quinta-feira, 10 de julho de 2014
Férias com segurança: conheça os cuidados necessários para a iluminação do automóvel
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Por Ricardo Leptich
O mês de julho é sinônimo de férias, descanso e momentos de lazer. Com isso, realizar uma viagem em família ou com os amigos, torna-se uma opção ideal para sair da rotina.
Segundo levantamento da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento do mercado, 59% dos brasileiros viajam nesta época, mais da metade deles com destinos nacionais. O carro, como um dos meios mais utilizados, necessita de cuidados básicos, como uma revisão completa antes de cair na estrada.
Além dos freios, pneus, óleo, entre outros, os faróis, de suma importância para o motorista e demais condutores, merecem uma atenção especial. Pensando em garantir plena segurança na viagem, a iluminação do veículo não pode estar defasada e longe das condições necessárias, pois requer manutenção constante para o uso apropriado.
Dessa forma, algumas perguntas não podem ficar em aberto: qual a periodicidade adequada para se realizar uma vistoria? A checagem pode ser feita pelo próprio motorista? É confiável utilizar lâmpadas não originais de fábrica? Caso uma lâmpada esteja com problema, afetará a outra? Dentre outras dúvidas pertinentes sobre o tema.
Muitos não sabem, mas as lâmpadas dos faróis perdem cerca de 30% da luminosidade antes de queimar, sendo aconselhável trocá-las a cada 20 mil quilômetros – ou seja, fazer uma revisão a cada dois anos. Outro cuidado trata de evitar trepidações, que prejudicam a durabilidade das lâmpadas, caso semelhante ao da regulagem, planejada para proporcionar uma sincronização perfeita das luzes. Na eventualidade de uma delas estar com problema, as duas devem ser substituídas.
O sistema de iluminação veicular, uma das partes mais importantes do automóvel, é outro setor que deve ser checado. O sistema auxilia o condutor e os outros passageiros, com uma atenção redobrada aos movimentos e à sinalização, através das lâmpadas de sinalização (lanterna, freio, ré e luz de seta) para impedir colisões traseiras e laterais.
Existem também outros empecilhos: problemas como o amarelamento da lente protetora do farol devido ao sol, ou até mesmo a uma lâmpada de alta potência indevidamente instalada, com risco de ofuscar e bloquear a luz emitida, diminuindo o campo iluminado. Por isso, encontram-se no mercado lâmpadas não originais de fábrica e fora das normas permitidas, que podem produzir luz inferior ou mal posicionada, não atendendo às exigências do motorista. Essas circunstâncias reforçam a necessidade do uso das lâmpadas originais.
Para fazer uma revisão mais simples, porém, não menos cuidadosa, o próprio motorista pode checar as luzes do veículo na garagem de casa. É importante saber que o facho de referência do farol é sempre o baixo e, portanto, deve iluminar nessa mesma direção. Já os faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente.
A checagem dos faróis, posteriormente, facilitará a visibilidade de percalços na pista danosos para a iluminação, como buracos, estradas de terras e ambientes úmidos, impedindo maiores imprevistos na viagem. Além de aumentar os riscos, uma iluminação desregulada e fora dos padrões aceitáveis pode acarretar em outras dores de cabeça, como uma multa grave, perda de cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização.
Ao manter os cuidados periódicos com a iluminação do veículo, o motorista estará contribuindo não apenas para a sua própria segurança, mas também com a dos outros condutores na pista, garantindo uma viagem mais tranquila e confortável nessas férias.
*Ricardo Leptich é formado em Marketing, possui especialização em Administração de Empresas pela FAAP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente é Gerente de Vendas e Marketing da Divisão de Lâmpadas Automotivas e Especiais para América Latina da OSRAM.
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Bridgestone em Casa é o novo serviço da marca
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Por Grupo Máquina PR
A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, está lançando na grande São Paulo o serviço Bridgestone em Casa. Inédito no Brasil, esse serviço diferenciado proporcionará ao cliente final receber, seja em casa, no trabalho ou no local de sua escolha, uma van da Bridgestone customizada que disponibilizará uma série de serviços e produtos relacionados à manutenção do veículo e dos pneus.
O agendamento do Bridgestone em Casa é feito via telefone. Após este procedimento, a empresa enviará seus especialistas para atender o consumidor final no local de sua escolha.
Os serviços disponibilizados são: alinhamento, balanceamento, freio, troca de óleo, lanternas e bateria. Além disso, os clientes que desejarem trocar pneus de PSR (passeio), LTR (Light Truck), 4X4, ecosport e vans também poderão adquirir os pneumáticos.
“O cliente receberá um serviço personalizado, profissional e conveniente, com agilidade, comodidade e com preços muito competitivos”, explica Alexandre Lopes, diretor de Vendas e Marketing da Bridgestone.
Para solicitar o serviço, basta ligar para (11) 5593 - 5512. O pagamento será realizado no local do serviço e o cliente poderá escolher a forma de pagamento entre dinheiro, cheque ou cartão de crédito (em até 12 vezes).
Novo Volvo XC90 será o SUV mais potente e limpo do mundo
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Por Assessoria de Imprensa Volvo
O Novo Volvo XC90 da Volvo Cars, que será lançado até o final deste ano, vai oferecer uma combinação inigualável de potência com baixas emissões. Com tração integral nas quatro rodas e sete lugares o Novo XC90 oferece até 400 cv de potência, com baixa emissão de dióxido de carbono (CO2) cerca de 60 g/km (NEDC ciclo de condução). Nunca houve um SUV com um nível de emissão tão baixo.
"Não é preciso abrir mão de nada quando você dirige o Novo Volvo XC90", afirma Peter Mertens, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Car Group. "No passado, você teria que escolher entre potência ou baixos níveis de emissões, mas com o Novo XC90 você pode ter ambos".
O Novo XC90 conta com uma gama de motores Drive-E, os quais oferecem uma combinação excepcional de desempenho e economia de combustível. Uma das caracteristicas da gama de motores Drive-E é que todos são com quatro cilindros.
“Com as nossas novas motorizações Drive-E, criamos uma família de motores a gasolina e diesel com curvas de potência que permitem uma dirigibilidade emocionante e ao mesmo tempo entregam uma economia de combustível sem igual no mundo", acrescentou o Mertens. "Com sete pessoas no Novo XC90, as emissões de dióxido de carbono por pessoa e quilometro percorrido são excepcionalmente baixas."
As emissões de CO2 do Novo XC90 irão reforçar a liderança da Volvo Cars no lançamento de tecnologias mais adequadas ao meio-ambiente. De acordo com dados monitorados pela Associação Europeia da Indústria Automotiva (ACEA), a Volvo Car Group reduziu as emissões médias de CO2 de sua frota em cerca de 8,4% de 2012 a 2013, sendo considerada líder do segmento.
Sabó lança novas mangueiras na reposição
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Por Paula Skoretzky - Assessora de Imprensa
Mais uma vez, complementando e atualizando o seu portfólio de produtos para as linhas FIAT e GM, a SABÓ lança para o mercado de reposição novos modelos de mangueiras do filtro de ar.
Essas mangueiras são responsáveis pelo envio de ar à câmara de combustão do motor. Se estiverem com ranhuras, furos ou rasgos, permitem a entrada de ar contaminado no motor, que misturada com óleo lubrificante, forma uma massa abrasiva, provocando o desgaste prematuro das peças internas e queima de óleo excessiva, reduzindo a vida útil do motor, emitindo mais gases poluentes e consequentemente aumentando também o consumo de combustível. É indispensável a manutenção preventiva das mangueiras do motor, a fim de evitar maiores gastos e riscos para o dono do veículo.
