segunda-feira, 23 de julho de 2012
Novo Gol e Novo Voyage serão os primeiros veículos do Brasil a utilizar tecidos à base de PET reciclado no revestimento de bancos e portas
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Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automobilística do País a desenvolver e aplicar a tecnologia de tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e painéis de portas de seus automóveis, que estreia no Novo Gol e Novo Voyage. A tecnologia protege o meio ambiente e faz parte do objetivo estratégico da Volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão.
Exclusividade da Volkswagen no Brasil, os tecidos à base de PET reciclado para revestimentos aplicados no Novo Gol e Novo Voyage, são altamente tecnológicos e estrategicamente compostos por até 60% de fio reciclado. A matéria-prima bruta é fornecida por empresas certificadas por órgãos ambientais internacionais.
Os tecidos à base de PET reciclado oferecem o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais utilizados atualmente nos revestimentos dos veículos Volkswagen. Além disso, os novos tecidos atendem perfeitamente às especificações de aparência e durabilidade exigidas pela empresa, com a vantagem de preservar o meio ambiente.
"A Volkswagen do Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao desenvolver a inovadora tecnologia de tecidos à base de PET reciclado para revestimentos de bancos e portas. É um desafio tecnológico que resolvemos vencer para proteger o meio ambiente", diz o Gerente Executivo de Desenvolvimento de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares, Antonio Carnielli Jr..
A produção dos tecidos à base de PET reciclado tem início com a separação das garrafas plásticas por cores, uma vez que elas interferem no tom do tecido. Em seguida, as peças são limpas e trituradas em grãos, os quais são transformados em fios – matéria-prima de construção de tecidos. A partir daí, o processo de criação do tecido à base de PET reciclado é o mesmo utilizado na produção de tecidos convencionais.
A fibra de PET reciclado já é aplicada pela indústria automobilística em Não Tecidos de revestimentos do assoalho, porta-malas de veículos e cobertura do compartimento de bagagem.
Inovações em sustentabilidade – Pioneirismo Volkswagen
Além dos tecidos à base de PET reciclado no revestimento de bancos e portas de veículos, a Volkswagen do Brasil é pioneira em diversas outras ações de sustentabilidade. Confira algumas:
PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas)
A Volkswagen foi a primeira indústria automobilística do Brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovável no País. A empresa inaugurou, em 2010, sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Anhanguera, e já anunciou a construção de sua segunda usina, a PCH Monjolinho, com inauguração prevista para 2014.
A PCH Anhanguera é uma parceria entre a Volkswagen do Brasil, a SEBAND e a Pleuston. Localizada no rio Sapucaí, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo, a PCH Anhanguera possibilitou que a Volkswagen aumentasse sua utilização de energia renovável de 86% para 93,55%. A Volkswagen do Brasil minimizou impactos da construção por meio de diversos projetos ambientais e sociais.
Créditos de Carbono
A PCH Anhanguera recebeu o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Inédito para a unidade brasileira da Volkswagen, o certificado atesta que sua usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Volkswagen anuncia sua 2ª PCH, com investimento de R$ 160 milhões
A Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de aproximadamente R$ 160 milhões, em sociedade com a Pleuston Serviços, na construção de sua segunda PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Monjolinho, prevista para ser inaugurada em 2014. A PCH Monjolinho será construída no rio Sapucaí, entre Ipuã e Ituverava, no Estado de São Paulo, a 25 km da PCH Anhanguera. As obras devem gerar 700 empregos diretos e 5.000 indiretos, além de contar com projetos sociais e ambientais.
PCHs vão gerar 40% da energia elétrica utilizada pela Volkswagen
O investimento da Volkswagen do Brasil e seus parceiros nas duas PCHs (Anhanguera e Monjolinho) soma aproximadamente R$ 300 milhões. Juntas, as Pequenas Centrais Hidrelétricas vão gerar cerca de 48 MW, o que equivale a aproximadamente 40% da energia elétrica utilizada pela Volkswagen do Brasil.
Fibras de Curauá e de Juta
A Volkswagen do Brasil foi a primeira fabricante de automóveis a desenvolver a tecnologia com a Fibra de Curauá, utilizada no revestimento do teto do Polo, desde 2000. Nativa da Floresta Amazônica, a planta Curauá é cultivada por comunidades de baixa renda das imediações de Santarém, no Pará, que encontraram nessa agricultura a melhoria da qualidade de vida. Além do desenvolvimento social, a Fibra de Curauá beneficia o meio ambiente, por ser uma fonte renovável. A Curauá proporciona às peças de veículos um acabamento resistente, cumprindo todas as especificações de produto requeridas pela Volkswagen.
A Volkswagen do Brasil também utiliza outras fibras naturais, como a mistura de Juta e a de Malva, em parte da produção da cobertura do compartimento de bagagem presentes no Novo Gol. Desde 2004, a fibra natural renovável é utilizada no porta-pacotes do Fox e CrossFox.
Conceito BlueMotion
Um dos objetivos da Volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho dinâmico e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido recebem a designação BlueMotion Technologies, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, as tecnologias BlueMotion abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribuem para preservar os recursos energéticos.
O recém-lançado Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies, de veículos ambientalmente corretos. Os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010).
Software de gerenciamento de sustentabilidade - SoFi
A Volkswagen do Brasil é a única empresa do País a implantar e utilizar a licença completa do software de gerenciamento de sustentabilidade SoFi. A tecnologia alemã permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar futuros relatórios ambientais.
O software SoFi ajudará a Volkswagen do Brasil a melhorar continuamente a gestão de informações, reduzindo ainda mais suas emissões e minimizando possíveis impactos ambientais de forma inovadora. O cálculo das emissões realizado por meio do SoFi será abrangente, pois vai considerar todos os processos da empresa, desde a produção a operações de escritórios e até mesmo viagens a trabalho.
Análise do Ciclo de Vida no Processo Industrial - GaBi
A Volkswagen do Brasil também utiliza o software alemão GaBi para alcançar a excelência no desempenho ambiental. O GaBi proporciona a avaliação completa de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação. Dessa forma, é possível trabalhar preventivamente, minimizando os impactos ambientais.
O software GaBi calcula todos os potenciais de impacto ambiental da nova atividade operacional, além das emissões geradas a partir de processos agregados. Em seguida, por meio da interpretação e da análise crítica detalhada dos resultados do GaBi é possível apontar qual é o processo industrial mais adequado em termos ambientais.
Total Flex - Tecnologia bicombustível
A Volkswagen inovou ao lançar a tecnologia bicombustível Total Flex no Brasil, em 2003. O Total Flex revolucionou a indústria automobilística ao permitir que os veículos sejam abastecidos com etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O Gol, o automóvel mais vendido no Brasil há 25 anos consecutivos, foi o primeiro a receber o motor Total Flex. Atualmente, a tecnologia está em toda linha nacional da Volkswagen.
Toyota firma nova parceria com PSA Peugeot Citroën na Europa
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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota, por meio de sua subsidiária europeia, firmou uma nova parceria com a PSA Peugeot Citroën. No novo acordo, a PSA irá fornecer para a Toyota veículos comerciais leves para comercialização no mercado europeu. Os veículos serão vendidos sob a marca Toyota.
Com a parceria, a PSA passa a fornecer à Toyota, a partir de meados de 2013, uma van de médio porte baseada na Peugeot Expert e na Citroën Jumpy. O acordo também abrange a próxima geração do veículo, com a Toyota participando ativamente de seu desenvolvimento e investindo em equipamentos.
“A Toyota e a PSA já fabricam um carro compacto para o mercado europeu, o Toyota Aygo, por meio de uma joint-venture na República Checa. Consideramos o mercado de veículos comerciais leve na Europa muito importante e vamos combinar nossas forças com a PSA para atender aos anseios dos consumidores europeus”, afirma Didier Leroy, presidente e CEO da subsidiária europeia da Toyota.
Harley-Davidson apresenta motos exclusivas para forças armadas e policiais na Interseg 2012
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Por Printer Press Comunicação Corporativa - Assessoria de Imprensa da Harley-Davidson
A Harley-Davidson traz para a Interseg – 12ª Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, toda a sua tradição como uma empresa que fornece veículos para forças armadas e policiais no mundo inteiro há mais de 100 anos para servir e proteger.
Nesta edição, a empresa apresenta seus modelos Road King® Police e Electra Glide® Police, agora montados na nova unidade industrial da Harley-Davidson, em Manaus (AM). Essas motocicletas foram projetadas e construídas exclusivamente para as forças policiais e militares para o uso em escoltas, patrulhamento rodoviário e ronda ostensiva.
