quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A Land Rover divulga as tecnologias aplicadas no seu barco na America’s Cup


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A Land Rover anuncia quais são as tecnologias aplicadas no desenvolvimento de seu barco na America’s Cup pela equipe Land Rover BAR. Normalmente mantidas em segredo pelas equipes participantes na competição, as informações técnicas da Land Rover serão reveladas antes da primeira fase do evento Louis Vuitton America’s Cup World Series em Muscat, Omã (26-28/2). Esta é considerada a mais desafiadora corrida no esporte.

A Land Rover aplica toda sua experiência em design, tecnologia e inovação no seu barco que compete na categoria Class do America’s Cup, um catamarã de codinome R1. A embarcação pesa 2 toneladas e pode exceder 50 nós graças à técnica conhecida como foiling, em que os barcos se levantam sobre a água com hidrofólios, reduzindo arrasto e aumentando eficiência e velocidade.

Com menos de 11 meses para o lançamento, a equipe de Engenharia Avançada da Land Rover tem trabalhado em colaboração com os engenheiros e designers da equipe Land Rover BAR, desenvolvendo uma série de barcos protótipos. Os resultados serão aplicados no desenvolvimento do barco da categoria Class mais rápido da America’s Cup.

Tony Harper, diretor de pesquisa da Jaguar Land Rover, disse: “Desde o começo do foiling, um dos maiores desafios é compreender como controlar essas incríveis máquinas ao mesmo tempo em que se equilibram em uma área relativamente pequena. Nós mergulhamos nas equipes de toda a Jaguar Land Rover para identificar os melhores engenheiros em aerodinâmica, aprendizagem automática e processamento de dados, já que são áreas fundamentais para trabalhar no Land Rover BAR. O oceano é um terreno novo para nós e queremos colocar nossas descobertas num barco final desenhado nos próximos meses, de forma que todo esse conhecimento volte para a Jaguar Land Rover desenvolver seus futuros produtos”.

A primeira área-chave de colaboração e desenvolvimento vê a Land Rover focada na asa, uma vela “rígida” de carbono medindo 24 metros, o mesmo que de uma aeronave Boeing 737. É essa vela que dá impulso ao barco. Ao ligar os fluidos dinâmicos computacionais e a tecnologia de análise de elementos finitos, programas essenciais para desenvolvimentos de produtos da Land Rover, a equipe pode analisar aerodinâmicas mais complexas, uma vez que o objetivo é dar mais velocidade ao barco.

A Land Rover também oferece à equipe seu enorme processamento de dados e avançada experiência em aprendizagem automática, o que permite otimizar a performance do barco por meio de tendências demonstradas nos dados da vela.

Martin Whitmarsh, CEO da equipe Land Rover BAR, disse: “Acho que as pessoas ficarão supreendidas com o ritmo de melhoras entre a última edição da America’s cup e esta. Podemos chamar esse campeonato de Fórmula 1 das águas, em que métodos tradicionais de engenharia e design já não funcionam. Os barcos são mais rápidos em aceleração e mudança de direção, portanto precisamos estar na vanguarda. Para ganhar dos concorrentes, precisamos da Land Rover e sua vasta experiência em engenharia. Estamos apenas dando a partida e o caminho é longo, mas os resultados já têm sido incríveis. Mal posso esperar pelo ano que vem”.

Sob o regimento da America’s Cup, o barco não pode ter energia armazenada, apenas gerada de uma combinação de vela e equipe. A experiência da Land Rover em interfaces tecnológicas entre humanos e máquinas será usada para desenvolver displays e controles que asseguram a otimização do uso da energia.

Sir Ben Ainslie, skipper e principal nome da equipe Land Rover BAR, disse: "Primordialmente esta corrida precisa ser ganha na terra e na água. A America’s Cup é o máximo da vela global, pois demanda os melhores velejadores e cada ganho pequeno é um avanço brutal para design e tecnologia. Os maiores desafios para nós é a aerodinâmica, pois a maior parte do barco está sobre a água, então buscamos otimizar a energia da embarcação e compreender os dados disponibilizados. A concorrência é forte e as corridas têm sido ganhas por questão de segundos, por isso ter a Land Rover involvida em projetos como esses nos dá muita vantagem competitiva.”

