sexta-feira, 4 de abril de 2014
BMW do Brasil lança perfis oficiais no Instagram, Linkedin, Google+ e Pinterest
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Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
A BMW do Brasil lança hoje, simultaneamente, os perfis oficiais da marca nas redes sociais Instagram, Linkedin, Google+ e Pinterest. A companhia, que já está presente no Facebook, Twitter e Youtube desde 2010, pretende se aproximar ainda mais de seus consumidores e fãs, com conteúdo direcionado especificamente ao público de cada rede social. O objetivo é atingir o mesmo sucesso da página da BMW no Facebook, que, com mais de 1,7 milhão de fãs, é líder entre as montadoras do segmento premium e uma das páginas da BMW no mundo com mais fãs, à frente de grandes mercados como Estados Unidos e Alemanha.
“A construção de uma fábrica mostra o quanto a BMW acredita no crescimento do Brasil. Aproximar a marca de seus consumidores, fãs e futuros clientes é um dos principais objetivos da companhia, e as redes sociais têm um papel fundamental nesta aproximação. A partir desta interação, criamos mais pontos de contato para nos relacionarmos com os interessados pela marca, contribuindo para a aprendizagem e favorecendo a possibilidade de melhorar nossos serviços e produtos”, garante Herlander Zola, diretor de marketing da BMW do Brasil.
A estratégia da empresa consiste em gerar engajamento com os usuários e admiradores da marca por meio de conteúdos relevantes e que utilizam a linguagem de cada uma dessas plataformas. Entre os principais conteúdos que serão abordados nos perfis oficiais da marca estão assuntos como tecnologia, produtos da gama atual e os clássicos, história da marca, fábrica da BMW no Brasil, iniciativas globais e locais e veículos elétricos da marca BMW i, entre outros.
O perfil no Instagram irá abordar conteúdo audiovisual com foco nos detalhes, trabalhando com o desejo pela marca e a perfeição de um BMW. Já no Linkedin, por se tratar de uma rede corporativa, o perfil da companhia utilizará uma estratégia diferente: serão abordados temas mais informativos, que se comuniquem na mesma linguagem dos usuários deste canal.
Já o perfil no Pinterest, plataforma utilizada em sua maioria por mulheres, terá uma atenção diferenciada abordando conteúdos específicos para elas, com “dashboards” temáticos e “hashtags” pertinentes a cada uma. No Google+, rede social voltada para gerar novas relações com base nas paixões, preferências, profissão ou carreira do usuário, a BMW irá criar círculos por interesse para aumentar a assertividade do material publicado.
As páginas das redes sociais da BMW do Brasil podem ser encontradas no endereço: www.bmw.com.br/interatividade
Dunlop Lança O LM 704, Novo Pneu de Alta Performance Para Veículos de Passeio e Utilitários de Pequeno Porte
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Por SD&PRESS Consultoria
A Dunlop, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, acaba de lançar o LM 704, que veio substituir a versão anterior, LM 703. Destinado a veículos sedãs, SUV’s e compactos, o modelo é vendido em todas as revendas da marca pelo mesmo valor de seu antecessor.
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: SP SPORT LM704_bandaDentre os principais diferenciais do produto está seu revestimento, que utiliza blocos de borracha unidos por uma faixa circunferencial, responsável por garantir mais estabilidade e conforto ao rodar. O desenho otimizado da banda de rolagem oferece ao modelo atual redução de 13% do ruído de rodagem e durabilidade 25% maior, em comparação ao modelo anterior.
Além do compromisso no atendimento a altas velocidades, sem prejudicar o conforto ao rodar, o LM 704 oferece, ainda, rodagem com sílica, para melhoria dos índices de consumo de combustível. Segundo Renato Baroli, gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop no Brasil, as mudanças no desenho e o aumento da quilometragem, comparado ao LM703, são diferencias que chamam a atenção e, certamente, auxiliam no sucesso da comercialização.
“O LM 704 será fabricado na recém-inaugurada planta da Dunlop, localizada na cidade de Fazenda Rio Grande (PR). As vendas, iniciadas recentemente, das cinco medidas do produto já representam 4% do total. Nós acreditamos muito no modelo, que concentra as principais necessidades dos brasileiros no que se refere a pneus: durabilidade, segurança e preço acessível”, finaliza Renato.
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Ducati Hypermotard chega ao Brasil
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Por CDN Comunicação Corporativa
Considerada uma das motos mais aguardadas do ano, a Hypermotard, em suas três consagradas versões - Hypermotard, Hypermotard SP e Hyperstrada -, chega oficialmente ao mercado brasileiro. A partir de abril, a Ducati, marca italiana que se tornou sinônimo de alta performance, tecnologia e design inovador, inicia as vendas do modelo, reconhecido mundialmente por sua capacidade de agregar o que há de melhor de uma motard e todo seu dinamismo sem perder a segurança e tecnologia. A Hypermotard será comercializada a R$ 51.900,00, enquanto a Hypermotard SP custará R$ 64.900,00. Já quem optar pela Hyperstrada desembolsará R$ 56.900,00.
Com a chegada da família Hypermotard no País, os fãs brasileiros terão a chance de viver uma experiência única e prazerosa de pilotagem, seja no deslocamento diário ou com alto dinamismo pilotando a Hypermotard, seja em uma aventura de longa distância com a Hyperstrada ou redefinindo os limites com a Hypermotard SP.
Para oferecer o que há de melhor em tecnologia, desempenho e alta performance, as três versões da Hypermotard chegam ao Brasil com motor Testastretta 11° (821cc e 110cv), quadro Trellis equipado com componentes de alta qualidade para o chassi.
Toda a potência e desempenho estão combinados com o Pacote de Segurança Ducati, que inclui o ABS de última geração com 3 níveis, Controle de Tração Ducati de 8 níveis e modos de pilotagem integrados.
Com o objetivo de deixar os modelos mais acessíveis para motociclistas de qualquer nível, foi instalado um sistema para alterar o mapeamento do motor. Desta forma, para a Hypermotard e Hyperstrada existem três ajustes – Sport, Touring e Urban. No primeiro, os 110 cv de potência estão disponíveis sem muita interferência do pacote de segurança. No segundo, com o mesmo patamar, os controles se fazem mais presentes. No último há um bloqueio na potência e apenas 75 cv são liberados.
Para a Hypermotard SP também há três diferentes ajustes de motor, porém distintos por conta da especificidade de uso do modelo. O modo Race oferece 110 cv, com resposta "Alta" do acelerador, intervenção do sistema de controle de tração nível 2 e ABS nível 1 somente na roda dianteira sem prevenção de elevação da traseira.
O modo Sport oferece os mesmos 110 cv, porém com resposta "Média" do acelerador, maior nível de intervenção do sistema de segurança (Controle de tração nível 3, ABS nível 2 e redução de prevenção de elevação da traseira). Já a opção Wet reduz a potência a, no máximo, 75 cv, com resposta "Baixa" do acelerador e alto nível de intervenção do sistema de segurança (controle de tração nível 7, ABS nível 3 e prevenção de elevação da traseira).
Esteticamente, o principal destaque está na parte frontal da Hypermotard, com nariz redesenhado e novo grupo ótico. As luzes diurnas de led, que circundam o conjunto, lembram o estilo usado pela Audi, que adquiriu a Ducati no ano passado.
Detalhamento Hypermotard
A Hypermotard passou para a próxima geração como uma motocicleta brilhantemente projetada e desenvolvida, que introduziu um novo motor com refrigeração a líquido de 110 cv e melhor ergonomia, mantendo seu caráter extremamente compacto e minimalista.
A Hypermotard integra os Modos de Pilotagem Ducati Sport (110 cv – Alto/potência – resposta do acelerador), Touring (110 cv - Médio) e Urban (75 cv - Baixo), com o Pacote de Segurança Ducati de ABS e DTC, o que a torna uma motocicleta impressionante para o uso diário e a escolha ideal para o deslocamento urbano.
Com um surpreendente peso seco de 175 kg, a nova geração da Hypermotard conta com o "triângulo ergonômico" de guidão, assento e pedaleiras, oferecendo uma posição de pilotagem ainda mais imponente (guidão mais à frente e mais alto), e os apoios para os pés em uma posição mais confortável.
A suspensão dianteira recebe os cuidados dos garfos Kayaba usd de 43mm, com curso de 170mm e presos por braçadeiras de alumínio fundido com suporte em base de borracha para o guidão de aço cromado.
As cargas da suspensão traseira são gerenciadas por um único amortecedor traseiro Sachs, com ajuste de amortecimento de rebote e pré-carga da mola. Opera com um braço oscilante de alumínio unilateral elegantemente projetado, oferecendo 150mm de curso da roda traseira.
