quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ford anuncia investimento de R$400 milhões para a primeira fábrica de motores do Nordeste


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Ford

A Ford anunciou hoje um investimento de R$400 milhões para a construção da primeira fábrica de motores do Nordeste brasileiro, em Camaçari, na Bahia. O lançamento da pedra fundamental da obra, no Complexo Industrial Ford Nordeste, contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner. O presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, destacou o pioneirismo da Ford na região e o alto nível de qualidade da nova unidade, que produzirá uma família totalmente nova de motores usando o estado da arte da tecnologia.


"A Ford foi a primeira a produzir automóveis na Bahia e, novamente, é a primeira a instalar uma unidade de motores na região, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento do Nordeste", afirmou Oliveira. "A nova fábrica incorpora o que existe de mais avançado em termos de manufatura, qualidade e flexibilidade operacional para produzir uma família de motores inédita no mundo, com ganhos significativos em eficiência e sustentabilidade."


Segundo Marcos de Oliveira, esse investimento representa mais um passo na estratégia da Ford de, até 2015, ter 100% de sua linha de veículos no Brasil formada por produtos globais. A nova fábrica vai ocupar um prédio de 24 mil m2 e terá capacidade para produzir 210 mil motores por ano. Esses propulsores se destacam pelo conceito inovador de engenharia. Além de relação peso-potência otimizada, que se traduz em alta eficiência energética e desempenho, oferecem um padrão avançado de emissões. O seu projeto prioriza também o conforto do consumidor, introduzindo soluções voltadas para a redução de ruídos e vibrações e o aprimoramento da performance.

"A Ford tem uma longa experiência no desenvolvimento de motores e atua na linha de frente dessa tecnologia. A nova linha que será fabricada em Camaçari honra essa tradição e agrega uma série de vantagens competitivas aos futuros produtos globais que iremos produzir localmente", completa Marcos de Oliveira.

Petrobras inaugura “Posto do Futuro” com novos conceitos de Tecnologia e Sustentabilidade


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Casa da Notícia Comunicação

Na última semana a Petrobras inaugurou o “Posto do Futuro”, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma iniciativa da Petrobras Distribuidora que reúne as mais novas tecnologias em eficiência energética, tratamento de recursos hídricos, sustentabilidade ambiental e interatividade com o consumidor, aplicados ao abastecimento, conveniência e outros serviços oferecidos pelo posto de gasolina. Todas estas características se manifestam sob uma nova identidade visual inicialmente reservada para futuros postos com este conceito.

Para realização do projeto a Petrobras contou com algumas empresas parceiras, como Intel, Cisco, GE, Grupo Zeppini, entre outras que colaboraram com o desenvolvimento e aplicação destas tecnologias nas atividades do posto de combustíveis da Barra da Tijuca.

Ao entrar no posto é possível identificar uma estrutura em sua cobertura onde estão instalados painéis fotovoltaicos fornecidos pela Energia Z, divisão de negócios do Grupo Zeppini, utilizados para captar a luz do sol e transformá-la em energia que pode ser usada nas atividades do posto e principalmente no Ponto de Abastecimento de veículos híbridos e elétricos. Na inauguração havia scooters, bicicletas e automóveis elétricos demonstrando o abastecimento, com tarifas previstas de R$ 5,00 a R$ 30,00. Ainda considerando a eficiência energética para redução dos gastos com energia, o posto utiliza iluminação LED, tanto em sua cobertura como na indicação da pista.

Os painéis fotovoltaicos instalados no Posto do Futuro permitem que praticamente toda energia utilizada nas atividades do posto seja gerada pela luz solar, além disso a utilização de iluminação LED permite máxima eficiência para o sistema de iluminação do posto, produzindo a mesma iluminação das lâmpadas convencionais, com um custo consideravelmente mais baixo” afirmou Paulo Rogério Fernandez, diretor executivo do Grupo Zeppini.

Já para área de abastecimento a Intel desenvolveu um sistema onde são utilizadas câmeras e sensores que identificam o cliente por meio da placa do carro, e em uma tela de LCD, ao lado da bomba de abastecimento, onde serão transmitidas informações sobre o abastecimento, promoções do programa BR Mania, além de notícias em geral de acordo com o perfil do cliente, que não precisa descer do carro para ter acesso a essas informações.

Além dessas novidades, o posto também utiliza uma linha completa de equipamentos de proteção ambiental de última geração, fornecidos pela Zeppini Ecoflex, entre eles o Sistema Separador de Água e Óleo na área de lavagem e nas ilhas de abastecimento, e também a recém-lançada Câmara de Calçada de 42'' – SMC, equipamento que permite acesso aos equipamentos subterrâneos, priorizando a ergonomia e garantindo acabamento diferenciado para a pista do posto de combustível.

Energia e água são dois importantes fatores que afetam os postos de combustíveis tanto no aspecto econômico como de sustentabilidade, o projeto é um exemplo de como aplicar tecnologias disponíveis para redução dos custos de operação, melhorando o desempenho das atividades pelo aspecto ambiental. Um ambiente agradável e interativo, como foi caracterizado pela BR no projeto ‘Posto do Futuro’ devem, sem dúvida alguma, proporcionar uma experiência totalmente nova aos usuários dos postos de serviços”, finaliza Paulo Rogério Fernandez, que esteve presente na inauguração do posto do futuro.

Lixo automotivo torna-se problema sério no país



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por *Kleber Carreira

Pneus, metais, plásticos e vidros são materias de difícil degradação e que trazem sérios problemas para o meio ambiente. O descarte da sucata automotiva no Brasil é um assunto sério que necessita de atenção por parte das autoridades, no sentido de criarem leis e mecanismos que deem um fim adequado a esses materiais.

Fatores como o aumento da renda das classes C e D, aliados às medidas de incentivo ao consumo promovidas pelo governo, estão levando o brasileiro a consumir cada vez mais. O carro é sempre um objeto de desejo dessa faixa da população e das demais, o que tem aumentado significativamente a produção de veículos no Brasil, que segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) registrou um crescimento anual médio de 11,95% nos últimos três anos.

Há de se alertar que o aumento da frota e, consequentemente do lixo automotivo, não têm merecido atenção das autoridades brasileiras, para minimizar o impacto ambiental que traz sérias consequências para esta e as futuras gerações. Em 2010, o País possuía uma frota de 32.489.157 veículos, isto sem contar os 1.042.894 que saíram de uso e muitos dos seus componentes foram descartados na natureza. O problema só vem aumentando: em 2009, o País contabilizou 29.963.159 veículos, isto após retirarem-se 955.690 que viraram sucata e tiveram o mesmo destino.

O que se observa é que os automóveis atualmente estão sendo sucateados duas vezes mais rápido do que os caminhões. Em 2009, 9.292 dos automóveis novos foram descartados. Em 2010, este número subiu para 12.389 carros novos que deixaram de circular. No que se refere aos vidros automotivos, apenas 200 toneladas são recicladas, de um total de 5 mil toneladas desse material em desuso que são descartadas na natureza, em todo o Brasil. Isso significa que apenas 5% do volume dos vidros quebrados são reciclados em todo o País.

