sexta-feira, 24 de julho de 2009

Kia Soul cria novo segmento no país




Designado como um crossover urbano pela marca sul-coreana, o Kia Soul começa a ser vendido em nosso país nesta sexta-feira (24). O modelo foi lançado no mercado mundial em 2008 e é fabricado na Coreia do Sul, vem para concorrer com Ford Ecosport, Honda Fit, Nissan Livina, Fiat Dobló e Idea Adventure.



Com um desenho da carroceria um tanto incomum, o Kia Soul chega para se destacar no mercado. A montadora oferece nove opções de cores e diversos acessórios para incrementar o crossover. “Ao desenvolver uma pesquisa de opinião durante o Salão Internacional do Automóvel de 2008, com cerca de 620 entrevistados, já tínhamos plena convicção de que o Kia Soul despertaria muita atenção no mercado brasileiro. O nosso carro teve 97% de aprovação no quesito design”, afirma o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini.




Com muitos concorrentes no mercado, o preço tem que ser competitivo. E é com esse argumento que a Kia vai tentar conquistar os consumidores. Serão oferecidas cinco versões, que tem preço inicial de R$ 51.490, com câmbio manual, e de R$ 60.900, com câmbio automático. E todos são equipados com ar-condicionado, travamento das portas, vidros e retrovisores elétricos, airbag duplo, rádio MP3 player com entrada auxiliar e comandos no volante, sistema de som com 5 alto-falantes e tweeters, banco do motorista e volante com regulagem de altura. Como opcionais estarão disponíveis rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo, freios ABS com EBD e câmera com visor LCD para marcha à ré no retrovisor que é inédito entre os rivais. Com esses adereços o preço sobe para R$ 59.900 na versão manual e R$ 64.900 no modelo automático.





Para empurrar o Kia Soul a montadora disponibilizou o o motor 1.6 litros 16 V de 124 cv a gasolina. O fabricante informou que o propulsor faz em média 11 km/l, na cidade, e 13 km/l, na estrada. O motor será flex até 2010, afirma o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini. “O propulsor já está sendo homologado e deverá equipar o modelo no ano que vem”.



Com uma estimativa de vendas de 600 unidades por mês, somando 3 mil veículos até o final de 2009. A Kia chega forte no mercado e oferece muitas opções de veículos de diversas categorias. Entre eles o Sportage, Picanto e o novo Cerato, que deve vir até o final do ano com o mesmo motor 1.6 litros do Soul. A montadora sul-coreana já adquiriu um terreno na cidade de Salto, interior de São Paulo, mas o início da construção foi adiado devido à crise econômica mundial.




Honda City começa a ser produzido no Brasil



A Honda Automóveis do Brasil anunciou o inicio da produção de seu terceiro produto fabricado no Brasil. Trata-se do sedan City. Com foco no crescente mercado interno e planos para exportações a partir de setembro para o México e outros países da América do Sul. O primeiro veículo produzido na fábrica de Sumaré, no Estado de São Paulo, foi o sedan Civic em 1997 e logo depois o monovolume Fit em 2003.



O City, que também é vendido na Tailândia e outros países foi desenvolvido com base na terceira geração do veículo. O preço divulgado pela Honda será de R$ 56.210, com planos de vender 17 mil unidades em 2009, segundo comunicado divulgado pela empresa.




O Honda City será equipado com o mesmo motor 1.5 litros 16V flex também utilizado no Fit, que gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 14,8 kgfm de torque a 4 800 rpm quando abastecido com álcool. E terá três versões, sendo a LX de entrada (R$ 56.210), a intermediária EX (R$ 61.650) e a top de linha ELX (R$ 65.375).

Versões e preços do novo Honda City:
City LX com câmbio manual: R$ 56.210
City LX com câmbio automático: R$ 60.010
City EX com câmbio manual: R$ 61.650
City EX com câmbio automático: R$ 65.450
City EXL com câmbio manual: R$ 65.375
City EXL com câmbio automático: R$ 71.095

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Novo site laboratório do Fusion





A Ford acaba de lançar um novo hotsite para o seu sedan de luxo, o Fusion. O endereço do Fusion Lab, como vai ser chamado é: http://www.fusionlab.com.br/. Com um desing “high-tech” de laboratório de ciências, ele convida o visitante a brincar com nove tipos de experimentos, como caleidoscópio, turbilhão de água e jogos de equilíbrio. O hotsite foi desenvolvido pela JWT em parceria com a produtora Colméia, e é composto de dois ambientes, unindo recursos de animação e visual moderno.







No primeiro ambiente o internauta interage com vídeos criados exclusivamente para a internet, contendo os experimentos. No caleidoscópio, por exemplo, a cada clique do mouse é possível mudar as formas e cores de uma imagem para compor bonitos desenhos geométricos. No prisma, colocando o cristal em diferentes pontos dos feixes de luz altera-se a refração de cores. É possível também ver vídeos que exploram o efeito de turbilhão na água, o balé milimetricamente coordenado de trilhas de dominó e jogos de equilíbrio e magnetismo que parecem desafiar as leis da gravidade.







Todos os experimentos podem ser acessados de forma independente. Usando diferentes técnicas e estilos, eles passeiam por diversos campos do conhecimento: robótica, artes plásticas, música, física, química e programação avançada. Passando para o segundo ambiente no hotsite pode-se fazer a ligação entre a força, a beleza e a harmonia da natureza reveladas nessas experiências com os atributos do Novo Ford Fusion. E ainda tem um configurador que torna possível admirar o design do carro de diversos ângulos, em suas seis opções de cores. A distribuição do sistema de som, formado por 12 alto-falantes e dois amplificadores com potência total de 390 W, pode ser acompanhada em uma animação. Segundo a Ford, o objetivo do hotsite Fusion Lab é: "Permitir que o público tenha contato com o carro de maneira agradável e interativa. A associação com experiências criativas e curiosas também é uma forma de chamar a atenção para a inovação e a tecnologia avançada presentes em todos os seus equipamentos", diz Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford.


