quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Leitor do CarPoint News envia imagens da futura pick-up Peugeot 207




Um leitor do blog CarPoint News enviou imagens do catálogo de peças da Peugeot, do modelo 207 Pick-up, identificado pelo código T3 (Pick-up LON). Esse catálogo on line discrimina peça por peça e os seus respectivos códigos, para uma identificação mais precisa na hora de adquirir a peça desejada, site esse muito utilizado pelos "PSA Maníacos" e pelos concessionários das marcas francesas, chamado de "service box". No estão cadastrados todos os modelos da PSA desde a década de 80. Pelas imagens é possível ver bem como a nova pick-up do Peugeot 207 vai ser. A caçamba lembra muito a sua principal concorrente, a Chevrolet Montana, como o degrau lateral ou "Step Side", que ajuda no acesso à caçamba. Na parte traseira surgem as novas lanternas, em formato de vírgula que fazem conjunto com um discreto parachoque, com espaço para apoiar os pés em suas extremidades. Pelas imagens também é possível perceber que a janela traseira possui um vidro corrediço, que é muito solicitado pelos "picapeiros". A parte dianteira do 207 Pick-up é idêntica ao do modelo hatch, porém, o parachoque dianteiro parece que recebeu uma pequena alteração. Em outra imagem aparece o adesivo da provável versão aventureira, chamada pela marca de Escapade. Vamos aguardar o lançamento, que ainda não tem data programada, mas deve ser já no próximo ano.







Primeiro carro movido a vento é norte-americano


Já imaginou um carro movido a ar ? Pois bem, a empresa norte-americana Earth Sure, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias benéficas para o meio ambiente, apresentou o AirRay, um automóvel movido, exclusivamente, a energia eléctrica, mais propriamente através da energia eólica e solar. Para ele conseguir a energia necessária para se locomover, a empresa instalou no teto e em outros pontos da carroceria, uma série de painéis solares, capazes de captar a energia mesmo com o carro parado ou andando. E ainda tem a capacidade de converter energia eólica em eletricidade, graças a três turbinas colocadas na dianteira. Já na parte traseira existe outra turbina eólica que aproveita o fluxo do ar que rodeia o carro durante o seu movimento, alimentando as baterias. “A energia obtida através dos painéis solares e turbinas eólicas será suficiente para o automóvel se mover sem qualquer preocupação de ficar sem energia”, afirma o diretor executivo da empresa, Raymond Saluccio.

Fiat recebe dois troféus no Prêmio Autodata


A Fiat Strada recebeu dois prêmios Autodata 2009, um referente aos Melhores do Setor Automotivo, na categoria Veículo Comercial Leve, além do prêmio da melhor estratégia de marketing, também pelo lançamento da picape Strada, na versão Cabine Dupla. A pick-up Strada possui no mercado ncaional 11 versões disponíveis em sua tabela e já está a 9 anos como líder do segmento. Até outubro, a pick-up Cabine Dupla teve um acúmulo de 25% das vendas das versões. Além da Strada, o Grupo Fiat recebeu outras três premiações no Prêmio Autodata 2009. A Iveco recebeu dois troféus: Melhor Caminhão, com o Iveco Tector, e Melhor Gestão. Já a Magneti Marelli, fabricante de componentes e sistemas, recebeu a premiação como Melhor Sistemista.

Porsche Panamera e 911 Carrera ganham premio Auto Trophy


A revista Alemã Auto Zeitung, através da participação de 104.442 leitores, elegeu dois modelos da Porsche, o Panamera e o 911 Carrera, para receber o cobiçado prêmio “Auto Trophy”, em sua 22ª edição. Mesmo recém chegado ao mercado, o Panamera que começou a ser comercializado em setembro deste ano levou o prêmio da na categoria Luxo e pela 16ª vez, o 911 Carrera foi o escolhido entre os carros esporte. Entre os 14 concorrentes da categoria de luxo, o Panamera obteve 25,6% dos votos. Na categoria esporte, o 911 Carrera ficou com 22,1% dos votos, entre 23 concorrentes.

