quinta-feira, 27 de março de 2014
As diferenças entre os pneus de pista e de rua
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Por Julie Garcia
Os veículos de corrida são preparados para passar por situações muito mais extremas que os veículos de passeio, que priorizam o conforto e a segurança em detrimento da velocidade. Muitas vezes, os carros de corrida podem ser uma forma de testar novas tecnologias, no entanto algumas características não se adaptam bem às necessidades das ruas.
Tecnologias exclusivas
Os pneus utilizados pelos veículos de corrida são produzidos para aguentar altas temperaturas, em torno dos 100º C, e são próprios para garantir a melhor aderência ao asfalto. O contato do pneu com a pista é maior com as borrachas penetrando nos poros do asfalto, fazendo com que os pneus tenham um desgaste muito maior - algo completamente contra os princípios dos pneus de passeio. Enquanto os pneus Pirelli, utilizados na Fórmula 1, duram por 100 quilômetros, os pneus da mesma marca, para carros de passeio, duram cerca de 40 mil.
Como a importância dos pneus de competição está na aderência e na velocidade, para a modalidade, foram desenvolvidos que tivessem excelente aderência ao mesmo tempo que possuíssem a melhor aerodinâmica.
Condições normais
Para as condições climáticas normais, são encontrados dois tipos (macio e duro) que se subdividem em supermacio, macio, médio e duro. Quanto mais macio, maior a aderência e quanto mais duro, maior velocidade e durabilidade. Deste modo, os pneus macios são bons para garantirem a segurança em pistas com muitas curvas, enquanto o pneu duro é ideal para alcançar as maiores velocidades.
Condições chuvosas
Um dos principais problemas que os pneus da Fórmula 1 devem enfrentar é a chuva. Para isso, existem modelos que ajudam o piloto a alcançar o melhor desempenho. Entre os modelos estão o “intermediário” e o “chuva”, muito polêmicos quanto a seu uso. No entanto, a definição é que o intermediário é utilizado nos momentos em que a chuva não é muito intensa e o chuva no momento em que há muita água na pista.
Os pneus nas ruas e estradas
Na ruas, os veículos devem estar preparados para enfrentar quaisquer situações, pois não é possível contar com uma equipe que coloque o pneu ideal para cada momento - de curvas, na chuva, ou em terreno mais acidentado. Por isso existem tantos modelos e tamanhos diferentes, como os modelos run flat e muitos outros, sendo importante que o motorista analise os obstáculos mais comumente enfrentados e selecione o pneu que melhor atenda suas necessidades.
quarta-feira, 26 de março de 2014
Audi revela o novo R18 e-tron quattro
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Por Departamento de Comunicação Audi do Brasil
A Audi começou a temporada 2014 da WEC com uma aparição espetacular. O novo Audi R18 e-tron quattro não rodou seus primeiros quilômetros em Le Mans na legendária pista de corrida na França Ocidental, mas sim, em tráfego público. O piloto Tom Kristensen, com nove vitórias debaixo do braço e o dono do recorde das 24 Horas de Le Mans, dirigiu o esportivo híbrido a diesel da Catedral de Saint-Julien du Mans, no centro da cidade, até a pista de corrida.
Acompanhado por câmeras de TV e fotógrafos, além de ser a estrela de uma transmissão ao vivo pela internet, o novo LMP1 de corrida da Audi completou a distância de quase 10km através da cidade, deu uma volta no Circuit Bugatti e chegou na frente do Welcome Center da pista de corrida em meio a aplausos de jornalistas e convidados internacionais. “Eu corro em Le mans desde 1997 mas isso foi completamente novo para mim também, e muito emocionante,” disse Tom Kristensen, que em 2006 dirigiu o revolucionário Audi R10 TDI em sua estreia mundial – em Paris – no meio do tráfego público também.
Além do caminho incomum que trouxe de volta memórias de uma era em Le Mans de um passado distante, quando os corredores chegavam em seus próprios carros de corrida, a Audi supreendeu o público com um novo uniforme para o carro. Enquanto a lataria do novo R18 e-tron quattro ainda é preta com detalhes vermelhos, como era quando o carro fez sua primeira aparição em Dezembro, um novo incrível esquema de cores captura o olhar. O novo esquema de cores com branco, prata, vermelho e preto mostra gráficos novos e expressivos. “As cores são simbólicas,” explica Dirk van Braeckel, Gerente de Design Motorsport e Projetos Especiais da Audi. “O prata enfatiza os sucessos anteriores em corridas. Como uma cor muito quieta, serve como base para nosso novo uniforme. Branco, como segunda cor, harmoniza bem com o prata e mantém a claridade. Representa a direção híbrida. O branco é usado assimetricamente para simbolizar a complexidade da tecnologia powertrain.” Os contornos foram modelados a partir das faixas condutoras nas PCBs, mas claramente aparecem abstratas.
A próxima cor é o preto. É a cor usada nas asas da frente e de trás, e também em seções do pára-lamas e nas laterais, com contornos geométricos bem definidos. “Optamos pelo preto matte, que faz um contraste bonito com o branco brilhante,” diz van Braeckel. “O preto representa o design leve. A aparência negra da grande barbatana na tampa do motor representa algo como uma espinha dorsal.” Um vermelho único – a cor de performance da Audi – completa os gráficos. Características especiais incluem as superfícies refletoras dos elementos, os logos da Audi e inscrições que são exclusivamente aplicadas a essas áreas, assim com a orientação longitudinal da cor no conceito geral. “A pintura refletiva é particularmente impressionante a noite e dá aos espectadores uma experiência ainda melhor,” explica van Braeckel. “A orientação longitudinal dos gráficos expressam a velocidade que é típica de Le Mans. Até os aros incluem detalhes em vermelho. Com a rotação da roda, o efeito final é muito dinâmico.”