A Hypermotard está equipada com pneus Pirelli Diablo Rosso II 120/70 x 17 na dianteira e 180/55 x 17 na traseira, montados em rodas de alumínio fundido de última geração com 10 raios, com largura da roda de 3,5in na dianteira e 5.5in na traseira. A Hypermotard tem acabamento em vermelho Ducati.
Detalhamento Hypermotard SP
A espetacular Hypermotard SP (preparada para as pistas) integra tudo que é oferecido pela Hypermotard e melhora sua especificação técnica para motociclistas talentosos que gostam de uma pilotagem de alto desempenho.
Num verdadeiro estilo de competição, a Hypermotard SP recebe os Modos de Pilotagem Race (110 cv - Alto), Sport (110 cv - Médio) e Wet (75 cv - Baixo), enquanto a excelente suspensão, com maior curso, dá uma postura verdadeira da Supermotard, aumentando a distância do solo para 210mm e permitindo um emocionante ângulo de inclinação de 47,5° para o máximo prazer.
A Hypermotard SP também é equipada com a combinação do Pacote de Segurança Ducati de ABS de 3 níveis e o Controle de Tração Ducati de 8 níveis. Além disso, vem com garfos pressurizados Marzocchi usd totalmente ajustáveis, que apresentam protetores tipo sliders de alumínio anodizado.
Os leves garfos de última geração fornecem condução profissional, precisa e de alto desempenho com um maior curso de 185mm, bem como excelente resposta através do guidão cônico de alumínio.
A suspensão traseira é igualmente de alto padrão com um impressionante amortecedor Öhlins totalmente ajustável com uma reserva de espaço integrado oferecendo 175mm de curso da roda traseira.
A Hypermotard SP está equipada com pneus Diablo Pirelli Supercorsa SP de 120/70 x 17 na dianteira e 180/55 x 17 na traseira. Conta com rodas leves Marchesini de alumínio forjado com três raios triplos, destacando ainda mais o foco da SP em alto desempenho.
Os componentes adicionais especiais para a versão SP são o para-lama dianteiro e as tampas da correia do comando em fibra de carbono, cilindro principal radial na dianteira, alavanca de ajuste de 5 pontos, assento exclusivo com superfície especialmente texturizada e painéis costurados na horizontal para maior aderência.
Esta característica ajuda a atingir um peso seco de apenas 171 kg e a configuração em estilo de competição dá à Hypermotard SP uma altura de assento de 890mm, com um assento acessório que oferece redução de 20mm, se necessário.
A Hypermotard SP possui acabamento com identificação Ducati Corse em vermelho, branco e preto, com cinza separando os destaques e um quadro vermelho Trellis. As rodas Marchesini são em preto e exibem a assinatura da tarja vermelha.
Detalhamento Hyperstrada
A Hyperstrada representa uma nova dimensão para a Hypermotard, com a criação inovadora de um modelo exclusivo, que é uma conexão entre os mundos da Motard e do Turismo.
Os componentes de turismo equipados de fábrica representam um companheiro de viagem confortável e de fácil uso, com generosa capacidade de bagagem, melhor segurança do ABS e Controle de Tração combinados no Pacote de Segurança Ducati e totalmente integrados aos Modos de Pilotagem Sport (110 cv - Alto), Touring (110 cv - Médio) e Urban (75 cv - Baixo).
Ao preparar o modelo para a estrada, a Ducati equipou um leve, forte e elegante bagageiro lateral de 50 litros e rapidamente destacável (oferece ainda um bagageiro top case extra de 31 litros como acessório), com um apoio central para estabilidade ao estacionar quando totalmente carregada.
A Hyperstrada possui guidão de 20mm, mais alto que a Hypermotard, e um para-brisas para se proteger do vento. Com foco no conforto para longas viagens, há um especial e amplo assento equipado com enchimento espesso de espuma para o piloto e, para o passageiro, uma alça de segurança.
A altura do assento (850mm) oferece estabilidade com segurança quando totalmente carregada com bagagem e passageiro, há opção de baixar o assento 20mm. Disponibiliza ainda duas tomadas auxiliares de 12V, para alimentar os acessórios de navegação ou roupa com aquecimento.
Como acessórios opcionais, a Hyperstrada também é oferecida em "versão baixa" com suspensão dianteira e traseira mais curtas e assento mais baixo (830mm). Esta opção inclui lateral mais curta, apoio central e melhora considerável da estabilidade com segurança, especialmente quando combinado com o acessório de assento mais baixo para conseguir uma redução total de 40mm para uma altura de 810mm.
A suspensão dianteira da Hyperstrada usa garfos invertidos Kayaba de 43mm, com curso de 150mm, e suspensão traseira com um único amortecedor Sachs que oferece um curso da roda traseira de 150mm com ajuste de amortecimento de rebote e fácil ajuste hidráulico remoto de pré-carga da mola. O curso da roda dianteira e traseira da versão baixa da Hyperstrada foi reduzido em 20mm.
A versão de turismo apresenta impressionante peso seco de 181 kg com pneus Pirelli Scorpion Trail, montados em rodas de alumínio fundido com 10 raios. A Hyperstrada tem acabamento em vermelho Ducati ou branco ártico contrastando com um quadro em cinza Trellis. As rodas são pretas e o bagageiro lateral é texturizado em preto com identificação "Ducati" em aço inoxidável polido.
Ducati Motor Holding S.p.A – Uma empresa do grupo Audi
Fundada em 1926, a Ducati produz motocicletas de inspiração esportiva desde 1946. Suas motocicletas são caracterizadas pelos motores “Desmodrômicos” de alta performance, pelo design inovador, pela tecnologia de ponta e pela paixão que desperta em seus fãs. Cobrindo diversos segmentos de mercado, a linha de motocicletas Ducati é dividida em famílias que incluem: Diavel, Hypermotard, Monster, Multistrada, Streetfighter e Superbike.
Estes autênticos ícones do “made in Italy” são vendidos em mais de 80 países em todo o mundo, com maior concentração na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico. A Ducati compete no World Superbike Championship e, com uma equipe oficial, no World MotoGP Championship. Na Superbike a Ducati já conquistou 17 títulos de Fabricantes e 14 títulos de Pilotos, sendo que em 2011 passou a marca histórica de 300 vitórias. A Ducati participa do MotoGP desde 2003 e conquistou o título de Fabricantes e Pilotos em 2007.
Novo Mercedes-Benz S 63 L AMG: versão esportiva do sedã topo de linha da marca chega ao Brasil
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Por Imprensa Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz traz para o mercado brasileiro o sedã esportivo S 63 L AMG, considerado o automóvel mais potente do segmento de luxo em todo o mundo. Voltado para clientes extremamente exigentes, que além de conforto e segurança desejam um comportamento dinâmico superior, o sedã desenvolvido pela AMG estabelece novos parâmetros em termos de dinâmica de condução, construção com baixo peso e eficiência energética. O modelo será comercializado no país na versão com carroceria longa.
O desempenho superior do S 63 L AMG é garantido pelo motor AMG V8 biturbo com 430 kW (585 cv) e 900 Nm de torque - o membro mais potente da família de motores BlueDIRECT.
O novo S 63 L AMG vem com o sistema de tração integral AMG 4MATIC com funcionamento voltado à performance. Ele não apenas melhora a tração do automóvel, traz uma nova dimensão ao comportamento dinâmico em seu segmento. O design e equipamentos do modelo atendem aos mais altos padrões em termos de atratividade, com alta classe, qualidade e perfeição.
A aplicação da estratégia AMG Lightweight Performance reduziu o peso do S 63 L AMG em cerca de 100 quilos, em comparação com o modelo anterior. Esta economia de peso foi obtida principalmente graças ao uso das rodas AMG de liga forjada, de uma bateria leve de íons de lítio e da otimização do peso do sistema de freios compostos AMG de alta performance. Além disso, todo o revestimento externo original da Classe S, inclusive o teto e a parte dianteira da carroceria, é feito em alumínio. A instalação do compartimento para guardar o estepe feito de fibra de carbono, material usado na Fórmula 1, reduziu o peso em mais quatro quilos.
O S 63 L AMG também é líder na relação peso-potência, com um índice de 3,53 kg/cv. O resultado é um desempenho suave e superior: a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,0 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é 300 km/h.
Sistema de escapamento esportivo AMG com flaps de exaustão
O sistema de escapamento esportivo AMG do S 63 L AMG tem flaps controlados por computador nos dois silenciadores traseiros. Quando a transmissão estiver no modo "C" (Controlled Efficiency - eficiência controlada), os flaps mantém-se fechados a maior parte do tempo, tornando mais discreto o som do motor - situação perfeita para longas viagens, que proporciona mais conforto a quem anda atrás. Nos modos "S" (Sport) e "M" (Manual), os flaps são abertos mais cedo e mais espontaneamente, especialmente se quem estiver ao volante optar por um estilo de direção mais dinâmico. O resultado é o marcante som característico da AMG, mais cheio e emocionante.