“Queremos mostrar a todos os participantes da Interseg a qualidade, durabilidade e eficiência de nossos produtos e como eles podem ser úteis no cumprimento das tarefas de segurança. Além disso, o fato de agora montarmos essas motocicletas em nossa planta em Manaus é uma prova da confiabilidade da operação brasileira em produzir modelos de qualidade global”, ressalta Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.
Road King® Police
A Road King® Police conta com transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive®, suspensão traseira e assento com regulagem ajustável a ar. A motocicleta possui rodas exclusivas com talões de retenção reforçados, projetados para assegurar que os pneus permaneçam no aro mesmo que ocorra perda repentina de pressão, além de acelerador eletrônico sem cabos, estilo Fly-By-Wire, e freios Brembo® com ABS. O modelo oferece o menor custo de manutenção por quilômetro rodado do mercado.
Um destaque da Road King® Police é a tecnologia EITMS (Engine Idle Temperature Management System), que desativa o cilindro traseiro da motocicleta durante longas paradas, o que ajuda na refrigeração do motor. O modelo conta com injeção sequencial de combustível, 1.700 cilindradas de potência, torque de 138 N.m, autonomia média de 400 km, garantia de dois anos sem limite de quilometragem e transmissão por correia dentada, proporcionando menos manutenção, maior durabilidade e conforto.
Electra Glide® Police
O modelo Electra Glide® Police apresenta uma carenagem tipo asa de morcego montada no garfo, com um visual dominante e possibilitando um nível maior de proteção contra o vento e intempéries para o motociclista. O grupo de instrumentos - estilo painel - oferece velocímetro, tacômetro, indicador de combustível, voltímetro e local específico para acoplamento do rádio comunicador. O modelo conta com motor Twin Cam 103™ de 1.700 cilindradas, que gera potência e desempenho sustentados pela injeção eletrônica de combustível por portas sequenciais.
A Electra Glide® Police possui ainda alforjes/bolsas laterais estilo segurança pública, exclusivas da Harley-Davidson, com travas especiais que possibilitam acesso fácil ao motociclista mesmo sentado na motocicleta; assento individual a ar ajustável; dois espelhos de “imagem real” de haste longa e para-brisa de Lexan® destacável, projetado para se soltar com mínimo esforço durante um impacto.
Todos os modelos foram concebidos para proporcionar o elevado nível de desempenho exigido na função policial e dar a confiança para enfrentar qualquer situação. As motocicletas são a definição de excelência com a qual o policial ganha o respeito e a simpatia da comunidade que protege.
O estande da Harley-Davidson na Interseg fica em uma área de 70 m2 onde serão exibidos um modelo Electra Glide® Police, além de duas versões da motocicleta Road King® Police, sendo uma delas, uma das primeiras unidades produzidas no Brasil para a Polícia Militar de São Paulo, 2º Batalhão de Choque, destinada às missões de escolta de autoridades e dignatários.
Atualmente, a Harley-Davidson fornece motocicletas para mais de 3.700 departamentos de polícia e órgãos de segurança pública em mais de 45 países.
No Brasil, são utilizadas por:
- Exército Brasileiro: Polícia do Exército e Batalhão de Guardas desde os anos 1940
- Marinha do Brasil: Corpo de Fuzileiros Navais desde os anos 1940
- Força Aérea Brasileira: Polícia Aeronáutica desde os anos 2000
- Polícia Rodoviária Federal desde 1928
- Polícia Militar de São Paulo e Bombeiro Militar desde os anos 1930
- Polícia Militar do Paraná desde os anos 2000
- Polícia Militar do Rio Grande do Sul desde os anos 2000
- Polícia Militar do Rio de Janeiro desde os anos 2000
Serviço:
Harley-Davidson na 12ª Interseg
Quando: De 22 a 24 de julho de 2012
Onde: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo, SP
Estande H-D: Rua C – áreas C15 e D16
Horário: dia 22, das 18h às 21h30 / dia 23, das 9h às 18h30 / dia 24, das 9h às 18h30
BMW Group Serviços Financeiros anuncia programa de trainee
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Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
Como parte das atividades internacionais do BMW Group, O BMW Group Serviços Financeiros passa a oferecer a partir desta data a oportunidade de impulsionar a carreira de jovens profissionais com o objetivo de atrair, desenvolver e manter os líderes de amanhã com uma formação generalista.
Com duração de até 21 meses, o programa permite ao candidato selecionado a oportunidade de realizar duas transferências internacionais por um período de 3 a 6 meses, em dois diferentes países, sendo uma delas na sede do BMW Group Serviços Financeiros em Ohio, nos Estados Unidos e a outra em Munique, na Alemanha.
O programa de trainee também promove oportunidades de networking internacional e uma compreensão mais profunda da divisão Financial Services do BMW Group, que irão maximizar a experiência do jovem, fornecendo uma base sólida para uma carreira de sucesso internacional. Além disso, o trainee contará com o suporte de um gerente experiente que será seu mentor pessoal, apoiando-o durante todo o período do programa.
As inscrições estão abertas no período de 23 de julho a 16 de agosto de 2012 e serão realizadas por meio do site da BMW do Brasil www.bmw.com.br/trainee2012
Os candidatos selecionados passarão por diversas etapas, sendo elas presenciais com dinâmicas de grupo, teste teórico e entrevistas individuais.
Sobre o perfil do candidato:
- Diploma de Bacharel ou equivalente, concluído entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012;
- Disponibilidade para residir no exterior;
- Ter no mínimo seis meses de experiência comprovada na área requisitada;
- Ter pelo menos quatro meses de experiência internacional, a estudo ou a trabalho;
- Competências Pessoais: senso analítico, pensamento criativo, ambição, capacidade de liderança, alta motivação, vontade de aprender e se desenvolver, facilidade na comunicação, comprometido, capacidade de trabalhar em equipe e, acima de tudo, paixão pela marca e por desafios;
- Habilidades: conhecimentos em matemática financeira, facilidade com calculadora HP 12C, conhecimento avançado no pacote office;
- Deverá ter fluência no idioma Inglês e em outra língua. Alemão será um diferencial.
domingo, 22 de julho de 2012
Trinta e dois anos na estrada - Gol é o carro que conquistou o Brasil
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Por Volkswagen do Brasil
Na história da indústria automobilística brasileira, nenhum carro obteve tanto sucesso como o Volkswagen Gol. Lançado em maio de 1980, com a missão inicial de substituir o consagrado Fusca, o Gol logo conquistaria o coração dos brasileiros sendo um produto totalmente desenvolvido no País. Com mais de 6 milhões de unidades comercializadas, há 25 anos ele é o carro mais vendido no País, onde tornou-se parte da paisagem urbana em grandes e pequenas cidades. Ele também é o veículo feito no Brasil mais vendido no exterior, com mais de 1 milhão de unidades exportadas.
E, para confirmar seu sucesso no mercado brasileiro, o veículo fechou o 1º semestre de 2012 na liderança do mercado brasileiro, com 126.560 unidades comercializadas no período, 8.244 à frente do segundo colocado. Antes do Gol, outro modelo Volkswagen ocupava o posto de liderança de vendas no País. O Fusca, primeiro carro produzido pela marca no Brasil, foi líder por 24 anos consecutivos, entre 1959 e 1982.
Entre todos os veículos produzidos pelo Grupo Volkswagen em todo o mundo, - mais de 150 - o Gol está entre os cinco modelos mais vendidos, um feito considerável para um produto focado primariamente no mercado nacional. O ranking da marca inclui modelos como Passat, Golf, Jetta e Polo, com plataformas globais.
A trajetória vitoriosa do Gol tem uma base sólida: ele foi criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros, mas ultrapassou fronteiras. O projeto, iniciado em 1976, foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores nacionais, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. Tudo isso com capacidade para levar cinco pessoas e bagagem com conforto e um visual moderno e equilibrado, capaz de despertar a atenção por onde passasse. Para completar, um nome com profunda ligação emocional num País onde a paixão pelo futebol transcende os limites do esporte, confundindo-se em alguns momentos com civismo e orgulho nacional.
O primeiro Gol tinha motor refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e 47 cv (uma variação do usado no Fusca, com quem conviveria até 1986) e câmbio com quatro marchas. Suas linhas eram inspiradas nas do Passat, modelo de porte médio da Volkswagen que fazia sucesso na época. Com carroceria tipo hatch e perfil aerodinâmico, o primeiro Gol era oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas. Entre os anos 1970 e o final da década de 1990, com raras exceções, carros com quatro portas não tinham aceitação no mercado brasileiro.