Mais capacidade cúbica para maior eficiência
O Audi R18 e-tron quattro não só causou uma sensação em seu caminho por Le Mans por sua aparência impressionante. No início de uma nova era tecnológica, a Audi publicou os dados técnicos chave do powertrain do carro de corrida. Por exemplo, a capacidade cúbica do V6 TDI foi aumentada de 3,7 litros para 4, para otimizar o motor que já era muito eficiente. Depois de testar vários sistemas de recuperação de energia, a Audi decidiu competir na classe de até dois megajoules de recuperação de energia em Le Mans. A energia flui exclusivamente de uma unidade de gerador a motor (MGU) no eixo dianteiro e é armazenado em um sistema de armazenamento de energia do volante. “Optamos por esse conceito depois de testes extensos,” disse o Diretor da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. “Na nossa opinião, fornece o melhor balanço entre uso eficiente de energia, tamanho, peso, eficiência em conversão de energia, capacidade de resposta, dirigibilidade e uma estratégia de operação favorável – combinada com durabilidade, que é o requisito básico para sucesso em Le Mans.”
Em 28 e 29 de março, o Audi R18 e-tron quattro participará do teste oficial do FIA World Endurance Championship (WEC) em Le Castellet (França) antes dos Campeões Mundiais Audi começarem a defesa de seus títulos em Silverstone, no Reino Unido, em 20 de abril.
Volkswagen realiza doação de um veículo e cinco motores para o SENAI
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Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
A Volkswagen do Brasil realizou nesta terça-feira, 25 de março, a doação de um veículo e cinco motores para escolas técnicas do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Com o objetivo de apoiar o ensino profissionalizante e o desenvolvimento da capacitação técnica e tecnológica, todos os itens serão destinados para os cursos de mecânica automotiva da entidade, como recursos de treinamento para os alunos.
A cerimônia de entrega da doação foi realizada na fábrica da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust, recebeu dois representantes do SENAI no Estado de São Paulo: o gerente regional, Adelmo Belizário, e o diretor da Escola Automobilística do Ipiranga, Fábio Rocha da Silveira. Além disso, Rust fez um agradecimento especial a todos os envolvidos em operacionalizar a doação.
Os cinco motores doados pela empresa serão distribuídos para unidades do SENAI alocadas nas cidades de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Curitiba (PR) e Taubaté (SP). O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, da fábrica Anchieta, também receberá um dos motores, já que oferece curso de mecânica automotiva em sua grade de ensino. Quanto ao veículo, ele será doado para o SENAI do bairro Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo, que é referência na educação profissional em áreas automotivas.
O vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust, afirmou que a doação do veículo e dos motores reforça o incentivo contínuo da Volkswagen em formar e a capacitar jovens profissionais, o que faz parte da cultura da empresa. “A Volkswagen do Brasil busca estreitar ainda mais a sua parceria com o SENAI, contribuindo com o aprimoramento da capacitação profissional desses jovens que a empresa tanto aposta, além de gerar benefícios à empresa e à sociedade”, diz.
“Em nome do SENAI, agradeço muito a parceria com a Volkswagen, que é uma das nossas maiores apoiadoras. O veículo e os motores doados serão de grande valia para a aprendizagem dos jovens”, comenta o gerente regional do SENAI, Adelmo Belizário.
Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI em São Bernardo do Campo
Em 25 de maio de 2014, a Volkswagen do Brasil comemorará 41 anos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Inaugurada em 1973, na fábrica Anchieta, a escola é a primeira do ramo de ensino dual da indústria no País e já capacitou mais de 6.300 profissionais, sendo um referencial no avanço da qualificação dos trabalhadores brasileiros.
“A formação e capacitação de profissionais faz parte da cultura da Volkswagen, desde o início de suas operações, na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos implementar esse modelo por meio de uma parceria com o SENAI, que se tornou referência no País. Essa aposta em jovens talentos é uma estratégia muito positiva, que gera benefícios à empresa e à sociedade”, disse Holger Rust, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.
Atualmente, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), forma em média 60 aprendizes por ano, numa estrutura que envolve 12 professores, 19 salas de aula e laboratórios equipados, onde os estudantes participam de aulas teóricas e aplicam também seus conhecimentos em atividades práticas.
O gerente executivo de Educação Corporativa da Volkswagen, Raimundo Ramos, explicou que a parceria entre SENAI e Volkswagen tem como principal objetivo a formação de alta qualidade. “Procuramos atualizar constantemente o conteúdo da qualificação, assim como investir em equipamentos de ponta, instrumentos de alta precisão, mecânica e robôs, visando a constante excelência na qualidade do ensino”, disse.
A grade curricular dos cursos de Mecânico Industrial e Técnico em Mecatrônica contempla áreas como elétrica, manutenção mecânica, solda, usinagem e robótica, entre outras, visando atender a crescente demanda de profissionais qualificados da empresa e do mercado. Os cursos realizados no período do contrato de aprendizagem de dois anos são suplementares, possibilitando a diplomação em cada um deles.
“Nesses cursos o jovem aprendiz é preparado para seu primeiro emprego, incorporando conceitos e práticas, no nível individual, de desenvolvimento e coletivo, de trabalho em equipe, o que promove a formação do profissional hábil, compromissado e ético”, afirmou Marco Artur Constantino, diretor do Centro de Formação Profissional e um dos primeiros instrutores da escola.
Proprietários do Nissan LEAF tiram dúvidas por meio de suas experiências
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Por NissanNews.com.
Para comemorar as mais de 100 mil unidades vendidas do Nissan LEAF em todo o mundo e os US$ 28 milhões estimados em economia de combustível desde o lançamento do modelo, em dezembro de 2010, a Nissan promove a ação digital "Donos verdadeiros, respostas reais". Em um site especial (www.nissanusa.com/electric-cars/leaf/owner-questions/), proprietários do primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala respondem dúvidas sobre a tecnologia e o uso do modelo no dia a dia com suas experiências pessoais.