Peugeot 5008 e 308 levam nota máxima no Euro NCAP 2009


O Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos deu nota máxima para os modelos 5008 e 308 Hatch e CC da Peugeot. A conquista já está incluída nas novas normas da Euro NCAP, que entraram em vigor este ano. Com um protocolo ainda mais rígido e abrangente, denominado “global rating”, avaliam aspectos como proteção dos adultos, crianças, pedestres e também avalia os sistemas de assistência que equipam os veículos. O Peugeot 5008 estreou estreia no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro deste ano, obtendo uma aprovação de 97% na análise dos sistemas de apoio à segurança. Em relação à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 89%, e 79% no que se refere à proteção das crianças, considerando as mesmas condições de colisão. Mesmo lançado em 2007, o Peugeot 308, nas versões Hatch e Coupé Cabriolet, foi submetido aos novos testes, recebendo as cinco estrelas para ambas as versões, que tiveram 83% e 97% de aprovação no apoio à segurança, respectivamente.

Modelos avaliados:

- Peugeot 5008 1.6 HDi, LHD – 5 portas
- Peugeot 308 1.6 diesel 'Premium', LHD – 5 portas
- Peugeot 308 CC 1.6 SportPack, LHD – 2 portas

Dívida de 1,5 milhões de euros é paga pela General Motors


A General Motors saldou a dívida de 1,5 milhões de euros que tinha com o Governo Alemão, a medida foi tomada após a retirada do apoio financeiro ao fabricante americano pelo Governo de Ângela Merkel. Mesmo com a dívida tendo vencimento no dia 30 de novembro a GM Européia (Opel) resolveu quitar antes. Segundo a chanceler alemã, na conferência da organização patronal alemã BDA “Os últimos fundos recebidos pela GM para salvar a Opel do colapso foram reembolsados, o que quer dizer que a operação Opel não custou um centavo aos contribuintes alemães”. No entanto, o novo diretor da GM Europa, Nick Reilly, anunciou publicamente, que a GM irá reduzir 9.500 postos de trabalho na Opel, valor que, segundo a agência alemã, irá acarretar no desemprego direto de 5.300 trabalhadores.

Pneus terão etiqueta na Europa



Foi aprovado ontem (25) pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo, uma nova legislação para que os pneus dos automóveis passem, a partir de 2012, a exibir um rótulo visível com a respectiva eficiência energética, aderência em asfalto molhado e emissões sonoras, esse sistema é semelhante ao usado em frigoríficos. Ainda no acordo previamente concluído com os Estados-membros da União Européia, os Deputados, conseguiram que os adesivos dos pneus sejam expostos em locais visíveis, para o consumidor ter certeza das informações necessárias para poder adquiri o produto.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Chevrolet Captiva 2010 trás novidades


Para a linha 2010 da Captiva, a Chevrolet oferece novas rodas de 17 polegadas, bancos de couro e a cor branco Ice, para a versão V6. Para as duas versões são comuns as cores cinza Cyber, que foi adicionada as demais cores já existentes no catálogo da SUV, como o azul Imperial, preto Ônix e prata Quicksilver. "Trata-se de um dos mais sofisticados veículos do segmento comercializado no Brasil. Tem um design forte, com destaque para a segurança, conforto e desempenho", afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. Desde seu lançamento, em setembro de 2008, foram comercializadas 15.000 unidades. Uma nova campanha publicitária já está sendo vinculada na TV desde o último domingo (22). Nenhuma mudança foi feita em seu interior, mantendo-se o mesmo desde seu lançamento.



CrossFox recebe face-lift


Nesta sexta-feira (27) será apresentado a imprensa especializada o novo CrossFox 2010. Com a mesma linha apresentada esse mês, pelo Fox, o modelo “off-road light” da marca Alemã recebeu alguns ajustes em seus acessórios, deixando o visual mais harmonioso. O CarPoint News estará em São Paulo, para a apresentação oficial do carro e em breve estarei divulgando maiores informações sobre o novo CrossFox, como preço e impressões ao dirigir. Pelas fotos de divulgação, pode-se perceber o novo suporte do estepe, que se sustenta agora por um braço com mola à gás, facilitando a abertura do porta-malas. Além de detalhes na cor preta na parte inferior dos parachoques e apliques prateados na tampa do porta-malas e nas laterais, Novas rodas aro 15, rack no teto e suporte lateral fazem parte do novo CrossFox.