Produção manual do motor AMG
Como todos os motores AMG, o biturbo com oito cilindros do S 63 L AMG é montado a mão, obedecendo os mais estritos padrões de qualidade. Montadores altamente qualificados montam o M 157 (designação interna) em Affalterbach seguindo a filosofia "um homem, um motor", onde cada unidade traz a assinatura do técnico responsável por sua montagem .
Bateria de íons de lítio reduz peso em mais de 20 quilos
Após o SLS AMG Coupé Black Series, o S 63 L AMG é o segundo modelo de alto desempenho da AMG a substituir a bateria convencional do motor de partida por uma bateria a íons de lítio. A nova tecnologia oferece numerosas vantagens em relação às baterias convencionais: com capacidade de 78 Ah, a bateria de íons de lítio substitui tanto a bateria do motor de partida como a bateria reserva, com uma economia de peso de mais de 20 quilos. A bateria de alta performance é relativamente insensível às baixas temperaturas e tem dimensões compactas. O S 63 L AMG é o primeiro veículo do mundo produzido em larga escala com este tipo de bateria.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas
O máximo de individualização e dinamismo customizado - estas são as qualidades especiais da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete velocidades. Três modos de operação - "C" (Controlled Efficiency), "S" (Sport) e "M" (Manual) - proporcionam a cada motorista um acerto personalizado. No modo "C", orientado para o conforto, a função ECO start/stop é ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as trocas de marcha privilegiam o conforto e são feitas com maior suavidade. No modo "C", o veículo sempre arranca na segunda marcha.
Nos modos "S" e "M", o motor e a transmissão são significativamente mais ágeis e a função ECO start/stop é desativada. Um breve e preciso retardo na ignição e injeção quando o acelerador estiver aberto leva a troca de marchas ainda mais rápidas e acusticamente emocionantes.
Transmissão AMG 4MATIC com tração integral
Otimizado para alto desempenho, o sistema AMG 4MATIC de tração integral distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro nas proporções 33% e 67%. A distribuição privilegiando a traseira contribui para a característica dinâmica AMG de direção e para o supremo prazer de dirigir, assim como eleva a aceleração nas arrancadas. Da mesma forma, a tração integral aumenta a segurança de rodagem em superfícies molhadas ou escorregadias. A ótima tração é garantida por uma embreagem multidiscos com efeito blocante de 50 Nm que explora o potencial de conexão por meio da fricção para todas as quatro rodas.
A base do sistema de tração integral é uma caixa de transferência que dirige a força de arrancada adicional para o eixo traseiro. Integrada de forma compacta à transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas, ela praticamente não exige espaço adicional para sua instalação. O torque é transmitido pela saída de força por um eixo propulsor para o eixo dianteiro. A transmissão de força do diferencial do eixo dianteiro para o semieixo dianteiro esquerdo é feita por meio de um eixo intermediário que passa por um duto encapsulado por dentro do cárter do motor. Este design compacto e de baixo peso resulta em pouco acréscimo de massa devido ao sistema de tração integral, apenas 70 quilogramas, ajudando a reduzir o consumo e as emissões.
O S 63 L AMG é equipado de série com o sistema ESP (Electronic Stability Program - programa eletrônico de estabilidade) Curve Dynamic Assist. A intervenção seletiva do freio na roda traseira interna resulta em maior precisão ao percorrer a curva e assegura maior agilidade em alta velocidade.
Suspensão AIRMATIC
O S 63 L AMG é equipado com a suspensão esportiva AMG. O sistema de suspensão AIRMATIC, totalmente pneumático, conta com o Adaptive Damping System ADS PLUS (sistema de amortecimento adaptativo). Um novo recurso oferecido por ele é o ajuste contínuo do amortecimento, que pode ser controlado de forma independente nos estágios de compressão e liberação. Isto permite melhor adaptação às condições de direção e à superfície da estrada. Os modos "Comfort" e "Sport" podem ser selecionados por meio de uma tecla. Uma cinemática específica para o eixo dianteiro - incluindo maior cambagem, uma barra antirrolagem maior e um subchassi mais rígido no eixo traseiro - foi desenvolvida com exclusividade para o S 63 L AMG. Essas medidas melhoram a agilidade do veículo quando conduzido esportivamente. Com o eixo dianteiro redesenhado e o ajuste especial da tração integral, o S 63 L AMG representa uma nova dimensão no segmento em relação à dinâmica de direção.
A direção esportiva eletromecânica AMG com redução variável é o complemento perfeito, melhorando muito a dirigibilidade e agilidade do veículo e, ao mesmo tempo, mantendo a segurança de condução em alta velocidade. No modo de suspensão "Comfort", a direção esportiva AMG sensível à velocidade aumenta o conforto ao oferecer maior assistência ao esterçar. Se o modo "Sport" for selecionado para a suspensão, por outro lado, o motorista irá sentir um nível de assistência mais firme e esportivo. As curvas de assistência pré-programadas aumentam a sensibilidade da estrada e a precisão ao volante.
Rodas AMG de liga leve baseadas na construção sistemática com baixo peso
Pela primeira vez, o S 63 L AMG é oferecido com rodas AMG de liga leve forjadas de série. Este design reduz o peso ao mesmo tempo em que aumenta a resistência e diminui as massas não suspensas, trazendo vantagens na dirigibilidade e nas respostas dos conjuntos de molas e amortecedores. O veículo é equipado com rodas forjadas AMG de liga leve com raios múltiplos pintadas de cinza titânio tamanho 8,5 x 19 na frente e 9.5 x 20 na traseira, com pneus 255/45 R 19 e 285/40 R 19, respectivamente.
Sistema de freios de composto de cerâmica AMG de alta performance
Distâncias de imobilização extremamente curtas e rapidez caracterizam todos os veículos de alta performance da AMG. O S 63 L AMG não é uma exceção: é equipado com um sistema AMG de composto de alto desempenho com peso otimizado. Um sistema de freios AMG de composto de cerâmica de alto desempenho também é disponibilizado como opcional. O design mais de 20% mais leve reduz as massas não suspensas, assim como garante um melhor desempenho na condução, agilidade e conforto na rodagem. Além disso, o sistema tem maior intervalo de manutenção, é mais resistente à corrosão e tem estabilidade térmica mais elevada. O sistema AMG de freios de alta performance do composto de cerâmica tem discos dianteiros com 420 milímetros de diâmetro e é identificado pelo logo "AMG Carbon Ceramic" nas pinças com pintura especial.
Design: dinamismo e exclusividade em formas sensuais
Potente e exclusivo, dinâmico e cheio de prestígio, o S 63 L AMG também causa impacto em termos visuais. O design deste sedã de alta performance é definido pela mescla das formas sensuais características da Mercedes-Benz, arquitetura clássica e uma esguia silhueta com clássicos detalhes de design da AMG. A grade vertical do radiador tridimensional reforça o status especial, gerando um fascinante contraste com as três grandes entradas de ar dianteiras. O envoltório dianteiro com grades pintadas de preto com alto brilho mostra o "A" estilizado que é marca registrada dos veículos AMG, enfatizando a exclusividade e força do S 63 L AMG. Defletores em preto brilhante nas entradas de ar laterais otimizam o fluxo de ar para os módulos de resfriamento - um design que é visto comumente no automobilismo esportivo. O divisor aerodinâmico tridimensional dianteiro cromado reduz a tendência ascensional do automóvel em movimento.
Os painéis das saias laterais com insertos tridimensionais prateados fazem o veículo parecer mais próximo do chão, aumentando o dinamismo em associação com a "Dropping Line" (linha descendente) típica da marca. Grandes rodas de liga leve são outra marca registrada da AMG: elas permitem uma clara visão do sistema de freios AMG. A identificação "V8 BITURBO" numa tipologia nova e contemporânea nos para-lamas dianteiros personaliza o modelo topo de linha. O novo grafismo também aparece na designação "S 63 AMG" na tampa do porta-malas. O design é concluído de forma marcante pelo inserto preto do difusor com frisos cromados e as duas ponteiras duplas cromadas do sistema de escapamento esportivo AMG com flaps de exaustão.
Interior: detalhes encantadores, design e qualidade
Como no design externo, o interior do S 63 L AMG combina de forma perfeita uma atmosfera esportiva exclusiva de um verdadeiro AMG com clássicos valores Mercedes-Benz, como amplas dimensões interiores, nova lógica nos controles, novos elementos ergonômicos, facilidade de uso, segurança, atratividade e estética. Os novos bancos esportivos AMG com ajustes elétricos, função de memória e aquecimento, proporcionam maior apoio lateral ao motorista e ao passageiro da frente. Couro napa com design AMG V8 perfurado e com logos AMG nos encostos dianteiros e traseiros criam uma atmosfera interior requintada e luxuosa. Toques especiais incluem o emblema incrustado no apoio de braços do console central e o relógio analógico de alta qualidade IWC que, pela primeira vez, apresenta ponteiros tridimensionais com ranhuras e apliques metálicos no mostrador.
