Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Antes de começar a escrever sobre o Renault Symbol, gostaria de agradecer aos amigos, aos leitores e aos colaboradores do blog CPN que sempre estão prestigiando o nosso conteúdo e por consequencia ter muitas visualizações diárias, com uma média de 170 visitas. E também a Renault do Brasil, através dos Assessores de Imprensa Luiz Arthur e Thiago Trevizan, por serem os primeiros a acreditar no potencial do blog e oferecer o Symbol para a primeira avaliação oficial CarPoint News.
Aproveito para explicar como serão realizado os testes feitos pelo blog. Os veículos vão ficar comigo durante uma semana e nesse tempo vou testá-los de acordo com as características de cada um que estiver em minha posse nesse período. Seja no trânsito ou nas estradas de acordo com a disponibilidade de tempo.
No caso de um veículo off-road vou tentar levá-lo a uma estrada de terra para sentir seu comportamento em terrenos acidentados. As fotos também serão feitas por mim, em um primeiro momento vou usar as medições de fábrica, mas em breve eu mesmo as farei. Espero que gotem do meu primeiro teste e curtam o texto. Estou aceitando críticas e sujestões dos leitores e amigos, vou tentar ser o mais objetivo possível. Boa leitura.
No caso de um veículo off-road vou tentar levá-lo a uma estrada de terra para sentir seu comportamento em terrenos acidentados. As fotos também serão feitas por mim, em um primeiro momento vou usar as medições de fábrica, mas em breve eu mesmo as farei. Espero que gotem do meu primeiro teste e curtam o texto. Estou aceitando críticas e sujestões dos leitores e amigos, vou tentar ser o mais objetivo possível. Boa leitura.
Na última quarta-feira, dia 15 de julho, o presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que a montadora pretende dobrar para 10% a participação que possui no mercado brasileiro, com o desenvolvimento de veículos mais adaptados ao perfil do consumidor nacional.
Atualmente, o grupo tem cerca de 5% de participação de mercado no país. "O próximo passo é chegar a 10% para sermos visíveis e competitivos", disse Ghosn, sem estipular prazos. "A Renault-Nissan é a primeira no México, com fatia de 20%, e tem 5% no Brasil. Não tem razão fundamental para isso", afirmou Ghosn a jornalistas após o evento na Câmara de Comércio Brasil-França. O próximo passo deve ser mesmo investir mas no país a curto prazo. "A oferta (atual dos produtos da Renault-Nissan) é incompatível com uma participação de 10% a 20%. Temos que modificar a nossa oferta com carros de diferentes tipos, para diferentes consumidores", acrescentou. Essas declarações ficam evidentes que a Renault pretende investir forte no Brasil e no Mercosul. E o Symbol faz parte dessa investida da montadora em nosso país.
Atualmente, o grupo tem cerca de 5% de participação de mercado no país. "O próximo passo é chegar a 10% para sermos visíveis e competitivos", disse Ghosn, sem estipular prazos. "A Renault-Nissan é a primeira no México, com fatia de 20%, e tem 5% no Brasil. Não tem razão fundamental para isso", afirmou Ghosn a jornalistas após o evento na Câmara de Comércio Brasil-França. O próximo passo deve ser mesmo investir mas no país a curto prazo. "A oferta (atual dos produtos da Renault-Nissan) é incompatível com uma participação de 10% a 20%. Temos que modificar a nossa oferta com carros de diferentes tipos, para diferentes consumidores", acrescentou. Essas declarações ficam evidentes que a Renault pretende investir forte no Brasil e no Mercosul. E o Symbol faz parte dessa investida da montadora em nosso país.
Produzido em Córdoba, na Argentina, o Renault Symbol está no mercado desde março deste ano, para substituir seu "irmão", o Clio sedan, do qual utiliza a mesma plataforma, inclusive diversas semelhanças, como espaço interno e o motor 1.6 litros, de 16 válvulas, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. O Symbol faz parte da categoria de compacto premium do mercado, o sedan mede 4,26 metros de comprimento (sete centímetros a mais que o seu antecessor - Clio Sedan), e possui características que disfarçam bem a sua aparência comparado ao Clio.
O novo sedan da Renault chegou para se reposicionar no mercado e melhorar a imagem de um carro que já estava com as suas vendas despencando gradativamente. Essas mudanças vieram para colocar um sedan com mais presença e de uma categoria acima do Logan que apesar de ser maior e mais robusto não possui os recursos que o Symbol oferece. O Symbol ocupará o espaço entre os modelos Logan (R$ 28 mil) e Mégane (R$ 52 mil a R$ 70 mil).