Museu da Audi expõe DKW brasileiro


Não se espante ao chegar no Museu da Audi em Ingolstadt, na Alemanha e se deparar com um autêntico e raro DKW GT Malzoni, brasileiro. Pois é, o carro estará exposto em uma uma área exclusiva do local, até o dia 30 de novembro. O modelo exposto é um cupê esportivo ano 1965, com motor de 60 cv de potência dois tempos de três cilindros, foram produzidas apenas 35 unidades. Vendida à Volkswagen, em 1967, a Vemag teve seu “esportivo” substituído mais tarde pelo famoso Puma. O Malzoni despertou interesse pela Audi em 2007, quando representantes da marca vieram ao Brasil em busca do esportivo. O responsável pelo “encontro” dos diretores da montadora Alemã com o carro foi feito através do jornalista Flávio Gomes, admirador dos veículos da marca. Ao achar o veículo, a próxima fase foi a reforma, que foi feita no no sul do Brasil por especialistas.



Renault divulga informações do o Twingo Gordini RS


Após informações dadas pelo CarPoint News, no dia 4 deste mês, sobre a criação de uma divisão com detalhes esportivo e um acabamento mais caprichado dos modelos da Renault, adotando o sobrenome Gordini, que não é usado a mais de 50 anos. Pois bem, a montadora francesa acaba de divulgar imagens do Twingo Gordini RS, que exibe as mesmas cores das versões do passado, como a careceria azul, com listras brancas que dão uma aparência esportiva ao compacto. O "modelinho" vai ter sua estréia marcada para o dia 10 de janeiro, no L'Atelier Renault em Champs-Elysées, em Paris, como parte da comemoração de Natal, no showroom da empresa. O Twuingo RS destaca-se das versões "normais" com detalhes como novos parachoques dienteiro e traseiro na cor preta, faróis de neblina, capa dos retrovisores e spoliers laterais na cor branca e rodas esportivas de liga leve de aro 17 polegadas, que mesclam a cor azul do carro e partes polidas. O interior, que tem material mais caprichado pode ser nas cores preto ou azul. Opcinalmente, a Renault oferece o kit Chassi Cup, com suspensão mais rígida, teto transparente, disqueteira, tapetes e chave com o nome Gordini e airbags do tipo cortina. O motor continua o mesmo da versão 1.6 litros 16V, com 130 cv da versão RS original. Os preços devem ser anunciado me seu lançamento oficial, no dia 15 de fevereiro de 2010.


Koenigsegg não que mais a sueca Saab



Anunciado ontem (24), a Koenigsegg desistiu da compra da Saab, que pertence a GM. “Após seis meses de trabalho intensivo e determinado, chegámos infelizmente à conclusão difícil e dolorosa de que não seremos capazes de concluir a aquisição da Saab Automobile”, diz o fundador e presidente do grupo sueco, Christian von Koenigsegg, em comunicado. Segundo a montadora Koenigsegg, o motivo da desistência da compra da empresa Sueca, deu-se pelos os atrasos na conclusão do processo de compra, levando a riscos e incertezas. Devido e esse problema de negociação da marca, a GM afirma que vai descontinuar a produção de modelos da Saab, mesmo após anunciar a nova geração do modelo 9-5 (fotos). A Saab tinha sido posto à venda em dezembro de 2008, através de um consórcio de investidores. Vamos torcer para algum milionário, ou mesmo o Governo Sueco adquiri a marca o mais breve possível.


Ford usa palha de trigo no interior do modelo Flex


A Ford anunciou que vai utilizar fibras de palha de trigo para reforçar os componentes de plástico do seu modelo Flex, produzido no Canadá. Por exemplo, segundo a montadora, o material utilizado no porta-luvas do carro é composto por 20% de fibra vegetal, o que proporciona uma economia anual de cerca de dez toneladas anuais de petróleo e reduz as emissões de CO2 no processo de produção em até 15 toneladas por ano. Ainda sobre a palha de trigo, a Ford afirma que o plástico reforçado com o produto ecológico tem melhor estabilidade dimensional que o plástico não-reforçado e pesa 10% menos que o plástico reforçado com talco, que tem origem mineral. Já em estudos, a montadora norte-americana testa o produto em peças internas como o console central, dutos de ventilação e painéis da porta. Também com mais de 28 mil produtores de trigo, ao redor da fábrica do Flex, em Ontário, Canadá, fica mais fácil conseguir fartura do produto, levando-se em conta que a palha que sobra depois dos grãos serem colhidos é geralmente deitada fora.

