sexta-feira, 22 de junho de 2012

BMW Motorsport completa 40 anos


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Por Assessoria de Imprensa Corporativa  BMW Group Brasil

Fundada na Alemanha em 1972 por Jochen Neerpasch, a BMW Motorsport, mais conhecida como BMW M, surgiu com o propósito de otimizar a relação homem x máquina, por meio dos veículos e de um centro de treinamento de motoristas, o qual em 1977 veio a se chamar BMW Driver Training, que atua no Brasil a mais de uma década.

Em menos de um ano de existência, a marca já conquistava sua primeira vitória em competições no Campeonato Europeu, com o modelo 3.0 CSL. Este carro de turismo se tornou ícone na época por ser o primeiro BMW com motor 6 cilindros com 4 válvulas por cilindros e equipado com o sistema ABS. A partir de 1974, a tecnologia experimentada nas pistas chegou às ruas e se tornou padrão no BMW Série 7.

Posteriormente, em 1978 nascia o carro de rua mais rápido construído na Alemanha: o BMW M1, o primeiro BMW desenvolvido 100% pela BMW M e com motor central . Com 277 hp e apenas 1,14 metros de comprimento, este veículo alcançou uma velocidade máxima de 264,7 km/h.

Eu tive a grande felicidade em 1978, quando corria no Campeonato Europeu de Fórmula 2 pela equipe oficial da BMW, de poder participar dos testes do primeiro carro da linha M, o BMW M1. O guiei por mais de 7.000 Km pelas estradas da Alemanha. Como se tratava do primeiro carro esportivo que a BMW estava lançando, a ideia seria que o mesmo fosse pilotado em estradas na sua capacidade plena, ou seja, andar o mais rápido possível. Sem dúvida foi uma experiência única poder ter participado dos testes deste ícone da BMW”, comenta o piloto brasileiro Ingo Hoffmann.

O sucesso do modelo motivou a marca a desenvolver um sedã de alto desempenho que se tornaria uma lenda no automobilismo em 1984: o BMW M5. Com motor de 286 hp ele chegava a uma velocidade máxima de 245 km/h.

27 anos depois, o M5 chegou à sua quinta geração como o mais bem sucedido veiculo no segmento premium da classe executiva. Com novo motor de alto desempenho de 4,4L V8 com o motor BMW M TwinPower Turbo, gerando 560 hp a 6.000 - 7.000 rpm, torque máximo de 680 Nm de 1.500 rpm.

Dois anos depois do lançamento do primeiro M5, a BMW M apresentaria o carro de turismo de maior sucesso de sua história, em 1986. O BMW M3 é um compacto esportivo de duas portas com motor de quatro cilindros de 16 válvulas e 195 hp, alem de possuir catalisador como padrão. Tornou-se referência no segmento de automóveis esportivos.

Nos cinco anos seguintes, o M3 foi o líder incontestável no cenário internacional de carros de turismo, com dois títulos conquistados nos Campeonatos Europeus e vencedor por duas vezes no DTM.

Assim como o modelo utilizado nas pistas, o BMW M3, a versão de rua, atingiu um volume de vendas que ninguém esperava: mais de 17.970 unidades, incluindo 600 unidades de 2,5 litros modelos Sportevolution M3 e 765 M3 conversíveis artesanalmente.

Após 20 anos sem participar do DTM, a BMW Motorsport está de volta à categoria para enfrentar um novo desafio com três equipes e seis carros modelo BMW M3 DTM, desenvolvidos para seguir os passos da lendária primeira geração do M3 com motor V8 4.0, que desenvolve 480 hp de potência e 51,2 Nm de torque, acoplado a um câmbio sequencial de seis velocidades e com peso em torno de 1.200 quilos, aceleração até 100km/h em cerca de 3 segundos.

A M3 foi uma das maiores surpresas que tive no automobilismo! De todos os carros que já pilotei, nenhum conseguiu unir tão bem esportividade e conforto”, diz o piloto do BMW Team Brasil Patrick Gonçalves, que atualmente pilota um M3 na categoria GT4.


Nestes 40 anos de história a BMW M segue a cada dia, desenvolvendo modelos de alta performance, com a máxima tecnologia e segurança.

Em 2010 um novo modelo passou a integrar a família M. O BMW Série 1 M Coupé, reconhecido como o menor e mais divertido BMW M de todos os tempos, ele uniu a tecnologia de um automóvel de alto desempenho a agilidade e leveza de um modelo compacto. O resultado, um carro de seis cilindros em linha com potência de 340 hp e torque máximo de 450 Nm a apenas 1.500 rpm, aceleração de 0 -100 km/h em 4,9 segundos.


O desempenho dos automóveis produzidos pela marca também chegou à linha SAV da BMW. O X5 M e o X6 M ganharam um motor V8 BMW M TwinPower Turbo de alta performance adaptados às características dos modelos. O resultado, carros com respostas instantâneas típicas da linha M e desenvolvimento de torque uniforme, potência de 555 hp, a aceleração de 0-100 km é possível em 4,4 segundos. O BMW X5 M e o BMW X6 M são considerados os SAV e SAC mais rápidos do mundo. Atualmente seis modelos da marca possuem versões “M”. E os brasileiros podem se preparar, pois este ano o novo BMW M5 chega ao mercado nacional.

“As duas maiores atualizações do novo BMW M5 foram o câmbio e o motor, que passou a ser V8 biturbo. Com o novo câmbio, o novo modelo acabou se tornando um veículo com dupla finalidade, pois com a opção comfort, o câmbio é suave e macio como qualquer carro de luxo. As trocas de marcha são leves e o consumo de combustível é reduzido. Porém, apesar de mais pesado que a versão anterior, é muito mais ágil e responde perfeitamente bem à pilotagem mais agressiva e esportiva devido ao novo conjunto de amortecedor”, comenta Augusto Farfus, piloto brasileiro do BMW Team no Campeonato Alemão de Turismo (DTM) sobre o BMW M5 da atualidade.

Para comemorar os 40 anos de BMW M, a BMW do Brasil desenvolveu um conteúdo especial para os apaixonados pela marca, que pode ser acessado no site www.bmw.com.br/m , além disso a BMW do Brasil marca presença este ano, pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo 2012 com o BMW M3 GT4 e BMW Z4 GT3, reforçando a presença da BMW em Motorsport.

Salvini Racing enfrenta novo desafio no final de semana


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Por Liberdade de Ideias

Os motores do Mercedes-Benz Atego 1725 4x4 da Salvini Racing já estão aquecendo! Isso porque no sábado, 22, começa a quinta edição do Rally Cuesta Off-Road na cidade de Botucatu, SP. O certame que segue até domingo, 23, valerá pelas 4ª e 5ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para caminhões, reunindo também equipes de motos, quadriciclos, UTVs e carros.

