sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lançamento – Peugeot 3008 2011


Por Lucas Menotti
Foto: Divulgação

O ano de 2010 foi muito importante para a Peugeot, principalmente para a filial brasileira. Além de séries especiais como a “Quicksilver” para o 207 (na qual apresentamos em primeira mão meses atrás) e a “Millesim 200” para o 307, o ano foi marcado por três grandes novidades. A primeira fica por conta da Pick-up pequena Hoggar, derivada do 207, que foi desenvolvida no Brasil, a segunda grande novidade foi a chegada da multivan Partner, e por fim, porém, talvez o lançamento mais importante da Peugeot em 2010, o Crossover 3008. Não é um erro de digitação, o nome é esse mesmo. Vamos explicar: O “3” é referente aos modelos médios da marca, o duplo zero identifica ser uma versão especial e o “8” representa a geração do modelo. O 3008 foi a união do hatch médio 308 com a MPV 5008. O resultado do cruzamento entre os dois leões chega a ser algo espantoso. Por fora temos um Peugeot diferente de todos os outros que já estiveram no showroom de qualquer concessionária da marca no país e pessoalmente, o 3008 é ainda mais interessante, valendo destacar o amplo teto de vidro de 1,60m², presente na versão Griffe. Com isso, a área envidraçada passa a ser de 5,34m².



O interior é outra surpresa agradável. Na versão Griffe, avaliada por nós no evento de lançamento que aconteceu no dia oito de novembro, encontramos um carro muito bem acabado, com bons materiais e com painel e console semelhantes ao Peugeot 5008 e que, diga-se de passagem, parece ter sido inspirado no Audi R8, como por exemplo as saídas do Ar condicionado e no Lamborghini Gallardo, de onde vieram os comandos que ficam acima do cd-player. O espaço interno é bastante amplo e acomoda com facilidade cinco adultos e para quem vai no banco traseiro, há ainda saída de ar-condicionado além de persianas nas janelas. Para as mulheres que se interessaram pelo carro, aqui vai mais um forte argumento: O modelo é repleto de porta-objetos, se por um acaso se distrair no meio da contagem, é capaz de ter começar do zero. O porta-malas com capacidade 512 litros, também traz soluções inteligentes e pode ter a capacidade de carga aumentada para 1604 litros ao rebatermos os bancos, inclusive o banco dianteiro do carona. O banco traseiro é bi-partido (2/3 – 1/3). O isolamento acústico é muito bom e mesmo em alta velocidade e com o motor trabalhando numa faixa de giro elevada, o habitáculo quase não era invadido pelos barulhos externos, o que deve servir de aviso ao sortudo que estiver ao volante: Atenção, o carro pode estar mais rápido do que você imagina!


Falando nisso, o 3008 mostra ser um carro bem equilibrado e ter um comportamento bem previsível, muito disto graças aos diversos sistemas eletrônicos e o terceiro amortecedor na traseira, que serve como barra estabilizadora. O motor 1.6 16v Turbo, que rende 156cv, feito em parceria com a BMW, já é adepto do downsizing e conta também com comando de válvulas variáveis e injeção direta de combustível. O interessante é que quando pensamos em carros turbo, na hora vem à mente o Turbo Lag (aquele intervalo até a turbina entrar em ação), mas no 3008 isso não ocorre, graças a pequena turbina que funciona com 1bar de pressão e um sistema que aproveita melhor os gases do escape, o torque de 24,47kgfm já está totalmente disponível em 1400rpm. No Brasil, só estará disponível com câmbio automática sequencial de 6 marchas, uma evolução do utilizado no 407, mostrou funcionar em perfeita sintonia com o “pequeno” motor e funciona de forma suave e eficiente. A Peugeot afirma que o modelo é capaz de fazer 0 a 100km/h em 9,5 e alcança velocidade máxima eletronicamente controlada de 202km/h, porém, durante nossa avaliação, o velocímetro chegou bem perto dos 210km/h enquanto o head-up display, acusava 207km/h e se a pista fosse maior, com certeza chegaria aos 210km/h sem grandes problemas.