O novo sedan da Renault chegou para se reposicionar no mercado e melhorar a imagem de um carro que já estava com as suas vendas despencando gradativamente. Essas mudanças vieram para colocar um sedan com mais presença e de uma categoria acima do Logan que apesar de ser maior e mais robusto não possui os recursos que o Symbol oferece. O Symbol ocupará o espaço entre os modelos Logan (R$ 28 mil) e Mégane (R$ 52 mil a R$ 70 mil).
Analizando o sedan da Renault podemos observar que o seu visual é bem chamativo, mas não agrada a todos, o que não impediu de receber muitos olhares pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói, por onde eu andei com o carro. Ou mesmo quando estava simplesmente estacionado. Na dianteira, o destaque fica por conta dos grandes faróis que avançam sobre parte do capô do motor e dos pára-lamas do veículo. Já a grade frontal é formada por filetes horizontais na cor preta, com destaque para a logomarca da Renault e um largo friso cromado, que se integra ao capô.
Os faróis de neblina estão posicionados abaixo do pára-choque, onde está também uma ampla entrada de ar. De lado o Renault Symbol mantém algumas características do formato do seu antecessor, o Clio Sedan. Um longo vinco na “linha de cintura” liga os faróis na dianteira às lanternas traseiras. A coluna traseira (“C”) abriga uma janela de formato triangular; e a coluna “B” tem acabamento na cor preta. Em todas as versões de acabamento, os pára-choques são pintados na mesma cor da carroceria. Já no modelo testado, o topo de linha, Privilège, os retrovisores também são pintados no mesmo tom da carroceria e as maçanetas são cromadas. Ainda na lateral pode-se obeservar as luzes indicativas de direção com formato trapezoidal instaladas nos pára-lamas dianteiros.
Os faróis de neblina estão posicionados abaixo do pára-choque, onde está também uma ampla entrada de ar. De lado o Renault Symbol mantém algumas características do formato do seu antecessor, o Clio Sedan. Um longo vinco na “linha de cintura” liga os faróis na dianteira às lanternas traseiras. A coluna traseira (“C”) abriga uma janela de formato triangular; e a coluna “B” tem acabamento na cor preta. Em todas as versões de acabamento, os pára-choques são pintados na mesma cor da carroceria. Já no modelo testado, o topo de linha, Privilège, os retrovisores também são pintados no mesmo tom da carroceria e as maçanetas são cromadas. Ainda na lateral pode-se obeservar as luzes indicativas de direção com formato trapezoidal instaladas nos pára-lamas dianteiros.
O interior mantém as característica dos carros da marca. Ao entrar no Symbol nota-se o bonito painel de instrumentos em dois tons - mais claro na parte inferior - que tem luzes na cor âmbar. O volante revestido em couro, um pouco grande, atrapalha nas manobras mas oferece uma boa apunhadura no trânsito e na estrada. O conforto para o motorista e o passageiro são excelentes, o banco acomoda bem e não cansa em viagens longas. Com as opções de regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção fica fácil arranjar uma boa posição de dirigir. Para quem vai atrás fica o incômodo do teto baixo, que para uma pessoa de estatura alta pode esbarrar a cabeça no teto.
Os plásticos possuem um visual moderno, mas são duros e não muito agradáveis ao toque. Nas laterais das portas, no modelo avaliado Privilège os botões dos vidros elétricos são de fácil manuseio, porém o botões para acionar os vidros traseiros para quem vai à frente fica um pouco complicado, pois tira-se um pouco da atenção ao ter que procurá-los entre os bancos. De resto o painel é de fácil visualização, os botões do pisca-alerta são fáceis de achar, assim como os do ar-condicionado digital de excelente qualidade. Só me incomodou o barulho parecido com um grilo que surge quando se acionam as setas indicadoras de direção.
Os plásticos possuem um visual moderno, mas são duros e não muito agradáveis ao toque. Nas laterais das portas, no modelo avaliado Privilège os botões dos vidros elétricos são de fácil manuseio, porém o botões para acionar os vidros traseiros para quem vai à frente fica um pouco complicado, pois tira-se um pouco da atenção ao ter que procurá-los entre os bancos. De resto o painel é de fácil visualização, os botões do pisca-alerta são fáceis de achar, assim como os do ar-condicionado digital de excelente qualidade. Só me incomodou o barulho parecido com um grilo que surge quando se acionam as setas indicadoras de direção.
