sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Esboço do novo sedan da Volkswagen é revelado


Conhecido como "New Midsize Sedan", o novo sedan da marca alemã Volkswagem, teve mais uma imagem divulgada pela empresa. O modelo foi desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano, vai substituir o modelo atual. Ainda segundo a montadora, o carro será um pouco maior e mais econômico. O novo Passat deve ser lançado oficialmente no inicio de 2012 e será produzido na fábrica que está sendo construída em Chattanooga, no Estado do Tennessee, o que deixa mais em evidência o objetivo de "conquistar" o mercado norte-americano.

Mini Cooper deve voltar a competir no Mundial de Rallye


Com o adiamento do lançamento do Mini Crossover, prevista para o próximo Salão de Genebra ou Paris, a montadora inglesa não deixou o futuro lançamento de lado e vai apostar nessa versão para servir de modelo para participar do Campeonato do Mundo de Rallye's de 2011, junto a equipe Prodrive, que já vai aproveitar a introdução de novas regras técnicas para os WRC. Como a introdução dos motores 1.6 litros auxiliados por um turbocompressor, em que a Mini irá trocar informações com a Subaru, que vai usar a base dos modelos da marca, para um novo carro para as competições do Mundial de Rallye. O diretor técnico da Equipe Prodrive de Rallye, David Lapworth, declarou ao site autosport.com que “neste momento não há nada a dizer, e acho que não haverá novidades antes da primavera”: “Dito isto, vai ser muito difícil manter segredo. Em breve teremos de envolver mais gente: a FIA, mais fornecedores e outras pessoas. Talvez nessa altura seja feita uma comunicação oficial”. Quando perguntado sobre a possibilidade do Mini Crossover já estar pronto, Lapworth negou: “Isso seria difícil, o carro ainda não existe”. A imagem foi publicada na internet por um amante da marca britânica.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mitsubishi lança Crossover Compacto


A Mitsubishi acaba de anunciar que vai lançar um novo crossover Compacto, inspirado no aclamado Show Car Concept-cX de 2007, para Fevereiro de 2010. Inicialmente comercializado no Japão, o crossover faz parte da estratégia da montadora japonesa de se inserir gradativamente no segmento do automóveis de passageiros, além dos já conhecidos Colt e Lancer. E entrar no meio da lacuna que existe entre o Outlander e de suas pick-ups e SUVs, como a Pajero e L200. O novo crossover Compacto será apresentado no Genebra Motor Show, em 2010.

Cristiano Ronaldo ganha Audi RS6


A Audi, patrocinadora oficial do Real Madrid, presenteou Cristiano Ronaldo e os restantes jogadores do time com um curso de pilotagem na neve numa pista de gelo no centro da capital espanhola. Ao final do evento, conhecido como "Audi driving experience", todos os jogadores puderam escolher qualquer um dos modelos que estavam no local do curso. Cristiano Ronaldo e Kaká escolheram o esportivo sedan Audi RS6 Quattro. O RS6 possui um potente motor 5.0 litros V10, que desenvolve 580 cv e custa 160 mil euros, em Portugal. A escolha deve-se ao jogador já possuir em sua garagem um outro modelo da Audi, um R8 V10 de 525 cv.








Confira a lista completa com a escolha dos jogadores:
1. Iker Casillas: Audi Q5 3.0 TDI
2. Arbeloa: Audi Q7 4.2 TDI
3. Pepe: Audi Q7 3.0 TDI
4. Sergio Ramos: Audi S5 4.2 FSI
5. Gago: Audi Q7 3.0 TDI
6. M. Diarra; Audi R8 5.2 V10
7. Raul: Audi Q7 4.2 TDI
8. Kaká: Audi RS6 Avant
9. C. Ronaldo: Audi RS6
10. Lass Diarra: Audi R8 5.2 V10
11. Benzema: Audi RS6 Avant
12. Marcelo: Audi Q7 3.0 TDI
13. Antonio Adan: Audi A5 Cabrio 3.0 TDI
14. Guti: Audi Q7 3.0 TDI
15. Drenthe: Audi A5 Cabrio 3.0 TDI
17. Van Nistelrooy: Audi Q7 3.0 TDI
18. Raul Albiol: Audi Q7 3.0 TDI
19. Garay: Audi Q7 3.0 TDI
20. Higuaín: Audi R8 4.2 V8
21. C. Metzelder: Audi Q5 3.0 TDI
22. Xabi Alonso: Audi Q7 3.0 TDI
23. Van der Vaart: Audi A6 3.0 TFSI
24. E. Granero: Audi Q5 3.0 TDI
25. J. Dudek: Audi RS6 Avant