O 3008 é fabricado em Sochaux, na França e chega ao pais nas versões Allure, com preço de R$79.900, já com pintura metálica inclusa e a topo de linha Griffe, vem custando R$86.900. A diferença entre as versões é basicamente a quantidade de itens de série. A mais, a Griffe traz itens como o teto panorâmico em vidro, revestimento em couro, vidros traseiros com sistema anti esmagamento, acendimento automático dos farois, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocromático. Ambas as versões possuem o Head-up display, ar-condicionado bi-zone, freios elétricos, oito air bags, aviso de atar cintos, sensor de obstáculo na traseira, travamento automático das portas, rodas de 17 polegadas, som com entrada USB, entre outras coisas. A principio, a Peugeot trará apenas 200 unidades por mês, do crossover 3008 e conforme for o desempenho das vendas, este número poderá subir. Com o início das vendas marcadas para o dia 20 de novembro (ontem) em todo o Brasil, o modelo estará disponível em apenas três opções de cores: Cinza Alumínio, Cinza Shark e Preto Perla Nera e terá garantia total de 3 anos.



Sempre gostei dos carros da Peugeot, em especial pela sua dirigibilidade, oferecendo uma condução mais esportiva e divertida. Ao ver o 3008 e seu alto centro gravitacional, achei que pela primeira vez eu iria me decepcionar. Fico muito feliz em saber que eu estava errado. O 1.6 16v turbo executa muito bem a função que foi dada a ele, o câmbio, mesmo sendo automático entrega trocas rápidas e suaves e os auxílios eletrônicos trabalhando com o eficiente sistema de suspensão garante segurança e conforto sem comprometer muito a diversão. Claro, não espere que o 3008 se comporte como o 207 ou 307, mas o crossover da conta do recado. E se você é um motorista comum que quer apenas um carro confortável e que te leve de um lugar ao outro, que sirva para ir ao supermercado ou pegar as crianças na escola, não se preocupe, o Peugeot é ainda melhor nisso.

Último feirão de 2010 da CHvrolet será neste final de semana


A Chevrolet anunciou que irá realizar seu último ferião de 2010 neste final de semana (sábado e domingo). O local escolhido é o já tradicional estacionamento do Shopping Nova América e em todas as concessionárias da marca no Estado do Rio de Janeiro. O cliente poderá adquirir seu veículo novo com condições especiais, através de financiamentos, com destaque para as vendas ‘sem entrada’. Além de taxa mensal de juro ‘zero’ para alguns modelos. "Estamos realizando o último feirão do ano no Rio. É mais uma grande oportunidade para os consumidores comprarem um Chevrolet. O feirão deste final de semana terá a disponibilidade todos os veículos novos da linha Chevrolet, além de seminovos. Os clientes contarão com planos de financiamentos oferecidos pelo Banco GMAC. Em toda a Rede Autorizada de Concessionárias Chevrolet no Estado do Rio de Janeiro, os clientes também contarão com as mesmas ofertas oferecidas no feirão", revela José Ricardo Maciel, Gerente Regional de Marketing. Por exemplo, o Chevrolet Celta ano-modelo 2010/2011, na versão de entrada Life de duas portas, poderá ser adquirido pelo preço à vista a partir de R$ 25.990, equanto que a versão Spirit de quatro portas sai por R$ 29.990

SERVIÇO:

Evento: Feirão Última Chance Chevrolet
Local: Shopping Nova América
Data: 04 e 05 de dezembro de 2010
Horário: 9 às 18 horas
Estacionamento gratuito

Subaru apresenta monovolume compacto


A Subaru divulgou uma foto do seu mais novo monovolume compacto, o chamado Trezia que é, nada mais nada menos, que uma versão do Toyota Verso S, que já havia sido apresentada em forma de teaser durante vários meses. Na parte dianteira é notada a influência do DNA da marca, com a frente igual a do Impreza. O modellinho será oferecido com dois motores a gasolina de 1.3 e 1.5 litros e as opções de tração dianteira e integral, como manda a tradição da marca japonesa. O Trezia faz parte da estratégia da Subaru de diversificar a sua gama de opções de modelos e de reduzir a média de emissões de CO2.