O Instituto Autoglass, que participou diretamente da redação do texto da lei 9.013 de 2008, aprovada no Estado capixaba para a reciclagem dos vidros automotivos, agora está fortelenente engajado na luta pela aprovação do Projeto de Lei nº 8.005/2010, para a reciclagem dos vidros automotivos em todo o território nacional. Atualmente, o PL está na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, aguardando manifestação do relator Deputado Giovani Cherini (PDT-RS). A importância da matéria contida nessa legislação traduz-se na quantidade de projetos apresentados por parlamentares de várias regiões do País, tratando da reciclagem do vidro e da aplicação da logística reversa e estendendo a prática aos demais componentes do automóvel.

Apesar de iniciativas como o PL nacional, é necessário desenvolver maior conscientização na sociedade, de forma que esta atue como formadora de opinião e venha a cobrar das autoridades medidas efetivas para o reaproveitamento dos componentes dos carros, que a cada dia ocupam nossas ruas e avenidas. O vidro proveniente do para-brisa, por exemplo, é um material 100% reciclável, que pode ser empregado na produção de garrafas e lã de vidro, evitando o despejo desse componente de difícil degradação.

O problema é sério e tende a se agravar a cada dia que passa. A solução depende da boa vontade dos que estão envolvidos no processo de produção, comercialização e consumo dos automóveis e, naturalmente, de vontade política.

*Kleber Carreira é presidente do Instituto Autoglass.

KAV Blindagem inaugurou sua loja com uma proposta inovado e tecnológica de blindagem


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por LQ Comunicação

Com o mercado de blindagem de veículos crescendo em todo o Brasil, a KAV Blindagem inaugurou sua sede dia 8 de dezembro, em Tamboré/Barueri com uma proposta inovadora e altamente tecnológica. A KAV Blindagem emprega métodos artesanais de blindagem que utilizam matérias-primas com avançados padrões de tecnologia e qualidade, além de funcionários altamente capacitados que proporcionam veículos blindados mais leves que os tradicionais métodos usados no mercado, assegurando ótimos acabamentos, mais conforto aos passageiros, maior dirigibilidade e principalmente, garantido máxima segurança aos seus usuários.

A KAV Blindagem é uma das primeiras empresas, que abre as portas ao consumidor, regulamentada pelo Ministério da Defesa, pelo Exército Brasileiro, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e providenciando as certificações da IQA - Instituto da Qualidade Automotiva e do ISO-9001. A empresa também possui um posicionamento engajado com a preservação do meio ambiente e o bem-estar de seus funcionários. Todos os processos dentro da KAV Blindagem utilizam práticas sustentáveis que motivam e engajam as pessoas dentro da organização.

Sediada em Barueri, a KAV Blindagem possui fácil acesso aos seus clientes, pois está localizada no Centro Empresarial Tamboré, prestando serviços de blindagem, assistência técnica e aplicação de acessórios. A empresa ainda oferece, em parceria com órgãos competentes, treinamento de direção defensiva para carros blindados. Segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem – ABRABLIN, a blindagem mais praticada no mercado é a de nível III-A, que suporta até tiros de pistolas 9mm e revólveres .44 Magnum. No ranking dos estados com maior incidência de blindagem, São Paulo segue na liderança, com 66%.

A pesquisa da entidade também revela o perfil do usuário de blindagem em 2010. A maioria (65%) continua sendo composta pelo sexo masculino. Desse universo, 22% estão na faixa etária que vai de 50 a 59 anos. Já com relação às mulheres usuárias da proteção balística (35%), a maior parcela, ou 30%, está na faixa de 40 a 49 anos. Do universo total dos usuários, 85% são executivos e empresários; artistas e cantores, 3%; juízes, 3%; políticos, 2%; outras ocupações (7%) completam o perfil.

Entre os carros mais blindados no ano passado, de acordo com a ABRABLIN, o Corolla, da Toyota, foi o campeão – o que acontece desde 2004. O Santa Fé, da Hyundai, e a Freelander, da Landrover, além do modelo Hillux SW4, da Toyota, também figuram no rol dos veículos mais blindados. Com excelência, a KAV Blindagem trabalha seus projetos de blindagem com alta qualidade e máxima proteção, pois sempre está pensando na tranquilidade que seus serviços trarão aos seus clientes e familiares.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Por que o aumento do IPI é um grande erro


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por *Stephan Keese

Algumas semanas atrás, o governo brasileiro anunciou sua mais recente medida para "fortalecer e proteger" a indústria automobilística brasileira com o aumento do IPI sobre veículos importados. Esta medida foi pensada para proteger a indústria nacional, a partir da crescente importação de veículos. Com o aumento da tributação sobre os veículos importados (que varia entre 37% e 55%), o aumento da participação destes veículos nas vendas deverá ser impactado, e, portanto, a posição dos fabricantes brasileiros será reforçada.

Não há dúvidas de que a medida vai funcionar. As montadoras com maior participação de importados em seu portfólio já estão revendo suas projeções para 2012 para um volume até 25% menor, voltando aos níveis de 2009 ou 2010. Veículos brasileiros e argentinos vão ganhar participação no mercado em 2012, e os importados se tornarão significativamente mais caros que seus competidores de fabricação nacional.

Até aqui tudo bem. Mas e quanto às outras consequências? Essa medida foi introduzida com base no argumento de que é necessário proteger o emprego local. À primeira vista, isso parece verdade. No entanto, uma vez que uma análise é feita desconsiderando obviedades (e influência política), o trabalho brasileiro nunca esteve ameaçado pelo aumento da importação e essas medidas acabam por mais ferir do que proteger o emprego nacional.

Primeiro, a demanda brasileira ainda crescerá em um ritmo acelerado de aproximadamente 6% nos próximos 5 ou 6 anos, proporcionando amplas oportunidades de crescimento tanto para produtos locais quanto para importados. Em segundo lugar, a maioria das montadoras impactadas pela medida (Hyundai, Toyota, montadoras chinesas e até mesmo marcas de luxo como a BMW) estão configuradas para localizar sua produção e reduzir sua dependência de produtos importados no curto prazo. Alguns destes planos terão de ser adiados, uma vez que é muito mais difícil de se construir rapidamente a participação de mercado que viabilize produção local com vendas anuais em torno de 30 mil unidades.E é este atraso que realmente afeta os empregos daqui.

Terceiro, é importante também notar que o emprego na indústria automobilística brasileira não vem somente da fabricação e da montagem de veículos. Ele também vem dos processos de importação, logística, concessionárias, serviços e peças de reposição. Com um declínio (ou, pelo menos, estagnação) dos veículos importados, muitos empregos nessas áreas podem realmente ser perdidos. Com certeza, as concessionárias de marcas importadas enfrentarão um 2012 muito difícil, com redução significativa do volume de vendas e, consequentemente, das margens de lucro, afetando qualquer disposição para investir no Brasil.

Outro argumento importante ao longo da introdução das novas regras do IPI era o de que os preços dos produtos locais ao consumidor permanecerão inalterados. Se isso é verdade, só o tempo dirá. Pessoalmente, estou reticente quanto a essa afirmação de que as montadoras locais não aumentarão o preço, ainda mais agora que os modelos de seus competidores se tornaram significativamente mais caros. E o consumidor, por sua vez, passará por mais apuros do que nunca para comprar carros modernos e bem equipados a preços minimamente justos.

