quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Novo Ford Mustang inspira lançamento de máquina de pinball?



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 Por Imprensa Ford
 O novo Ford Mustang chega ao mercado norte-americano só no segundo semestre, mas já virou miniatura, astro de cinema (no filme Need for Speed, que estreia em março) e, agora, inspirou também o lançamento de um jogo de pinball que homenageia os 50 anos do modelo.

A máquina, produzida para ambientes públicos e uso profissional pela empresa Stern Pinball, faz uma homenagem aos 50 anos do Mustang. Ela será apresentada para a imprensa durante a coletiva do Salão de Chicago, dias 6 e 7 de fevereiro, onde o campeão de pinball Zach Sharpe vai desafiar os jornalistas a bater o seu recorde.

Assim como o Mustang 2015 de nova geração e o modelo original 1965, versões do carro de diversas épocas, como Boss 302, Boss 351 e Boss 429, estão presentes no jogo. Ele será vendido em três versões - normal, premium e edição limitada -, esta última com distintivos cromados originais do carro na grade dos alto-falantes. 

A Stern Pinball é uma das várias empresas que criaram produtos licenciados de 50 anos do Mustang. Entre os itens, há uma coleção de miniaturas da Hot Wheels, um carro de golfe "Shelby GT500 Mustang" da Caddyshack e um kart a pedal da Berg, mostrados no site www.shopfordmerchandise.com.

O jogo combina o fliperama clássico, acionado por moedas, com tecnologias modernas que permitem ao jogador correr com Mustangs de várias épocas e formar uma coleção. Diferentes trechos e sequências de tacadas mudam o cenário para corrida de arrancada, rali, drifting ou pista. Atingir um determinado alvo, por exemplo, permite a troca de marchas e toques seguintes fazem a velocidade subir ou descer. Telas de vídeo e sons reais do Mustang tornam a experiência mais emocionante. Um video do Mustang pinball pode ser visto neste link.

Clássico renovado
Chicago é o "lar espiritual" das máquinas clássicas de pinball. Os primeiros jogos foram desenvolvidos na cidade nos anos 1920 e 1930 por empresas como Bally, Gottlieb e Williams, como uma evolução dos jogos de salão franceses do século 18. Com o tempo, os fabricantes adicionaram vários recursos ao jogo e usaram temas da cultura pop, como cinema, televisão, música e quadrinhos - os mesmos meios que incorporaram o Mustang.

"A beleza do pinball é que ele não tem resultados definidos, não pode ser programado como um videogame", diz Gary Stern, fundador da Stern Pinball. "Isso faz do pinball um par perfeito para o Mustang, levando o motorista aonde ele quiser."

O primeiro pinball a usar o Mustang como tema foi produzido em 1964, mesmo ano de lançamento do carro, pela extinta Chicago Coin Company. Infelizmente, ela e todas as outras grandes empresas de pinball de Chicago não sobreviveram à chegada dos videogames. A Stern resgata a diversão do pinball original com design e sistemas mecânicos modernos para desafiar os jogadores.

Mercedes-Benz inicia a produção da nova Classe C na fábrica de Bremen



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 Por Imprensa Mercedes-Benz

A primeira nova Classe C acaba de sair da linha de montagem na fábrica de Bremen da Mercedes-Benz. O início da produção marca o começo de um novo capítulo para a marca na história de sucesso de sua linha de modelos mais vendida. Até hoje, a empresa já entregou a seus clientes mais de 8,5 milhões de veículos da Classe C.

A partir de 2014 a Classe C será, pela primeira vez, fabricada em quatro continentes com os mesmos padrões de qualidade da Mercedes-Benz: Bremen (Alemanha), cuja fábrica controla a produção global da Classe C; East London (África do Sul); Beijing (China) e Tuscaloosa (Estados Unidos). O investimento total na produção da nova Classe C para este ano chega a dois bilhões de euros.

Para o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, "a nova Classe C está estabelecendo novos padrões no segmento dos médios premium em vários aspectos - do design e qualidade perceptível, aos sistemas de assistência à direção e à construção com baixo peso. Com a mesma importância, estamos elevando os padrões também em termos de produção. Dentro de seis meses teremos iniciado a produção em quatro fábricas da Classe C em quatro continentes. Desta forma, seguimos à frente - mais um marco em nossa estratégia de crescimento Mercedes-Benz 2020."

A Daimler está investindo mais de um bilhão de euros no centro de competência para a Classe C em Bremen. Todos os aspectos do processo são controlados a partir de Bremen, começando pela estratégia do ferramental e o treinamento de pessoas visando a qualidade do produto. A empresa assim garante que os mais altos padrões de qualidade sejam atendidos em todos os locais de produção desde o começo.

Wilfried Porth, membro do Conselho de Direção da Daimler AG para Recursos Humanos e diretor de Relações Trabalhistas e da Mercedes-Benz Vans, declarou que "a intensiva interação entre as quatro fábricas da Classe C ao redor do mundo é um excelente exemplo de como especialistas de várias regiões e culturas diferentes trabalham lado a lado na Daimler com dedicação e sucesso. Juntamente com seus colegas de Bremen, cerca de 300 empregados de todo o mundo também passaram por treinamento intensivo para transmitir seu minucioso know-how em Tuscaloosa, East London e Beijing. "Todos os funcionários completaram um amplo treinamento como preparação para o início da produção. Os cursos aconteceram na fábrica piloto em Sindelfingen, no centro de treinamento em Bremen e nas próprias linhas de produção. 

"Como centro de competência para a nova Classe C, desempenhamos um papel especial na rede de produção. Estamos muito orgulhosos por fabricar um ícone da marca aqui em Bremen e controlar o lançamento da produção global. Possuímos uma equipe excelente que respondeu com maestria a todos os desafios", explica Andreas Kellermann, diretor da fábrica da Mercedes-Benz em Bremen.

As principais mudanças em termos de estrutura do veículo são a combinação de materiais, as tecnologias de fabricação inovadoras e as instalações de monitoramento de processos. O conteúdo de alumínio da estrutura da carroceria, por exemplo, é 50% maior, comparado com o do antecessor. A combinação de alumínio e aço no exterior do automóvel contribui significativamente para a proteção contra corrosão. Um centro de tecnologia para montar o teto e uma instalação de alta precisão para medir folgas estão entre as novidades na área de montagem.

A eficiência energética foi um fator importante no projeto dos processos de produção desde o planejamento. A quantidade de energia consumida por veículo fabricado foi reduzida em mais de 30%, em parte pela otimização da engenharia de construção e tecnologia da pintura. A ergonomia foi outro aspecto chave no desenvolvimento dos processos de produção. Cada passo individual do trabalho foi examinado em detalhes antecipadamente - tudo com o objetivo de otimizar as condições de trabalho para a equipe.

Segundo Uwe Werner, diretor do Conselho dos Trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz em Bremen, "faz 75 anos que produzimos veículos em Bremen e, há 35 anos, fazemos modelos da Mercedes-Benz. Estou muito satisfeito em poder transmitir nosso conhecimento e competência para os colegas internacionais, como parte de nosso papel como centro de competência. Nós, em Bremen, faremos tudo o que pudermos para apoiar e dividir nossa experiência, assegurando que a nova Classe C seja produzida ao redor do mundo com a qualidade Mercedes."

A Mercedes-Benz lançou o modelo 190 em 1982. Menor veículo da linha de produtos na época, ele logo foi apelidado e de "Baby-Benz". A designação Classe C surgiu em 1993 e a gama de modelos foi expandida desde então, com as versões estate e coupé aparecendo como novas opções. Lançada em 2007, a quarta geração da Classe C anunciou a chegada das linhas de equipamento ELEGANCE e AVANTGARDE. Até hoje, foram vendidos mais de 2,2 milhões de sedãs, peruas e cupês, apenas desta geração.

Sobre a nova Classe C da Mercedes-Benz

A nova Classe C não oferece apenas um design limpo e um conjunto de inovações técnicas, mas também uma ampla gama de equipamentos de série, juntamente com índices exemplares de emissões e consumo de combustível. Para oferecer os índices de segurança mais altos possíveis, a Classe C incorporou quase todos os novos sistemas "Mercedes-Benz Intelligent Drive" de assistência usados nas Classes S e E, com um conjunto de funções aperfeiçoadas. O ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) vem de série, avisando ao motorista em caso de desatenção ou sonolência. Outro equipamento importante é o COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, com função de assistência à frenagem adaptativa que protege contra colisões em velocidades a partir de apenas sete quilômetros por hora.

