terça-feira, 5 de maio de 2015

Ford Ka é a linha de veículos que mais cresceu em 2015


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O Ford Ka foi o carro que mais cresceu nos emplacamentos no primeiro trimestre de 2015, com um avanço de mais de 600% comparado ao mesmo período do ano passado. Em abril, a linha registrou cerca de 12.000 veículos entre os modelos Ka e Ka+, respectivamente as versões hatch e sedã. O Ford Ka ficou entre os três veículos mais vendidos do País, com 7.845 unidades, enquanto o Ka+ foi um dos destaques de seu segmento com 3.909 unidades.

Considerando os carros com motor 1.0, o Ford Ka foi o segundo mais vendido da indústria. O Ford Ka+ teve em abril a melhor participação de sua história entre os sedãs compactos, com 10,3% dos emplacamentos, e ficou entre os quatro mais vendidos da categoria. Desde janeiro, as vendas do sedã vêm crescendo de forma consistente, em torno de 2 pontos percentuais por mês.

Isso mostra a força da linha de nova geração, que inaugurou uma plataforma global e trouxe itens inéditos na categoria. Além de contar com o motor 1.0 mais potente e econômico da categoria, com 85 cv e selo A de eficiência energética do Inmetro, o compacto se destaca pela boa oferta de equipamentos desde a versão de entrada.

Diferentemente do hatch, que tem as vendas concentradas no motor 1.0, no Ford Ka+ a preferência é pelo Sigma 1.5 16V Flex, de 110 cv. Além de ser um dos mais potentes da categoria, também é o mais econômico da sua classe. As duas versões de carroceria contam ainda com a opção de controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac) e assistente de partida em rampas, exclusivos na categoria.

Ar-condicionado de alta performance, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto e rádio com Bluetooth, USB e MyFord Dock fazem parte dos seus itens de série. As condições especiais de venda oferecidas pela Ford, com taxa zero para pagamento em até 30 meses e 60% de entrada, contribuíram para reforçar a sua competitividade no segmento mais disputado do mercado.

Fonte: Imprensa Ford

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Audi anuncia grandes resultados para o primeiro trimestre


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O Grupo Audi anunciou grandes resultados para o primeiro trimestre de 2015: as vendas mundiais da marca Audi aumentaram se comparadas com o mesmo período no ano anterior em cerca de 6,1%, sendo 438.229 unidades. Nos meses de janeiro a março, a fabricante de automóveis premium gerou receitas de 14.651 milhões de euros e um lucro operacional de 1.422 milhões de euros.  Seu retorno operacional sobre as vendas foi de 9,7%.

No primeiro trimestre deste ano, a Audi global cresceu em todas as regiões. Comparado com o mesmo período no ano anterior, as vendas unitárias globais aumentaram cerca de 6,1%, e as entregas para clientes totalizaram 438.229 automóveis (1º trimeste 2014: 412.848). Juntamente com o crescimento das vendas unitárias, o Grupo Audi aumentou suas receitas no primeiro trimestre em 13,1%, para 14.651 milhões de euros (1º trimestre 2014: 12.951 milhões de euros). O lucro operacional superou o nível verificado no ano anterior em 8,2% e totalizou 1.422 milhões euros (1º trimestre 2014: 1.314 milhões de euros).

Por ocasião da publicação do relatório provisório para o primeiro trimestre, Axel Strotbek, Membro do Conselho Administrativo para Finanças e Organização da AUDI AG, comentou que: “apesar de mantermos os altos investimentos, estamos perseguindo sistematicamente nossas ambiciosas metas de lucratividade.” O executivo declarou que o retorno operacional sobre as vendas de 9,7% para o primeiro trimestre (1º trimestre 2014: 10,1%) confirmou a trajetória de sucesso do Grupo Audi, que está realizando atualmente enormes investimentos em novos produtos e tecnologias, e para expandir sua rede internacional de produção.

A Audi planeja investir um total de 24 bilhões de euros até 2019.  O foco do maior programa de investimentos da história da empresa são as inovações técnicas e novos modelos. Além disso, a fabricante de automóveis premium pretende expandir suas estruturas de produção no mundo todo. Como ocorreu no passado, todos os investimentos em instalações, plantas e equipamentos deverão ser financiados a partir do fluxo de caixa de suas atividades operacionais.

O Grupo Audi obteve um lucro antes dos impostos de 1.497 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano (1º trimestre 2014: 1.398 milhões de euros) e um retorno sobre as vendas antes dos impostos de 10,2% (1º trimestre 2014: 10,8%).