Fiat confirma fechamento de fábricas na Itália


A Fiat admite que poderá um número indeterminado de fábricas fechadas na Itália, ido à queda acentuada das vendas de automóveis, revelou o diretor executivo do construtor, Sergio Marchionne. Segungo o diretor, que também tem controle da Chrysler, afirma não haver “uma alternativa viável e coerente até o momento”. A única alternativa cabível, seria readaptá-las a outro tipo de produção. “Não será possível manter todas as fábricas abertas. Simplesmente, não é possível”, alerta Marchionne, que em Dezembro irá reunir com o primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, para lhe apresentar os planos para a aliança Fiat/Chrysler, do qual também é diretor executivo. “O Mundo mudou profundamente e não vamos voltar a ter a percepção que dele tínhamos há uns anos”, afirmou Marchionne à imprensa italiana. A primeira fábrica a ser desativada, deve se a localizada em Termini Imerese, mas até o momento só foi divulgado que a fábrica será utilizada para outras atividades.

Construtor Chinês quer produzir carros da MG


Durante o início do Salão do Automóvel de Guangzhou, que começou ontem na China, o presidente da SAIC Motor, Chen Hong, anunciou que o construtor chinês pretende produzir o MG 6 na unidade de Longbridge, no Reino Unido. Data que coincidiu com o lançamento do modelo da Mazda. Segundo informações da montadora japonesa, o MG 6 terá sua produção iniciada antes do final de 2010. Fato que esse, que servirá de vitrine para o lançamento no mercado Europeu, da marca chinesa, juntamente, com a possível compra da inglesa LDV, empresa que produz veículos comerciais leves. A planta de Longbridge, foi adquirida após a fusão desta empresa com o Nanjing Automobile Group, em 2005, e deu seqüência ao controle pela SAIC há dois anos.

Mazda mostra desenvolvimento do esportivo MX-5 Superlight em vídeo


Para quem estava curioso em saber como foi desenvolvido o protótipo do Mazda MX-5 Superlight já pode ficar mais tranqüilo. A montoda japonesa disponibilizou no Youtube, quatro vídeos que mostram esse processo. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em setembro deste ano. O MX-5 Superlight tem uma carroceria tipo speedster, que remete ao antigo Porsche 356. O carro foi criado pelo estúdio de design de Oberursel, na Alemanha. O carro tem características como a ausência de pára-brisa, chassi esportivo além de um consumo reduzido e baixas emissões de CO2.

Vejam os vídeos das fases do desenvolvimento do MX-5 Superlight:


Parte 1:

http://www.youtube.com/watch?v=fYR3GM7RkKI

Parte 2:

http://www.youtube.com/watch?v=JJW_yRYpARg&feature=channel

Parte 3:

http://www.youtube.com/watch?v=VY6yBB9YLvs

Parte 4:

http://www.youtube.com/watch?v=-NN4aEIfuBc

Sucessor dos Peugeot 407 e 607 já tem nome


O anúncio foi dado pela própria PSA Peugeot Citroën, através do presidente Philippe Varin, que os modelos 407 e 607 serão substituídos em breve por um único modelo, o 508. Sua posição na gama Peugeot ficará entre os dois modelos que vai substituir. O novo 508 deverá ser apresentado já no próximo mês de março, durante o Salão Automóvel de Genebra. A Peugeot deve adotar alguma das tecnologias aplicadas no monovolune 5008, tornando-se uma variante mais familiar da versão atual. Os traços do novo 508 devem seguir as do sedan apresentado no Salão do Automóvel de Paris, em 2008, o RC Hymotion4 (fotos). A Peugeot utilizou pela última vez o número “5” em seus modelos com o 505, lançado em 1979.




terça-feira, 24 de novembro de 2009

Candeza é o novo sedan da Kia



Revelado hoje (24), na Coréia, a Kia apresentou o seu mais novo sedan de luxo da marca, o Candeza (ou K7, como é chamado no mercado coreano). O carro será comercializado mundialmente à partir de 2010 e fará sua estréia para o público, no dia 12 de dezembro, no Riyadh Motor Show, na Arábia Saudita e logo em seguida estará exposto no Salão do Automóvel de Dubai, em 15 de dezembro. O nome escolhido pela montadora coreana é derivado de um termo musical italiano usado para descrever um som elaborado e ornamentado para um concerto ou uma área. O Candeza possui um tamanho digno de carro grande, tem 4,97 m de comprimento, que faz ele assumir automaticamente o lugar do Kia Opirus (‘Amanti’ em alguns mercados), modelo que está à 10 anos na linha da Kia. Seu desing foi criado por Peter Schreyer, que segundo ele, o carro possui “estilo esportivo e elegante, de desempenho ágil e dinâmico, com conforto excepcional, refinamento e recursos de alta tecnologia competitivos”.