Já em 1981 o Gol ganhou um motor mais potente, com 1,6 litro e 67 cv, também refrigerado a ar. A primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida, com motor 1,5 litro e câmbio de cinco marchas, foi lançada em 1984. Logo em seguida viriam os motores 1,6 litro e o primeiro Gol GT, com 1,8 litro.
Em suas cinco primeiras gerações, o Gol passou por uma contínua evolução tecnológica, introduzindo no país novidades que revolucionaram a indústria nacional. O Gol GTI, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, com um sistema analógico que teve que ser totalmente desenvolvido no País, já que na época a importação de equipamentos digitais, disponíveis no exterior, era proibida. A injeção eletrônica multiponto, já com sistema digital, um importante avanço, passou a ser oferecida em 1997.
Em 2003, o Gol Total Flex foi o primeiro automóvel capaz de rodar, indiferentemente, com gasolina, álcool ou qualquer mistura dos dois combustíveis, abrindo a era dos motores bicombustíveis que hoje dominam o mercado brasileiro. Outro marco da história do Gol foi a introdução dos motores 1.0 com 16 válvulas e 1.0 turbo 16 v.
Acompanhando uma nova tendência de mercado, o carro também passou a ser oferecido com o câmbio automatizado I-Motion e, com foco na mobilidade sustentável, a Volkswagen lançou em 2010 o Gol Ecomotion, equipado com diferencial alongado, pneus com menor resistência à rolagem e indicador de consumo instantâneo no painel de instrumentos.
Família Gol
O Gol foi também o primeiro veículo da Volkswagen do Brasil criado para dar origem a uma família de veículos. Dele derivaram o sedã Voyage, a station wagon Parati e a picape Saveiro – modelos muito bem acolhidos pelo consumidor brasileiro. Na década de 1980, a Parati foi o carro de desejo das famílias brasileiras de classe média, resultado de sua concepção prática, espaço interno e confiabilidade mecânica.
Lançado em 1981 em duas versões, ambas com duas portas, já com motor 1,5 litro refrigerado a água, o sedã Voyage também foi bem acolhido no mercado brasileiro. A versão inicial do Voyage deixou de ser fabricada em 1996, tendo vendido mais de 700 mil unidades. O sedã voltou ao mercado em 2008, com plataforma inteiramente nova, com motor transversal. Desenvolvido simultaneamente com o Gol G5, o Voyage chegou com quatro portas e linhas modernas, marcadas pela suavidade, em versões com motores 1.0 ou 1.6.
A picape Saveiro, lançada em 1982, é outro membro de sucesso da família Gol. Ela chegou ao mercado com duas versões, S e LS, com motor 1.600 cm³ refrigerado a ar, com versões movidas a álcool ou gasolina, e câmbio de quatro velocidades. Entre 1989 e 1991, a Saveiro teve uma versão movida a diesel que, embora custasse mais caro, foi bem acolhida pela grande economia no consumo de combustível. A opção foi abandonada devido à mudança da legislação, que restringiu o uso do diesel para veículos de maior porte e utilitários voltados para o off-road pesado.
Totalmente nova, baseada no Gol G5, a atual geração da Saveiro chegou em 2009, equipada com o motor EA-111 1.6 VHT montado transversalmente e a transmissão MQ200. Um importante detalhe do novo modelo foi a adoção de um novo eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais. As caixas de rodas traseiras, mais estreitas, permitiram a ampliação da caçamba. Com design totalmente novo, a Saveiro foi lançada oferecendo também a opção de cabine estendida. Em fevereiro de 2010, a Volkswagen lançou a versão aventureira da picape, a Saveiro Cross.
O Gol “Bolinha”
A primeira grande transformação do Gol aconteceu em 1994, com o lançamento da segunda geração do modelo, desenvolvida a partir de uma pesquisa que apontou o que deveria ser aperfeiçoado na opinião dos proprietários do carro. O design arredondado e inovador logo motivou o apelido carinhoso de Gol “Bolinha”.
O Gol Geração II ganhou mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído, já adaptado aos novos padrões mundiais de proteção ambiental, com componentes antipoluentes, utilização de materiais recicláveis e produtos naturais. Em 1998 surge a versão quatro portas, uma resposta à nova tendência do mercado brasileiro, já influenciado pelos modelos chegados ao país desde o início da década com a abertura das importações de veículos.
Geração III
Lançada em maio de 1999, a terceira geração do Gol deu ao carro novas linhas, com um caráter mais esportivo. A nova linha também introduziu novos padrões de qualidade na fabricação do carro: maior uniformidade e menores folgas nas junções dos painéis da carroceria, reforço estrutural minimizando as torções do monobloco, maior uso (70%) de chapas zincadas, resistentes à ferrugem, e novos tecidos e materiais de revestimento interno. O Gol Geração III foi o primeiro carro do segmento, no Brasil, a oferecer cinco anos de garantia contra a corrosão.
Em 2001, o Gol superou o Fusca como carro mais vendido no Brasil. Outro fato marcante da terceira geração do Gol foi a introdução do motor 1.6 Total Flex, em março de 2003, tornando o carro precursor da tecnologia bicombustível, que iria tornar-se dominante na indústria automotiva brasileira. Outra novidade do Geração III foram os módulos opcionais de personalização, permitindo aos compradores maior flexibilidade na aquisição de componentes adicionais. Em 2003, o Gol atingiu o marco de quatro milhões de unidades produzidas.
Gol G4
A quarta geração do Gol chegou no mês de agosto de 2005. O carro mais vendido do país ganhou um design com linhas mais limpas e arredondadas, reforçando seu caráter de robustez e esportividade. A nova traseira do Gol G4 também contribuiu, com a adoção de elementos circulares nas lanternas e de um novo aerofólio, integrado à tampa do porta-malas. O para-choque integrado à carroceria contribuiu para dar uma impressão de maior porte, além de melhorar a visibilidade. Na dianteira, o novo design destacava o elemento em “V”, alinhando o carro com a identidade mundial da marca Volkswagen.
Gol G5
Uma total renovação marcou a introdução da quinta geração do Gol. Chamá-lo de Novo Gol não foi exagero: aguardado pelo mercado com imensa expectativa, o carro ganhou uma nova plataforma, com o motor e câmbio posicionados transversalmente, maior largura e maior altura. A nova arquitetura permitiu encurtar a carroceria e, simultaneamente, aumentar o conforto interno. Uma nova suspensão e sistema de direção, inspirados no Polo, deu ao carro mais estabilidade e uma dirigibilidade nitidamente superior.
Um ano depois, o Gol G5 passou a oferecer, como opcional, a nova transmissão automatizada I-Motion, um importante passo para, mais uma vez, atender à evolução do mercado brasileiro. Com custo muito inferior ao dos câmbios automáticos convencionais, o sistema automatizado proporciona o conforto das trocas de marchas automáticas, apreciado sobremaneira no trânsito pesado das grandes cidades, sem prejuízo no desempenho e consumo de combustível.
Em 2010, uma grande festa realizada em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, marcou os 30 anos do Gol, com a presença de dezenas de milhares de pessoas, em grande parte proprietários do carro e suas famílias. Na ocasião, pela primeira vez um Gol recebeu placas pretas, privativas de veículos históricos em perfeitas condições originais. Vários shows abrilhantaram o evento, onde foi apresentado o protótipo da versão Vintage, que seria produzida no início de 2011 numa limitadíssima e disputada série especial com apenas 30 unidades.
Séries especiais
A história de sucesso do Gol é pontuada por um grande número de séries especiais, criadas para assinalar momentos históricos importantes ou trazer inovações almejadas pelos consumidores.
O primeiro Gol diferenciado foi o série Copa, lançado em 1982, comemorando a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. Se o time brasileiro, considerado um dos melhores já reunidos para uma copa, não obteve o resultado almejado, o Gol Copa revelou-se um grande sucesso, abrindo caminho para muitas outras edições diferenciadas.
Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, que teve 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, a Volkswagen lançou o Gol Atlanta homenageando a cidade sede dos Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.
Outra série bem-sucedida foi a Fun, lançada em maio de 2001, que conquistou o público de espírito jovem tendo como destaque exclusivo a moldura dos faróis duplos pintada na cor do veículo. Depois vieram as séries Gol Highway I e II, lançadas respectivamente em 2001 e 2003, equipadas com motor 16 válvulas, e a série Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e estilo off-road, relançado em 2007. Outra série especial atendeu de tal forma aos desejos do consumidor que acabou incorporada à linha permanente: o Gol Power, lançado em 2001.
O lançamento de séries especiais prosseguiu em 2006, com um novo Gol Copa, celebrando o campeonato mundial realizado na Alemanha, e o Gol Tech, com produção limitada vendida apenas no estado de São Paulo. Em 2010, a Volkswagen assinalou o patrocínio da seleção brasileira na copa realizada na África do Sul com o Gol Seleção.
