a primeira queda no ano
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Por AutoInforme
A Inflação do Carro da Agência AutoInforme teve em junho o primeiro recuo no ano, com queda de 0,73%. O índice negativo foi impulsionado pela queda do preço dos combustíveis.
A inflação acumulada no semestre é de +3,09%.
A gasolina recuou 0,83% no mês e o etanol teve queda mais expressiva: seu preço caiu 4,42% em relação a maio.
O estudo apura os preços de todos os itens necessários para o motorista andar com o carro e fazer a manutenção defensiva. São cinco grupos: peças de reposição, serviços, combustíveis, seguros e impostos de circulação.
A maioria dos itens que compõe a cesta de produtos da Inflação do Carro permaneceu com os preços estáveis. A maior alta foi do jogo de velas, que oscilou 0,96% para cima; o jogo de amortecedores subiu 0,78%.
Itens que mais subiram em junho
Jogo de velas 0,96%
Óleo motor 0,66%
Franquia 0,64%
Estacionamento 0,53%
Autoinforme
Itens que mais caíram em junho
Álcool -4,42%
Gasolina -0,83%
Importadora oferece bônus de R$ 10 mil para aquisição de veículos
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Por Direct Imports
A Direct Imports, importadora de veículos de SP, oferece bônus de R$ 10 mil para aquisição de veículos importados de forma independente. A condição especial é válida para todo o mês de julho e inclui todas as linhas de veículos disponíveis nos Estados Unidos como Mustang, Camaro, Corvette, Infiniti, Dodge SRT Viper, pickups RAM, Aston Martin, Ferrari, Maserati, Tesla e toda a linha Mercedes Benz, BMW e Audi.
“Com esta momentânea subida na cotação do dólar, esse desconto é uma forma de compensar os clientes interessados em adquirir um modelo importado e tornar a importação independente uma negociação ainda mais vantajosa para os clientes”, explica Daniel Valério, diretor Comercial da Direct Imports.
A partir da encomenda do veículo e entrega na concessionária dos EUA, o prazo de entrega do veículo para o consumidor brasileiro é de 90 dias, incluindo o transporte, documentação, nacionalização e legalização no Brasil.
208 T16 Pikes Peak: com Sébastian Loeb, Peugeot estabelece novo recorde da prova
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Por Diretoria de Relações Externas e Peugeot Sport
Após meses de preparação, Sébastian Loeb, pilotando o bólido 208 T16 Pikes Peak, venceu no domingo (30/06) a Pikes Peak Hill Climb, famosa competição norte-americana disputada na montanha de mesmo nome no Estado do Colorado (EUA), quebrando o recorde da prova com um tempo de tirar o fôlego: 8m13.878s. O francês superou os 20 quilômetros do percurso e suas 156 curvas a uma velocidade média de 145 km/h.
A marca de Loeb implodiu o tempo de 9m46.164s, definido por Rhys Millen no ano passado, com os três primeiros colocados batendo o recorde de 2012. “Para mim, esta foi a corrida do ano”, afirmou o piloto ao final dos 4.301 metros de altura nas Montanhas Rochosas. “No início da minha subida, houve um pouco de pressão, com certeza, porque eu sabia que havia muito trabalho e investimento da Peugeot e de todos os parceiros. Depois de tudo o que foi feito, eu tinha que trazer o resultado”.
Loeb foi o primeiro a largar entre os carros da categoria “Ilimitada”, liberando os 875 CV de potência do 208 T16 Pikes Peak após a passagem dos competidores de moto. No entanto, uma série de atrasos antes de sua largada trouxe preocupação com o mau tempo, uma característica comum de Pikes Peak por causa da altitude. “Quando eu estava na linha de largada, pude ver as nuvens se fechando no topo da montanha", disse o piloto. “Caso eu não largasse logo, seria realmente muito difícil”.
Campeão mundial de rali nove vezes, Sébastian Loeb conseguiu uma marca ainda mais rápida do que os computadores da Peugeot Sport calcularam como possível. O tempo teórico ideal seria de 8m15s. O piloto baixou esse índice em dois segundos.
“Estou muito feliz por terminarmos a corrida dessa forma”, disse Loeb. “Eu realmente não esperava nada melhor do que 8m15s. O tempo de 8m13s foi fantástico. Antes da largada, eu realmente não sabia se deveria correr no limite do carro ou apenas a um ritmo confortável a fim de garantir a vitória. Decidi então trabalhar no limite”, completou Loeb.