Para dúvidas, esclarecimentos sobre aplicações e pedido de catálogo, entrem em contato com a Central de Atendimento ao Cliente SABÓ, através do 0800 77 12 155 ou pelo e-mail assistec.sabo@brasildireto.com.br
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Curitiba Motorshow recebe III Encontro Internacional de Hot Rods
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Por BelPress :: Comunicação
O Curitiba Motorshow 2014, 16 e 17 de agosto, recebe o III Encontro Internacional de Hot Rods, com exposição de hot rods e muscle cars. Até o momento, o encontro recebeu inscrições de carros de Curitiba (PR), Medianeira (PR), Londrina (PR), Cascavel (PR), Foz do Iguaçú (PR), Joinvile (SC), Blumenau (SC), Ponta Porã (MS), Sorocaba (SP) e Valinhos (SP), além dos carros do 5º Road Tour, vindos de São Paulo (capital).
Organizado pela Confraria do Hot, o III Encontro Internacional de Hot Rods recebe, neste ano, os muscle cars que terão seu espaço com a exposição de Mavericks, Dodges e Mustangs. Foram selecionados 15 modelos de cada, todos de propriedade de membros de clubes da cidade, que representarão em grande estilo o melhor do muscle car nacional e americano.
A expectativa é que neste ano participem aproximadamente 400 veículos do Brasil e da Argentina, o dobro registrado nas duas primeiras edições do evento (2012 e 2013). "Essa expectativa é justificada em virtude da grande repercussão positiva obtida com a realização das duas primeiras edições do Encontro nos anos anteriores. As milhares de fotos e postagens circulando pelas redes sociais chamaram a atenção dos proprietários que já nos procuraram para garantir a sua participação neste ano", explica Rafael Casagrande, da 3 Sport Entertainment, organizadora do evento. "Curitiba já é considerada a capital brasileira de Hot Rods, por isso acreditamos que bateremos este recorde de veículos participantes. Além disso, estamos falando de um projeto que aborda as particularidades do movimento sobre rodas no País e expõe a paixão do brasileiro e do curitibano pelos carros em geral", finaliza.
As inscrições para participar do III Encontro Internacional de Hot Rods podem ser feitas pelo site do Curitiba MotorShow: http://goo.gl/GDPvJf. Os ingressos para o Curitiba Motor Show estão à venda pelo site Alô Ingressos (www.aloingressos.com.br).
Para mais informações sobre inscrições, regulamentos e programação, acesse o site do evento (www.curitibamotorshow.com.br) ou acompanhe a Fan Page oficial (https://www.facebook.com/ctba.motorshow). O evento conta com a organização da 3 Sport Entertainment.
Serviço:
3ª edição do Curitiba Motor Show
Quando? 16 e 17 de agosto das 09 as 18h
Onde? Autódromo Internacional de Curitiba (Av. Iraí, 16, Cep. 83.321-000 - Pinhais/PR)
Ingressos: à venda pelo site Alô Ingressos (www.aloingressos.com.br)
Entrada franca: Crianças até 10 anos (apresentando documento de identificação pessoal com foto) e pilotos filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação
Brasileira de Motociclismo (com carteira emitida em 2014 por uma das respectivas entidades) não pagam entrada.Meia entrada (venda somente nas bilheterias do Autódromo): estudantes do ensino fundamental, médio e superior - público e particular - apresentando carteira estudantil com foto, validade a partir de 2013 e comprovante de matrícula e/ou pagamento da última mensalidade escolar (Lei Estadual 11.182/1995); professores da rede de ensino público e particular do estado do Paraná (Lei Estadual 15.876/2008); idosos com idade igual ou superior a 60 anos - (Lei Federal 10.741/2003); doadores de sangue registrados em hemocentro e bancos de sangue de hospitais do Estado do Paraná (Lei Estadual 13.964/2002).
Saiba mais: www.curitibamotorshow.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ctba.motorshow
Camaro é o herói no novo filme da série Transformers
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Por GM do Brasil
O Chevrolet Camaro encarna mais uma vez o personagem Bumblebee, que retorna às telas do cinema a partir do dia 17 de julho com a estreia nacional de “Transformers: A Era da Extinção”, quarto episódio da franquia dirigida por Michael Bay.
Para protagonizar mais uma vez o herói, o carro passou por uma remodelação exclusiva, feita por designers da própria GM a pedido dos produtores do filme. O objetivo foi deixar o Bumblebee com visual futurista.
A equipe projetou uma nova frente e uma carroceria ligeiramente mais larga para o cupê esportivo, que, assim, ganhou também musculatura e linhas mais agressivas.
“Estar em um filme de abrangência internacional é, sem dúvida, uma grande oportunidade para a GM mostrar seu potencial em design”, destaca Ed Welburn, vice-presidente Global de Design da General Motors.
Esta será a quarta participação do Camaro na série Transformers. A parceria, iniciada em 2007, está sendo extremamente positiva para a imagem do carro, que, nos últimos quatro anos, passou a liderar as vendas em seu segmento em diversos mercados.
“O fato de modelos Chevrolet protagonizarem heróis no filme também vem colaborando para o aumento da popularidade destes veículos, principalmente entre o público jovem”, conta Tim Mahoney, diretor global de marketing da Chevrolet.
Mas como um Transformer nunca enfrenta seus inimigos sozinho, o herói Bumblebee contará com a ajuda de outros carros da marca Chevrolet. Entre eles o Sonic e o Tracker, que são igualmente comercializados no mercado brasileiro, além do novo Corvette Stingray. Todos esses podem ser vistos no filme caracterizados de robôs também.
Além de fornecer veículos para a produção, a GM disponibilizou algumas de suas instalações nos EUA como sets de filmagem. Entre elas o Centro de Design de Warren, o campo de provas de Milford e a fábrica de Lansing Grand River.
No mês passado o Camaro ganhou mais uma versão no mercado brasileiro, a conversível, que, assim como o cupê, tem motor V8 de 406 cavalos, transmissão automática de seis marchas e uma extensa lista de equipamentos de série.
Veja a evolução do Bumblebee ao longo da franquia:
Transformers (2007)
No primeiro filme da série, Bumblebee passa por sua maior mudança. Ele começa como um Camaro 1977 amarelo, usado, de segunda geração, repleto de ferrugens e manchas pela carroceria. Mas, no decorrer da trama, o personagem se transforma em um Camaro de última geração.
Um fato curioso é que o filme estreia em julho de 2007, aproximadamente dois anos antes do lançamento do modelo no mercado americano.
Para as gravações, a GM construiu um carro especial, baseado no conceito exibido cerca de um ano antes em salões internacionais.
Transformers: A Vingança do Derrotados (2009)
O segundo filme da série Transformers estreou nos cinemas apenas alguns meses após a quinta-geração do Camaro chegar às lojas. Mas, no cinema, o Bumblebee apareceu levemente
modificado em relação ao cupê original, com faixas pretas sobre o capô, entrada de ar extra para refrigerar o motor e para-choque dianteiro personalizado.
O papel de protagonista em Transformers colaborou para que o novo Camaro se fixasse como um dos esportivos mais famosos e desejados do mundo.
Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011)
Em “Transformers: O Lado Oculto da Lua”, Bumblebee foi promovido à versão SS, ganhou um novo tom de amarelo e diferentes faixas decorativas. Já as rodas e as capas dos retrovisores externos receberam pintura escura.
A Chevrolet lançou logo depois uma série limitada do carro ao público com decoração semelhante ao do modelo cinematográfico.
Transformers: A Era da Extinção (2014)
No novo filme, o diretor Michel Bay pediu a designers da GM que remodelassem o Bumblebee, para que o carro ficasse com o visual mais agressivo e musculoso.