Por dentro ainda é fácil encontrar outros itens funcionais como porta-copos, instalados logo à frente da alavanca de câmbio, e bolsas atrás do encosto dos bancos dianteiros. No porta-malas de 506 litros, tem espaço suficiente para acomodar a bagagem de cinco ocupantes, no caso de uma viagem mais longa.
Na parte traseira destacam-se as lanternas integradas à lateral do veículo e ao pára-choque traseiro. Ainda na tampa do porta-malas foi aplicado uma faixa cromada que tenta passar um ar mais luxuoso ao Symbol. No centro da tampa, está o símbolo da Renault e, logo abaixo, a inscrição “SYMBOL”, em letras estilizadas, na cor prata.
Na parte traseira destacam-se as lanternas integradas à lateral do veículo e ao pára-choque traseiro. Ainda na tampa do porta-malas foi aplicado uma faixa cromada que tenta passar um ar mais luxuoso ao Symbol. No centro da tampa, está o símbolo da Renault e, logo abaixo, a inscrição “SYMBOL”, em letras estilizadas, na cor prata.
Para empurrar o Symbol Privilège a Renault optou pelo motor 1.6 16V Hi-Flex. O propulsor pode ser abastecido com gasolina pura (E0); gasolina (E22), que leva álcool em sua composição; e o próprio álcool (E100) e desenvolve 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,2 kgfm de torque máximo (3.750 rpm). Com álcool, são 115 cv (5.750 rpm) e 16 kgfm (3.750 rpm). Segundo dados da montadora, quando abastecido com gasolina, o Renault Symbol vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e em 9,9 segundos com álcool. A velocidade máxima é de, respectivamente, 186 km/h e 187 km/h. A potência é sentida tanto no trânsito pesado, como na estrada. Não falta disposição para o Symbol enfrentar uma longa viagem ou mesmo um trânsito pesado.
O câmbio mecânico de cinco marchas possui engates precisos, porém duro e com trancos o que deixa o motorista um pouco incomodado nas trocas de marcha, mas com o tempo nos acostumamos. A suspensão é independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Faz conjunto com amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais e transmitem segurança nas curvas e em manobras mais bruscas.
O sistema e bem macio e confortável nas ruas, não transmite insegurança e os buracos lunares de nossas ruas quase não são sentidos dentro da cabine. Para segurar o sedan foram instalados freios disco (ventilado) na dianteira e a tambor na traseira. Opcionalmente, todas as versões de acabamento do Renault Symbol podem vir equipadas com ABS que era o caso do modelo testado e que pude comprocar a sua eficiência várias vezes.
O câmbio mecânico de cinco marchas possui engates precisos, porém duro e com trancos o que deixa o motorista um pouco incomodado nas trocas de marcha, mas com o tempo nos acostumamos. A suspensão é independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Faz conjunto com amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais e transmitem segurança nas curvas e em manobras mais bruscas.
O sistema e bem macio e confortável nas ruas, não transmite insegurança e os buracos lunares de nossas ruas quase não são sentidos dentro da cabine. Para segurar o sedan foram instalados freios disco (ventilado) na dianteira e a tambor na traseira. Opcionalmente, todas as versões de acabamento do Renault Symbol podem vir equipadas com ABS que era o caso do modelo testado e que pude comprocar a sua eficiência várias vezes.
O Renault Symbol 1.6 16V possui duas versões de acabamento: Expression e Privilège, ambas recheadas de itens de série. Como por exemplo ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros e airbag duplo de série em todas as versões de acabamento. E também volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR - que garante o travamento automático das portas quando o carro atinge 6 km/h -, brake light, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador de vidro traseiro.
A versão testada Privilège conta ainda como itens de série como ar-condicionado digital, computador de bordo, retrovisor externo com regulagem elétrica e banco com revestimento em veludo. Também faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/55. A garantia é de 3 anos. No mercado nacional, seus principais concorrentes são Volkswagen Polo Sedan 1.6 litros (R$ 43.310), Peugeot 207 Passion (R$ 44.800) e as versões mais completas do Ford Fiesta Sedan (R$ 35.620), além do Fiat Siena 1.4 litros (R$ 37.206). Todos fazem parte da mesma faixa de preço do Renault Symbol Privilège (R$ 44.490) e possuem características parecidas com o modelo francês. Enquanto o Expression 1.6 16V Hi-Flex sai a R$ 41.190.