O resultado foi espetacular, com Loeb agora se juntando ao panteão dos vencedores de Pikes Peak, quase um ano depois de conquistar a América na final do rally nos X-Games, em 1º de Julho de 2012. Em relação ao carro, o Peugeot 208 T16 Pikes Peak mostrou-se completamente confiável durante todo o mês de preparação nos Estados Unidos. “Foi muito bom, tudo sob controle do início ao fim", concluiu. “Não tivemos nenhuma preocupação além da eventualidade do tempo ruim”. O cenário de sucesso na Peugeot era uma reminiscência do ano de 1988, quando o ex-campeão mundial de rali Ari Vatanen quebrou o recorde de Pikes Peak exatamente 25 anos atrás, com o 405 T16 Pikes Peak. Naquela época, o tempo de referência era 10m47.220s em estrada de terra, um sinal de como a tecnologia evoluiu rapidamente.
Em segundo lugar na 91ª edição da prova ficou o ex-recordista Rhys Millen em seu novíssimo Hyundai RMR PM580-T, 49 segundos atrás de Loeb com um tempo de 9m02.192s. O neozelandês bateu seu próprio recorde e disse que está determinado a quebrar a barreira de nove minutos no próximo ano.
"É justo dizer que estávamos correndo para o segundo lugar", disse Millen. “Eu sabia que não daria para bater o tempo de Sebastien, então decidi não correr riscos. Loeb e Peugeot Sport eram imbatíveis. Esse tempo é simplesmente incrível. Quando é que será batido? Talvez nunca”.
Para Loeb e a Peugeot Sport, esse é o fim de uma extraordinária aventura que teve início nos testes do 208 T16 Pikes Peak em Mont Ventoux, na França, e foi concluída no Colorado, oficialmente o Estado mais alto da América. Pikes Peak é uma lenda: é a segunda corrida de automóveis mais antiga da América depois das 500 Milhas de Indianápolis. Agora Loeb – o novo Rei de Pikes Peak – e o modelo Peugeot fazem parte da história americana.
Jota Quest protagoniza comercial do Fox Rock in Rio, da Volkswagen
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Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
A Volkswagen do Brasil lançou ontem, 1º de julho, a campanha publicitária do Fox Rock in Rio, que conta com a participação da banda Jota Quest. Criada pela AlmapBBDO, a campanha destaca os equipamentos da série especial do modelo alusivo a um dos mais famosos festivais de rock do mundo, o Rock in Rio, que será realizado entre os dias 13 e 22 de setembro de 2013. Pela segunda vez, a Volkswagen será a patrocinadora oficial do evento.
"A estratégia de comunicação do Fox Rock in Rio é continuar usando a música como plataforma de divulgação da campanha. Escolhemos a banda Jota Quest para participar da ação porque o grupo tem uma história de sucesso e de proximidade com diferentes públicos, além da ligação com o festival. Com esta campanha queremos destacar os itens exclusivos do modelo”, comenta o gerente de Propaganda da Volkswagen do Brasil, Tiago Lara.
O filme “Esposa”, com 30 segundos, será veiculado nas redes de TV aberta e por assinatura em todo o País. O comercial abre com uma atriz interpretando o papel de mulher do vocalista Rogério Flausino, da banda Jota Quest. Ela está saindo de casa com uma amiga, quando se deparam com Flausino e os integrantes da banda chegando. A amiga comenta, então, que deve ser muito bom ser mulher de um vocalista de banda.
A câmera se aproxima dos olhos da mulher ao volante e a cena corta para as lembranças dela de alguns momentos de sua vida com Flausino dos quais a banda participa, interferindo no dia a dia do casal. Depois, a cena volta à conversa entre as amigas, que saem num Fox Rock in Rio.
A assinatura da campanha é “Fox Rock in Rio. O carro oficial do Rock”. Na mídia impressa, ela terá dois anúncios em páginas duplas, que serão veiculados nas revistas de maior circulação do País, nas especializadas em automóveis, música e naquelas dirigidas ao público jovem. Os anúncios também serão veiculados em jornais. Além da mídia impressa, a campanha conta com materiais de Ponto de Venda e campanha digital, que inclui um hotsite recheado de conteúdo do universo do rock, previsto para ir ao ar ao longo deste mês (julho).