Apesar da esportividade, não é incomum que o S 63 L AMG, dadas suas características de luxo, seja dirigido por um motorista profissional. Por isso, especial atenção foi dada ao conforto nos bancos traseiros executivos individuais, que contam com apoios para os pés, ajustes elétricos e memória. Quando o automóvel é usado desta forma, é possível limitar os ajustes dos bancos dianteiros (posição chofer) para garantir maior espaço para os passageiros de trás.
O volante esportivo AMG com seu aro característico revestido, couro perfurado nas áreas de contato e aletas de câmbio de alumínio proporciona perfeito controle do veículo. Outro item que ostenta o marcante visual da AMG é o mostrador colorido TFT, assim como o conjunto de instrumentos AMG com dois mostradores redondos animados: além do grafismo exclusivo da marca e dos ponteiros em vermelho e prata, outros detalhes de design exclusivos incluem o logo AMG no velocímetro com escala até 330 km/h, à esquerda, e o logo "V8 BITURBO".
O menu AMG principal possui um velocímetro digital e mostrador permanente das marchas na parte superior. Com a transmissão em modo manual, o motorista é alertado para trocar a marcha antes que o limite de rotação do motor seja alcançado. Selecionando o comando "Warm up" (aquecimento) no menu principal AMG faz surgirem dois mostradores redondos com as temperaturas do óleo do motor e da transmissão. As configurações da transmissão e suspensão podem ser alteradas por meio dos comandos no console central, assim como o modo de operação do ESP (programa eletrônico de estabilidade) são mostradas na parte inferior do menu "Set Up". Uma animação do S 63 L AMG no display TFT entre o velocímetro e o conta-giros permite ao motorista observar as alterações.
Outros equipamentos de série:
• Soleiras de portas AMG
• Tapetes AMG
• Pedaleira esportiva AMG em aço inoxidável escovado com insertos de borracha
• Iluminação ambiente com sete opções de cores
• ATTENTION ASSIST
• COMAND Online
• Sistema de som Burmester® 3D surround
• 24 alto-falantes com Frontbass
• Alerta de perda de pressão dos pneus
• Faróis de alta performance em LEDs
Intelligent Drive: novos padrões em segurança
Configurando exatamente o que a Mercedes-Benz chama de “direção inteligente”, sistemas de série tornam o S 63 L AMG ainda mais seguro e confortável.
• O Adaptive Highbeam Assist PLUS (assistência adaptativa de faróis altos) permite manter o farol alto aceso permanentemente sem ofuscar outros motoristas. Ele mascara o cone de luz conforme a proximidade dos outros veículos, sem deixar de iluminar o restante da via.
• O Night View Assist Plus foi melhorado ainda mais e complementado com uma câmera térmica. Este sistema de visão noturna pode alertar o motorista sobre o risco potencial provocado por pedestres ou animais à frente do veículo, substituindo o velocímetro no painel por uma imagem noturna de alta nitidez que destaca as fontes de risco. Uma função especial é capaz de piscar os faróis para quaisquer pedestres detectados à frente.
• O ATTENTION ASSIST detecta desatenção ou sonolência - agora numa faixa mais ampla de velocidade - e monitora o cansaço do motorista e o tempo transcorrido desde sua última parada. O sistema permite regular sua sensibilidade e, caso emita um alerta, pode indicar também áreas para parada nas proximidades, por meio do sistema de navegação.
O novo S 63 L AMG 2014/2014 já está nos concessionários brasileiros com preço sugerido de US$ 321.900.
Álcool, direção, tragédia e lei dura
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Por Milton Corrêa da Costa
O tatuador Txai Maloper, de 23 anos, morreu atropelado na madrugada desta terça-feira, 01/04/14, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Foi atingido pelo carro dirigido pelo dentista João Gabriel Costa Marques de Oliveira, de 26 anos. O corpo de Txai foi arremessado a cerca de 50 metros de distância. Imaginem a velocidade empreendida ao veículo e a força do impacto. Ele morreu no local em razão dos gravíssimos traumas. O dentista foi submetido a exame no Instituto Médico-Legal (IML), que constatou alteração de sua capacidade psicomotora, já que havia ingerido bebida alcoólica.
Tal tragédia, muito comum no dia a dia, cabe reflexão. Atualmente, o maior percentual de processos recursais, com relação às penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir, que tramita nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs), do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, se refere às infrações lavradas nas chamadas Operações Lei Seca, quando o condutor excede a tolerância máxima permitida, de 0,04 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, dosagem detectada através do teste do bafômetro ou quando se recusa ao teste.
Muitos motoristas se esquecem que além do considerável valor da multa, previsto em resolução do Contran (R$ 1915,40), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê também duas penalidades derivadas na infringência ao Artigo 165: suspensão do direito de dirigir pelo prazo doze meses e consequente frequência obrigatória a curso de reciclagem. Em caso de recusa ao etiloteste aplicam-se as mesmas penalidades ao condutor.
Portanto, antes de ingerir bebida alcoólica e sentar-se ao volante de um carro é melhor pensar duas vezes. A mistura álcool e direção tem sido causa de inúmeras tragédias no trânsito brasileiro. Se beber não dirija. Preserve a sua vida e a dos demais usuários da via pública.
Milton Corrêa da Costa é tenente coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro e articulista da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (ABETRAN)
Eurobike inicia as vendas do novo Volvo V40 Cross Country
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Por Visar Planejamento
O Grupo Eurobike já oferece o mais recente lançamento da Volvo, o V40 Cross Country. Modelo inédito da marca, o hatchback premium eleva a robustez e a elegância a um novo patamar no segmento. Além de trazer equipamentos exclusivos, que reforçam seu visual e perfil mais dinâmico, o V40 Cross Country tem suspensão elevada e tração integral, garantindo segurança e conforto em qualquer terreno.
Este hatch premium chega com o eficiente motor 2.0 turbo, de cinco cilindros em linha, que recebeu aprimoramentos técnicos para elevar sua potência em 30 cv, garantindo desempenho superior nessa versão, como ocorre no modelo R-Design. Assim, o motor T5 rende 210 hp a 6.000 rpm (ante 180 hp a 5.000 rpm da versão Dynamic T4) e 30,6 kgfm de torque, disponível entre 2.700 rpm e 5.000 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades Geartronic, com opção de trocas manuais na alavanca. A direção elétrica oferece três níveis de ajuste, permitindo ao motorista escolher entre uma direção mais leve em trechos urbanos ou mais firme para a estrada.
Como grande diferencial, o Volvo V40 Cross Country tem entre os equipamentos de série a tração integral com o sistema Instant TractionTM, garantindo mais eficiência em qualquer situação. O modelo também possui o Hill Descent Control (HDC), que controla automaticamente a velocidade nas descidas de baixa aderência, aumentando a segurança na condução fora de estrada. Outra tecnologia presente no hatch é o sistema Start/Stop, que desliga o carro nas paradas, economizando combustível e reduzindo a emissão de poluentes.
O V40 Cross Country traz, ainda, um dispositivo exclusivamente desenvolvido pela Volvo, para minimizar as consequências de um atropelamento. Uma série de sensores localizados no para-choque dianteiro identifica a presença de pedestres e, em caso de colisão, a tampa do capô é levantada parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto com o veículo. O sistema é acionado no caso de colisão com a frente do veículo entre velocidades de 20 km/h a 50 km/h.
O pacote de série do V40 Cross Country inclui faróis xenon adaptativos, ar-condicionado digital, direção elétrica com três níveis de regulagem, painel de instrumentos digital personalizável (Eco, Elegance e Performance), sistema de áudio de alta performance com oito alto-falantes, conexão Bluetooth para iPod e outros tocadores digitais e tela de 7 polegadas. O teto panorâmico também é equipamento standard nessa versão. Os bancos e o volante são revestidos em couro e há sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, piloto automático, sistema Keyless Start, que dispensa a chave convencional para partida do veículo e rodas de liga leve aro 18”.
O V40 Cross Country está disponível nas concessionárias Eutobike, com preços a partir de R$ 141.500.
Grupo Chrysler tem 13% de alta nas vendas em março nos EUA
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Por Comunicação Chrysler
O Grupo Chrysler vendeu 193.915 unidades em março, 13% de aumento em relação ao número obtido no mesmo mês de 2013 (171.606 unidades). São as melhores vendas de março nos Estados Unidos desde 2007.