Até 2020, a Audi planeja expandir sua linha de modelos para 60 automóveis. A marca baseada em Ingolstadt, na Alemanha, está entregando na Europa o novo Audi TT Roadster para seus clientes, desde o final de março. Os próximos novos modelos a chegarem às concessionárias europeias serão o novo RS 3 Sportback, o novo Audi R8 e o novo Audi Q7, proporcionando à Audi um ímpeto adicional para o próximo estágio da sua  ofensiva de lançamento de novos modelos.

A empresa pretende manter seu crescimento para o ano todo e entregar um número significativamente maior de automóveis da marca Audi do que em 2014. Um desafio são as incertezas relativas ao ambiente econômico e à trajetória das principais moedas em 2015.  Ao mesmo tempo, os investimentos estão aumentando para que haja novas instalações de produção, tecnologias inovadoras e automóveis ainda mais atraentes. Outro fator é o significativo aumento da intensidade da concorrência nos principais mercados e as mudanças tecnológicas na indústria automotiva em direção a conceitos alternativos de direção, em particular para cumprir os limites mais restritos de emissões de CO2 no mundo todo.

Com o crescimento de volume almejado, as receitas do Grupo Audi crescerão moderadamente, dependendo das condições econômicas. A empresa prevê um retorno operacional sobre as vendas dentro da meta da variação estratégica, que gira entre oito a dez por cento.

Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil



Corrida de Calhambeques atrai pessoas de diversos estados para o interior paulista



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A quinta edição do PNT – Corrida de Calhambeques, que aconteceu no último fim de semana, em Franca (SP), encerrou sua programação com sucesso de público, recorde na pista e muito entusiasmo dos participantes, além, é claro, de emoção e diversão nas corridas dos antigos. Competidores de diversas cidades do Brasil trouxeram na bagagem euforia, vontade de vencer e, principalmente, alegria em encontrar amigos e demais apaixonados pelo antigomobilismo, com seus carros fabricados até 1936 e motos até 1950. 

Foram três dias de evento, com 45 veículos participantes, competidores de quatro estados – Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo – e pilotos de 16 a 92 anos, entre homens e mulheres. O público, por sua vez, não deixou de lotar as arquibancadas e vibrar com as corridas.

O recorde da pista ficou, pela segunda vez consecutiva, com o mais novo da competição: Pedro Piquet. O filho do tricampeão mundial de F1 Nelson Piquet mostrou que a brincadeira era séria e completou os 1.400 metros em 36,04 segundos, garantindo o bicampeonato na categoria Transplantados, que de calhambeques os carros só têm a carroceria, pois o coração e suspensão são  modernos.

Pedro ainda bateu o seu próprio recorde da edição passada, quando fez a volta mais rápida em 37.29 segundos. Já Nelson Piquet manteve o lugar mais alto no pódio da Corrida de Calhambeques, conquistando o primeiro lugar em duas categorias: Miscelânea, com o Rolls Royce Phanton I de 1926, e Speed, com seu Lincoln 1927. Mas, na primeira premiação, o tricampeão dedicou seu troféu à Darcy Gabarra, ribeirão-pretano de 92 anos, que também correu na Miscelânea.

A família Gabarra é participante ativa do PNT desde a primeira edição. Neste ano, eles competiram com três carros, subindo ao pódio para receber troféus de segundo, terceiro e quarto colocados.

Na categoria Ford A (modelos da Ford fabricados entre 1928 e 1931), os campeões vieram de Belo Horizonte. Gustavo e Milton Lapertosa, piloto e co-piloto, fizeram bonito na pista e deixaram sete carros para trás, garantindo a primeira colocação. Já na categoria Motos, Rodrigo Aragão, do Rio de Janeiro, conquistou o bicampeonato com sua AJS 500, de 1947.

Na Marcha Lenta, categoria mais divertida da competição, na qual o veículo mais lento a percorrer 50 metros é o vencedor, a etapa 1 teve Luiz Carlos Peixoto como o grande campeão, deixando Brasília em destaque na competição.

“É gratificante receber pilotos, ex-pilotos e entusiastas no PNT. Mais uma vez, o evento foi um sucesso, com diversão garantida para todas as idades, arquibancadas repletas de público e competidores satisfeitos e felizes com as corridas. Somos a única competição no Brasil de carros fabricados até 1936 e não vamos deixar de promover esse encontro motorizado, dinâmico e participativo. Que venha 2016!”, afirma Tiago Songa, organizador da Corrida de Calhambeques.

O Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques é um evento de cunho cultural, que permite aos pilotos uma forma inusitada de exposição dos carros antigos. A 5ª edição do PNT contou com patrocínio da Cral Baterias, Motul, Scuderia Ferracin e Autotrac, apoio da Prefeitura de Franca e realização da Associação de Pilotos Vintage.