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Para muitos, Carnaval é tempo de
pegar a estrada. Mas é importante estar atento a um parceiro importante nesta
época de folia: o automóvel. Fazer a revisão do carro previamente é
imprescindível para garantir a boa viagem e evitar contratempos. Afinal,
ninguém quer antecipar a volta para casa por descuidos.
A Nissan ressalta a importância da
manutenção periódica do veículo e das revisões previstas no Manual do
Proprietário, que podem ser agendadas nas concessionárias da marca. O cliente
Nissan tem tolerância de até 1.000 km ou 15 dias (para mais ou para menos) para
fazer as revisões previstas no plano de manutenção do automóvel. E fazer essas
inspeções periódicas obrigatórias é fundamental para a manutenção da garantia
de três anos do seu Nissan.
Para garantir uma boa viagem a
todos, a Nissan elaborou uma lista com alguns quesitos que o próprio motorista
deve checar antes de viajar. Bastam 30 minutos para, trafegando pela rua e
depois na própria garagem, verificar se o carro está pronto para evoluir na
estrada e defender o enredo sem atravessar o samba.
Lubrificantes – O nível do óleo do
motor deve ser verificado com o carro frio ou, no mínimo, dez minutos após ter
sido desligado. Retire a vareta e a limpe com um pano seco e que não solte
fiapos. Recoloque a haste e depois retire-a novamente. O nível do óleo deve
estar entre as marcas de mínimo e máximo da vareta. Se o lubrificante estiver
abaixo do nível ou muito sujo, com sinais de formação de borra, o ideal é
trocar por produto dentro das especificações recomendadas pelo fabricante no
Manual do Proprietário. Neste caso é preciso trocar também o filtro de óleo.
Sistema de arrefecimento –
Lembre-se que subidas de serra e longos engarrafamentos forçam o motor e o
sistema de arrefecimento do veículo. Verifique se a água do reservatório está
no nível, mas fique atento. “Completar” com frequência o recipiente significa
que algo está errado e é necessário levar o carro uma concessionária para
checar se o sistema apresenta algum vazamento ou defeito.
Fluidos – Níveis baixos de fluidos
geralmente são descobertos por meio de alertas no painel de instrumentos. De
qualquer forma vale conferir os óleos do freio, da direção hidráulica e do
câmbio automático e descartar qualquer vazamento. Uma dica é deixar o carro
estacionado por algum tempo e depois olhar por baixo se há alguma mancha oleosa
no chão.
Mangueiras, correias e borrachas –
Cheque se as mangueiras estão ressecadas ou aparentam estufamento. Elas podem
arrebentar e ou apresentar vazamentos. O mesmo vale para as correias. Se romper
uma correia dentada, por exemplo, é fim de viagem na certa. E se o carro
apresentar trepidação além do normal, é bom checar as borrachas do motor,
coxins e buchas.
Suspensão – Amortecedores têm vida
útil entre 20.000km e 40.000km, dependendo das condições de uso. Mas o próprio
comportamento do veículo pode revelar o nível de desgaste dos componentes da
suspensão. Observe se o carro balança muito depois de passar por uma lombada ou
um buraco, se surgem ruídos estranhos quando se trafega em pisos irregulares ou
paralelepípedos, se a carroceria oscila além do esperado nas curvas e se os
pneus apresentam desgastes irregulares. Nestes casos, é bom levar o veículo a
uma concessionária e verificar todo o jogo: amortecedores, molas, buchas,
batentes, bandejas, pivôs e terminais. E fique atento à carga máxima que seu
automóvel pode transportar. Excesso de bagagem pode comprometer e sobrecarregar
a suspensão.
Pneus e alinhamento – Calibre os
pneus do carro assim que sair de casa, com eles ainda frios. E verifique a
pressão recomendada no Manual do Proprietário ou nas molduras internas da porta
do motorista. Pneu mal calibrado compromete o conforto, a estabilidade e o
consumo. Além disso, verifique as condições das bandas de rodagem. Se os sulcos
da borracha estiverem no mesmo nível da sigla TWI ou de um símbolo de triângulo
nas laterais do pneu, significa que é hora de trocá-los. Não esqueça de
calibrar e checar o estepe. Ao mesmo tempo, veja se o carro está “obediente”.
Em uma rua pouco movimentada, plana e reta, e a uma velocidade baixa, tire o pé
do acelerador e solte o volante. Se o carro “puxar” para um dos lados e se o
volante trepidar demais, é preciso fazer o alinhamento da direção e o
balanceamento das rodas.
Freios – Problemas no sistema de
frenagem são perceptíveis. Chiados, ruídos e vibrações na hora de frear podem
ser sinais de desgaste das pastilhas. Aproveite e confira outros componentes,
como discos, tambores, cilindros (mestre e de roda), pinça, servo freio, sapata
e fluido.
Limpadores – Verão é época de
chuvas fortes e os limpadores de para-brisas devem estar em perfeito
funcionamento. Não esqueça de completar a água e o detergente específico do
reservatório do lavador do vidro e checar se as passagens do esguicho estão desobstruídas.
Veja também se as borrachas dos limpadores não estão desgastadas ou ressecadas.
Luzes – Antes de sair, teste
faróis, lanternas, setas indicadoras de direção, pisca-alerta, luz de ré e
faróis de neblina. Se a garagem for coberta, coloque o carro de frente para uma
parede, acenda os faróis e verifique se o facho de luz está torto ou alto
demais.
Equipamentos – Confira se macaco,
chave de roda e triângulo estão em perfeitas condições de uso. Não esqueça de
olhar se o extintor está dentro do prazo de validade e com a carga correta.
Teste também a buzina e os vidros elétricos, e fique sempre atento aos alertas
no quadro de instrumentos. Leve sempre uma caixa reserva de fusíveis. Além de
barata, é uma peça fácil de trocar.
Documentação – Não esqueça o
documento do veículo e a carteira de habilitação, além dos telefones da
companhia de seguro e de emergência das rodovias nas quais se pretende
trafegar.
Fonte: Nissan do
Brasil
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