*FICHA TÉCNICA:
Carroceria sedan, monobloco, 3 volumes, 4 portas, 5 passageiros
Motor K4M Hi-Flex - Quatro tempos, bicombustível (álcool e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração Dianteira
Cilindrada 1.598 cm³
Diâmetro x curso 79,5 mm x 80,5 mm
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima (ISO/ABNT) 110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 115 cv (álcool) @ 5.750 rpm
Torque máximo 15,2 mkgf (gasolina) @ 3.750 rpm / 16 mkgf (álcool) @ 3.750 rpm
Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas liga leve
Pneus 185/55 R15
Suspensão dianteira:
Tipo McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Suspensão traseira:
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.
Freios Duplo circuito "X", discos ventilados dianteiros e tambores traseiros
Direção Hidráulica Câmbio Mecânico, 5 velocidades
Relações de marcha
1ª......................3,36:1
2ª......................1,86:1
3ª......................1,32:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,82:1
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,07:1
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas (dm3) 506
Peso (em ordem de marcha) 1.045 kg
Entre eixos 2.473 mm
Comprimento 4.261 mm
Altura 1.439 mm
Largura / Largura com retrovisores 1.672 mm / 1.925 mm
Aceleração 0 a 100 km/h 10,1 s (gasolina) / 9,9 s (álcool)
Velocidade máxima 186 km/h (gasolina) / 187 km/h (álcool)
Combustível Gasolina e/ou Álcool
Cores disponíveis
Sólidas: Branco Glacier e Vermelho Vivo
Metálicas: Prata Étoile, Bege Angorá, Preto Nacré, Azul Crepúsculo, Cinza Acier e Vermelho Fogo
*Dados do fabricante
Ótima avaliação....
ResponderExcluirParabéns, que seja a primeira de muitas
Boa sorte
Eu acho que essas montadoras francesas não tem o mínimo respeito pelo consumidor brasileiro, primeiro a Peugeot pega o 206 e faz uma reformulaçãozinha safada na frente e na traseira dele e o rebatiza 207 agora é a Renault que pega o Clio sedan e faz o mesmo rebatizando-o de Symbol, sem contar o Renault Logan que é o carro mais feio do Brasil.
ResponderExcluirParabéns Bima! Show de bola a matéria!!!
ResponderExcluirMas esse Symbol é um mamão hein!? Palhaçada da Renault relançar o Clio Sedan com uma roupa diferente e vender como algo novo, pífio.
Como dito pelo amigo acima, é uma palhaçada o que essas montadoras andam fazendo no Brasil, me sinto um índio!
Marcus,
ResponderExcluirParabéns pela matéria, isso só faz com que o consumidor conheça melhor o carro na hora de decidir o que irá comprar.
Boa avaliação, Bimmer. Parabéns a você pela iniciativa e parabéns também à Renault por disponibilizar o Symbol para a sua avaliação.
ResponderExcluirMeu sogro tem um Clio Sedan e acredito que a sua matéria o ajudará na decisão de ficar, ou não, na marca francesa. Me parece que o modelo avaliado o agradará.
Mas a mim as montadoras francesas não enganam mais, são carrinhos bonitinhos mas ordinários, não aguentam o tranco da surrada malha rodoviária brasileira.
Marcus,
ResponderExcluirPerfeita a sua avaliação em relação ao Symbol (mamão feio e fraco) e louvável a ação da renault em disponibilizar um veículo pata tal (Faz parte do marketing). Parabens.
Gostei bastante dos detalhes nas fotos também. sempre que tiver uma nova avaliação me lembre no meu GMAIL !!
Abraço Bimma,
Artur Filho
Eu tenho clio hatch desde 2002, estou no terceiro e todos foram comprados zero.
ResponderExcluirMoro no interior então são poucas as ruas asfaltadas, ao menos eram, ano passado melhorou um pouco.
Nestes sete anos de clio nunca troquei um parafuso dos carros, nada, somente paguei as revisões além de trocas de óleo e filtro, além de um pneu furado.
Quem diz que os clio e symbol (são o mesmo carro) não aguentas as ruas brasileiros não tem conhecimento sobre o carro do qual está falando.
Além de nunca ter tido problemas mecânicos o interior faz muito pouco ruído nos acabamentos plásticos, bem menos do que os concorrentes.