A série especial do Fox Rock in Rio foi lançada em abril, já como parte da linha 2014 do Fox, e traz equipamentos de som e conectividade ideais para quem gosta de curtir uma boa música a qualquer momento: volante multifuncional com controle de som e rádio CD-player com USB e Bluetooth. Além disso, o modelo é customizado, com selo Rock in Rio e adesivos com temas alusivos ao rock’n roll, além de detalhes internos em vermelho no painel e no estofamento.
Bastidores do filme "Esposa”
Durante os dois dias de gravações do comercial “Esposa”, filmado em 15 e 16 de junho na cidade de São Paulo, o clima no set de filmagem foi de pura descontração e bom humor. As cenas com detalhes e performance do Fox Rock in Rio foram gravadas no sábado (15/6). Na manhã de domingo (16/6), os mineiros da banda Jota Quest chegaram ao local das gravações, uma residência localizada na região do Butantã, para gravar as suas cenas.
“Estamos muito felizes de participar de um comercial da Volkswagen, que é uma marca que temos tanto carinho e uma história de parceria. Por exemplo, tivemos a honra de participar de um momento muito especial da empresa, 10 anos atrás, que foi no evento de comemoração do seu aniversário de 50 anos, realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)”, disse o vocalista da banda, Rogério Flausino.
Durante entrevista, Flausino fez questão de contar as suas experiências com a marca, que começaram logo cedo em sua vida, desde a infância. “A Volkswagen é a marca da minha família. Meu pai teve muitos modelos, principalmente Fusca. Aliás, ele tem um modelo 86 até hoje, que ele não dá, não vende e não troca”, comenta o vocalista, que teve um Brasília 1975 como seu primeiro carro.
O vocalista da banda Jota Quest, que também já teve modelos como a Parati e o Golf em sua garagem, elogiou bastante o Fox Rock in Rio: “Adorei os itens exclusivos do modelo. A faixa nas laterais com as guitarras, os detalhes, as cores. Ficou rock’n roll”. Para Flausino, “os carros da Volkswagen, além de terem o design moderno, têm um ótimo desempenho”.
Sobre as gravações do comercial “Esposa”, todos os integrantes da banda assumiram estar se divertindo muito, pois conta uma história engraçada que retrata a realidade da vida deles também. “O comercial mostra a nossa rotina e combina com a gente. Nós andamos juntos, somos amigos e nos divertimos muito. Somos os trapalhões do rock nacional”, brinca Flausino, rodeado pelos parceiros de banda, que logo começaram a fazer piadas com o termo usado pelo vocalista.
Ganho de escala é essencial para viabilizar o etanol brasileiro
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Por Assessoria de Comunicação Social ABDI
“Se não adquirirmos escala mundial, o etanol brasileiro não será viável no longo prazo”. A avaliação foi feita pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, durante o primeiro dia do Ethanol Summit 2013, realizado em 27 e 28 de junho, na capital paulista. Segundo ele, o melhor caminho para o ganho de escala é transformar o etanol em commodity. “É a nossa grande chance no longo prazo. Temos que ter o produto com características homogêneas e, ao mesmo tempo, com flexibilidade para ser complementar a outros combustíveis”.
Borges Lemos destacou a importância de uma política de longo prazo. “Esforços tecnológicos e de inovação são fundamentais. Por isso estamos discutindo com o setor, no escopo do Plano Brasil Maior, uma agenda tecnológica para até 2025”. Ele reconhece que, à medida que o Brasil caminhar para um alinhamento do preço da gasolina com o do mercado internacional, será necessário um esforço maior para viabilizar o etanol como biocombustível. “Mas, se tivermos escala no etanol de segunda geração, ele se torna competitivo. E essa agenda tem que ganhar robustez agora”. O etanol de segunda geração é aquele fabricado a partir da celulose presente em qualquer parte da planta.
Participaram do mesmo debate o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Marcos Neves, o presidente da empresa Datagro, Plinio Nastari, o diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Ricardo Dornelles, e o secretário-adjunto de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Rutelly Silva. Neves apresentou dados sobre os impactos econômicos e sociais nos municípios que recebem usinas.