Fonte: Imprensa jaguar Land Rover

Samsung lança Connect Auto



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A Samsung está ajudando os motoristas a embarcarem em uma nova jornada por meio da sua inovadora solução conectada aos carros, o Samsung Connect Auto. Com benefícios para consumidores e empresas, a Samsung entrega um ecossistema de serviços e produtos que permitem uma experiência de dirigir mais divertida, mais segura e mais amigável para o meio ambiente. Os consumidores ganham conforto ao saber que o seu veículo está seguro, e as empresas ganham produtividade por meio das capacidades de gestão de frota e serviços oferecidos pela Samsung e seus parceiros.

O Samsung Connect Auto se conecta diretamente na porta OBD II localizada abaixo do volante e utiliza alertas em tempo real para ajudar os usuários a aprimorarem o comportamento na direção, incluindo uma melhora no consumo de combustível, além de oferecer conexão WiFi para manter os parceiros conectados durante o caminho. A solução é mantida segura usando a Samsung KNOX, plataforma da empresa que é líder de mercado em segurança móvel e possui níveis de segurança. O Samsung Connect Auto proporciona ao mercado de massa uma solução acessível de conexão para carros que coloca a segurança em primeiro lugar, bem como enriquece a experiência de dentro e de fora do carro. A solução inicialmente estará disponível no segundo trimestre deste ano nos Estados Unidos. A AT&T será a primeira provedora de serviço sem fio da solução nos EUA.

"Nós temos escutado os nossos consumidores nos pedindo para ir além dos limites e criar um ecossistema conectado para carros que faça a integração de maneira perfeita entre os nossos produtos e os serviços dos nossos parceiros para uma experiência de dirigir melhor", diz Dr. Injong Rhee, Vice-Presidente Executivo e Diretor dos Negócios de P&D, Softwares e Serviços e Comunicações Mobile na Samsung Electronics. "Por meio de colaborações com valiosos parceiros e especialistas em muitos mercados, estamos seguindo a nossa visão de oferecer tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para as vidas que as pessoas levam todos os dias".

"O desejo da Samsung em trabalhar com outras empresas para criar um ecossistema de verdadeira interoperabilidade vai fazer com que a companhia seja uma das líderes no mercado de pós-vendas de veículos conectados", afirma Chris Penrose, Vice-Presidente Sênior de IoT da AT&T Business Solutions. "Vivemos tempos muito emocionantes para as inovações de carros conectados e estamos ansiosos para oferecer essa poderosa nova opção aos consumidores".

"A Orange Business Services está muito orgulhosa em colaborar com a Samsung para oferecer em parceria a experiência avançada e os serviços em IoT/M2M para a indústria automotiva. Este mercado está crescendo exponencialmente e estamos ansiosos para contribuir para o ecossistema de carros conectados da Samsung na Europa e em outros lugares", diz Valérie Cussac, Vice-Presidente de Mobile na França e Internacional na Orange.

"Essa nova plataforma de distribuição mobile é um potencial divisor de águas e acreditamos que irá trazer o seguro com base no uso para o mercado de massa", comenta Geoff Werner, Diretor Global de Telemática na Willis Towers Watson. "Nós estamos animados para colaborar com a Samsung e a Tantalum, ampliando nossas análises de seguro para incentivar uma condução mais segura e ajudar os consumidores a terem acesso a melhores valores com as seguradoras".

"A AXA está honrada em fazer uma parceria com a Samsung no desenvolvendo de um ecossistema seguro de carros conectados que irá trazer tranquilidade para os nossos consumidores, além de proporcionar um seguro adicional e novos serviços de assistência para contribuir com a melhora do comportamento dos motoristas", diz Serge Morelli, Vice-CEO da AXA Partners e CEO da AXA Assistance.