No mês passado, as marcas Jeep®, Dodge e Ram registraram crescimentos de vendas sobre os 12 meses anteriores ("year-over-year"). A alta de 47% da Jeep foi a maior entre todas as marcas do Grupo. Com isso, o Grupo Chrysler chegou a quatro anos de aumento consecutivo nas vendas.
"Estamos dando as boas vindas à primavera (no hemisfério norte) em alta, com a marca Jeep registrando seu melhor mês de vendas na história e com o Grupo Chrysler estendendo para 48 meses seu aumento seguido de vendas nos 12 meses anteriores", disse Reid Bigland, chefe de Vendas nos EUA. "A picape Ram também registrou o melhor março nos últimos 10 anos."
Cinco veículos do Grupo Chrysler estabeleceram recorde de vendas em março: Jeep Compass, Jeep Patriot, Dodge Journey, Jeep Wrangler e Ram Cargo Van (versão furgão do monovolume vendido no Brasil como Chrysler Town & Country). Com um índice de 27%, a Dodge Grand Caravan conquistou o maior crescimento de vendas dentro do Grupo Chrysler. Desde a chegada aos concessionários, em outubro, a nova geração do Jeep Cherokee obteve o segundo melhor mês de vendas.
Ford revela o trabalho de aerodinâmica por trás do novo Mustang
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Por Imprensa Ford
Com o novo Mustang a Ford reinventou o seu emblemático "pony car", combinando o caráter esportivo e de linhas arrojadas com uma sofisticada tecnologia aerodinâmica que melhora o desempenho e a economia de combustível.
"Apesar da clássica grade em forma de boca de tubarão e da postura mais agressiva, o novo Mustang tem uma aerodinâmica que reduz a resistência do ar e aumenta a economia de combustível, ao mesmo tempo em que mantém o carro firme na pista em velocidades mais altas", diz Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang. "Nosso time venceu o desafio de criar um Mustang ainda mais elegante sem precisar recorrer a um formato de gota sem personalidade."
Design e performance são dois atributos essenciais que fizeram o Mustang conquistar milhões de fãs em todo o mundo. O desempenho de um carro pode ser melhorado com o aumento da potência do motor ou com a redução da quantidade de trabalho a ser realizado. O novo Mustang faz as duas coisas, com uma motorização mais eficiente e um design elegante, que corta o ar com menor esforço. Um vídeo sobre esse trabalho (em inglês) pode ser visto neste link.
Conforme a velocidade aumenta, maior é o papel da aerodinâmica no desempenho do veículo. A força necessária para cortar o ar aumenta exponencialmente com a velocidade, de modo que o dobro da velocidade requer oito vezes mais potência só para superar o arrasto. Por isso, pequenas mudanças podem ter um grande impacto no desempenho e na economia de combustível.
"No novo Mustang, dedicamos cerca de duas vezes mais tempo a simulações aerodinâmicas e testes de túnel de vento que no modelo anterior", diz Carl Widmann, gerente de engenharia aerodinâmica. "Grandes avanços na nossa capacidade computacional de análise da dinâmica de fluidos permitiram testar mudanças no projeto e dar o retorno ao estúdio em menos de 48 horas para que pudessem experimentar diferentes propostas de estilo."
Gerenciamento de ar
Embora não pareça, as rodas girando são uma fonte importante de arrasto aerodinâmico. Mas cobri-las com saias para suavizar o fluxo de ar não cai bem, especialmente em um carro de performance como o Mustang. Por isso, o time de aerodinâmica da Ford adotou uma abordagem diferente para o Mustang e criou as primeiras "aero curtains" da marca: aberturas nas extremidades da frente do carro que canalizam o ar para a superfície externa da roda e do pneu. Essa parede de ar em alta velocidade funciona como uma saia para reduzir o arrasto, deixando as belas rodas de liga leve à mostra.
Além de ajudar a definir a identidade visual do Mustang, a grade fornece a entrada de ar para resfriar o motor. Deixar o ar entrar no compartimento do motor em vez de fazê-lo fluir por fora da carroceria aumenta o arrasto. Por isso, cada um dos três motores do Mustang vem com uma grade única, que permite apenas a entrada de ar necessária para o motor.
A grade com fechamento ativo do Mustang com motor 2.3 EcoBoost reduz o arrasto em velocidades mais altas e aumenta a economia de combustível. Quando o resfriamento extra não é necessário, as aletas podem fechar completamente a grade. Até as suas nervuras foram cuidadosamente moldadas para reduzir a resistência e o ruído do vento.
Carro "plantado"
Com uma velocidade máxima de 250 km/h no Mustang GT V8, é imprescindível ter uma dirigibilidade precisa e confiável. Divisores e barreiras de ar sob o para-choque dianteiro ajudam a minimizar a passagem de ar sob o carro. O Mustang GT tem também duas aberturas no capô que contribuem para manter a dianteira colada na pista.
A resistência total do ar é resultado da combinação da área frontal e do coeficiente de arrasto. Embora tenha uma lateral traseira mais larga, a linha de teto mais baixa contribui para reduzir a área frontal do Mustang. Junto com o coeficiente de arrasto menor, a força total de arrasto do novo carro é reduzida em impressionantes 3%, com maior aderência e menor ruído de vento na cabine. Em rodagem na estrada, 3% menos de arrasto representam 1% mais de economia de combustível.
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Audi incrementa ainda mais seu driving experience em nova pista na Alemanha
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Por Departamento de Comunicação Audi do Brasil
O Audi driving experience agora está sendo oferecido em Neuburg an der Donau: no novo terreno, motoristas ambiciosos – e os que querem se tornar até pilotos – podem experimentar dinamicamente a marca Audi durante um treinamento de condução e segurança dentro e fora da estrada. O novo centro Audi driving experience está localizado a apenas 18 km de distância da sede da empresa em Ingolstadt e a 50 minutos do aeroporto de Munique. A nova programação do Audi driving experience já está disponível no site www.audi.de/driving.
“Nós estamos muito felizes em oferecer a nossos clientes e fãs da Audi uma experiência de condução extraordinária em nosso próprio centro pela primeira vez. Em Neuburg an der Donau, construímos um centro de treinamento de pilotagem de categoria premium – com circuito de autódromo e pista off-road para vários tipos de experiências de dirigibilidade,” explica Klaus Demel, Diretor do Audi driving experience. O local tem 47 hectares e também será a nova casa do Audi Sport, que planeja se mudar para o Motorsport Competence Center em agosto. “Os fãs terão a chance de experimentar o espírito do Audi Sport de perto e pessoalmente,” completa Demel.
A partir de agora, os consumidores interessados poderão se inscrever para cursos oferecidos pelo Audi driving experience. Os cursos diversos vão de treinamento compacto até o chamado “R8 experience”. Com início no fim de maio, motoristas ambiciosos experimentarão os limites da física na condução e aprender como dirigir com segurança em condições de condução extremas. Na fase de lançamento, em abril, cursos básicos e treinamentos de segurança já serão oferecidos para funcionários da Audi na área de Desenvolvimento Técnico.
O Audi driving experience center em Neuburg inclui uma área de dinâmica veicular de 30.000 m₂ e um circuito de autódromo de 3,4 km. A pista off-road também oferece a oportunidade de dirigir sobre cascalho, troncos e inclinações laterais. A colina de oito metros de altura é um dos destaques da pista. Além dos cursos integrais, os interessados também podem agendar cursos de meio período. A pedido, os clientes também podem organizar cursos de formação individual ou em grupos com um "personal trainer". Os seguintes modelos premium são os usados para treinamento de motoristas: Audi S4 Avant, Audi A8 4.0 TFSI quattro e o Audi R8 5.2 FSI quattro. A Audi brand experience – um tour de quatro horas a bordo do Audi R8 pelo parque Altmühltal Valley – começará diretamente no Audi driving experience center em Neuburg a partir de junho.
O prédio principal do driving experience center também fornece salas de conferência com o que há de mais moderno em tecnologia para apresentações e eventos diversos. Os clientes também podem se deliciar com várias opções culinárias no restaurante do centro de treinamento. Do terraço, os visitantes tem uma visão panorâmica de todo o espaço e podem observar os carros nas diversas pistas.
O Audi driving experience vem proporcionando dinâmica de condução, paixão e fascinação por mais de três décadas. O programa deste verão na Europa cobre uma ampla gama de cursos de condução oferecidos pela Audi training experience (treinamento avançado, treinamento intensivo e treinamento executivo), sem mencionar o Audi sportscar experience, que oferece aos clientes uma experiência de condução intensiva em famosas pistas de corridas internacionais.
