quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Tributo a Nelson Piquet: BMW Group Classic levou carros de corrida lendários ao “Circuito Estoril” em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1

 

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Como parte de um fim de semana de corridas organizado pela Dener Motorsports no antigo circuito de Fórmula 1, o Circuito Estoril, próximo a Lisboa, em Portugal, um evento especial em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1 foi realizado no último final de semana de agosto. A participação da BMW Group Classic aconteceu em estreita colaboração com Dener Pires, amigo próximo de Nelson Piquet. 

A BMW Group Classic levou dois dos carros de corrida mais emblemáticos da carreira de Piquet: o Brabham BMW BT 52 Turbo, com o qual ele se tornou o primeiro campeão mundial da Fórmula 1 com motor turbo, em 1983, e o BMW M1 Procar, carro com o qual venceu o campeonato da categoria BMW Procar em 1980. 

Nelson Piquet pilotou os dois carros ao longo de dois dias. Primeiro, fez um shake-down com ambos, e depois realizou algumas voltas de exibição com o Brabham BMW BT 52 Turbo. Bernie Ecclestone, então chefe da equipe Brabham, Gordon Murray, projetista do carro na época, e ex-mecânicos da equipe também viajaram a Estoril especialmente para o evento. 

A última vez que Nelson Piquet havia pilotado seu carro de Fórmula 1 da BMW foi em 2015, em um evento de Lendas da F1, em Spielberg, na Áustria. Dez anos depois, ele veio do Brasil à Europa para voltar ao volante de seus dois lendários carros, provavelmente pela última vez. 

Os mecânicos da BMW Group Classic garantiram que os veículos estivessem em perfeitas condições e acompanharam toda a operação no local. 

Após o Festival of Speed em Goodwood, essa foi a segunda aparição do Brabham BMW BT 52 Turbo em pista neste ano. 

Quatro perguntas para Nelson Piquet:

O que você sente ao ver hoje o Brabham BMW BT52 Turbo, tantos anos depois?
O carro era e continua sendo lindo. Uma verdadeira obra de arte. Foi a melhor fase da minha vida. 

Qual é sua memória mais marcante da temporada de 1983 na Fórmula 1?
Lembro dos inúmeros testes. Fiz cerca de 33.000 quilômetros de testes com o BT52 Turbo. E mais 7.000 quilômetros nos finais de semana de corrida, entre treinos e classificações. Tínhamos um time de corrida, um time de testes da Brabham e outro da BMW. A gente andava muito. Era tudo mais pessoal, quase como uma família dentro da equipe. 

O que foi decisivo para o título mundial em 1983?
O motor turbo da BMW, mesmo tendo sido desenvolvido depois da concorrência. Trabalhamos no carro e no motor em 1982 e vencemos o campeonato em 1983. Foi incrível. A BMW também usou sistemas de telemetria pela primeira vez. Eles não eram usados para pilotagem ou acerto do carro, mas apenas para o motor. Ainda assim, foram muito úteis. Conseguíamos resolver problemas técnicos rapidamente. Por exemplo, tivemos problemas de consumo de combustível que foram resolvidos nos testes logo após um fim de semana de corrida. E o câmbio era extremamente resistente. 

Quão difícil era controlar o Brabham BMW BT52 Turbo com tanta potência?
Naquela época, lidar com tanta potência era normal. Hoje em dia é muito mais difícil, e eu freio muito antes do que fazia no passado. 

Carreira de Nelson Piquet na Fórmula 1

  • 1978–1991: 204 GPs, 23 vitórias (sendo 7 com BMW), 485,5 pontos
  • 20 vezes em segundo lugar, 17 vezes em terceiro
  • Tricampeão mundial: 1981, 1983 (com BMW) e 1987
  • Vice-campeão mundial em 1980

Participações e conquistas com a BMW

  • 1980: Campeão da série Procar com o BMW M1
  • 1981: Vencedor da corrida de 1000km de Nürburgring com o BMW M1 Grupo 5 (em dupla com H.J. Stuck)
  • 1982–1985: Fórmula 1 com a Brabham-BMW Turbo
  • 1982: 11º no campeonato, Brabham-BMW BT50 Turbo
  • 1983: Campeão mundial de Fórmula 1, Brabham-BMW BT52 Turbo
  • 1984: 5º lugar, Brabham-BMW BT53 Turbo
  • 1985: 8º lugar, Brabham-BMW BT54 Turbo

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