Outros sistemas de segurança, sejam novos ou significativamente aperfeiçoados, são oferecidos como opcionais. O DISTRONIC PLUS, com assistência à direção e Stop & Go Pilot integral, é um sistema de assistência semiautônomo que permite que os veículos sigam o fluxo do tráfego em congestionamentos de forma segura e confortável. O sistema de assistência à frenagem BAS PLUS agora consegue detectar o tráfego transversal e pode aumentar a força de frenagem caso necessário. A gama de sistemas também inclui o Active Parking Assist, que estaciona automaticamente com direção ativa e intervenção nos freios em vagas paralelas ou perpendiculares, assim como uma câmera 360 graus que mostra o veículo e seus arredores de diferentes pontos de vista, inclusive uma perspectiva perpendicular virtual. 

Sobre a fábrica da Mercedes-Benz em Bremen

Com mais de 12.700 colaboradores, a fábrica de Bremen é a maior empregadora privada da região. No local são produzidos atualmente oito modelos: além da Classe C sedã, estate e cupê, a Classe E coupé e cabriolet, o GLK e os roadsters SLK e SL. Em 2012, a fábrica produziu mais de 316.000 veículos. Como centro de competência para a nova Classe C, a fábrica da Mercedes-Benz em Bremen também controla o início e a produção da série de modelos de alto volume nas fábricas internacionais de Tuscaloosa, EUA, Beijing, na China e East London, na África do Sul. 

Citroën C4 Cactus: Novo mundo, novas ideias!


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Por CITROËN DO BRASIL - DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

O mundo muda e as expectativas dos consumidores estão sempre evoluindo mais rápido. E o automóvel? A CITROËN responde às questões de hoje propondo uma verdadeira alternativa aos sedãs compactos: o CITROËN C4 CACTUS. Neste segmento, onde a concorrência é acirrada e os códigos parecem ser imutáveis, o CITROËN C4 CACTUS se destaca graças a seu design único, que reconcilia o uso e a estética. Esta síntese inédita possibilita oferecer aos clientes um produto acima de seus próprios desejos e expectativas.

O CITROËN C4 CACTUS estabelece as bases de uma nova promessa automobilística:

+ Mais design

+ Mais conforto

+ Mais tecnologias úteis

… e um preço competitivo.

Para resolver esta equação, a CITROËN escolhe uma abordagem inédita:

Dar mais valor ao que realmente importa para os clientes. Adotar inovações tecnológicas e definições fortes em favor do design, do conforto, da facilidade e dos custos de utilização:

> Airbump, uma inovação da CITROËN, útil, estético e personalizável, que reforça o design através de seu aspecto gráfico, protegendo a carroceria.

> Uma interface de direção 100% digital, 100% intuitiva, proporcionando uma posição de dirigir ergonômica e conectada, com comandos agrupados em torno de uma tela tátil de 7 polegadas de série.

> Assentos dianteiros largos e desenhados com um espírito de “sofá”.

> Um airbag para passageiro instalado no teto (tecnologia Airbag In Roof), uma exclusividade mundial que oferece ao passageiro dianteiro mais espaço e volume para guardar objetos.

> Um teto solar panorâmico com alta proteção térmica, permitindo a entrada da luz e, ao mesmo tempo, a diminuição dos efeitos do calor.

Reduzir os custos de utilização eliminando o supérfluo. Associar uma plataforma otimizada com motores eficientes de última geração: 200 kg a menos do que um CITROËN C4 para combinar o prazer ao dirigir e baixos consumos de combustível (apenas 82 g de CO2/km, ou seja, 32,2 km/l na versão diesel e menos de 100 g de CO2/km na versão a gasolina).



+DESIGN

Oferecer mais design é, em primeiro lugar, reconciliar a estética e o uso, procurar uma pertinência dos volumes e a eficiência nos mínimos detalhes.

O estilo único do CITROËN C4 CACTUS permite fácil identificação e rápida memorização, tais como os de carros que marcaram suas respectivas épocas. Ele se destaca por meio de:

>     superfícies puras e lisas;

>     volumes fluidos que eliminam qualquer forma de agressividade;

>     um vidro traseiro e um teto flutuantes;

>     uma assinatura luminosa tecnológica com luzes diurnas de LED e faróis integrados aos Airbump;

>     elementos gráficos que valorizam elementos de função (Airbump nos para-lamas, proteção térmica do vidro panorâmico, entre outros).

O Airbump: uma exclusividade da CITROËN

É a pura expressão do design: associar o estilo à função. Integrados nas laterais e nos para-choques, os Airbump estruturam graficamente o estilo puro e suave do CITROËN C4 CACTUS. Oferecidos em quatro cores (Black, Grey, Dune e Chocolate), eles multiplicam as possibilidades de personalização, associando-se às dez cores de carroceria disponíveis e aos três universos internos (Ambiance Stone Grey, Pack Habana Inside e Pack Purple Inside).

E o mais importante: eles proporcionam uma verdadeira proteção contra as agressões diárias. A cobertura flexível em TPU (Termo Plástico Uretano) contém cápsulas de ar para amortecer os choques. Os Airbump não requerem nenhuma manutenção especial e, além disso, participam diretamente na redução dos custos de manutenção e de reparação.

Esta inovação, tanto estética quanto funcional, torna os percursos urbanos mais tranquilos.

O CITROËN C4 CACTUS possui também proporções otimizadas a favor do estilo, da habitabilidade e do conforto de direção:

>          distância entre-eixos de 2,60 m (equivalente a um CITROËN C4), que ajuda muito a habitabilidade;

>          gabarito de sedan compacto (comprimento: 4,16 m; largura: 1,73 m);

>          perfil ideal em termos de estilo, com 1/3 superfícies de vidro;

>          altura de apenas 1,48 m, favorecendo a aerodinâmica;

>          carroceria que privilegia o espaço INTERNO, com balanços dianteiro e traseiro reduzidos.


+ CONFORTO

Primeiro eixo para proporcionar maior conforto: liberar espaço para o motorista e seus passageiros. Tirar o supérfluo do espaço interno para dar mais conforto e habitabilidade.

O painel baixo e com linhas horizontais permite oferecer mais espaço para o passageiro dianteiro, assim como um porta-objetos amplo e de fácil acesso. Este resultado foi obtido adotando-se uma interface 100% digital e otimizando a arquitetura do posto de direção:

>          instalação do airbag do passageiro no teto (tecnologia Airbag In Roof), que abre ao longo do para-brisa (habitualmente, ele se situa no painel);

>          supressão dos botões de comando a favor de uma tela tátil de 7 polegadas, que agrupa todas as funções de ar condicionado, meios de comunicação, navegação, configuração, telefone, serviços online e ajuda à direção, entre outros;

>          substituição do painel de instrumentos tradicional por uma tela digital;

>          para as versões equipadas com caixa de câmbio ETG, a alavanca de troca de marchas tradicional foi substituída pelo sistema «Easy Push». Este comando simplificado consiste em um push de seleção «D, N, R» na parte inferior do painel de bordo, além de Paddle Shifts no volante para trocas de marchas manuais.


Os largos assentos dianteiros se beneficiam também desta nova arquitetura: eles foram desenhados com um espírito de “sofá” para maior conforto e usabilidade.

Atrás, os passageiros desfrutam de um espaço para os joelhos similar àquele de um CITROËN C4. Dispondo de uma distância entre-eixos equivalente, o CITROËN C4 CACTUS consegue oferecer a mesma habitabilidade mesmo sendo mais compacto (somente 4,16 m de comprimento para facilitar a manobrabilidade na cidade). Além disso, ele oferece um volume de porta-malas de 358 litros.


Segundo eixo que participa da sensação de conforto: um ambiente ao mesmo tempo descontraído e elegante. O design interno apurado contribui muito à beleza do espaço interno:

>        o tratamento dado às maçanetas das portas é similar ao das malas de viagem (cintas de couro);

>        o revestimento de assentos, portas e painel é oferecido em três tonalidades diferentes: Ambiance Stone Grey, Pack Purple Inside e Pack Habana Inside.



+ TECNOLOGIAS ÚTEIS

Fáceis de serem usadas, acessíveis a todos e conectadas. As tecnologias do CITROËN C4 CACTUS são decididamente voltadas para as verdadeiras necessidades dos motoristas.


Uma interface de direção 100% digital, 100% tátil e 100% intuitiva.