Opel lançará Corsa ecoFlex em 2010 na Europa


O novo Corsa, recém lançado na Europa, acaba de receber um "up grade" em seu motor ecoFLEX turbodiesel 1.3 CDTI, de 75 cv de potência. Agora o propulsor passa a debitar 95 cv, a partir do primeiro trimestre de 2010, um acréscimo de 28 cv. Mesmo com o aumento de potência, a Opel consegui reduzir o consumo e as emissões de poluentes em 10%. A potência máxima é alcançada entre os 1750 e 3250 rpm, com isso o motor 1.3 CDTI, faz com que o Corsa complete o tradicional 0 a 100 km/h em pouco mais de 12 segundos e alcançar os 177 km/h de velocidade máxima. A engenharia da marca mexeu no câmbio, que teve sua marchas alongadas e as emissões inferiores a 100 g/km, sem atrapalhar a performance. Ainda foram alteradas algumas áreas na parte aerodinâmica, como rebaixar a suspensão em 20 mm, além de otimizar todas as entradas de ar para o motor e para o habitáculo. Os pneus foram trocados por modelos exclusivos de baixa resistência ao rolamento, de medidas 175/70, montados em rodas de liga-leva de 15 polegadas. Recursos já usados em modelos de outras montadoras como a Volkswagen.




quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ford escolhe a chinesa Geely para adquirir a sueca Volvo



Sem dar nenhuma informação precisa, a Ford anunciou que deu preferência ao consórcio liderado pelo grupo chinês Geely para a venda da montadora sueca Volvo. "As negociações mais aprofundadas e precisas serão realizadas com a Geely", afirma o comunicado, confirmando que não existe data prevista e que nenhuma decisão definitiva foi tomada. Mesmo assim, o vice-presidente e diretor-financeiro da Ford, Lewis Booth, disse que: "A Geely tem o potencial para ser o futuro proprietário responsável da Volvo, preservando os valores e a independência da marca sueca". Já o diretor-executivo da Volvo, Stephen Odell, acha que este comunicado será um passo importante para a empresa. Para quem não sabe, a Ford adquiriu a montadora sueca Volvo Cars em 1999 por 6,4 mil milhões de dólares e tinha posto a Volvo à venda em dezembro de 2008.

Volkswagen deve usar plataforma do Porsche Panamera


Em entrevista recente a revista Autocar, o novo CEO do Grupo Volkswagen, Michael Macht, revelou que considera provável a hipótese de partilhar as plataformas do 911 e do Panamera com o Grupo. "A Porsche precisa se tornar um pilar forte do Grupo Volkswagen. A plataforma do Panamera poderá ser usada por outras marcas em modelos que se encontram atualmente em desenvolvimento», avançou Macht. O CEO aproveitou para confirmar o que já era esperado, que a a qualidade da Porsche não será substituída ao integrar cada vez mais tecnologia da Volkswagen. Outra questão que vinha "fundindo" a cabeça dos entusiastas era possibilidade da construção de um Porsche movido a eletricidade, "a tecnologia que existe atualmente não preenche os requisitos da Porsche. Serão necessários dois anos, no mínimo, para que este tipo de tecnologia esteja à altura da marca", afirma Macht.