O trio heptacampeão nacional, formado por Guido Salvini, Flávio Bisi e Fernando Chwaigert, terá um grande desafio pela frente. Pela primeira vez, o evento terá roteiros diferentes para motos, quadriciclos e UTVs, carros e caminhões. De acordo com a organização, Arena Produções e Eventos, serão duas especiais de 114 quilômetros que percorrerão áreas de reflorestamento de eucalipto, além das famosas trilhas da Serras da Cuesta.

"O Rally Cuesta é bem organizado e a cada ano traz novidades para nós. Temos certeza de que será uma excelente prova, com obstáculos que nos levarão ao limite. Confiamos na potência e qualidade do nosso veículo, e contaremos com isso para buscar uma nova vitória. Os pneus e o lubrificante que usamos também são essenciais para que todo o conjunto funcione bem" , declarou o piloto Salvini.

O time sabe dos desafios que terá pela frente, estando preparado para encarar um percurso de alto nível técnico, com erosões, cascalhos, lombadas, subidas e descidas, curvas e travessias de rios. O trajeto mescla trechos travados com outros de alta velocidade. "Temos duas etapas do Brasileiro para cumprir, sendo fundamental terminá-las com vitória. Esta é a competição que antecede o Rally dos Sertões, então, temos que aproveitar para treinar e testar nosso equipamento", comentou o navegador Bisi.

Os off-roaders chegam à cidade amanhã, quando acontecem as vistorias técnicas dos veículos e briefing, dentro da área esportiva do Ginásio de Esportes Mário Covas. A largada para o trecho especial está a apenas 21 quilômetros do local.

Programação - 5º Rally Cuesta Off-Road

22 a 24 de junho

Parque de Apoio: Ginásio de Esportes Mário Covas
Botucatu, SP
WP- 22°53'22.79"S 48°25'48.92"O

22/06 - Sexta-feira
10h às 19h: secretaria de prova
14h às 18h: vistoria motos, quadris, UTVs, carros e caminhões
Local: Ginásio de Esportes Mário Covas
20h: briefing e lançamento do evento

23/06 - Sábado
07h às 8h30: secretaria de prova
07h às 8h: vistoria motos, quadris, UTVs
09h30: largada promocional (obrigatória)
10h30: largada especial - motos, quadriciclos e e UTVs
13h: largada especial - carros e caminhões
17h: previsão de chegada
19h30: briefing motos, quadriciclos e UTVs - Ginásio de esportes.
20h: briefing - carros e caminhões - Ginásio de Esportes

24/06 - Domingo
07h às 8h30: secretaria de prova
08h: largada motos, quadriciclos e e UTVs
10h30: largada - carros e caminhões
13h30: previsão de chegada
15h: premiação

Peugeot lança linha 2013 do utilitário Boxer


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 Por Diretoria de Relações Externas e Peugeot Sport

O modelo reforça seu caráter funcional e polivalente e apresenta o motor 2.3 HDi L6, um moderno propulsor que alia desempenho a um menor consumo de combustível. Oferecido em seis configurações diferentes para o transporte de cargas e passageiros (Furgão e Minibus, respectivamente), acaba de chegar à rede de concessionárias Peugeot a linha 2013 do utilitário leve Boxer.

O modelo apresenta como principal novidade o motor 2.3 HDi L6, um propulsor moderno e dotado de alta tecnologia que combina ótimo desempenho, menor consumo de combustível e menor índice de emissão de poluentes. Esse novo motor foi especialmente desenvolvido para atender a resolução nº 415 do CONAMA, que estabelece novos limites de emissões de poluentes e materiais particulados (implantação da fase 6 do PROCONVE – EURO 5 – em vigor desde janeiro de 2012).

Em comparação com o propulsor 2.3 HDi, o novo motor aumentou o torque máximo disponível de 30,6 mkgf para 32,6 mkgf a 1.800 rpm. A potência do bloco de 2.287 cm³ manteve-se a mesma: 127 cavalos de potência a 3.600 rpm. Com curvas de torque e potência similares às de propulsores de maiores dimensões, o 2.3 HDi L6 insere a Peugeot ainda mais na tendência internacional de downsizing de motores, já empregada pela Marca ao disponibilizar para os modelos 3008, 408 e RCZ o consagrado 1.6l THP de 165 cavalos de potência.


O utilitário leve da Peugeot utiliza diversos materiais e dispositivos que reduzem a emissão de substâncias nocivas ao meio ambiente, resultado de uma queima melhor de combustível. São eles:

  •     Conversor catalítico oxidante: reduz a toxicidade das emissões dos gases de escape do motor de combustão interna;
  •     Sistema de recirculação de gases de escape (E.G.R.): controla o fluxo dos gases de escape que se integram à mistura, diminuindo as emissões de Óxido de Nitrogênio;


    Filtro de partículas diesel (DPF): inserido no sistema de escapamento, esse filtro é responsável por reter a emissão de material particulado. Atinge eficiência de cerca de 95%, cumprindo a regra regida pela norma EURO 5 (em função da nova motorização com filtro de partículas, é indispensável a utilização de diesel S-50. O uso de outros produtos ou misturas pode danificar de modo irreversível o motor, acarretando perda da garantia. O motor 2.3 HDi L6 assegura, assim, um melhor rendimento, com elevada elasticidade e prestações que garantem ótima dirigibilidade.

Um interior funcional

Ergonômico e funcional, o painel da Boxer oferece ao condutor uma visualização fácil e rápida dos instrumentos. De fundo preto e elementos de marcação iluminados em vermelho, oferece velocímetro e conta-giros analógicos, hodômetro total e parcial, relógio digital, aviso de farol aceso (alto e baixo) indicados com luz azul, indicador da pressão do óleo, conta-giros, entre outras, permitindo uma identificação rápida e eficaz de todas as funções.

A praticidade do habitáculo pode ser encontrada também na prancheta com presilha para papel, localizada na parte central superior do painel, que facilita o trabalho do usuário quando necessita consultar mapas, notas fiscais ou outros documentos.

A cabine possui outras facilidades, como porta-luvas com porta-copo embutido e outros três porta-objetos, portas com compartimentos, tacógrafo digital (item de série na versão para passageiros) e bancos dianteiros bipartidos que acomodam três ocupantes.

Suspensão e freios

A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, braços oscilantes inferiores à geometria triangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos com fixação elástica na carroceria. Na parte traseira a suspensão é composta por um eixo rígido tubular, com mola de uma lâmina longitudinal, o que contribui para a aderência e melhor dirigibilidade do veículo, carregado ou não, em qualquer tipo de piso. Os amortecedores são hidráulicos e telescópicos verticais.

A direção é hidráulica com comando a pinhão e cremalheira e os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados nas dianteiras). A capacidade do tanque de combustível é de 80 litros, o que garante uma excelente autonomia ao utilitário.

Segurança

Os equipamentos disponíveis de série no Peugeot Boxer também fazem deste veículo um dos mais completos do segmento. O cinto de segurança dianteiro é de três pontos, retrátil, com regulagem de altura e  bloqueio de folga para os assentos laterais e abdominal para o ocupante do assento central. A carroceria é construída com deformação progressiva e o veículo conta com corte de alimentação de combustível em caso de acidentes.