De série, o tablet tátil de 7 polegadas, associado a seus 7 pushs sensitivos, permite acessar todas as funcionalidades de um carro moderno (dependendo das versões):

>        ar condicionado automático;

>        meios de comunicação (incluindo o rádio digital, o “streaming” áudio, a conexão dos dispositivos portáteis, o armazenamento de músicas e a visualização de suas próprias fotos);

>        navegação (visão da cartografia em perspectiva, exibição dos limites de velocidade, consideração das condições de trânsito e possibilidade de escolher a rota mais econômica em combustível);

>        ajudas à direção (exibição da câmera de ré, Park Assist, Limitador/Regulador de velocidade programável);

>        telefone (conexão Bluetooth, acesso ao diretório, exibição das fotos de perfil e gestão de chamada dupla);

>         serviços  conectados (portal CITROËN Multicity Connect através de conexão 3G);

>        ajuste dos parâmetros (incluindo, notadamente, um manual de bordo interativo).

Todos os comandos são agrupados em uma única tela para ficarem permanentemente acessíveis.

O CITROËN C4 CACTUS também pode ser conectado ao portal de aplicativos CITROËN Multicity Connect, pilotado a partir do tablet táctil de 7 polegadas que pode receber um modem 3G. Adaptados para o uso automotivo, esses múltiplos aplicativos facilitam a vida do motorista e de seus passageiros:

>        guiando-o para o posto de gasolina o mais próximo e/ou o mais barato, graças ao aplicativo “Combustível”;

>        permitindo-lhe encontrar um hotel ou um restaurante com os aplicativos “Páginas Amarelas” e « Trip Advisor » ;

>        informando-o sobre o estado do trânsito graças ao aplicativo « Michelin Trafic»;

>        e alertando-o sobre as áreas de tráfego apresentando riscos graças ao aplicativo « Coyote ».

Todos esses aplicativos são inteiramente integrados à interface de direção e podem levar em conta as informações do carro (posição, velocidade, itinerário de navegação, nível de combustível...) para fornecer uma informação relevante e, no momento certo, para antecipar as necessidades do motorista em todas as situações.

Ajudas à direção 100% úteis

Para uma direção serena, o CITROËN C4 CACTUS dispõe de ajudas à direção selecionadas para facilitar o dia a dia do motorista:

>        Para estacionar sem dificuldade, o sistema Park Assist auxilia o motorista durante sua busca por uma vaga de estacionamento e executa uma manobra automática (após a vaga detectada). O motorista só tem de gerir a aceleração e a frenagem;

>        As manobras de estacionamento são realizadas com toda tranquilidade graças à câmera de ré, cuja imagem é exibida no tablet tátil;

>       A ajuda à partida em declive (Hill Assist) mantém automaticamente o veículo freado durante 2 segundos. Ela permite uma partida fácil em declives superiores a 3%, sem risco de recuo do veículo ao soltar o pedal do freio;

>        A iluminação estática de cruzamento oferece um feixe luminoso adicional na parte interna da curva e, assim, aumenta a visibilidade e a segurança nas curvas e nos cruzamentos;

>        O serviço CITROËN eTouch inclui um sistema de chamada de emergência e de assistência localizada (dependendo dos países), dois serviços gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana graças a um cartão SIM integrado, que garantem, em caso de incidente ou de acidente, uma localização precisa e uma intervenção rápida dos socorros.
Inovações tecnológicas para mais conforto

Conforto a bordo com um teto solar de grandes dimensões dotado de tratamento térmico de alto desempenho (o melhor do mercado) que filtra a luz e isola o calor. Ele protege contra os efeitos dos raios UV com propriedades comparáveis àquelas de óculos de sol de categoria 4. Sua proteção luminosa, térmica e acústica elimina a necessidade de usar um para-sol, a favor da redução (-6 kg) e da distribuição de peso (centro de gravidade mais baixo, a favor do comportamento na estrada).

Conforto de direção com o «Smart Wash», uma inovação simples e astuciosa que permite eliminar o desconforto visual ligado à lavagem do para-brisa. Os difusores do dispositivo de lavagem do para-brisa são integrados na extremidade do limpador, melhorando a varredura e a limpeza do vidro. A visibilidade é assim preservada durante toda a lavagem do para-brisa, e a quantidade de líquido necessária é dividida por 2 se comparada a um sistema tradicional.

…E UM PREÇO COMPETITIVO

Superar a expectativa do cliente oferecendo mais, porém permanecendo acessível. Para resolver esta equação, a CITROËN escolheu adotar uma abordagem pragmática. O custo de um carro consiste não apenas do preço de compra, mas também em seu custo de utilização (consumo de combustível, custos de manutenção...). A CITROËN tem procurado oferecer soluções que respondem de forma relevante a cada uma dessas questões.

Acompanhar o cliente da compra à revenda

À imagem das ofertas do segmento de Telefonia Móvel, a CITROËN propõe aos clientes do C4 CACTUS opções de compra sob forma de prestação mensal ou por quilômetro (dependendo do país). Esta oferta, única no mercado, permite cobrir todas as despesas durante o prazo de assinatura, fora aquelas de combustível – inclui seguro e manutenção. Por um valor mensal fixo, o cliente tem a possibilidade de decidir o nível de acabamento do carro (equipamentos, motorização...) e o nível de serviço dos quais ele realmente precisa, sem ultrapassar seu orçamento (tipo de cobertura, quilometragem percorrida…).

Reduzir o consumo de combustível

A procura de eficiência e a caça ao supérfluo são as chaves para se conseguir reduzir o consumo sem ter que recorrer a tecnologias caras. Diminuir a massa permite adotar as últimas gerações de motores de menor cilindrada. O que apresenta a vantagem de reduzir o consumo, enquanto preserva o prazer ao dirigir.

No total, obteve-se no C4 CACTUS um ganho de 200 kg em relação a um CITROËN C4, permitindo ao novo modelo uma massa de 965 kg. Este resultado foi a consequência de definições como:

>          utilização de uma plataforma compacta e leve;

>          contar com motores de última geração e de baixa cilindrada, atendendo às futuras regulamentações Euro6 (motores a gasolina PureTech e diesel BlueHDi, todos equipados com Stop & Start);

>          materiais de alto desempenho: aço de altíssimo limite elástico (THLE), alumínio no capô e nas vigas dianteiras e traseiras;

>          escolhas de redução de peso assumidas: vidros traseiros que podem ser entre-abertos (-11 kg) e banco traseiro dobrável monobloco (-6 kg).

Este ganho de peso permitiu o desenvolvimento de uma versão a gasolina com menos de 100g de CO2/km e uma versão diesel com somente 82g de CO2/km, ou seja, um consumo de apenas 32,2 km/l.

Propor custos de utilização mais baixos

Além do baixo consumo de combustível, o conjunto total dos custos de utilização do CITROËN C4 CACTUS foram reduzidos em quase 20% em comparação com as referências do segmento de sedãs compactos. Fraças ao trabalho realizado na otimização das massas, o consumo de peças de desgaste pode ser reduzido de maneira significativa. E, graças aos Airbump, os custos de reparação puderam ser fortemente reduzidos.

Vendas da Audi do Brasil atingem recorde histórico em janeiro



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 Por Departamento de Comunicação Audi Brasil

A Audi do Brasil conquistou em janeiro de 2014 o recorde histórico de vendas de carros importados. Com 1.109 carros entregues a clientes e crescimento de 86,38% frente a dezembro de 2013 (varejo Dez/2013: 595 unidades), a companhia comemora a superação da meta definida para o período.

Com o lançamento do A3 Sedan, o primeiro sedã compacto premium do mundo, a Audi entrou no segmento de mercado automotivo que mais cresce e ampliou seu portfólio no Brasil, garantindo a conquista de novos clientes. “O novo modelo é espaçoso, tem motor forte e design inovador. Ele alia o padrão de qualidade da Audi a um preço extremamente competitivo, o que o torna sedutor para o consumidor brasileiro”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

“Esse resultado positivo de vendas é um passo importante na nossa estratégia de crescimento de vendas”, completa Hofmann. Com forte plano de crescimento no país, a marca está investindo na expansão da rede de concessionários e R$ 500 milhões em uma produção no Brasil.

Em 2013, a marca conquistou 2.500 novos clientes no país. “Com forte presença no território nacional e uma ampla linha de produtos, a Audi tem conquistado novos consumidores no Brasil”, detalha.

Em 2014, a Audi ainda lançará novos produtos e continuará com a expansão da rede de concessionários, duplicando os atuais 29 para 60 lojas em até três anos. Além disso, a partir de 2015, a marca passa a produzir no Brasil os modelos A3 Sedan e o utilitário Q3, o que deve alavancar ainda mais os números de vendas.

Duas rodas - Na contramão do setor, Grupo Cometa cresce 7% nas vendas de 2013



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 Por Printer Press Comunicação Corporativa

 Na contramão do segmento de motocicletas, que registrou queda de 7,4% em 2013, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas nas regiões Norte e Centro-Oeste mantiveram-se aquecidas. É o que revela o balanço anual do Grupo Cometa, um dos maiores revendedores Honda do País.