Actyon movido a gasolina





A montadora coreana SsangYong começa a vender no mercado brasileiro o crossover Actyon na versão gasolina. O veículo terá a opção com o motor 2.3 litros de 4 cilindros em linha com 150 cv de potência e câmbio automático de seis velocidades. Com esse lançamento a empresa espera se equiparar em preços com os seus principais concorrentes, como o Kia Sportage e o Hyundai Tucson que são sucesso de vendas no mercado nacional.




O preço sugerido do SsangYong Actyon é de R$ 79.900, enquanto seus adversários custam a partir de R$ 72.500 para o Sportage e R$ 78.600 para o Tuscon. É esperar para ver a reação do mercado até o final do segundo semestre e saber se a marca Sul Coreana terá sucesso nas vendas.



quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lotus Turbo de James Bond foi vendido




Foi vendido por 122 mil euros, num leilão organizado pela Coys Auctioneers. o Lotus Turbo Esprit conduzido pelo ator Roger Moore no papel de James Bond no filme 007 –“For Your Eyes Only” (Missão Ultra-Secreta, em português), de 1981. O veículo foi comprado por um colecionador do Oriente Médio. Segundo a BBC, o esportivo foi usado pelo dono da Lotus, Colin Chapman.


Chega o Pajero Dakar


Foi apresentado hoje, dia 22 de julho o novo Mitisubishi Dakar, que ficará encarregado de suprir a lacuna entre os modelos Sport e Full da marca Nipônica. Seu concorrente principal será o Toyota HiLux SW4 SRV. A SUV da Mitisubishi estará disponível para venda a partir de agosto com preço sugerido a partir R$ 152.990 na versão com câmbio mecânico de cinco velocidades e R$ 159.990 com câmbio automático de quatro velocidades.

A estimativa de venda do modelo divulgada pela Mitisubishi é de 300 unidades do modelo por mês. Suas principais diferenças em relação a sua principal concorrente é sistema de transmissão sequencial e a a tração 4x2 para uso urbano de série. De acordo com a empresa, o sistema de transmissão registra o modo de dirigir do condutor na hora de esticar ou encurtar a troca de velocidade. O nome escolhido não foi por acaso, a opção do nome é para homenagear o desempenho da marca no famoso rali Paris-Dakar, no qual obteve 12 vitórias em 12 participações.



A Mitsubishi informa que o Pajero Dakar tem consumo de 11,2 km/l de diesel na estrada a 120 km/h, e no uso urbano o consumo é de 8,3 km/l. “Dá para o motorista enfrentar o ‘off-road’ das cidades, com as lombadas, asfalto ruim e ruas alagadas pelas enchentes”, destaca o diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors, Reinaldo Muratori.


Com quatro opções de tração: 4x2 (uso urbano); 4x4 AWD (para uso na estrada com piso escorregadio); 4x4 com diferencial central bloqueado, para andar na lama, areia e em outras condições off-road; e 4x4 reduzida, para obstáculos mais radicais. A Mitsubishi aposta que 90% das vendas vai se concentrar na opção com câmbio automático da Pajero Dakar. O porta malas tem capacidade para 115 litros na configuração para sete pessoas. Para aumentar o espaço interno, os bancos das fileiras central e traseiras podem ser retirados aumentando a capacidade para 1.160 litros para cinco lugares e 1.920 litros quando se retira as duas fileiras. Para amenizar a vibração do terreno da cabine de passageiros, a suspensão recebeu um reforço com barras estabilizadoras e braço triangular na dianteira.


Como itens de série o Pajero Dakar traz ar-condicionado automático com controle independente para a terceira fileira, comandos de áudio e do piloto automático no volante, computador de bordo com 11 funções, sistema de som com kit viva-voz Bluetooth e 14 porta-objetos. Os equipamentos de segurança incluem airbag duplo frontal, freios ABS, barras de proteção lateral e um sistema de deformação programada da carroceria em caso de acidente. São oferecidos três anos de garantia no modelo.







terça-feira, 21 de julho de 2009

Astra 2010 em versão única


A linha 2010 do Astra, tanto hatch quanto o sedan, terão uma única versão de acabamento a partir de agora. O modelo da Chevrolet será vendido com o novo motor 2.0 litros flex, o mesmo do Vectra e Zafira, desenvolve 140 cv de potência, quando abastecido com álcool. Agora ar-condicionado digital, revestimento interno aveludado na cor preta, grafismo branco no painel e rodas de 16 polegadas da antiga versão SS, entre outros equipamentos são itens de série no Astra. Além de controle automático da temperatura, regulagem elétrica de altura dos faróis.





Estéticamente nada foi mudada, apenas foram adicionados adereços que deixaram o carro com um visual mais agressivo. O valores começam em R$ 44.389 para o hatch (preço da atual versão Advantage) e R$ 47.504 para o sedan. A versão topo de linha tem câmbio automático, piloto automático, airbag duplo e aerofólio traseiro, e custa R$ 50.240 (hatch) e R$ 51.505 (sedan).



Novo A8 é revelado aos poucos



Usando a mesma estratégia das montadoras concorrentes, a Audi revelou a primeira foto oficial do novo sedan de luxo A8. Na verdade a foto apenas revela a silhueta do modelo coberta por uma capa de pano de cor preta. Com os faróis ligados dá para perceber que o novo A8 vai usar o mesmo sistema de LEDs do esportivo R8.




Ao lado do sedan está Michael Dick, integrante do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi. Com estreia prevista para 2010, o A8 terá quatro opções de motorização, movidos a diesel ou a gasolina. Para reduzir o peso do sedan a montadora Alemã vai usar materiais mais leves e que vão acarretar em uma economia maior de combustível. A apresentação oficial do A8 está prevista para setembro deste ano no Salão de Frankfurt, na Alemanha.