Entre as dúvidas comuns respondidas estão "Onde recarregar as baterias?"; "Quanto já economizou dirigindo o LEAF?"; "Qual o custo de propriedade?" e "Quais as formas de estender a carga da bateria durante o uso?". No site, os interessados encontrarão mais de 500 respostas e 200 imagens e vídeos originais de quem mais entende do carro: os proprietários. Há também o link para a comunidade do modelo no Facebook, na qual as perguntas são respondidas diretamente (www.facebook.com/nissanleaf). Um dos destaques do site é o vídeo postado pelo proprietário Neal Wagner, que mostra a viagem até o no vulcão Haleakala, em Maui, Havaí, para recarregar seu LEAF.
A campanha foi criada em parceria com a Critical Mass, agência de mídia digital da Nissan na América do Norte, que também criou a premiada campanha de lançamento do Nissan LEAF , em 2010.
Ford exibe Mustang ao topo do Empire State para comemorar os 50 anos do modelo
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Por Imprensa Ford
A Ford vai colocar um Mustang no topo do Empire State Building, em Nova York, nos dias 16 e 17 de abril, recriando uma das ações que marcaram o lançamento do carro há cerca de 50 anos. O veículo ficará exposto no mirante do prédio, um dos ícones mundiais.
"Nova York é uma das maiores cidades do mundo e o lugar onde a história do Ford Mustang começou há 50 anos", diz Mark Fields, chefe de operações da Ford. "Estamos empolgados em visitar esse marco arquitetônico que tem sido o coração do horizonte de Manhattan há 83 anos, com a nova geração do carro que é a alma da Ford."
Transportar um carro 86 andares acima das ruas densamente povoadas de Manhattan não é uma tarefa simples. Nenhum guindaste móvel é capaz de alcançar o mirante no 86º andar e a torre alta sobre o terraço relativamente estreito também torna impossível o transporte por helicóptero. Assim, a única opção viável é o elevador.
Quando o Empire State Bulding foi aberto em 1931, como o prédio mais alto do mundo - título que manteve por quase 40 anos - ninguém imaginou transportar um carro nos seus elevadores. Mas, em 1965, um protótipo do Mustang conversível foi cortado em três partes, mais o para-brisa, para caber nos elevadores.
"Como bons artesãos, nosso time está medindo duas vezes para cortar uma e garantir que esse Mustang possa subir nos elevadores", diz Dave Pericak, engenheiro chefe do Mustang. "Como o time que fez isso em 1965, nossa equipe visitou o Empire State Building antes de começar e tirou medidas cuidadosas dos novos elevadores e portas antes de cortar o carro."
O novo Mustang é cerca de 18 centímetros mais comprido e 10 centímetros mais largo que o original, tornando o desafio ainda maior. Trabalhando com dados virtuais de engenharia, a equipe identificou os lugares certos para fazer os cortes de modo que ele possa ser levado em carrinhos especiais nos elevadores. Quando tudo tiver subido os 86 andares, os técnicos terão menos de seis horas para remontar o carro que ficará exposto no local.
Caravanas
Também a partir do dia 16 de abril, fãs de 16 países se reunirão nos Estados Unidos para celebrar os 50 anos do Ford Mustang. A comemoração oficial internacional será tão grande que a Ford e o Mustang Clube da América vão realizá-la simultaneamente em dois locais, de 16 a 20 de abril. O clube também organizou caravanas para que os donos de Mustangs possam viajar em grupo para cada evento.
Fãs da América do Norte, América do Sul - incluindo o Brasil -, Europa, Austrália e Nova Zelândia vão desfilar as bandeiras de seus países nos autódromos de Charlotte, no Leste dos Estados Unidos, e Las Vegas, no lado Oeste.
"Embora o Ford Mustang não seja vendido globalmente, a paixão pelo 'pony car' é realmente internacional", diz Ronald Bramlett, diretor do Mustang Clube da América. "Fãs de todo o mundo vão participar da comemoração e alguns estão transportando seu Mustang aos Estados Unidos para o evento."
Modelo mais avançado já produzido da linha, o novo Mustang será vendido na Europa em 2015. Seu design aerodinâmico é acompanhado por motores de alta performance, incluindo o novo 2.3 EcoBoost e o 5.0 V8 com mais de 426 cv.
O 919 Hybrid é apresentado no Porsche Museum
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Por Porsche Latin America, Inc.
O Porsche Museum em Stuttgart-Zuffenhausen está se adequando ao retorno do fabricante de carros esportivos a Le Mans. Em uma abrangente mostra especial que vai de 26 de março a 13 de julho de 2014, a Porsche está examinando não apenas seus diversos sucessos anteriores na corrida de endurance francesa, como também apresenta seu comprometimento atual com Le Mans: o 919 Hybrid será mostrado pela primeira ao público em geral no Porsche Museum. O lançamento do carro ocorreu há apenas três semanas na Exposição de Automóveis de Genebra.
A área de exposição no Porsche Museum foi transformada em uma pista de corridas em homenagem à famosa corrida de endurance. O enfoque é dado ao 919 Hybrid, o laboratório de pesquisa mais rápido e o carro de corridas mais complexo que a Porsche já construiu. O início da história da Porsche em Le Mans em 1951 marca o começo da mostra especial intitulada “24 Hours for Eternity”. Situações dos anos de corrida vitoriosos, encenadas em muros prismáticos de tamanho natural e em trechos das pistas como, por exemplo, na reta de Hunaudières, guiam os visitantes do museu através desta mostra especial.
Mais de vinte carros de corrida diferentes contam a história única e emocionante desta legendária corrida de 24 horas. Junto com o 919 Hybrid, é possível ver pela primeira vez no Porsche Museum o Porsche 908/2 Spyder de traseira longa ano 1969, o Porsche 911 T/R ano 1971, o Porsche 911 3.0 RSR ano 1974, bem como o Porsche 936/81 Spyder ano 1981 e muitos outros. O Porsche 936, que já havia vencido corridas em 1976 e 1977, foi reativado em 1981 para a corrida de 24 horas. Com uma velocidade de 360 km/h, o 936 é o veículo mais rápido na reta de Mulsanne e traz aos pilotos Jacky Ickx e Derek Bell a sexta vitória geral, com 14 voltas de liderança.