A empresa registrou incremento de 7% no ano passado, com 29.000 motocicletas vendidas, contra as 27.000 unidades de 2012. Com investimentos previstos em mais de R$ 10 milhões na nova concessionária de Manaus (AM), a expectativa para 2014 é crescer 8,5%.

De acordo com Cristinei Melo, presidente do Grupo Cometa, o resultado é fruto de inúmeras estratégias de negócios, foco na satisfação do cliente e das parcerias de sucesso com a Honda. “Frequentemente, somos premiados pela montadora, em reconhecimento ao bom trabalho que desempenhamos.”

Novamente, o consórcio foi a modalidade que se destacou. Foram vendidas 34.994 cotas em 2013, volume 9% superior às 32.037 de 2012. A meta da empresa para este ano é alavancar a operação em 11%.

Veículos leves

O Grupo Cometa também apresentou crescimento expressivo no segmento de veículos leves. Ao contrário das informações da Anfavea, que anunciou a queda em 0,9% nas vendas de veículos novos, a comercialização de automóveis das marcas Volkswagen e Hyundai registraram alta de 33% em 2013, distribuídas pelas cinco concessionárias do Grupo, nas cidades de Ariquemes (RO), Cáceres (MT), Sinop (MT) e Ji-Paraná (RO).

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Artista cria obra de arte inédita usando o Novo Volvo XC60


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 Por kreabgavinanderson.com

A Volvo Cars, em parceria com o artista urbano Fábio Oliveira, o “Crânio”, transformou o Novo Volvo XC60 em um “pincel” de luz para a produção do vídeo “Volvo Light Painting”. O carismático e conhecido personagem Índio Azul - retratado nos muros de São Paulo - é recriado usando uma técnica inédita para o artista: o Motion Light Painting. O “pincel” são as luzes dos faróis e das lanternas do Novo Volvo XC60, e a “tela”, um galpão escuro.

 “A ação é uma forma de mostrar que o design diferenciado dos carros da Volvo são parte da ‘arte urbana’ que se desenha todos os dias nas ruas. Nossos carros, assim como o trabalho do Crânio, trazem mais cor e movimento para a cidade. Por isso houve tanta afinidade nesse encontro, que se materializou de forma autêntica através da técnica do Motion Light Painting." explica Cristiana Pontual, Diretora de Marketing e PR da Volvo Cars Brasil. O processo de criação da obra dará origem a um vídeo que será divulgado a partir de 3 de fevereiro nos canais sociais da marca.

"Quando desenvolvi o Motion Light Painting, queria chegar a uma imagem em movimento inédita no mundo até hoje, mas nunca imaginei o pioneirismo da Volvo em unir em um filme a minha arte com a do Crânio, sendo os pincéis de luz os faróis de um carro." explica Marcos Mello, diretor do filme.

“Crânio” nasceu em 1982 na zona norte de São Paulo e, desde 1998, espalha suas criações em todo o mundo. Os índios retratam um personagem natural da selva em um contexto urbano e instigam o observador a pensar sobre questões sociais contemporâneas. Muito presentes em São Paulo, os índios já foram retratados em outras cidades do mundo, como Londres, Paris e Los Angeles.

A ação foi criada e desenvolvida pela Ogilvy & Mather Brasil, em parceria com a produtora Cavallaria. O filme será veiculado no YouTube e nos http://www.youtube.com/watch?v=otffs2fEYHUcanais sociais da Volvo Cars: www.facebook.com/volvocarsbr,  www.twitter.com/volvocarsbr e www.youtube.com/volvocarsbr.

Setor automotivo registra alta de 1,57%, em janeiro, no comparativo com o mesmo mês de 2013


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 Por MCE- Comunicação Empresarial

A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entidade que representa cerca de 7.600 concessionários no Brasil, apurou, por meio dos emplacamentos de veículos que as vendas de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários) apresentaram crescimento de 1,57% no primeiro mês do ano se comparadas a janeiro de 2013. Foram emplacadas 463.233 unidades no mês passado, contra 456.068 no mesmo período do ano anterior. Se comparados os emplacamentos do mês de janeiro com dezembro (516.610), o setor apresentou retração de 10,33%.

A variação também é positiva na soma de automóveis, comerciais leves. De acordo com a entidade, os segmentos, juntos, cresceram 0,98%, totalizando 299.768 unidades comercializadas em janeiro deste ano, ante as 296.852 registradas no mesmo período de 2013. No comparativo entre janeiro e dezembro (335.948), a retração foi de 10,77%.

De acordo com o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, o crescimento nos emplacamentos no mês passado, no comparativo com janeiro de 2013, deve-se à corrida dos clientes às lojas, para comprar veículos ainda com a alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. “Tradicionalmente, o primeiro mês do ano costuma ser um período mais fraco para vendas de automóveis. Porém, os estoques contavam com veículos ainda com desconto no IPI, e esse foi o fator relevante para o crescimento de 0,98%”, explicou Meneghetti.

Desempenho de todos os Setores:

Automóveis e Comerciais leves: Foram emplacadas 299.768 unidades de automóveis e comerciais leves em janeiro, contra 335.948 em dezembro, o que representa queda de 10,77%. Se comparados ao mesmo período de 2013 (296.852) o crescimento foi de 0,98%.

Caminhões e Ônibus: Os emplacamentos de caminhões apresentaram queda de 25,28% na comparação com dezembro. Foram licenciadas 10.836 unidades em janeiro, contra 14.502 caminhões no mês anterior. Na comparação com janeiro do ano passado, quando foram negociadas 12.185 unidades, o segmento retraiu em 11.07%.

O segmento de ônibus também apresentou queda no mês de passado. Foram emplacadas 2.015 unidades, contra 3.413 em dezembro (retração de 40,96%). Na comparação com o mesmo período de 2013 (2.421 unidades), o segmento registrou queda de 16,77%.

Os setores de caminhões e ônibus, juntos, apresentaram retração de 28,27%, no comparativo entre dezembro e janeiro e de 12,02% na comparação com janeiro de 2012.

Motos: O segmento de duas rodas registrou queda de 4,93% em janeiro, no comparativo com dezembro. Foram emplacadas 133.552 unidades em janeiro, contra 140.587 no mês anterior. Em relação a janeiro de 2013 (125.429), este setor apresentou crescimento de 5,71%.

Implementos Rodoviários: Foram vendidas 4.830 unidades em janeiro, contra 7.138 em dezembro. Este valor representa queda de 32,33% entre os dois meses. Em relação a janeiro do ano passado (4.955), o segmento também apresentou retração, que chegou a 2,74%.

Tratores e Máquinas agrícolas: Foram vendidas 3.306 unidades em janeiro, contra 5.796 em dezembro. Este valor representa queda de 42,96% entre os dois meses. Em relação a janeiro (5.277) do ano passado, o segmento também retraiu 37,35%.

Outros – Outros veículos, como carretinhas para transporte, apresentaram queda de 4,34% ao comparar os meses de janeiro e dezembro, Se comparado a janeiro de 2013 o crescimento foi de 11,19%.

Salão Internacional do Automóvel ganha novas cores em 2014



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 Por 2PRÓ Comunicação – Assessoria de imprensa do evento

As cores prata e preto há muito tempo dominam o mundo automotivo. Porém, de acordo com a Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas - é possível perceber um considerável crescimento da preferência do consumidor por veículos com tons pastéis, do cinza ao bege amarelado, e até por cores fortes como amarelo e o vermelho. O Salão Internacional do Automóvel, que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro, deve refletir este cenário trazendo modelos que acompanham essa tendência com o que há de mais moderno em tintas automotivas.

O desenvolvimento tecnológico está levando possibilidades infinitas no número de cores, com inúmeros tons, subtons e variações de tonalidade conforme a luminosidade. Isso permite segmentar cada vez mais e fugir da massificação, indo em direção a um dos desejos do consumidor de hoje: a personalização”, afirma Antonio Carlos Lacerda, presidente do conselho diretivo da Abrafati. A expectativa da Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora do evento, é que as montadoras surpreendam os visitantes na exposição de veículos com tonalidades inéditas.

Atualmente os fabricantes de tintas automotivas devem garantir que seu produto tenha alto desempenho. Independente da tonalidade as tintas têm de trazer durabilidade, resistência, uniformidade e se adequar aos diferentes substratos que existem num veículo como aço, plásticos de diversos tipos, entre outros. Ainda de acordo com a Abrafati, este mercado apresentou crescimento de 5% em 2013 comparado ao ano anterior e a expectativa para 2014 é que o segmento continue a crescer.