2,5 milhões de carros Flex no Brasil







Neste mês mais uma vez a Fiat está em festa. Desta vez está sendo comemorado a produção de 2 milhões e 500 mil veículos Flex no Brasil, com a saída de um Fiat Linea da linha de montagem da fábrica de Betim (MG). Segundo a montadora, esse número torna a montadora como a maior produtora mundial de veículos Flex do mundo.





Os veículos da Fiat não são produzidos somente no Brasil, mas também exportados para América Latina e sua utilização está sendo desenvolvida em outros países do mundo. A Fiat produz veículos flex no Brasil desde 2003, quando cerca de três mil unidades foram produzidas. Para 2008 a produção aumentou para 690 mil automóveis Flex. Atualmente, cerca de 99% dos motores produzidos pela Fiat no Brasil são Flex.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

VW Golf VI 1.4 TSI Sportec SC 200



Consagrado pelas empresas de preparação como o melhor modelo para alterações visuais atualmente, o Golf VI sempre está em evidência quando o assunto é modificação estética. Com isso a empresa Sportec criou o SC 200 baseado no Golf 1.4 TSI.





O modelo de fábrica desenvolve 160 cv de potência, excelente número para a capacidade cúbica disponível, porém a empresa Sportec resolveu adicionar uma cavalos a mais no motor e aumentou a potência para 200 cv, a mesma do Golf V GTI vendido na Europa. A potência é obtida entre 1.800 rpm e 3.000 rpm. Com essa preparação leve o Golf faz da imobilidade até os 100 km/h em apenas 8,2 segundos, 1,4 segundos a menos que a versão original. A suspensão foi levemente rebaixada e o sistema de exaustão foi recalibrado.





Por fora foram adicionados alguns detalhes estético como novos pára-choques dianteiro e traseiro, além de novas rodas esportivas. Internamente o destaque fica por conta de apliques e alumínio no câmbio e no volante.

Edição limitada do Golf



Foi apresentado na última sexta-feira, 17 de julho, a série especial do Golf nacional. Trata-se do modelo hatch de quatro portas com algumas iguarias que o diferencia dos modelos de série. O itens acrescentados ao modelo da Volkswagem o deixaram mais atraente para o público jovem.




A versão foi batizada pela Volkswagem de Silver Edition e tem como destaque itens como teto pintado na cor preta, dando a ilusão de um amplo teto de vidro, ao melhor estilo dos modelos similares na Europa. Contrastando com a cor prata predominante na corroçeria, estão os espelhos retrovisores, grade dianteira e aerofólio traseiro são da cor preta. Para deixar o visual mais "esportivo" foram adicionados rodas de 17 polegadas e faróis e lanternas com máscara negra.





Na parte interna estão lá os bancos de couro de série em conjunto com os painéis de porta, apoio de braço central e as manoplas de câmbio e freio de estacionamento com o mesmo revestimento. Para deixar o Golf Silver Edition mais exclusivo ainda, a montadora colocou apliques em alumínio no console central, que exibe a numeração de série, estampada acima do sistema de som.





O Golf Silver Edition é oferecido com muitos itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio/CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e entrada auxiliar, piloto automático, airbag duplo e freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O único ítem opcional é o teto solar elétrico.






Para manter a exclusividade do modelo a Volkswagem vai fabricar somente 50 unidades do Golf Silver Edition. Para empurrar o hatch está disponível o motor 2.0 litros com a tecnologia Flex, que desenvolve 120 cv se abastecido com álcool e 116 cv com gasolina. Além de poder optar pelo câmbio manual de cinco marchas ou automática Tiptronic de seis velocidades. Os preços começam em 63.400 reais para a versão manual e 68.890 reais para a automática.

Primeira equipe Brasileira na GT1

Roberto Streit (esqueda) e Enrique Bernoldi serão os pilotos brasileiros do time




Por Marcus Lauria / Fotos: Divulgação

A partir do próximo final de semana, dias 25 e 26 de julho, exatamente na data da prova mais difícil da categoria GT1: a 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, válida pela quarta etapa da temporada 2009. O Brasil terá sua primeira equipe no FIA GT1. O time Sangari Team Brazil é formado pelo piloto paulista Enrique Bernoldi e o carioca Roberto Streit, que formarão um dos conjuntos mais fortes do grid. Eles pilotarão um Corvette C6 preparado pela equipe DKR Engineering. Em Spa, devido à duração da prova, eles dividirão a pilotagem com o holandês Xavier Maassen, mas manterão a dupla brasileira nas demais provas de média ou curta duração da GT1 – ao todo, a temporada prevê oito corridas.




O Corvette do Sangari Team Brazil




A operação técnica do time de GT1 está a cargo da DKR Engineering, time baseado em Luxemburgo e dirigido pelo holandês Kendy Janclaes. "Realizamos os primeiros testes em Val de Vienne, na França, e já ficou clara para nós a competitividade de nossos pilotos com o Corvette C6”, comentou o chefe do Sangari Team Brazil. "Todos têm sido muito profissionais e acredito que reunimos um grupo bastante forte”, concluiu. "Uma das coisas que mais me chamaram a atenção é a forma como essa equipe surgiu, um time sob a bandeira brasileira”, destacou Bernoldi. Aos 31 anos, o paulista se destaca pela larga experiência internacional que já possui: conta com passagens por categorias como ChampCars, IndyCar, World Series by Nissan, Fórmula 3000, Fórmula Superliga e, claro, a Fórmula 1 – na qual competiu pela Arrows em 2001 e 2002, tendo sido também piloto de testes da Sauber (1999 e 2000) e Honda (2004 e 2005). "Estou muito feliz com a forma como as coisas estão se desenvolvendo até agora. Competir com um carro do tipo Turismo de alto nível, já na GT1, é algo importante na minha carreira. Vamos estrear apenas na quarta etapa, mas acho que vamos estrear bem. Tenho uma ótima expectativa”, completou o piloto do Sangari Team Brazil.