Os carros na mostra também incluem o Porsche 935 ano 1979, o Porsche 911 GT2 Le Mans, o Porsche 962 GT Dauer Le Mans ano 1994, bem como o WSC LMP1 de 1998. Com o 962 GT Dauer Le Mans, a Porsche terminou a corrida de 24 horas sob a direção da equipe Joest em 1994. Com este carro, Mauro Baldi, Yannick Dalmas e Hurley Haywood conquistaram a 13ª vitória geral para a Porsche. O modelo que Hans-Joachim Stuck, Danny Sullivan e Thierry Boutsen dirigiram esperam pelos visitantes aqui no museu. Esta e outras famosas lendas históricas da corrida famosa ganham vida na mostra especial. Várias peças históricas e tecnológicas pequenas como capacetes, um disco de freio de um Porsche 956 e o diário de Ferry Porsche da coleção do arquivo corporativo da Porsche complementam perfeitamente a jornada histórica através do tempo da Porsche em Le Mans.
No fim de semana da corrida, o Porsche Museum ficará aberto pela primeira vez por mais de 24 horas seguidas, desde as 9h00min no sábado, 14 de junho até as 18h00min do domingo, dia 15 de junho. Os visitantes e fãs da corrida de endurance podem acompanhar a corrida ao vivo como parte de um programa de veiculação ao público, pelo qual a corrida pode ser assistida nos monitores dentro e fora do prédio do museu. A entrada ao museu é franca no fim de semana da corrida.
A loja do museu conta com uma seleção de itens específicos como parte da mostra especial de Le Mans à venda para o público. Juntamente com cartazes, cartões postais e camisas polo, todos os 16 campeões gerais de Le Mans estarão à disposição como modelos de carros em uma escala de 1:43. O Porsche Museum fica aberto das 9h00min até as 18h00min, de terça-feira a domingo. Você pode obter mais informações na internet no endereço: www.porsche.com/museum.
terça-feira, 25 de março de 2014
Volkswagen apresenta versão Comfortline do Novo Golf
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Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
A Volkswagen está lançando no Brasil a versão Comfortline do Novo Golf, que chega ao mercado com excelente relação custo-benefício, realçada pelo preço sugerido de R$ 66.990. Com extensa lista de equipamentos de série combinada às consagradas características mecânicas do modelo, a Comfortline passa a ser a versão de entrada do Novo Golf, que oferece também as opções topo de linha Highline e GTI.
A versão Comfortline traz o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology a gasolina. Com quatro cilindros e 16 válvulas, esse motor combina as tecnologias de turbocompressor e injeção direta de combustível para desenvolver 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.
O Novo Golf Comfortline pode ser equipado com a transmissão manual de seis velocidades ou com a transmissão automática DSG de 7 marchas, com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Independentemente da transmissão, o Novo Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.
DNA de design Volkswagen
Externamente, o Novo Golf Comfortline incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas. As lanternas traseiras possuem desenho interno exclusivo, com o marcante design de iluminação da Volkswagen.
A nova versão Comfortline está disponível em 8 opções de cores externas: Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night e Limestone Gray (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).
O modelo é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Opcionalmente essa versão pode receber as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, desenho exclusivo para a Comfortline, com pneus 225/45 R17.
Acabamento refinado
O Novo Golf Comfortline traz acabamento da cabine com revestimento em tecido Black (preto), o que lhe confere sofisticação. Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio, manual ou automático DSG, têm revestimento de couro.
Nessa versão o Novo Golf é equipado com ar-condicionado Climatic, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.
O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
Pacotes Elegance e Exclusive
Como opcionais, o Novo Golf Comfortline oferece dois pacotes: Elegance e Exclusive. O primeiro é composto por sensores de chuva e crepuscular com função “Coming & Leaving home”, espelho retrovisor interno eletrocrômico, controle eletrônico de velocidade (“piloto automático”), volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo, shift paddles (na versão com câmbio DSG) e rodas “Dijon” de 17 polegadas.
O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com sistema de navegação, tela de 5,8 polegadas, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone. Além disso, o sistema conta com o Map Care, que permite a atualização dos mapas do navegador por três anos sem custo adicional.
O teto solar elétrico panorâmico também é um item opcional para o Novo Golf Comfortline, conferindo mais exclusividade ao modelo.
Segurança aprimorada
Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos são equipados de série com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). São equipamentos de série em todas as configurações do Novo Golf os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR).
Também são equipamentos de série o freio eletromecânico de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop.
Um item inovador no Novo Golf é o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança do maior automóvel clube da Alemanha (ADAC). Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual.
O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.
Ford F-150: Faróis com tecnologia LED criam nova tendência em picapes
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Por Imprensa Ford
A Ford F-150 2015, que começa a ser vendida este ano nos Estados Unidos, é a primeira picape da categoria a contar com faróis de tecnologia LED, inaugurando uma nova tendência no segmento. Entre suas vantagens, além de ter uma qualidade de iluminação superior, os novos faróis usam 63% menos energia que as lâmpadas de halogêneo, duram cinco vezes mais e criam um efeito estético único.
A tecnologia LED é a que mais cresce na iluminação. Suas aplicações incluem smartphones, tablets, computadores, TVs, carros de luxo, iluminação comercial e industrial. Supermercados também a usam para dar uma aparência mais fresca aos produtos. O que diferencia a tecnologia LED dos faróis da F-150 é a forma como eles são feitos.
Para desenvolver essa tecnologia de ponta, a Ford aproveitou a experiência de seus desenvolvedores de iluminação Osram e Flex-N-Gate, parceiros de longa data. Menores e mais fáceis de acomodar, os LEDs também deram mais liberdade aos designers da Ford na criação do projeto. O uso de chips semicondutores para controlar a luz contribui para aumentar a durabilidade.