Honda convida clientes para conhecer virtualmente o novo Fit 2015
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Por Linkpress Assessoria e Comunicação
A partir do próximo sábado, 05/04, a Honda inicia uma estratégia inédita e inovadora para o lançamento do novo Fit 2015. Clientes de todo o Brasil serão convidados para conhecer virtualmente na rede de concessionárias o novo modelo, que chegará ao mercado no início de maio. Todas as lojas estarão equipadas com um “tapete interativo” nas mesmas medidas do novo Fit 2015, além de um tablet com um aplicativo exclusivo para permitir a utilização de tecnologia de realidade aumentada.
Os visitantes deverão apontar a câmera do tablet para o tapete para poder vivenciar esta experiência, denominada Tour Virtual. Será possível apreciar todos os detalhes exteriores (volta de 360º), além de acessar o interior do habitáculo, revelando em escala real os principais itens de conforto, beleza e alta tecnologia presentes no novo Honda Fit 2015.
Ao final da experiência, os usuários poderão ainda navegar em um catálogo eletrônico com todas as versões e características do novo modelo. A ação será complementada por posts no Facebook com detalhes do carro, mala direta, e-mails marketing e um hotsite exclusivo, que revelará gradativamente as informações deste lançamento.
Todos os internautas poderão se cadastrar no HotSite para receber novidades e mais informações do novo modelo. Porém, os interessados que comparecem à concessionária e participarem dessa apresentação virtual, receberão ainda uma mensagem numérica (ou número da sorte), via SMS, para concorrer a duas unidades do novo Honda Fit 2015, cujo sorteio será realizado no dia 14/05 pela Loteria Federal.
Especialista mundial em lubrificantes amplia participação na principal competição de motos do mundo, a MotoGP
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Por VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação
Com o início da temporada 2014 da MotoGP, a especialista mundial na área de lubrificantes de motocicletas, a Motul anuncia o aumento de sua presença na competição, com o lançamento de uma nova e emocionante parceria técnica.
A Motul se torna parceira e fornecedora oficial de lubrificantes da equipe de MotoGP NGM Mobile Forward Racing e dos times que utilizam motorização Yamaha FTR, que competirão na nova classe “open”, em 2014 levando os icônicos logos em vermelho e branco da empresa. A nova associação vem a acrescentar o relacionamento de longa data com a Tech3, precedendo e muito, o badalado retorno da Suzuki as competições em 2015.
Monsier Hervé Amelot, Presidente do Conselho de Administração da Motul, está entusiasmado com mais esta parceria: “Estamos muito felizes por ter assinado este acordo com a Foward Racing, uma equipe muito profissional que vem fazendo grande progresso ano após ano em termos de desempenho. Esta associação reforça os fortes laços históricos entre a Motul e a Yamaha, em um dos mais altos níveis de competição do motociclismo, a MotoGP”.
A equipe Foward Racing terá em sua formação na temporada 2014 da competição, o piloto duas vezes campeão do mundo na categoria Superbike, Colin “Texas Tornado” Edwards, ao lado de ninguém menos que Aleix Espargaro, o espanhol que terminou na melhor colocação como CRT em 2013. Para o americano isto é como um retorno a sua própria casa, pois em diversas vezes ao longo da carreira, carregou consigo as cores da Motul, enquanto parte da equipe de fábrica Yamaha e Tech3. Apesar de ser uma equipe relativamente jovem, a escuderia vem causando grande impacto no cenário do motociclismo internacional desde seu lançamento, em 2009, e todos estão entusiasmados com a próxima temporada e seus novos caminhos. A “Open Class”, ou classe aberta, substitui e acrescenta novas regras a categoria; as motos terão ECU e softwares pré-determinados, além de dispor de maior quantidade de combustível em relação as equipes de fábrica de entrada. Espargaro foi o piloto de destaque nos testes pré-temporada, o que trouxe tanto para ele como para a equipe, a confiança necessária para as provas que virão.
Marco Curioni, diretor da NGM Mobile Foward Racing acrescentou: “Estamos muito contentes e satisfeitos pela colaboração com a Motul, tanto pelo fornecimento de seus produtos como por seu suporte técnico. Estamos orgulhosos demais com esta colaboração, pois isso indica o alto nível de respeito e compromisso que a Yamaha e seus parceiros técnicos tem demonstrado em nosso projeto para a temporada de 2014”.
Para a Motul, a MotoGP hospeda os melhores talentos técnicos e os mais rápidos pilotos de motocicleta desta geração, o ambiente perfeito para seus testes em duas rodas, programa de desenvolvimento com respaldo global e cenários perfeitos para a realização de pesquisas. Além disso, com o lançamento no início do ano passado de sua nova gama de lubrificantes para motocicletas avançados tecnologicamente, a visibilidade da Motul no campeonato propicia múltiplas oportunidades de mostrar seus produtos aos consumidores.
Geely Motors inaugura 1ª concessionária no País
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Por Textofinal de Comunicação Integrada
foto: Oswaldo Palermo
A Geely Motors do Brasil e a Geely Auto, a mais importante montadora independente da China, também proprietária da Volvo Cars, DSI (uma das maiores fabricantes de transmissões automáticas do mundo) e da Manganese Bronze (fabricante dos táxis londrinos), inauguram nesta terça-feira, dia 1º de abril, a primeira concessionária da marca no mercado brasileiro: a Geely Sun Motors, em Porto Alegre, RS, do empresário Jefferson Fusternau.
O Grupo Gandini, proprietário da Geely Motors do Brasil, e a Geely International Corporation assinaram o contrato de representação, importação e distribuição da linha de automóveis da Geely Auto em julho de 2011, com o objetivo de iniciar suas operações – por meio da Geely Motors do Brasil – em janeiro de 2012. Mas, ainda em setembro de 2011, a Governo brasileiro impôs alíquota de IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados diferenciada para os carros importados, a partir do dia 16 de dezembro daquele ano.
Com isso, os planos da Geely Motors do Brasil tiveram de ser postergados. Ao longo de 2012, a Geely International Corporation decidiu implantar uma linha de produção em Montevidéu, Uruguai, país com o qual o Brasil tem um acordo bilateral no setor automotivo, fato que voltou a viabilizar as operações de importação e distribuição dos carros da Geely Auto para o mercado brasileiro.
Assim, em fevereiro do ano passado, o Grupo Gandini anunciou a constituição da Geely Motors do Brasil, cujas operações se concretizam neste início de ano. O primeiro Geely a ser comercializado no País será o sedã médio EC7. Em junho está prevista chegada do hatch compacto GC2. Ambos os modelos virão da nova linha de montagem da Geely International Corporation em Montevidéu, no Uruguai, cuja capacidade produtiva é de 20 mil unidades/ano.
Na opinião de Ivan Fonseca e Silva, presidente da Geely Motors do Brasil, “sem a unidade produtiva no Uruguai, as operações de importação e de distribuição seriam inviáveis. Por esse motivo, a decisão do Grupo Gandini em postergar o seu início foi acertada. De outro lado, o adiamento foi benéfico porque, ao longo de 2013, foi possível estruturar melhor a empresa, com a contratação de profissionais experientes, de modo a agregar valor à marca chinesa, que pretende ser global, e ao consumidor brasileiro, diferenciando-se dos recentes newcomers e até de montadoras tradicionais no País”.
Shineray vai fornecer bikes elétricas para Fernando de Noronha
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Por Felipe Vieira | SL.MCI
Como parte de um amplo programa de sustentabilidade do Governo de Pernambuco para o arquipélago de Fernando de Noronha, a Shineray vai fornecer bicicletas elétricas para serem utilizadas pela população e pelos turistas. A ideia é reduzir as emissões das motos - um dos principais veículos na ilha - e promover hábitos saudáveis para a população. O anúncio foi feito na manhã de hoje pelo governador Eduardo Campos, que assinou o convênio juntamente com o diretor-executivo da Shineray do Brasil, Paulo Perez.
O modelo que será disponibilizado é o E2 250W, inicialmente para um período de testes e de adaptação às condições do arquipélago. Posteriormente as bikes serão disponibilizadas em bicicletários em vários pontos de Noronha para aluguel, nos moldes do que já acontece no Recife.
Com estilo que combina traços retrôs e modernos, a E2 tem marcha única e chega a 25 km/h (velocidade estipulada pela última Resolução do Conselho Nacional de Trânsito), além de proporcionar uma autonomia de 65 km com carga total da bateria. O tempo de recarga fica entre 7 e 8 horas. A bike pesa 40 kg e suporta uma carga total de 150 kg. É perfeita para pais de família e para quem usa a bike para pequenas compras, pois tem cadeirinha para crianças no bagageiro e cesta em frente ao guidão. Alia baixíssimo consumo de energia elétrica ao benefício de não realizar qualquer emissão. O preço sugerido da E2 250W é de R$ 2,6 mil.