Roberto Streit, 25 anos, também vê no novo time brasileiro uma oportunidade na carreira. "Os GT1 são carros muito velozes e exigem uma adaptação bastante específica para quem pretende andar rápido”, diz o carioca. "O Corvette exige uma pilotagem mais fina, apurada, do que aquela no estilo ‘com a faca entre os dentes’. Mas, por ser bastante técnico, é um carro que desafia a habilidade do piloto. Acho que, no meu caso, como piloto, vai ser mais uma mudança na forma de encarar a corrida, na maneira de guiar e de entender que vou pilotar um total de oito horas no dia inteiro que a corrida dura. Eu espero que Deus permita que nós tenhamos uma adaptação rápida e tranqüila”, comentou Streit, um ex-kartista de grande sucesso que construiu sua fama internacional de piloto veloz a partir do Japão, onde foi vice-campeão de Fórmula 3 em 2007.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Avaliação - Renault Symbol Privilège 1.6 16V 2009




Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Antes de começar a escrever sobre o Renault Symbol, gostaria de agradecer aos amigos, aos leitores e aos colaboradores do blog CPN que sempre estão prestigiando o nosso conteúdo e por consequencia ter muitas visualizações diárias, com uma média de 170 visitas. E também a Renault do Brasil, através dos Assessores de Imprensa Luiz Arthur e Thiago Trevizan, por serem os primeiros a acreditar no potencial do blog e oferecer o Symbol para a primeira avaliação oficial CarPoint News.




Aproveito para explicar como serão realizado os testes feitos pelo blog. Os veículos vão ficar comigo durante uma semana e nesse tempo vou testá-los de acordo com as características de cada um que estiver em minha posse nesse período. Seja no trânsito ou nas estradas de acordo com a disponibilidade de tempo.

No caso de um veículo off-road vou tentar levá-lo a uma estrada de terra para sentir seu comportamento em terrenos acidentados. As fotos também serão feitas por mim, em um primeiro momento vou usar as medições de fábrica, mas em breve eu mesmo as farei. Espero que gotem do meu primeiro teste e curtam o texto. Estou aceitando críticas e sujestões dos leitores e amigos, vou tentar ser o mais objetivo possível. Boa leitura.



Na última quarta-feira, dia 15 de julho, o presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que a montadora pretende dobrar para 10% a participação que possui no mercado brasileiro, com o desenvolvimento de veículos mais adaptados ao perfil do consumidor nacional.

Atualmente, o grupo tem cerca de 5% de participação de mercado no país. "O próximo passo é chegar a 10% para sermos visíveis e competitivos", disse Ghosn, sem estipular prazos. "A Renault-Nissan é a primeira no México, com fatia de 20%, e tem 5% no Brasil. Não tem razão fundamental para isso", afirmou Ghosn a jornalistas após o evento na Câmara de Comércio Brasil-França. O próximo passo deve ser mesmo investir mas no país a curto prazo. "A oferta (atual dos produtos da Renault-Nissan) é incompatível com uma participação de 10% a 20%. Temos que modificar a nossa oferta com carros de diferentes tipos, para diferentes consumidores", acrescentou. Essas declarações ficam evidentes que a Renault pretende investir forte no Brasil e no Mercosul. E o Symbol faz parte dessa investida da montadora em nosso país.



Produzido em Córdoba, na Argentina, o Renault Symbol está no mercado desde março deste ano, para substituir seu "irmão", o Clio sedan, do qual utiliza a mesma plataforma, inclusive diversas semelhanças, como espaço interno e o motor 1.6 litros, de 16 válvulas, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. O Symbol faz parte da categoria de compacto premium do mercado, o sedan mede 4,26 metros de comprimento (sete centímetros a mais que o seu antecessor - Clio Sedan), e possui características que disfarçam bem a sua aparência comparado ao Clio. 

Rápidas do final de semana

UM MILHÃO - Como todos os números do Rally Internacional dos Sertões, a quantidade de pessoas que tiveram contato com a competição em 2009 também chama a atenção: segundo cálculos divulgados hoje pela organizadora Dunas Race, aproximadamente um milhão de pessoas foram expostas às marcas de patrocinadores envolvidas com a corrida, que teve início no dia 24 de junho em Goiânia (GO) e terminou em 03 de julho em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Entram neste cálculo todos os que tiveram contato visual direto com as logomarcas instaladas nas centenas de veículos que circularam pelos 5.036 quilômetros de distância da corrida, além de placas, bandeiras, pórticos e outros itens das quatro arenas montadas para as corridas contra o relógio em pistas de terra de circuito fechado (os chamados super primes) ou no estilo ponto a ponto (primes). Nas exibições em áreas urbanas (primes e super primes), a Dunas calcula uma presença superior a 80 mil espectadores nos eventos programados para Goiânia, Santa Helena (GO), Luis Eduardo Magalhães (BA) e Natal, e nas chegadas dos dez dias de prova.

FRAUDE - Por decisão da Justiça, o posto Cimal Comércio eServiços Ltda. não poderá mais comercializar gás natural até que a ação ajuizada por ele contra a Comgás – Companhia de Gás de São Paulo – seja julgada. O estabelecimento integra a lista dos seis postos vistoriados durantea força-tarefa realizada pela Comgás, o Ministério Público e a Agência Nacionaldo Petróleo (ANP), no dia 13 de novembro de 2008, em São Paulo, contra o desvio de gás natural veicular. Na ocasião, foi detectada alteração de peças originaisno medidor instalado no posto, registrando volume de gás inferior ao realmente consumido pelo posto, segundo os resultados demonstrados por um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Desde então, a Comgás interrompeu o abastecimento de GNV.