Os designers da Ford criaram uma lente com 16 superfícies ópticas de precisão e 80 facetas, esculpida em máquinas especiais, para difundir a luz com uniformidade. Ela amplia a luz e permite uma iluminação mais eficiente, usando um único LED por farol.
Como um joalheiro ao segurar um anel ou pingente caro, John Teodecki, formado na Universidade de Michigan e com 29 anos de experiência em iluminação automotiva, veste uma luva branca para apresentar a lente. "Não queremos deixar impressões digitais na superfície, porque isso mudaria a capacidade da lente de espalhar a luz com uniformidade", diz.
O toque final do farol da nova F-150 é outro pioneirismo na indústria. Os designers o contornaram com um fino tubo de LED para criar uma assinatura que pode ser reconhecida a grandes distâncias à noite.
"Lembra-se da mania das barras de luz nas picapes dos anos 1980?", diz Teodecki." Estes tubos de LED são a nova tendência. Os donos da nova F-150 vão ficar torcendo todos os dias para anoitecer, só para mostrar sua picape com essa iluminação sensacional."
MTE-Thomson oferece informação sobre motos
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Por Paula Skoretzky
Assessora de Imprensa
Seguindo a linha do primeiro THOMSON TEST, lançado anos atrás e trazia informações sobre os sistemas de injeção e temperatura, com explicação sobre funcionamento e seus componentes para a linha leve, agora a MTE-THOMSON, sempre em sintonia com o mercado lança também o THOMSON TEST MOTO.
Voltado para a Linha Duas Rodas, o novo catálogo explica de forma simples e didática um pouco de tudo o que envolve o mundo das motos: história da injeção eletrônica, o princípio com o carburador, tecnologias atuais aplicadas, vantagens do sistema de injeção eletrônica, explicações sobre ECM (Módulo de Controle do Motor), sensores, TPS, MAP, TRIPLEX, EOT, CKP, BAS, Oxigênio, atuadores entre outros itens.
Inclui ainda duas tabelas de diagnóstico de código de falhas e nomenclatura de componentes separados por fabricante.
O novo catálogo THOMSON-TEST MOTO pode ser baixado em PDF diretamente pelo sita da empresa no http://www.mte-thomson.com.br/site/biblioteca/thomson-test-moto/.
Para maiores informações ou para receber a versão impressa, basta ligar para o SIM – Serviço de Informações MTE-THOMSON através do 0800 704 7277.
Capas especiais passam a impressão de bancos de couro de verdade
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Por Carpress – Divisão Assessoria de Imprensa
É preciso examinar de forma muito minuciosa para diferenciar as capas de couro reconstituído dos bancos de couro vindos direto da fábrica – ou mesmo os instalados pelas concessionárias. Isso porque as capas de couro reconstituído produzidas pela Car Fashion têm acabamento impecável e, dependendo do modelo, tem o desenho exato do banco. Há ainda as universais, que servem em quase todos os veículos.
As capas Car Fashion custam entre R$ 169 e R$ 329, não requerem a remoção do estofamento original do veículo e podem ser instaladas pelo próprio dono do carro. Os bancos de couro, por sua vez, requerem mão-de-obra especializada para a instalação e são bem mais caras, algo entre R$ 1.000 e R$ 2.800, dependendo do modelo. Há capas de outros materiais mais baratas, mas elas não oferecem nem de longe a qualidade do couro.
As capas Car Fashion são produzidas com couro reconstituído, a partir de partes que não são utilizadas na produção da pele do couro, que são desconstituídas e em seguida reconstituídas química e mecanicamente. São partes de couro normalmente descartadas no meio ambiente, pois as beneficiadoras não têm destino certo para essas sobras.
As capas Car Fashion são encontradas em todo o Brasil, em lojas especializadas e diversos canais on-line, como as Americanas.com, Ponto Frio, Walmart, Submarino, Shoptime, Extra, Casas Bahia, entre outras.
Maria Sharapova e o Panamera S E-Hybrid
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Por Porsche Latin America, Inc.
A Porsche Latin America, Inc., a sede regional do fabricante de carros esportivos alemão, recebeu nesta semana um grupo de jornalistas especializados em estilo de vida latino-americano em Miami para uma experiência de direção exclusiva das mais recentes versões dos fascinantes produtos Porsche. Logo depois de seu lançamento no mercado latino-americano, os jornalistas foram os primeiros a vivenciarem o 911 Turbo S Cabriolet topo de linha. Ampliando o leque de produtos, o 911 Turbo S Cabriolet proporciona a mesma mistura de dinâmica esportiva, desempenho e eficiência oferecida pela versão Coupe enquanto aumenta o prazer de dirigir oferecido por um carro esportivo conversível, especialmente ao longo de comunidades litorâneas chiques como South Beach. Expresso em valores, o motor com supercompressor de 3,8 litros com seis cilindros oferece uma potência de 560 cv. O carro acelera de zero a cem em 3,2 segundos, e alcança uma velocidade máxima de até 318 km/h, tudo isto com um consumo de combustível que fica abaixo da marca dos dez litros.
Outro destaque de direção foi o test-drive do primeiro híbrido de tomada da categoria de luxo. Os jornalistas presenciaram em primeira mão que o Panamera S E-Hybrid determina novos padrões a serem seguidos em questão de mobilidade elétrica, eficiência e desempenho. A autonomia de 36 quilômetros do carro, usando apenas o motor elétrico, foi também confirmada nas ruas de Miami, sem consumir combustível e com nível zero de emissões. O Panamera S E-Hybrid oferece uma potência combinada do sistema de 416 cv, acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e sua velocidade máxima é de 270 km/h. O seu fascínio especial vem de sua combinação exclusiva de eficiência e desempenho esportivo. De acordo com o NEDC (Novo Ciclo de Direção Europeu), o Panamera S E-Hybrid consome 32,3 km/l e sua velocidade máxima usando apenas o motor elétrico é o valor inigualável de 135 km/h.