A Shineray está prestes a inaugurar sua primeira montadora fora do território chinês, em Suape (PE). Com área de 210 mil metros quadrados, terá capacidade para produzir 150 mil veículos ao ano para abastecer todas as 150 concessionárias e 700 pontos de venda espalhados pelo País. Em princípio irá fabricar ciclomotores (cinquentinhas), motocicletas e um modelo de triciclo de carga. O investimento total foi de R$ 140 milhões.
Linha de Jet Ski da marca em exposição até 15/4 no Rio Boat Show, na Marina da Glória (RJ)
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Por VGCOM
A Kawasaki, através do seu concessionário autorizado Armazém Náutico, apresenta sua linha de produtos náuticos durante o Rio Boat Show 2014, de 9 a 15 de abril, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
Os últimos lançamentos de Jet Ski® da Kawasaki estarão expostos no estande. Os mais renomados e tecnológicos modelos de PWC (Personal Water Craft), que utilizam os motores mais potentes de série do mercado, acima dos 300 cv. Além de oferecerem uma infinidade de recursos, como a direção assistida e o controle de potência, inspirado nas motocicletas de alto desempenho da marca.
A Kawasaki Motores do Brasil conta ainda com uma rede de concessionárias náuticas, que oferecem de Jet Ski® à mão-de-obra completa e especializada, apta para atender os proprietários de motos aquáticas da marca.
No estande da marca no Rio Boat Show, os visitantes terão dicas gerais sobre os veículos aquáticos, vendas de cotas de consórcio e embarcações pessoais, além de uma infinidade de acessórios Kawasaki relacionados ao mercado náutico. São roupas, acessórios e equipamentos, como: coletes de proteção, luvas, bermudas de neoprene masculinas e femininas, camisas de Lycra, macacão de neoprene com proteções, além dos objetos colecionáveis mais desejados pelos fãs da marca verde.
Affonso de Martino, gerente comercial Kawasaki, explica a grandeza do evento e a participação da Kawasaki no segmento náutico. “Temos aqui uma vitrine muito importante para apresentar o que há de melhor em PWC, expondo os produtos mais recentes de nossa linha e atendendo os interessados em adquirir os melhores modelos à venda no mercado, oferecendo no Brasil, produtos alinhados ao mercado mundial”.
Entre as regiões atendidas por concessionários náuticos estão: Rio de Janeiro - Armazém Náutico (exclusivo Jet Ski®) e São Paulo – Pica Pau Moto e Náutica, Casarini Moto e Náutica.
Sérgio Luisi, proprietário de concessionária e piloto de Jet nas horas vagas, comenta o aumento na procura por motos aquáticas no país, o aquecimento das vendas com a chegada do verão e a evolução dos produtos, oferecidos hoje com diversos recursos tecnológicos que aumentam consideravelmente o desempenho dessas máquinas. Ele completa dizendo que, “estamos muito felizes com o atual nível de desenvolvimento dos equipamentos e também com a chegada da modalidade de consórcio na categoria, que permite a um maior número de pessoas, realizar o sonho de ter um Jet Ski® e desfrutar tudo que ele pode oferecer”.
Veja abaixo algumas das principais características dos modelos que estão em exposição no Rio Boat Show 2014:
Jet Ski® Ultra LX
Com uma longa história de sucesso e alta performance também no segmento náutico, a Kawasaki e o modelo Ultra LX oferece muito conforto e uma excelente performance, graças ao compressor desenvolvido em parceria com a Eaton denominado Twin Vortices Series (TVS). Suas características garantem alto nível de resposta e facilidade na condução, assegurados pelas tecnologias que contribuem para se obter conforto e total controle da máquina. Acelerando fundo para deslizar sobre as águas em busca de sensações inéditas.
Jet Ski® Ultra 300LX
Uma combinação de potência, requinte e muito luxo, perfeitamente compostos em uma só máquina, o legítimo Jet Ski Ultra 300LX entrega tudo isso e muito mais. Com grandes toques de inovação, impulsionados e desenvolvidos com base na longa história de fabricação de PWC (Personal Water Craft), ou veículos aquáticos pessoais, estabelece um novo padrão de desempenho, funcionalidade e entretenimento no segmento. O consumo eficiente e maior capacidade no tanque de combustível permitem estender a diversão por muito mais tempo antes do reabastecimento. Os comandos eletrônicos KSS, que controla simultaneamente a direção e velocidade da embarcação, efetuando pequenas correções na pilotagem quando necessário, e o SLO, que funciona de maneira equivalente ao controle de potência utilizado nas motocicletas da marca, oferecem a velocidade e diversão desejadas pelos condutores mais experientes e segurança aos novatos.
Jet Ski® Ultra 300X
Descubra o lado mais esportivo, agressivo e veloz que há no DNA das motos aquáticas da Kawasaki a bordo do mais cobiçado de seus modelos, o Ultra 300X. Nele, afloram seus instintos mais esportivos, os mais fortes desejos por satisfazer os impulsos de liberdade. Essa fusão de sentimentos, aliada a mais alta tecnologia em embarcações aquáticas pessoais (PWC), proporciona desempenho digno de competição para ser utilizado em mar aberto, rios e lagos. No compacto e poderoso motor de 4 cilindros, são produzidos 300 cv, capazes de empurrar os 472 kg deste Jet Ski a impressionante velocidade de 73 mph. Alimentado pela moderna injeção eletrônica, amparada por diversos sistemas eletrônicos, extrai o melhor aproveitamento possível, com força de empuxo que chega a 829,6 kgf (8136N). O mecanismo propulsor de 160 mm deriva dos modelos de competição e utiliza três pás com acabamento em aço inox, assegurando funcionamento silencioso com proteção contra os efeitos da corrosão.
SERVIÇO
Rio Boat Show 2014
Estande Kawasaki – Armazém Náutico (PS04)
9 a 15 de abril
Dia 9 das 15h às 22h, dias 10/11 e 14/15 das 14h às 22h, sábado e domingo das 12h às 22h
Marina da Glória – Rio de Janeiro
Informações: rioboatshow.com.br
terça-feira, 1 de abril de 2014
BMW Motorrad Brasil convoca proprietários dos modelos BMW F 800 GS, F 800 GS Adventure, R 1200 R e R 1200 GS
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Por BMW do Brasil
Visando garantir a segurança de seus clientes, a BMW Motorrad do Brasil convoca os proprietários das motocicletas BMW modelos F 800 GS e F 800 GS Adventure, fabricadas entre março de 2013 e novembro de 2013, e dos modelos R 1200 R e R 1200 GS, fabricadas entre dezembro de 2012 e outubro de 2013, a entrar em contato com um concessionário autorizado para agendar a substituição gratuita do sensor do cavalete lateral. Estão sendo convocados 2.031 veículos no Brasil.
Esta medida ocorre por conta da possibilidade de infiltração de água no sensor do cavalete lateral, fazendo com que este componente não funcione corretamente. Nestes casos, o motor pode desligar de forma inesperada durante a pilotagem, ocasionando acidente devido à perda de controle da motocicleta e consequentemente danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros. Os serviços poderão ser realizados a partir de 7 de abril de 2014. O tempo gasto na realização do serviço é de aproximadamente uma hora e não há custo para o cliente.
Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente BMW (0800 707 3578), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas, ou pelo site da marca (www.bmw-motorrad.com.br).
Goodyear revela conceito de pneu do futuro para SUV no Genebra Motor Show 2014
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Por Goodyear do Brasil – Relações Públicas
A Goodyear anunciou no Genebra Motor Show 2014 um novo conceito para pneus de SUV, baseado no contínuo trabalho da companhia para desenvolvimento de produtos inovadores para futuras aplicações.
O conceito, ainda sem nome, foi concebido a partir de um pneu padrão de SUV com um grande sulco central. Graças a esse sulco, o pneu tem uma superfície reduzida de contato com o solo, o que por sua vez pode reduzir a resistência do pneu ao rolamento, contribuindo para os esforços no sentido de elevar a eficiência no consumo de combustível e diminuir o volume de CO2 liberado pelo carro. A redução da resistência ao rolamento significa que o motor do automóvel não precisa trabalhar tanto para impulsionar o pneu para frente contra o atrito criado pelo contato com o solo.
O sulco também é projetado para evacuar grandes quantidades de água e lama da superfície de contato do pneu durante condições de pista molhada, oferecendo efetivamente a possibilidade de melhorar a aderência geral nesta situação.
Ao contrário de muitos outros conceitos, o pneu da Goodyear não coloca dois pequenos pneus juntos em um aro, mas desenvolve um pneu com superfície de contato dupla em uma única carcaça de pneu para SUV. Com essa abordagem, o pneu é capaz de suportar o peso de carga de um SUV, além de continuar oferecendo os benefícios de um pneu com superfície de contato dupla. Como benefício extra, a eliminação de um pedaço grande de borracha do pneu para criar o sulco reduz o peso geral do pneu, resultando em um produto mais leve que usa menos borracha em sua produção. O novo conceito é parte dos esforços permanentes da Goodyear para desenvolver soluções sustentáveis para o futuro.