 “O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é reconhecido mundialmente como uma grande vitrine para o lançamento de tendências no mundo automotivo. As novas tonalidades que veremos nas ruas a partir de 2015 poderão ser conhecidas primeiramente no Pavilhão de Exposições do Anhembi entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro”, afirma Rodrigo Rumi, diretor do evento.

Sobre o evento

O Salão Internacional do Automóvel 2014 carrega uma história de sucesso que começou em 1960. Hoje é considerado o maior evento privado da cidade de São Paulo e um dos mais importantes do país. Movimenta durante sua realização hotéis, bares e restaurantes, trazendo visitas para a cidade e gerando colocações para vários prestadores de serviços. Os visitantes – 69% entre 18 e 39 anos – de 2012 investiram cerca de R$ 986,31 durante uma visita média de 2,5 dias, gastando 6 horas no salão. Em 2012, 32,8% do público foi composto de turistas. Entre as duas últimas edições, a presença feminina também aumentou, de 25,5% do público para 29,5%. Compras, lazer e alimentação compõem 51,5% dos gastos dos visitantes na capital paulista, fazendo com que mais de 15.000 empregos diretos e indiretos sejam impactados positivamente.

Em 2012, foram 750 mil visitantes, 49 marcas de automóveis, 500 modelos exibidos e 113 expositores de 11 países. A organização do evento e os expositores ofereceram ao público mais de 100 horas de atividades interativas, que ajudaram na divulgação das novidades e lançamentos dessa indústria que gera 1,5 milhão de empregos e impacta 5% no PIB nacional. A venda dos ingressos começa no dia 3 de março de 2014 e foi planejada para oferecer descontos especiais aos apaixonados que quiserem garantir a visita com antecedência. O desconto previsto para o primeiro lote é de 30% que estará disponível para compras a partir de março de 2014. Todos aqueles apaixonados pelo evento que adquirirem ingressos para a 28ª edição concorrem a um test drive e uma Ferrari.

Serviço

28º Salão Internacional do Automóvel  de São Paulo
Data: 30 de outubro a 9 de novembro de 2014
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
http://www.salaodoautomovel.com.br/

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Shell Helix: promoção entrega miniatura montável do modelo Ferrari 458 Itália


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 Por Assessoria de Imprensa Shell – Divisão de Lubrificantes
Millerbaum Comunicação


A Shell começa 2014 proporcionando aos seus clientes a realização de um sonho de consumo: levar para casa um mito, a Ferrari 458 Itália. A promoção “Ganhe uma Miniatura Ferrari”, que começou na segunda quinzena de janeiro e segue até abril (ou término do estoque), vai entregar ao consumidor de Shell Helix uma miniatura montável da clássica Ferrari 458 Itália (proporção: 1/24) e uma revista com informações sobre o modelo. Para ganhar, basta adquirir 4 litros de lubrificantes Shell Helix Ultra, Shell Helix Ultra E ou Shell Helix HX7 nos Postos Shell identificados com o material da promoção. Não há custo adicional: é comprou, ganhou.

“Esse carro é considerado uma nova obra-prima da Ferrari e foi desenhada pela tradicional designer de automóveis Pininfarina. O carro tem um desenho futurista, o que agradou os fãs mais jovens da Ferrari. Nós da Shell nos sentimos orgulhosos por sermos a única empresa de lubrificantes a poder oferecer aos nossos consumidores a possibilidade de ganhar, na troca de óleo, uma miniatura deste ícone Ferrari. E mais, numa versão fiel ao modelo original”, ressaltou a especialista em marketing de Varejo da Shell, Flavia Souto.

O modelo esportivo original apresenta motor V8 e potência máxima de 570 cavalos. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber o superesportivo que começou a ser comercializado no país no segundo semestre de 2010. Atualmente é o carro líder de vendas da marca em termos de unidades entregues ao longo desses anos.

A Ferrari 458 Itália é uma homenagem ao país de origem da Ferrari, síntese de estilo, talento criativo, paixão e tecnologia de ponta. Por esta razão a marca incluiu o nome de sua pátria ao tradicional algarismo que representa o número de cilindradas do carro. Entre os proprietários famosos de uma Ferrari 458 Itália estão algumas das grandes personalidades do mundo dos esportes, como o piloto de F1 Fernando Alonso, o piloto de motovelocidade Valentino Rossi e o jogador de futebol do Barcelona, Cesc Fabregas.

Super Carros Colecionáveis

A miniatura da Ferrari 458 Itália que será entregue pela Shell Lubrificantes aos seus consumidores é um dos carros que integra a Coleção Super Carros Colecionáveis, idealizada pela INNOVANT Editora. A Coleção, à exceção da Ferrari 458 Itália, será comercializada em bancas de jornal a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Compõem a coleção os seguintes carros: Camaro (cor amarela); Mercedes-Benz 300 SL Asa de Gaivota (cor prata); Lamborghini Murcielago (cor laranja); Porsche 911 (cor vermelha); Maserati Gran Turismo (cor preta) e Dodge R/T (cor azul). Os carros, produzidos pela Maísto Burago - considerada a maior fabricante do mundo de miniaturas - são na escala 1:24 e miniaturas oficiais de cada marca. Cada carro virá dividido em quatro fascículos que contam a história da marca e de outras famosas, além de dar todos os detalhes do respectivo carro.

Peter Schreyer, designer-chefe da Kia Motors, leva prêmio “Grand Prix”


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 Por Textofinal de Comunicação Integrada

Durante um jantar de gala especial realizado na última terça (28), na véspera do 29 º Festival Internacional de Automobilismo, em Paris, o diretor de design da Kia Motors, Peter Schreyer, foi presenteado com o prêmio Grand Prix 2014 du Design”. Schreyer também é presidente e diretor de design da Hyundai Motor Group.

O presidente do júri da premiação, Jean-Michell Wilmotte, durante o evento realizado para mais 600 convidados Vips de automóveis, moda , música, filmes, mídia e publicidade no Les Invalides, em Paris (França), comentou: “Este prêmio reconhece o excelente trabalho de design no contexto de uma organização internacional. Peter Schreyer é premiado com o Grand Prix por suas realizações de design ao Grupo Hyundai-Kia”.

“Desde que se tornou o primeiro chefe de design da Kia, há sete anos, Schreyer tem coordenado os estúdios de estilo na Coreia, América e Europa. Conseguiu transformar o design da Kia e torná-lo desejável. A notável evolução do design de produto na gigante empresa automotiva sul-coreana está ligada ao compromisso deste profissional e ao know-how que fez dele um dos poucos conhecidos protagonistas em design contemporâneo automotivo”, acrescentou Wilmotte .

O prêmio Grand Prix também se dedicou a nomear o melhor em outras categorias na indústria automotiva, como supercarro, carro-conceito, interior do veículo, além de prêmios para livro, fotografia, publicidade, obra de arte e arquitetura do ano, com um tema predominantemente voltado ao automobilismo.

Formou a bancada do júri, 15 no total, designers seniores, altos executivos de grandes empresas como Dassault Systems, Louis Vuitton, Eurosport , Le Point, AD e Bell & Ross.

Após a premiação da noite, uma exposição especial denominada “2014 Concept Cars” foi aberta ao público, no Hotel National Ses Invalides, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. A Kia Motors apresentou o conceito Provo, exibido pela primeira vez no Salão de Genebra, em 2013.

VW do Brasil investe R$ 1,2 bilhão na unidade de Taubaté para a implementação do up!



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 Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa


A Volkswagen do Brasil investiu R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras com foco em proteção ambiental, além de qualificação profissional dos empregados, para a implantação da nova linha de produção do Volkswagen up! na unidade de Taubaté (SP). O aporte aplicado na fábrica do interior de São Paulo faz parte do cronograma de investimentos no Brasil, até o ano de 2016, da ordem de R$ 9,2 bilhões.

Entre as inovações, a fábrica recebeu duas novas linhas de prensas, 296 robôs de última geração na área de Armação, uma nova unidade de Pintura que alia equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, implantação de 25 novos conjuntos de equipamentos na Montagem Final, novos equipamentos de alta precisão para aferição dos veículos e certificação dos padrões de qualidade, além da construção de três centros de treinamento em linha com o modelo global do Grupo Volkswagen.