O sedã de luxo da Porsche também atraiu Maria Sharapova, a embaixatriz da marca Porsche, a Miami. Antes de disputar suas partidas pelo torneio Sony Open, a campeã do Grand Slam compartilhou seu fascínio com a marca e os produtos da Porsche com os jornalistas durante uma conversa íntima no luxuoso St. Regis Bal Harbour Resort.
segunda-feira, 24 de março de 2014
Você sabe pra que serve e como funciona o freio ABS?
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Você já ouviu falar sobre os freios ABS, que eles são melhores
do que os tradicionais, que são mais seguros… Mas você sabe para que serve e
como funciona esse tipo de breque?
Para que servem os freios ABS?
As letras ABS vêm do alemão Antiblockier-Bremssystem ou do
inglês Antilock Breaking System, e correspondem a um sistema de frenagem que
trabalha no exato padrão indicado por seu nome: é uma estrutura antitravamento
das rodas do carro. O equipamento reduz a distância de frenagem e aumenta a
performance de travamento nos automóveis em que fora montado se comparado com
aqueles veículos que não trazem o item instalado.
Esses freios são mais seguros e confiáveis do que os
convencionais, porque quando a frenagem é acionada pelo condutor do veículo as
travas não impedem que os pneus girem de forma rígida. Os freios tradicionais,
ao contrário, criam uma resistência ou atravanco muito maior, fazendo com que a
banda de rodagem dos pneus perca contato com o piso da via. Com os freios ABS
as rodas não bloqueiam, mas o sistema tira proveito do atrito estático,
impedindo a derrapagem e o consequente descontrole da direção do automóvel.
Como funcionam os freios ABS?
Quando os freios ABS estão instalados no carro, os sensores de rotação que estão situados em
cada roda (ou no diferencial) monitoram os giros que são realizados, fazendo
uma comparação com a velocidade que o veículo segue imprimindo. Esses
componentes passam as informações captadas a uma peça sequencial, chamada de
unidade de controle do ABS.
Assim, em uma circunstância de frenagem emergencial, quando o
motorista pressiona o pedal de freio com força, as rodas não travam ou ficam
bloqueadas, porque a unidade de controle detecta quando algum pneu apresenta
uma tendência ao travamento e aciona as válvulas de pressão modo preciso,
controlando a força de frenagem que age individualmente em cada roda. É por
isso que o veículo nessas condições, mas com os freios ABS instalados, ampliam a capacidade de o
motorista dominar a direção do automóvel, deixando-a menos instável e mais
equilibrada. E todos esses ajustes acontecem rapidamente, em menos de um
segundo!
As válvulas estão conectadas às tubulações específicas de cada
freio. Essas peças liberam pressão nesses tubos a fim de brecar a roda onde
está acoplada e uma bomba exclusiva devolve, em seguida, a tensão normal que
estava anteriormente no compartimento. Com isso, há um trabalho de diminuição e
robustecimento da pressão no freio, fazendo com que cada pneu tenha um serviço
individualizado de frenagem, que funciona de maneira mais integrada ao veículo.
Quando o freio é ativado pelo condutor, o pedal de breque pulsa
de volta, retornando com ímpeto ao seu posicionamento de repouso (não acionamento).
Isso decorre dos mecanismos de pressão em funcionamento, conforme comentado
anteriormente. Por isso, os motoristas não devem estranhar esse processo, que é
bem diferente dos freios tradicionais. Eles devem ler as instruções e dicas dos
fabricantes e treinar o uso, para quando for necessário utilizar esses freios
mais modernos, consigam tirar todo seu potencial superior de frenagem.
E aí, você já precisou utilizar o freio ABS?
Achou muito diferente dos freios comuns? Compartilhe suas experiências conosco!
BMW 435i Coupé M Sport, primeiro Série 4 da marca, chega ao mercado brasileiro
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POr Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
A BMW apresenta uma novidade ao mercado brasileiro já no primeiro trimestre do ano, lançando o primeiro modelo da Série 4 em nosso país, o BMW 435i Coupé M Sport. Com design marcante, com duas portas, interior requintado, pacote M Sport e motor 3.0 TwinPower Turbo, que desenvolve 306 hp de potência. A Série 4 segue o novo padrão da BMW, adotado a partir do lançamento da Série 6, de acordo com o qual as séries de número ímpar são hatches ou sedãs, enquanto as de número par são compostas por coupés, gran coupés ou cabrios.
O BMW 435i Coupé M Sport é inspirado na consagrada Série 3 e, em relação ao sedã, traz para-choques mais baixos, saídas de ar laterais em forma de bumerangue, caixas das rodas traseiras mais largas, capô e vidros laterais alongados, além de teto mais baixo. O interior é sofisticado, com revestimento em couro e acabamento em alumínio, oferecendo espaço generoso para os ocupantes.
Os bancos esportivos possuem ajustes elétricos na dianteira, sendo que o motorista ainda conta com memória da posição programada. Como equipamentos de conforto e entretenimento, este modelo traz teto solar, ar-condicionado automático digital e conjunto de som Harman Kardon de alta fidelidade, composto por amplificador digital e 16 alto-falantes (tweeters, médios, canal central e subwoofers, com 600 W de potência).
Alto desempenho
O BMW 435i Coupé M Sport oferece perfeita dirigibilidade, devido ao baixo centro de gravidade, à distribuição perfeita de carga sobre os eixos 50:50 e à tração traseira. O alto desempenho é garantido pelo motor 3.0 TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, que desenvolve 306 hp de potência (5.800 a 6.000 rpm) e 400 Nm de torque (1.200 a 5.000 rpm). Em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades, este propulsor leva o modelo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e à máxima de 250 km/h.
O BMW Série 4 também vem equipado com o Launch Control, que entrega a dose exata de potência e torque para acelerar ainda mais, tornando a condução mais dinâmica e esportiva.