Rinspeed apresenta conceito feito de fibra de bambu



Não estranhe o título dessa nota, é isso mesmo que você leu. A Rinspeed acaba de apresentar o seu mais recente protótipo, o modelo de formas inusitadas será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, em 2011. O modelo chama-se BamBoo e o nome não foi por acaso, o carrinho é feito com vários componentes de fibra de bambu. O carrinho que mais parece um carro de golfe, é impulsionado por um pequeno motor elétrico de potência não divulgada.

Quase um novo recorde de vendas em novembro



Por www.fordparatodos.com.br

Faltou pouco para superar o mês de março de 2010, recordista de vendas da indústria automobilística no Brasil com 337.346 automóveis e comerciais leves colocados no mercado. Agora, no mês de novembro, as vendas somaram 311.498 veículos, o que significa um crescimento de 8,3% em relação a outubro e 30,6% a mais que novembro de 2009. O resultado consolida o Brasil como o 4º mercado automobilístico do mundo. Do total vendido em novembro, 269.304 unidades, isto é, 86,33% do mercado representam carros equipados com motorização flex. Segundo a Fenabrave, os principais números do mercado, apresentam um destaque na acirrada disputa na comercialização do segmento de SUVs, no qual os seis primeiros colocados estão em ascensão de vendas e o Ford Ecosport mantém a liderança absoluta.


Vendas por marca em novembro 2010 - automóveis

1º) VW – 58.105 unidades – participação de 23,39%
2º) Fiat – 56.535 – 22,76%
3º) GM – 51.746 – 20,83%
4º) Ford – 24.831 – 10,00%
10º) Hyundai – 4.249 – 1,71%


VENDAS POR MARCAS – ACUMULADO 2010 - AUTOMÓVEIS

1º) Fiat – 547.780 – 23,17%
2º) VW – 537.232 – 22,73%
3º) GM - 500.698 - 21,18%
4º) Ford – 236.717 – 10,01%
10º) Hyundai – 38.846 – 1,64%


VENDAS ACUMULADAS EM 2010 – AUTOS + COMERCIAIS LEVES

1º) Fiat – 681.068
2º) VW – 623.731

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Renault lança Fluence a partir de R$ 59.990


A Renault apresentou hoje o seu mais novo sedan, o Fluence, que foi apresentado pela primeira vez no Salão de São Paulo deste ano. O modelo já poderá ser adquirido a partir de fevereiro de 2011 em todas as concessionárias da marca. O Fluence chega para substituir de vez o Mégane, que apesar de ser um excelente carro, nunca vendeu bem no Brasil. Porém a Renault decidiu manter a venda da versão Grand Tour (“perua”). O novo FLuence é importado da Argentina e é fabricado na planta de Córdoba. O modelo será comercializado em mais de 80 países, apostando nas vendas globais e no baixo custo de produção. O Fluence chega para concorrer com o Toyota Corolla e Honda Civic, além do Chevrolet Vectra e Ford Focus sedan, entre outros. Seu preço inicia em R$ 59.900 na versão de entrada Dynamique com câmbio manual, custa R$ 64.990 nesta mesma versão, só que com o câmbio CVT, por R$ 75.990 é oferecida a versão mais completa, Privilège. Com uma previsão polpuda, a Renault pretende comercializar cerca de 20 mil unidades já para o próximo ano.