O ano de 2011 começou inspirado na música, com o lançamento da edição Vintage, com apenas 30 exemplares, e o Gol Rock in Rio, celebrando o evento internacional acontecido no Rio de Janeiro. Duas séries especiais a mais também foram lançadas: o Gol Black e o Gol 25 Anos, este último para comemorar os 25 anos de liderança de vendas do modelo no mercado brasileiro.
Em outras terras
O Gol começou a ser exportado já no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o Paraguai e Nigéria. Ao longo do tempo, foram mais de um milhão de unidades exportadas para mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. Os principais mercados do Gol no exterior são o México e a Argentina, onde o carro brasileiro liderou o mercado por mais de 12 anos consecutivos.
O Gol exportação é igual ao vendido no Brasil, passando por adaptações apenas para se adequar às exigências legais de cada país. Tecnicamente, a principal mudança ocorre nos sistemas de injeção e gerenciamento dos motores para rodar com gasolina sem adição de etanol, que difere do combustível vendido no Brasil. O Gol também é exportado em versões com motor diesel, para a Argentina, Marrocos, Argélia, Uruguai, Paraguai e México.
Para países de clima frio, como a Rússia, cujas temperaturas chegam a -40°C no inverno, o motor recebe um pré-aquecedor, velas reforçadas e pistões grafitados, além de outros dispositivos especiais e líquidos com tratamento especial contra congelamento. Para mercados com clima muito quente, como no Oriente Médio e Norte da África, o carro recebe um segundo radiador e peças e pneus ganham um revestimento especial.
Curiosidades sobre o Gol:
- A primeira exportação do Gol foi no ano de seu lançamento, 1980, com 48 unidades vendidas para o Paraguai e uma para a Nigéria.
- No Paraguai, o Gol foi líder de vendas durante 8 anos consecutivos, de 1995 a 2002. Em 2009, o Paraguai começou a receber o Gol TotalFlex e até hoje é o único país que importa o modelo movido a gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
- O Gol a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
- Em 2003, no ano do lançamento do motor Total Flex, o Gol bateu o recorde da FIA na categoria Endurance Internacional quando, utilizando 3 Gols Power com motorização 1.6 Flex rodou sucessivamente 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros parando apenas para abastecimento, troca de pilotos e troca de óleo.
- Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular no país.
- Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2004 e 2005, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
- Quando foi exportado para Egito, Rússia, Azerbaijão, Turcomenistão e Ucrânia, o modelo foi batizado como Pointer.
- No México, o automóvel também chegou a ser comercializado como Pointer, mas atualmente mantém o nome Gol.
- China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD (Completely Knoked Down) a partir de peças exportadas do Brasil.
- Em abril de 2010, durante o evento Gol Fest (celebração dos 30 anos do modelo) a Volkswagen quebrou o recorde de Mosaico formado com veículos quando reuniu 460 Gols nas cores vermelho, branco e preto.
Satisfação dos clientes
Um estudo inédito da J.D. Power no Brasil, concluído em maio de 2011, apontou que o Gol G5 como o automóvel com maior índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como "subcompactos". Ele obteve 731 pontos em uma escala de até 1.000 pontos. Em 2º lugar, na mesma categoria, o modelo melhor avaliado é o Gol G4, que somou 728 pontos.
Entre os aspectos considerados na pesquisa estão: custo da propriedade (manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.
A J.D. Power é uma empresa global de serviços de informação de marketing, com mais de 40 anos de experiência em pesquisas de mercado. No Brasil, a pesquisa consultou cerca de 5 mil consumidores que possuem carros há dois anos, em média.
Cronologia
1980 Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).
1981 Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.
1982 Lançamento da Série Copa. Comemoração da produção de 100.000 unidades do Gol no País
1983 Produção de 200.000 unidades do Gol no Brasil
1984 Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.
1985 Lançamento da série especial Plus.
1986 Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.
1987 Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.
1989 Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.
1990 Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.
1991 Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, para-lamas e para-brisa laminados para todas as versões.
1992 Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800. Comemoração da produção de 900.000 unidades do Gol no Brasil.
1993 Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv. Maior volume anual de produção conquistado por um veículo em toda a história da indústria automobilística nacional, com 184.510 unidades. Comemoração do marco de 1 milhão de Gols produzidos no Brasil.
1994 Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI. Com a marca de 229.798 de unidades comercializadas no ano, o Gol supera o recorde de vendas do Fusca, estabelecido em 1962, um total de 223.000.
1995 Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones. Um Gol GTI branco Nakar simbolizou a unidade nº 1.500.000 do Gol. Marco comemorado na Fábrica de Taubaté.
1996 Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 carburado. Lançamento da série especial Atlanta.
1997 Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.
1998 Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.
1999 Lançamento da Geração III, com novo design. A Volkswagen do Brasil comemora a marca de 3 milhões de Gol produzidos, volume alcançado apenas pelo Fusca.
2000 Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (primeiro 1.0 turbo do Brasil).
2001 O Gol torna-se o modelo mais vendido na história da indústria automobilística nacional, com 3.161.260 unidades, superando a marca do Fusca, que detinha o recorde até então, com 3.037.190. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional e a produção de 3.300.000 unidades do modelo no País. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.
2002 Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo. Obtém a marca de 3.500.000 veículos produzidos, superando o recorde da indústria automobilística brasileira que pertencia ao Fusca.
2003 Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III 2 portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de 4 milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.
2004 Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gols exportados para 50 países.
2005 Lançamento do Gol City Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.
2006 Lançamento do Gol G4, a quarta geração.
2007 Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando 5 milhões de unidades produzidas.
2008 Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Gol G5, com nova plataforma e motor transversal.
2009 Lançamento da versão I-Motion, com câmbio automatizado.
2010 Lançamento do Gol G4 Ecomotion, com modificações para aperfeiçoar a eficiência energética, reduzindo o consumo. Lançamento do Gol Seleção, para comemorar a participação brasileira na copa da África do Sul e volta do Gol Rallye, com suspensão elevada e motor 1.6 VHT.
2011 Séries especiais Vintage (30 exemplares), Rock in Rio e Black.
2012 Comemoração dos 25 anos de liderança no mercado nacional com o lançamento da edição especial “25 anos”. Lançamento do Novo Gol.
O Gol em números:
Líder de vendas há 25 anos consecutivos, é o carro mais vendido na história da indústria brasileira
Quase 6 milhões de unidades comercializadas no mercado nacional
1 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países
Quase 7 milhões de unidades produzidas no País
Líder do mercado brasileiro no 1º semestre de 2012, com 8.247 unidades à frente do segundo colocado
Pioneirismo do Gol:
Primeiro carro a utilizar tecidos com fio à base de PET reciclado para revestimento de bancos e portas de veículos
Primeiro automóvel de entrada bicombustível (Gol 1.0 TotalFlex, em 2005), popularizando a tecnologia
Primeiro carro com motor bicombustível do Brasil (Gol TotalFlex, em 2003)
Primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1989)
Primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas
Primeira versão tinha motor 1,3 litro refrigerado a ar
Primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil
GM acelera montagem da fábrica de motores em Joinville (SC)
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Por Chevrolet do Brasil
A General Motors do Brasil acelera a instalação do maquinário necessário para o início da produção de motores em escala industrial, prevista para o próximo mês de novembro de 2012. Até agora já chegaram ao complexo da empresa, em Joinville (SC), 35 contêineres de máquinas e outros 10 devem chegar na próxima semana. A nova fábrica de motores da GM absorve investimentos da ordem de R$ 350 milhões.
As máquinas em instalação na fábrica de Joinville foram importadas do Japão e após um período de internação no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, foram liberadas pela Receita Federal. O serviço de transporte do porto ao complexo da GM começou no último dia 13 de julho e prosseguiu, em várias etapas, sempre no horário comercial.
Além da produção de motores a nova fábrica também produzirá cabeçotes. Por ano a meta da GM é produzir 120 mil unidades de motores e 200 mil unidades de cabeçotes, dos quais 80 mil se destinarão à fábrica da GM Argentina, localizada em Rosario. A decisão de construir a fábrica em Santa Catarina tem como objetivo atender ao crescimento da demanda do mercado interno, que vem registrando crescimento nas vendas nos últimos anos, com sucessivos recordes. Atualmente a GM do Brasil possui duas fábricas de motores e cabeçotes e uma fábrica de transmissões.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Troller apresenta versão policial do T4
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Por Imprensa Troller
O Troller T4 versão policial é uma das novidades da marca do grupo Ford, que mostra todo o potencial desse veículo para diversos tipos de utilização. O modelo será apresentado na Interseg 2012, Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, de 22 a 24 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Robusto e eficiente no uso off-road, o Troller T4 já pode ser visto em operação em diversas frotas oficiais, como Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Ceará e Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo. A sua nova versão policial destina-se a atividades de patrulhamento que exigem resistência e necessidade de enfrentar terrenos de difícil acesso, sem perder as características de rodagem em vias pavimentadas.