De modo geral, acho muito triste o fato de que o Brasil está voltando a uma época de protecionismo para a indústria automotiva. Sem dúvida, algo deve ser feito para fortalecer a competitividade da indústria local. No entanto, a resposta não pode estar em uma estratégia defensiva que cause mais males do que benefícios. Somente com mais investimentos e menores custos de produção que a indústria brasileira poderá se manter competitiva – e não com o aumento das barreiras de importação. Esta medida está prejudicando o reconhecimento do Brasil no mundo e não ajudará a indústria local a superar as suas desvantagens competitivas.

* Stephan Keese é sócio responsável para o segmento automotivo da Roland Berger Strategy Consultantsb Fonte: Car and Driver Brasil – edição 44

Heliar lança socorro 24 horas


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Secco Consultoria de Comunicação

Em mais uma ação inédita e diferenciada no mercado brasileiro, a Baterias Heliar anuncia o lançamento do socorro Heliar 24 Horas Mais, criado para carros e motos que apresentem pane elétrica ou mecânica. O 24 Horas Mais é destinado, principalmente, a veículos e motos que não contam com a cobertura de seguro e que, por isso, podem ficar sem atendimento imediato nas ruas congestionadas das cidades ou mesmo nas estradas.

Além dessa cobertura, o socorro 24 Horas Mais apresenta outras inovações importantes, como a aquisição pela internet e a disponibilidade a veículos e motos equipados com bateria de qualquer marca. É apresentado em quatro opções de serviço: Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Auto; Socorro Mecânico Heliar 24 Horas Mais Auto; Socorro Elétrico e Mecânico Heliar 24 Horas Mais Auto, e Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Moto. O serviço foi idealizado em parceria com a Mondial Assistance, empresa de prestígio internacional em serviços de atendimento aos usuários de veículos.

Outro beneficio é a facilidade de aquisição com pagamento dividido em 12 parcelas. O custo mensal de cada programa individual é de R$ 14,58, enquanto o socorro combinado, para cobertura de pane elétrica e de mecânica, é de R$ 16,58.

Ao anunciar o socorro Heliar 24 Horas Mais, José Ranieri, gerente de marketing e novos negócios na América do Sul, da Johnson Controls, informa que o processo de evolução do mercado brasileiro exige o permanente exercício de criação de facilidades e benefícios para os consumidores. “O Heliar 24 Horas Mais amplia os benefícios do programa Heliar 24 Horas, também pioneiro no Brasil e lançado há cerca de dois anos. O executivo explica que as inovações apresentadas foram baseadas nos estudos de mercado que a Heliar realiza permanentemente e estabelecidas para criar benefícios reais e tangíveis aos proprietários de veículos e motocicletas.

O socorro Heliar 24 Horas Mais é disponível em todo o território brasileiro, a qualquer hora e em todos os dias da semana. Constitui-se em mais uma etapa da estratégia de exposição da marca Heliar e sucede a ações anteriores, como o lançamento do socorro 24 Horas e da linha de equipamentos e de acessórios, ambos com grande sucesso no mercado. “Outros serviços com o mesmo objetivo estão em estudos e também deverão ser lançados brevemente”, afirma o executivo.

De acordo com Ranieri, o socorro Heliar 24 Horas Mais vai beneficiar principalmente proprietários de veículos sem cobertura do seguro e com idade superior a 10 anos, com difícil aceitação pelas seguradoras. E também os proprietários de motocicletas. De acordo com Ranieri, o socorro Heliar 24 Horas Mais é disponível para veículos com até 15 anos de data de produção. “A maior parte das frotas de veículos e de motos não tem socorro imediato em casos de pane, o que amplia as dificuldades provocadas pelo trânsito de veículos em grandes centros urbanos. Todo esse universo de veículos e motocicletas sem assistência será beneficiado pelo produto Heliar 24 Horas Mais”, esclarece Ranieri.


Como funciona

A compra do Heliar 24 Horas Mais deve ser feita por intermédio do site www.heliar.com.br com acesso pelo link correspondente e seguindo as orientações disponíveis. Em caso de pane do veículo ou da motocicleta, deve-se ligar para o telefone 0800-707-0359 e informar o número da apólice e a localização do veículo. Se não for possível finalizar o atendimento, o veiculo será transportado para um local de preferência do proprietário num raio de 200 quilômetros da ocorrência.


Programas disponíveis:

Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Auto
Socorro Mecânico Heliar 24 Horas Mais Auto
Socorro Elétrico Heliar 24 Horas Mais Moto
Todos com custo de 12 parcelas de R$ 14,58
Socorro Elétrico e Mecânico Heliar 24 Horas Mais
Custo: 12 parcelas de R$ 16,58

O socorro mecânico não inclui possíveis custos com reparos e peças e o atendimento é limitado a duas chamadas durante o período de vigência do contrato.

Dicas: Viagem de carro


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Bardahl

As viagens de carro costumam ser prazerosas, já que o motorista pode organizar os locais e os tempos de parada, viajar com a família e/ou com os amigos. Porém a viagem de carro depende de planejamento prévio, que vai além da reserva do hotel e da escolha do destino. Os cuidados com a manutenção do veículo escolhido para a viagem são muito importantes. Não dá para simplesmente encher o tanque e partir, porque você e seus passageiros podem ficar pelo meio do caminho.

Oficinas mecânicas e centros automotivos de seguradoras oferecem promoções para incentivar o motorista a realizar revisões de itens essenciais ao bom funcionamento do veículo antes de viagens, os “check-ups de férias”. Alguns produtos, vendidos em postos de combustíveis e em lojas especializadas, como autopeças, ajudam o motorista a complementar os cuidados essenciais com o carro e aumentar o conforto da viagem. São “detalhes” que vão fazer a diferença na viagem. Da linha de produtos da Bardahl, destacamos os seguintes itens:




Bardahl Limpa Vidros: desembaçante para limpeza de vidros. Há duas maneiras de aproveitar os benefícios deste produto: diluindo no reservatório de água destinado à limpeza dos vidros ou aplicando o produto diretamente (sem diluir em água) na parte interna dos vidros, com pano seco. No segundo tipo de aplicação, para finalizar passe um pano limpo e seco nos vidros (para tirar qualquer marca da aplicação). Na parte externa, para melhorar a ação do produto adicionado ao reservatório de água, após a lavagem aplicar o produto diretamente no vidro limpo e seco, com pano limpo e seco.

DICA: troque a palheta sempre que a varredura (limpeza) não for uniforme. A troca é necessária porque elas se desgastam e ficam ressecadas.

Bardahl Clean: limpador de sistemas de ar-condicionado e ventilação de veículos. O produto proporciona rápida limpeza das superfícies do sistema de ar-condicionado e ventilação, deixando um odor agradável, e utiliza componentes ecologicamente corretos e atóxicos. Seu propelente não destrói a camada de ozônio. A aplicação do produto Bardahl Clean atenua odores provocados por fungos e bactérias que se proliferam com a presença de umidade e resíduos orgânicos, como folhas, no sistema de ar dos veículos. Sem a correta manutenção, a sujeira no sistema pode acarretar doenças respiratórias e odores desagradáveis.