Para aumentar ainda mais a eficiência do conjunto, o coupé conta com controles de estabilidade e tração, resultando em maior segurança, além da função Eco Pro e dos sistemas Auto Start/Stop e de regeneração de energia de frenagem, reduzindo o consumo de combustível.
Tecnologia
O usuário também encontra conectividade completa com acesso à Internet, BMW Live (previsão do tempo e notícias), BMW Apps e bluetooth com comando de voz em português. O sistema de navegação é reproduzido em uma tela de alta resolução de 8,8” e possui iDrive touch Controller, que reconhece sinais e letras na superfície do botão de controle. Outro recurso disponível é a câmera de ré com sistema top view, que permite a visualização em torno do carro (360o), facilitando manobras de estacionamento, mesmo nas vagas mais estreitas.
Para complementar o pacote tecnológico, o BMW 435i Coupé M Sport vem equipado com o BMW Teleservices. Por meio desse sistema, o carro transmite uma mensagem à rede BMW, informando sobre a necessidade de um serviço, como troca de pastilhas de freio, óleo ou filtros, com base nas condições de uso do carro. O concessionário é alertado e entra em contato com o proprietário do veículo para agendar a manutenção.
Nos faróis, o modelo traz a mais moderna tecnologia de iluminação por LEDs, promovendo uma visibilidade ideal para o condutor nas mais diversas situações. A intensidade e distribuição da luz se adaptam conforme a necessidade do ambiente e a velocidade do veículo, oferecendo mais segurança e prazer ao dirigir.
“O BMW 435i Coupé M Sport é um coupé com caráter esportivo tanto no visual como no desempenho. Ele oferece sofisticação e acabamento impecável, com um estilo único, explorando ao máximo todas as características notáveis da marca BMW”, comenta Herlander Zola, diretor de marketing da BMW do Brasil.
O BMW 435i Coupé M Sport chega ao mercado nacional no mês de março, com preço sugerido de R$ 299.950,00. A página dedicada ao modelo no website da marca (www.bmw.com.br/serie4) disponibiliza conteúdo diferenciado sobre o modelo, incluindo vídeos que detalham as tecnologias presentes no veículo.
i-Road, veículo ultracompacto elétrico da Toyota
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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota anuncia o início da fase de testes do i-Road, modelo ultracompacto elétrico lançado pela empresa no início deste mês, sobre a condução de consumidores da marca na região metropolitana de Tóquio, Japão. A avaliação, que visa medir a eficácia do veículo elétrico em situações cotidianas nas áreas urbanas, tem sua primeira etapa programada para 24 de março, com duração até o início de junho.
O i-Road foi criado pela Toyota com o objetivo de oferecer a conveniência de uma moto com o conforto e a estabilidade de um carro. O veículo foi apresentado pela primeira vez como modelo conceito no 43º Salão de Tóquio, em 2013. Agora disponível em cinco cores, o modelo apresenta visibilidade ampliada e direção confortável para desempenho em manobras.
A Toyota fornecerá dez veículos para cerca de 20 participantes do teste, escolhidos entre o público geral e especialistas do setor. Após a experiência, uma pesquisa será feita para verificar a sensação de condução, satisfação do usuário, facilidade de direção em áreas urbanas e impacto sobre as escolhas de destino de cada motorista.
Além dos testes nas ruas de Tóquio, o i-Road também passou, no início de março, por provas em vias públicas na Cidade de Toyota, marcando sua introdução na rede Ha:Mo (Harmonious Mobility Network), sistema desenvolvido pela Toyota e que integra transportes particular e público com objetivo de otimizar a mobilidade urbana, reduzir o estresse causado por engarrafamentos e diminuir emissões de CO2 e consumo de energia.
Para mais informações, acesse: newsroom.toyota.co.jp/en/detail/1225223/
Para assitir ao vídeo sobre o i-Road, acesse: newsroom.toyota.co.jp/en/download/1239318
Triumph apresenta novidades no Salão de Motos, em Porto Alegre
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Por g6 Comunicação Corporativa
A Triumph Motorcycles, uma das mais antigas e tradicionais marcas do mundo no segmento de duas rodas, participa da 15ª edição do “Salão de Motos”, que acontece entre os dias 22 e 30 de março no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre (RS), em parceria com a concessionária local, a Eurobike. Foram mais de 65 mil visitantes em 2013 e o mesmo público é esperado neste ano.A fabricante inglesa expõe duas novidades que serão lançadas em breve no mercado brasileiro: a clássica Thruxton (com lançamento na última semana de março) e a Tiger Sport (cujas vendas deverão começar em junho).
Inspirada nos anos 60, a Thruxton é o modelo clássico mais esportivo da Triumph - e uma máquina projetada sob medida para os apreciadores deste segmento. Com seu guidão rebaixado e rodas de alumínio raiadas, a Thruxton parece sempre pronta para dar a largada em uma corrida de motocicletas clássicas. Seu visual retrô chama a atenção por onde passa. O motor de dois cilindros paralelos, de 865 cc, oito válvulas e duplo comando de válvulas é o mesmo que equipe outro mito da marca, a Boneville T100. Mas, na Thruxton, este propulsor teve o seu desempenho ainda mais aprimorado e, com isso, sua potência foi ampliada para 69 cavalos. A Thruxton será lançada com preço de R$ 31.900,00.
A Tiger Sport é uma motocicleta com vocação mais esportiva e novo design. É uma moto de rua com estilo de aventura, voltada para o piloto que prefere concentrar-se nos valores fundamentais do prazer de uma motocicleta: um motor forte e sedutor, uma condução estável e uma posição de pilotagem para se adequar a diferentes tipos de estrada. Ideal para o uso diário, mas também capaz de cobrir longas distâncias com conforto e segurança, a Tiger Sport é uma motocicleta esportiva do “mundo real”, potente, ágil e divertida. Esta agilidade é resultado do eficiente motor Triumph de três cilindros em linha, com 1.050 cc e 125 cv de potência. Seu preço ainda está indefinido.