O carro vem cheio de itens de série, como ar-condicionado dual-zone, direção elétrica, chave-cartão "hands free" - a qual abre e fecha o carro automaticamente e permite ao motorista dar partida apertando um botão -, volante com regulagem de altura e profundidade, rodas de liga leve, faróis de neblina, conectividade com Bluetooth e iPod, entre outros, todos disponveis para as duas versões. Já a versão topo de linha Privilège oferece ainda sistema de navegação da TomTom - com uma tela de 5 polegadas -, sensor de estacionamento, bancos de couro, rodas de 17 polegadas e um sistema de som "premium". Entre os opcionais estão apenas faróis de xénon e teto solar elétrico. Todos as versões também trazem seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois de cortina –, controle de estabilidade e freios ABS com auxílio de frenagem de urgência e distribuição eletrônica de frenagem. O sedan é empurrado por um motor 2.0 16V bicombustível, o mesmo que equipa o Nissan Sentra. O propulsor oferece 143/140 cv de potência e 20,3/19,9 kgfm de torque as 3.750 rpm com etanol e gasolina respectivamente. Segundo o fabricante, o modelo faz de 0 a 100 km/ em 10,1 segundos e chega a velocidade máxima de 200 km/h com o câmbio manual e 195 km/h com o automático. O Fluence ficou maior que o Mègane e mede 4,62 metros de comprimento (13 cm a mais que o Mègane) e sua distância entre eixos é de 2,70 m. Seu porta-malas chama a atenção e oferece 530 litros de espaço para as bagagens.

SENAI mostra seu curso de mecânica no SALÃO BIKE SHOW 2011 no Rio de Janeiro


Por Marcus Lauria
Foto: Divulgação


O 1° Salão Bike Show, de 13 a 16 de janeiro de 2011, no Riocentro, será o maior evento de motos que o Rio já viu, no maior centro de convenções da América Latina. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) confirmou a presença no evento e vai oferecer, em seu estande de 90m², o conceituado curso de mecânica manutenção e reparação de motocicletas durante os quatro dias do Salão, esse curso é muito procurado pelos mecânicos de motos e proprietários de concessionárias que querem aperfeiçoar o conhecimento de seus funcionários e oferecer um serviço de melhor qualidade. O SENAI também vai apresentar diversas palestras sobre mecânica de motocicleta, em horários marcados pela instituição. Uma boa notícia é que o Riocentro fez uma parceria com a organização do Salão Bike Show e o estacionamento será GRÁTIS para motos, triciclos e carros durante todos os dias do evento. O Salão Bike Show tem como principal objetivo que o expositor faça negócios e ao mesmo tempo o público conheça as novidades da indústria das duas rodas e se divirta enquanto visita o evento. O espaço reservado para o Salão tem mais de 18.000 m². O pavilhão 1 será o centro de entretenimento, oferecendo diversas atrações e o pavilhão 2 será dedicado aos expositores de toda a cadeia produtiva dos setores de motociclismo e ciclismo. O Salão Bike Show é promovido pela empresa de marketing IndigoBrasil e tem como principais parceiros a Innova+(mídia), a Fulstanding (transitário) e a Octaplan responsável por montar os estandes do evento. O Salão Bike Show é inédito, e está sendo organizado por empresas sérias com profissionais experientes, todos motociclistas, o que garantirá o sucesso do empreendimento, não devendo ser jamais comparado ás tentativas amadoras já ocorridas no passado. Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.salaobikeshow.com.br

Salão de Bolonha: Fiat apresenta 500 Bicolore



A Fiat vai apresentar no Salão de Bolonha, que abre suas portas no próximo sábado, uma versão bem divertida do 500, a Bicolore. A mais nova edição especial do modelo simpático da montadora italiana, como o próprio nome diz, distingue-se por uma pintura em dois tons, a cor vermelha fica na parte de baixo do carro, como uma saia e a cor branca faz a divisão e invade a linha da cintura e vai até o teto. Além da pintura bicolor, o 500 Bicolore caracteriza-se por outros aspectos, como as novas rodas de liga leve de desenho exclusivo do modelo, detalhes cromados espalhados pela carroceria com destaque para o espelho retrovisor, que chama bastante atenção. O 500 Bicolore usa como base a versão Pop, a mais barata da gama e chega equipada com o motor 1.2 litro movido a gasolina com 69 cavalos de potência. O propulsor trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades e oferece como opcional uma caixa automática Dualogic com comandos no volante. O 500 Bicolore começa a ser vendo em janeiro, na Itália, a montadora não revelou os preços do modelo.