DICAS: no verão, a limpeza do ar é essencial, pois nesta época o equipamento é mais requisitado. Normalmente realiza-se a limpeza a cada seis meses ou quando o veículo apresentar odores desagradáveis. Verifique as condições do filtro periodicamente, pois sua condição vai indicar a necessidade ou não da limpeza. Sempre que realizar a limpeza, troque o filtro, pois fungos e bactérias (além de outros microorganismos) se acumulam devido à sujeira que permanece no filtro, na tubulação e na caixa evaporadora.

Bardahl Veda Pneu: reparador instantâneo de pneus. Sua ação imediata faz dele um item de segurança para os motoristas. O produto repara o furo e enche o pneu temporariamente, variando de acordo com o tamanho do furo. Permite ainda o deslocamento do veículo até uma área segura. Para o reparo, basta conectar o produto à válvula do pneu. Sua aplicação é fácil e rápida e não necessita ferramentas. O produto deve ser armazenado no porta-malas

DICAS:

Sempre que for abastecer, verifique a calibragem dos pneus, isso evita seu desgaste prematuro. Procure manter o estepe sempre em ordem e, principalmente, calibrado. Faça alinhamento e balanceamento periodicamente, principalmente se você trafega em vias mal conservadas. Calibre todos os pneus do carro, inclusive o estepe, e confira se todas as ferramentas para a troca estão à mão (macaco, chave de roda e triângulo), lembrando de colocá-las em uma das duas laterais do porta-malas, local de fácil acesso mesmo se o compartimento estiver lotado de bagagem. Essencial também é a verificação do nível de água no reservatório do sistema de arrefecimento (refrigeração) do motor, da carga da bateria, dos documentos do motorista e do veículo, extintor de incêndio, óleo.

Frédéric Drouin assume a presidência da Peugeot do Brasil


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Citroën do Brasil

Frédéric Drouin assume a presidência da Peugeot no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2012. O executivo franco-suíço, de 46 anos, já atuou como Diretor Marketing de Peugeot no Brasil entre 1997 e 2000. Recentemente, entre 2008 e 2010, foi Presidente do Banco PSA Finance Brasil. Diretor Comercial da Peugeot América Latina desde 2011 – função que continuará exercendo de maneira conjunta – Frédéric Drouin responde diretamente a Carlos Gomes, Presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina.

O Brasil é um país estratégico para a Marca Peugeot. Depois do lançamento bem sucedido do 408 e do 3008, estamos ampliando a nossa gama de produtos com a chegada do esportivo RCZ e de nosso grande lançamento de 2012: o Peugeot 308. Nosso foco será também oferecer aos nossos clientes serviços de qualidade a preços competitivos em todo o país. Na véspera de comemorar os 20 anos de operações de nossa Marca no Brasil, estou muito contente por escrever um novo capítulo de nossa história de paixão e emoção entre a Marca Peugeot e os brasileiros”, afirma Drouin.

Ao assumir a nova função, o executivo irá suceder a Guillaume Couzy, que ocupará o cargo estratégico de Diretor de Marketing e Comunicação global da Marca Peugeot. “A Peugeot está em uma nova dinâmica no país, que terá continuidade em 2012 com a chegada de novidades para o consumidor brasileiro. Acompanharei de perto as conquistas da Peugeot no Brasil”, diz Couzy.

Frédéric Drouin: um breve histórico

Frédéric Drouin nasceu no dia 20 de fevereiro de 1965 na França. Graduado em Economia pela Universidade Sciences Po de Paris e pós-graduado em Master of International Studies pela Universidade de Carolina do Sul (EUA), o executivo iniciou sua carreira no Grupo PSA Peugeot Citroën em 1991.

Em 1997, Drouin registrou sua primeira passagem pelo Brasil, onde atuou como Diretor de Marketing por três anos. Após esse período, em 2011, partiu para a Alemanha com o compromisso de assumir este mesmo cargo, no qual permaneceu até 2004. Nos dois anos seguintes (2005 e 2006), manteve-se à frente da Diretoria de Marketing da filial alemã, acumulando também a função de Diretor Comercial. No período de 2007 e 2008, o executivo encarou o desafio de atuar como Diretor Comercial e de Marketing do Banco PSA Finance, em nível mundial. Posteriormente, ainda em 2008, retornou ao Brasil para presidir o Banco PSA, função que desempenhou até 2010. Em 2011, deu continuidade à sua trajetória na Marca Peugeot como Diretor Comercial América Latina.

DVDS da H-BUSTER garantem diversão para as viagens de férias




VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa H-Buster

Dezembro e Janeiro são meses de férias. É neste período que muita gente reúne a família e vai viajar. Entreter as crianças dentro do carro durante horas de estrada pode ser um grande desafio. Mas pra quem tem um DVD Player automotivo da H-Buster, a diversão e o entretenimento estão garantidas. Líder no segmento de áudio e vídeo automotivo no país, a H-Buster disponibiliza diversos modelos de DVD Players com comandos de fácil operação e alto padrão de qualidade. Entre eles o HBD-9350AV e HBD-9400AVN, ideais para a família assistir um filme ou programa com máxima qualidade de imagem ou ouvir músicas com perfeita qualidade de som.

O DVD Player HBD-9350AV traz a tecnologia Bluetooth, monitor de 3,5 polegadas integrado, possui frente destacável flip-down e saídas pré-amplificadas de áudio estéreo e vídeo (RCA). Já o DVD Player HBD-9400AVN inova ao oferecer, além do monitor touch screen e do Bluetooth, o navegador GPS integrado. Perfeito para quem gosta de viajar e não abre mão do entretenimento durante os seus percursos.

Ficha técnica dos produtos:


DVD PLAYER HBD-9350AV

- Monitor widescreen de 3.5” integrado

- Bluetooth – para chamadas telefônicas e transmissão de músicas (A2DP)

- Entrada AV P2 frontal para iPod/MP3 e outros aparelhos de áudio

- Entrada para SD/MMC card

- Entrada USB frontal

- Entrada RCA de vídeo para instalação de câmara de ré

- Saída para subwoofer

- 2 saídas pré-amplificadas de áudio estéreo (RCA)

- 2 saídas RCA de vídeo

- Controle remoto

- Painel frontal destacável, flip-down
DVD PLAYER HBD-9400AV

- Monitor widescreen de 3.5” touch screen integrado

- Navegador GPS integrado

- Bluetooth – para chamadas telefônicas e transmissão de músicas (A2DP)

- Entrada AV P2 frontal para iPod/MP3 e outros aparelhos de áudio

- Entrada para SD/MMC card

- Entrada USB frontal

- Entrada RCA de vídeo para instalação de câmara de ré

- Saída para subwoofer

- 2 saídas pré-amplificadas de áudio estéreo (RCA)

- 2 saídas RCA de vídeo

- Controle remoto

- Painel frontal destacável, flip-down

Alunos de design automotivo do IED apresentam projetos para a Nissan


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Nissan do Brasil

Shiro Nakamura, vice-presidente Sênior / diretor de Criação de Design e Gestão de Marca da Nissan, esteve nesta segunda-feira (19) em São Paulo para revisar os oito projetos dos alunos de pós-graduação de Design em Transporte (Transportation Design) , primeiro curso de design automotivo do Istituto Europeo di Design São Paulo (IED SP) e que recebeu o apoio da Nissan do Brasil. Juntamente com Alfonso Albaisa, vice-presidente do estúdio Nissan Design América (NDA), Nakamura avaliou os trabalhos de conclusão de curso dos alunos, que criaram protótipos da linha de 2025 da Nissan, de subcompactos a esportivos movidos a eletricidade para o mercado brasileiro.