“O Brasil é um dos principais mercados mundiais do Grupo Volkswagen, com potencial de crescimento para os próximos anos e, por isso decidimos pela modernização tecnológica da fábrica de Taubaté para a produção do up!, que já é um modelo de sucesso da Volkswagen na Europa e chega ao Brasil para marcar o início de uma nova era para a marca no País, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Para Schmall, os investimentos na unidade de Taubaté em alta tecnologia, com foco nos princípios da sustentabilidade, equiparando a fábrica às linhas mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo, fazem parte do processo de globalização tecnológica da Volkswagen do Brasil para a evolução de seus produtos e processos produtivos.

O diretor da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, destaca que o início da produção do up! em Taubaté representa uma nova fase de inovações tecnológicas e desafios para a unidade. “A história da fábrica de Taubaté sempre foi marcada por muitos desafios e grandes responsabilidades, como o início da produção do Gol na década de 1980, que se tornou um dos maiores ícones da Volkswagen do Brasil. Assim, com os investimentos aplicados para a produção do up!, a unidade está pronta para fazer mais um carro de sucesso no mercado brasileiro”, afirma.

Com mais de 5 mil colaboradores, a fábrica de Taubaté também é responsável pela produção dos modelos Novo Gol e Novo Voyage, mas ao longo de seus 38 anos de operação já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e Voyage, além de todas as gerações do Gol.
Novas linhas de prensas

Com os investimentos, a unidade de Taubaté conta agora com uma extensão de sua Estamparia, onde as novas prensas garantem uma capacidade adicional para produzir 8,2 milhões de peças por ano, cinco vezes mais do que a produção por meio de um processo convencional.

O novo prédio da Estamparia tem uma área de 6.160 m2 e abriga a linha de prensas pesadas (PXL), com capacidade de produzir 2.875.000 peças por ano e que possui padrões de tecnologia idênticos aos utilizados pela Volkswagen na Alemanha, operando com um novo sistema de transferência das peças “Cross Bar Feeder”, onde os robôs são fixados entre as prensas na parte superior, diferentemente das atuais linhas, nas quais os robôs são fixados diretamente no piso, aumentando a velocidade de produção. Com a maior produtividade, a linha PXL garante reduções de 30% no consumo de energia elétrica, em comparação com um processo convencional.

A PXL tem no total seis prensas enclausuradas – processo que não oferece riscos de sujidade – e ainda possui uma Máquina Lavadora, que limpa o blank (chapa de aço) e possibilita ganhos de qualidade para o processo. Esse equipamento conta com o suporte de 11 robôs.

Os números das prensas impressionam: a força de estampagem da primeira operação é de 2.100 toneladas, enquanto que a das outras cinco é de 1.200 toneladas cada. A PXL tem 12 metros de altura, sendo que uma dessas seis prensas tem aproximadamente 450 toneladas.

Além da PXL, a fábrica de Taubaté também conta com a nova prensa Small Transfer, idêntica à inaugurada em 2012 na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, que opera a uma velocidade de até 25 golpes por minuto. A prensa de alta performance elevará a unidade de Taubaté ao mais alto padrão mundial de tecnologia de estampagem, com ganhos de produtividade e qualidade.

Entre outras características, a Small Transfer é enclausurada e oferece maior segurança, por meio de sensores que travam a operação caso alguém avance à área delimitada, além de ter um nível de ruído reduzido. O equipamento tem 590 toneladas e 2 mil toneladas de força de prensagem.

Nova Armação de Taubaté terá alto nível de tecnologia

A nova Armação (onde peças são unidas, formando as carrocerias) foi concebida com aspectos sustentáveis e a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial. A área exclusiva, que já produz o up! em Taubaté, contempla uma nova geração de 296 robôs de alta precisão e tecnologias como solda a laser, sistemas de medição de conjuntos soldados e monitoramento dos pontos de solda. A área faz uso da mesma tecnologia e dos equipamentos mais modernos atualmente utilizados nas mais novas linhas de Armação das fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen em todo o mundo.

A principal característica da nova Armação de Taubaté é o nível de tecnologia e modernidade dos equipamentos implementados. Um exemplo disso é a solda a laser por deposição, um sistema com altos níveis de eficiência energética e inédito no Brasil. Outra tecnologia inovadora e com baixo consumo de energia é a solda “clinch”, que faz a união das peças por pressão ou a frio, sem interferências térmicas no metal, fato que aumenta a qualidade do acabamento das carrocerias.

Além dos ganhos em qualidade do produto, em capacidade e velocidade de produção, a nova Armação tem aspectos sustentáveis, com economia de 30% de energia, concebidos a partir dos conceitos globais de planejamento da “Fábrica Digital”, uma tecnologia do Grupo Volkswagen que consiste em um conjunto de softwares adaptados para simular virtualmente os processos produtivos, antes da implementação física.
A “Fábrica Digital” permite realizar simulações que garantem a definição do melhor e mais robusto processo produtivo, minimizando o prazo de implementação, otimizando o tempo de fabricação e balanceamento da linha, além de promover a melhoria da ergonomia, cuidando do bem-estar do trabalhador e gerando maior produtividade.

Nova Pintura

A Nova Pintura da fábrica de Taubaté estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, sendo referência na indústria automobilística brasileira. As inovações tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.

O novo processo utiliza 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Essa nova tecnologia permite eliminar uma camada de tinta do processo (Primer). Nesse processo, os robôs fazem medição a laser, sem tocar na carroceria, para garantir a espessura da camada final aplicada. A tecnologia também oferece ganho ambiental, pois se elimina a energia necessária para uma etapa de secagem, referente ao Primer.

Uma tecnologia inédita na América do Sul é o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, que permite giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos do processo eletrolítico (KTL). A tecnologia elimina eventuais bolhas de ar e melhora substancialmente a eficácia da proteção anti-corrosiva e a qualidade do produto. Outra inovação é a limpeza externa da carroceria antes da aplicação do esmalte realizada por robôs, que operam com escovas eletrostáticas, garantindo a isenção de partículas de sujeira externas antes da pintura final.

A Nova Pintura da fábrica da Volkswagen em Taubaté também é ecológica, trabalhando com tinta à base d'água. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, essa tecnologia de tinta à base d'água permite uso mínimo de solventes e de gás natural em sua operação.
Outro destaque é a reciclagem do ar de exaustão das cabines robotizadas, uma tecnologia de limpeza eletrostática a seco, que é dez vezes mais eficiente que os sistemas convencionais que usam água. A tecnologia possibilita a reutilização de 80% do ar que seria descartado na atmosfera num processo convencional, proporcionando economia da energia que seria gasta para aquecer ou resfriar o ar quando ele entra na cabine, onde sua temperatura deve ser mantida em aproximadamente 25°C.

Montagem Final

Com a ampla estruturação de todo o processo inicial de produção para receber o up!,  a Montagem Final também passou por uma importante evolução. O up! é um veículo com características que exigem um processo especial não só de montagem, mas de certificação da qualidade elétrica e eletrônica em cada etapa. Para isso, a Montagem Final da fábrica recebeu cerca de 50 alterações de processo na linha, entre a construção de novas instalações e a implantação de equipamentos de alta tecnologia, que garantem a checagem de cada etapa de montagem, com precisão e eficiência.

Com 45,5 mil m2, quatro linhas de montagem e oito esteiras, a área recebeu mais 25 novos conjuntos de equipamentos que resultaram na modernização dos processos de fabricação. O up! traz outra novidade, que é a inclusão de módulos pré-montados, tornando o processo ainda mais eficiente. As peças são inseridas com a ajuda de equipamentos que garantem a ergonomia para os empregados.

Qualidade Assegurada

Alinhada com a evolução das tecnologias utilizadas na produção do up!, a área de Qualidade Assegurada investiu na aquisição de novos equipamentos de alta precisão, com destaque para os aparelhos de medição por ultrassom da espessura de cada uma das camadas de tinta aplicadas na carroceria, sem a necessidade de testes destrutivos; microscópio digital compacto, que pode ser facilmente utilizado dentro do processo, permitindo maior agilidade na análise, e o videoscópio digital com iluminação ultravioleta, para avaliação de cavidades e medição de áreas com aplicação de cera anticorrosiva.

Para a inspeção final de qualidade dos carros, foi construída uma nova sala de inspeção, com áreas distintas para a apresentação e a avaliação dos veículos. A iluminação dos túneis de inspeção oferece melhores condições de identificação de possíveis ocorrências adaptadas a cada cor de veículo e que permitem menor grau de ofuscamento da superfície avaliada.

Novos centros de treinamento e qualificação dos empregados

A unidade de Taubaté conta com três novos centros de qualificação profissional nas áreas de Armação, Pintura e Montagem Final, todos com o novo modelo global de treinamento do Grupo Volkswagen. Esses centros estão estruturados em três pilares: Lean-Training, voltados à aplicação dos conceitos de produção enxuta do SPVW (Sistema de Produção Volkswagen); Fundamental Skills, que ensinam a execução de forma padronizada de operações essenciais de cada área produtiva; e Profiraum Training, para cursos específicos conforme necessidades de cada produto e unidade.

