VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Land Rover anuncia quais são as tecnologias aplicadas no
desenvolvimento de seu barco na America’s Cup pela equipe Land Rover BAR.
Normalmente mantidas em segredo pelas equipes participantes na competição, as
informações técnicas da Land Rover serão reveladas antes da primeira fase do
evento Louis Vuitton America’s Cup World Series em Muscat, Omã (26-28/2). Esta
é considerada a mais desafiadora corrida no esporte.
A Land Rover aplica toda sua experiência em design,
tecnologia e inovação no seu barco que compete na categoria Class do America’s
Cup, um catamarã de codinome R1. A embarcação pesa 2 toneladas e pode exceder
50 nós graças à técnica conhecida como foiling, em que os barcos se levantam
sobre a água com hidrofólios, reduzindo arrasto e aumentando eficiência e
velocidade.
Com menos de 11 meses para o lançamento, a equipe de
Engenharia Avançada da Land Rover tem trabalhado em colaboração com os
engenheiros e designers da equipe Land Rover BAR, desenvolvendo uma série de
barcos protótipos. Os resultados serão aplicados no desenvolvimento do barco da
categoria Class mais rápido da America’s Cup.
Tony Harper, diretor de pesquisa da Jaguar Land Rover,
disse: “Desde o começo do foiling, um dos maiores desafios é compreender como
controlar essas incríveis máquinas ao mesmo tempo em que se equilibram em uma
área relativamente pequena. Nós mergulhamos nas equipes de toda a Jaguar Land
Rover para identificar os melhores engenheiros em aerodinâmica, aprendizagem
automática e processamento de dados, já que são áreas fundamentais para
trabalhar no Land Rover BAR. O oceano é um terreno novo para nós e queremos
colocar nossas descobertas num barco final desenhado nos próximos meses, de
forma que todo esse conhecimento volte para a Jaguar Land Rover desenvolver
seus futuros produtos”.
A primeira área-chave de colaboração e desenvolvimento vê a
Land Rover focada na asa, uma vela “rígida” de carbono medindo 24 metros, o
mesmo que de uma aeronave Boeing 737. É essa vela que dá impulso ao barco. Ao
ligar os fluidos dinâmicos computacionais e a tecnologia de análise de
elementos finitos, programas essenciais para desenvolvimentos de produtos da
Land Rover, a equipe pode analisar aerodinâmicas mais complexas, uma vez que o
objetivo é dar mais velocidade ao barco.
A Land Rover também oferece à equipe seu enorme
processamento de dados e avançada experiência em aprendizagem automática, o que
permite otimizar a performance do barco por meio de tendências demonstradas nos
dados da vela.
Martin Whitmarsh, CEO da equipe Land Rover BAR, disse: “Acho
que as pessoas ficarão supreendidas com o ritmo de melhoras entre a última
edição da America’s cup e esta. Podemos chamar esse campeonato de Fórmula 1 das
águas, em que métodos tradicionais de engenharia e design já não funcionam. Os
barcos são mais rápidos em aceleração e mudança de direção, portanto precisamos
estar na vanguarda. Para ganhar dos concorrentes, precisamos da Land Rover e
sua vasta experiência em engenharia. Estamos apenas dando a partida e o caminho
é longo, mas os resultados já têm sido incríveis. Mal posso esperar pelo ano
que vem”.
Sob o regimento da America’s Cup, o barco não pode ter
energia armazenada, apenas gerada de uma combinação de vela e equipe. A
experiência da Land Rover em interfaces tecnológicas entre humanos e máquinas
será usada para desenvolver displays e controles que asseguram a otimização do
uso da energia.
Sir Ben Ainslie, skipper e principal nome da equipe Land
Rover BAR, disse: "Primordialmente esta corrida precisa ser ganha na terra
e na água. A America’s Cup é o máximo da vela global, pois demanda os melhores
velejadores e cada ganho pequeno é um avanço brutal para design e tecnologia.
Os maiores desafios para nós é a aerodinâmica, pois a maior parte do barco está
sobre a água, então buscamos otimizar a energia da embarcação e compreender os
dados disponibilizados. A concorrência é forte e as corridas têm sido ganhas
por questão de segundos, por isso ter a Land Rover involvida em projetos como
esses nos dá muita vantagem competitiva.”
Fonte: Imprensa
jaguar Land Rover
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.