Profissionais do NDA mantiveram, desde setembro, estreita colaboração com os estudantes, oferecendo-lhes uma visão profissional no período de pesquisas de mercado, que indicou o perfil do futuro consumidor brasileiro, e também no desenvolvimento dos desenhos conceitos e na criação das maquetes ¼ em clay (argila), que estão na fase final de preparação. Os alunos foram desafiados a desafiados a criar os carros da linha Nissan em 2025.

Para os alunos do curso, foi uma forma de concretizar a sinergia dos estudos com a realidade da indústria. “A troca de informações com os especialistas da Nissan fez com que tivéssemos um ponto de vista a mais no trabalho, o que resultou em projetos ainda mais viáveis e de acordo com uma realidade sob o ponto de vista rentável”, comenta Felipe S. Müller, que desenvolveu o projeto Concept Interior.

“A Nissan tem um compromisso com o Brasil e, por isso, está investindo recursos e expertise de seus profissionais para ajudar a desenvolver as mentes jovens e criativas brasileiras. Por meio do apoio a este programa da IED SP, a Nissan pretende conhecer ainda mais a paixão do brasileiro pelo design automotivo”, afirma Alfonso Albaisa, vice-presidente da Nissan Design América.

DESIGN EM TRANSPORTE - O curso de pós-graduação em “Transportation Design”, do IED São Paulo, promove a especialização dos profissionais do setor automotivo, capacitando-os a desenvolver soluções próprias, inovadoras, criativas e ancoradas na sustentabilidade. O programa é dividido em três etapas, além da gestão de projeto e planejamento avançado, que são tópicos desenvolvidos em todas as disciplinas do curso. A primeira trata da compreensão avançada de como pensar o design. Na segunda fase desenvolve-se a criatividade como estratégia para o setor. Na última etapa, aprofunda-se o gerenciamento estratégico para a inovação. Neste semestre, todas as etapas foram acompanhadas por designers do Nissan Design Americas (NDA).

Ducati e iSkin lançam acessórios para produtos amados


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Assessoria de Impresa - Ducati Brasil- Thomaz Magalhães

A iSkin, líder mundial em acessórios de estilo e alta tecnologia, vai produzir sob licença da Ducati uma nova linha de bolsas premium, para acondicionar laptops, tablets, celulares e câmeras. É mais um acordo de marketing celebrado entre a Ducati e famosas marcas internacionais, reconhecidas pela excelência e charme, empenhadas na produção industrial de altíssima qualidade.


A coleção é elaborada para conter e proteger os objetos universalmente mais amados do mundo. Inclui o "Sling", uma inovadora bolsa para levar junto ao corpo os iPads; outras de tamanhos apropriados para os netbooks. O "Jimmy", tem compartimentos amplos para manter laptops, tablets e outros dispositivos organizadamente protegidos. Já o"Summit" coloca um toque urbano para os Ipads e laptops aconchegados em nylon acolchoado italiano, acompanhando as tendências do inverno atual. Já o pequeno "Lil Keeper" é um banho de moda, para a câmera point-and-shoot e iPhone 4/4S. A nova e elegante linha, estará disponível em breve também para os modelos BlackBerry mais recentes.

A coleção completa da Ducati iSkin está disponível no website iSkin.com / Ducati e uma selecção da coleção estará brvementeà venda em shop.ducati.com. Atualizações podem ser seguidas em twitter.com/iSkin.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ford faz a pré-estreia de novo veículo global no Salão de Nova Déli


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Ford

Os visitantes do Salão de Nova Déli poderão ver no estande da Ford um veículo totalmente novo, que será introduzido em breve na Índia e outros mercados globais. Com um público estimado de 1,4 milhão de visitantes, o evento será realizado de 7 a 11 de janeiro e é o local ideal para a apresentação do mais novo produto Ford.

O veículo de nova geração vai ocupar o centro do estande, que exibe visual high-tech e instalações interativas, em uma área de 1.400 metros quadrados. Como destaques, ele terá exposições de segurança e qualidade, projeções em 3D, shows ao vivo e um jogo de direção interativo comandado pelo público. O mais novo produto global One Ford foi projetado para ampliar a presença da Ford nos mercados automotivos mundiais de maior crescimento, incluindo a Índia. Ele será o segundo de oito produtos que a marca planeja lançar na Índia até meados da década.


Modelos em exposição

O estande da Ford vai exibir também os modelos Figo, New Fiesta, Ford Classic e Ford Endeavour. O Figo já vendeu cerca de 130.000 unidades desde o lançamento em março de 2010. Embora esteja há pouco tempo no mercado indiano, ele se tornou o carro mais premiado da história do país e é reconhecido na indústria pelo excelente custo-benefício. A partir da Índia, também é exportado para cerca de outros 30 mercados internacionais. O Ford Classic, como é conhecido hoje, estabeleceu uma base sólida no mercado indiano e conquistou mais de 120.000 consumidores com sua dinâmica veicular e liderança em economia de combustível. O Endeavour é um utilitário esportivo popular.

O New Fiesta Sedan, que em breve vai oferecer transmissão automática PowerShift na Índia, também estará no salão. Veículo do segmento B premium, ele faz parte da estratégia da Ford de levar a tecnologia mais avançada para os consumidores da Índia. Em comparação com as transmissões automáticas tradicionais de quatro marchas, a PowerShift é capaz de aumentar em até 9% a economia de combustível, dependendo do veículo.


Interatividade

O estande da Ford usa tecnologias avançadas para oferecer uma experiência viva e interativa aos visitantes. Por meio de uma câmera com sensor de movimento, o público poderá controlar coletivamente o veículo exibido numa grande tela de LED. Informações na tela orientam a multidão a se inclinar para a esquerda ou direita para o carro avançar no percurso. Em todas as sessões o público será fotografado e depois poderá conferir as imagens no Facebook.

No Teatro Figo, os consumidores poderão sentar no carro e assistir a um filme em uma tela de plasma no para-brisa, explicando as tecnologias inteligentes do veículo. Outro auditório, em 3D, vai mostrar as tecnologias aplicadas pela Ford no projeto, desenvolvimento e engenharia de seus veículos. Os visitantes poderão ainda navegar por dentro de um carro virtual, guiados por um engenheiro da Ford.

A instalação Mesa Toque de Qualidade dará aos visitantes a oportunidade de sentir a qualidade dos materiais usados nos veículos Ford. Já a Mesa Toque Verde vai mostrar a sustentabilidade e o custo reduzido de propriedade que as tecnologias "verdes" da Ford oferecem aos consumidores. Também estará em exposição uma carroceria do New Fiesta, para o público poder conferir as características que garantem a sua segurança e robustez na pista. Além disso, um mágico vai circular pelo estande contando histórias sobre a segurança da Ford de um jeito divertido.