"Na Goodyear, estamos sempre trabalhando para identificar oportunidades para possibilidades futuras de desenvolvimento", afirma Jean-Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo. "Passamos algumas centenas de horas discutindo, analisando, aprendendo, projetando e desenvolvendo novas ideias e conceitos em todas as nossas instalações de pesquisa e desenvolvimento na Europa e nos Estados Unidos. O resultado desse pensamento é muitas vezes moldado em conceitos de pneus que são usados para estimular outros desenvolvimentos. Esse pneu não é diferente e dá ao mundo um exemplo do nosso processo de criação na Goodyear. Não é, de forma alguma, o único conceito que estamos estudando para aplicações similares, o que reflete a complexidade dos nossos processos de engenharia de pneu para entregar produtos inovadores para o mercado, hoje e no futuro".
Embora o pneu não seja projetado para ser um produto comercializável, o pneu conceito para SUV é uma das várias maneiras possíveis de resolver questões relacionadas com a resistência ao rolamento e a aderência em pavimentos molhados.
Outras características incorporadas ao pneu são texturas hidrofóbicas com sistema de autolimpeza, projetadas para eliminar a lama e outros elementos sólidos da banda de rodagem e texturas avançada de absorção nos sulcos para reduzir os ruídos que o pneu produz ao rodar sobre o asfalto.
O pneu é um conceito puro e faz parte das pesquisas atualmente desenvolvidas pela Goodyear. Sua banda de rodagem e seu design foram desenvolvidos para servir de inspiração e não para serem montados em um carro.
Kia Motors recebe habilitação ao Inovar-Auto
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Por Textofinal de Comunicação Integrada
A partir de abril de 2014, por meio do programa Inovar-Auto, a Kia Motors passa a ter direito à cota máxima de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. A portaria MDIC nº 56 foi publicada hoje no DOU – Diário Oficial da União.
“Para uma empresa que comercializou média anual de 52 mil unidades entre 2010 e 2012, a cota máxima de 4.800 unidades/ano não será suficiente. Mas certamente vai contribuir muito para que 2014 seja um ano mais alentador”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Para que a importadora volte a ter competitividade, 6 mil unidades do Bongo – produzido no Uruguai, portanto também sem os 30 p.p no IPI – serão contabilizadas em 2014. Nas estimativas de vendas da Kia Motors para este ano, Gandini espera obter crescimento de cerca de 3% sobre os volumes de 2013.
“Como fechamos o ano com 29 mil veículos emplacados, ao projetarmos 3% de crescimento, chegaremos a 30 mil unidades em 2014. Para chegarmos a essa projeção, contaremos com a cota de 4.800 unidades e 6 mil de Bongo, sem a alta de 30 pontos percentuais no IPI, e mais cerca de 20 mil unidades com o IPI diferenciado”, prognostica.
Segundo Gandini, a Kia Motors do Brasil não aderiu ao Inovar-Auto, instituído em 3 de outubro de 2012, porque apenas como importadora e distribuidora não teria como atender aos requisitos mínimos do programa. “Sem o comprometimento jurídico da montadora sul-coreana, não teria como sustentar o nosso compromisso com o Governo brasileiro em outubro de 2017, quando todas as montadoras e importadoras precisam comprovar a redução de emissões”, argumenta.
Lançamentos – Outro cenário, agora factível, é a efetiva série de lançamentos que a Kia Motors deve fazer ao longo de 2014. Os dois primeiros já estão definidos: o sedã de luxo Quoris em maio e o novo Soul (segunda geração) em junho. Outros, no entanto, como do Cerato Hatch, nova Carens e o Cerato Koup, terão de ser postergados por conta do fator incompatibilidade de preços finais.
“De qualquer maneira, agora temos mais alternativas. Com a cota, podemos direcionar os benefícios fiscais para produtos em alto volume ou para produtos de nicho, mas sempre em condições igualitárias em relação aos seus principais concorrentes”, enfatiza Gandini.
Ciclo de vida do Mercedes-Benz Classe C tem avaliação exemplar em certificado ambiental
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Por Imprensa Mercedes-Benz
O Mercedes-Benz Classe C estabelece novos parâmetros de eficiência para sua categoria, graças a um conceito inteligente de redução de peso, excelente aerodinâmica e novos motores. Os inspetores da auditoria TÜV Süd acabam de confirmar o alto nível de compatibilidade ambiental da nova Classe C: além de possuir um design limpo e sensual, interior de alta classe e variedade de inovações técnicas, o sedã premium também contempla uma exemplar abordagem de ciclo de vida, pela qual foi agraciado com o Certificado Ambiental conforme a norma ISO 14062.
O Professor Dr. Herbert Kohler, diretor de Meio Ambiente da Daimler AG, explica: "Nossos engenheiros usaram todos os meios para reduzir o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, reforçar a personalidade esportiva do veículo. O emprego de um design inteligente voltado à redução de peso, com alta aplicação de alumínio, por exemplo, possibilitou tornar a nova Classe C até 100 quilos mais leve que seu antecessor. Isto significa que a massa que tem que ser acelerada e freada é menor, reduzindo o consumo de combustível e as emissões e, ao mesmo tempo, tornando o sedã mais ágil".
Por essas razões, a nova Classe C recebeu o Certificado Ambiental concedido pelos inspetores da TÜV Süd como reconhecimento dos resultados alcançados na avaliação de seu ciclo de vida.
Desde a fabricação até 200 mil quilômetros de rodagem, e considerando também sua reciclagem final, o novo Mercedes-Benz Classe C gera cerca de 10% menos CO2 que seu antecessor emitia no momento da saída de linha (comparado com o desempenho em seu lançamento, em 2007, a melhora é muito maior, em torno de 28%).
O baixo arrasto aerodinâmico também é crucial para chegar a esta notável eficiência. Com Cd equivalente a 0,24 (C 220 BlueTEC BlueEFFICIENCY Edition), o novo sedã estabelece um novo padrão para o segmento de veículos médios. Os níveis de ruídos causados pelo vento, que já eram muito baixos na geração anterior da Classe C, foram reduzidos ainda mais.
Os engenheiros da marca deram também uma cuidadosa atenção ao processo de reciclagem. Consequentemente, a nova Classe C não apenas alcança índice de reciclagem de 95% (em peso), mas também reutiliza plenamente alguns materiais. No total, 52 componentes do novo sedã, com peso total de 49,3 quilogramas, são feitos de plásticos reciclados de alta qualidade. Isto significa que a massa dos componentes produzidos com materiais reciclados aumentou 23% em relação ao modelo que saiu de linha.
Além disso, 76 componentes da nova Classe C, com peso total de 26,3 quilogramas, são fabricados com materiais naturais, aumento de 55% em comparação com seu antecessor.
Fundação Toyota do Brasil completa 5 anos
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Por Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009 com o objetivo de unificar e ampliar a atuação das atividades de responsabilidade social da Toyota no país, a Fundação Toyota do Brasil completa 5 anos em 2014. Nesse período, a entidade tem atuado fortemente em parcerias e iniciativas próprias que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos. Entre projetos nacionais e locais, as ações focam, principalmente, a preservação do meio ambiente, a educação e o incentivo à cultura e ao esporte.
Atuação nacional e local
Em âmbito nacional, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco. Além disso, a Fundação Toyota criou um fundo, administrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto se torne autossustentável em um período de dez anos.
Durante 20 anos, a Toyota do Brasil e, nos últimos 5, a Fundação Toyota do Brasil, apoiam o Instituto Arara Azul, idealizador do Projeto Arara Azul, no Pantanal sul-mato-grossense, onde colabora com atividades de proteção e monitoramento de uma população de cerca de 5 mil aves naquela região. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, a reprodução se tornou possível, e a ave já não consta mais na lista de animais em extinção.
Localmente, a Fundação Toyota do Brasil desenvolve uma série de atividades voltadas para a área socioeducacional nas cidades em que a montadora possui unidades - Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP) -, como é o caso, por exemplo, do Projeto Ambientação, ação que utiliza a metodologia exclusiva da Toyota para identificar problemas e buscar soluções sustentáveis. Entre as ações estão reflorestamento, gerenciamento de resíduos e uso racional de energia elétrica e água. Durante cinco anos, mais de 415 mil pessoas foram capacitadas, incluindo alunos da rede pública, funcionários da prefeitura e a comunidade.
“Em apenas cinco anos, a Fundação Toyota já mostra resultados surpreendentes. Continuaremos apostando em projetos que contribuam com o meio ambiente e que tenham a educação e o desenvolvimento das pessoas como foco”, ressalta Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Para conhecer todos os projetos e saber mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil em www.fundacaotoyotadobrasil.org.br
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