O Centro de Treinamento da Pintura está localizado no novo prédio da área e conta com 14 estações de treinamento, permitindo aos multiplicadores simular aos empregados, com os mesmos recursos da linha de produção, a execução das principais atividades de pintura do up! e dos demais modelos produzidos na fábrica (aplicação de massa de vedação, pintura e polimento das carrocerias) nos treinamentos de Fundamental Skills.

Para o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, o nível de qualificação oferecido aos empregados equivale ao nível dos investimentos em tecnologia que a unidade recebeu. “A evolução dos processos para a produção do up! exigiram que nossos empregados estivessem capacitados para atuar com alta performance e em condições de acompanhar essas inovações”, comentou.

De acordo com o gerente de Recursos Humanos da unidade, Mário Celso Marcondes, o objetivo dos treinamentos é aperfeiçoar continuamente o desenvolvimento dos empregados com foco em melhoria da qualidade, ergonomia e segurança no trabalho. “O foco é buscar níveis ainda mais avançados de qualidade, condições ergonômicas e segurança no trabalho por meio de uma nova metodologia de treinamento de habilidades fundamentais em cada operação das áreas produtivas”, explica.

Para a Nova Pintura, por exemplo, foram oferecidos treinamentos de 28 dias para um grupo de operadores especialistas na fábrica de Bratislava, na Eslováquia, responsável pela produção do modelo na Europa. Outras operações específicas, como controle das cabines robotizadas de aplicação interna e externa de tinta, foram realizadas em treinamentos na Alemanha.

Também para a Nova Pintura, a área de Qualidade estabeleceu um intercâmbio de profissionais entre as fábricas de Taubaté e Bratislava, com o objetivo de promover a capacitação e o compartilhamento de experiências. Um grupo de 35 pessoas de Taubaté passou por treinamentos na unidade europeia, enquanto 13 especialistas eslovacos acompanharam o desenvolvimento do up! no Brasil.

A transferência de know-how de uma fábrica europeia, com processos altamente tecnológicos e semelhantes aos novos processos da fábrica brasileira, garante padrões internacionais de qualidade, com capacidade de superar as expectativas dos clientes.

Sustentabilidade na fábrica de Taubaté

Não é de hoje que a fábrica da Volkswagen em Taubaté tem foco na sustentabilidade. Desde 2002, a unidade conta com a certificação ambiental ISO 14.001. A fábrica foi a primeira produtora de veículos da Volkswagen do Brasil a receber o certificado pela DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen), que é a Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão. Com a certificação, o processo produtivo da fábrica passa por constantes avaliações, com o objetivo de identificar e aproveitar todas as oportunidades de redução do impacto ambiental, incluindo o consumo de recursos hídricos.

Na última década, graças ao sistema de reaproveitamento de água industrial, que recupera e reutiliza 30% da água usada em suas instalações, a fábrica reutilizou cerca de 3,3 bilhões de litros de água.

A quantidade de água reciclada pela Volkswagen em Taubaté equivale ao consumo de aproximadamente 47.659 pessoas por ano, considerando o consumo médio de água por habitante na região Sudeste, de 189,7 litros por dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades. Dessa forma, a quantidade economizada seria capaz de abastecer por um ano uma cidade como Tremembé (localizada a 12 km de Taubaté), que tem quase 44 mil habitantes.

Audi anuncia Lucas di Grassi para Le Mans e Mundial de Endurance



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 Por Inova Comunicação

Cinco campeões do mundo e vencedores de Le Mans, mais um piloto com experiência de ter passado pela Fórmula 1. Este é o nível do time que a Audi terá para disputar o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) e as 24 Horas de Le Mans em 2014.

Pela primeira vez, os atuais campeões do mundo, Loïc Duval (FRA) e Tom Kristensen (DIN), vão dividir a pilotagem do Audi R18 e-tron quattro com Lucas di Grassi (BRA). O piloto, com passagem pela Fórmula 1, vem competindo pela Audi desde 2012 e terminou as provas de Spa-Francorchamps e Le Mans do ano passado na terceira posição. Ele foi promovido ao posto de piloto titular da equipe, substituindo Allan McNish (ESC), que se aposentou das pistas no fim de 2013. Na última temporada, McNish, Kristensen e Duval venceram três etapas do WEC - incluindo as 24 Horas de Le Mans - e conquistaram o título mundial.

Marcel Fässler (SUI), André Lotterer (ALE) e Benoît Tréluyer (FRA) mantêm o mesmo trio pelo terceiro ano consecutivo no FIA WEC. Em 2012, eles venceram o mundial e Le Mans; e em 2013, venceram as etapas de Spa-Francorchamps, São Paulo e Shanghai - terminando a temporada como vice-campeões.

Nas 6 Horas de Spa-Francorchamps (03 de maio) e no principal evento do ano, as 24 Horas de Le Mans (14 e 15 de junho), a Audi colocará um terceiro protótipo no grid de largada. Esse carro será pilotado por Filipe Albuquerque (POR/recém-movido do DTM para o programa de endurance da marca), Marco Bonanomi (ITA) e Oliver Jarvis (ING). Bonanomi foi piloto de testes do projeto LMP1 da Audi em 2013, enquanto Jarvis fez parte do time que venceu as 12 Horas de Sebring, além de ter sido terceiro colocado em Spa e em Le Mans. Marc Gené, que disputou essas provas no ano passado, será o piloto reserva deste terceiro carro.

"Mais uma vez temos um time de pilotos muito bom", disse o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Claro que não é fácil encontrar um substituto para um piloto como Allan McNish, que esteve conosco por 14 anos. Mas o Lucas (di Grassi) apresentou ótimo desempenho em todas as vezes que pilotou pela Audi. Para Filipe Albuquerque, a mudança do DTM para o WEC acontece em um momento muito bom. Ele está pronto para este passo na carreira. Nosso time será fundamental para enfrentarmos o desafio do novo regulamento técnico imposto para 2014, além dos novos adversários que teremos", acrescentou.

Chris Reinke, chefe do projeto LMP da Audi, também enfatizou a importância da chegada de Lucas di Grassi. "Encontramos no Lucas o complemento ideal para Tom Kristensen e Loïc Duval. O trio de Fässler, Lotterer e Tréluyer se mantém porque é um time sólido, com anos de experiência. E Filipe Albuquerque mostrou ótima adaptação ao sair do DTM para os protótipos nos testes que fez. Junto com Bonanomi e Jarvis, ele formará um trio promissor, que certamente aumentará a força da Audi nas duas provas que vão participar".


Confira os times da Audi na temporada 2014 do Mundial de Endurance (FIA WEC):

Todas as outras provas do FIA WEC:
Lucas di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen (BR/FRA/DIN)
Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA)


6 Horas de Spa-Francorchamps e 24 Horas de Le Mans
Lucas di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen (BR/FRA/DIN)
Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA)
Filipe Albuquerque/Marco Bonanomi/Oliver Jarvis (POR/ITA/ING)*


Confira o calendário do Mundial de Endurance 2014

28 e 29 de março - Testes oficiais - Paul Ricard/FRA
18 a 20 de abril - 1ª etapa - Silverstone/ING
02 e 03 de maio - 2ª etapa - Spa-Francorchamps/BEL
01 de junho - Testes oficiais - Le Mans/FRA
14 e 15 de junho - 24 Horas de Le Mans - FRA
18 a 20 de setembro - 4ª etapa - Austin/EUA
10 a 12 de outubro - 5ª etapa - Fuji/JAP
31 de outubro a 02 de novembro - 6ª etapa - Shanghai/CHI
13 a 15 de novembro - 7ª etapa - Sakhir/BAH
28 a 30 de novembro - 8ª etapa - São Paulo/BRA


* sujeito à confirmação pelo Comitê de Seleção do ACO e da FIA.

Mercedes-Benz Classe S e Classe G são eleitos os melhores automóveis de 2014 por revista alemã


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 Por Imprensa Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz Classe S e a icônica off-road Classe G foram eleitas os melhores veículos de suas categorias. Essa foi a decisão dos leitores da revista especializada alemã "auto motor und sport", como resultado de uma ampla pesquisa. Os dois automóveis da Mercedes-Benz receberam o título de "Melhor carro de 2014".