Além disso, possui chave de ignição codificada, lanterna traseira de neblina integrada, limpador de para-brisas dianteiro com duas velocidades e intermitência, piscas laterais, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos bipartidos para facilitar as manobras de estacionamento, apoios de cabeça dianteiros, alças de segurança para os passageiros dos bancos dianteiros e ganchos para reboque dianteiro e traseiro. Na versão para passageiros, os bancos a partir da segunda fileira trazem encostos elevados e cintos de segurança abdominais.

Conforto

Outro destaque do Peugeot Boxer são os itens que facilitam a vida a bordo para seus usuários. Direção hidráulica, apoios de braços nas portas dianteiras, reciclagem de ar com ventilação forçada com quatro velocidades e aquecimento (para o ambiente e para desembaçar vidros em dias de temperatura mais baixa), banco do motorista regulável em inclinação e distância e com revestimento em tecido e vinil estão entre eles. Há também um compartimento para garrafas e outro para objetos na porta do motorista, para objetos no painel e sob o banco do passageiro.

Além disso, o modelo apresenta para-sol com porta-documentos para o motorista e passageiro, luzes de cortesia na dianteira e na traseira, luzes de leitura dianteira, gancho para suporte de cabides, ganchos para amarração de bagagem na parte traseira, pré-disposição para rádio e porta corrediça lateral.


A Boxer 2013 chega às concessionárias nas seguintes versões: 

Minibus 16 lugares 2.3 HDi – R$ 87.490 

Consagrada versão utilizada no transporte de passageiros em curtas distâncias, essencialmente no transporte urbano ou de turismo.

Boxer Furgão Curto 330 2.3 HDi – R$ 77.390 

Versão de entrada entre as opções para transporte de carga. Compartimento de carga: 7,5 m³ de capacidade.

Boxer Furgão Médio 330 2.3 HDi – R$ 79.990 

Esta versão é 350 mm maior do que a versão de entrada o que lhe permite 1,5 m³ de capacidade de carga a mais (9,0 m³).

Boxer Furgão Médio 350 MH 2.3 HDi com Teto Elevado – R$ 84.590 

É a segunda opção com teto elevado. O compartimento de carga tem 10,0 m³.

Boxer Furgão Longo 350 LH 2.3 HDi com Teto Elevado – R$ 86.790

Com um entre-eixos maior (3.700 mm, ante 3.200 mm da versão anterior), é a mais versátil por permitir mais opções de uso e configurações. O compartimento de carga tem 12,0 m³.

Boxer Furgão Longo 350 LH 2.3 HDi com Teto Elevado Vidrado – R$ 87.990

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PSA Peugeot Citroën recebe o Prêmio “Motor Internacional do Ano” pela sexta vez consecutiva


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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis / Comunicação e Imprensa

A premiação, organizada pela publicação « Engine Technology International », reconhece mais uma vez o motor a gasolina de 4 cilindros e 1,6 litro com Injeção Direta e Turbo desenvolvido em cooperação pela PSA Peugeot Citroën e o Grupo BMW, na categoria de motores de cilindrada entre 1,4 e 1,8 litro.

O prêmio desta edição 2012 recompensa mais particularmente a versão de 200 cv de potência, que equipa versões dos modelos Peugeot RCZ, 308 CC e 308 GTI e dos Citroën DS4 e DS5. Este motor oferece 147 kw e um torque de 275 Nm, associadas a emissões de 155 g/km de CO2 nos Peugeot RCZ e Citroën DS5. O motor turbo a gasolina de 1,6 litro coroa uma família completa de motores de 1.4l e 1.6l, que disponibilizam potências entre 95 e 200 cv.

Dotada dos mais modernos avanços tecnológicos – injeção direta na versão com turbocompressor, comando de válvulas variável, bomba de óleo variável, entre outros – esta família de motores oferece importantes ganhos de consumo e emissões. Atualmente, na Europa, aproximadamente 75% dos modelos Peugeot e Citroën são equipados com esta família de motores a gasolina de 1.4l e 1.6l. O motor de 1,6 litro, por exemplo, equipa os modelos Peugeot 308, 3008, 5008, 508, e os Citroën C3, C3 Picasso, C4, C4 Picasso, C5, DS3, DS4 e DS5.

Carros de luxo passam de sonho de consumo à realidade


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Por GP Comunicação

O crescimento econômico do País e o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros nos últimos anos começam a tornar possível a realização de alguns sonhos de consumo. Apesar das lojas de carros importados sofrerem com a alta de mais de 23% na cotação do dólar, registrada de fevereiro até o momento, um segmento vem driblando as turbulências do mercado: a compra através da propriedade compartilhada. Com a vantagem de permitir a aquisição de carros premium por até um quarto do valor que uma compra individual custaria, o Prime Fraction Club, primeira empresa de compartilhamento desses bens no País, tem mantido a velocidade nos negócios e atraído ainda mais adeptos.

Com o objetivo de proporcionar ao mercado brasileiro uma maneira inteligente de ter, o Prime oferece ao mercado o compartilhamento de carros de marcas como Ferrari, Maserati, Lamborghini, Porsche e Audi, entre outros. No sistema de operação da empresa, cada associado adquire uma fração do carro desejado e tem o direito de desfrutá-lo durante duas semanas ao mês.

São oferecidos atualmente dez modelos de automóveis, divididos em quatro grupos distintos. No grupo 1 estão um BMW Z4 SDRIVE 23i e um Camaro SS;  no grupo 2, um Audi R8 5.2 V10 FSI Quattro R Tronic e um Porsche Cayman S 3.4 Mec.; no grupo 3, uma Ferrari California e um Maserati Gran Turismo S; já o grupo 4, diferente dos anteriores, concentra dois carros a mais. Neste grupo estão uma Ferrari 458, um Aston Martin Vantage V8 Coupé, um Lamborghini Coupé LP 560-4 e um Porsche 911 Carrera 4S.

Além da possibilidade do compartilhamento, que reduz o custo do veículo em até um quarto do seu valor real, o carro dos sonhos é entregue ao cliente com a manutenção em dia, limpo, higienizado e com o tanque cheio, o ideal de todo proprietário. O custo da cota varia de R$ 107.250,00* a R$ 1.041.250,00*, de acordo com o grupo escolhido, e há uma taxa fixa de manutenção, o que assegura não apenas que o veículo esteja sempre em ótimas condições, mas também reduz a sua desvalorização por tempo de uso e fabricação.

Geralmente, o público que opta por este formato de aquisição de bens é composto por pessoas de alto poder aquisitivo ou empresas que perceberam as vantagens do compartilhamento, pois, de outra forma, teriam um custo maior, além de longos períodos sem utilização da propriedade, o que tornaria o investimento oneroso e pouco produtivo.