Fiat terá dois novos modelos até 2011


A Fiat revelou na segunda-feira (26), em Turim, Itália, que irá produzir dois novos veículos baseados em modelos da recém comprada Chrysler. Segundo o diretor executivo da FPT Powertrain Technologies, Alfredo Altavilla, a marca italiana pretende produzir na Europa cerca de 50 mil unidades dos novos modelos, a partir de 2011. Especula-se que um dos novos modelos usará a plataforma do sedan grande, Chrysler 300C, além da provável utilização do bloco V6 a gasolina, que vai fazer a sua estreia oficial na nova geração do Jeep Grand Cherokee seja utilizado pelo grupo Italiano. A recém adquirida OAG - Oficina Automotiva Grugliasco -, novo nome da fábrica da Bertone, localizada em Turim deverá ser a nova fábrica que irá produzir esses novos modelos da marca.

Citroën C3 antigo ainda é produzido na Europa



Mesmo com a chegada da nova geração do Citroën C3 na Europa, a montadora francesa anunciou que vai continuar a produzir a versão antiga, só que agora designado por C3 Géneration. Essa solução muito praticada no Brasil, que visa propor modelos mais acessíveis, está em evidência na
Europa e já tem versões mais baratas em marcas como Renault e Peugeot, entre outras. No caso do C3 Géneration, a linha será composta pelos propulsores de 1.1 litro, movido a gasolina de 60 cv e o 1.4 HDi, à diesel que desenvolve 70 cv de potência. Todas as versões vêm de fábrica com os seguintes itens de série: ABS + EBD, airbags frontais, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, computador de bordo, espelhos elétricos, volante regulável em altura e profundidade e banco do condutor com regulação em altura.




Já a nova geração do C3 possui três variantes de motores à diesel, entre eles o 1.4 HDi de 70cv e 1.6 HDi de 90 w 110cv, além de mais quatro propulsores movidos à gasolina, os 1.1 de 60cv, 1.4 VTi de 95cv e 1.6 VTi de 120cv.



Mini adia lançamento do Countryman




Mais uma vez a Mini, adiou o lançamento da versão Countryman, variante "off road" do adorado Mini Cooper. O carro seria apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Detroit, em Janeiro, isso após ter "furado" no evento alemão, o Salão de Frankfurt. A montadora inglesa afirmou que o Countryman finalmente será revelado ao público em março, no Salão de Genebra de 2010. O Countryman, que já teve a denominação de Crossman e a sexta versão do Mini, lembrando que já surgiram o cabrio, Clubman, Coupé e Roadster, sem esquecer o original, é claro. Essa versão fora de estrada, será oferecida com a opção de tração nas duas ou quatro rodas e um motor mais potente que as versões originais e consequentemente com um torque maior. O modelo será produzido na planta da Magna International, na Áustria. O modelo das fotos refere-se ao protótipo Crossman Concept, revelado em 2008, durante o Salão Automóvel de Paris.






terça-feira, 27 de outubro de 2009

"bate-papo" para falar do Chevrolet Agile

O Agile será assunto de "bate-papo" on-line com internautas


Quer ficar por dentro de tudo sobre o lançamento do novo Chevrolet Agile e ainda tirar dúvidas on-line com três diretores da marca ao vivo, então fique ligado à partir desta quarta-feira (28/10), enquanto os outros dois estão marcados para as próximas quartas-feiras, respectivamente nos dias 04/11/2009 e 11/11/2009. A idéia partiu da campanha digital criada pela AG2 - agência de comunicação webnative -, e o vídeo chat é uma maneira de aproximar ainda mais o produto e a marca Chevrolet do consumidor. Os diretores que se comprometeram a divulgar detalhes sobre o novo hatch da marca são: Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet, Rodolpho Bülau, diretor de engenharia, e Carlos Barba, diretor de Design. Os cadastros já tiveram início desde segunda-feira passada (26) feitos através do hot site do Chevrolet Agile e que serão avisados uma hora antes do início de cada sessão. Os assunto serão variados e cada diretor vai falar sobre o assunto que lhe é cabível, como por exemplo o Gustavo Colossi, vai explicar sobre a campanha de marketing do novo modelo Chevrolet. Segundo ele, "este bate-papo é a representação da proximidade da marca com seus clientes, comprovando a postura de respeito ao consumidor brasileiro". Segundo a montadora o principal objetivo do vídeo chat (http://www.chevroletagile.com.br/#chat) é fazer com que o cliente obtenha mais informações sobre o modelo e tire todas as dúvidas pendentes.







