VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Luiz Alberto Pandini - Assessoria de Imprensa Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
As atenções do público presente no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, estavam voltadas a muitos duelos e a um estreante durante a corrida do Porsche Challenge. Ipe Ferraiolo fez os melhores tempos nos treinos e venceu a oitava prova desta temporada de maneira convincente. O carioca destacou-se desde quinta-feira e teve um desempenho de veterano neste sábado, conseguindo se manter à frente de Rodolfo Ometto Rolim, Carlos Ambrósio, Fernando Barci e Sylvio de Barros, que terminaram nesta ordem depois de lutar fortemente pelo segundo lugar.
A corrida começou com um susto, mas sem maiores consequências. Ainda na reta das arquibancadas, onde foi dada a largada em movimento, o carro de Daniel Schneider girou no ar após ser atingido por Johnny Freire. Schneider caiu com as rodas sobre o asfalto e Freire bateu de frente no muro - nenhum deles teve ferimentos, comprovando a segurança e resistência dos Porsche 911 GT3 Cup. Outro piloto, Flávio Rietmann, também teve que abandonar na primeira volta.
A corrida começou com um susto, mas sem maiores consequências. Ainda na reta das arquibancadas, onde foi dada a largada em movimento, o carro de Daniel Schneider girou no ar após ser atingido por Johnny Freire. Schneider caiu com as rodas sobre o asfalto e Freire bateu de frente no muro - nenhum deles teve ferimentos, comprovando a segurança e resistência dos Porsche 911 GT3 Cup. Outro piloto, Flávio Rietmann, também teve que abandonar na primeira volta.
Apesar da entrada do safety car motivada pela batida e da relargada, Ferraiolo não se intimidou. "Foi tudo muito melhor do que esperávamos e imaginávamos, pois eu era inexperiente e não tinha tido qualquer contato com o carro anteriormente", disse o vencedor, extremamente sorridente após a prova. O piloto revelou que traçou como objetivo não precisar fazer ultrapassagens ou se defender. "Eu não tinha experiência em corrida. Seria para mim algo novo disputar posições. Então, quanto mais eu me afastasse disso, melhor. A ideia era eu largar o mais à frente possível e tentar abrir distância", afirmou.
Mais atrás, a disputa foi intensa. Rodolfo Ometto Rolim, Carlos Ambrósio, Fernando Barci e Sylvio de Barros formaram um pelotão sólido. Ometto levou vantagem. "Do meio em diante, o pneu começou a não responder tão bem", declarou o segundo colocado. "Nos treinos livres, tive problemas de embreagem, mas hoje deu tudo certo. A corrida foi muito bacana. O Ipe está de parabéns." Ambrósio fez uma bela ultrapassagem sobre Barci na 16ª de 18 voltas e conseguiu a terceira posição. "Na relargada, perdi um pouco de contato com o Barci", disse. "Eu tinha sempre o Sylvio na minha nuca. Estava bem concentrado, tanto é que nem vi a placa de três, duas voltas. Em determinada oportunidade, consegui preparar a ultrapassagem e assim a fiz."
O vice-líder do campeonato Barci, quarto colocado neste sábado, aproximou-se um pouco de Sylvio de Barros, líder da tabela, mas quinto em Jacarepaguá. Seis pontos separam os dois pilotos e ainda faltam três corridas para o fim do campeonato. Os dois piores resultados de cada piloto na temporada serão descartados para o estabelecimento da classificação final. Eduardo Azevedo, Gilberto Farah, Marcello Stallone, Ricardo Ricca (outro estreante) e Edu Guedes completaram os dez primeiros colocados no Rio.
A próxima etapa da Challenge, a sétima desta temporada, será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná, em 22 de outubro.
Confira a classificação da oitava corrida de 2011 do Porsche Challenge:
1) 000-Ipe Ferraiolo, 18 voltas em 27:15.130, média de 121,245 km/h
2) 008-Rodolfo Ometto, a 9.937
3) 018-Carlos Ambrósio, a 10.177
4) 046-Fernando Barci, a 10.988
5) 005-Sylvio de Barros, a 11.477
6) 088-Eduardo Azevedo, a 18.746
7) 081-Gilberto Farah, a 18.972
8) 017-Marcelo Stallone, a 22.394
9) 019-Ricardo Ricca, a 27.240
10) 009-Edu Guedes, a 27.829
11) 025-Guilherme Ribas, a 36.069
12) 027-Amilcar Collares, a 36.419
13) 454-Kide Aranha, a 36.738
14) 057-Jorge Borelli, a 37.329
15) 010-Carlos Silveira, a 39.228
16) 099-Alan Turres, a 42.150
17) 012-Marcello Sarcinella, a 44.885
18) 021-Armando Marracini, a 52.132
19) 004-Gui Affonso, a 55.725
20) 015-Ricardo Cosac, a 1:07.272
21) 083-Joca Silveira, a 1 volta
22) 016-Ludovico Pezzangora (Itália), a 3 voltas
23) 069-Sérgio Maggi, a 8 voltas
24) 011-Johnny Freire, a 18 voltas (acidente)
25) 033-Flávio Rietmann, a 18 voltas (acidente)
26) 077-Daniel Schneider, a 18 voltas (acidente)
Melhor volta: 000-Ipe Ferraiolo, 1:16.863, média de 143,647 km/h
Classificação do campeonato após oito provas:
1) Sylvio de Barros, 93 pontos; 2) Fernando Barci, 87; 3) Carlos Ambrósio, 71; 4) Gui Affonso, 68; 5) Rodolfo Ometto Rolim, 62; 6) Eduardo Azevedo, 60; 7) Gilberto Farah, 57; 8) Sérgio Maggi, 42; 9) Edu Guedes, 41; 10) Marcelo Stallone, 35; 11) Daniel Schneider, 31; 12) Tommy Soubihe, 31; 13) Johnny Freire, 29; 14) Amilcar Collares, 28; 15) Carlos Silveira, 26; 16) Cristiano Piquet e Ipe Ferraiolo, 20; 18) Guilherme Ribas, 17; 19) Zeca Feffer, 15; 20) Paco Salcedo (México), 14; 21) Alan Turres, 14; 22) Jorge Borelli, 13; 23) Armando Marracini, 10; 24) Ludovico Pezzangora (Itália), 9; 25) Flávio Rietmann, 8; 26) Ricardo Ricca, 7; 27) André Lara Resende, 3; 28) Vitor Scheid, 3; 29) Ricardo Cosac, 3; 30) Kide Aranha, 3; 31) Bernardo Parnes, 2; 32) Beny Lago, 1; 33) Omar Camargo Neto, 1; 34) Marcello Sarcinella, Paulo Moreno (Portugal), Rodrigo Pessoa e Joca Silveira, sem pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.