Unimog U 20 da Mercedes-Benz assegura versatilidade na prestação de serviços em Budapeste


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Por Imprensa Mercedes-Benz

Desde outubro de 2011, uma frota de 21 veículos especiais Unimog U 20 da Mercedes-Benz opera no distrito de Buda, em Budapeste, capital da Hungria. Eles atuam nas áreas reservadas a pedestres do centro da cidade e nas calçadas ao longo do rio Danúbio.

Os compradores da empresa de limpeza urbana da cidade, a EKF Zrt, ficaram muito impressionados com as qualidades do Unimog U 20. Os múltiplos usos deste veículo Mercedes-Benz desempenharam um papel preponderante na decisão de compra do cliente. Nos meses de inverno, os veículos Unimog de Budapeste recebem equipamentos especiais para espalhar brita, areia ou sal em estradas cobertas pelo gelo e também para limpar a neve das vias. Já na primavera, são utilizados equipamentos de varrição. Isso significa que cada Unimog pode ficar em uso constante o ano inteiro, oferecendo serviços que combinam a alta qualidade do veículo com a dos implementos.

A versatilidade e a flexibilidade de uso do Unimog mostraram-se essenciais para esta mundialmente famosa cidade de 1,7 milhão de habitantes. Budapeste demanda serviços peculiares e extremamente variados para suas vias. Nesse sentido, a utilização diária do veículo o leva tanto para as amplas ruas, quanto para os calçadões de pedestres ao longo do Danúbio, vias estreitas na cidade antiga, vias congestionadas, trechos íngremes e em curvas das estradas de montanha de Buda.

O Unimog executa seu trabalho em condições de trânsito intenso. O ciclo regular climático de Budapeste caracteriza-se por invernos muito frios e verões quentes – o U 20 e seus equipamentos estão totalmente preparados para todos os desafios que as estações podem apresentar. Por exemplo, o recipiente de areia, sal e brita, com capacidade de 3 metros cúbicos, é inteiramente feito de aço inoxidável durável e incorpora um sistema hidráulico separado que oferece alta potência de sucção.

U 20 é 100% Unimog

Entre as características técnicas do Unimog U 20 incluem-se: tração em todas as rodas, rodado simples na traseira e na dianteira, bloqueios de diferencial, eixos portantes, molas helicoidais, amplas reservas de força, tomadas de força, dispositivos auxiliares de propulsão e um potente sistema hidráulico.

Este Mercedes-Benz destaca-se ainda por sua tecnologia de ponta em termos de segurança, operação e compatibilidade ambiental. Tudo isso faz do U 20 um veículo altamente versátil, que mantém o estilo das duas séries de modelos maiores. Porém, diferentemente dos modelos U 300 e U 500, o Unimog U 20 chama a atenção por sua excelente capacidade de manobras: o círculo de viragem de 12,60 metros se equipara ao de um automóvel, com os benefícios adicionais derivados do seu menor peso.

O motor de 4 cilindros do U 20, da série OM 904 LA (110 kW/150 hp e 130 kW/177 hp), apresenta altos padrões de tecnologia quanto aos gases de escape. Todos os veículos Unimog apresentam a tecnologia BlueTec (na qual os Óxidos de Nitrogênio são eliminados por meio da adição de ARLA), atendem às normas de emissões Euro 5 e também garantem reduzidos níveis de emissão de Material Particulado. A transmissão de 8 marchas permite velocidades entre  1,2 e 90 km/h.

O U 20 tem um peso bruto total - PBT entre 7,5 e 9,3 toneladas, enquanto a carga permitida por eixo é de 5 toneladas na dianteira e na traseira, o que significa que há capacidade suficiente para a montagem dos implementos.

Sua considerável capacidade de manobra deriva do comprimento do entreeixos, que é de apenas 2.700 mm.­ O sistema hidráulico de duplo circuito, a transmissão com tomada de força na dianteira e o suporte da placa dianteira ­comp­letam a gama de equipamentos opcionais e permitem que numerosos implementos sejam usados.

Unimog na Hungria

Os veículos Unimog têm uma longa tradição na Hungria. Desde seu início de produção em 1951, cerca de 1.000 unidades foram exportadas para este país, sendo que o departamento de limpeza da cidade de Budapeste é atualmente o segundo maior cliente. Hoje, são 40 unidades deste modelo Mercedes-Benz em sua frota municipal de 130 veículos. A maioria dos veículos Unimog opera em 19 departamentos de estradas de rodagem no país, mas muitos são também empregados no setor de energia, aeroportos e pelas ferrovias estatais. Nos últimos 40 anos, mais de 300 veículos Unimog foram vendidos na Hungria.

Mais de 380.000 veículos Unimog foram fabricados pela Mercedes-Benz desde 1951, incluindo-se mais de 10.000 unidades da série U 300, U 400 e U 500, introduzida no ano de 2000. Até 2002, o Unimog era fabricado na planta de Gaggenau, na Alemanha, quando sua produção passou a ser realizada pela planta de Wörth.

Caminhão Volvo: 90% é reciclável


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Por Marianne Oversen

Líder mundial em respeito ao meio ambiente no setor automotivo, a Volvo produz veículos ambientalmente corretos. Atualmente, cerca de 90% de um caminhão Volvo pode ser reciclado. “Temos que pensar no meio ambiente, em nossos recursos e nas futuras gerações”, diz Lars Martensson, diretor de meio ambiente de caminhões Volvo. “Respeito ao meio ambiente é um dos valores fundamentais da marca, e a sustentabilidade ambiental está presente em todos os processos e produtos da empresa”, diz o executivo. 

Reciclagem, no entanto, não é apenas uma questão ambiental. Também existem aspectos econômicos. “No futuro poderá haver escassez de metais e quando os preços subirem, será necessário reclicar mais ainda”, destaca Martensson.

Peças em boas condições podem ser usadas novamente, outras são recicladas ou utilizadas como fonte de energia. Os materiais de fabricação são selecionados tendo em mente a reciclagem.

A lista abaixo contém exemplos de peças que podem ser reutilizadas, recicladas ou transformadas em energia.

Baterias – Baterias em bom estado podem ser renovadas e vendidas. Ao reciclar, 60% do peso é chumbo, que pode ser fundido e utilizado em novas baterias. Cerca de 30% é ácido sulfúrico que  pode ser neutralizado e convertido em água. O restante é plástico que pode ser transformado em energia.

Discos/tambores de freio
– Podem ser reciclados através de fundição.

Pneus e Borrachas – Carcaças de pneus em bom estado podem ser recauchutados, senão transformados em tapetes, cones de marcação no trânsito, compostos de asfalto, ou usados para reciclagem na indústria de cimento. Borrachas de outros tipos, bem como tubos ou juntas, viram energia.

Eletrônica - Metais podem ser reciclados. Plásticos são reciclados em energia.

Vidro – Pode ser reciclado por meio de fundição.

Glicol – Pode ser reaproveitado se a qualidade for elevada. Em outros casos, neutralizado e convertido em água adicionando-se bactérias.

Gás do ar condicionado – O gás R134a (HFC), se não estiver contaminado com derivados de petróleo, pode ser reutilizado após a limpeza. Contaminado com óleo, é queimado e transformado em energia.