Confira o cronograma dos "bate-papos" com os três executivos da Chevrolet, da GM do Brasil:

- 28/10/2009 - Às 18:00 horas - Gustavo Colosssi - "bate-papo" enfocando a campanha de marketing.

- 04/11/2009 - Às 18:00 horas - Rodolpho Bülau - "bate-papo" abordando o produto e suas especificações.

- 11/11/2009 - Às 18:00 horas - Carlos Barba - "bate-papo" para falar a respeito do desenvolvimento do design do produto.


Volkswagen lançará Polo 1.2 TDi Bluemotion em 2010



A Volkswagen anunciou que irá dar inicio à produção do novo Polo 1.2 TDi Bluemotion na planta de Navarra, na Espanha, já em 2010. O novo motor vem se juntar ao 1.6 litro TDi Bluemotion e assim vai se tornar o veículo de cinco lugares mais econômico do mundo, segundo a montadora. Esse novo motor desenvolve exatos 75 cv de potência máxima e chega a velocidade máxima de 173 km/h, fazendo da imobilidade aos 100 km/h em longos 13,6 segundos. Com consumo baixo, o hatch poderá percorrer 1.363 km com apenas um tanque de combustível, além de ser menos poluente e ter suas emissões de CO2 de apenas 87 g/km. Para conseguir tais audácias, o Polo 1.2 TDi Bluemotion, conta com o sistema Stop&Start, recuperação da energia feita através das frenagens e mudanças na aerodinâmica que diminuem a resistência do ar em conjunto com pneus de baixo atrito.

Equipe Salvini Racing mostra bom desempenho na Mitsubishi Cup




No último sábado (24) ocorreu a 4ª etapa da temporada 2009, da Mitsubishi Cup, em Ribeirão Preto, SP. A competição contou com 49 equipes – 10 na L200 Triton RS, 15 na L200 RS e 25 na Pajero TR4 R. A equipe Salvini Racing teve a sua primeira experiência na prova e competiu com o piloto Guido Salvini e o experiente navegador Weidner Moreira, que conseguiram chegar em 9º lugar (duas vezes e um 7º durante a prova). "Minha primeira experiência nos carros e logo com um ‘foguete’ que é a picape L200 Triton RS, foi um show. Fiz todas as voltas dentro do mesmo minuto que os líderes do certame e fui elogiado pelos concorrentes que já conheciam o carro e a pista onde andamos, o que já foi uma vantagem para eles!”, disse empolgado, o piloto Guido Salvini. As três provas foram realizadas em um circuito de aproximadamente 31 quilômetros, que totalizaram 93 quilômetros percorridos. A Fazenda Santa Francesca, que cultiva cana de açúcar, foi o palco da competição que teve muitas curvas, poucas erosões e trecho arenoso. "Antes e durante a disputa recebi diversas dicas dos colegas, sendo que consegui aplicar várias delas dentro do circuito, e outras, farei uso em outra oportunidade”, comentou Salvini, à respeito da receptividade dos participantes.