Um total de 115.285 leitores fez parte da votação, que tem a duração de um ano, para escolher o melhor carro do ano. Dois modelos da Mercedes-Benz conseguiram o primeiro lugar: a Classe S foi vitoriosa na categoria luxo, enquanto a Classe G ficou no topo da categoria off-road.

Há muito tempo, a Classe S tem sido referência mundial em avanço tecnológico e luxo automotivo. Ela também traz sistemas de segurança inovadores que incluem até mesmo uma função de condução parcialmente autônoma em engarrafamentos. Outro destaque inédito é o MAGIC BODY CONTROL: a Classe S é o primeiro veículo no mundo capaz de detectar antecipadamente as irregularidades da estrada à sua frente e ajustar a suspensão para compensá-las. O resultado é uma interpretação totalmente nova do conforto de rodagem.

Como um clássico veículo off-road, a Classe G continua a trilhar sua história de sucesso. Ela foi o automóvel que lançou os fundamentos da família de utilitários esportivos da Mercedes-Benz, já em 1979. Desde aquela época, a Classe G tem sido continuamente aperfeiçoada. Atualmente, este veículo atemporal é considerado um ícone entre os off-road. Ele continua ocupando sua posição como veículo de sonho dos fãs do off-road com tecnologia moderna e detalhes de alta classe.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

BMW Motorrad divulga ranking “TOP 50 Dealers” com maiores concessionários do mundo



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Por Assessoria de Imprensa Corporativa BMW Group Brasil 

 A BMW Motorrad registrou em 2013 seu melhor resultado de vendas de motocicletas no mundo. Com um total de 115 mil motocicletas comercializadas, um crescimento de quase 10% em relação a 2012, quando vendeu 106 mil unidades, a divisão de motocicletas da marca bávara divulga o ranking com seus 50 maiores concessionários em todo o mundo.

O Brasil, um dos principais mercados para o Grupo, teve um excelente resultado de vendas em 2013, totalizando 7.600 unidades comercializadas,  sendo a F 800 GS, modelo da categoria Enduro da BMW Motorrad, a mais vendida com 2.534 motocicletas emplacadas. No ranking mundial, o Brasil segue em destaque com oito representantes, sendo cinco deles entre os dez primeiros. A Caltabiano, que pela terceira vez consecutiva é o maior concessionário do negócio no mundo, comercializou 1.068 unidades em 2013. Já a Eurobike, que ficou em segundo lugar, à frente de concessionárias da Itália e Chile, fechou o ano que passou com 1.063 unidades vendidas.

“Quando assumi a BMW Motorrad Brasil tinha certeza do potencial do mercado brasileiro no segmento duas rodas. Fico muito contente com os resultados de vendas e, sem dúvida, isso é fruto de um trabalho com dedicação e estratégias bem sucedidas dos profissionais, parceiros e apaixonados pela marca. Ter cinco concessionários brasileiros entre os dez melhores do mundo é um diferencial”, comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

Diavel de 0 a 100 em 2,6 segundos nas telas do cinema



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 Por CDN Comunicação Corporativa

A Ducati, marca de motos que agrega a “autêntica performance italiana” em alto desempenho, tecnologia de ponta e design inovador, marca presença nas telas de cinemas do mundo inteiro com uma das mais cobiçadas de suas motocicletas, a Diavel, que será uma das estrelas do filme Operação Sombra: Jack Ryan, da Paramount.

Durante o longa, o modelo, projetado pela Ducati para ser a “moto dos sonhos” por conta de beleza e design inovador (mais robusto, baixo e alongado), será a imponente e fiel parceira de trabalho de Jack Ryan, agente novato da CIA estrelado pelo ator Chris Pine, que no filme será envolvido em uma trama de espionagem global.

Para os fãs brasileiros que quiserem ver a lendária Ducati Diavel em ação nas telonas, o filme Operação Sombra: Jack Ryan estreia no Brasil em fevereiro deste ano, nas principais salas de cinema do País. Os mais ansiosos podem conferir o trailer oficial em http://youtu.be/cNViMFRhqbQ

Serviço:

OPERAÇÃO SOMBRA: JACK RYAN
Lançamento: 7 de fevereiro de 2014
Jack Ryan é um agente novato da CIA envolvido em uma trama de espionagem global.
Elenco: Chris Pine, Keira Knightley, Kevin Costner e Kenneth Branagh
Diretor: Kenneth Branagh (Thor, Hamlet)

KENWOOD apresenta CD player automotivo premium



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 Por BRCOM PUBLIC RELATIONS
Assessoria de Imprensa da JVC Kenwood do Brasil


 A KENWOOD, marca da JVCKENWOOD, um dos maiores fabricantes globais de produtos eletrônicos e de entretenimento, apresenta o KDC-X697, CD player automotivo da linha eXcelon, durante o II Workshop Ianaconi Imports. O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de fevereiro, em São Paulo, e abrirá inscrições para o Ianaconi Contest, campeonato de som de qualidade com chancela do EMMA (European Mobile Media Association). O equipamento será utilizado no projeto de som dos participantes do concurso, que será realizado em abril.

“O KDC-X697 é ideal para projetos de som de qualidade, pois oferece alta fidelidade de áudio. Destinado aos consumidores mais exigentes, é o único CD player disponível no mercado brasileiro que permite ajustar a frequência de som individualmente”, diz Walter Sitta Junior, gerente nacional de Vendas da JVCKENWOOD.

Item da linha eXcelon, composta por equipamentos premium da KENWOOD, o KDC-X697 possui duas entradas USB e uma auxiliar frontais, 22 W x 4 RMS e 3 pares de saída RCA de 4V, proporcionando sinal mais consistente, baixo nível de ruído e alta qualidade de áudio. O produto ainda oferece conexão para iPhone® e iPod®.

O design e o acabamento também são diferenciais do aparelho, que possui LCD de 2 ou 3 linhas, iluminação de cores variáveis e tampa para o mecanismo de CD, protegendo contra poeira. O equipamento é compatível com interface para comandos no volante e possui controle remoto.

Disponível nas principais lojas especializadas em instalação de som automotivo, o preço sugerido do KDC-X697 é R$ 699,00.

Serviço:

II Workshop Ianaconi Imports
Data: 1º e 2 de fevereiro
Local: Intercity Premium Nações Unidas - Rua Fernandes Moreira, 1.371, São Paulo/ SP - Chácara Santo Antonio - São Paulo/ SP
Horário:  sábado, das 14h às 18h | domingo, das 09h00 às 18h00
www.ianaconi.com.br

Fiat e Chrysler adotam novo logotipo


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 Por Fiat Press

Após uma fase inicial com os dois logotipos corporativos aparecendo lado a lado, simbolizando o desejo de respeitar a história, a cultura e as raízes industriais dos dois grupos, Fiat e Chrysler necessitam agora de uma nova identidade corporativa para uma organização que é muito mais do que a soma de suas duas integrantes, com base em fortes valores fundamentais que representam uma cultura corporativa única, uma visão comum e um grupo com alcance global. Criado por RobilantAssociati, este projeto de branding começou com a definição de um conceito estratégico distinto, que serviu de base para a criação do nome, logotipo, estilo e toda a identidade corporativa , cujas formas  universais e essenciais são fortemente expressivas e evocativas.

O uso de um acrônimo ajuda a criar uma transição do passado, sem cortar as raízes , enquanto que, ao mesmo tempo que reflete o escopo global das atividades do Grupo. Fácil de entender, pronunciar e lembrar, é um nome adequado para um moderno mercado internacional.

As três letras do logotipo são agrupados em uma configuração geométrica inspirada nas formas essenciais utilizadas no design de um  automóvel : o F, com seus ângulos retos, simboliza concretude e solidez, a C, derivado de um círculo, representa rodas e movimento , simboliza harmonia e continuidade. Finalmente, o A derivado de um triângulo, indica a energia e um estado perene de evolução .

O design do logotipo presta-se a uma gama extraordinária de interpretações simbólicas. Ele usa uma linguagem versátil, moderna capaz de expressar a mudança contínua, sem perder sua identidade central. O novo logotipo será adotado pela Fiat e Chrysler, assim que possível e antes da conclusão da reorganização do novo Grupo.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Encontro nacional do Fusca em SP foi um sucesso



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O Encontro Nacional do Fusca, é um evento que acontece todos os anos, no Autódromo de Interlagos, organizado pelo Fusca Clube do Brasil e somente para os nossos associados.

Neste ano foi no dia 05 de janeiro. Compareceram 300 veículos, entre Fuscas e seus aparentados a ar. São pedidos 2 kg de alimentos por veículo, para uma entidade assistencial.

O evento iniciou-se as 9:00 h da manhã e seguiu até as 18:00 h.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=q5ZNxa7lpCE