Nissan anuncia recall para unidades do Sentra fabricadas em 2010


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

LinkPor Nissan do Brasil

A Nissan do Brasil, com intenção de zelar pela segurança de seus clientes, anuncia a convocação de 2.984 proprietários do Nissan Sentra 2010/2011, fabricados entre 11 e 22 de maio de 2010 e entre 8 de julho e 25 de outubro de 2010. O objetivo da campanha é a substituição do conector do terminal da bateria das unidades com numeração de chassis entre 3N1AB6AD0BL600545 e 3N1AB6AD3BL636990.

Recentemente foi detectado que o revestimento impróprio do parafuso do terminal da bateria pode causar uma queda de tensão, podendo danificar o Módulo de Controle Eletrônico (ECM) e, em casos raros, causar pane no motor, impedindo que ele seja novamente ligado. A convocação visa à substituição do conector do terminal da bateria. O serviço deve ser agendado em qualquer concessionária da marca, a partir do dia 19 de dezembro de 2011. Os clientes não terão qualquer custo.

Além da campanha nos principais meios de comunicação, como TV, rádio e jornais do país, todos os proprietários com veículos envolvidos neste recall serão contatados pela empresa por meio de carta. Eles poderão obter mais informações por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 0111090 ou pelo site www.nissan.com.br.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Confira os vencedores da promoção: "Velozes e Furiosos 5"


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Sairam os nomes dos ganhadores da promoção do filme “Velozes e Furiosos 5”, em parceria com a com a Universal Pictures. Os participantes tiveram que responder a pergunta: "Para você, qual a cena do filme Velozes e Furiosos 5 tem mais ação?", as duas melhores respostas vao levar para casa um DVD original do filme.

Os vencedores são: Bruno Belletti e Renato Silva. Parabéns e obrigado pela participação de todos !!!!


Renato Silva disse...

"A melhor cena é aquela que encostam os dois carros SRT8 e engata o cofre e sai arrastando pela cidade.o melhor filme dos velozes e furiosos foi esse sem duvida alguma....."

Bruno Belletti disse...

"A melhor cena, foi as 4 viaturas Charger SRT8 paradas no sinal, esperando o momento certo pra engolir o asfalto, e o Toretto tirando o pé pro Brian ganhar. rs. E se a ultima sena do filme tivesse sido filmada, em vez de feita em 3d, seria uma briga muito boa!"

Link da promoção: http://carpointnews.blogspot.com/2011/12/promocao-concurso-cultural-velozes-e.html

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ford lança aplicativo do novo Fusion 2013 com jogo e imagens virtuais


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Ford

A Ford lançou um aplicativo para quem quiser conhecer em primeira mão o novo Fusion 2013, participando de um jogo virtual com imagens de realidade aumentada. Disponível no http://fordfusionapp.com, ele permite dirigir o novo Fusion através de uma série de "mundos" que se abrem para revelar o carro. O objetivo do aplicativo é antecipar as novidades do novo Fusion, de modo interativo e empolgante. Ele permite aos consumidores conhecer o design e a tecnologia avançada do carro de modo simples e divertido, ao mesmo tempo em que reforça o seu caráter transformador.

O aplicativo opera em smartphones e tablets com os sistemas Android e iOS, como iPhone, iPad e Droid. A primeira missão é encontrar e capturar um logo Ford usando a câmera do aparelho. O logo Ford então aparece na tela como um botão para iniciar o programa. Como num videogame, a proposta é dirigir o novo Fusion, camuflado digitalmente, em um cenário inspirado no design e na tecnologia de elementos chaves do veículo.


A cada dia, um videoclipe diferente dá acesso a novas fases e conteúdos do carro. Conforme o jogo avança, é possível entrar em três mundos, cada um trazendo uma visão mais clara do Fusion e novos cenários. Além de ter trilhas sonoras originais, o aplicativo permite acesso às redes sociais e a postagem de imagens no Facebook ou Twitter. No dia da apresentação do Fusion no Salão de Detroit 2012, os usuários poderão desbloquear a imagem completa do carro. No vídeo final do jogo, uma imagem do carro vai aparecer no menu principal. O usuário poderá escolher quatro Fusions para dirigir na pista e criar uma imagem personalizada do carro para compartilhar no Facebook ou Twitter. O aplicativo foi desenvolvido pela Ford em parceria com o Moonbot Studios.

O Fusion 2013 traz o que há de mais avançado em tecnologia de conectividade e mobilidade pessoal e por isso foi escolhido o "Carro Oficial da CES", a maior feira de tecnologia eletrônica do mundo, em Las Vegas, onde será apresentado por Alan Mulally, presidente e CEO da Ford, no dia 10 de janeiro.

Volvo Powertrain -10 anos de atuação no Brasil


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Por Volvo do Brasil

Ao completar dez anos de atuação no país, a divisão de Powertrain da Volvo do Brasil consolida-se como uma área extremamente estratégica para a empresa, fabricante de caminhões, chassis de ônibus e equipamentos de construção. De sua unidade fabril, saem componentes vitais dos caminhões e ônibus, como motor e caixas de câmbio, itens responsáveis por garantir a eficiência do veículo. “Ao fabricar esses componentes aqui no Brasil, geramos empregos no País e agilizamos o processo de montagem dos caminhões e ônibus”, afirma Nilton Roeder, diretor da Volvo Powertrain Latin America.

Exemplo da importância da divisão foi o início da produção, na semana passada, das caixas de câmbio I-Shift, até então importadas da Suécia. Agora este componente é fabricado em Curitiba, sede sul-americana da marca. A planta brasileira é a primeira do Grupo Volvo fora da Suécia a fabricar este equipamento. O investimento, de R$ 25 milhões, incluiu ainda a nacionalização da linha de motores 11 litros. O trabalho da divisão Powertrain engloba toda a cadeia produtiva, desde o desenvolvimento até o controle de qualidade dos produtos fabricados no Brasil. “Atuamos dentro de uma estrutura global, com uma plataforma mundial de produtos e oportunidades globais de profissionalização”, diz Roeder.


A trajetória da Volvo Powertrain iniciou com uma fábrica de motores, que já contava com o mérito de ser a única da marca fora da Suécia. Há dez anos, a divisão foi constituída nos moldes atuais, mas era vinculada à Suécia. Atualmente, a planta é independente e atua como um player mundial. “Desenvolvemos projetos com outros centros de Desenvolvimento de Produto da Volvo Powertain no mundo. Nossa equipe passou de 15 para aproximadamente 100 profissionais”, diz Denis Holzmann, responsável pela área de Desenvolvimento de Produto.


A unidade de Curitiba conta com 450 funcionários que são parte de um grupo de mais de 10 mil pessoas que trabalham em linhas de produção na Suécia, França, Espanha, Japão e Estados Unidos. Outro salto diz respeito à qualidade. No início, a área contava com dois engenheiros que atuavam, basicamente, em problemas de campo. Hoje, o setor possui uma equipe de 25 pessoas, entre engenheiros e técnicos, e atua de forma estratégica. “Temos um braço voltado à garantia, que recebe e analisa as peças enviadas pela rede de concessionários. Com isso, além de auxiliar no controle de custos da empresa, conseguimos propor melhorias no produto a partir da análise das falhas ocorrendo no campo”, comenta Rubens Villela Cordeiro, da área de Qualidade e Satisfação do Cliente.