De acordo com o pesquisador da USP, na cidade de Quirinópolis (GO), após a instalação de uma usina de etanol, foram criados mais de 5 mil novos empregos formais, entre 2005 e 2011. A frota de veículos saltou de 10,7 mil para 23 mil no mesmo período e a arrecadação com o ICMS foi de 8 milhões para 24 milhões. “Existem muitos municípios como esse no Brasil, onde as áreas de pastagens degradadas podem ser utilizadas para a produção do etanol, com uma série de benefícios à sociedade e sem danos ambientais, já que a cultura da cana não prejudica outras culturas”, declarou.
Nastari ratificou o exemplo dado por Neves. “Esse foi o impacto observado em todos os municípios produtores de etanol desde o ProÁlcool, em 1976. De lá para cá, o etanol já substituiu 2,3 bilhões de barris de gasolina no Brasil e tivemos, de 76 a 2012, uma economia com importações da ordem de US$ 280 bilhões”. O presidente da Datagro defendeu, ainda, um planejamento energético integrado dentro do governo, com menor indução do mercado consumidor a partir do controle sobre os preços dos combustíveis.
Dornelles, do MME, lembrou que o Brasil tem segurança energética e que analistas indicam que a gasolina é um produto com grande oferta global e, portanto, tendência de queda de preços. Para ele, a questão-chave para o setor de etanol está no custo de produção. “Hoje são 135 dólares por um barril de etanol, frente a 127 dólares para um de gasolina. Isso tem que mudar. Precisamos de um mercado sustentável, viável, e de rupturas tecnológicas que nos deem mais produção com menos dispêndios. O mercado potencial existe e terá de ser conquistado. E, via de regra, a sociedade sempre optará pelo energético mais barato”, declarou.
Por sua vez, Rutelly assinalou que o etanol deve ser tratado como combustível. “É essencial para sua consolidação como um produto de eficiência e segurança energética. E isso é uma política maior do que desenvolvimento regional. Nenhum produto se consolida como combustível sem ser tratado como produto energético”. Ele lembra que o governo federal dá um tratamento tributário especial ao setor do etanol, já bastante desonerado. E faz um alerta: a expansão da extração de gás natural pode mudar o papel do etanol no mercado. “A viabilidade das reservas de gás de xisto pode colocar o gás natural como um concorrente ainda mais feroz do que a gasolina”.
4ª etapa da Copa Ninja tem vencedores definidos em piso molhado
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Por VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação
Durante a contagem dos 5 minutos que antecedem o início da prova, uma trégua no mau tempo e largada apenas com a pista molhada. Clima chuvoso não esfriou os ânimos dos pilotos, que proporcionaram disputas quentíssimas em Interlagos.
Com a chuva que caiu na madrugada de sábado para domingo, servindo de tempero extra para os participantes que, após diversas sessões de treino com pista seca desde a quinta-feira, quando a pista foi liberada para as primeiras passagens, os pilotos disputaram o pódio com um ingrediente a mais, aprimorando o sabor da vitória.
Se no domingo faltou em velocidade, com a melhor volta marcada por André Gama foi de 2m26s105, bem diferente dos 2m02s570 marcados com pista seca na classificação, garantindo a pole. Os competidores da Copa Ninja mostraram extrema habilidade para segurar suas motocicletas, pois a chuva e o óleo deixado na pista tornaram ainda mais difícil a pilotagem.
Entre as 43 motos alinhadas no grid, o piloto estreante Fernando Villalon (#16) parece não ter tido sorte, logo em sua primeira participação no evento já teve que encarar concorrentes de peso e um fator a mais de dificuldade, o mau tempo. O piloto completou somente 3 das 10 voltas da prova, abandonando na sequência. Mas, o também estreante Renato “rambinho” Berto acelerou para encerrar a prova na 37ª posição, ambos correram na categoria 250 Light.
Uma prova sem incidentes onde o frio e a chuva não foram suficientes para intimidar o público nem os participantes, quem compareceu pode ver belíssimas disputas e pilotos que deram o máximo na pista em uma apresentação de tirar o fôlego.