Lâmpadas – Todas podem ser recicladas depois de selecionadas.

Abafadores de ruído – Os mais antigos são puramente metal e podem ser fundidos. A partir da tecnologia SCR (Conama P7 no Brasil), os abafadores - além do aço inox da estrutura - contêm no seu interior um substrato cerâmico formando uma colméia composta com metais nobres e elemento ativo. A carcaça é reciclada enquanto o substrato cerâmico é fundido. Neste processo os metais nobres e o elemento ativo podem ser recuperados.

Metais em geral – Ferro, aço, alumínio, cobre e bronze têm alto valor agregado. São reciclados em até 100% por meio de fundição.

Motor, caixa e eixos – Se em bom estado, podem ser renovados. O metal é fundido e aplicado em novos componentes.

Óleo e filtro de óleo – Óleo de alta qualidade pode ser reciclado. Óleo contaminado, por exemplo, é utilizado como fonte de energia em indústria de cimento. Filtros de óleo podem ser reciclados em 90%. São centrifugados para separar o óleo. Metal e plástico são fundidos ou transformados em energia.

Texteis – Encinerados, são transformados em energia

terça-feira, 19 de junho de 2012

OR CAPAS® PROTEGE E VALORIZA COM QUALIDADE


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Além da tradicional lavagem e polimento, é muito importante oferecer uma proteção a mais para os veículos, sejam carros,motocicletas ou até mesmo karts ou quadriciclos. Para isso existem as capas de cobertura, item essencial para quem tem mais de um veículo na garagem ou o utiliza apenas nos finais de semana. Com capas de cobertura de qualidade seu veículo estará protegido contra chuva, sol, poeira e arranhões indesejados.

Pensando nisso, a OR Capas®, empresa fundada em 1995 em Curitiba,desenvolveu capas protetoras para diversas aplicações e finalidades.São produtos práticos, de ótimo acabamento e excepcional qualidade. Tudo isso para criar um produto diferente do que se vê no mercado nacional tradicionalmente.

            A OR Capas®, que atende a grande maioria das montadoras desde 1995, lançou há dois anos sua linha de acessórios com o objetivo de oferecer seus produtos ao varejo através de sua loja virtual, www.capasautomotivas.com.br e também revendedores pelo Brasil.

Com o objetivo de ser referência nacional na fabricação de capas automotivas e de proteção, a OR Capas® oferece também a seus clientes capas protetoras de banco multiuso impermeáveis e ainda uma variedade imensa de capas de estepe em 4 opções de materiais, inúmeras medidas e um acabamento muito superior, tornando-se assim fornecedora oficial de produtos originais para grandes montadoras.

Sobre a OR Capas®

A OR Capas® é uma empresa 100% brasileira que desde 1995 oferece capas de proteção automotiva para as mais diversas finalidades. Focada em oferecer sempre mais na fabricação de seus produtos, busca matéria-prima diferenciada, acabamento superior, design arrojado e soluções inteligentes. Tudo isso com o objetivo de criar produtos surpreendentes e de alta qualidade. Mais informações podem ser obtidas no site: www.orcapas.com.br

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A FIA revela o calendário do WRC 2013


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Por Ford para Todos

Ainda sem divulgar as datas de cada evento, a FIA oficializou o calendário com a lista dos países que vão acolher uma etapa do Campeonato Mundial de Rally da temporada 2013. Os países foram listados em ordem alfabética, após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo. As datas serão apresentadas mais tarde, num esforço da entidade de não coincidi-las com outros eventos da FIA, como, por exemplo, a Fórmula 1.

Os países confirmados são os seguintes: Argentina, Austrália, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Itália, México, Mônaco, Portugal, Espanha e Suécia, totalizando 13 provas. O Brasil e África do Sul, através de suas confederações, manifestaram, junto a FIA, o interesse de participar do WRC e, segundo a entidade que dirige o automobilismo mundial, entrarão na lista de pretendentes a sediar uma etapa do campeonato.

NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA – RALLY DA NOVA ZELÂNDIA

A próxima prova do campeonato será o Rally da Nova Zelândia, neste  final de semana. No decorrer da temporada, Sebastien Loeb, da equipe Citroen, vem se destacando com 4 vitórias em 6 etapas e ocupa a liderança com 119 pontos. Mikko Hirvonen, também da Citroen é o 2º colocado, com 89 pontos. Enquanto isso, Mads Ostberg, com Ford Fiesta RS WRC venceu apenas uma prova e ocupa o 3º lugar na classificação geral com 80 pontos. Outro vencedor de etapa foi Jari-Matti Latvala, da equipe Ford.

Assim, se a Ford quiser reverter essa situação precisa começar a vencer etapas, das 6 provas que ainda restam. Entre os construtores, a Citroen lidera com 194 pontos, contra 121 da Ford.

Triunfo histórico: Audi conquista a primeira vitória de um veículo híbrido em Le Mans


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Por Departamento de Imprensa Audi Brasil

A AUDI AG estabeleceu mais um marco tecnológico no automobilismo. Pela primeira vez na história da competição, um veículo com propulsão híbrida - o R18 Audi e-tron quattro - venceu a famosa 24 Horas de Le Mans, que no último final de semana teve sua 80ª edição.

Cerca de 240.000 pessoas assistiram a uma corrida fascinante, com os dramas e incidentes típicos de Le Mans e vivenciaram mais uma demonstração impressionante da Audi, que faz jus ao seu slogan “Vorsprung durch Technik”: os quatro carros R18 da Audi Sport Team Joest foram os mais rápidos e mais seguros da corrida e, após 24 horas, ocuparam a primeira, segunda, terceira e quinta posição. "Ao atingir esse resultado na corrida de longa duração mais importante do mundo, nossos engenheiros demonstraram sua alta competência tecnológica de uma forma impressionante", comentou Rupert Stadler, presidente mundial da AUDI AG, que assistiu de perto a corrida em Le Mans. "Com o e-tron quattro, em combinação com um design ultraleve, nós conseguimos colocar uma tecnologia completamente nova no grid e já conseguimos vencer. Essa é uma grande conquista, particularmente, aqui em Le Mans. Também vimos neste final de semana tudo o que pode acontecer durante a corrida e o quão é importante ter uma preparação perfeita”, completa.

Todos os Audi R18 tiveram a oportunidade de estar a frente desta 11ª vitória em Le Mans. Depois de 378 voltas, os vencedores do ano passado Marcel Fässler (CH), André Lotterer (D) e Benoît Treluyer (F) - que pilotaram o Audi R18 e-tron quattro - mantiveram a liderança. Dindo Capello (I), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (GB), vice-campeões, conquistaram a sua segunda colocação com o carro com tecnologia quattro, que combina o sistema de acionamento convencional de forma inteligente com um eixo de acionamento elétrico. A Audi já está testando essa tecnologia e pretende usá-la em breve também em seus veículos de série.