O resultado foi um modelo concebido exclusivamente para as filmagens, com aparência futurista. Destacam-se o conjunto óptico totalmente redesenhado e os para-lamas alargados.
Segundo semestre indica retomada do crescimento da indústria automobilística
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Por Anfavea - Diretoria de Assuntos Institucionais e Imprensa
O desempenho da indústria automobilística no segundo semestre deste ano representará um importante marco para o setor: a retomada do crescimento. É o que apontam os dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgados na segunda-feira, 7, em São Paulo – que trazem novas projeções para o encerramento do ano.
A justificativa para esta alteração de viés, na visão de Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da entidade, baseia-se no fato de que boa parte dos desafios do primeiro semestre foi superada:
“As turbulências que pairaram sobre o setor neste primeiro semestre estão sendo superadas e o viés agora é de crescimento. As questões de financiamento pelo PSI, que travaram a comercialização de veículos pesados e máquinas autopropulsadas no início do ano, foram resolvidas. O acordo com a Argentina foi assinado e já está em vigor. As alíquotas do IPI foram mantidas até o fim do ano. São fatores que nos fazem ter a convicção que o segundo semestre será melhor que o primeiro”.
Luiz Moan Yabiku Junior lembra que o cenário pode ser ainda mais positivo se houver oferta de crédito: “Ainda há um cenário de forte restrição ao crédito, que se for minimizado poderá funcionar como catalisador do desempenho”.
Tributos
A Anfavea também apresentou, na ocasião, estudos sobre a geração de tributos da indústria automobilística, a carga tributária que incide sobre os veículos e os impactos da manutenção das taxas do IPI até o fim do ano. No caso do IPI, de acordo com as estimativas apresentadas, se a decisão fosse pelo aumento das alíquotas, haveria redução de vendas de 165,2 mil veículos leves nos últimos seis meses de 2014.
Para Luiz Moan Yabiku Junior, “se o IPI fosse elevado, o panorama previsto para o segundo semestre poderia ser comprometido, pois cada ponto porcentual de aumento do imposto incidiria um aumento no preço de 1,1% e impacto de 2,6% de queda no mercado. Além de elevar a carga tributária no veículo brasileiro, que já é uma das mais altas do mundo”.
O estudo sobre a carga tributária do veículo brasileiro mostra que 28,1% do preço de um automóvel flex com motorização entre 1000cc e 2000cc são de impostos. Esse número é maior, por exemplo, do que os 18% de um veículo similar na Itália, 7% nos Estados Unidos e 9,9% no Japão.
Essa comparação é feita com base na participação dos impostos no preço final ao consumidor, critério diferente daqueles utilizados em outros países, que indicam qual é a carga tributária adicionada ao preço do veículo sem impostos. Neste critério, proposto pelo estudo, a totalidade da carga adicionada a esse mesmo automóvel no Brasil é de 54,2%.
A carga tributária neste patamar, considerando não só o veículo em si mas também a cadeia produtiva e pós produtiva, coloca a indústria automobilística como uma das mais importantes para a economia do País: mesmo com o IPI reduzido em 2013 a geração de tributos do setor naquele ano, segundo estimativas da Anfavea, foi de R$ 178,5 bilhões, o que representa cerca de 12% do total de tributos considerados.
Mercado
A indústria automobilística registrou retração no licenciamento de autoveículos quando comparadas as 263,6 mil unidades comercializadas em junho deste ano com as 293,4 mil de maio – baixa de 10,2% – e com as 318,6 mil do mesmo mês do ano passado – menor em 17,3%. O período acumulado do primeiro semestre também apresenta recuo: 7,6% ao se comparar as 1,66 milhão de unidades de 2014 com as 1,80 milhão de igual período de 2013.
Nas exportações o sexto mês teve queda de 31,2% com relação a maio – 24,2 mil unidades contra 35,2 mil – e de 51,1% frente a junho de 2013, quando saíram do País 49,4 mil autoveículos. O total de unidades exportadas na primeira metade do ano ficou 35,4% abaixo do mesmo período de 2013: foram 169,5 mil este ano contra 262,3 mil no ano passado.
Com este cenário a produção também apresentou recuo: de 16,8% no acumulado do semestre, ao se defrontar as 1,57 milhão deste ano com as 1,88 milhão do ano passado. Em junho de 2014 foram produzidos 215,9 mil autoveículos, o que representa diminuição de 23,3% com relação as 281,4 mil de maio e de 33,3% sobre as 323,9 mil de junho de 2013.
No segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias as 5,9 mil unidades de junho ficaram 23,2% menor com relação as 7,6 mil de maio e 29,7% aquém das 8,3 mil de junho de 2013. O primeiro semestre acumulado apresenta redução de 16,5%: foram 40,4 mil máquinas produzidas no período em 2014, enquanto em 2013 foram 48,4 mil.
As vendas internas de máquinas autopropulsadas no atacado em junho deste ano ficaram 6% inferiores do registrado em maio – 5,8 mil contra 6,2 mil – e 21,5% abaixo das 7,4 mil comercializadas no sexto mês de 2013. No acumulado, as 32,9 mil unidades dos primeiros seis meses deste ano estão 20% abaixo das 41,1 mil de igual período de 2013.
Caminhões e Ônibus
O licenciamento de caminhões registrou 10,6 mil unidades em junho de 2014, retração de 16,7% ante as 12,7 mil de maio do mesmo ano e de 19% com relação as 13,1 mil de junho de 2013. O acumulado mostra baixa de 12,7% quando confrontadas as 64,6 mil da primeira metade de 2014 com as 74,0 mil do mesmo semestre de 2013.
Na produção o desempenho do sexto mês deste ano ficou abaixo em 35,5% sobre maio – 8,2 mil contra 12,7 mil – e em 49,3% ante as 16,2 mil de junho de 2014. O resultado também é negativo, em 18,8%, no período acumulado: 76,0 mil unidades em 2014 contra 93,6 mil em 2013.
A produção de ônibus seguiu trajetória de queda no acumulado: as 19,2 mil unidades de 2014 estão 11,1% menores do que as 21,6 mil do mesmo período do ano passado. No comparativo mensal, os 2,5 mil chassis produzidos em junho estão abaixo em 25,3% com relação as 3,4 mil de maio deste ano e em 37,9% frente as 4,1 mil de junho de 2013.
Os 2 mil ônibus licenciados em junho ficaram 12,5% abaixo dos 2,2 mil comercializados em maio e 20,5% dos 2,5 mil do sexto mês do ano anterior. O primeiro semestre aponta redução de 13,7% ao se comparar as 13,4 mil unidades deste ano com as 15,5 mil de 2013.
Novas projeções
A Anfavea revisou suas projeções para o fechamento de 2014. A expectativa agora é de retração de 5,4% nos licenciamentos, enquanto na produção é de 10% e nas exportações é de 29,1%. Os números, apesar de negativos, indicam que o segundo semestre será melhor que o primeiro em todos os itens.
As projeções para encerramento do ano no segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias também foram revisadas: a nova perspectiva é de queda de 12% nas vendas, baixa de 13,3% na produção e recuo de 10,3% com relação às exportações. Se confirmado, este ano caminha para terminar em patamares maiores do que aqueles de 2012 e atrás apenas de 2013, que registrou recordes históricos.
13º Expo Moto de São Pedro traz grandes novidades para a maior edição do evento
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Por ECX Comunicação
Motociclistas de todo o país já se preparam para um dos mais tradicionais eventos do setor no Brasil. Em sua 13ª edição, a Expo Moto Show de São Pedro acontecerá entres os dias 18 e 20 de julho, no Ginásio Bordadão. A festa já se consolidou entre os melhores eventos de motociclismo do país, fato que tem arrastado moto clubes de todas as localidades.