Viatura completa
A versão policial vem equipada com protetor metálico nas lanternas traseiras, quebra-mato dianteiro com suporte para guincho, engate para reboque traseiro, bagageiro metálico, sinalizador visual e strobo com LEDs, sinalizador acústico e rádio VHF. Esses itens se somam à sua ampla lista de equipamentos de série, com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, santantônio, rodas de alumínio, pneus todo-terreno 255/75 R15 e capota rígida removível.
O Troller T4 para uso policial tem como base o recém-lançado modelo 2013, com novo motor MWM International MaxxForce 3.2 TGV. Ele utiliza turbina de geometria variável e injeção de combustível a alta pressão para gerar potência de 165 cv e curva de torque ampla em baixas rotações, com pico de 380 Nm. Para atender o padrão de emissões Proconve L6, adota a tecnologia EGR de recirculação dos gases de exaustão, com pós-tratamento por catalisador e filtro de particulados.
Além de contar com tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, roda livre e freio a disco nas quatro rodas, o Troller T4 tem capacidade para rodar em até 800 mm de profundidade na água, com snorkel de série. Sua carroceria fabricada em compósito é resistente a impactos e imune à corrosão. Tem também bancos de vinil e drenos no assoalho que possibilitam a lavagem interna.
Rio de Janeiro recebe o Mercedes-Benz Grand Challenge
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Por Imprensa Mercedes-Benz
O Mercedes-Benz Grand Challenge chega ao Rio de Janeiro para a quarta etapa da temporada 2012 que será disputada neste final de semana, 21 e 22 de julho, no Autódromo de Jacarepaguá. Com o calendário composto por oito rodadas duplas, a corrida de domingo marca o fim da primeira metade do campeonato. Os líderes são da equipe Sicredi Racing, João e Márcio Campos, com 98 pontos, seguidos de perto por Fernando Júnior, com 96, e Cesare Marrucci, com 87.
Pai e filho, João e Márcio Campos chegam ao autódromo carioca com cautela nas palavras e no desgaste de pneus. "No Rio de Janeiro é tudo mais complicado. O calor intenso prejudica muito o desempenho de carros comprimidos. O desgaste dos pneus é muito acentuado e as zebras podem danificar os compostos. É uma corrida para fazermos com a cabeça e pensarmos no campeonato", afirma João Campos.
O vice-líder da temporada é Fernando Júnior da equipe WCR. O piloto do carro 98 espera continuar no mesmo ritmo e conseguir bons resultados. "Não conheço a pista, então vou tentar extrair o melhor de mim e do carro. Correrei sozinho nesse final de semana e sei que poderei me adaptar melhor ao traçado e ao desgaste de pneus. A temperatura deve subir nos dias das corridas e isso é uma dificuldade a mais", disse Fernando.
Na terceira colocação aparece Cesare Marrucci da equipe CenterBus, que venceu uma corrida na última etapa disputada em Interlagos. Para o Rio de Janeiro, Cesare mantém a expectativa em alta. "Chego com mais vontade e determinação. Eu me aproximei dos líderes do campeonato e quero estar na frente brigando por mais uma vitória. Como deve ser a última corrida nesse autódromo, quero que seja inesquecível para mim. Uma vitória seria especial", finaliza Marrucci.
No grid da categoria, uma novidade na equipe RSports. O mineiro Edson Coelho, de 17 anos, fará sua estreia no Rio de Janeiro. "Com a ajuda da equipe espero aprender bastante nessa primeira participação, acumular experiência e me adaptar bem ao novo carro. Participar de uma etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge é, para mim, uma grande satisfação e um importante passo para a sequência da minha carreira. Espero que tudo dê certo", fala o novato.
A primeira corrida do final de semana será realizada no sábado (21) às 13h10. A segunda será no domingo (22) às 11h00, com transmissão ao vivo pela RedeTV. Além da prova de domingo, ao vivo e na íntegra, o programa também apresenta os melhores momentos de sábado.
Mercedes-Benz Grand Challenge
Em 2011, a Mercedes-Benz voltou a suas origens e buscou inspiração em sua tradição no automobilismo para lançar no Brasil uma nova categoria: o Mercedes-Benz Grand Challenge. O resultado só poderia ser um sucesso – tanto com o público, como com os pilotos e os clientes da marca.
A categoria integra a programação do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, evento consolidado que movimenta autódromos de todo o País. Possui 22 automóveis Mercedes-Benz, modelo C 250 Turbo, preparados exclusivamente para competição pela WB Motorsports sob a supervisão da SRO Latin America.
A competição tem oito etapas, cada uma com duas corridas de trinta minutos, uma realizada no sábado e, a outra, no domingo. Com todos os automóveis do mesmo modelo e pilotos de nível semelhante, as provas são bem equilibradas, o que traz ainda mais emoção para o campeonato.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
BMW Team Brasil: Primeira e última corrida dos BMW M3 na pista de Jacarepaguá
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Por Index Assessoria
A 4ª etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, que será realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, promete ser de grandes emoções no próximo final de semana (21 e22.). Primeira e última corrida do BMW Team Brasil no traçado, os pilotos da equipe, na categoria GT4, relembram bons momentos no circuito e lamentam a desativação da pista que dará lugar à parte das instalações das Olimpíadas de 2016.
Popularmente conhecido como Autódromo de Jacarepaguá, o espaço inaugurado em 1978 já foi palco de eventos memoráveis do automobilismo, incluindo competições como F-1, MotoGP, Indy, entre outras. A pista, de 3.336 metros de extensão, que já sofreu intervenções durante os Jogos Pan-americanos de 2007, agora será demolida para a construção de um Parque Olímpico.
Em terceiro lugar no campeonato, com 66 pontos, o paulista Leonardo Cordeiro (BMW M3 de número #12) fala sobre suas expectativas para se despedir do autódromo. “Gosto bastante de Jacarepaguá. É triste saber que é a última vez que disputo uma prova nesta pista que tem muita história no automobilismo, ainda mais porque nunca cheguei a andar no traçado completo”, comenta.
“É uma pista que me dou muito bem. Venci pela Fórmula 3 Sul-americana na última vez que disputei uma prova lá, então, o retrospecto é bom. Acredito que a pista favorece nosso BMW M3 – que tem um contorno de curva superior aos adversários – e, por ser uma pista com poucas retas, a tendência é estarmos muito mais rápidos. Com isso, temos condição de voltar a ocupar a liderança em breve ”, completa o piloto que já tem duas vitórias na temporada.
O companheiro Vitor Genz também comenta sobre correr em Jacarepaguá pela última vez. “É uma pista que estou bem treinado. Acabei de correr uma etapa da MINI Challange neste circuito e consegui bons resultados - o que garantiu a minha liderança no campeonato. Esta será a terceira vez que corro em Jacarepaguá, então, quero aproveitar esses últimos dias do autódromo para explorar ao máximo cada trecho e dar o meu melhor para ter uma vitória lá”, revela o piloto que está em 8º lugar na classificação da GT4, com 31 pontos.
Bicampeão da GT3, Matheus Stumpf – agora no comando do BMW M3 de número #11 pela GT4 ao lado de Patrick Gonçalves – também está confiante, especialmente após os testes realizados pela equipe na semana passada em Curitiba (PR). “Enfrentamos alguns contratempos nas primeiras provas, mas acredito que esta fase acabou. Os testes em Curitiba foram muito bons e poder conhecer cada vez melhor o desempenho do carro será de extrema importância para continuarmos na disputa”, declara o gaúcho.
“Venho de ótimos resultados no Rio. É uma das pistas que mais gosto de correr. Uma pena que esta vai ser a última vez, mas, mesmo assim, vamos fazer o possível para que esta despedida seja no lugar mais alto do pódio”, finaliza Stumpf, que ao lado de Patrick, soma 41 pontos (6º lugar).
Estreante na categoria, Patrick Gonçalves também mantém seu “otimismo baiano”. O piloto correu no último final de semana pela Stock Car e agora terá uma nova chance para se despedir do circuito carioca.