LUZ VERDE - A OSRAM é a primeira empresa do mundo a fornecer sistemas HID para farol de veículo (lâmpadas de descarga a gás xenon de alta intensidade) totalmente livres de mercúrio em sua composição. Tão eficaz quanto as demais lâmpadas, a nova XENARC utiliza o zinco e, dessa maneira, não é mais necessária uma eliminação seletiva dos resíduos. O mercúrio é um elemento importante na composição de lâmpadas de xenônio convencionais, pois seu papel é o de aumentar a tensão de partida, impedir os processos de oxidação interna e isolar termicamente o arco de luz. A partir de pesquisas por novas formatações químicas, a OSRAM conseguiu substituir um elemento extremamente tóxico, mercúrio, pelo iodeto de zinco, inofensivo ao meio ambiente. Para isso, a corrente no interior da lâmpada foi elevada, assim como os eletrodos e o bulbo de quartzo reforçado. As novas lâmpadas de xenon, XENARC D3 e D4 alcançam uma emissão de luz com uma temperatura de cor comparável às lâmpadas de xenônio convencionais.

ÚTIL - Seja para praticar esportes radicais, explorar cavernas ou, simplesmente, fazer a manutenção de lugares escuros na própria residência, a luminária LED Head Lamp é ideal. Com ajuste desenhado para que ela possa ser presa na cabeça do usuário, a luminária fornece uma ótima iluminação sem que a pessoa precise manuseá-la. A Head Lamp fornece muito mais luminosidade consumindo menos energia do que as luminárias comuns, já que sua tecnologia é baseada nos LEDs. A novidade da OSRAM funciona com três pilhas palito que podem durar mais de três dias caso a luminária fique ligada diretamente, ou seja, é a garantia de que ninguém ficará sem iluminação durante sua aventura. Além disso, possui quatro LEDs e seis posições de iluminação. Isso fornece diversas opções para que o usuário utilize a ferramenta do jeito que necessita, seja iluminando uma área maior, ideal para situações de trilhas ou passeios de bicicleta, ou em um ambiente mais focado, interessante para manutenção de objetos em locais escuros.

SALTO - Com 10 mil metros quadrados, a edificação contempla os escritórios dos executivos da montadora, área administrativa, show room e estoque de peças. No local, há ainda uma área externa ajardinada de 80 mil metros quadrados.A inauguração das instalações da Chery Brasil faz parte do aporte financeiro do Grupo JLJ, controlador da Nutriplus Alimentação e Tecnologia, que engloba também a implantação da Rede Chery – concessionárias, importação dos veículos, campanha de divulgação da marca e lançamento do Chery Tiggo. Chery chega oficialmente ao Brasil no final de julho com o lançamento do Chery Tiggo, um SUV 4x2 de porte médio, motor 2.0 e transmissão mecânica, absolutamente completo, com air bag duplo, ABS com EBD, som com MP3 e entrada USB, regulagem de altura de faróis, faróis auxiliares, trio elétrico, direção hidráulica, ar condicionado, rodas em liga leve.


ENTREGAS - A Dafra Motos acaba de conquistar licitação promovida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que envolve a venda de 3.404 unidades da Speed 150, modelo street de 150 cc, que oferece baixo custo de manutenção e já está enquadrada na norma Promot 3. Esta foi a primeira grande licitação vencida pela Dafra, que contou também com a participação de outras marcas nacionais. O contrato com os Correios prevê a entrega das motocicletas para os próximos meses. “Logo que lançamos a empresa criamos uma área de Venda Direta, que trabalha exclusivamente para atender o segmento frotista e governamental. Nosso objetivo é oferecer modelos Dafra direto da fábrica e com descontos especiais”, explica Haroldo Barroso, diretor comercial. “Para nós o resultado dessa licitação é uma grande conquista, pois é mais uma demonstração de que oferecemos ao mercado brasileiro produtos acessíveis, de qualidade e excelente custo-benefício”, finaliza.

INSCRIÇÕES - A Cosan Combustíveis e Lubrificantes abre as inscrições para o programa de estágios 2010, que podem ser feitas entre 13 de julho e 30 de agosto, através do site http://www.cosan.com.br/. A companhia busca com o programa identificar jovens talentos para oportunidades reais de desenvolvimento e carreira dentro da empresa. Serão cerca de 50 vagas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo (capital e interior), Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Salvador. A companhia oferecerá bolsa-auxílio de R$ 950,00, para 20 horas de estágio e R$ 1.400,00 para 30 horas (auxílio-transporte incluso nos valores). Para concorrer às vagas, o candidato precisa estar matriculado nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Informática. É importante que o interessado tenha previsão de formatura para o 2º semestre de 2009 ou em 2010. “Buscamos profissionais jovens, com vontade de aprender, dinamismo e empreendedores, com visão de futuro e foco em resultados.”, explica Alessandra Ferreira, Gerente de Recursos Humanos.



KIT ESPORTIVO - A MVC Componentes Plásticos anuncia a produção de um kit esportivo para a Nissan Grand Livina, minivan de sete lugares que acaba de lançada no mercado brasileiro. Como item original de fábrica, o kit esportivo é disponível na rede de concessionárias Nissan em todo o País, composto por spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e aerofólio traseiro. O diretor-geral da MVC, Gilmar Lima, esclarece que o lançamento desse kit esportivo reforça a parceria com a Nissan para o desenvolvimento de peças especiais e também ressalta as vantagens proporcionadas por materiais termoplásticos, com crescente utilização pela indústria automobilística em todo o mundo. O kit esportivo produzido pela MVC é disponível também para a Nissan Livina, minivan de cinco lugares.