Além destas novidades, a Triumph também mostra no “Salão das Motos” os modelos Tiger 800XC, Tiger 800, Bonneville T100, Speed Triple, Street Triple 675, Street Triple 675R, Daytona 675R, Tiger Explorer, Trophy SE e Tiger Explorer XC. Atualmente, a empresa comercializa 12 modelos de motocicletas no País. Dentre elas, somente três motocicletas são importadas: Trophy SE, Rocket III Roadster e Thunderbird Storm. Os demais modelos são montados em Manaus (AM). A Tiger Sport deve começar a ser montada na fábrica brasileira em maio, enquanto a Thruxton vem sendo montada no País desde fevereiro.
MINI fecha parceria para o Road Show Cirrus 2014
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Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
Com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus consumidores, fãs e futuros clientes, a MINI Brasil fechou uma parceria com a fabricante de aeronaves Cirrus para o Road Show deste ano. O evento, que ocorrerá em seis estados brasileiros, apresenta aeronaves executivas, tendo como destaque a quinta geração do recém lançado Cirrus SR22. Além do monomotor, os mais potentes e esportivos veículos da família MINI estarão entre as estrelas do dia.
Em parceria com a concessionária MINI Top Car, a marca receberá convidados e clientes para a primeira etapa do evento, que acontece no próximo fim de semana, 22 e 23 de março, no Hangar do Condomínio Costa Esmeralda, em Porto Belo, Santa Catarina. Além de conhecer a aeronave Cirrus, os convidados terão a oportunidade de testar e conhecer alguns integrantes da gama de produtos MINI, como os modelos MINI Cooper S Paceman, MINI John Cooper Works Cabrio e MINI John Cooper Works Coupé.
O MINI Paceman, considerado o primeiro SAC (Sport Activity Coupé) do segmento de compactos premium, conta com linhas expressivas e dinamicamente alongadas e traz o estilo inovador e único da marca britânica. O modelo de duas portas acomoda quatro pessoas , em amplos assentos individuais, inclusive para os passageiros dos bancos de trás, possui assentos traseiros individuais e amplo porta-malas, com capacidade para 330 litros de bagagem – que sobe para 1.080 litros quando os bancos traseiros são reclinados. Equipado com motor 1.6 de quatro cilindros twin-scrol turbol, que desenvolve 184 cv de potência, o MINI Paceman vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chega aos 217km/h.
Os veículos da linha John Cooper Works, os mais potentes e esportivos da MINI, são equipados com motor 1.6 de quatro cilindros, twin scroll-turbo, injeção direta de gasolina e comando variável de válvulas que desenvolve 211 cv de potência. O MINI John Cooper Works Cabrio é um conversível tradicional, com capota de lona com acionamento elétrico e quatro lugares, e o MINI John Cooper Works Coupe um clássico coupé de dois lugares e estilo esportivo.
“Buscamos firmar parcerias com marcas e empresas que possuem sinergias com a MINI. Participar deste evento é uma excelente oportunidade para fidelizar nossos clientes da região Sul do país e conquistar novos consumidores para a marca.” , garante Nina Dragone, diretora da MINI Brasil.
Confira abaixo a programação dos próximos eventos do Road Show Cirrus 2014:
22 e 23 de Março – Porto Belo, SC
16, 17 e 18 de Maio – Regente Feijó, SP
07 e 08 de Junho – Primavera do Leste, MT
13 e 14 de Setembro – Brasília, DF
18 e 19 de Outubro – Caruaru, PE
22 e 23 de Novembro – Lucas do Rio Verde, MT
CB 500X, a mais nova integrante da família Honda 500
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Por Linkpress Assessoria e Comunicação
Um dos lançamentos mais aguardados do mercado brasileiro, a Honda CB 500X, traz atributos diferenciados como versatilidade, robustez e praticidade e representa uma excelente opção para os iniciantes de uma vida aventureira em duas rodas. O modelo vem completar a família 500cc, ao lado da naked CB 500F e da esportiva CBR 500R. Os três modelos utilizam o motor bicilindrico, de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido, que desenvolve potência máxima de 50 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55kgf.m a 7.000 rpm.
Projetada para oferecer grande conforto e prazer ao pilotar, a CB 500X tem design diferenciado, inspirado em recentes lançamentos da Honda na categoria, com formas que expressam arrojo e modernidade. Representa a opção ideal para quem deseja adquirir a sua primeira motocicleta de alto desempenho, para ser utilizada no deslocamento do dia-a-dia e lazer dos finais de semana.
O novo modelo será comercializado nas cores vermelho e cinza (metálicas), com preço público sugerido de R$ 23.500,00 (STD) e R$ 25.000,00 (ABS).
Bridgestone Bandag lança nova banda de rodagem
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Por Grupo Máquina PR
A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneumáticos e detentora da marca Bandag, lança no mercado a B729z, seu novo produto do segmento de bandas de rodagem. Desenvolvido exclusivamente para o segmento rodoviário posição de tração, o produto estará disponível em toda a rede de revendedores Bandag a partir de 21 de março.
Líder mundial no setor de recapagem, a Bandag inicia um novo ciclo, com o lançamento da nova geração de produtos Original Bridgestone. Ela nasce com o que há de melhor do novo pneu Bridgestone M729 e a tecnologia Bandag, proporcionando, aos usuários de pneus radiais, excelente desempenho quilométrico e poder de tração.
Para o Diretor de Vendas e Marketing da Bridgestone Bandag, Marcos Aoki, a nova banda segue o alto padrão de qualidade da empresa. “Em todos os nossos produtos valorizamos a excelência e a qualidade para exceder as expectativas de nossos clientes. A B729z foi criada para ser altamente resistente e adaptada às condições adversas das estradas e operações brasileiras”, diz.
A B729z atenderá as principais dimensões de pneus do segmento rodoviário de longa distância e regional (295/80R22,5; 275/80R22,5; 11.00R22 e 10.00R20).
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