Outro ponto, nenhum compacto brasileiro possui um motor como este renault, e nenhum anda tanto quanto os clio/symbol com o carro já em movimento.
Para descobrir o quanto este carro anda é preciso saber dirigir um carro 16v, retomadas de velocidade em baixa rotação favorecem motores 8v.
Se estou a 80km/h na estrada e preciso fazer uma ultrapassagem reduzo para terceira e acelero, dificlmente algum carro acompanha.
Marcus, se tiveres nova oportunidade de dirigir um symbol ou clio 1.6 faça isso, em ultrapassagens reduza marcha até o conta giros ficar próximo a 3700rpm, e então acelere.
Tenho certeza de que irás te surpreender com o desempenho.
Escrevo isso porque no teu texto não me pareceu que tenhas feito utrapassagens em rotações elevadas.
Abraço
Márcio
Mais um detalhe, a renault não está enganando ninguém com o symbol, ela pegou o clio sedan, deixou mais bonito, melhorou o interior e baixou o preço.
ResponderExcluirAntes era impossivel comprar um clio sedan 1.6 16v como o expression com airbag por menos de R$43.000.
Vocês acham errado reestilizar um carro?
Vejamos então:
O fiesta tem projeto com a mesma idade do clio, a única reestilização foi a troca dos faróis, que deixou o carro mais feio, possui acabamento bem inferior, motorização inferior e por R$45.000 é menos equipado que o symbol top.
Polo, para ter ar, direção, trio elétrico, abs e airbag custa R$50.000, mesmo assim não vem com vidros traseiros elétricos e ar digital.
Como comparativo, este polo de R$50.000 equivale ao symbol de R$41500, motor 1.6 8v, ar mecânico, direção, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, abs e airbag.
Oferece melhor acabamento e melhor cãmbio, mas tem suspensão dura e motor inferior(no caso do symbol 1.6 16v), além disso custa o mesmo que carros superiores como tiida, sentra, mégane 1.6 e linea.
Polo só serve para quem não faz questão de abs e airbag.
Corsa utiliza o razoável motor 1.4, mas mesmo assim oferece desempenho inferior ao 1.6 8v do symbol, o interior oferece acabamento razoável, a suspensão é mole demais, oferece airbag somente na versão intermediária que vem sem vidros e travas, na top não tem airbag nem como opcional.
Palio, a plataforma é projeto para países emergentes do início dos anos noventa, e oferece segurança estrutural compativel com a idade do projeto.
O acabamento é bom e o câmbio exatamente o oposto do symbol, é macio mas impreciso.
A suspensão é mole demais, o carro navega na estrada, o motor fire 1.4 é muito fraco e o 1.8 muito ruim.
Este 1.8 é áspero, beberrão e possui uma curva de torque péssima, tem um pico de 18kg pouco acima das 2000rpm e depois um precipíco, a 4000rpm o motor já está morto e não desenvolve.
Para constar, o siena 1.4 de 84cv com ar mecânico, direção, vidros, travask, abs e airbag custa o mesmo que o symbol top, 1.6 16v de 115cv, ar digital e vidros traseiros elétricos.
Apesar de muitos criticarem o fato de logan e sandero serem, e são, projetos para paises emergentes, voyage e gol também são, a volks pegou a plataforma do polo, simplificou para tirar peso, colocou um péssimo acabamento, motores antiquados e lançou estes carros.
Voyage possui um acabamento bem ruim, suspensão razoável mas um pouco dura, motor 1.6 antiquado, com potência de 1.4, e agregou vários defeitos.
Quem acompanha notícas pela internet sabe que o carro apresenta apagões, falta de freio repentina e para brias rachadol.
Por problemas estruturais que permitem que o carro torça, o para brisas quebra.
Um amigo tem um voyage e rachou o para brisas ao levantar o carro com o macaco.
Prova de que o defeito existe é que a volks está trocando os para brisas na garantia, quando acabar esta garantia o consumidor que se vire.
Finalizando, todos os carros que citei tem projetos antigos, os mais novos são contemporâneos do clio, início do século, e temos siena com quase 20 anso nas costas.
O voyage não é um projeto moderno, utiliza a plataforma do polo simplificada que também é do inicío do século + um motor antiquado.
O projeto do clio é de 2000.
Márcio
é um carro que vai fazer muito suseço principalmente no brasil pelos itens de serie que sao muitos
ResponderExcluire melhor que seus comcorrentes.....