A excelência operacional da Volvo Powertrain no Brasil foi, inclusive, reconhecida oficialmente. Em 2009, a divisão conquistou o nível bronze da WCMA (World Class Manufacturing Association), certificação internacional de excelência operacional. A unidade brasileira foi a primeira do Grupo Volvo em todo o mundo a alcançar esse reconhecimento. Os principais aspectos que a levaram a essa certificação foram qualidade, rapidez na entrega, flexibilidade e inovação.

Ducati Riding Experience 2012


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Assessoria de Impresa - Ducati Brasil - Thomaz Magalhães

A Ducati anuncia a abertura das insrições para a edição 2012 da Ducati Riding Experience, uma clínica de condução e pilotagem para pilotos de todos os níveis, desde principiantes a amadores e profissionais. Tradicionalmente será desenvolvida em algumas das mais famosas pistas do mundo.A estrela da temporada 2012 será a Ducati 1199 Panigale, apenas algumas semanas após a sua estrondosa apresentação oficial no Salão de Milão, quando também foi eleita a moto mais bonita. A superbike bicilíndrica que tem o DNA da campeã do Mundial de Superbike em 2011, estará nas pistas à disposição dos alunos da Ducati Riding Experiente, atendidos por uma impressionante equipe de 30 pilotos profissionais e todo um poderoso esquema de apoio, liderados pelo lendário campeão Troy Bayliss, ao lado de outros campeões, como Marco Lucchinelli.


A Ducati Riding Experience 2012 contará com uma frota de 90 Ducatti 1199 Panigale, sob a direção do chefe de equipe Dario Marcheti. É uma oportunidade para motociclistas de todos os níveis a melhorar as técnicas de pilotagem mesmo em condiçõs extremas, num ambiente controlado e seguro. Inscrições e informações complementares estão no website internacional da marca, www.ducati.com .

Com novo IPI, Kia Motors anuncia aumento médio de 3,01%


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Por Texto Final - Kia Motors do Brasil

Por conta do Decreto 7.567, que majora em 30 pontos porcentuais o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados dos veículos automotores com índice de nacionalização ou localização regional de 65%, a Kia Motors do Brasil foi obrigada a reajustar os preços ao consumidor de seus dez modelos atualmente comercializados no País, cujo aumento médio foi de 3,01%.

O compacto Premium da Kia Motors, o Picanto, lançado em agosto último, já com alimentação flex fuel, teve seus preços médios majorados em 4,03%. O modelo Soul, que acaba de ser remodelado e agora com transmissão de seis marchas, tanto no mecânico como no automático, também flex fuel, teve reajuste de 2,46%. O sedã Cerato absorveu impacto médio de 3,13%.

As duas versões da station wagon Carens ficaram com repasse médio de 3,16%, enquanto a van Carnival, também em duas versões, com 1,71%. As três versões do sedã de luxo Cadenza tiveram aumento médio de 3,29%. As seis versões do SUV Sportage tiveram aumento de médio de 5,82%, enquanto o Sorento, em suas sete versões, de 2,62%. O Mohave, SUV de grande porte, teve repasse médio de 4,19% em suas três versões de motorização.

Por fim, para as sete versões do caminhão leve Bongo, cabine simples, inclusive aquela fabricada em Montevidéu, Uruguai, o reajuste médio foi de 0,84%. "Decidimos repassar o aumento da alíquota do IPI de 30 pontos porcentuais de modo parcial e gradual. Além do reajustamento de hoje, teremos em 15 de janeiro, 15 de fevereiro e 15 de março", explica José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. "Com o repasse médio de apenas 3,01% este mês, entendemos que realizaremos boas vendas ainda neste fim de ano", conclui.

A tabela de preços é válida até o dia 15 de janeiro de 2012.


Iveco Stralis chega às 20.000 unidades vendidas no Brasil


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por MM Editorial

O caminhão extrapesado Iveco Stralis alcançou a marca de 20.000 unidades vendidas no Brasil. O modelo, que chegou ao mercado em 2004, já responde por cerca de 20% do total das vendas da Iveco no País. Reconhecido pela robustez de seu conjunto mecânico, pelo conforto da cabine e facilidade de condução, o Iveco Stralis, é também um dos mais econômicos extrapesados do mercado brasileiro. “Pergunte a qualquer motorista e ele vai confirmar: é um caminhão bom de dirigir, confiável e seguro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco.

O Stralis NR Eurotronic é um dos mais modernos extrapesados do mercado e um dos mais vendidos do Brasil. E com a nova geração de produtos Ecoline, que chega a partir de 2012, a Iveco prepara outro modelo para entrar no segmento top dos extrapesados, o Stralis AS, com a maior cabine do segmento (3,85m de altura e 2,50m de largura), novas potências (440, 480 e 560cv) e painel de automóvel de luxo. “Vamos elevar as qualidades de conforto a economia de combustível a novos patamares de excelência no segmento”, diz Cavalcanti. “O Stralis e o Stralis AS formarão a mais completa gama dos extrapesados, atendendo a todas as demandas dos clientes”.


SUCESSO DESDE 2004

O Iveco Stralis foi lançado no mercado brasileiro em 2004, na versão HD, modelo que logo foi apelidado de “valente”, por sua força e resistência. Ele foi seguido pelo Novo Stralis, de 2007, com motores de 380 e 420cv, com nova e belíssima cabine e interior totalmente remodelado. Em 2010, surgiu o Stralis NR, com novas potências (380, 410 e 460cv), uma nova e levíssima embreagem (patenteada mundialmente), novo câmbio ZF de 16 marchas e, exclusividade Iveco, o sistema Frota Fácil de gestão de frotas.

Em 2011, o NR virou NR Eurotronic, com câmbio ZF automatizado, ampliando o conforto ao dirigir e a economia de combustível. Com a política de constante inovação da Iveco, o modelo vai ficar ainda melhor, pois dentro da nova geração Ecoline, que a Iveco introduz no mercado a partir de 2012, o Stralis NR Eurotronic receberá novos motores Euro V com novas potências. Complementares, os modelos Stralis NR e Stralis AS serão oferecidos num total de seis versões de motorização diferentes, com dois tamanhos de cabine, além de diversas combinações possíveis de entre-eixos, tração, transmissões etc.

Volkswagen faz recomendações para uma boa viagem


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por VW do Brasil

A Volkswagen preparou sugestões importantes para garantir a tranquilidade dos motoristas em relação à manutenção de seus veículos no período de férias escolares. A proximidade das festas de fim de ano, para muita gente, significa carro na estrada. Preparar-se para as viagens de final de ano, sejam elas longas ou curtas, não exige muito.

Cuidados básicos

Mesmo que o veículo esteja em boas condições, é prudente fazer uma revisão rápida de alguns itens importantes. Para começar, aqueles que garantem a segurança, como pneus, luzes e limpadores de para-brisas. Não se esqueça de calibrar os pneus antes de ir para a estrada. Lembre-se de que, com o carro mais carregado, é preciso usar pressão maior – confira os números corretos no manual do veículo. E não esqueça nunca de verificar se o estepe está cheio e onde estão o macaco, a chave de roda e as ferramentas para remover as calotas ou rodas.

Verifique o desgaste dos pneus: se as ranhuras estiverem com menos de 1,6 mm de profundidade, troque-os. Para facilitar este exame, os pneus têm alguns pontos salientes dentro das ranhuras, ao longo da banda de rodagem, chamadas de TWI. Se eles estiverem muito próximos da superfície externa, é um sinal de alerta.