Usando da experiência Sabrina Paiuta #88 larga bem e assume a liderança, seguida por André Gama #46, e mais atrás, levando de maneira conservadora, Marco Reis, que esperava um erro dos adversários para assumir a ponta. A luta pela primeira colocação seguiu a cada uma das 10 voltas da prova, com derrapadas, escapadas e o brilhantismo dos pilotos em evidência. Na bandeirada final, a categoria Ninja 300 fecha o pódio com Sabrina Paiuta em 1º, e a declaração que “depois dessa conquista, sinto que devo ir com tudo nas próximas etapas para voltar ao campeonato”. Colado com Sabrina e ainda liderando o certame na categoria, André Gama ficou em 2º seguido por Marco Antônio Reis #3 na terceira posição. Josué “buchecha” Junior #404 e Henrique Serra #5 completaram o pódio na 4ª e 5ª colocações.
Quebrando um estigma nessa temporada, Diego Querzoli largou na frente pela Ninja 300 Light e finalmente conquistou a vitória, ainda emocionado o piloto disse que “a corrida foi tensa, mas consegui chegar pela primeira vez”. Atrás dele, Junior Bezerra #19 e Mauricio dos Santos #13 ficaram com a 2ª e 3ª posições. Fechando o pódio, William Ribeiro #15 e Fernando Xavier #49 com o 4º e 5º lugares.
Ainda se recuperando do tombo sofrido na ultima etapa, Carlos Rocha, o pássaro alçou voo sem escalas para a primeira colocação pela Ninja 250R. O piloto levou a moto #77 ao lugar mais alto do pódio seguido por Marcelo Cristal #9 e Thiago Carvalho Costa #81. Com a 4ª e 5ª posições ficaram Leandro Bressan #17 e José Roberto Saraiva #32.
Disputando pela categoria Ninja 250R Light, Cristiano Aires #14 conquistou o lugar mais alto do pódio, com Dudu Rossini #60 colado em sua rabeta. Um pouco mais atrás chegaram Claudinei Costa Silva #44, Cleber Parrado #117 e Norival Lotério #58, respectivamente na 3ª, 4ª e 5ª posições.
Além de promover a Copa Ninja, categoria que visa iniciar os pilotos no contato com a motovelocidade, a Kawasaki Motores do Brasil também é patrocinadora da equipe Elf Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, composta pelos pilotos Bruno Corano e Heber Pedrosa, ambos da categoria SuperBike Pro.
Integrando a lista de patrocinadores e apoiadores da Copa Ninja, a fabricante japonesa de pneus IRC (Inoue Rubber Co.) é co-patrocinadora da competição, ao lado da ELF Lubrificantes, fabricante especializada em fluídos e lubrificantes para motocicletas.
Metro-Shacman conquista habilitação do MDIC, para o programa Inovar-Auto
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Por Secco Consultoria de Comunicação
A Metro-Shacman, empresa brasileira que produzirá no País uma linha de caminhões pesados da marca chinesa Shacman, anuncia que recebeu habilitação definitiva ao programa Inovar-Auto, pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A habilitação da Metro-Shacman, por intermédio da portaria 210, foi publicada na edição do Diário Oficial da União, do último dia 28.
Os executivos da empresa comemoram a habilitação conquistada e consideram que ela representa um capítulo importante na breve história da Metro-Shacman no País, que já definiu a instalação da fábrica no município de Tatuí, região Oeste do Estado de São Paulo, a 130 quilômetros da capital.
O empreendimento envolve o investimento inicial de R$ 400 milhões. Além da fábrica, a Metro-Shacman deu início às vendas dos caminhões no Estado de Mato Grosso, onde já possui três concessionárias em operação. A empresa desenvolve a instalação de revendedores nos Estados do Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com a habilitação, a Metro-Shacman poderá importar 2.500 caminhões, de 1º. de julho deste ano a 30 de junho de 2014, divididos em 1.250 unidades a cada seis meses, isentos dos 30 pontos de IPI, conforme a legislação do Inovar-Auto. No segundo semestre do próximo ano, a empresa deverá dar início à produção brasileira.
Os veículos da linha Shacman serão exibidos na Transpo-Sul, que será realizada entre os dias 3 e 5 deste mês, em Porto Alegre, RS.