Audi revela novo A6


Após a divulgação de fotos e algumas informações sobre o novo A6 pelo Autoblog Holandês, a montadora alemã resolveu divulgar as imagens e os dados técnicos oficiais. O modelo que chega para competir com seus antigos rivais BMW Série 5 e Mercedes Classe E foi repaginado e ficou mais atual, com linhas limpas e simples. O modelo ficou mais espaçoso e terá uma versão híbrida. O sedan mede 4,92 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,46 metros de altura a versão Avant (SW) deve chegar no próximo ano. Suas linahs foram inspiradas nos recentes lançamentos da marca, como o o A7 Sportback e A8. No início de suas vendas o novo A6 terá dois motores diesel – 3.0 TDi com 204 cv e tração dianteira e 3.0 TDi de 245 cv com tração integral Quattro -, e dois motores a gasolina – 2.8 FSi de 204 cv e o 3.0 TFSi Quattro com 300 cv. No segundo trimestre de 2011 chegam os motores menores, um 2.0 TFSi com uma potência de aproximadament 200 cavalos e o renovado 2.0 TDi, que rende 180 cavalos e 380 Nm de torque máximo. Em 2012 chegará a versão híbrida, usando a mesma mecânica do Q5 hybrid, ou seja, um motor a gasolina 2.0 TFSI que rende 245 cv e tem emissões de CO2 de apenas 142 g/km. Segundo a montadora alemã, o novo A6 faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 238 km/h. O modelo será produzido na fábrica da Audi em Neckarsulm, seu valor estimado será de 38.500 euros na Alemanha.


Confira o primeiro vídeo do novo A6:




Autoentusiastas de Teerã adoram carros americanos


Por www.fordparatodos.com.br

A lenda dos carrões americanos ainda permanece viva no Irã, através de clubes de carros de corrida e em museus que restauram famosos veículos de passeio, como o Ford Mustang, é uma curiosa matéria recentemente publicada no New York Times e no Detroit News. Parece impossível, pelo histórico político das relações do Irã com o resto do mundo, especialmente os Estados Unidos, mas aconteceu, no final do último verão, um evento esportivo no circuito Azadi Race Track, em Teerã, que reuniu modelos americanos dos anos 70 para vários rachas, desafios e arrancadas. O Café Racers, na capital iraniana, é o cenário principal das conversas sobre automóveis e automobilismo. Quem assiste pensa estar numa cidade qualquer da Califórnia, não fossem alguns detalhes como a grafia árabe nas placas dos carros ou sobre as latinhas de Coca em cima das mesas. Um dos melhores autoentusiastas de Teerã, Salenkhou Ramin, 44 anos, um advogado formado nos Estados Unidos, é o líder do grupo de fanáticos por carros americanos. Na porta do Café Racer, Salehklou exibe seu Camaro drag race, ao lado de outros orgulhosos proprietários de Ford Mustang – um conversível 1965, bem restaurado, um GT 67, um Mustang Mach One, ano 72, além de outros como Dodge Charger, Corvette 73 e uma Blazer 1970 – Buick Park Avenue. A explicação lógica para a popularidade dos carros americanos no Irã é que, durante os anos 70, dezenas de milhares de estudantes iranianos cursaram faculdades nos Estados Unidos e dirigiam diversos modelos da época. Dez anos depois, durante a guerra entre Irã e Iraque, o racionamento de combustível obrigou que todos guardassem seus carrões e utilizassem veículos mais econômicos por mais de 8 anos. O fato colaborou para a preservação desses automóveis que, ainda hoje, enfrentam dificuldades para a reposição de peças. Atualmente, um grupo de voluntários, liderados por Salehkhou, trabalha para preservar e restaurar carros clássicos como o Ford Mustang, uma raridade no Irã. Além disso, esse advogado iraniano também gerencia o Auto Museu Nacional composto por uma coleção de cerca de 100 carros, alguns considerados exóticos, que pertenceram ao Xá Mohammed Reza Pahlavi, governador deposto na revolução de 1979. O grupo de trabalho mantém e restaura carros com recursos próprios e se esforça para que o governo estabeleça uma legislação que proteja esses veículos clássicos. Americanos e iranianos, apaixonados por carros, trabalham juntos em diversos projetos de restauro ou de obtenção de peças. Isso mostra que o automóvel também é um agente da paz, sem preconceitos de religião, cor ou raça e que agrega, em todo o mundo, pessoas que respeitam e protegem veículos ligados às suas juventudes e aos anos dourados que todos nós já vivemos.