Fonte: Imprensa Samsung

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

BMW Motorrad inicia contagem regressiva para o GS Trophy International 2016



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Faltando menos de duas semanas para a quinta edição do BMW Motorrad GS Trophy International, os integrantes da equipe brasileira não escondem a ansiedade para estrear na competição. Felipe Limonta, Fernando Deneka e Sandro Ceratti, vencedores do GS Trophy Brasil - etapa eliminatória realizada em agosto de ano passado, na cidade de Brotas, no interior de São Paulo - estão em fase final de preparação e embarcam no fim deste mês para Chiang Mai, na Tailândia, onde se juntarão a outros 54 pilotos de 18 equipes, representando 25 nacionalidades diferentes.

“Após o resultado em Brotas (SP), a gente se uniu muito.  Estamos com espírito de equipe e de família”, explica o advogado Fernando Deneka, que mora em Imbituva, no sul do Paraná, um dos integrantes do time brasileiro. Mais novo entre os integrantes da equipe, o empresário Felipe Limonta também está animado: “Fisicamente, estamos bem preparados, mas a expectativa de não saber o que vamos encontrar lá (na Tailândia), é o que deixa os nervos à flor da pele”.

O médico radiologista Sandro Ceratti, o terceiro membro do grupo, prepara-se há meses para o evento, em uma pista construída na cidade de São Roque (SP) exclusivamente para esse fim, nos moldes do circuito usado na etapa de Brotas. “É um percurso de habilidades semelhante àquele onde disputamos a eliminatória aqui no Brasil. Também recriamos algumas cenas que vimos em vídeos de edições anteriores do GS Trophy, como um circuito em meio a árvores e outro feito com uma canoa. Foi um treinamento intenso”, descreve Ceratti.

O torneio, voltado a pilotos amadores que são clientes e entusiastas da marca BMW Motorrad, já passou por países como Tunísia (2008), África do Sul/Moçambique/Suazilândia (2010), Argentina/Chile (2012) e Canadá (2014), e começa no próximo dia 28 de fevereiro, com duração de uma semana. Esta é a primeira vez que o GS Trophy International é realizado no continente asiático.

De acordo com o coordenador técnico do GS Trophy International, Tomm Wolf, os participantes podem esperar um rali de ritmo mais lento e desafios mais técnicos. "As trilhas serão em piso seco, provavelmente com muita poeira, e muito mais estreitas que as do Canadá e da América do Sul. As velocidades serão certamente menores e o trajeto será mais difícil. Será um torneio de alto nível". Durante o evento, os competidores participarão de uma série de desafios compatíveis com o estilo GS, desenvolvidos para extrair habilidades de pilotagem e navegação, assim como destreza em desafios na natureza e convivência em equipe.

De acordo com Mathias Horn, responsável por experiências com a marca BMW Motorrad, o GS Trophy é um evento verdadeiramente internacional, traçado para pilotos amadores do mundo todo e que segue padrões internacionais. "Os pilotos são entusiastas da marca que, por meio de seletivas regionais, ganharam a chance de ter uma experiência rica e emocionante. A cada GS Trophy, o evento evolui. Desta vez vamos nos encontrar no continente asiático e em um ambiente totalmente novo. E neste ano teremos três novas equipes: uma chinesa, outra do sudeste asiático e uma formada apenas por mulheres”.

O GS Trophy 2016 contará com uma frota de 114 de motocicletas BMW R 1200 GS, sendo 14 delas modelos BMW R 1200 GS Adventure, destinadas aos fiscais de prova. Para atender às exigências do evento, as motocicletas receberam algumas modificações. Todas elas foram equipadas com protetor de cárter e câmbio feito de alumínio, barras laterais de aço, protetores de tampa de válvula e de farol, apoios de pé mais largos, pedal de freio ajustável e parafuso de segurança do bocal do reservatório de óleo. Todas as motos são equipadas com pneus Metzeler Karro 2.

Fonte: BMW Motorrad Brasil