quinta-feira, 27 de março de 2014

As diferenças entre os pneus de pista e de rua



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Julie Garcia

Os veículos de corrida são preparados para passar por situações muito mais extremas que os veículos de passeio, que priorizam o conforto e a segurança em detrimento da velocidade. Muitas vezes, os carros de corrida podem ser uma forma de testar novas tecnologias, no entanto algumas características não se adaptam bem às necessidades das ruas.

Tecnologias exclusivas

Os pneus utilizados pelos veículos de corrida são produzidos para aguentar altas temperaturas, em torno dos 100º C, e são próprios para garantir a melhor aderência ao asfalto. O contato do pneu com a pista é maior com as borrachas penetrando nos poros do asfalto, fazendo com que os pneus tenham um desgaste muito maior - algo completamente contra os princípios dos pneus de passeio. Enquanto os pneus Pirelli, utilizados na Fórmula 1, duram por 100 quilômetros, os pneus da mesma marca, para carros de passeio, duram cerca de 40 mil.

Como a importância dos pneus de competição está na aderência e na velocidade, para a modalidade, foram desenvolvidos que tivessem excelente aderência ao mesmo tempo que possuíssem a melhor aerodinâmica.

Condições normais

Para as condições climáticas normais, são encontrados dois tipos (macio e duro) que se subdividem em supermacio, macio, médio e duro. Quanto mais macio, maior a aderência e quanto mais duro, maior velocidade e durabilidade. Deste modo, os pneus macios são bons para garantirem a segurança em pistas com muitas curvas, enquanto o pneu duro é ideal para alcançar as maiores velocidades.

Condições chuvosas

Um dos principais problemas que os pneus da Fórmula 1 devem enfrentar é a chuva. Para isso, existem modelos que ajudam o piloto a alcançar o melhor desempenho. Entre os modelos estão o “intermediário” e o “chuva”, muito polêmicos quanto a seu uso. No entanto, a definição é que o intermediário é utilizado nos momentos em que a chuva não é muito intensa e o chuva no momento em que há muita água na pista.

Os pneus nas ruas e estradas

Na ruas, os veículos devem estar preparados para enfrentar quaisquer situações, pois não é possível contar com uma equipe que coloque o pneu ideal para cada momento - de curvas, na chuva, ou em terreno mais acidentado. Por isso existem tantos modelos e tamanhos diferentes, como os modelos run flat e muitos outros, sendo importante que o motorista analise os obstáculos mais comumente enfrentados e selecione o pneu que melhor atenda suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.