No ultimo ano, a festividade recebeu visitantes de sete estados, turistas que lotaram hotéis, restaurantes, postos de combustíveis em São Pedro e nas vizinhas cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro. Estima-se que os visitantes ejetaram quase um milhão de reais no comércio local.
Uma gigantesca estrutura está sendo preparada para os visitantes que devem desembarcar na cidade a partir da próxima semana. Com um espaço bem distribuído, o local receberá uma praça de alimentação coberta, vestiários, lojas especializadas, exposição de motocicletas nacionais e importadas, estandes das empresas Honda, BMW, Triumph e Porto Seguro, área de camping com segurança, monitoramento do local por 24 horas, exposição de artesanato, missa do motociclista e muitos shows.
Entre as grandes novidades para esse ano está o show de motos freestyle, onde os pilotos vão literalmente voar com suas motocicletas, executando manobras de tirar o fôlego.
Entre as feras das duas rodas confirmadas para essa atração, está o campeão Tata Mello, que traz resultados recentes de importantes competições sul-americanas. O recinto também receberá pela primeira vez uma exposição com artigos raros do cantor Raul Seixas.
Para contagiar o público, muito rok’n roll animará os participantes durante o final de semana. Ao todo, 10 bandas deverão se apresentar durante o evento, entre elas, Roberto Seixas, Elvis Rock Band, Zé Ramalho Cover, Old Chevy, Nota Promissória, Nacontramão e bandas locais e regionais. Além disso, a festa contará com sorteio de brindes e prêmios, atividades culturais, café da manhã e muita diversão. “Esperamos por um público recorde neste ano. O evento se consolidou e a expectativa por esse encontro é imensa, pois já tem história. Estamos trazendo uma estrutura repleta de novidades e cheia de surpresas. Tenho certeza que o público vai adorar”, destacou David de Souza, diretor da Reda Eventos.
O evento começa na sexta (18), a partir das 18h. No sábado (19) e no domingo (20) a festa começa às 10h. O Ginásio Bordadão fica próximo à entrada de São Pedro, na frente do Hotel São João. A entrada para o evento custa R$ 10,00 mais 1 Kg de alimento ou R$ 15,00 sem a doação, válido para os três dias de evento. Mais informações pelo telefone 19-99212 4269 ou no site: www.expomotoshow.com.
Como garantir a durabilidade das pastilhas de freio
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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
As pastilhas, item importante do sistema de frenagem do veículo, apresentaram evolução na composição nos últimos anos, com novos materiais que substituíram antigos, como o amianto, abolido por ser um material altamente nocivo à saúde. Compostos orgânicos, elementos metálicos, elementos abrasivos, redutores de atrito e catalisadores começaram a ser utilizados. No entanto, os cuidados continuam necessários para garantir a durabilidade do componente. “É preciso fazer manutenção preventiva, com inspeção visual a cada 10 mil km e revisar o veículo na periodicidade recomendada pelo fabricante”, afirma Eduardo Guimarães, supervisor de treinamento da Nakata. As pastilhas devem ter no mínimo 2 mm de espessura e possuir as características originais preservadas.
“Ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro e sinal de advertência no painel, podem ser indícios de desgaste das pastilhas”, alerta. É importante verificar se o veículo está puxando para um lado na frenagem, altura do pedal, esforço ao acionar o pedal e flutuação da pastilha.
Segundo Guimarães, a contaminação de agentes externos, rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e até a forma de dirigir influencia diretamente no desgaste da peça. Por isso, é importante usar o freio motor.
Ao revisar o sistema de freio, é essencial também verificar o estado do cubo de roda, tubos flexíveis, fluido de freio, pinça de freio e cilindro de roda. “Sempre que estiverem em mau estado, discos e tambores de freio devem ser substituídos, pois a usinagem pode ocasionar assentamento inadequado, prejudicando a eficiência do sistema”, adverte.
Ao fazer a substituição das peças do sistema de frenagem, a recomendação é optar por marcas tradicionais do mercado, que possuam SAC para informar detalhes de construção e aplicação. Guimarães lembra também que o processo de certificação de pastilhas está em andamento e o prazo para fabricação com o selo do Inmetro está previsto final de janeiro de 2016. “O selo irá trazer ainda mais segurança ao consumidor, garantindo a qualidade do produto”, conclui.
Audi do Brasil fecha primeiro semestre com crescimento de 118% nas vendas
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Por Departamento de Comunicação Audi do Brasil
Com a estratégia de manter um crescimento sustentável e perene da marca no país, a Audi do Brasil comemora os resultados de vendas do primeiro semestre de 2014. A montadora alemã comercializou 6.126 veículos de janeiro a junho – um aumento de 118% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a marca entregou 2.802 modelos aos consumidores brasileiros. Com isso, a empresa mais do que dobrou o número de emplacamentos e, em seis meses, praticamente atingiu o mesmo patamar de vendas de todo o ano de 2013, quando foram comercializadas 6.692 unidades.
Desde o início do ano a companhia fez uma série de lançamentos que se tornaram sucesso: o A3 Sedan 1.8 e 1.4 TFSI, o exclusivo A1 Kult, o primeiro super esportivo da linha Q – O RS Q3, o S3 Sportback e o RS7 foram importantes para alavancar as vendas da marca. Junho também foi destaque para a Audi no Brasil. Foram comercializadas 1.102 unidades no mês, um crescimento de 121% em relação a junho de 2013, quando foram emplacados 498 veículos.
No total de vendas de veículos do segmento premium, fechou mais um mês como a mais vendida no País , título que a empresa já havia conquistado em maio, quando foram emplacados 1.309 veículos da marca no Brasil – 107 unidades a mais que a segunda colocada.
Para Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil, os resultados demonstram que a estratégia da empresa de renovação constante do portfólio de produtos, investimentos na imagem da marca e na rede de concessionárias no país são reconhecidos pelos consumidores brasileiros. “Este será nosso melhor ano no Brasil. Ainda temos muitas ideias para o segundo semestre, queremos conquistar novos clientes e atingir nossa meta de vendas”, destaca Hofmann. A expectativa da empresa é vender pelo menos 10 mil carros em 2014 e chegar a 30 mil carros por ano em 2020, quando a fábrica no Brasil estiver operando em sua máxima capacidade.
sexta-feira, 4 de julho de 2014
Motul fecha parceria com Le Mans Classic, que acontece de 04 a 06 de julho
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Por VANESSA GIANELLINI COMUNICAÇÃO - VGCOM
A MOTUL, multinacional francesa especializada em lubrificantes, acaba de anunciar parceria oficial com Le Mans Classic, um dos maiores eventos do mundo dedicado a carros históricos. A empresa será a distribuidora oficial de lubrificantes do evento, que acontece de 4 a 6 de julho, em Le Mans, na França.
Na 7ª edição serão cerca de 500 carros de corrida na pista, reunindo modelos bem antigos que participaram nas 24 Horas de Le Mans, mais tradicional prova do automobilismo mundial. Outra oportunidade de reviver o passado automobilístico e exemplares únicos será com os quase 8000 veículos - a partir de clubes de automóveis de todo mundo - que são esperados.
“Fazemos questão de apoiar e incentivar bons eventos relacionados ao esporte a motor. Esse novo acordo reflete o trabalho bem realizado, reforça a qualidade indiscutível dos nossos produtos e a credibilidade que temos no mundo inteiro”, afirma Paula Prado, responsável pelo marketing da MOTUL BRASIL.
A MOTUL, conhecida e valorizada por apoiar os esportes a motor, completa 60 anos de participação no “Circuit des 24 Heures em Le Mans”. “São 6 décadas atuantes na Le Mans e isso é mais uma prova de que a qualidade e estabilidade da empresa são fortes”, diz Paula. “Uma parceria assim se resume em performance, técnica e respeito”, completa.