Volkswagem negocia a compra da Karmann


A montadora Alemã Volkswagen está de "olho" na renomada construtora de carrocerias e capotas para modelos conversíveis, a Karmann. As informações foram reveladas a agêns de notícias Reuters, por uma fonte não identificada do construtor alemão: "As conversações já se prolongam há algum tempo, no entanto, ainda não existe acordo em relação a um preço", revelou a fonte. As três proprietárias da empresa, a Battenfeld, Boll e Karmann estão tentando conseguir um empréstimo de 65 milhões de euros, no entanto, a Volkswagen está disposta a pagar um valor bastante inferior, afirma a revista alemã Spiegel.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Casos de incêndio no Tata Nano serão investigados


A indiana Tata dará início as investigações relacionadas aos casos de incêndio registrados no modelo mais popular do Mundo o compacto Nano. Segundo informações do jornal britânico Telegraph, a principal causa dos incêndios, que foram identificados em três modelos da marca, nas cidades de Nova Déli, Lucknow e Ahmedabad, estão relacionados a um curto-circuito nos interruptores que acionam os faróis, os limpadores de pára-brisa e os piscas do Nano. Mesmo com esse alerta, a montadora não prevê nenhum recall, porém vai tentar descobrir as causas que podem estar atendendo o funcionamento correto dessas peças, com um total de verificar 7500 Nano já comercializados na Índia.


Nova geração do Ford Focus deve chegar em 2010

Focus 2010 (Reprodução da revista AutoCar)


Segundo a renomada revista britânica AutoCar e algumas fontes da própria Ford, a nova geração do Focus deve ser apresentada oficialmente no próximo ano. Com o principal objetivo de tomar a frente nas vendas do Volkswagem Golf, que atualmente lidera o ranking de vendas na Europa. A pró´ria Ford admite que o novo Focus terá como base o recém apresentado monovolume C-Max, que "deu as caras" no último Salão de Frankfurt. Também foi informado que o FOcus terá uma nova plataforma, mais dinâmica e de qualidade superior. Uma nova família de motores também deve surgir, os denominados Ecoboost, movidos a gasolina, esse propulsores são dotados de injeção direta de combustível em conjunto com um turbo. A versão "apimentada" Ficus ST, também receberá a novidade, mais conhecida como downsizing, com o atual motor cinco cilindros, de 2.5 litros de origem Volvo, que será substituído pelo novo 2.0 Turbo,que vai desenvolver 280 cavalos. Além desses motores, vai ser possível adquirir o novo Focus com os novíssimos propulsores de três cilindros, de 1.0 e 1.2 litro que devem se tornar muito populares nos países europeus, com a redução do consumo e da emissão de poluentes.


PSA quer aumentar "laços" com a BMW


De acordo com o CEO do grupo francês PSA Peugeot Citroën, Phillipe Varin, a montadora que aumentar a sua parceria com a Alemã BMW, além de apenas produzir os motores, a empresa teve a idéia de produzir os componentes, que incluem transmissões e sistemas de climatização. Na fábrica atualmente são produzidos os motores de 1.6 litro a gasolina e a PSA prentende compartilhar o novo três cilindros que a montadora irá lançar em 2011 e esta dos motores de maior cilindrada da BMW.

Daimler investe na fábrica que poduz os modelos Classe A e B


A Daimler informou que vai investir 600 milhões de euros na expansão da sua unidade de Rastatt, na Alemanha. A fábrica está em atividades desde 1992 e atualmente são produzidos os modelos Classe A e B, com um total de 250 mil unidades/ano. Esse investimento faz parte dos três milhões de euros que o grupo alemão anunciou que irá investir em em todas as suas fábricas alemãs, entre 2009 e 2010.

