sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Volvo aprimora seu sistema de freio automático




A Volvo vai disponibilizar, como item de série, a patir de 2010 para o sedan S60 um novo sistema que detecta a presença de pedestres nas ruas e evita impactos até 25 km/h, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. Esse sistema é uma aprimoração do City Safety, disponível no SUV XC60. O sistema é um “Alerta de Colisão com Freio Automático para Pedestres”, esse sistema faz parte da estratégia de desenvolver dispositivos de segurança veicular capazes de auxiliar o motorista a identificar riscos e evitar acidentes de trânsito. “O City Safety foi desenvolvido para ajudar o motorista a evitar acidentes com outros carros. Agora, a Volvo dá um passo enorme à frente ao apresentar uma função que estende o nível de segurança aos pedestres”, afirma Thomas Broberg, Especialista em Segurança da Volvo Cars. “Estamos ampliando também a força de frenagem automática de 50 para 100%, um progresso que, até onde sabemos, não existe entre os nossos concorrentes




Segundo a montadora sueca, a meta é desenvolver carros à prova de acidentes a zero, até 2020, o número de vítimas fatais ou gravemente feridas a bordo de um veículo da marca. Em recentes estatísticas feitas pelo Centro de Pesquisas de Acidentes de Trânsito da Volvo as vítimas de acidentes de trânsito na Europa varia entre 10 e 25% dependendo do país. Em 2007, por exemplo, 43% das 1.560 vítimas fatais de acidentes de trânsito ocorridos nas capitais dos países europeus eram pedestres. Quando a velocidade dos carros é de 50 km/h, o risco de morte ao pedestre é 85% maior em comparação com os acidentes em velocidades até 25 km/h. "Nosso objetivo com a nova tecnologia é ajudar os motoristas a evitar eventuais colisões com pedestres em velocidade até 25 km/h. Se o carro está mais rápido, porém, a ideia é que a velocidade seja reduzida ao máximo possível para atenuar o impacto. Na maioria dos casos, é possível reduzir a força da colisão em cerca de 75%. Considerando o elevado número de acidentes fatais com pedestres, se conseguirmos uma redução do risco em 20% já podemos dizer que o novo sistema fará uma grande diferença. Em situações específicas, isso pode chegar a até 85%”, explica Broberg.

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