Dodge apresenta seus clássicos nos EUA
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Por Comunicação Chrysler Group do Brasil
A Dodge reuniu em Meadow Brook Hall, antiga propriedade da família Dodge em Michigan, boa parte dos carros que fizeram história ao longo dos 100 anos da marca, como numa linha do tempo. O evento, aberto ao público, incluiu clássicos como o Dodge Brothers Touring Car, de 1915 (da mesma geração do "primogênito", de novembro do ano anterior), Deluxe Town Coupe 1939, Custom Royal Lancer 1956, Charger 1968, Charger Daytona 1969, Challenger T/A 1970, Caravan 1984 e Viper SRT10 2003, entre muitos outros. Veículos conceituais também estavam em exposição. Todos os carros são do acervo do Walter P. Chrysler Museum.
Para conhecer em detalhes a rica e agora centenária trajetória da Dodge, foi criado o hotsite http://dodge100years.com/, que conta com extenso material fotográfico disponível para download.
quinta-feira, 3 de julho de 2014
Equipe MOTUL DK MOTORSPORT encara novo desafio no SuperBike Series Brasil
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Por VANESSA GIANELLINI COMUNICAÇÃO - VGCOM
Já está tudo pronto para um final de semana de muita velocidade no autódromo de Interlagos, que recebe mais uma etapa do SuperBike Series Brasil 2014. A temporada está pegando fogo, com disputas de alto nível dentro da pista. A maior competição de motovelocidade da América Latina reunirá novamente cerca de 300 competidores em sete categorias para alegria das cerca de 30 mil pessoas que são esperadas nas dependências do circuito paulista entre os dias 4 e 6 de julho. Quem não puder comparecer vai acompanhar a transmissão ao vico pelos canais de tv e internet.
A equipe oficial MOTUL DK MOTORSPORT está preparada para o compromisso e com excelentes expectativas. Douglas Figueiredo (777), principal nome do time, busca o bicampeonato na categoria 600cc Supersports Pro. O atual campeão ocupa o terceiro posto no ranking do campeonato paulista da classe, com 79 pontos, e no brasileiro é o nono colocado, com 31 pontos. A meta avançar na tabela após a rodada. O atleta, de 21 anos, natural de São Paulo, conta com toda a estrutura, qualidade e tecnologia dos produtos MOTUL, líder mundial no desenvolvimento de lubrificantes de alta performance.
“ A previsão é de tempo bom e estou muito bem assessorado, com toda a estrutura que preciso e os melhores produtos pra conseguir um bom desempenho na pista. Eu e minha equipe, a MOTUL DK MOTORSPORT, estamos realizando um bom trabalho juntos e trabalhando em conjunto buscaremos o pódio. Espero aproveitar ao máximo esta etapa para diminuir a diferença de pontos para os demais competidores” – revelou o piloto.
A MOTUL DK MOTORSPORT também conta com outros seis pilotos correndo em categorias amadoras. É a primeira vez que a MOTUL apoia oficialmente uma equipe de motovelocidade no país e a experiência, segundo Leandro Pereira, da DK Industries, tem se mostrado bastante positiva para as marcas e para o esporte.
“Temos profissionais gabaritados na equipe, organização e excelência que despertaram o interesse da maior fabricante de lubrificantes de alta performance do mundo. Ter os produtos Motul à disposição dos pilotos e das máquinas, além de contar com o apoio e know-how da marca em competições serve de impulso para brigar por vitórias e representar dentro das pistas”, concluiu Leandro.
O SuperBike Series Brasil realiza de forma conjunta a quarta etapa do campeonato brasileiro e a sexta e última etapa do paulista de SuperBike. A partir de amanhã (04/07) os pilotos entram no circuito para os treinos livres. No sábado (05/07) acontecem os classificatórios e a SuperPole e no domingo (06/07) as corridas finais.
Salão Nacional e Internacional das Motopeças acontece em agosto
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Por VGCOM
É no mês que vem - de 13 a 16 de agosto de 2014 - que acontece a 8ª edição do tão esperado Salão Nacional e Internacional das Motopeças, no Expo Center Norte – Centro de Exposições e Eventos (Pavilhão Amarelo), em São Paulo. O evento é organizado e realizado pela ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças - a cada dois anos e para 2014 a expectativa é superar os mais 9.500 visitantes registrados na última edição.
Neste ano, o evento chega com uma referência reforçada no setor por ser exclusivo para fomentar negócios. Serão mais de 250 marcas nacionais e internacionais participantes que interagem e ampliam as relações, em um ambiente com 8.828 metros quadrados preparados para gerar contatos importantes e cifras significativas com os novos negócios.
Os principais lançamentos, novidades e tendências de mercado estarão à disposição de um público qualificado. O evento é restrito aos profissionais do setor. “O foco do Salão das Motopeças está na facilitação e intermediação de novos contatos entre empresários, lojistas, oficinas, concessionárias, profissionais do setor e entidades de classe, entre outros. Isso, graças ao mix de setores participantes, com representantes de todos os segmentos do universo de motopeças, capacetes, acessórios, equipamentos, serviços especializados e publicações”, explica Orlando Leone, empresário e presidente da ANFAMOTO.
“O evento tem abrangência mundial. São atraídos para o evento marcas e agentes de todo o mundo. Somente da Ásia, são aproximadamente 16% de visitantes interessados. Na América do Norte e Europa, empatados com pouco mais de 5%, e a região da América Latina (exceto Brasil) com mais de 73%”, completa.
Para atrair novos visitantes e expositores e facilitar a logística, a ANFAMOTO firmou parceria estratégica com a Interbusiness Tours, que disponibilizará tarifas especiais com duas das principais companhias aéreas TAM e GOL e hotéis localizados em pontos estratégicos e de fácil acesso ao Expo Center Norte – Centro de Exposições e Eventos. São pacotes com descontos especiais que no caso das companhias aéreas terão um percentual de desconto que podem variar entre 9% e 20%, dependendo da empresa, no ato da emissão da passagem.
Já nos hotéis as tarifas estão sendo negociadas com café da manhã e com desconto que pode chegar até duas vezes menos que a tarifa de balcão.
O evento
Com o objetivo de atrair ano a ano um público especializado para os diversos expositores, a ANFAMOTO realiza, a cada dois anos, o Salão Nacional e Internacional das Motopeças desde 1998, importante feira para o setor.
Em 2012, durante a última edição do evento, foram registrados mais de 9.500 visitantes nos quatro dias de feira. Em 2012, foi registrado segundo os expositores um aumento no volume de negócios em praticamente 60% em relação a edição de 2010, saldo considerado positivo para o empresário e presidente da ANFAMOTO, Orlando Leone. “O ano de 2012 foi um tanto conturbado para a indústria de motocicletas, visto que o mercado sofria com a ausência de crédito para aquisição de novos veículos naquela ocasião. No entanto, o setor de reposição registrou alta na procura por produtos, uma vez que a frota circulante não foi renovada, o que gera a necessidade de manutenção e o consequente aumento nas vendas dos serviços relacionados”, finaliza Leone.
SERVIÇO: VIII Salão Nacional e Internacional das Motopeças
De 13 a 16 de agosto 2014 (Quarta – Sábado)
Horários: Dias 13, 14 e 15 – das 15h às 21h30 (entrada até as 21h) e 16 de agosto - das 15h às 20h30 (entrada até as 20h)
Expo Center Norte – Centro de Exposições e Convenções - Pavilhão Amarelo.
Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Entrada Gratuita - Evento restrito aos profissionais do setor com CNPJ
Site oficial: http://salaodasmotopecas.com.br/2014/
Sobre a ANFAMOTO: A Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças foi fundada em setembro de 1980. Sua missão é promover o aumento da competitividade, zelar e defender os interesses da classe e de seus mais de 300 associados em busca do reconhecimento e respeito como instituição que promove o desenvolvimento sustentável das indústrias e empresas instaladas no Brasil. Sediada na cidade de São Paulo, além do site da instituição, onde são veiculadas as principais noticias do setor, distribui a publicação bimestral Anfamoto em Revista.
Phoenix Motorcycles oferece customização e restauração de motos premium
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Por BelPress :: Comunicação
A Phoenix Motorcycles é uma oficina especializada em customização, manutenção e restauração de motocicletas premium. Inaugurada em dezembro/2012, em Curitiba/PR, a oficina oferece serviços de cromagem (tecnologia "Triple Plate Chrome"), estofaria, venda de motocicletas e importação de motos novas e antigas. A oficina, anexo ao completo Phoenix
Studio, segue padrão internacional de atendimento e estrutura e atende motos como Harley-Davidson, Ducati, Indian, BMW e outras. Instalada em uma construção com mais de 5.000m², a Phoenix Motorcycles conta com ferramentas de marcas como Snap-on que está entre as melhores do mundo.
A oficina fica anexo a Phoenix Studio, empresa tradicional no segmento de restauração e customização de carros clássicos e antigos com especialização no restauro de Cadillacs.
Serviço:
Phoenix Motorcyles
BR 116 - nº6000 - Tarumã - Curitiba/PR - CEP. 82.590-300
Telefone: +55 (41) 3362-7457
http://www.phst.com.br
Facebook.com/MotorcyclesPhoenix
Dicas para evitar panes elétricas no inverno
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Por Perspectiva Assessoria de Comunicação
No inverno, devido às baixas temperaturas, o motor do veículo exige mais energia da bateria para entrar em funcionamento. Nesta época do ano, por exemplo, há um aumento médio na reposição de baterias de 20%. Para não ficar sem energia neste inverno, as Baterias Heliar recomendam a verificação de alguns itens de segurança do veículo para poupar e prolongar a vida útil da bateria.
Da mesma forma que é importante conferir a pressão dos pneus e o nível de óleo do motor, a inspeção do sistema elétrico do veículo também deve fazer parte dos hábitos de todos os motoristas para evitar surpresas desagradáveis. Com uma rápida revisão do sistema elétrico do veículo é possível evitar uma série de problemas e até panes elétricas.
Confira as principais dicas da Heliar, através do serviço exclusivo de Proteção 24H para evitar os problemas mais comuns do sistema elétrico, principalmente no inverno:
· Recomenda–se fazer um teste funcional para identificar a vida útil da bateria e garantir que o alternador está recarregando a bateria adequadamente. Este teste é rápido e pode ser feito com um profissional que tenha um equipamento de teste;
· Dê partida no veículo com todos os equipamentos elétricos desligados, exemplo rádio, ar condicionado etc.
· Ao dar a partida permaneça pelo menos 15 minutos com o veículo ligado. Este tempo, em média, é suficiente para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida;
Evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento
Não deixe o rádio ligado quando o carro estiver desligado;
Em um congestionamento, dê preferência ao freio de mão. Pisar no freio em marcha lenta, sucessivamente, exige mais da bateria;
Fique atenta quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas dos veículos em trânsito.
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Dongfeng Peugeot Citroën Automobile (DPCA) anuncia planos para a construção de sua 4ª fábrica na China
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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
Para suportar o forte crescimento de suas vendas, a DPCA assinou em 2 de julho de 2014 um acordo com a municipalidade de Chengdu para construir sua 4ª fábrica na China. Os trabalhos terão início no segundo semestre deste ano e o primeiro veículo sairá da linha de produção no final de 2016. Com uma capacidade total de 300 mil veículos por ano, a 4ª planta da DPCA fabricará veículos Dongfeng Citroën e Dongfeng Peugeot e Fengshen, nos segmentos SUV e MPV.
A base atual de produção da DPCA é composta por 3 fábricas baseadas em Wuhan que operam em dois turnos e com uma capacidade potencial total de 750 mil unidades por ano. Com esta 4ª fábrica, a capacidade de produção da DPCA será elevada a 1 milhão de veículos em 2016. Em 2014, a DPCA tem como objetivo a venda de mais de 650 mil veículos na China. Em 28 de março deste ano, a Dongfeng e a PSA Peugeot Citroën assinaram um acordo de parceria estratégica global com o objetivo de vender 1,5 milhão de veículos até 2020.
Agrale assina protocolo de intenções para construir nova unidade no Espírito Santo
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Por Secco Consultoria de Comunicação
Crédito da foto: Antonio Pinto
A Agrale assinou nesta terça-feira, 1º de julho, protocolo de intenções com o Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura de São Mateus para instalação de uma fábrica no município de São Mateus. A cerimônia, realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, contou com a participação do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; do prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, do diretor-presidente da marca, Hugo Zattera e do diretor-executivo, Rogério Vacari.
A nova unidade, que prevê investimentos de cerca de R$ 40 milhões até a execução total do projeto, será destinada à fabricação da linha completa de produtos Agrale e deverá estar operando ainda em 2015, iniciando com a produção de chassis para ônibus. Além disso, haverá a criação de aproximadamente 200 novos empregos diretos, na primeira fase, capacitação de mão de obra e o desenvolvimento de fornecedores locais.
Entre os motivos destacados pelo diretor-presidente da Agrale para a instalação da nova fábrica em São Mateus está a constante busca pela elevação do nível de competitividade dos produtos da empresa. “Somos hoje penalizados com os custos de frete, que um país continental como o Brasil cria, para enviar os produtos do Sul para o resto do País, sobretudo o Leste e o Nordeste. A localização da nova unidade oferecerá ganhos de logística, o que contribuirá para reduzir os custos de distribuição no Brasil e também das exportações”, explica Zattera.
A instalação da fábrica em São Mateus, município que oferece excelentes condições em termos de infraestrutura, logística e mão de obra, também permitirá à Agrale estar próxima de seu principal parceiro e cliente, a Volare, da Marcopolo, que iniciará a produção de ônibus ainda no segundo semestre deste ano. “Estaremos próximos do nosso parceiro, colaborando em todo o seu processo produtivo”, finaliza Zattera.
A partir da assinatura do protocolo de intenções a Agrale fará os ajustes finais no projeto e o seu encaminhamento para obtenção das licenças necessárias. Na primeira fase do plano, a fábrica terá 7.500 m² de área construída, de um total previsto de 20.000 m².
Com a nova unidade de São Mateus, a Agrale constitui sua quinta unidade produtiva, das quais três estão no Brasil, em Caxias do Sul, e uma na Argentina, em Mercedes, província de Buenos Aires.
terça-feira, 1 de julho de 2014
Audi desenvolve molas leves para os modelos em produção
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Por Departamento de Comunicação Audi do Brasil
A Audi está reforçando seu papel de liderança na construção de peças automotivas leves. A empresa introduzirá novas molas para suspensão, mais leves, feitas de polímeros reforçados por fibras de vidro (GFRP), até o final de 2014.
