Segundo a montadora sueca, a meta é desenvolver carros à prova de acidentes a zero, até 2020, o número de vítimas fatais ou gravemente feridas a bordo de um veículo da marca. Em recentes estatísticas feitas pelo Centro de Pesquisas de Acidentes de Trânsito da Volvo as vítimas de acidentes de trânsito na Europa varia entre 10 e 25% dependendo do país. Em 2007, por exemplo, 43% das 1.560 vítimas fatais de acidentes de trânsito ocorridos nas capitais dos países europeus eram pedestres. Quando a velocidade dos carros é de 50 km/h, o risco de morte ao pedestre é 85% maior em comparação com os acidentes em velocidades até 25 km/h. "Nosso objetivo com a nova tecnologia é ajudar os motoristas a evitar eventuais colisões com pedestres em velocidade até 25 km/h. Se o carro está mais rápido, porém, a ideia é que a velocidade seja reduzida ao máximo possível para atenuar o impacto. Na maioria dos casos, é possível reduzir a força da colisão em cerca de 75%. Considerando o elevado número de acidentes fatais com pedestres, se conseguirmos uma redução do risco em 20% já podemos dizer que o novo sistema fará uma grande diferença. Em situações específicas, isso pode chegar a até 85%”, explica Broberg.
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