Três famílias de veículos
A linha de caminhões pesados da Metro-Shacman para o mercado brasileiro é composta das famílias TT (Tractor-Truck, de cavalos-mecânicos), LT (Lorry Truck, de chassi-cabine) e DT (Dump Truck, do tipo caçamba). Todos os veículos são equipados com motor Cummins ISM 11 E5, de 6 cilindros em linha, com 24 válvulas. Para os modelos LT e DT, motor com potência de 385 cv e torque de 1.825 Nm, a 1.200 rotações por minuto. Para a linha TT, motor de 420 cv de potência e 2.000 Nm de torque, a 1.200 rpm.
Justin Pate ministra curso de envelopamento automotivo
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Por Textofinal de Comunicação Integrada
Trinta e dois aplicadores profissionais brasileiros ou em formação terão a oportunidade de fazer um curso de envelopamento automotivo, ministrado por Justin Pate, responsável por mais de 3 mil carros envelopados no mundo e criador da plataforma de aplicação UGIS – Universal Graphics Installation System, por meio da qual é possível “finalizar”, com desperdício mínimo de materiais e qualidade de acabamento, um carro em menos de quatro horas, quando o tempo normal de execução é entre 5 e 6 horas.
No curso, dividido em duas turmas de 16 participantes, Pate aborda sobre método de instalação aplicável a qualquer tipo de veículo, com diferentes tipos de adesivos; redução de erros e fluxo de trabalho mais eficiente; e sobre a plataforma UGIS, de redução do tempo de aplicação.
“Justin Pate vai se encontrar com profissionais brasileiros pela segunda vez”, explica Paulo Cecato, diretor da Plásticos Alko, empresa promotora do curso de envelopamento automotivo, “como fornecedores da película Alltak, queremos incentivar o aperfeiçoamento técnico de nossos aplicadores”.
Segundo Cecato, “o envelopador automotivo já pode ser considerado uma categoria de trabalhador da cadeia automobilística, a exemplo de mecânicos, pintores, instaladores de som, entre outras. Esse profissional já é muito disputado por lojas especializadas em todo o País. Os envelopadores, funcionários de lojas, têm salários entre R$ 2 mil e R$ 3,5 mil mensais, enquanto os autônomos chegam a ter receitas mensais de até R$ 10 mil”.
Serviço:
II Curso de Envelopamento Automotivo
1ª Turma
Dias 15 e 16 de julho – das 8h30 às 17h30
2ª Turma
Dias 17 e 18 de julho – das 8h30 às 17h30
Local : Av. Papa João Paulo I, 7.733, Guarulhos, SP
Taxa de inscrição: R$ 1,8 mil
Inscrições podem ser feitas por meio do site www.alltak.com.br/eventos
segunda-feira, 1 de julho de 2013
"Jimny Fun Day" promete muita diversão e aventura em Campos do Jordão
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Por Assessoria de Imprensa Suzuki
Campos do Jordão vai ferver no dia mundial do rock, 13 de julho, com ritmo o off-road do "Jimny Fun Day". Nesta data, entre as charmosas paisagens da região, muita diversão e aventura farão parte de um encontro exclusivo para proprietários de Suzuki Jimny. Serão duas trilhas: uma para tirar o 4X4 da rotina e outra para quem gosta de enfrentar obstáculos desafiadores fora de estrada.
No passeio outdoor, ideal para curtir com a família e amigos, serão 40 quilômetros de emoção em uma estrada de terra com um visual incrível para a Pedra do Baú. Neste percurso, os aventureiros passarão pela Gruta dos Crioulos e farão uma pausa no Pico do Imbiri.
Já os participantes mais experientes, com carros equipados para o off-road, precisarão de técnica e habilidade para enfrentar diferentes terrenos, trechos com lama e muita adrenalina em cada um dos desafios.
Para fazer parte do "Jimny Fun Day" é preciso ser proprietário de Suzuki Jimny (ou Samurai) e preencher a inscrição no site www.jimnyfunday.com.br que estará disponível a partir desta segunda-feira, 01º de julho.
No dia do evento, os participantes terão que contribuir com a doação de 10 quilos de alimentos não perecíveis. As arrecadações serão destinadas para uma instituição de caridade por meio do "Suzuki Pelo Bem", programa social da Suzuki que já beneficiou mais de 20 associações.
Programação Suzuki "Jimny Fun Day" - Campos do Jordão
13 de julho de 2013
Local: Lounge Suzuki Jimny Experience - em Campos do Jordão - SP
Endereço: Av. Emílio Ribas, nº 946 - Bairro Capivari
09h Início do evento (Briefing; retirada de adesivos, camisetas e voucher para o almoço; e entrega das doações de alimentos).