“É um autódromo muito tradicional. Já corri lá antes de ter o seu traçado diminuído e sempre gostei muito. Tive bons resultados pela Stock Jr. e pela MINI Challenge, além de vitórias por outras categorias. Acabo de vir de uma etapa da Stock Car e toda essa experiência vai me ajudar a passar um acerto melhor do carro no Rio de Janeiro - ainda mais por que o asfalto lá vai estar muito gasto”, lembra o baiano.
“É um asfalto muito abrasivo e nos faz perder a aderência. Consequentemente, teremos que frear mais. Temos que saber administrar e continuar trabalhando ao máximo”, completa o atual bicampeão do MINI Challenge Cup Brasil e campeão do MINI Challenge da Argentina.
Em virtude das condições do asfalto de Jacarepaguá, a SRO (organizadora e promotora do evento) informou que será instituída a troca obrigatória dos pneus durante as corridas.
A programação da 4ª etapa terá início nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 12h10 com os treinos livres. No sábado, haverá os classificatórios e a disputa da 1ª corrida às 15h03. No domingo, a 2ª prova terá sua largada às 12h01 e será transmitida ao vivo pela Rede TV! e SporTV.
O BMW Team Brasil tem o patrocínio do Banco BMG e BMW, co-patrocínio das empresas Eurobike e Lenovo e os apoios: Beta Ferramentas, Salsa Mobion, AutoNeg e Corsa. Para mais informações acesse: www.bmwteambrasil.com.br
GM Gravataí completa 12 anos com produção histórica de 1,9 milhão de veículos
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Por Imprensa Chevrolet
Referência mundial na indústria automotiva, a fábrica da General Motors de Gravataí completa nesta sexta-feira (20/07/2012), 12 anos de atuação com mais uma marca histórica: a produção de 1,9 milhão de veículos.
Inaugurada oficialmente em 20 de julho de 2000, a unidade gaúcha da GM é considerada uma referência de operação na produção de veículos, na qual, juntamente com outras 19 empresas sistemistas que compõem o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), desenvolve uma cadeia produtiva única, modelo em áreas como sustentabilidade, qualidade e manufatura.
“Gravataí tem registrado marcas excelentes em sua trajetória. Trata-se de uma fábrica jovem com vocação para crescer. Com sua ampliação e modernização, certamente os próximos anos serão de resultados ainda mais expressivos”, destaca a presidente da GM do Brasil, Grace Lieblein.
Com produção atual de 930 veículos/dia em dois turnos de trabalho, a GM Gravataí bateu recordes ao longo destes 12 anos. Hoje, são pouco mais de 1,5 milhão de unidades produzidas do Chevrolet Celta e pouco menos de 400 mil do Chevrolet Prisma, dois dos veículos mais vendidos pela marca no Brasil. A marca de produção dos 1,9 milhão de unidades ocorreu na última segunda-feira (16/07/2012), com a montagem de um Chevrolet Celta.
Fábrica passa por expansão
Desde junho de 2010 a fábrica da GM de Gravataí passa por processo de expansão relativo ao Projeto Onix, que resultará no lançamento de dois veículos. As obras civis já concluídas adicionaram 74 mil novos metros quadrados de área construída à unidade, aos antigos 216 mil metros quadrados. Atualmente a fábrica passa por processo de adaptação de linhas, recebimentos de novos equipamentos e validação de produtos. Até o final do processo, terão sido gerados cerca de mil novos postos de trabalho.
Para o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, o crescimento da unidade gaúcha está perfeitamente alinhado com a expectativa que a empresa teve quando decidiu iniciar a operação do Rio Grande do Sul. “Essa é uma unidade que foi projetada com a convicção de que se tornaria um ponto estratégico para a GM no Brasil e no Mundo. Com a qualidade da mão-de-obra e da infra-estrutura que o estado nos proporciona, tanto na questão dos profissionais quanto das empresas que participam da operação, temos tido resultados que nos permitem crescer cada vez mais. E é o que está acontecendo”, avalia Munhoz.
O investimento de R$ 1,4 bilhão do projeto Onix empregado na adequação e na modernização da linha de montagem da unidade gaúcha visa à produção de dois novos modelos integrantes da família de veículos Onix, destinados ao mercado brasileiro e eventualmente à exportação, além da ampliação da atual capacidade instalada de 230 mil unidades/ano para até 380 mil unidades/ano.
O valor destinado à Gravataí está inserido em um montante superior a R$ 5 bilhões que a empresa investe desde 2008, do programa quinquenal daquele ano até o final de 2012, o qual tem permitido a renovação da linha de veículos Chevrolet até o final deste ano; a modernização das fábricas e o aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros.
Wurth lança fitas refletivas para carroceria e para-choque de caminhão
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Por Wurth do Brasil Peças de Fixação Ltda.
A Wurth Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e EPI’s – apresenta sua nova linha de Fitas Refletivas para Carroceria e Para-choque de caminhão. O uso deste tipo de faixa luminosa é obrigatório, desde 2002, para caminhões com peso acima de 4,5 toneladas, segundo resolução nº 132, de 2 de abril do mesmo ano. A medida do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tem o objetivo de melhorar a segurança nas rodovias do País.
Atualmente, a maior parte das carrocerias e carretas já sai de fábrica com as fitas fixadas. No entanto, seu desgaste é inevitável devido à exposição ao sol, chuva, vento, entre outras interferências, tornando necessária a troca regular do produto.
As Fitas Refletivas para Carroceria e Para-choque da Wurth são adesivas e resistentes a intempéries, produtos químicos e lavagens. Além disso, possuem alta performance refletiva, com cores vivas durante o dia e a noite em uma faixa que pode ser vista em todos os ângulos. O material da fita apresenta alta durabilidade, pois não descasca ou solta lâminas.
A versão do adesivo para carroceria é oferecida em embalagem com 50 unidades para as fitas do lado esquerdo e 50 unidades para fitas do lado direito, com dimensão de 5cm x 30cm. Já o adesivo destinado ao para-choque, é oferecido em embalagens de 01 unidade e 05 unidades, com dimensão de 10cm x 2,40m (Peça única).
Para aplicar, é necessário verificar se a superfície está lisa e sem irregularidades, como parafusos e pontos de solda. É necessário lavar o local com água e sabão ou desengraxante, além de esfregá-lo com um pano ou escova para que seja removido todo óleo, graxa ou sujeira. A aplicação deve ser finalizada com o uso de um pano seco. A comercialização é feita exclusivamente através do Televendas Wurth (11) 4613-1900 (Opção 3).
Mercedes-Benz inicia a produção do novo Classe A em Rastatt
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Por Imprensa Mercedes-Benz
Sob o slogan "o pulsar de uma nova geração", o primeiro exemplar do novo Mercedes-Benz Classe A saiu esta semana da linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt, na Alemanha. O Classe A é o segundo novo modelo compacto da empresa após o início da produção do novo Classe B, também em Rastatt, em setembro de 2011, e na nova fábrica da marca em Kecskemét, na Hungria, no final de março de 2012.
"Este começo de produção é mais um marco de nossa estratégia de crescimento Mercedes-Benz 2020. O Classe A representa nossa ofensiva no segmento dos compactos", afirmou o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho Diretor da Daimler AG e presidente da Mercedes-Benz Cars. "E há mais por vir: um utilitário esportivo compacto será o terceiro modelo que faremos aqui em Rastatt."
Para o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho Diretor da Daimler AG responsável pela Manufatura e Compras da Mercedes-Benz Cars e Mercedes-Benz Vans: "Também estamos envolvidos em uma ofensiva de fabricação: logo depois do novo Classe B, estamos entregando aos clientes agora o totalmente novo Classe A. Graças à arquitetura comum, podemos produzir com flexibilidade todos os modelos de nossos novos compactos na mesma linha de montagem, em suas respectivas fábricas."
A Daimler está investindo um total de € 1,2 bilhão na planta de Rastatt para produzir os novos modelos compactos. Na primeira onda de expansão, € 600 milhões foram usados para construir o novo prédio para carrocerias e ferramental. Outros € 600 milhões chegarão no ano que vem, para uma segunda onda de expansão. Os novos investimentos estão programados para modificações na área de montagem e equipamentos destinados à produção de monoblocos.
Mais € 400 milhões serão investidos nas fábricas de trens de força, neste ano e no próximo, para a produção de componentes exclusivamente para os novos modelos compactos. Um total de 900 postos de trabalho permanentes foi criado em Rastatt desde 2010, 500 deles apenas em 2012. Desta forma, a fábrica está respondendo à alta demanda atual e continua a crescer com a nova geração de carros compactos.