A mola GFRP, que a Audi desenvolveu em colaboração com um fornecedor italiano, é também diferente da mola de aço. Ela é verde claro, o filamento de fibra é mais espesso do que o fio da mola de aço e ela possui um diâmetro geral ligeiramente maior, com um menor número de serpentinas. O mais importante, porém, é que ela é cerca de 40% mais leve. Enquanto a mola de aço para um modelo médio de categoria superior pesa aproximadamente 2,7 quilogramas (6,0 lb.), a mola GFRP com as mesmas propriedades pesa apenas cerca de 1,6 quilogramas (3,.5 lb.). Juntas, as quatro molas GFRP reduzem o peso em aproximadamente 4,4 quilogramas (9,7 lb.), metade dos quais se refere à massa não suportada por molas. “As molas GFRP economizam peso em um ponto crucial do sistema de chassis. Estamos, portanto tornando a direção mais precisa e aprimorando o conforto vibracional,” disse o Dr. Ulrich Hackenberg, Membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimentos Técnicos da AUDI AG.
O núcleo das molas consiste de longas fibras de vidro torcidas conjuntamente e impregnadas de resina de epóxi. Uma máquina envolve fibras adicionais em volta daquele núcleo — que possui apenas alguns milímetros de diâmetro — em ângulos alternados de mais e menos 45 graus com relação ao eixo longitudinal. Essas malhas de tensão e compressão se sustentam mutuamente para absorver de forma ótima os estresses que atuam sobre o componente. No último passo da produção, a peça bruta é curada em um forno a temperaturas de mais de 100 graus Celsius.
As molas GFRP podem ser adaptadas com precisão às suas respectivas tarefas, e o material apresenta propriedades extraordinárias. Ele não sofre corrosão, mesmo após ser submetido ao impacto de pedras, e é imune a agentes químicos tais como os produtos usados para limpar rodas. E por último, mas não menos importante, a produção requer muito menos energia do que a produção das molas de aço.
Novo Sandero chega por iniciais R$ 29.890
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A primeira geração do Sandero, lançada mundialmente no Brasil há sete anos, foi criada levando em conta o gosto e as necessidades do consumidor daqui. Por isso, o desenvolvimento do carro foi realizado por designers e engenheiros sediados no país. As vendas que já somam cerca de 500 mil unidades comprovam o sucesso do modelo no mercado.
O Sandero participa do principal segmento do mercado brasileiro, o de hatches compactos, que corresponde a 50% das vendas de automóveis de passeio. Sendo um segmento tão grande no Brasil, o seu leque de público é bastante diverso. Referência em robustez, em espaço interno e com o maior porta-malas da categoria, o Sandero agrada tanto às famílias como aos jovens solteiros, que procuram um carro bonito, prático e bem equipado. Graças ao Media NAV, o Sandero também chama a atenção dos mais conectados que não abrem mão de tecnologia.
“O Novo Sandero é uma evolução em termos de design e inovação acessível de um produto que sempre foi reconhecido pelo maior espaço interno do segmento e pela sua robustez”, diz Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
Tornar acessíveis as novas tecnologias também é uma preocupação da Renault. O Novo Sandero traz para o segmento ar-condicionado automático e geração 1.2 do Media NAV (central multimídia que oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e Eco-Scoring) e piloto automático (controlador e limitador de velocidade), entre outras tecnologias, que tornam mais agradável o dia a dia do motoristas e dos passageiros.
O Novo Sandero é construído sobre uma nova plataforma, ou seja, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total do interior. Ao mesmo tempo, o carro mantém inalteradas as características que o tornaram um dos modelos de maior sucesso no mercado brasileiro: o espaço interno inigualável e robustez, além de baixo custo de manutenção e garantia total de três anos.
“O Sandero é um produto desenvolvido para o mercado brasileiro e representa 40% das vendas da Renault. Com o Novo Sandero vamos dar continuidade a essa importante história de sucesso”, diz Gustavo Luis Schmidt, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.
Um visual mais dinâmico e sofisticado caracteriza o Novo Sandero. As linhas do carro seguem a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.
A evolução do projeto se manifesta também no interior do carro, reforçada pela aplicação de materiais de alta qualidade e por componentes que aumentam ainda mais o conforto dos ocupantes. O amplo espaço interno – uma das qualidades mais celebradas do Sandero – se mantém como ponto forte do carro.
Outra novidade é o novo motor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Novo Logan. Com quatro válvulas por cilindro e potência máxima de 80 cv (abastecido com etanol), ele oferece mais economia. Prova disso é que o Novo Sandero recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis produzidos no país de acordo com a economia de consumo.
Design moderno com nova identidade da marca
A nova identidade visual da marca foi instituída com base na noção do ciclo da vida, apresentada através de cinco carros-conceito: DeZir, Captur, Frendzy, R-Space e Twin’Z. Cada um deles representa uma etapa desse complexo ciclo: a fase da paixão, a descoberta do mundo, a formação da família, a relação com o trabalho, os momentos de lazer e a experiência que leva à sabedoria.
Partindo desses carros-conceito, a nova identidade visual definida pelos designers da Renault foi levada aos carros de série. Como ocorreu com o Novo Logan, o design do Novo Sandero foi desenvolvido com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, primeiro estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.
Um dos destaques da nova identidade é o grande logo da Renault na parte central da grade frontal, com os frisos cromados que se estendem até os faróis. Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho esportivo tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina, reforçando o design sofisticado do modelo. Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a traseira do carro, sem quebra de fluidez.
A aparência de cintura elevada gera uma forte percepção de robustez, acentuada pelas linhas e o imponente volume dos para-lamas (dianteiros e traseiros) com curvas bem definidas. As maçanetas externas são alinhadas à superfície das portas e a coluna B, possui um “stripping” na cor preta nas versões Expression e Dynamique, que criam uma percepção de superfície única na área envidraçada. A versão Dynamique reforça o seu visual mais sofisticado com luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores.
Da mesma forma, na traseira, a proporção entre a área envidraçada e as superfícies sólidas, juntamente com a linha de cintura alta, sinaliza para o grande espaço disponível internamente. O design exclusivo das lanternas traseiras e o volume saliente do para-choque contribuem para a impressão de força e robustez do modelo.
O maior espaço interno do segmento
O amplo espaço e conforto a bordo continuam sendo alguns dos pontos mais fortes na concepção do Sandero. Um novo design interno torna o carro ainda mais acolhedor e agradável para o motorista e os passageiros. Esta nova qualidade de vida a bordo é reforçada pelos novos materiais, acabamentos aperfeiçoados e novas cores e texturas, que elevaram a sensação de bem estar no interior.
Totalmente novo, o painel tem design mais moderno e agora é feito de material mais agradável ao tato. O volante de três raios, com empunhadura anatômica, traz a logomarca da Renault cromada no centro. Na versão Dynamique, ele vem com os comandos do piloto automático (limitador e controlador de velocidade).
O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.
A posição correta para dirigir é facilmente encontrada, graças às novas regulagens contínuas dos bancos e do apoio para o pé esquerdo. Estes também são completamente novos, e na versão Dynamique, possuem a inédita tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que o Novo Logan estreou mundialmente. Além de um desenho mais esportivo, contam com coberturas de espuma mais espessas, variando entre 5 e 20 milímetros.
O interior do Novo Sandero pode oferecer de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. As laterais das portas dianteiras e traseiras dispõem de porta-mapas e porta-garrafas – na frente, é possível levar recipientes de até 1,5 litro. O grande porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Latas de refrigerante e copos têm espaços específicos no console central, à frente da alavanca do câmbio, e atrás do freio de mão.
Uma novidade que aumenta a praticidade é o comando interno de abertura do porta-malas, que é o maior da categoria, com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. De série, o Novo Sandero permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até aos 1.196 litros.
Inovação acessível
A Renault investe continuamente em novas tecnologias para que elas estejam ao alcance de seus clientes de todos os segmentos. O ar-condicionado automático, por exemplo, é inédito no segmento.
Para oferecer o máximo de conforto, o ajuste do ar-condicionado é feito por um computador, utilizando sensores que regulam a temperatura do fluxo através do circuito de climatização da cabine.