Mas olhando bem as formas do sedan, é fácil de perceber que o Candeza teve suas linhas inspiradas em sedans de outras marcas, como a dianteira que lembra alguns modelos da americana Ford e a traseira que remete aos recentes lançamentos da Alemã BMW. Visto de lado fica evidente as linhas inspiradas no Omega Australiano, vendi no Brasil. Conscidências à parte, o Candeza trás como característica o novo DNA da marca, que vem fazendo sucesso entre os consumidores do mundo todo. O carro foi baseado no conceito KND-5, exibido pela primeira vez no no Salão do Automóvel de Seul. "Nosso novo sedan tem um estilo masculino e luxuoso", comenta Peter Schreyer. "Hoje, as pessoas reconhecem um Kia à primeira vista: proporções equilibradas e rodas grandes dão a este carro uma postura confiante, dignidade e personalidade elegante. O ‘nariz de tigre’ à frente, a grade e os faróis são a prova da nova autoconfiança da Kia. O Kia Cadenza é um grande passo para o futuro – um salto quântico para a Kia", conclui Schreyer.


Com um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas ,29 o Candeza exibe em sua dianteira faróis em LED, que definem a largura do carro e o formato dos faróis. As lanternas traseiras exibem um belo conjunto que mesclam conjuntos de lâmpadas com luzes LED. Opcionalmente a Kia disponibiliza um teto de vidro panorâmico de três partes. Na parte interna a modernidade foi bem aplicada, como a utilização do painel “flutuante”, assim como uma lâmpada adicional grande que corre pelo centro do teto da cabine. Para deixar o clima mais agradável, a Kia oferece como item de série o ar condicionado dual-zone de controle do clima, o keyless, botão 'start', sensores de marcha à ré, uma câmera de segurança no espelho retrovisor com tela de exibição e uma extensor para o banco do motorista são pequenos “mimos” que estão disponíveis no Candeza. Serão oferecidos três motores à gasolina – com diferentes motores disponíveis em todo o mundo para melhor atender aos requisitos legais locais. Suas potências vão variar entre 165 cv e 290 cv e todos os modelos contarão com tração dianteira e a nova transmissão automática de 6 velocidades. "Apesar da atual incerteza econômica global, estamos confiantes que o novo Kia Cadenza aumentará a participação da Kia neste segmento na Coreia e no mundo", conclui o presidente Lee.

Volkswagen apresenta novo Tiguan no Salão Chinês


A Volkswagen aproveitou o 7º Salão do Automóvel de Guangzhou, na China, para apresentar a reestilização do SUV compacto Tiguan. O modelo será vendido inicialmente no mercado asiático, mas já antecipa o que deve vir para a próxima geração do modelo da marca Alemã. Que deve ser revelada em março de 2010, no Salão do Automóvel de Genebra, destinada ao mercado Europeu. Pelas imagens é possível notar a semelhança com a nova “cara” da Volkswagen mundial, adotada inicialmente nos modelos Scirocco e Golf VI. Com novos faróis, mais afilados e a nova grade frontal. Internamente nota-se o novo volante, com desenho mais esportivo, além do painel de instrumentos totalmente reformulado.


Dia 28 tem o 6º Mega Encontro de Clubes do Rio de Janeiro


Aconte nesse fnal de semana, no dia 28 deste mês o tradicional Mega Encontro de Clubes do Rio de Janeiro. Em sua sexta edição o encontro promete arrecadar muitos alimentos para alguma instituição de caridade ainda não definida pela organizãção. Organizado pela Equipe Corsa (http://www.equipecorsa.com.br/) o evento já faz parte da agenda dos clubes de carros da Cidade Maravilhosa a seis anos e a cada ano vem fazendo mais sucesso. Para participar é simples, basta ir ao Parque dos Patins, na Lagoa, próximo ao heliponto, à partir das 14 hs, levando 2 kg de alimento não perecível. A organização pede que os participanes não usem som alto e respeitem as pessoas que estiverem circulando no local. Vamos lotar o encontro e fazer muitas doações. O blog CarPoint News estará cobrindo o evento.




Serviço:

-6º Mega Encontro de Clubes do Rio de Janeiro
-Data: 28 de Novembro de 2009
-Local: Parque dos Patins - Lagoa (Av. Borges de Medeiros, s/nº)
-Horário: A partir das 14 horas