Fiat Uno Sporting vai custar à partir de R$ 33.970



Com data para lançar o novo Uno Sporting, a Fiat já havia apresentado essa terceira versão do hatch compacto no Salão do Automóvel, em São Paulo. O modelo estará disponível nas lojas da marca na próxima semana. Seu preço inicial será de R$ 33.970 e possui vários aperitivos esportivos como adesivos, rodas e detalhes no interior. Apesar da aparência apelativa o carro tem sob o capô o fraco motor 1.4 Evo de 85/88 cv de potência com gasolina/etanol, o mesmo que equipa as versões Attractive e Way. Por fora é possível notar a adoção de um spoiler traseiro escurecido, saída dupla de escapamento, caixas de rodas com molduras de cor diferente da carroceria, suspensão 20 milímetros mais baixa e rodas de 15 polegadas. Por dentro, os bancos receberam um revestimento novo e grafismo no quadro de instrumentos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Barbus WideStar em versão exclusiva


Por Raphael Machado (CarroHoje.com)

A Brabus apresenta uma versão ainda mais apimentada para AMG SLS, o velocímetro mostra até os 400 km/h. Mas não é esta a velocidade máxima dela. O carro ganhou um body kit exclusivo, rodas de 20 polegadas na cor preta (21 na traseira), e mais 10 cv no motor, o mesmo V8 de 6,2 litros. Novo exaustor, sistema de freios (com cerâmica) e sistema de som também fazem parte do kit de preparação. O desempenho do modelo não foi divulgado.

Buick GL8 será vendida no Mercado asiático


Por Raphael Machado (CarroHoje.com)

A marca da GM que se dedica mais ao mercado asiático apresenta a nova geração da GL8. Com 5,35 metros o que á de melhor está do lado de dentro. Sistema de som 5.1, 10 auto-falantes, muito conforto e espaço para todos os ocupantes são alguns dos itens que visam o bem estar de quem andar nela. Há também mais equipamentos como controle de tração de última geração, seis airbags e faróis bi-xenônio. O câmbio é de seis velocidades automático e os motores podem ser o 2,4 litros da família Ecotec ou 3 litros V6 com injeção direta de combustível.

Ford Focus RS500 é o mais potento da gama


Por Raphael Machado (CarroHoje.com)


Para empolgar o pessoal dos velhos tempos da Ford, a montadora mostrou o RS500. Desde a década de 70 esta nomenclatura vem sendo usada em alguns modelos, bastante exclusivos e esportivos, mas já há alguns anos não estava presente em nenhuma versão do oval azul. O Focus foi escolhido. Nada mais natural, uma vez que ele é o sucessor do Escort, o carro que mais marcou com esta nomenclatura, seguido do Sierra. Serão apenas 500 unidades, e não trata-se daquelas perfumarias que estamos acostumados a ver em nossas montadores. O carro realmente é diferente dos demais.