Os estreantes em Le Mans: Marco Bonanomi (I), Oliver Jarvis (GB) e Mike Rockenfeller (D), que pilotaram o Audi R18 Ultra, completaram o pódio na quarta vitória tripla para a Audi na 24 horas de Le Mans - a primeira vitória foi em 2000, em seguida 2002 e 2010. O trio Romain Dumas (F), Loïc Duval (F) e Marc Gené (E) pilotou o segundo R18 ultra e terminou em quinto lugar.

Com a sua décima primeira vitória em Le Mans, a Audi aumentou sua liderança no Campeonato Mundial de Endurance. Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish, vice-campeões, voltam a liderar o principal campeonato de pilotos do mundo.

Anuário Off-Road será lançado quinta-feira no espaço Off-Set em São Paulo


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Por RPXcom

O novo lugar badalado da noite de São Paulo (SP), o Espaço OFF-SET/Chácara Santa Cecília, localizado no bairro de Pinheiros, foi o local escolhido para receber o coquetel de lançamento do "ANUÁRIO OFF-ROAD 2011/12", produção da SHEZ Comunicação. O evento, que marca a nona edição da publicação, será realizado nesta quinta-feira (21 de junho), a partir das 20 horas, e reunirá os principais personagens do fora-de-estrada e da mídia nacional.

O livro coordenado pelo fotógrafo e jornalista Haroldo Nogueira e com produção editorial do jornalista Roberto Pierantoni tem 186 páginas coloridas, com papel couchê, capa dura e sobrecapa. Em seu conteúdo traz informações sobre o que de mais importante aconteceu no universo off-road durante a temporada 2011, ilustradas com cerca de 500 fotos inéditas e que mostram a essência das competições fora-de-estrada no País.

"Nesta edição comemorativa, procuramos ter um cuidado ainda mais especial com a edição das imagens e das informações. Conseguimos o salto qualificativo que a data merece", afirmou Haroldo Nogueira. "O mais legal é que conseguimos reunir em um mesmo espaço grande parte dos profissionais da fotografia e do jornalismo que vive e respira poeira", ressaltou.

Haroldo Nogueira é fotógrafo profissional há 33 anos, período em que trabalhou em diversas campanhas publicitárias. Ele tem mais de uma dezena de livros editados, boa parte deles focados no universo off-road e de aventura. Em seu currículo estão, além de nove edições do Anuário Off-Road, publicações como "Dakar: A Magia do Deserto", "Mitsubishi MotorSports", "Fórmula Indy", entre outros.

Onde Comprar Para adquirir a nova edição do Anuário Off-Road, que é publicado todos os anos desde 2004, basta escrever para os emails haroldo@shez.com.br ou hnsj@terra.com.br e solicitar o livro. A equipe da SHEZ Comunicação entrará em contato para providenciar o envio do exemplar com dedicatória do autor. O preço é R$ 110,00 mais o frete para localidades que não sejam a cidade de São Paulo.

SERVIÇO

Coquetel de lançamento "Anuário Off-Road 11/12"
Data: 21 de junho de 2012
Horário: 20 às 23 horas
Local: Espaço OFF-SET/Chácara Santa Cecília
Endereço: rua Ferreira de Araújo, 589, Pinheiros

Continental produz estudo sobre rumos da mobilidade urbana em São Paulo


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Por Assessoria de Imprensa da Continental

Atenta à evolução da mobilidade urbana e em oferecer respostas rápidas por meio da indústria automobilística, a Continental, uma das maiores fabricantes de componentes automotivos do mundo, divulga dados inéditos de seu estudo mundial sobre o tema. A pesquisa, realizada com cerca de 1.000 motoristas na Alemanha, EUA, França e China e com 500 adultos jovens (até 35 anos de idade) em 10 cidades do mundo (São Paulo, Berlim, Hamburgo, Paris, Moscou, Delhi, Los Angeles, Cingapura, Pequim e Bangkok), aborda o cenário atual e as perspectivas para o futuro de grandes metrópoles. No Brasil, foram analisadas informações de entre moradores e motoristas da capital paulista, que possui a maior frota do País, com cerca de 7 milhões de veículos.

A pesquisa aponta que o paulistano prioriza sua locomoção em veículo próprio, pois o carro garante maior flexibilidade a seus horários, sendo o meio de transporte mais importante no dia a dia. Apesar disso, outra ideia bem aceita na capital paulista é a de carros compartilhados, aparecendo com boa representatividade. O estudo mostra ainda o crescimento, na cidade, dos serviços de Park & Ride, que são estacionamentos para veículos com conexão com o transporte público.

Para os entrevistados da cidade de São Paulo, o transporte público aparece como uma alternativa aos grandes engarrafamentos, mas o nível de satisfação em termos de conforto, praticidade e segurança com esse tipo de opção é baixo, o que o torna menos atrativo para os atuais motoristas. O metrô foi o item melhor avaliado entre os pesquisados, mas ainda enfrenta restrições por conta da superlotação.

O estudo mostra, ainda, que praticamente todos os entrevistados da cidade de São Paulo, independente da região, enfrentam congestionamentos e dificuldades diárias para estacionar. Estes dois motivos são apontados como as principais razões para quem opta por não adquirir um veículo.

Com a pesquisa, a Continental deixa clara a atenção e os investimentos que aplica no desenvolvimento de soluções relacionadas à mobilidade em todos os países em que está presente, nos cinco continentes. O estudo demonstra o grande potencial de consumo de novas tecnologias, desde que venham acompanhadas de investimentos em infraestrutura e preços compatíveis aos dos veículos atuais. Nesse contexto, a empresa acredita que iniciativas públicas e privadas devam trabalhar em conjunto, com o intuito de aprimorar a mobilidade urbana, sobretudo nos grandes centros.

Volkswagen abre inscrições para programa de estágio 2013


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Por Volkswagen do Brasil

A Volkswagen do Brasil está com inscrições abertas, até o dia 9 de setembro, para o Programa de Estágio 2013, por meio do site "www.vw.com.br/estagio2013". No total, serão oferecidas aproximadamente 100 vagas para estudantes de cursos superiores e técnicos. Os estagiários atuarão nas unidades da Volkswagen do Brasil situadas em São Paulo (São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté e Vinhedo) e no Paraná (São José dos Pinhais). Ao se inscrever, o candidato pode escolher a unidade onde deseja fazer o estágio.

Os candidatos que fazem cursos superiores precisam estar cursando, em 2013, o penúltimo ou o último ano. Caso seja aluno de curso técnico, o candidato precisa estar no último ano, em 2013. Entre os benefícios oferecidos pela Volkswagen do Brasil estão bolsa auxílio, transporte fretado, seguro de vida, alimentação subsidiada na fábrica e desconto na compra de veículos zero quilômetro da marca.

Durante o programa, que tem duração de até dois anos, os estagiários selecionados terão um plano de desenvolvimento individual e atuarão no desenvolvimento e implantação de um projeto aplicativo pertinente à sua área. Outro importante objetivo do programa é oferecer a esses jovens uma vivência profissional alinhada às estratégias da empresa, ensinando-os a trabalhar em equipe e a superar desafios.

