terça-feira, 24 de novembro de 2009

Candeza é o novo sedan da Kia



Revelado hoje (24), na Coréia, a Kia apresentou o seu mais novo sedan de luxo da marca, o Candeza (ou K7, como é chamado no mercado coreano). O carro será comercializado mundialmente à partir de 2010 e fará sua estréia para o público, no dia 12 de dezembro, no Riyadh Motor Show, na Arábia Saudita e logo em seguida estará exposto no Salão do Automóvel de Dubai, em 15 de dezembro. O nome escolhido pela montadora coreana é derivado de um termo musical italiano usado para descrever um som elaborado e ornamentado para um concerto ou uma área. O Candeza possui um tamanho digno de carro grande, tem 4,97 m de comprimento, que faz ele assumir automaticamente o lugar do Kia Opirus (‘Amanti’ em alguns mercados), modelo que está à 10 anos na linha da Kia. Seu desing foi criado por Peter Schreyer, que segundo ele, o carro possui “estilo esportivo e elegante, de desempenho ágil e dinâmico, com conforto excepcional, refinamento e recursos de alta tecnologia competitivos”.



Mas olhando bem as formas do sedan, é fácil de perceber que o Candeza teve suas linhas inspiradas em sedans de outras marcas, como a dianteira que lembra alguns modelos da americana Ford e a traseira que remete aos recentes lançamentos da Alemã BMW. Visto de lado fica evidente as linhas inspiradas no Omega Australiano, vendi no Brasil. Conscidências à parte, o Candeza trás como característica o novo DNA da marca, que vem fazendo sucesso entre os consumidores do mundo todo. O carro foi baseado no conceito KND-5, exibido pela primeira vez no no Salão do Automóvel de Seul. "Nosso novo sedan tem um estilo masculino e luxuoso", comenta Peter Schreyer. "Hoje, as pessoas reconhecem um Kia à primeira vista: proporções equilibradas e rodas grandes dão a este carro uma postura confiante, dignidade e personalidade elegante. O ‘nariz de tigre’ à frente, a grade e os faróis são a prova da nova autoconfiança da Kia. O Kia Cadenza é um grande passo para o futuro – um salto quântico para a Kia", conclui Schreyer.


Com um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas ,29 o Candeza exibe em sua dianteira faróis em LED, que definem a largura do carro e o formato dos faróis. As lanternas traseiras exibem um belo conjunto que mesclam conjuntos de lâmpadas com luzes LED. Opcionalmente a Kia disponibiliza um teto de vidro panorâmico de três partes. Na parte interna a modernidade foi bem aplicada, como a utilização do painel “flutuante”, assim como uma lâmpada adicional grande que corre pelo centro do teto da cabine. Para deixar o clima mais agradável, a Kia oferece como item de série o ar condicionado dual-zone de controle do clima, o keyless, botão 'start', sensores de marcha à ré, uma câmera de segurança no espelho retrovisor com tela de exibição e uma extensor para o banco do motorista são pequenos “mimos” que estão disponíveis no Candeza. Serão oferecidos três motores à gasolina – com diferentes motores disponíveis em todo o mundo para melhor atender aos requisitos legais locais. Suas potências vão variar entre 165 cv e 290 cv e todos os modelos contarão com tração dianteira e a nova transmissão automática de 6 velocidades. "Apesar da atual incerteza econômica global, estamos confiantes que o novo Kia Cadenza aumentará a participação da Kia neste segmento na Coreia e no mundo", conclui o presidente Lee.

Um comentário:

Comente, opine.