São 350 cv de potencia máxima, a maior já vista em um modelo Focus. A notícia triste é que este modelo é a série especial que vai acabar com a linha RS no Focus. Todos serão pretos, como Henry Ford gostava, e terão rodas exclusivas de 19 polegadas, também na cor preta, que dão ao carro um ar de Batmóvel. O motor de 5 cilindros pode levar o hatch (sim ele não terá versão sedan, claro) aos 263 km/h e da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,6 segundos, 0,3 segundos mais rápido que o RS. O câmbio é manual de 6 velocidades e o consumo, segundo a Ford, não foi afetado, mas quem está preocupado com o consumo? Por dentro DVD e tudo em couro. Há Bluetooth e os equipamentos que são de costuma na linha, mas o que interessa neste carro, é ao desempenho, quem quiser luxo comprará um Mondeo.

Citroen DS3 diesel mais barato na europa


A Citroën vai oferecer mais dois motores para o compacto Premium DS3. Trata-se de dois propuslsores de 1.4 litro. O 1.4 HDi de 70 cv e o 1.4 VTi de 95 cv, esse último a gasolina. Posicionando o elitista francês em uma patamar mais baixo e acessível, visando sempre a economia. A Citroën promete emissões de CO2 de apenas 104 g/km a versão HDi e números como 163 km/h de velocidade máxima e um 0 a 100 km/h de 13,5 segundos. Já o motor movido a gasolina anuncia emissões de 134 g/km e um 0 a 100 km/h feito em 10,6 segundos, com uma velocidade máxima de 184 km/h.

Fiat Ducato comemora 10 anos de produção no Brasil


A Fiat está em comemoração no Brasil, o furgão Ducato acaba de completar 10 anos de fabricação em nosso país. O modelo também lidera o mercado de furgões grandes no país, passando de 55 mil unidades emplacadas, com oito anos de liderança no segmento de furgões grandes. A Fiat começou a fabricar o Ducato no Brasil em 2000, antes o modelo era importado, onde na época a participação era de apenas 6,7%, com 1.860 unidades vendidas naquele ano. Já em 2010, mais de 11 mil unidades devem ser emplacadas no país. Atualmente são comercializadas oito versões: Cargo 7,5m3, Cargo L 9,0m3, Combinato (09+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Multi Teto Alto (específica pra transformação), Maxi Cargo 10m3 e Maxi Cargo 12 m³. Equipado com itens como Airbag e ABS ( Kit HSD ), ar condicionado , freio a disco nas 4 rodas , direção hidráulica, trava e vidros com acionamento elétrico, entre outros disponíveis, prima pela segurança e conforto dos motoristas , passageiros e cargas transportadas. O Ducato chega equipado com o já conhecido e econômico motor MultiJet Economy – desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies - traz alta tecnologia, tem 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 30,7 Kgfm a 1.800 rpm.

Mercedes SLS conversível quase pronto


Os testes envolvendo a nova versão sem capota do superesportivo Mercedes SLS está adiantada. Sua apresentação oficial está marcada para setembro de 2011. Mesmo faltando menos de um ano, imagens do modelo camuflado começam a surgir na Internet. O esportivo possui a mesma estrutura de alumínio do seu irmão com capota, que será produzida pela empresa austríaca Magna Steyr. Porém, na sua versão conversível o modelo vai perder a tradicional porta “asas de gaivota” Ao contrário do SLK e SL, este novo roadster vai dispor de capota tradicional, em lona, em vez de um sofisticado teto rígido retráti. Sob o capô o já conhecido V8 de 6.2 litros com 571 cavalos, o mesmo utilizado na versão com capota. Ao que tudo indica, a Mercedes pretende apresentar este SLS Roadster no Salão Automóvel de Frankfurt, e lançar no final do ano, com um valor estimado de 234 mil euros.