ResponderExcluirEu adquiri o meu hoje,uma lindíssimo Renault Symbol Privilege e depois de mais de dois meses pesquisando todas as marcas acessíveis no mercado de carros na faixa de R$40.000,00 à R$45.000,00 fiz uma compra excelente e totalmente consciente. Para finalizar, acredito que fiz a melhor escolha dentro do que o mercado oferece, avaliando todos os pós e contras.
ResponderExcluirO carro é muito bom sim, melhor do que os seus concorrentes "da mesma categoria".
Depois de avaliar detalhadamente o veículo, o Symbol foi o que no conjunto se destacou, ganhou o meu coração e o meu bolso (rsrs)
Parabéns a Renault.
Regina Sena
estou em duvido se fico ou não com symbol estou acostumada com os carros da GM e tenho medo de não ter mercado para vender depois , o que vcs me dizem
ResponderExcluirDepois que comprei meu primeiro renault, um Clio Hatch 2001, já estou no terceiro renault, gostei tanto, que tenho dois, um sedan 2004 e um hacth duas portas 2008, espero que um dia a renault, ou alguma empresa traga o clio III, versão sport, com 200cv, aí sim, com certeza, vou comprar um.
ResponderExcluirEu tambem temo o baixo valor de revenda, principalmente pela propria revendedora da Renault, que pega o carro usado por um valor muito baixo! Acho que a Reault tem que ter uma politica de valorização do usado na troca por um novo! Há gente dizendo que comprar um Renault é casamento! A Renault é muito ruim de marketing; apesar do Clio ser muito bom e agora o Symbol, também é muito bom, só que a fabrica tirou alguns itens que tinha no clio para baratear custos: o parachoque trazeiro é muito frágil, parece que não tem apoio nenhum...triscou num estacionamento ele entorta. Também tiraram o forro sob o capô do motor...ficou mais barulhento ( o clio é bem mais silencioso )
ResponderExcluirA merda é esse carro ser fabricado na Argentina !...
Hérique Morales - Correntina-BA
O Symbol é muito bom! bonito, gostoso de dirigir, porta mala muito bom, apesar de ser menor que o do Clio, apesar da Renault ter tirado alguns ítens do Clio, para baratear custos. Também tenho um Clio Sedan RT-l6v 2002; sempre estive satisfeito com ele. É mail equipado e mais confortável que os demais da categoria, como disse o anônimo aí acima! Só precisa melhorar o consumo de combustíveis, alcool e gasolina ( por ser flex, já gasta mais )
ResponderExcluirOutra coisa necessária é a Renault melhorar seu relacionamento com o cliente ante e pós venda! Fiz alguns questionamentos para o SAC, por email e eles não responderam! É uma demonstração de imcompetência, deixar um cliente sem resposta, qualquer que seja ela; tem que dar uma satisfação pro cliente, ou mesmo potencial cliente!
Ei Herique, quanto ao carro ser fabricado na Argentina, é duro engolir isso; Por que a Renault quer vender os carros no Brasil e os fabrica na Argentina, poderia fabricá-los, pelo menos, em Correntina!
Muito se discute sobre os carros Renault, tanto nesse forum quantos e tantos outros.
ResponderExcluirTenho um Clio Sedan RT há alguns anos. Sou representante comercial e fiquei impressionado com a nível de acabamento, os itens de segurança e a robustez e economia. Ele está com 175.000 quilometros e nunca me deixou na mão. Quem fala do Renault não conhece o carro.
O maior concorrente da Renault é a própria Renault, cuja política de valorização da marca e um marketing fraquíssimo, acabam por matar o carro antes que o conhecam.
O presidente da Renault não é brasileiro na essência, ele só nasceu aqui, pois, não está sintonizado com o gosto do brasileiro, pois, se estivesse não traria esses carros romenos da Dacia, onde o design e o acabamento rústico não combinam com a vanguarda da Renault.
Renalu do Brasil: Vocês têm que melhorar o marketing e o design urgente.
Estou muito satisfeito com meu Symbol Privilege cor prata com Abs. Adquiri um 2010 com 10000 km. Não há concorrentes páreos na categoria. Econômico (15 G / 11 A) na estrada a 100-110 com ar ligado e (10G / 7,5 A) na cidade com ar ligado. Motor muito forte. Excelente retomada em 5° marcha aos 80 km/h. Carro muito sincero no que oferece. Recomendo.
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