O Novo Sandero conta também com o Media NAV 1.2. Com tela touchscreen de sete polegadas integrada ao painel, o Media Nav 1.2 dispõe das funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
Com a conexão Bluetooth, é possível fazer ligações telefônicas para os contatos registrados no celular, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.
Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2 é o GPS. O sistema de navegação tem fácil programação e dispõe de uma ampla relação de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema mostra a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações.
O Media NAV 1.2 tem entradas auxiliares (plug e conexão USB/iPod) e pode ser operado pelo comando satélite localizado na coluna de direção para que o motorista não precise tirar a mão do volante para trocar de música, atender chamadas ou mudar as estações do rádio. No centro do painel, ficam agrupados o equipamento de som e os comandos do sistema de climatização.
O Media Nav é um equipamento de sucesso na gama Renault. No ano passado, 55% dos Sandero vendidos saíram de fábrica com o sistema multimídia. No Novo Logan, que estreou o sistema 1.2, esse percentual subiu para 75% das vendas.
Outros equipamentos oferecidos para o Novo Sandero incluem o piloto automático (limitador e controlador de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
O computador de bordo possui seis funções: Litros consumidos, Consumo médio, Consumo instantâneo, Autonomia, Distância percorrida e Velocidade média.
Nova plataforma
O Novo Sandero compartilha com o Novo Logan uma plataforma completamente nova. A nova geração tem estrutura, carroceria, suspensões, direção e freios diferentes da anterior. Cerca de 80% dos componentes do carro são novos.
Um dos destaques do novo modelo é o sistema elétrico, aperfeiçoado para receber o volume cada vez maior de equipamentos de conforto e assistência oferecidos no carro. Este sistema assegura total compatibilidade com estes novos equipamentos graças ao sistema de multiplexagem que o Sandero não possuía.
A nova suspensão foi desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto, estabilidade e durabilidade, levando em conta as características de nossas ruas e estradas. A bitola dianteira aumentou 33 mm e a traseira está 25 mm maior. A direção ficou mais precisa e segura com a nova assistência variável.
A suspensão dianteira do Novo Sandero tem estrutura tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais – na versão Dynamique, ela é complementada por uma barra estabilizadora. Atrás, o carro utiliza um sistema semi-independente, com barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores verticais, com barra estabilizadora.
Vários novos recursos foram aplicados para aumentar o conforto acústico a bordo do Novo Sandero. O isolamento do ruído do motor, por exemplo, foi aprimorado com o uso de mantas e revestimentos isolantes em pontos estratégicos da carroceria, além do interior do carro. O baixo índice de vibrações transmitido pelo motor e pela suspensão à carroceria contribui também para o conforto dos ocupantes. O ruído do vento foi reduzido pela adoção de novas juntas nas portas dianteiras e também pelo mais rigoroso acabamento de montagem dos componentes da carroceria. Até as novas palhetas do limpador dianteiro são mais aerodinâmicas e ficam mais perto do vidro, diminuindo a sua interferência na passagem do ar a média e alta velocidade.
A preocupação com o conforto do modelo fica evidenciada pela instalação dos braços da suspensão dianteira em um subchassi que é fixado no monobloco através de coxins. As buchas que fixam os braços da suspensão à carroceria garantem, além do isolamento acústico, rigidez e apoios necessários para garantir a boa dirigibilidade e segurança do carro nas curvas.
Mais segurança
O Novo Sandero conta com airbag de série para motorista e passageiro da frente em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui para a segurança.
O design dos bancos dianteiros é feito de forma que dificulta que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança em colisões frontais (efeito antimergulho). Com os passageiros bem colocados no banco, todos os dispositivos de segurança podem atuar corretamente. Os cintos de segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto reduzindo eventuais lesões causadas pela excessiva pressão do cinto contra o corpo em caso de colisão.
As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Novo Sandero têm zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. A cabine tem construção rígida para proteger os ocupantes, com a coluna central e a travessa do teto reforçadas. É o conceito de célula de sobrevivência, que resiste dando espaço aos passageiros depois do embate, minimizando lesões. Todas as portas têm travas de segurança que impedem a abertura por dentro, evitando acidentes com crianças.
A coluna de direção, retrátil e dobrável, é posicionada de forma a reduzir o risco de contato com os joelhos do motorista. Em caso de batida frontal, suportes pendulares impedem a invasão do motor na cabine e a pedaleira se desloca para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do condutor.
A assistência da direção também foi aprimorada: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades. Já em manobras, quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência, exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar. Outra qualidade do Novo Sandero é o pequeno diâmetro de giro, de 10,6 metros, que também facilita manobrar em espaços apertados e ao estacionar.
Eficiência com economia
O Novo Sandero é oferecido com duas opções de motorização: 1.0 16 V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos conhecidos pelo bom desempenho e eficiência no consumo de combustível. Os dois motores são flexíveis, consumindo tanto gasolina como etanol, ou qualquer mistura de ambos.
Os motores do Novo Sandero são diretamente beneficiados pelo “know-how” adquirido pela Renault nas pistas da Fórmula 1, onde os motores da marca equipam os carros de quatro equipes e conquistaram os últimos quatro campeonatos mundiais com o piloto Sebastian Vettel da equipe Red Bull Racing Renault. O desenvolvimento específico para o Brasil é realizado no centro de engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA), localizado junto à fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
O novo 1.0 16 V Hi-Power, que estreou no Clio e também é oferecido no Novo Logan, destaca-se pela economia: recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras. Com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm.
O motor 1.0 16V Hi-Power é oferecido para as versões Authentique e Expression. O consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).
A outra opção de motor é oferecida para as versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo a agilidade do carro, em especial no trânsito urbano, além de retomadas de velocidade mais rápidas, qualidade importante na estrada.
Para potencializar o comportamento econômico do motor, o Novo Sandero é equipado com indicador de troca de marchas, que sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor com economia de combustível.
Quatro versões
O Novo Sandero é oferecido em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:
Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas 15’’ com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.
Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Authentique, mais rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto.
Dynamique 1.6 8VHi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, , luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro.
Linha de acessórios
Os compradores do Novo Sandero podem personalizar seus carros através de uma linha completa de acessórios, desenvolvida especialmente para o modelo. Todos os componentes têm homologação e garantia de fábrica. Entre outros itens, são oferecidos alarme, engate traseiro para reboque, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, rodas em liga leve de 15”, sensor de estacionamento e uma ampla gama de rádios CD/MP3.
Um dos destaques é o Kit Sport, que é composto por saias laterais, spoiler dianteiro, spoiler traseiro e aerofólio na tampa traseira.
Além de personalizar e/ou aumentar os níveis de conforto do Novo Logan, o cliente que instala qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo, que é de três anos.
Confira os preços:
Authentique 1.0: R$ 29.890,00
Expression 1.0: R$ 34.990,00
Expression 1.6: R$ 38.590,00
Dynamique 1.6: R$ 42.390,00
My Renault: novo conceito de relacionamento com os clientes
Os clientes da marca contam ainda com o My Renault, uma plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro além de ofertas exclusivas de produtos e serviços e novidades em primeira mão.
O My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que tem, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível. Lá também são oferecidas dicas culturais e de viagens.
Entre os benefícios, o My Renault traz ofertas que vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo.
Pós-venda
O Novo Sandero tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
Dividindo-se o custo total do programa de manutenção pelo número de dias dos três anos de garantia, o resultado é um custo de manutenção em torno de R$ 1 por dia (para as versões sem ar-condicionado) – um dos mais baixos da categoria.
Além disso, a rede de concessionárias Renault oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.
Os proprietários do Novo Sandero também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia. Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.
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