SALVA-VIDAS - O desenvolvimento da indústria da mobilidade vem sendo alavancado, principalmente, para a redução das emissões e o aumento da segurança. O Brasil tem o Proconve, um programa consistente e evolutivo para a redução das emissões. Mas, em segurança, ainda estamos longe de alcançar o modelo ideal. Não pelo desenvolvimento tecnológico, porque há algumas décadas os veículos têm recebido atenção em seu projeto para garantir ainda mais proteção, mas pela falta de aplicação destes sistemas nos automóveis, principalmente nos carros populares. Recentemente, tivemos dois grandes ganhos neste sentido, com a obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS nos carros que saem de fábrica, inclusive modelos importados. São tecnologias de grande importância na promoção da segurança passiva.



AO SEGURADO - Todos os meses mais de oito mil pessoas são beneficiadas com o atendimento Autoglass Express, que garante ao cliente comodidade, seja em casa ou no trabalho, sem a necessidade de deslocamento em busca de profissionais que façam o reparo do vidro automotivo. O serviço Autoglass Express é composto por profissionais totalmente preparados e veículos equipados para realizar o atendimento com a mesma qualidade das 25 unidades Autoglass, localizadas em diversos Estados brasileiros. O serviço inclui inversor de energia, aspirador de pó, kit reparo, entre outros. Atualmente, o serviço está disponível ao consumidor final e também para oficinas, concessionárias, locadoras, transportadoras e seguradoras. Apenas na cidade de São Paulo a demanda pelo serviço cresce 15% ao ano, e representa, por mês, 50% do total de atendimentos, ou seja, cerca de quatro mil chamadas. “O colapso do trânsito, com quilômetros de engarrafamento, e a incerteza na demora pelo atendimento em função da complexidade ou não do serviço, leva o cliente a buscar maior comodidade, ciente de que não pagará a mais por isso”, explica Eduardo Borges, superintendente da Autoglass para o mercado segurador. O procedimento para solicitação é rápido e prático, pelo (11) 2121-5566 para São Paulo e o 0800 701 5222 para as demais localidades.



ATENÇÃO NO FRIO - No inverno, alguns cuidados ajudam a garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas mecânico e elétrico do veículo. Na parte elétrica, temos o alternador e motor de arranque, que são os mais exigidos em dias frios, quando a partida do veículo se torna mais difícil. “Algumas peças e acessórios podem apresentar problemas com a baixa temperatura”, ressalta José Palacio, auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação sem fins lucrativos acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. As borrachas e mangueiras do motor se tornam frágeis no inverno. “Se a borracha ressecar, ela pode se romper facilmente, e assim comprometer o funcionamento do motor”, ensina. Para verificar o estado dos componentes, o IQA orienta o proprietário a procurar os serviços especializados e certificados pelo Instituto. Lista de empresas certificadas: http://www.iqa.org.br/




MULHER NO VOLANTE - A transmissão automatizada AS-Tronic, de 16 marchas, que a ZF lança no mercado brasileiro, permite que os caminhões pesados VW Constellation e Iveco Stralis sejam conduzidos com a mesma facilidade de um automóvel. Para demonstrar esse padrão de conforto, a ZF utiliza as pilotos Luana e Veramuza – as Garotas AS-Tronic – no programa “Truck Test”, promovido em todas as corridas do calendário do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck. No próximo dia 19, a demonstração das virtudes da nova transmissão será no Autódromo de Interlagos, local da quinta etapa do campeonato. Luana e Veramuza são as responsáveis pela condução dos caminhões VW e Iveco, respectivamente, acompanhadas por convidados da empresa para a demonstração do produto.





CHECK-UP - Em comemoração ao Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho, a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) promove a 10ª edição do MotoCheck-Up, entre os dias 27 e 29 deste mês, no bolsão do estacionamento ao lado da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera, em São Paulo. O evento tem o objetivo de orientar os condutores sobre melhores condições de segurança e educação no trânsito, oferecendo aos proprietários de moto que passarem no local, das 8h30 às 16h30, avaliação das condições mecânicas de 13 itens das suas motocicletas. Acreditamos que estimular melhores condições de segurança seja a forma ideal de comemorar o Dia do Motociclista. "Essa edição do MotoCheck-Up é o nosso presente para os amantes das motos”, conta Carlos Weiss, responsável pela organização do evento. Mais de 13 mil motociclistas já passaram pelas edições anteriores do MotoCheck-Up, realizadas nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de São Paulo, além de Guarulhos, Osasco, Santos e Santo André.






LOJA ESPERTA - A smart e sua Rede de Concessionárias aumentam, a partir desse mês, sua atuação na cidade de São Paulo. Amanhã, 15 de julho, será inaugurada no bairro Vila Nova Conceição mais uma revenda do smart fortwo – moderno automóvel para dois passageiros, que já é sucesso de vendas no Brasil. Com isso, a marca passa a oferecer um atendimento ainda mais completo aos clientes da capital Paulista. “A expansão da Rede está alinhada ao compromisso que assumimos no lançamento do carro no Brasil e também à grande procura pelo veículo, que inclusive tem superado nossas expectativas”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Marketing e Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil, empresa responsável pela marca smart e sua presença no País. Sediada na avenida Hélio Pelegrino, 680, no bairro Vila Nova Conceição, a revenda conta com espaço próprio e tem uma estrutura completamente independente de outras patentes do Grupo Daimler. A nova concessionária tem fachada, show room, equipe de vendas e demais instalações baseadas nos padrões da smart.





AO CAMPEÃO - Pela segunda vez consecutiva, a Toyota irá premiar o técnico vencedor da decisão da competição sul-americana com um veículo zero-quilômetro. De 1999 a 2007 a premiação foi oferecida ao melhor jogador das duas partidas finais. O treinador é um dos responsáveis pelo sucesso da equipe, administração do elenco e foco na competição, combinando conceitos complexos de metas e estratégias de atuação do primeiro ao último apito do árbitro. “Aos técnicos, estes grandes ‘gerentes’, o nosso reconhecimento”, afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.