Mesmo que o planejado não seja viajar à noite, é bom verificar faróis, lanternas traseiras e piscas. Cheque também a luz da placa traseira. Uma medida que contribui para a segurança é andar na estrada sempre com faróis baixos acesos. Isso torna seu carro mais visível para os outros motoristas.

Em grande parte do Brasil, o verão é uma estação de chuvas e temporais. Por isso, verifique o funcionamento do limpador de para-brisa e, se for o caso, troque as palhetas. Verifique a água e o funcionamento do lavador de para-brisa. Se pegar chuva, mantenha sempre os faróis acesos e aumente a distância para o veículo à sua frente.

E quando o assunto é manter uma distância segura, a Volkswagen já oferece em alguns de seus veículos a tecnologia do ACC (controle eletrônico de velocidade e distância), que acelera e freia o carro automaticamente de acordo com a distância e a velocidade previamente estabelecidas pelo motorista.


Na oficina

Uma visita rápida à oficina também é aconselhável. É fundamental verificar o desgaste das pastilhas e discos de freios. E é bom examinar o alinhamento e balanceamento das rodas – rodas desalinhadas podem provocar desgaste irregular e prematuro dos pneus, exigindo que sejam trocados muito antes do tempo, além de comprometer o comportamento dinâmico do veículo.

Também é bom conferir o estado dos amortecedores. Eles são importantes não só para o conforto, mas para a segurança. Lembre-se que, se o carro estiver lotado e com bagagem, eles serão mais sobrecarregados que o normal. Um item muito importante são as correias do motor. Peça ao mecânico para se necessário substituí-las. A correia dentada, por exemplo, deve ser trocada nos períodos determinados pelo fabricante (veja no manual do carro). A correia poly-v também é importante, pois aciona as bombas hidráulicas, o ar-condicionado, o alternador e outros agregados do motor.

Verifique o nível do óleo do motor e, se estiver perto do momento da troca, antecipe-a. Cheque os filtros de ar, óleo e combustível. E o do ar-condicionado também. Lembre-se que um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível em até 5%, além de reduzir o desempenho do motor. E veja também o nível do líquido de arrefecimento do motor.



Limites do carro e do motorista

O limite de carga está no manual do proprietário e não deve ser excedido. Levar peso demais força a suspensão, o motor, a transmissão e os freios, além de prejudicar a dirigibilidade. Mesmo dentro dos limites recomendados, é importante lembrar que um automóvel levando cinco pessoas e bagagem se comporta de forma bem diferente do que no dia a dia na cidade. Uma mudança fundamental é na distância de frenagem: é preciso mais espaço para parar. Portanto, evite andar muito perto do carro à sua frente e reduza a velocidade gradualmente, sempre que for possível. Na chuva, preste ainda mais atenção.

O carro carregado também tem comportamento diferente nas curvas. Evite sustos e surpresas desagradáveis, reduzindo a velocidade antes de entrar na curva. Às vezes, as velocidades indicadas nas placas nas estradas, próximo às curvas, podem parecer baixas demais, mas não estão lá por acaso. Elas foram calculadas para garantir a segurança e são uma boa referência.

Também é bom lembrar que um carro mais carregado acelera menos. É preciso mais espaço para ultrapassar, principalmente em subidas. Não arrisque. E tome cuidado, também, na hora de entrar numa rodovia movimentada. Tome cuidado com a acomodação da bagagem. Procure colocar os objetos mais pesados mais para o fundo do porta-malas e, nas station wagons e nos utilitários, não ultrapasse a altura do encosto do banco traseiro. Lembre-se que objetos soltos dentro do carro podem ser arremessados contra os passageiros nas freadas fortes ou em caso de batidas, o que é especialmente perigoso para as crianças.

Por falar em crianças, recomenda-se que elas viajem no banco de trás e, dependendo da idade, têm de utilizar cadeirinhas ou um assento elevado, devidamente fixados e sempre com cinto de segurança. Recomende que todos os ocupantes do carro usem os cintos. Passageiros de trás não protegidos por eles, em caso de colisão, podem ser arremessados para frente, causando graves lesões a quem viaja na dianteira.


Fadiga: não facilite

Por mais que queira chegar logo ao destino, nunca subestime o cansaço. A fadiga é uma das maiores causas de acidentes, principalmente se, além de fisicamente exausto, o motorista começar a sentir sono. A transição entre uma leve sonolência e dormir ao volante costuma ser repentina e as consequências podem ser gravíssimas. Não facilite. Se sentir cansaço, pare assim que encontrar um lugar seguro, como em um posto de gasolina, restaurante ou área de descanso – sempre fora da rodovia ou do acostamento.

Truques como abrir o vidro, aumentar o volume do rádio e coisas semelhantes não adiantam. Portanto, descanse um pouco, desça do carro, tome um café, água ou refrigerante, coma alguma coisa leve, vá ao banheiro e, quando se sentir em condições, pode voltar à estrada. Não tenha pressa. Dentro do portfólio de veículos oferecidos pela Volkswagen no Brasil, alguns modelos, como o Passat e o Novo Tiguan, contam com o detector de fadiga, uma tecnologia inovadora e exclusiva em seus respectivos segmentos.

Sistemas eletrônicos monitoram os primeiros 15 minutos de viagem e comparam com os parâmetros traçados ao longo do trajeto. Se esse recurso detectar a perda de concentração do motorista, o sistema avisará através de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Na estrada

Mesmo se a ideia é fazer uma viagem curta, em uma estrada já conhecida, é importante um mínimo de planejamento para ter uma jornada tranquila. Para evitar engafarramentos, viaje em horários alternativos. Cada região e cada estrada tem características diferentes – é bom se informar sobre as condições e previsões de trânsito por meio do rádio, dos serviços das empresas concessionárias de rodovias ou da polícia rodoviária.

E foi pensando justamente em situações de trânsito intenso que a Volkswagen desenvolveu o Side Assist, sistema que identifica e alerta o motorista sobre os pontos cegos do veículo. Dois sensores por radar, de 24 GHz, posicionados na parte traseira, monitoram a aproximação de outros carros em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos. Este sistema é extremamente útil em situações em que o motorista inicia uma troca de faixa e outro carro se aproxima no ponto cego. O sistema identifica a intenção do motorista pelo acionamento da seta. Procure encher o tanque antes de começar a viagem. Em geral, o combustível é mais barato nas cidades do que nos postos ao longo da estrada.

Motorista: o equipamento de segurança mais importante

A Volkswagen produz carros confiáveis e seguros, mas o principal elemento de segurança nas estradas continua sendo o motorista. Seja qual for o modelo do automóvel, mesmo os que possuem o melhor e mais completo equipamento de segurança, com recursos eletrônicos avançados, a segurança depende do comportamento de quem está ao volante.

O motorista é o responsável por sua integridade, a de sua família e a dos outros condutores e pedestres com quem cruzar pelo caminho. Lembre-se que as estradas são ambientes coletivos e é preciso colocar o bem estar de todos acima do pessoal. Para isso, respeite a sinalização e as regras básicas de trânsito – não falar ao celular, não ultrapassar pelo acostamento e ter paciência com os erros alheios.