Effa Motors mostra utilitários que serão montados no Brasil em 2010

Effa Hafei Picape estava exposto na Fentaran 2009


A Effa Motors, representante no Brasil da marca Hafei Auto, apresentou na Fenatran 2009 seus três modelos que serão montados em Manaus (AM) a partir de janeiro do próximo ano. Estavam presentes o Effa Hafei Van, Effa Hafei Furgão e Effa Hafei Picape. Segundo a montadora Chinesa serão investidos US$ 10 milhões no projeto, que deverá gerar cerca de 200 empregos diretos na sua primeira etapa. “Nossa meta é produzir perto de 1.000 veículos em Manaus no primeiro ano de atividade”, afirma Eduardo Effa, presidente da Effa Motors, lembrando que os três modelos são importados para o mercado nacional desde o ano passado. EM sua primeira fase, que terá fim em julho de 2010, a fábrica de Manaus vai operar numa área de 8 mil metros quadrados no regime SKD (Semi Knocked Down), recebendo os veículos parcialmente desmontados da planta da Hafei na China. Na segunda etapa, prevista para agosto do próximo ano, a fábrica começará a funcionar no regime CKD (Complete Knocked Down), recebendo os veículos completamente desmontados. Nessa fase, o Effa deverá investir mais US$ 8 milhões na planta, inaugurando no início de 2011 um centro de pintura para seus utilitários. Os modelos sa Effa utilizam um motor da japonesa Suzuki em seus veículos, com 970 cm³, de 47 cavalos de potência. As dimensões externas da Van e do Furgão são de 3.745 mm (comprimento), 1.480 mm (largura) e 1.918 mm (altura), com distância entre-eixos de 1.960 mm. No modelo Picape, o comprimento é menor (3.644 mm, na versão standard). O reservatório de combustível é de 36 litros de gasolina.

Renault reformula o furgão Master



O recém-lançado furgão Renault Master foi apresentado na Fenatran 2009 e o público presente pôde conferir o modelo mais de perto. O modelo Master pode ser encontrado em três versões de carroceira (Minibus, Furgão e Chassi Cabine) e em seis configurações diferentes em relação à altura do teto e ao comprimento da carroceria. No evento foram mostrados cinco versões transformadas e os Furgão L3H2 (chassi longo e teto alto), Minibus L2H2 16 lugares (chassi médio e teto alto), Furgão L1H1 (chassi curto e teto baixo) e o Chassi Cabine (com implementação do baú). Todas as versões independentemente da configuração, saem de fábrica com direção hidráulica de série, ar quente, hodômetros digitais total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura. Opcionalmente os Master disponibilizam: freios com sistema ABS, airbag, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar condicionado frontal e traseiro, abertura das portas até 270º e divisória de vidro separando motorista e carona da carga (somente versão furgão). Algumas mudanças na parte mecânica deixaram o furgão da Renault mais fácil de dirigir, como o novo câmbio de seis marchas, com acionamento por cabo e com alavanca instalada no painel. O escalonamento foi feito para privilegiar o torque em qualquer faixa de rotação. Além da direção hidráulica que foi recalibrada, exigindo 15% menos de esforço nas manobras. Para empurrar todas essas alterações que facilitam o dia-a-dia do condutor está disponível um motor turbodiesel 2.5 dCi 16V, com acelerador eletrônico, cabeçote de alumínio, duas árvores de comando de válvulas e sistema de injeção Common Rail, no qual a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores. A vazão de combustível (tempo e ponto de injeção) é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O propulsor desenvolve 155 cv de potência máxima, a 3.500 rpm, com torque de 29,6 kgfm (1.600 rpm). Sua velocidade máxima é de 145 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 16,5 segundos. Os valores não foram divulgados pela empresa.





Atualmente, o Novo Renault Master está disponível no mercado nacional com as seguintes configurações:

1) Novo Master Minibus:* L2H2 com 16 lugares (chassi médio e teto alto: motorista e mais 15 passageiros)
2) Novo Master Chassi Cabine:* L2H1 (chassi médio e teto baixo)
3) Novo Master Furgão:
* L1H1 (chassi curto e teto baixo, com 8 m³ de capacidade de carga)
* L2H2 (chassi médio e teto alto, com 10,8 m³ de capacidade de carga)
* L3H2 (chassi longo e teto alto, com 12,6 m³ de capacidade de carga)

* Conforme nomenclatura adotada pela Renault, H refere-se à altura do teto (H1 = teto baixo e H2 = teto alto). Já a letra L diz respeito ao comprimento (L1 = chassi curto, L2 = chassi médio e L3 = chassi longo).