INOVAÇÃO - A crise mostrou seu lado escuro para o setor automotivo no final do ano passado e início deste. Quando apareceu, ceifou empregos e fez a indústria botar um pé no freio da produção. De repente, criou-se uma nuvem de incertezas sobre como seria 2009 para começar para uma indústria que havia caminhado excepcionalmente bem até então. Desaceleram-se as máquinas, mas e as mentes? Aquelas que criam tecnologias inovadoras e pensam nos veículos de amanhã? Na engenharia da área da mobilidade, definitivamente, não há espaço para tempo ruim, pois não é um braço para se incrementar vendas, mas para manter a competitividade e o desenvolvimento contínuo e sustentável da indústria e de uma nação. Portanto, crise não é o foco de quem investe em inovação, em produtos que otimizem a potência dos carros, reduzam o consumo, gerem maior conforto e interação para o usuário e, mais do que isso, surpreendam. E é com esse espírito que o Congresso SAE BRASIL prepara a sua 18ª edição, para mostrar, de 6 a 8 de outubro, quais são as surpresas tecnológicas que as montadoras, sistemistas e as demais empresas do setor reservam para o futuro da mobilidade brasileira. E posso garantir que teremos muitas e boas surpresas.







DIESEL - Limitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a Diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e conseqüente crescimento econômico no País. O assunto estará em discussão no 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel, agendado para o dia 6 de agosto, no campus da Unicemp (Universidade Positivo), em Curitiba (PR). O encontro terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro, além de uma mesa-redonda com especialistas, que explicarão porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil. Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.







TAXA BAIXA - Há um ano a Iveco criou um banco próprio para oferecer um canal de financiamento exclusivo aos seus clientes, com as melhores condições do mercado. De lá para cá, o banco Iveco Capital - divisão de negócios do Banco Fidis, empresa do Grupo Fiat - tem contribuído decisivamente para que a Iveco mantenha sua posição no mercado brasileiro, atendendo à demanda da rede de concessionárias e, principalmente, criando alternativas de financiamentos customizadas, que também aumentam a fidelização dos clientes. Com apenas 12 meses de atuação, a participação da instituição financeira nas vendas totais da montadora já chegou a 25%. Jucivaldo Feitosa, gerente de vendas e marketing do Banco Iveco Capital, explica que, em momentos de crise e escassez de recursos, ações conjuntas entre a instituição financeira, a montadora e a rede de concessionárias são fundamentais para fortalecer os negócios. "Nesse sentido, foram criadas campanhas com taxas de juros e prazos diferenciados do mercado para o seu portfólio de produtos". A instituição também criou divisões específicas de negócios e desenvolveu projetos de treinamento dos revendedores, com o objetivo de atrair e fidelizar clientes.




CLASSE MICRO - A XI Competição SAE BRASIL AeroDesign, a ser realizada de 22 a 25 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP, novamente bateu recorde de inscrições. 84 equipes (77 na Classe Regular e 7 na Aberta) estão prontas para a tradicional competição, que inaugura este ano a terceira categoria, a Classe Micro. Dez equipes foram pré-selecionadas para levar também os pequenos aviões à competição, que deverá reunir, ao todo, 94 aeronaves, desenvolvidas e construídas por estudantes. Em 2008, foram 77 equipes inscritas. As 84 equipes que já estão inscritas representarão 66 instituições de ensino superior. Dez equipes são de fora do País: 6 da Venezuela, 3 do México e 1 da Índia, país que participará pela primeira vez.




CAUSA NOBRE - A Volare encerra hoje a sua participação na 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, principal evento municipalista nacional, que começou no dia 14 e termina hoje no Brasília Alvorada Hotel, na Capital Federal. A empresa apresentou os modelos Escolarbus VE-01R e VE-02 desenvolvidos para o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, de transporte escolar. O Volare Escolarbus VE-01R foi desenvolvido para o segmento de transporte escolar e possui um novo conceito para as condições mais severas de aplicação, como estradas de terra e locais acidentados. Sua carroceria possui suspensão reforçada, redução de balanço dianteiro e traseiro, que permite fácil acesso a lugares acidentados, saia mais alta, parachoques produzidos para maior absorção de impactos, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, para maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos. Com 7,35 m de comprimento e capacidade para 31 passageiros, além do condutor, o Volare VE-01R possui porta maior que a convencional, com vão-livre de 950 mm permitindo o acesso de cadeiras de rodas, cadeira de rodas, assentos preferenciais e bloqueador de portas, impedindo a saída com a porta aberta.





HIGH END - A Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta os novos modelos da Linha High-End 2009/2010. Os players DEH-P7180UB e DEH-P5180UB chegam ao mercado com tecnologia avançada, bom gosto e inovação sempre presentes nos produtos Pioneer. O DEH-P7180UB é o grande destaque entre os dois aparelhos, pois é o único modelo com display OEL com animações na cor branca, além de contar com frente motorizada. O design do modelo Pioneer também merece atenção pelo requinte e sofisticação. Na parte de conexões, o DEH-P7180UB possui entradas USB* e auxiliar traseiras, possibilitando o uso de iPod e iPhone**, por exemplo. Ele também reproduz MP3, WMA, AAC iTunes e WAV em CD-R e CD-RW. A potência máxima de saída MOSFET é de 50W x 4 e o equalizador gráfico de 7 bandas proporciona grande variedade de ajustes no som do aparelho. O DEH-P5180UB, por sua vez, tem como principais atrativos a qualidade do áudio e o display OEL com animações, ícones da Pioneer em seus produtos lançados nos últimos anos. Conexão USB* frontal com interface para iPod / iPhone** é outra importante características do modelo. A cor dos botões é azul e o display possui ajuste de brilho. O DEH-P5180UB reproduz CD-R, CD-RW, MP3, WMA, AAC iTunes e WAV. O preço sugerido para o DEH-P5180UB é de R$699,00 e para o DEH-P7180UB é de R$ 799,00. Mais informações no http://www.pioneer.com.br/.