Desde o início das vendas, na metade de junho, mais de 40 mil clientes já encomendaram o novo Classe A. Mais de 70 mil veículos do novo Classe B foram entregues aos compradores desde seu lançamento no mercado em novembro de 2011. "A procura por nossos carros compactos premium é tão forte que vamos iniciar um terceiro turno de montagem em outubro de 2012", afirmou Peter Wesp, diretor da fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt. "Nossa equipe em Rastatt está fazendo um trabalho fantástico e estamos muito orgulhosos do que já alcançamos". O número de vagas para trainees tem crescido à razão de 70 por ano.
Sobre a fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt
A fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt foi inaugurada em 1992. O primeiro modelo produzido foi o Classe E, até 1996. A produção em série do Classe A, que implantou o segmento de carros compactos premium, começou em 1997. As vendas do Classe A chegaram a 1,1 milhão de unidades até 2004, quando a segunda geração foi lançada. A equipe de Rastatt já produziu mais de um milhão de unidades dessa geração. Em 2005, houve a chegada de um novo modelo, o Classe B, com mais de 700 mil unidades entregues a clientes de todo o mundo nos seis anos seguintes. A fábrica de Rastatt é o centro de competência da Mercedes-Benz para carros compactos.
Em setembro de 2011, o novo Classe B entrou em produção em Rastatt como o primeiro dos novos modelos compactos. A nova geração de automóveis compactos inclui o Classe A, o Classe B e três outros veículos esportivos, entre eles um cupê e um utilitário esportivo. Esses cinco novos modelos compactos serão produzidos na rede de fábricas da Mercedes-Benz em Rastatt e em Kecskemét, na Hungria, que foi inaugurada no final de março de 2012. A fábrica de Rastatt produzirá três dos cinco modelos: o novo Classe A, o Classe B e o novo SUV compacto.
No Brasil
O Brasil será um mercado importante para a nova geração de compactos da Mercedes-Benz. Já está confirmada, ainda para 2012, a chegada do novo Classe B. Em 2013, será a vez do Classe A chegar ao País.
Ford Camaçari: fábrica recebeu novos investimentos e está pronta para produzir o novo Ecosport
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Por Imprensa Ford
A fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, está pronta para iniciar a produção do Novo EcoSport. A unidade do Nordeste brasileiro recebeu novos investimentos e foi transformada para a produção no Brasil do utilitário esportivo global, seguindo o padrão de qualidade adotado no mundo. A nova fase da fábrica incluiu a aquisição de equipamentos de última geração para o aumento da capacidade instalada, além da remodelação da linha de montagem e treinamento dos profissionais da produção.
O vídeo mostrado neste link http://www.youtube.com/watch?v=4bPZ-NK8dcc apresenta uma das novidades: o avançado setor de prensas totalmente automatizadas, capazes de operar com o dobro da velocidade anterior. Foram agrupadas quatro linhas de prensas com capacidade de 1.000 a 2.500 toneladas, já em plena operação.
Conforme mostram as imagens, a nova estamparia produz tetos, portas ou laterais do carro ao ritmo de 15 peças estampadas por minuto, a partir de uma folha de aço plano introduzida no início da máquina. O tamanho da instalação impressiona. Somente o equipamento ocupa uma área de 900 metros quadrados e tem uma altura que chega a 11,5 metros. A área total do prédio onde ele está instalado é de 2.600 metros quadrados.
"Essa linha de prensas é um diferencial para o Novo EcoSport: traz alta qualidade, velocidade de produção e rapidez na troca de ferramentas, que é feita em apenas 6 minutos, em relação aos 20 minutos tradicionais", diz Adão Aldo Morgan, gerente de Engenharia de Manufatura da fábrica.
A modernidade do equipamento também é vista do ponto de vista da sustentabilidade: ela reduz ao mínimo o uso de óleo de estampagem para lubrificar as peças. Provida de um dispositivo hidráulico inteligente de repuxo, permite o ajuste e regulagem durante toda a fase de estampagem. "Isso se traduz em eficiência e qualidade", completa Wladimir Cardoso, gerente da Estamparia.
Fábrica moderna
A fábrica de Camaçari será a primeira do mundo a produzir o Novo EcoSport. Posteriormente, a nova geração global do EcoSport será produzida também na China, na Índia e na Tailândia. Os países da América do Sul serão também os primeiros entre mais de 100 mercados onde o modelo será vendido.
Além do seu desenvolvimento local, a produção do modelo representa um passo adicional no aprimoramento da fábrica, com a adoção de parâmetros comuns em relação aos demais países fabricantes. Hoje, a unidade da Ford em Camaçari é considerada uma das mais modernas do mundo, com 28 fornecedores reunidos no mesmo prédio. Além da nova estamparia, ela conta com linha de soldagem da carroceria 100% automatizada, pintura feita à base de água e montagem final monitorada por câmeras digitais, também mostradas no vídeo.
Reciclabilidade
Cem por cento dos resíduos metálicos gerados na operação são reciclados. Um sistema de esteira instalado no subsolo das linhas coleta todas as sobras de material do processo. Esses retalhos são prensados e levados para usinas, onde se transformam em aço novamente. Em pouco mais de 10 anos de operação, o Complexo Industrial Ford Nordeste já produziu mais de 2 milhões de veículos. Além do Novo EcoSport, ele continua produzindo os modelos Fiesta RoCam Hatch e Sedan, que também se beneficiam das inovações.
Nova edição da Volvo Trucks Magazine já está disponível para download
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Por Volvo Trucks
A edição de julho da revista da Volvo Trucks para tablets já está disponível para download. A publicação traz as mais recentes notícias da empresa e da indústria de transportes.
A nova edição traz uma reportagem sobre uma das tarefas menos comuns de um motorista de caminhão: o transporte de Bojan, um tigre siberiano em perigo de extinção em FH 460cv. O felino saiu do Norte da Alemanha para um zoológico da Suécia, numa jornada de 900 quilômetros que exigiu uma logística complexa para a entrega. Além desta excelente matéria e informações sobre o novo sistema I-See da marca, uma ferramenta inovadora para obter a máxima eficiência.
A revista também leva o leitor até a Rússia, onde as vendas de caminhões da Volvo cresceram bastante, acompanhando o aquecimento da economia local, e ainda ao Norte da Suécia, onde, no auge do inverno, caminhões Volvo substituem balsas. Há ainda uma matéria especial - “Bem-vindo à minha Cabine” - que apresenta o caminhão da estrela da música contry americana Carlene Carter.
O download da revista é gratuito. Usuários de Ipad podem acessar a revista na App Store, e usuários de Android no Google Play. A revista da Volvo Trucks é uma publicação global com histórias sobre a vida na estrada, artigos sobre tecnologia e desenvolvimento de produtos, além de análises de questões importantes da indústria de veículos comerciais. A publicação tem quatro edições anuais.
quarta-feira, 18 de julho de 2012
MINI terá Stéphane Peterhansel na disputa do Rally dos Sertões
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Por Assessoria de Imprensa BMW Group Brasil - VISAR PLANEJAMENTO
A edição de 20 anos do Rally dos Sertões vai juntando suas receitas para ser, de fato, especial para o público e os competidores. Além do inédito roteiro de 4.846 quilômetros entre São Luís (MA) e Fortaleza (CE) que inclui duas etapas-maratona, o evento deste ano terá, entre os inscritos, um verdadeiro mito do rali cross country mundial: o francês Stéphane Peterhansel, que coleciona vitórias nas principais competições do esporte e tenta agora o inédito título no Sertões, o maior rali disputado dentro de um único país.
A bordo de um MINI ALL4 Racing, o francês terá o navegador Jean-Paul Cottret ao seu lado na equipe alemã X-Raid Team. Também será a primeira vez que um carro da MINI disputará o Rally dos Sertões, que terá sua largada no mês que vem, dia 18. Campeão geral do Sertões em 1999, o cearense Riamburgo Ximenes foi peça chave na decisão de Peterhansel vir ao Brasil. O piloto e o navegador potiguar Flávio França também farão parte do X-Raid Team, pilotando o modelo BMW X3 CC.
“A vinda do X-Raid com dois carros espetaculares, um mito do esporte e um campeão do Sertões só comprova a qualidade técnica do Rally dos Sertões não só para os sul-americanos, como também para o restante do mundo. Isso já foi comprovado nos anos anteriores com outras equipes oficiais de fábrica vindo competir, inclusive quando tivemos o bicampeão do WRC (o Mundial de Rali da FIA) Carlos Sainz e o consagrado piloto catariano Nasser Al-Attiyah para disputar a prova”, comemora Sabrina Proença, gerente de Eventos/Relações Internacionais com competidores da Dunas Race, organizadora do rali.