10h Saída para trilha
14h Almoço exclusivo no Restaurante Cantinho da Serra
Identidade visual da Continental é modernizada
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Por Assessoria de Imprensa da Continental
Com o Grupo Continental, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos, o futuro começa mais cedo, e a mobilidade de amanhã já está sendo desenvolvida hoje. A marca que, no passado, era conhecida exclusivamente pela produção de pneus, hoje se apresenta como um dos maiores sistemistas mundiais no desenvolvimento de tecnologias e componentes que garantem melhorias na segurança, sustentabilidade, gerenciamento de informações e no conforto ao dirigir. Com sua nova imagem, a Continental reforça sua evolução nos últimos anos.
O objetivo da empresa é claramente formulado e funde-se com o bem-estar das pessoas. “Nossas soluções tecnológicas estão ajudando as pessoas a privilegiar sua qualidade de vida por meio da mobilidade e a estruturar o espaço em que vivem de forma sustentável. Nós criamos produtos confiáveis e soluções com qualidade de primeira classe. Nossa marca simboliza este objetivo e é o que desejamos oferecer aos nossos clientes e nos cobramos diariamente,” afirma o CEO da Continental, Dr. Elmar Degenhart.
Apresentada para o público pela primeira vez no último mês de maio, durante a “Annual Shareholders’ Meeting”, ocorrida em Hanover, Alemanha, a nova logomarca representa agilidade, paixão e inovação. Somado a isso, possui um design renovado com nova fonte e uma marca claramente reformulada que clama “Continental – The Future in Motion”. A explicação: “A Continental move o futuro, o futuro move a Continental”. O foco aqui é na importância da mobilidade como uma necessidade básica humana. A Continental está desempenhando um papel ativo na definição do futuro da mobilidade, tornando-a, juntamente com o transporte, mais segura, sustentável, confortável e mais acessível para todos.
A nova imagem surgiu como parte de um longo projeto. Durante os dois últimos anos, a Continental ampliou radicalmente sua estratégia de crescimento, cultura corporativa, posicionamento e arquitetura de marca, pois, em mais de 140 anos, a empresa já vinha crescendo continuamente por meio da aquisição de mais de 90 empresas.
No segmento de pneus, a empresa tem sido bem sucedida há muitos anos e, mais recentemente, ampliando ainda mais o seu crescimento. A marca Continental Pneus é conhecida mundialmente e continua a fundamentar o reconhecimento da marca.
Hoje, mais da metade das vendas anuais da Continental são geradas pelo grupo Automotivo. Em particular, a eletrônica nos veículos está adicionando mais e novas funções. O porcentual do valor de eletrônica em um veículo está sendo ampliado com grande velocidade. Por esta razão, a empresa está crescendo em um ritmo mais acelerado que a média do mercado. A forte expansão das vendas industriais da divisão ContiTech, por exemplo com clientes de extração de matéria-prima, também asseguram que a Continental está se tornando menos sensível às flutuações econômicas, em particular as da indústria automotiva. A nova marca responde para este desenvolvimento global. Elas estão sendo gradativamente estabelecidas no novo projeto de design ao longo de 2013.
A marca Continental vem sendo usada como a “marca mãe” para a empresa, mas também como marca de produtos em todas as unidades de negócios. Durante o processo de desenvolvimento, a forte presença e significado da marca para pneus foi um ponto importante e muito considerado. Em resumo, o novo e moderno visual combina perfeitamente com continuidade e progresso, e irá reforçar ainda mais a imagem da Continental, além de, simultaneamente, refletir a identidade e tradição da empresa. O logotipo foi aprimorado e, portanto, alcança um maior valor de reconhecimento e melhor legibilidade em igual medida.
Em relação ao ícone, a empresa continua usando o cavalo (tradicionalmente uma imagem fortemente conectada à marca Continental e que expressa confiança), mas em uma posição mais proeminente, natural e dinâmica. Quando o ícone é usado sem a logomarca, dois círculos complementados por “Continental – since 1871” dão a ele maior estabilidade. O ícone assim ganha a aparência de um selo de qualidade com referência direta à história corporativa da Continental, que se estende por mais de 140 anos.
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