TECNOLOGIA - No próximo dia 19 de julho, acontece em São Paulo, a 5ª edição da Fórmula Truck. A Umicore, fornecedora da tecnologia do catalisador, continua apostando na vitória da equipe RM Competições, composta pelos pilotos Valmir Benavides, Felipe Giaffone, Renato Martins e Débora Rodrigues. A empresa fornece para os caminhões Volkswagen da equipe o filtro de particulados. “Esta peça é responsável por eliminar a fumaça dos caminhões da equipe RM Competições, item passível de punição pelas regras da competição”, explica Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Umicore. O equipamento é instalado no sistema de escape sendo responsável pela retenção de mais de 90% dos materiais particulados emitidos pelo motor diesel.




MUITO ALÉM - “Antes de definir qual o melhor sistema de transporte público, é preciso saber o tipo de cidade que queremos para viver”. Com esta frase, Enrique Peñalosa, consultor internacional do ITDP (sigla em inglês de Instituto de Políticas de Desenvolvimento e Transporte) e ex-prefeito de Bogotá, Colômbia, abriu o último painel do 22º Seminário Nacional 2009, organizado pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos). O debate também contou com a participação de Lélis Marcos Teixeira, presidente executivo da Fetranspor e do RioÔnibus, e de Alexandre Teixeira, responsável pela comunicação do Setransp do Paraná, e teve como mediador Eurico Gualhardi, vice-presidente da NTU. Segundo Penãlosa, que durante sua gestão implantou o Transmilênio, sistema de transporte coletivo da capital colombiana, filho do BRT de Curitiba (PR), não existe uma fórmula única para melhorar a mobilidade urbana. “Cada cidade tem que avaliar qual o melhor projeto que atende às suas necessidades, lembrando que apenas aperfeiçoar o transporte público não é suficiente. É preciso criar mecanismos de restrição ao uso de carros.”









CARRETEIRO - A Iveco participa de mais uma edição da Festa do Carreteiro, que comemora 30 anos em 2009. Em virtude da data especial de três décadas, a organização aumentou a infraestrutura do evento e o palco desta vez será fixo com o teto em forma de arco. A dupla Chitãozinho & Xororó é a principal atração da festa que é tradicionalmente realizada em Aparecida (SP), entre os dias 15 e 18 de julho. Em seu estande, a Iveco expõe os modelos Stralis e Tector, os caminhões mais modernos e econômicos de suas respectivas categorias. No período da festa, representantes do Consórcio Iveco e da concessionária Viamar são os responsáveis por demonstrar aos visitantes os benefícios da linha Iveco. A fabricante também oferece aos profissionais um test–drive com dois Stralis acoplados e rastreados. “Dessa forma, o motorista pode realizar uma avaliação mais próxima da realidade de sua operação”, revela Fernando Ribeiro, gerente de Marketing da Iveco. Mais informações e a programação completa sobre a Festa do Carreteiro 2009 podem ser conferidas no site http://www.feiradocarreteiro.com.br/.








OFERTAS CAMBIAIS - A partir deste mês a Fiat amplia a sua gama de modelos equipados com o moderno câmbio Dualogic® automático, que permite ao motorista escolher se deseja conduzir o carro automaticamente ou manualmente. São eles: Palio ELX 1.8 Flex, Siena HLX 1.8 Flex, Palio Adventure Locker e Idea Adventure Locker. Além de oferecer mais conforto e praticidade ao motorista, o câmbio Dualogic® automático conta também com um sistema que não rouba potência do motor e ainda economiza combustível – algo totalmente diferente dos câmbios automáticos tradicionais. Por essas características, o câmbio Dualogic® automático, que chegou ao mercado em 2008 com o Fiat Stilo e depois passou a equipar também o Fiat Linea, é sucesso de vendas nos dois modelos, abrangendo 65% do mix de cada um, o que mostra a sua grande aceitação.







HISTÓRICO - Parte da história da indústria automobilística, o esportivo FEI X-3, conhecido como Lavínia, será uma das atrações do XIV Encontro de Automóveis Antigos de Santos, que será realizado de 24 a 26 de julho, no Mendes Convention Center (avenida Francisco Glicério, 206). Organizada pelo Clube de Automóveis Antigos de Santos, a exposição reunirá cerca de 300 veículos que fizeram história entre 1920 e 1980, além de um carro funerário que levou o corpo do aviador Santos Dumont, feira de peças e antiquários, motos, ônibus e aminhões. Desenvolvido pelo Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos (DEPV) da antiga Faculdade de Engenharia Industrial, marca que hoje incorpora o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), o Lavínia possui portas do tipo asas de gaivota, que abrem para cima. O FEI X-3 ficou conhecido como Lavínia em homenagem à esposa do prefeito de São Bernardo do Campo Lauro Gomes, que cedeu a área onde foi construído o campus da FEI. O Lavínia já participou de três edições do Salão do Automóvel (1972, 1974 e 2004).







PRIMEIRO - Inovação, tecnologia, atitude e respeito ao meio ambiente sempre foram sinônimos da atuação da Fiat Automóveis em toda a América Latina. Com estes pilares, em julho de 1979, a empresa inovou ao lançar o primeiro veículo produzido em série 100% movido a álcool: o Fiat 147. A relação custo-benefício do então novo combustível foi bem aceita, uma vez que o preço do álcool era 50% mais baixo que o da gasolina. Com um motor 1.3, o carro era mais potente e apresentava menor emissão de poluentes, trazendo uma grande inovação para o mercado brasileiro. O Fiat 147 álcool foi produzido na unidade da montadora em Betim entre 1979 e 1987. Ao todo, foram vendidas aproximadamente 120.500 mil unidades.