Ximenes, que além de campeão na geral já venceu o Sertões nas categorias production, superproduction e protótipo, afirmou viver um momento indescritível com a concretização deste sonho. "Este é um sonho que será realizado. Mais que competir com um veículo tão incrível, poder ter no mesmo time um ídolo como Peterhansel é indescritível. Será um grande momento na minha carreira como piloto, para a história do Sertões e que elevará ainda mais a nossa competitividade. Um brasileiro de BMW X3 CC, o melhor de todos os pilotos do mundo a bordo de um MINI ALL 4 Racing, a competir com Guilherme Spinelli com seu Lancer, Marcos Moraes com seu T-REX. Sim, vamos valorar nossos talentos também, ampliar a divulgação do Sertões para o mundo e comemorar 20 anos de história com uma pro va que será inesquecível para todos", declarou Ximenes.
Peterhansel vai enfrentar uma das edições com maior nível técnico do Rally dos Sertões e vai colocar a prova seus dez títulos no Dakar (seis nas motos e quatro nos carros). “O Peterhansel já disputou grandes competições off-road, mas ainda faltava o Rally dos Sertões e estamos muito felizes que ele tenha confirmado presença neste ano tão especial para a história do rali. Temos certeza que será um estímulo a mais para todos os competidores e que vai render disputas ainda mais emocionantes”, completou Sabrina Proença.
Inscrições
As inscrições para o Rally dos Sertões terminam na próxima sexta-feira (20). Os interessados devem entrar em contato com a Dunas Race pelo telefone (11) 4191-0133 ou pelo e-mail sabrina@dunas.com.br.
Credenciamento de Imprensa - Rally dos Sertões
O jornalista interessado em participar da cobertura do Rally dos Sertões deve enviar seu pedido até o dia 5 de agosto para o e-mail: contato@fgcom.com.br.
Motoristas esquecem de abastecer o reservatório extra de gasolina em carros flex fuel
Por In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Quem abastece o carro com etanol sabe que as partidas durante as manhãs podem apresentar falhas. Isso porque muitos motoristas se esquecem de encher o reservatório extra (também conhecido como tanquinho) com gasolina, presente nos modelos bicombustíveis, para auxiliar a partida em dias frios.
Durante o inverno, o fato de se esquecer de abastecer o tanquinho pode trazer alguns transtornos para os proprietários de veículos bicombustíveis no momento da partida. Em temperaturas abaixo de 15º.C, a combustão do etanol é mais difícil que da gasolina. Dessa forma, podem ocorrer falhas na partida e na aceleração inicial dos veículos, especialmente se o tanquinho não estiver abastecido.
“É importante que o reservatório extra, também conhecido como tanquinho, esteja sempre cheio, independentemente do tipo de combustível utilizado no tanque. Além de garantir partidas mais precisas e melhor dirigibilidade, esse procedimento também evita o ressecamento dos componentes, como do próprio reservatório”, explica Fabiana Piazza, gerente de Marketing da divisão Gasoline Systems da Bosch.
Tecnologia ajuda proprietários “esquecidos”
Quem abastece o carro com etanol sabe que as partidas durante as manhãs podem apresentar falhas. Isso porque muitos motoristas se esquecem de encher o reservatório extra (também conhecido como tanquinho) com gasolina, presente nos modelos bicombustíveis, para auxiliar a partida em dias frios.
Durante o inverno, o fato de se esquecer de abastecer o tanquinho pode trazer alguns transtornos para os proprietários de veículos bicombustíveis no momento da partida. Em temperaturas abaixo de 15º.C, a combustão do etanol é mais difícil que da gasolina. Dessa forma, podem ocorrer falhas na partida e na aceleração inicial dos veículos, especialmente se o tanquinho não estiver abastecido.
“É importante que o reservatório extra, também conhecido como tanquinho, esteja sempre cheio, independentemente do tipo de combustível utilizado no tanque. Além de garantir partidas mais precisas e melhor dirigibilidade, esse procedimento também evita o ressecamento dos componentes, como do próprio reservatório”, explica Fabiana Piazza, gerente de Marketing da divisão Gasoline Systems da Bosch.
Tecnologia ajuda proprietários “esquecidos”
Já está disponível no mercado a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório extra de gasolina em veículos flex. Trata-se de um sistema de gerenciamento eletrônico para aquecimento de combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor.
Com o Flex Start, o etanol é aquecido antes de ser injetado no motor, por meio de uma galeria de combustível equipada com lanças aquecedoras, instaladas na galeria de combustível, que são acionadas e monitoradas por uma exclusiva unidade de controle de aquecimento. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada, melhorando a combustão, assegurando uma melhor resposta na partida a frio.
“Além de melhorar a eficiência da partida a frio em carros abastecidos 100% com etanol, a tecnologia Flex Start reduz as emissões de poluentes em até 40%. É no momento de partir o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes”, conclui Fabiana.
A tecnologia Flex Start já equipa dois modelos no mercado brasileiro: o Polo Bluemotion, da Volkswagen, e o Peugeot 308. Novos veículos devem ganhar o sistema nos próximos anos.
Mais informações no www.bosch.com.br ou www.flexstart.com.br
Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos tem apoio da SAE, CPFL e UTE
Por Inbox Comunicação
A conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de mudança de atitudes para a melhoria de sua qualidade de vida, bem como manutenção do meio ambiente, começa a ser notada também no que diz respeito à busca de alternativas para sua mobilidade.
Timidamente, motos e principalmente bicicletas elétricas vêm conquistando espaço nas vias do País, enquanto fabricantes e governo discutem a liberação da comercialização de carros elétricos.
Para Jayme Buarque de Hollanda, diretor geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética - INEE, órgão responsável pela criação do 8º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes, o Brasil demorou a despertar para a importância dos veículos elétricos, cuja pesquisa, desenvolvimento e fabricação são incentivados em todos os países do mundo.
"Nossas normas de licenciamento e fiscais assumem, por exemplo, que os veículos são necessariamente acionados por motores de combustão interna. A falta de clareza nas normas sobre bicicletas elétricas levou a um recente episódio no Rio de Janeiro confrontando autoridades federais, estaduais e municipais. Estimo que, tendo em vista as vantagens de baixa poluição e elevada eficiência energética dos veículos elétricos, ao longo de um ano, provavelmente as principais dificuldades serão sanadas" afirma Jayme Buarque de Hollanda.
Com o objetivo de oferecer soluções para a indústria e o comércio, apresentando produtos e serviços que compõem todos os setores da cadeia produtiva de um veículo elétrico, além de suas inovações, o 8º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes conta com o apoio da SAE Brasil, da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz e da UTE Norte Fluminense.
Embora o governo venha acenando positivamente sobre o assunto, e já tenha pronto um projeto que reduz o imposto sobre produtos industrializados - IPI de veículos elétricos e híbridos no Brasil, algumas das montadoras vêm conversando com as autoridades em Brasília para que o governo estenda a redução também ao imposto de importação.
Essa solicitação dos fabricantes faz todo o sentido uma vez que esses veículos ainda são produzidos no exterior, e caso o incentivo fiscal não se aplique aos veículos importados, a circulação destes veículos nas vias brasileiras ficará ainda mais atrasada. Mas há também a preocupação do governo para que as empresas invistam em tecnologia e na fabricação dos seus modelos em nosso solo, o que se traduz em desenvolvimento, qualificação tecnológica, empregos, etc.
Enquanto se busca um denominador comum, as montadoras fazem sua parte na busca de alternativas concretas para a mobilidade e sustentabilidade urbana. Durante a Rio +20, pudemos conhecer os modelos 100% elétricos Renault Twizy Z.E., Renault Fluence Z.E., Renault Kangoo Z.E., Nissan LEAF e Volkswagen e-Bulli.
O Nissan LEAF inclusive já circula pelas vias paulistanas. Um acordo da empresa com a prefeitura colocou algumas unidades em teste. O modelo é considerado o veículo elétrico mais vendido da história, com 32 mil unidades comercializadas em três continentes.
Preço, autonomia e a rede de abastecimento, estão entre os grandes desafios para a aplicação dos veículos elétricos no Brasil, e serão as principais questões abordadas durante o evento, que será realizado simultâneo a ECO Business, de 14 a 16 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
O 8.º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes será realizado pela MES Eventos, com promoção e organização da Mastran Business Fairs e o apoio da Associação Brasileira de Veículos Elétricos e da Prefeitura Municipal de São Paulo.
O credenciamento dos jornalistas já pode ser feito pelo site do evento: www.velatinoamericano.com.br
SERVIÇO:
VE - Veículo Elétrico Latino-Americano
Data: 14 a 16 de agosto de 2012
Horário: das 10 às 20 h
Centro de Convenções Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 1,5
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