Vagas para Cursos Superiores:

    Engenharia Produção / Mecânica / Industrial / Eletrônica / Metalúrgica / Controle e Automação / Mecatrônica / Elétrica / Química / Materiais
    Administração / Administração com ênfase em Comércio Exterior
    Economia / Ciências Econômicas
    Tecnologia da Informação
    Química
    Ciências Contábeis / Ciência da Computação
    Publicidade e Propaganda
    Marketing
    Jornalismo
    Direito
    Recursos Humanos
    Psicologia
    Secretariado

Vagas para Cursos Técnicos na unidade de São Bernardo do Campo (SP):

    Administração
    Informática
    Mecânica
    Mecatrônica
    Secretariado
    Química

Recorde de inscrições em 2011

Em 2011, o Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil bateu recorde histórico de procura, com 25.436 inscrições de universitários e estudantes de cursos técnicos para as 70 vagas oferecidas pela companhia. O número de candidatos é 20% maior que no ano anterior. Para se ter uma ideia da concorrência no processo, a relação candidato/vaga é de 360, 35 vezes mais que a média de procura nos cursos da Fuvest, maior vestibular do País. O processo também é sete vezes mais concorrido que o vestibular para o curso de medicina, que teve 49 candidatos por vaga em 2011.

Rio + 20 - BMW Group realiza conferências e apresenta modelos elétricos


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Por BMW Group

Após vinte anos, a Cidade do Rio de Janeiro é novamente palco da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Rio + 20.

Com dois temas principais: como criar uma economía verde para alcançar o desenvolvimento sustentável e tirar as pessoas da pobreza; e como melhorar a coordenação internacional para o desenvolvimento sustentável, a Conferência Rio + 20 é também uma oportunidade de pensar como queremos o mundo daqui a 20 anos.

O BMW Group, empresa que estabeleceu sustentabilidade ecológica e social em toda a sua cadeia de valor e foi classificado como líder de indústria pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (Dow Jones Sustainability Index) nos últimos sete anos, é parceiro oficial do comité organizador da Rio + 20, fornecendo veículos para Chefes de Estado e Autoridades, além de expor suas inovações no campo de sustentabilidade por meio de veículos elétricos e palestras com especialistas, membros do board da BMW AG e o presidente do BMW Group Brasil, o Sr. Jörg Henning  Dornbusch.

Durante os días 13 e 24 de junho, em uma área de 400 m2, o pavilhão do BMW Group, intitulado de “Lounge de Sustentabilidade BMW Group: Ideias, Diálogo, Exemplos. Levando a Sustentabilidade Além dos Produtos”, exibirá o escopo completo de suas iniciativas de sustentabilidade por meio de sua ideais e tecnologia de produtos.

Palestras sobre a sub marca BMW i, Mobilidade Elétrica e ações com ONG Vaga Lume, que levará nove educadores e nove adolescentes do norte e sudeste do Brasil para debater sobre educação ambiental, acontecerão  no Lounge BMW. Em paralelo, o BMW Group traz aos participantes da Rio + 20 o modelo elétrico MINI E. O carro estará disponível para test drive durante todos os dias da Conferência, em uma área do Autódromo de Jacarepaguá.

Porsche GT3 Brasil monta Race Control com padrão internacional em suas corridas


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Por LetraNova Comunicação

Pelo menos durante as provas do Porsche GT3 Brasil, os autódromos brasileiros passarão a ter um "Race Control" similar aos encontrados nos principais circuitos internacionais. Nove monitores de TV, todos acoplados a aparelhos de DVD graváveis, estarão à disposição do diretor de prova e dos comissários desportivos na torre de controle do autódromo Velo Città, onde será disputada neste sábado a quarta etapa da temporada de 2012. Na próxima, em Interlagos, os recursos do Race Control serão ampliados para 14 monitores.

O Race Control é a sala na qual o diretor de prova segue as corridas, auxiliado pelos comissários desportivos. Nos autódromos de Estoril e Algarve, em Portugal, onde a Porsche GT3 Brasil fez as etapas de abertura da temporada de 2012, os recursos do Race Control são permanentes: em uma sala, quase 30 monitores permitem acompanhar tudo o que acontece no traçado. Cada aparelho exibe a imagem captada pelas câmeras fixas instaladas ao longo do circuito. Em outros dois, pode-se acompanhar a imagem que vai ao ar na transmissão de TV e a tela da cronometragem oficial. No Brasil, sistemas semelhantes só são instalados durante a realização de eventos internacionais, como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, e a etapa brasileira do WTCC, em Curitiba.

"Nossa intenção foi oferecer aos comissários desportivos condições de trabalho à altura do que se espera em um evento como o Porsche GT3 Brasil", explica Dener Pires, diretor da categoria. Sérgio Berti, diretor de provas do Porsche GT3 Brasil, acrescenta: "Esses recursos dão à direção de prova muito mais respaldo, especialmente para observar pontos da pista que ficam fora da visão da torre de controle. Também temos condições melhores de avaliar a atuação em operações de resgate de veículos ou socorro médico".

Cada monitor de TV é acoplado a um gravador digital com HD de 160 GB - é possível, portanto, gravar os três dias de evento ininterruptamente. O aparelho possui recurso de replay que permite que uma imagem possa ser analisada detalhadamente sem que haja interrupção de gravação. Esse recurso é particularmente importante para os comissários desportivos poderem tomar a decisão justa quanto a eventuais punições aos pilotos. "Tínhamos imagens de um único monitor e agora passamos a ter de dez. É uma ferramenta de trabalho importantíssima", reconhecem Carlos Montagner, José Campiti e o ex-piloto Alfredo Guaraná Menezes, comissários desportivos da categoria.

Nissan lança primeiro manual do proprietário feito por clientes


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Por Nissan no Brasil

Em mais uma ação inovadora, a Nissan lança na Europa o primeiro manual de proprietário feito pelos próprios clientes. Projetado para ajudar os compradores do Nissan LEAF a tirar o máximo da tecnologia do primeiro carro 100% elétrico produzido em massa, o manual é totalmente em vídeo e foi apresentado no 70º dia da campanha “Big Turn On”, iniciativa pan-europeia da marca que foca conscientização das pessoas sobre os carros elétricos. O projeto pretende conseguir um milhão de adeptos dos carros elétricos em 100 dias - faltando um mês para o final, já são 900 mil adeptos.

O manual do proprietário feito pelos clientes é totalmente em vídeo, o que permite qualquer interessado acessá-lo pelo site da Big Turn On - http://www.the-big-turn-on.com/ e no YouTube. O material tem quatro donos e entusiastas do Nissan LEAF no Reino Unido falando sobre a tecnologia e desempenho do modelo. O guia derruba alguns “mitos” comuns sobre o Nissan LEAF, incluindo a autonomia. O modelo completamente carregado consegue percorrer 160 km, distância diária percorrida por 90% dos motoristas europeus.

Um dos entrevistados é Mark Goodier, radialista e empresário conhecido como o primeiro comprador de um Nissan LEAF no Reino Unido. “Possuir um carro como esse é dizer que nós nos preocupamos com o meio ambiente e com o ar limpo nas cidades. E também com nosso dinheiro”, diz. A autonomia não é um problema, segundo Goodier. “O Nissan LEAF muda a maneira que você dirige, pois você fica atento em tirar a melhor autonomia da bateria.”

Outro entrevistado, o engenheiro eletrônico Richard Tood, acredita que a Nissan realmente pensou em fazer um carro de fácil utilização: “No inverno, meia hora antes de usar o carro, eu simplesmente o ligo o botão de controle de temperatura, esquentando o carro. Esse sistema funciona pela energia do motor elétrico ao invés da bateria do carro”, explica.

domingo, 17 de junho de 2012

Kia Optima e Kia Sorento entram na lista de Melhores Carros Familiares de 2012, nos EUA


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Por Textofinal de Comunicação Integrada

A revista Parents e o site Edmunds.com, ambos dos Estados Unidos, incluíram o sedã Optima e o SUV Sorento na lista de ‘Melhores Carros Familiares 2012’. O prêmio reconhece os veículos que possuem segurança, confiabilidade e acessibilidade como prioridades. O fato de Optima e Sorento terem sido considerados ‘Top Safety Pick’ pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) foi um fator importante para estarem na cobiçada lista de somente 15 veículos premiados. Outros critérios considerados foram desempenho, qualidade do interior, design exterior, itens propícios para a família e tecnologia.

Como design arrojado e valor já não são mais mutuamente excludentes, o Optima e o Sorento mudaram a forma como muitos consumidores pensam sobre carros de família”, disse Michael Sprague, vice-presidente de marketing e comunicação da Kia Motors America (KMA). “Esse reconhecimento das duas fontes líderes nos segmentos familiar e automotivo – a revista Parents e o site Edmunds.com – reforçam o porquê esses dois veículos Kia estão entre os nossos produtos mais vendidos e mais famílias estão considerando um Kia pela primeira vez”.

Este é o quinto ano que editores da revista Parents e especialistas em automóveis do Edmunds.com colaboram em nomear os ‘Melhores Carros Familiares’. Centenas de veículos são avaliados ao longo do processo de escolha, e os proprietários que dirigem esses carros também são consultados previamente para chegar à nomeação dos vencedores.

Comprar um carro novo é uma decisão grande para uma família. Nosso guia torna esse processo mais fácil”, disse Dana Points, editora-chefe da revista Parents. "O Optima e o Sorento entraram em nossa lista porque são seguros e acessíveis, além de terem itens inteligentes e favoráveis ​​à família, que deixam filhos e pais felizes”.

Embora ambos os veículos sejam campeões de vendas, o Optima é considerado a atração da linha Kia. “A Kia se reinventou ao longo dos últimos anos, e o belo sedã Optima é uma parte grande dessa revolução", disse Scott Oldham, editor-chefe do Edmunds.com. “Tanto no interior quanto no exterior, o Optima passa a sensação de custar mais do que o dobro de seu verdadeiro preço. Adicione a isso um interior espaçoso, motorização eficiente e excelente garantia, e é fácil recomendá-lo para as famílias”.

Volkswagen apresenta Fox e Polo BlueMotion em Conferência Rio+20


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Por Volkswagen do Brasil

Um dos objetivos da Volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido são desenvolvidos com base no conceito BlueMotion Technologies, como o Fox e o Polo BlueMotion, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, essas tecnologias abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribuem para preservar os recursos energéticos.

O recém-lançado Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com este conceito. Os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). O Polo BlueMotion, por exemplo, consome 15% menos combustível do que a versão tradicional do Polo.

Os veículos BlueMotion, em geral, utilizam materiais de alta resistência que os tornam mais leves; têm inovações em design para melhorar a aerodinâmica; pneus "verdes", que oferecem menor resistência ao rolamento, entre outros itens inovadores.

O nome BlueMotion não é apenas a designação de uma série ecológica, mas carrega consigo o posicionamento e a atitude do Grupo Volkswagen. "Blue", que significa "azul" em inglês, é a cor corporativa da marca e, assim como no conceito "Think Blue.", remete a elementos naturais a serem preservados, como água e ar. "Motion", que por sua vez quer dizer "movimento", incorpora o aspecto dinâmico, da mobilidade voltada para o futuro.

Fox BlueMotion

Mais do que apresentar uma versão ambientalmente correta, a Volkswagen fez questão de tornar o Fox BlueMotion uma opção acessível: seu preço está posicionado cerca de 3% acima do valor do Fox 1.6 "normal", uma diferença facilmente amortizável em curto prazo pela economia proporcionada pela versão "ecológica".

Com um estilo voltado à eficiência, o Fox BlueMotion teve sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe foi analisado buscando o menor arrasto. A grade frontal superior tem formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas, garantindo eficiência aerodinâmica e ao mesmo tempo mantendo as características do DNA da marca Volkswagen.

Com a utilização de "pneus verdes", que contém maior quantidade de sílica na sua composição, associado a um aumento da pressão de enchimento de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro), foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 23%. Para manter as condições de conforto e dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.

Para auxiliar o motorista a uma condução mais econômica, o Fox BlueMotion traz no painel, além do computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do tradicional velocímetro analógico. Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.

O desenvolvimento do Fox BlueMotion envolveu centenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen. Foram realizados testes de laboratórios em dinamômetros no Brasil e na Alemanha para aferir o desempenho e a resistência do motor, ao mesmo tempo em que milhares de quilômetros foram percorridos em estradas e pistas sob as mais diversas condições climáticas, adequando o carro para os mais diferentes tipos de utilização.

Polo BlueMotion

A versão BlueMotion do Polo garante uma redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Além das alterações mecânicas e eletrônicas que foram estudadas para diminuir os índices de consumo e emissões, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, o Polo BlueMotion exibe uma série de aperfeiçoamentos aerodinâmicos, um fator que, por si só, melhora a resistência aerodinâmica e diminui sensivelmente o consumo.

Começando pela parte frontal, o modelo exibe uma grade com desenho diferenciado. Com menos aletas, ela gera menos turbulência quando o carro entra em movimento. O modelo também ganhou um spoiler integrado ao parachoque, outra solução que melhora a penetração aerodinâmica.

O jogo de pneus "ecológicos" 165/70 R14 usados no modelo também cumpre uma função ambientalmente adequada. A maior quantidade de sílica presente em sua composição diminui o atrito com o piso (sem diminuir a aderência), o que exige menos esforço do motor para tracionar o veículo com eficiência e segurança.

Outro cuidado da Engenharia da Volkswagen: a suspensão do Polo BlueMotion foi rebaixada, com o intuito de também aprimorar a penetração aerodinâmica. A direção com assistência eletro-hidráulica é outro recurso adotado para diminuir sensivelmente os níveis de emissões e de consumo, pois exige menos esforço do motor.